Busca


PROCESSAMENTO TEMPORAL E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS ALTERAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA: DADOS PRELIMINARES
Autor(es): Aparecido José Couto Soares, Seisse Gabriela Gandolfi Sanches, Débora Cristina Alves, Renata Mota Mamede Carvallo, Maria Silvia Cárnio


Introdução: A proficiência na decodificação de palavras em segmentos menores tem relação com melhor desempenho em leitura, tal habilidade caracteriza a consciência fonológica (CF), geralmente alterada em indivíduos com distúrbios de leitura escrita. As dificuldades desses indivíduos, também envolvem o processamento de características temporais de estímulos de diferentes modalidades sensoriais. Objetivo: verificar associação entre desempenho em testes auditivos temporais e em consciência fonológica em indivíduos com distúrbios de leitura e escrita. Método: Os dados foram coletados no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica (LIF) em Leitura e Escrita e no LIF Audição Humana do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Foram sujeitos deste estudo 15 pacientes do LIFLE (idade entre 7 a 12 anos). Os critérios de inclusão foram: estar em atendimento fonoaudiológico no LIFLE; ausência de queixas relacionadas ou de indicadores de alterações da audição e/ou visão, ausência de sinais e sintomas de distúrbios neurológicos, comportamentais ou cognitivos e audição normal. Para a avaliação da consciência fonológica (CF) foi aplicada a prova de Consciência Fonológica – Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS). Para avaliar o processamento auditivo temporal foram utilizados os Testes de Padrão de Duração (TPD) e Frequência (TPF) da AUDITEC, realizados em cabina audiométrica. Os dados foram submetidos à análise estatística (software SPSS 18), sendo utilizado o teste exato de Fisher para verificar a associação entre as variáveis. Nível de significância adotado 5%. Resultados/Discussão: Observou-se que 31,3% dos sujeitos apresentaram alteração no processamento temporal e 68,8% tiveram desempenho abaixo do esperado nas habilidades de consciência fonológica. O teste exato de Fisher indicou haver associação entre a presença de alteração no processamento temporal e as tarefas de consciência fonológica. Os dados deste estudo apontaram forte associação entre o desempenho em CF e no processamento temporal, dado que pode auxiliar no desenvolvimento de programas terapêuticos que possam trabalhar ambas as habilidades em conjunto a fim de se obter resultados mais expressivos. O processamento temporal permite realizar diferentes distinções segmentais, silábicas e de palavras. Assim, pode-se afirmar que tais habilidades são importantes para a CF, pois esta envolve tarefas de manipulação silábica e fonêmica. Confirmou-se neste estudo a hipótese de que a percepção do estímulo temporal deficitária pode levar a um baixo desempenho em leitura e escrita, pela associação observada entre o desempenho em ordenação temporal e em CF, habilidade considerada uma das precursoras da leitura. Dessa forma, pondera-se que o processamento temporal pode exercer um papel importante nas habilidades de CF, principalmente naquelas que envolvem a manipulação e síntese de fonemas. O presente estudo traz importante contribuição a respeito do papel que as habilidades temporais podem ter no desempenho em CF. Conclusão: Houve associação entre o desempenho em testes auditivos temporais e em CF nos sujeitos dessa pesquisa. Os resultados encontrados trazem importantes reflexões no sentido de incluir a avaliação dos padrões temporais no conjunto de procedimentos utilizados para avaliação dos indivíduos com alterações de leitura e escrita.





Dados de publicação
Página(s) : p.2643
URL (endereço digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa