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RELAÇÃO ENTRE AS ALTERAÇÕES DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E AS HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Autor(es): Carine Cruz Ferreira, Silvia Ferrari, Marcia Mathias de Castro


Consciência fonológica (CF) refere-se à consciência de que a fala pode ser segmentada e a habilidade de manipular tais segmentos desenvolve-se gradualmente na medida em que a criança se torna consciente de frases, palavras, sílabas e fonemas como unidades identificáveis. A prova da consciência fonológica investiga as habilidades de rima, aliteração, consciência silábica e consciência fonêmica que estão relacionadas à apropriação da linguagem escrita. O objetivo do presente estudo é avaliar o desempenho das crianças com alteração de linguagem oral nas habilidades de CF conforme o gênero e a idade. Participaram deste estudo 12 crianças entre 4:0 a 7:11 anos que procuraram Clínica escola de Fonoaudiologia da UnG e foram diagnosticadas com Transtorno Fonológico. A consciência fonológica foi avaliada através de teste contendo as seguintes habilidades: Síntese silábica (SintSil), síntese fonêmica (SintFon), rima, segmentação fonêmica (SegmFon), exclusão fonêmica (ExclFon) e transposição fonêmica (TranspFon). Houve predomínio do gênero masculino (11) em relação ao feminino (02). Na prova de consciência fonológica a média geral para as habilidades do melhor para o pior desempenho: SintSil (4,54±desvio padrão0,88); SegmFon (2,77±2,05); rima (1,77±1,30); SintFon (1,46± 1,56); ExclFon (0,92±1,61); e TranspFon (0,15±0,55). Analisando do melhor para o pior desempenho segundo o gênero, as crianças do gênero masculino apresentaram em cada habilidade a média de: SintSil (4,45±0,93); rima(1,91±1,30); SegmFon (1,36±1,96); SintFon (1,09±1,22); ExclFon (1±1,73) e TranspFon (0,18±0,60); e no gênero feminino: SintSil (5±0); SegmFon (5±0); SintFon (3,5±2,12); rima(1± 1,41); ExclFon (0,5±0,45) e TranspFon (0±0). Na análise por idade, observou-se que as crianças menores, entre 4 e 5 anos, apresentam para cada habilidade a média de: SintSil (4,29±1,11); SegmFon (2,43±2,07); rima(1,71±1,60); ExclFon (1,57±1,99); SintFon (1,14±0,69); e TranspFon (0,29±0,76). As crianças maiores, entre 6 e 7 anos, apresentaram para cada habilidade a média de: SintSil (4,83±0,41); SegmFon (3,17±2,14); SintFon (1,83±2,23); rima(1,83±0,98); ExclFon (0,17±0,41) e TranspFon (0±0). Pela análise dos resultados o desempenho na prova de consciência fonológica evidenciou o melhor desempenho das crianças na tarefa de síntese silábica e o pior na tarefa de transposição fonêmica independente do gênero e da idade. As habilidades de consciência fonológica que envolvem habilidades silábicas são mais simples que as habilidades fonêmicas, que requerem análise minuciosa das menores unidades do sistema fonológico, os fonemas. Comparando-se quanto ao gênero observou-se maior gravidade do gênero masculino e a comparação por idade revelou que as crianças menores obtiveram pior desempenho; fato que indica que as habilidades de consciência fonológica recebem influência da maturação. O desempenho insatisfatório nas habilidades de consciência fonológica confirma o comprometimento do processamento fonológico no transtorno fonológico, tanto em nível silábico quanto fonêmico.


Dados de publicação
Página(s) : p.1803
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa