O objetivo deste estudo foi caracterizar a emergência dos subtipos dos indicadores do desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva em crianças com desenvolvimento típico, bem como a relação entre as referidas áreas do
desenvolvimento, por meio do Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva (PODCLE).
Os participantes foram 20 crianças com desenvolvimento típico (10 do gênero feminino e 10 do masculino), freqüentadores do ambulatório de puericultura ou da creche do HU-USP. Os critérios de inclusão foram: idade gestacional e peso
adequados ao nascimento, sem intercorrências pré, peri ou pós-natais; exposição exclusiva ao português brasileiro.
O material e os procedimentos de aplicação e análise dos dados foram os mesmos descritos no PODCLE.
Os participantes foram submetidos a sessões (30 minutos) de observação mensais da cognição e linguagem expressiva, de um a 18 meses de idade, totalizando 360 sessões, todas registradas em vídeo. Dois juízes foram
utilizados para a análise de concordância.
O índice de significância adotado para a análise estatística foi 0,05.
Os resultados são descritos a seguir:
Desenvolvimento Cognitivo: 1) Aplicação de esquemas sensório-motores [Isolados: 2m (p-valor<0,001); Coordenados: 4m (p-valor<0,001)]; 2) Deslocamento dos objetos no espaço [Acompanha de forma incompleta: 3m (p-
valor<0,001); de forma completa: 4m (p-valor<0,001)]; 3) Permanência do objeto [Parcialmente escondido: 5m (p-valor=0,017); Totalmente escondido: 7m (p-valor<0,001); Considera deslocamentos visíveis: 9m (p-valor<0,001); Considera
deslocamentos invisíveis: 11m (p-valor<0,001)]; 4) Uso de objetos como meio [Conduta do suporte: aos 6m (p-valor<0,001); Conduta do barbante: 7m (p-valor<0,001); Conduta da vara: 10m (p-valor=0,035)]; 5) Experiência com objetos
novos: 9m (p-valor=0,008); 6) Imitação de esquemas motores [Visíveis no próprio corpo: 8m (p-valor=0,004); Não-visíveis no próprio corpo: 11m (p-valor= 0,008); Designam função aos objetos: 10m (p-valor = 0,004)]; 7) Uso de esquemas
simbólicos simples: [Aplicação no próprio corpo: 10m (p-valor=0,008); Em objetos figurativos: 11m (p-valor<0,001); Em objetos não-figurativos: 13m (p-valor=0,008)]; 8) Uso de esquemas simbólicos combinados [Combina duas ações: 13m
(p-valor=0,04); 3 ações ordenadas: 17m (p-valor=0,017).
Linguagem Expressiva: 1) Uso de gestos dêiticos [Imitação simples: 11m (p-valor=0,035; Imitação diferida: 10m (p-valor=0,035); Imitação diferida com vocalizações: 11m (p-valor=0,002); 2) Uso de gestos representativos
[Imitação simples: 8m (p-valor=0,004; Imitação simples com vocalização: 12m (p-valor=0,017); Imitação diferida: 10m (p-valor=0,035); Imitação diferida com vocalizações: 10m (p-valor=0,035); Imitação diferida com sílaba com
significado ou onomatopéia vocal: 12m (p-valor=0,017); 3) Produção de verbalizações acompanhadas de gestos [Sílabas com significado: 13m (p-valor<0,001); Palavras Monossilábicas e Interjeições: 11m (p-valor=0,017); Palavras
Onomatopaicas: 15m (p-valor=0,008); Palavras Isoladas: 13m (p-valor=0,004); Combinações de duas palavras: 14m (p-valor=0,035); Combinações de duas ou mais palavras: 17m (p-valor=0,017)]; 4) Produção de verbalizações isoladas
[Sílabas com significado: 12m (p-valor=0,035); Palavras Monossilábicas e Interjeições: 11m (p-valor=0,035); Palavras Onomatopaicas: 13m (p-valor=0,017); Palavras Isoladas: 13m (p-valor=0,02); Combinações de duas palavras: 15m (p-
valor=0,08); Combinações de duas ou mais palavras: 18m (p-valor=0,02)].
A análise de correlação entre o desenvolvimento cognitivo e linguagem expressiva foi positiva (88,7%) e significante (p-valor<0,001).
A utilização do PODCLE cumpre o objetivo de controle e sistematização de avaliações e de processos terapêuticos, tomando como base as evidências observadas, tão necessárias às práticas fonoaudiológicas.
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