Voltar

Atrações Culturais

Coro Madrigal da UFBA

Foto Madrigal

O Madrigal da UFBA é um grupo vocal profissional, fundado em 1954 pelo maestro H. J. Koellreuter. Devido à sua atuação, é considerado um dos melhores grupos vocais do Brasil. Em setembro de 1965, representou o Brasil no I Festival Internacional de Corais Universitários no Lincoln Center for the Performing Arts, em Nova York, onde foi considerado pela crítica como um dos três melhores grupos participantes. Realizou concertos em cidades americanas, quando, na oportunidade, gravou o seu primeiro disco. Além desse disco, o Madrigal gravou mais dois no Recife e participou de várias outras gravações de obras de compositores eruditos e populares.

O grupo constitui um importante núcleo de extensão, veículo de comunicação cultural entre a universidade e a comunidade. Desde a sua fundação, tem realizado inúmeros concertos, participando das montagens de grandes obras do repertório erudito mundial. Participou de importantes eventos e tem realizado inúmeros concertos em diferentes ambientes - teatros, praças públicas, parques, igrejas, escolas etc., apresentando-se com fins beneficentes em hospitais, orfanatos, asilos e abrilhantando, ao longo da sua trajetória, congressos, simpósios, seminários, datas cívicas e religiosas. Além da rotina de concertos, o Madrigal atende aos alunos dos cursos de Composição, executando as suas peças, de Regência e de Canto, possibilitando-lhes aprimoramento e prática musical, indispensáveis à formação do músico.

O Madrigal tem um grande acervo, de importância cultural e histórica, com obras que provavelmente não poderão ser encontradas em outros locais, visto que existem inúmeros manuscritos originais e arranjos dedicados exclusivamente ao grupo, incluindo várias estreias mundiais, além das primeiras execuções modernas de peças históricas recuperadas. Ao longo de sua história foram realizadas mais de 3 mil apresentações, sendo dirigido por inúmeros maestros, dentre eles: Ernst Widmer, Afrânio Lacerda, Georg Bird, Graham Griffths, Lindembergue Cardoso, Pino Onnis, Erick M. Vasconcelos, Paulo Novais, Valmir Barbosa, José Maurício Brandão, Zobeida Prestes, Leandro Gazineo e, atualmente, Rafael Garbuio.

 

Expositores e Patrocinadores

Aba
Abramo
Booktoy
DMC
Fresenuis
Miotec
Nestle
Profono
Conselho
Widex

 

REALIZAÇÃO


Logo da SBFa - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Desenvolvido por Meio Segundo Websolutions