Trabalhos Científicos

O prazo para submissão de trabalhos foi encerrado em 30/06/2012.


CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO E ANÁLISE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CONCORRENTES A PRÊMIO EXCELÊNCIA EM FONOAUDIOLOGIA – 2012


PRÉ-REQUISITOS (ELIMINATÓRIOS)
Serão aceitos somente trabalhos científicos originais.
As inscrições dos trabalhos concorrentes a prêmio deverão feitas exclusivamente online e a data limite para envio de trabalhos será 23h59min, horário de Brasília, 30/06/2012.
Todos os resumos e resumos expandidos dos trabalhos concorrentes a prêmio aceitos para apresentação no 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia serão publicados em suplemento especial digital da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Obrigatoriamente, o resumo expandido deverá respeitar os limites estabelecidos pelo sistema de submissão online. 
Os resumos dos trabalhos enviados deverão estar em português, em inglês ou em espanhol.

É necessário que pelo menos um dos autores esteja pré-inscrito no Congresso, para o envio do trabalho. A confirmação do recebimento do trabalho será enviada para todos os autores, devendo o e-mail dos mesmos ser cadastrado no sistema.

As informações sobre autoria e e-mail de contato serão preenchidas no espaço do sistema, destinado a esses aspectos. 

ASSINALAR APRESENTADOR 
Devem ser identificadas as instituições onde o trabalho científico ou relato de experiência foi realizado.
Deve ser indicado se o trabalho teve a aprovação do Comitê de Ética. 

NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO

A - RESUMO SIMPLES
  • O título: deve respeitar o número máximo de 15 palavras.
  • Nome dos autores.
  • O corpo do texto deverá ter um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras.
  • A apresentação deve conter: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
  • O resumo não poderá conter referências, gráficos, tabelas ou imagens.
  • Os resumos serão submetidos para determinada área temática, mas a comissão organizadora poderá modificar, a seu critério, a área de apresentação do trabalho, de forma a melhor adequá-lo às sessões de apresentação.
  1. Área de concentração (escolha a mais adequada ao seu resumo)
    Audição e Equilíbrio
    Disfagia
    Ensino em Fonoaudiologia e Politicas Públicas (Pet e Pró-Saúde)
    Linguagem
    Motricidade Orofacial
    Saúde Coletiva
    Voz
  1. Os trabalhos serão apresentados na modalidade poster
    Apresentação Pôster,

B-RESUMO EXPANDIDO
  • O título: deve respeitar o número máximo de 15 palavras.
  • Três Palavras Chave, conforme indicações encontradas no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) http://www.decs.bvs.br
  • Resumo expandido, com o número máximo de cinco páginas (máximo de 1500 palavras/ confirmar N de caracteres, excluindo desta contagem: título, autores, nomes das instituições, tabelas e referências.
  • As tabelas serão digitadas em espaço próprio.
  • O registro das referências também deve ser feito em espaço próprio – Vancouver Style, conforme indicações nas Normas aos autores da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (link direto para as normas http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/instrucoesaosautores.pdf ).


Trabalhos concorrentes a prêmio redigidos em desacordo com as normas serão automaticamente desconsiderados na avaliação.

ANÁLISE PELOS AVALIADORES / PARECERISTAS DA SBFa e DIRETORIA CIENTIFICA
Teremos 03 menções honrosas e 02 excelências em Fonoaudiologia por departamento científico e comissão de ensino
Assim serão 21 menções honrosas e 14 excelências em Fonoaudiologia (05 prêmios por departamento e Comissão de Ensino)

1ª fase: avaliação dos resumos
Na primeira fase, cada trabalho será analisado a partir de:

  • resumos simples 200 a 500 palavras.
  • resumo expandido (máximo de cinco páginas, incluindo-se tabelas)

A análise será realizada por três (3) pareceristas convidados, de diversas áreas da Fonoaudiologia, específicos para a área, com titulação mínima de doutor, orientadores de pós-graduação stricto sensu ou bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq ou, do Conselho Editorial das publicações científicas da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Os critérios de análise serão: (a) originalidade, (b) relevância científica, (c) interpretação dos dados, (d) coerência, (e) aspecto formal.
Serão atribuídas notas de 0 a 10 a cada item e realizada média. Se houver grande discrepância entre as notas, um quarto revisor será consultado.
Os 20 trabalhos por área (140 no total) com as melhores notas passarão para a segunda fase. Os trabalhos não incluídos entre os 140 poderão ser apresentados como pôster, sem concorrer a prêmio.
Os resultados da seleção serão divulgados no site da SBFa em agosto de 2012 e os autores serão informados do resultado por e-mail.

Os autores dos trabalhos selecionados a prêmio serão informados sobre data, hora e local da apresentação, com antecedência mínima de 30 dias do evento.

2ª fase: avaliação durante o evento
Na segunda fase os 140 melhores trabalhos deverão ser apresentados em forma de pôster em local diferenciado. Cada trabalho ficará exposto das 8h às 18h em um dos dias do evento.
O pôster deverá ter a dimensão de 0,90m x 1,20m com orientação de retrato.
O pôster deve trazer na borda superior o título do trabalho, nome dos autores e instituição a qual o trabalho está vinculado e a agência de fomento, quando for o caso. A fixação do pôster deverá ser efetuada em dia e horário designado para a apresentação do trabalho, sendo responsabilidade do autor o material necessário para fixação do pôster.
Os autores deverão estar no local de exposição, para apresentação do trabalho aos congressistas e pareceristas na data e horários designados pela comissão organizadora, nas sessões Café com Ciência, pela manhã e tarde. O não comparecimento nos dois horários de exposição implicará na desclassificação do trabalho, pois o mesmo não terá essa fase de avaliação concluída.
Nessa fase os trabalhos serão avaliados no local do evento, em sua forma de pôster, por comissão de três revisores composta por doutores, orientadores de pós-graduação stricto sensu ou bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, do Conselho Editorial das publicações científicas da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ou, avaliadores diferentes dos que avaliaram os resumos expandidos na fase anterior.
Os avaliadores deverão analisar os trabalhos sob sua responsabilidade durante o Café com Ciência em data e horário designados. Cada avaliador emitirá uma nota (0 a 10). A média final de cada trabalho considerará as notas dos resumos (1ª fase) e as da avaliação no local (2ª fase).
Serão premiados os trabalhos com maiores médias sendo 21 Menções Honrosas e 14 Excelências em Fonoaudiologia por área de concentração totalizando 21 menções honrosas e 14 excelências em Fonoaudiologia (05 prêmios por departamento e Comissão de Ensino).
Os trabalhos premiados serão apresentados durante o evento, em horário especificado na programação.

3ª Fase: Apresentação dos Trabalhos Premiados
Os trabalhos premiados deverão ser expostos em forma de pôster em local diferenciado denominado  “Prata da Casa”. O trabalho será apreciado por comentaristas. Os comentaristas serão doutores, orientadores de pós-graduaçãostricto sensu ou bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq ou, do Conselho Editorial das publicações científicas da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
O autor indicado no formulário da inscrição como o que realizará a apresentação do trabalho será responsável pela apresentação do mesmo também no local “Prata da Casa”.