Trabalhos Científicos

O prazo para submissão de trabalhos foi encerrado em 30/06/2012.


CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO E ANÁLISE DE PÔSTERES E APRESENTAÇOES ORAIS 2012

PRÉ-REQUISITOS (ELIMINATÓRIOS)

As inscrições dos resumos serão feitas exclusivamente por via online e a data limite para envio de trabalhos será 23h59min, horário de Brasília, 30/06/2012.

Todos os resumos de trabalhos científicos ou relatos de experiências aceitos para apresentação no 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia serão publicados em suplemento especial digital da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Os resumos dos trabalhos enviados deverão estar em português, em inglês ou em espanhol.

É necessário que pelo menos um dos autores esteja pré-inscrito no Congresso para o envio do trabalho. A confirmação do recebimento do trabalho será enviada para todos os autores, devendo o e-mail dos mesmos ser cadastrado no sistema. As informações sobre autoria e e-mail de contato serão preenchidas em campo destinada a estes aspectos.

ASSINALAR APRESENTADOR 

Devem ser identificadas as instituições onde o trabalho científico ou relato de experiência foi realizado.

Deve ser indicado se o trabalho teve a aprovação do Comitê de Ética.

NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE RESUMO SIMPLES:

  1. O título: deve respeitar o número máximo de 15 palavras.
  2. Nome dos autores
  3. O corpo do texto deverá ter um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras
  4. A apresentação deve conter: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões
  5. O resumo não poderá conter referências, gráficos, tabelas ou imagens.
  6. Os resumos serão submetidos para determinada área temática a ser escolhida pelos autores, mas a comissão organizadora poderá modificar, a seu critério, a área temática de apresentação do trabalho, de forma a melhor adequá-lo às sessões de apresentação. Da mesma forma, os autores devem indicar a modalidade de apresentação preferida, oral ou pôster, contudo, a comissão do congresso poderá modificar de acordo com o tema e a necessidade de adequação da programação.
    1. Área de concentração (escolha a mais adequada ao seu resumo)

    Audição e Equilíbrio
    Disfagia
    Ensino em Fonoaudiologia e Politicas Publicas( Pet-saúde e Pró-Saude )
    Linguagem
    Motricidade Orofacial
    Saúde Coletiva
    Voz

    1. Modalidade de apresentação preferida (escolha a opção adequada ao seu resumo)
      Apresentação oral ou Pôster,

Atenção: Obrigatoriamente, o resumo deverá respeitar os limites estabelecidos pelo sistema de submissão online.

NORMAS PARA CONFECÇÃO DE PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL
Pôster
O pôster deverá ter a dimensão de 0,90m x 1,20m com orientação de retrato. Não será permitido a exposição de pôsteres com dimensões fora das especificações  . O pôster deve trazer na borda superior o título do trabalho, nome dos autores e instituição onde foi realizado e a agência de fomento, quando for o caso.
A colocação e retirada do pôster são de responsabilidade dos autores e deverão ocorrer nos horários estipulados pela organização do evento, sendo responsabilidade do autor o material necessário para fixação do pôster.
Cada sessão de apresentação de pôsteres terá duração de 60 minutos composta por pôsteres, agrupados de acordo com a temática, para que possam gerar debates e discussões entre os participantes da sessão.
O autor deverá apresentar seu trabalho e acompanhar as demais apresentações da sua sessão. Os certificados correspondentes estarão disponíveis nos anais do congresso, através do site www.sbfa.org.br, em um prazo de 7 dias após a realização do evento.

Tema-Livre
O apresentador terá 10 minutos para apresentar seu trabalho científico ou relato de experiência, seguidos de 5 minutos de discussão com o coordenador da sessão e demais congressistas. Os certificados correspondentes estarão disponíveis nos anais do congresso, através do site www.sbfa.org.br, em um prazo de 7 dias após a realização do evento.
Caso a apresentação utilize multimídia no formato de Power Point, o material deverá ser entregue na Mídia Desk do evento com antecedência mínima de duas horas da apresentação. Caso permita que sua apresentação seja inserida nos anais do evento, o autor deverá assinar o termo de consentimento no local.

ANÁLISE PELOS AVALIADORES / PARECERISTAS DA SBFa e DIRETORIA CIENTIFICA
Cada trabalho será analisado a partir do resumo de 200 a 500 palavras, por dois pareceristas convidados, especialistas na área, que atribuirão notas individuais, de acordo com os critérios de: (a) originalidade, (b) relevância científica, (c) interpretação dos dados, (d) coerência, (e) aspecto formal. Serão atribuídas notas de 0 a 10 a cada item e realizada média.
Se houver grande discrepância entre as notas, um terceiro avaliador indicado pela Comissão Científica do 20º. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia será consultado . Os autores serão informados sobre o tipo, data, hora e local da apresentação, com antecedência mínima de 30 dias do evento.