Introdução: A capacidade de associar os códigos visual, auditivo e gráfico tem grande relevância para a estruturação da linguagem. De acordo com o modelo cognitivo a linguagem organiza-se em módulos independentes de processamento que podem ser seletivamente perturbados por lesões cerebrais. Desta forma, evidencia-se a importância da detecção dos déficits em indivíduos acometidos para uma programação adequada de tratamento. Caso clínico: Apresenta-se o caso da paciente SCP, gênero feminino, 39 anos, 8 anos de escolaridade, destra que, após acidente vascular encefálico isquêmico nas artérias cerebrais média, posterior e cerebelar superior à esquerda, apresenta lesões nas regiões frontal, temporal e occiptal esquerda que lhe provocou um quadro de afasia de Broca, com agramatismo. Os resultados da avaliação de linguagem desta paciente mostram que há uma dissociação nos processamentos visuo-fonatórios e visuo-gráficos. Embora ambos estejam comprometidos, há maior comprometimento na modalidade oral de expressão e compreensão e, particularmente, na categoria dos verbos. A paciente utiliza habilidades residuais preservadas da conversão visuo-gráfica para acessar a forma fonológica e codificação articulatória. Conclusões: Os resultados desta paciente demonstram o papel-chave que a associação dos códigos visual, auditivo e gráfico desempenha durante a expressão e compreensão da linguagem, tanto oral como escrita. Devido ao fato de a lesão afetar diferentes módulos de linguagem, esta paciente revela capacidade de reorganização funcional do output verbal, com base em mecanismos visuo-gráficos.
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