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DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO NA PROVA DE VOCABULÁRIO.
Autor(es): Karina aparecida Rodrigues dos Reis , Carine Cruz Ferreira, Marcia Mathias de Castro


Introdução: A aquisição da linguagem é descrita através de marcos no desenvolvimento das crianças com desenvolvimento normal, onde podemos estudar diversos aspectos da linguagem, como fonologia, semântica, morfossintaxe e pragmática. A prova de vocabulário do ABFW avalia a semântica. Esta prova serve também para a detecção de possíveis alterações no desenvolvimento da linguagem da criança. Dentre essas alterações no desenvolvimento da linguagem está o Transtorno Fonológico (TF), o qual é definido pela dificuldade em usar regras do sistema fonológico que incluem fonemas e sua distribuição. Objetivos: O objetivo foi descrever e analisar o desempenho de crianças com TF na prova de vocabulário de modo qualitativo e quantitativo. Métodos: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP -UnG sob o n°72/11 Participaram deste estudo 15 crianças de 4:0 a 8:11 anos que procuraram a Clínica escola de Fonoaudiologia da Universidade de Guarulhos e foram diagnosticadas com TF. O vocabulário foi avaliado através da Prova de Vocabulário do ABFW. Resultados: Na análise quantitativa foi possível observar que as crianças com TF apresentam porcentagem de designações verbais usuais adequadas em sua maioria, dentre os nove campos analisados houve resposta abaixo do esperado para a idade apenas nos campos semânticos locais e alimentos. Na análise qualitativa o Processo de Substituição mais comun entre as crianças com TF foi Co-Hipônimo. Discussão: Comparando as porcentagens obtidas pelas crianças com TF com o padrão de desenvolvimento esperado confirmamos que o desempenho de crianças com TF está adequado na maioria dos campos semânticos e pode estar abaixo do esperado em poucos campos, como locais e alimentos. Estes campos são adquiridos mais tardiamente no desenvolvimento normal, pois são mais refinados e dependem do meio no qual a criança está inserida. Os processos de substituição utilizados por estas crianças relacionam-se à termos semelhantes semanticamente, com variação de serem próximos ou distantes, os co-hipônimos, que são termos pertencentes a um hiperônimo comum amplo, quando próximos, ou apresentam um núcleo sêmico, quando distante. Os co-hipônimos revelam se extremamente importantes no processo de enriquecimento do vocabulário e na eficácia discursiva. A maior substituição no campo semântico locais, pode ser devido a dificuldade de reconhecer as figuras apresentadas ou devido pouca familiaridade com os objetos das figuras apresentadas. O campo locais requer maior domínio de conhecimento. As crianças apresentaram melhor desempenho em categorias com itens usados frequentemente no seu ambiente. Conclusão: Ficou comprovado que as crianças com TF apresentam desempenho na prova do vocabulário semelhante às crianças com desenvolvimento normal, com uma média de no máximo dois campos semânticos abaixo do esperado na maioria das crianças do estudo. Os campos Locais e Alimentos foram os que se mostraram alterados na maioria das crianças são mais refinados e de aquisição mais tardia. Crianças com TF utilizam processos de substituição que respeitam a representação semântica da palavra.


Dados de publicação
Página(s) : p.1841
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa