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CARACTERIZAçãO DOS ASPECTOS DE USO, FORMA E CONTEúDO DE LINGUAGEM EM CRIANçAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTíSTICO
Apresentador : Liliane Perroud Miilher (Universidade de São Paulo)
Autor(es) / Coautor(es) : Liliane Perroud Miilher, Fernanda Dreux Miranda Fernandes


Introdução: No desenvolvimento típico há um movimento constante de complexidade lingüística no decorrer do tempo, esta evolução nem sempre é observada nos distúrbios de linguagem. Especificamente nos Transtornos do Espectro Autístico, os estudos têm apresentado resultados conflitantes a respeito da evolução lingüística. Objetivo: Caracterizar a linguagem oral de crianças autistas estudando a variáveis gramaticais, vocabulares e pragmáticas em três momentos distintos: avaliação inicial, após seis e após doze meses de terapia fonoaudiológica. Método: participaram desta pesquisa dez crianças do sexo masculino, com idades entre 2.7 e 11.2 anos. Todos foram diagnosticados por médicos como portadores de Transtornos do Espectro Autístico. Foram realizadas filmagens de 30 minutos de interação entre terapeuta e paciente, em três momentos diferentes (inicial, após 6 e 12 meses de terapia). Das filmagens, foram transcritos os quinze minutos iniciais para análise do Perfil Funcional da Comunicação. Para a análise dos aspectos gramaticais foram transcritos cem segmentos de fala, estes também foram utilizados como corpus de análise dos aspectos vocabulares. Os dados foram analisados quanto à funcionalidade, aspectos gramaticais e vocabulares e serão comparados entre si longitudinalmente. Resultados: não houve diferença estatisticamente significante nas variáveis entre os três momentos de coleta. Foram encontradas diferenças significantes entre diferentes variáveis ao longo do período de coleta. Conclusão: as variáveis estudadas mostraram consistência no desempenho do grupo estudado.


Dados de publicação
Página(s) : p.1260
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa