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DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE LINGUAGEM EXPRESSIVA EM BEBêS PRé-TERMO MUITO BAIXO PESO EM SEUS ESTáGIOS INICIAIS
Apresentador : Suelly Cecilia Olivan Limongi (Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP)
Autor(es) / Coautor(es) : Suelly Cecilia Olivan Limongi, Karina Elena Bernardis Bühler


Crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso apresentam alto risco para alterações do desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, desenvolvimento de linguagem. O objetivo do presente estudo foi analisar quantitativa e qualitativamente o desempenho quanto ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva de bebês pré-termo muito baixo peso durante o período sensório-motor e início do pré-operatório, e comparar com o desenvolvimento de bebês de termo, seguindo os pressupostos teóricos da Epistemologia Genética. Doze bebês pré-termo muito baixo peso e 20 bebês nascidos de termo foram submetidos, pela pesquisadora, a sessões de observações mensais da cognição e linguagem expressiva, de acordo com o Protocolo de Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva, a partir do momento que ingressaram no Ambulatório de Seguimento de Alto Risco até os 18 meses de idade corrigida e/ou Ambulatório de Puericultura, ou creche, até os 18 meses de idade cronológica. Todas as sessões foram filmadas em videoteipe e os dados analisados segundo o protocolo específico. Para a cognição, os resultados revelaram diferença estatisticamente significante entre os grupos em todos os meses a partir do 6º, cujos resultados foram maiores no Grupo Termo. Para a linguagem expressiva, foi evidenciada diferença estatisticamente significante entre os grupos nos seguintes meses: 9º, 11º ao 14º, 16º e no 18º mês. Nos meses 10º, 15º e 17º ocorreu uma tendência à diferença estatística. Em todos estes meses em que foi encontrada significância, pode-se notar que os resultados foram maiores no Grupo Termo. A análise estatística mostrou que existe correlação estatisticamente significante entre cognição e linguagem expressiva entre os dois grupos, isto é, quanto maior a pontuação em cognição, maior também será a pontuação em linguagem expressiva, e vice-versa. A partir dos resultados deste estudo, reforça-se a importância de um acompanhamento sistematizado por meio de protocolos que forneçam informações qualitativas e quantitativas, para que sejam definidos a real necessidade e o momento ideal para uma intervenção fonoaudiológica em bebês de alto risco.


Dados de publicação
Página(s) : p.137
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa