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ASPECTOS DA FLUêNCIA DA FALA EM CRIANçAS COM DISTúRBIO ESPECíFICO DE LINGUAGEM
Apresentador : Fabiola Starobole Juste (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
Autor(es) / Coautor(es) : Fabiola Starobole Juste, Claudia Regina Furquim de Andrade, Debora Maria Befi-Lopes, Karina de Araújo


O distúrbio específico de linguagem (DEL) é uma alteração do desenvolvimental que é diagnosticada quando o desenvolvimento da linguagem da criança é desproporcionalmente pobre se comparado às demais habilidades cognitivas da própria criança; sem causa aparente, ou seja, o déficit lingüístico não decorre de uma patologia major. O objetivo do estudo foi avaliar aspectos específicos da fluência – tipologia de rupturas e velocidade de fala (em palavras e sílabas por minuto) em crianças com DEL. Participaram do estudo 50 crianças; de ambos os gêneros; na faixa etária de 3 a 7 anos; com QI não verbal dentro da normalidade; limiares auditivos dentro da normalidade; limiares da fluência da fala dentro da normalidade. As crianças foram divididas em dois grupos: GI (DEL) com 25 crianças (idade: de 3 a 7 anos; gênero: 7 meninas e 18 meninos) e GII (CONTROLE) com 25 crianças pareadas em idade e gênero ao GI. Os resultados do estudo indicam que a avaliação da fluência da fala pode auxiliar na precisão diagnóstica do DEL. Na análise inter-grupos as crianças com DEL aos 3 e 4 anos apresentam velocidade de fala reduzida, quer para palavras quanto para sílabas por minuto. Essa diferença não se perpetua a partir dos 5 anos. Os dados do estudo também fornecem suporte que justifica a avaliação da velocidade de fala em crianças com suspeita de DEL nas faixas etárias de 3 e 4 anos. A partir da análise intra-grupos os dados do estudo fornecem suporte que justifica a avaliação da tipologia das rupturas de fala em crianças com DEL a partir dos 4 anos. Nas crianças com desenvolvimento típico foi observado que a partir dessa idade é utilizado o recurso lingüístico da hesitação, como elemento automático para ampliação do tempo necessário para o processamento de fala. A hesitação permite que em frações de milésimos de segundos o plano motor receba os dados armazenados na memória operacional fonológica e os transforme em movimento articulatório. Embora o estudo tenha contribuído com informações relevantes é necessário que haja expansão da amostra para comprovação dos dados obtidos. Seria também interessante que o método utilizado fosse replicado para outra língua, sendo então possível investigar a influência das variáveis de língua sobre a fluência da fala em DEL. Dois aspectos do estudo necessitam um cuidadoso acompanhamento: as faixas etárias de 3 e 4 anos diagnosticadas e a diferença de gênero da amostra.


Dados de publicação
Página(s) : p.491
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa