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A multimodalidade na literatura infantil: uma opção educacional para crianças surdas.
Autor(es): Luciana Cabral Figueiredo


Introdução: A discussão a respeito da educação dos surdos, apesar de antiga, ainda é um tema recorrente. Diversas pesquisas apontam dificuldades encontradas por estes sujeitos em seu processo educacional. As práticas educacionais baseadas apenas na oralidade, com base na ilusória idéia de que esta representa um pré-requisito para aprendizagem da linguagem escrita são recorrentes. Ações deste tipo acarretam na falta de uma língua compartilhada entre professor ouvinte e aluno surdo em sala de aula, fator que somado à ausência de condições necessárias e materiais didáticos adequados aos alunos surdos, dificulta ainda mais o acesso desses alunos ao letramento e aprendizagem. Distanciando-nos dessa visão, consideramos que o processo educacional do surdo deve acontecer por meio de interações significativas em língua de sinais, respeitando sua condição de não ouvinte/falante. Nessa direção, o processo educacional ultrapassa a realização de atividades mecânicas e descontextualizadas realizadas apenas por meio da língua oral e começa a respeitar a necessidade de o surdo aprender em sua língua própria, o que auxilia no processo de aquisição da linguagem escrita e conseqüentemente minimiza de suas dificuldades de leitura, compreensão e produção textual. Para tornar esta realidade possível, propomos a utilização de textos que utilizem além da oralidade, sua tradução para Libras e transcrição para a escrita, enfatizando a natureza visual do surdo. Estes textos têm sido denominados multimodais, e cada vez mais vêm sendo utilizados com sucesso na educação de surdos. Objetivos: A finalidade desta pesquisa é propor a incorporação da multimodalidade às práticas educacionais e terapêuticas para surdos, utilizando textos clássicos da literatura infantil e tendo como público alvo crianças surdas em processo de aquisição da linguagem escrita. Métodos: Primeiramente, realizou-se a seleção de textos da literatura infantil, sendo que para este trabalho foi escolhido a história infantil “Pinóquio”. Após esta etapa, houve a confecção de um material multimodal baseado na o texto escolhido. Desta forma, foram acrescentados recursos visuais como imagens, a tradução para a LIBRAS e transcrição para a Língua Portuguesa escrita em formato de legenda. Resultados: O resultado foi a elaboração de um material com base em uma perspectiva sócio-histórica, que considera a linguagem como constitutiva dos sujeitos, incorporando o conceito de multimodalidade, agregado à filosofia bilíngue de educação de surdos, e que surge como uma opção educacional para crianças surdas em processo de aquisição da linguagem escrita. Discussões: Diante de todas as inovações recentemente vividas no campo educacional, nos aproximamos da constatação de que a população surda em idade escolar pode ser beneficiada com a utilização de recursos multimodais em suas práticas educacionais, facilitando seu acesso às praticas letradas. Conclusões: Esta é uma pesquisa recente e que ainda precisa ser melhor explorada. No entanto, a utilização de textos multimodais pode ser considerada uma alternativa viável em salas de aula inclusivas, dando aos surdos a possibilidade de aprender em sua língua própria e auxiliando no processo de aquisição da linguagem escrita e inserção em práticas de letramento.


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