O CONFRONTO DA EXPRESSIVIDADE NO TEATRO E DO ABUSO VOCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Natany Ferreira Silva, Christina Guedes de Oliveira Carvalho, LÃlian de Moura Borges Cintra
Objetivos: Este trabalho objetiva a investigação sobre a prática e o papel do Fonoaudiólogo em grupo de atores de teatro, a partir de revisão bibliográfica sobre o tema e do relato de experiência de estagiária em projeto de Extensão Acadêmica com a atuação junto à realidade de um grupo de teatro universitário mantido pela PontifÃcia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Relato de experiência junto a um grupo de teatro: Durante três semestres, sob a supervisão da Prof.ª Esp. em voz LÃlian de Moura Borges Cintra, houve o trabalho de aquecimento e aprimoramento vocal do Grupo de Teatro Universitário Guará. Os trabalhos incluÃram, a princÃpio, o aquecimento vocal dos atores no intuito de preparar suas vozes para os ensaios. Em seguida, houve ampliação do trabalho, inclusive do tempo de atuação, que se estendeu aos ensaios e à composição dos personagens. Foi enfatizada a conscientização da importância de e cultivar hábitos de saúde vocal por essa população. Foram trabalhados exercÃcios para melhorar o suporte da respiração e apoio costodiafragmático, a coordenação pneumofônica, a articulação, o uso das cavidades de ressonância, a coaptação glótica e maleabilidade da musculatura larÃngea, a resistência e a projeção vocal dos atores no sentido de conseguir uma relação de menor esforço e melhor desempenho vocal.
Conclusão: A constante investigação com o embasamento teórico junto à prática junto a um grupo de teatro, bem com o compartilhamento de experiências podem contribuir para a consolidação de cada vez mais e definitivamente, o trabalho da Fonoaudiologia em benefÃcio da proteção o aprimoramento da voz de atores de teatro.
Dados de publicação Página(s) : p.1575 URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa