Busca


DIAGNÓSTICO DAS ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM ORAL E MONITORAMENTO DA REABILITAÇÃO
Autor(es): Carine Cruz Ferreira, Márcia Mathias de Castro, Silvia Ferrari, Karina Reis


As crianças com alteração de linguagem são bastante heterogêneas em termos de fatores etiológicos, manifestações lingüísticas e metalinguísticas. Essa heterogeneidade tem motivado os pesquisadores e clínicos a identificar os déficits no processamento da linguagem que diferenciam os diferentes quadros diagnósticos. O objetivo deste estudo é descrever o desempenho de crianças com queixa de linguagem nas provas de Fonologia, Vocabulário e Consciência Fonológica e monitorar a evolução após um semestre letivo de intervenção. Foram avaliadas 20 crianças entre 4:0 e 8:11 anos com queixa de alteração de linguagem nas provas diagnósticas de fonologia, vocabulário e consciência fonológica e foram investigados os fatores etiológicos relatados no histórico da criança e após um semestre letivo as crianças foram reavaliadas nas mesmas provas. Os resultados mostraram quatro crianças com Atraso de Linguagem, 16 com Transtorno Fonológico e não foi identificada nenhuma criança com Distúrbio Especifico de Linguagem; houve predomínio do gênero masculino em relação ao feminino entre as crianças com alteração de linguagem e as crianças com Atraso de Linguagem neste estudo são mais novas que as crianças com Transtorno Fonológico; no histórico houve maior prevalência de infecções de vias aéreas superiores, seguida das otites de repetição; a prova diagnóstica que diferenciou as crianças com Atraso de Linguagem e Transtorno Fonológico foi a consciência fonológica; no monitoramento da intervenção as crianças com Transtorno Fonológico apresentaram maior evolução que as crianças com Atraso de Linguagem tanto na fonologia quanto na consciência fonológica.


Dados de publicação
Página(s) : p.1800
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa