SESSÃO DE POSTERS


O CONFRONTO DA EXPRESSIVIDADE NO TEATRO E DO ABUSO VOCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): Natany Ferreira Silva, Christina Guedes de Oliveira Carvalho, Lílian de Moura Borges Cintra



Introdução: O ator de teatro se prepara não só decorando textos ou estudando uma melhor interpretação. Ele empresta seu corpo e sua voz para um personagem vivo e crível, que ele interpreta. A composição de um personagem se constrói aos pouco e requer cuidado e técnica. No teatro, muitas vezes, a construção de (s) personagem (s) requer o uso de diferentes timbres, intensidades e qualidades vocais divergentes do natural do ator. No confronto entre o abuso vocal, a técnica e a dramaticidade está o Fonoaudiólogo dando suporte técnico pra que o ator possa se expressar e o mesmo tempo, minimizar os riscos de lesões laríngeas. Deve-se considerar que entre o trabalho do fonoaudiólogo e o ator existe o ser humano, com toda a diversidade vinda de sua história biopsicossocioemocional que certamente influenciará na compreensão e incorporação das atividades propostas para o desenvolvimento e proteção da voz. Embora o fonoaudiólogo se baseie teoricamente para lidar com um grupo de teatro, a prática exige dele a sensibilidade e criatividade para gerenciar as situações críticas e específicas de cada grupo e em cada peça a ser trabalhada. Justifica-se assim a constante investigação sobre o papel do fonoaudiólogo em grupos de atores de teatro, apresentando suas especificidades e necessidades próprias, além das que observamos na bibliografia.

Objetivos: Este trabalho objetiva a investigação sobre a prática e o papel do Fonoaudiólogo em grupo de atores de teatro, a partir de revisão bibliográfica sobre o tema e do relato de experiência de estagiária em projeto de Extensão Acadêmica com a atuação junto à realidade de um grupo de teatro universitário mantido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Relato de experiência junto a um grupo de teatro: Durante três semestres, sob a supervisão da Prof.ª Esp. em voz Lílian de Moura Borges Cintra, houve o trabalho de aquecimento e aprimoramento vocal do Grupo de Teatro Universitário Guará. Os trabalhos incluíram, a princípio, o aquecimento vocal dos atores no intuito de preparar suas vozes para os ensaios. Em seguida, houve ampliação do trabalho, inclusive do tempo de atuação, que se estendeu aos ensaios e à composição dos personagens. Foi enfatizada a conscientização da importância de e cultivar hábitos de saúde vocal por essa população. Foram trabalhados exercícios para melhorar o suporte da respiração e apoio costodiafragmático, a coordenação pneumofônica, a articulação, o uso das cavidades de ressonância, a coaptação glótica e maleabilidade da musculatura laríngea, a resistência e a projeção vocal dos atores no sentido de conseguir uma relação de menor esforço e melhor desempenho vocal.

Conclusão: A constante investigação com o embasamento teórico junto à prática junto a um grupo de teatro, bem com o compartilhamento de experiências podem contribuir para a consolidação de cada vez mais e definitivamente, o trabalho da Fonoaudiologia em benefício da proteção o aprimoramento da voz de atores de teatro.


Dados de publicação
Página(s) : p.1575
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa