SESSO DE POSTERS


FONOAUDIOLOGIA E EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
Autor(es): CLAUDIA DA COSTA MOTA, Ana Carolina Cruz, Ana Paula Espindula, Daniele Pelarin Monteiro da Silva, Vicente de Paula Antunes Teixeira


Introdução: A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento integral do ser humano. O fonoaudiólogo é o profissional integrante de uma equipe equoterápica que avalia e realiza intervenções para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e habilidades específicas para o desenvolvimento da leitura e escrita. Objetivos: Comprovar que a equoterapia mediada pelo fonoaudiólogo desenvolve as habilidades cognitivas e habilidades de consciência fonológica em crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. Métodos: Foram analisados 20 praticantes , crianças e adolescentes, (10 no grupo experimental que participaram da Equoterapia e 10 no controle que não participaram da Equoterapia) com o diagnóstico de distúrbio específico de aprendizagem com idade entre 8 a 14 anos, durante 24 sessões, 2 vezes por semana por 2 horas em grupo de 5 praticantes. Os testes de avaliação e reavaliação utilizados foram: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III), Wisconsin Card Sorting Test (WCST), teste Figuras Complexas de Rey, testes Neuropsicológicos (BTN), teste HTP (Casa-Árvore-Pessoa) e Família (HTP-F), teste de Desempenho Escolar – TDE, teste de Memória TSC, teste CONFIAS, avaliação do Processamento Auditivo Central e teste de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. As sessões da Equoterapia eram divididas em três momentos, nomeados de aquecimento, realização da atividade e compartilhamento. O aquecimento é o momento de apresentação da atividade e escuta sobre o conhecimento prévio que o praticante tem sobre o tema, a execução da atividade é o momento de montaria no qual o praticante realiza a atividade proposta e o compartilhamento é quando o grupo relata suas dificuldades, aprendizagens e reflexões. Resultados: O grupo controle manteve as dificuldades ou piorou o quadro clínico da avaliação inicial. O grupo experimental submetido a Equoterapia demonstrou ganhos significativos nas habilidades cognitivas da base da aprendizagem que foram trabalhadas durante as sessões de equoterapia, desenvolvimento das habilidades da consciência fonológica e melhora na avaliação do Processamento Auditivo Central. Discussão: o fonoaudiólogo por meio da atuação em equoterapia, pode proporcionar o desenvolvimento das habilidades cognitivas que estão na base da aprendizagem escolar, o desenvolvimento da consciência fonológica e melhora nos resultados do processamento auditivo central de crianças com distúrbios de aprendizagem. Além de proporcionar um comportamento ativo no próprio processo de construção do conhecimento a partir da possibilidade de reconhecer suas habilidades e dificuldades sobre os temas trabalhados e refletir sobre os contextos em que essas habilidades serão importantes para a vida. Conclusão: conclui-se que a Equoterapia é uma abordagem lúdica e motivadora para os praticantes e o fonoaudiólogo pode se apropriar desta metodologia para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e habilidades da consciência fonológica das crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem.
Palavras chave: Distúrbio de aprendizagem, Equoterapia, Praticante.

Apoio: CAPES, CNPq, FAPEMIG, FUNEPU, INSTITUTO PASSO A PASSO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ITATIBA e UFTM.


Dados de publicação
Página(s) : p.1204
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa