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TéCNICA NãO LINEAR, UMA NOVA ABORDAGEM PARA CARACTERIZAR QUALIDADE VOCAL E PRESENçA DE VIBRATO EM VOZES DE CANTORES.
Apresentador : María Eugenia Dajer (Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo.)
Autor(es) / Coautor(es) : María Eugenia Dajer, José Carlos Pereira, Carlos Dias Maciel


A qualidade vocal no canto está sujeita, em maior ou menor grau, ao estilo musical que adota o artista. Eles procuram uma qualidade vocal estável e desenvolver com o tempo o vibrato, um recurso estético do canto, acusticamente caracterizado por uma modulação repetida da freqüência de 5 a 7 Hz e da amplitude, simultaneamente acompanhada de uma variação de 1 semitom. Na atualidade existem várias ferramentas para análise acústica da voz, mas a maioria baseada em modelos lineares. Nas ultimas décadas, técnicas não lineares têm mostrado resultados promissores na análise de sistemas dinâmicos, como é o caso da voz. O objetivo do presente trabalho é utilizar a técnica não linear de reconstrução de espaço de fase para caracterizar sinais de voz de cantoras profissionais e amadoras. Materiais e métodos: Foram selecionados trechos de um segundo de duração, da vogal sustentada /i/, de cantoras profissionais e amadoras. Todos os sinais têm freqüência de amostragem de 22.050 Hz com resolução de 16 bits e pertencem ao banco d vozes do Lab. de Processamento de Sinais (SEL- EESC- USP). Foi utilizado o programa ANL (Análise Não Linear)- ¬desenvolvido a partir do pacote Tisean - para caracterizar três aspectos das amostras: o sinal de voz no tempo, a informação mutual do sinal e finalmente a reconstrução de espaço de fase, em duas dimensões e no tempo. Resultados: Ambos os grupos apresentaram resultados diferenciais para os três aspectos caracterizados. O grupo de cantoras profissionais mostrou sinais no tempo estáveis, com séries de harmônicos até altas freqüências, faixas de formantes bem marcados, e presença de vibrato. A curva de informação mutual com traçado regular evidencia fortemente os pontos de máximo e mínimo. Os padrões visuais bidimensionais e no tempo, mostram órbitas simples com traçados regulares e distribuição que permite apreciar a dinâmica do vibrato, principalmente no padrão visual no tempo. No caso das amostras de cantoras amadoras os sinais apresentaram menor riqueza de harmônicos, presença de ruído e formantes menos uniformes. As curvas de informação mutual são geralmente irregulares com pouca diferença entre os pontos de máximo e mínimo. Os padrões visuais em duas dimensões e no tempo apresentam varias órbitas complexas, com traçados tanto regulares como irregulares; distribuição regular com tendência convergente, que comprova a ausência de vibrato. Conclusão: a análise dos resultados mostra que a técnica de reconstrução de espaço de fase permite observar detalhadamente nos padrões visuais a dinâmica envolvida na produção de sinais de voz. Ademais fornece informações complementares às informações acústicas convencionais, que permitem caracterizar a dinâmica diferencial em cada um dos sinais analisados, e dessa forma se transforma em uma importante ferramenta para a avaliação, acompanhamento e treinamento de cantores e outros profissionais da voz.


Dados de publicação
Página(s) : p.1293
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa