Alameda Jaú, 684 - 7o andar, Bairro Jd Paulista, São Paulo - SP - CEP 01420-002 - Telefone/Fax : 55 (11) 3873-4211
Home
ASSOCIADO

(RENOVAR ANUIDADE E ATUALIZAR CADASTRO)

NOVOS ASSOCIADOS - Para se Associar clique aqui
CoDAS
Conselho Administrativo
Comissão de Ensino
Comissão de Mérito Fonoaudiológico
Congressos e Anais
Contato
Cursos de Fonoaudiologia
Departamentos
Dia do Fonoaudiólogo
Diretoria
Divulgue seu Evento / Parceria SBFa
Estatuto
Eventos
Fóruns
Galerias de Fotos
Imprensa
Links
Notícias
Para diretoria
Prêmio de Jornalismo da SBFa
Projetos
Publicações
Quem Somos
Regimento Interno
SBFa perto de você
      

Clique Aqui


Apoio :
      
      
      
      
DIA DO FONOAUDIÓLOGO


 
RELEASE NOTÍCIAS FOTOS MATERIAL DE APOIO FALE CONOSCO


RELEASE

9 DE DEZEMBRO - DIA DO FONOAUDIÓLOGO
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia comemora 25 anos e realizará ação pública, em São Paulo, no Dia do Fonoaudiólogo
Para marcar a data, a Sociedade de Fonoaudiologia demonstrará técnica do Teste da Linguinha e medirá o volume de aparelhos sonoros, no Vão Livre do MASP, dia 9/12
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) comemorará o Dia do Fonoaudiólogo e seus 25 anos no próximo dia 9 de dezembro (segunda-feira) com uma ação pública no Vão Livre do MASP (Av. Paulista), em São Paulo. Para celebrar a data, a SBFa dará ênfase a amplitude de sua especialidade, conduzindo o evento sob o mote “Comunicar é Viver”, ato imprescindível em todas as fases da vida, da infância à velhice.

Hoje, a Fonoaudiologia é considerada uma das mais respeitadas especialidades em todo mundo e no Brasil, onde tem desempenhado significativo papel nos mais diversos tratamentos e acompanhamento, amplamente na área da saúde, mas também no segmento educacional. “Vamos para a rua mostrar à população algumas de nossas atuações cotidianas. Planejamos ações educativas e, para isso, vamos contar com profissionais das áreas da audição, da voz, da motricidade orofacial e da linguagem”, explica Irene Marchesan, Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Ao longo dos anos, a SBFa se empenhou no apoio à pesquisa, à prática clínica e em ações em prol da saúde pública. A mais recente é a aprovação do Projeto de Lei que obriga hospitais e maternidades fazerem o ‘Teste da Linguinha’, que consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos, para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Este PL já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados (30 de outubro) e seguiu para aprovação no Senado. Aprovado, seguirá para a sanção da Presidente Dilma Rousseff.

Por isso, uma das ações da Sociedade no MASP será justamente demonstrar, com a presença de fonoaudiólogos da área de Motricidade Orofacial, como é realizado o Teste da Linguinha (avaliação do frênulo lingual) e quais são os tratamentos adequados, além de esclarecer dúvidas sobre sucção, deglutição, entre outros aspectos inerentes à especialidade.

Nesta ação no MASP, o Departamento de Audição apresentará a boneca eletrônica “Duda”, que testa o volume de aparelhos sonoros como MP3, IPOD, IPHONES, entre outros. A ideia é explicar a relação intensidade x tempo e os riscos para audição. Além da boneca, fonoaudiólogos irão demonstrar, com um decibelímetro, os níveis de ruído sonoro existentes na Avenida Paulista e seu impacto na saúde e, especificamente, para a audição humana.

De forma educativa, o departamento de Voz da SBFa irá fazer uma “Fotografia da Voz” dos visitantes da ação. E, através de vídeos, explicarão a diferença entre laringe saudável e com lesões, dirimindo dúvidas sobre o câncer de laringe, além de apontar outros aspectos importantes, como o uso correto da voz profissional.

O Departamento de Linguagem, outra importante especialidade da SBFa, mostrará sua atuação na interface entre a Fonoaudiologia e a Educação, com atuação essencial no auxilio e colaboração com instituições de ensino, onde avalia e discute problemas relacionados com a dislexia, o TDAH, as dificuldades de fala, entre outros aspectos.

Para a Presidente da SBFa, Irene Marchesan, “estas ações coroam os 25 anos da Sociedade e nada mais justo que levar para um local público as conquistas científicas e as práticas clínicas, que devem sempre ter como fim o benefício em prol da população”.

A ação no Vão Livro do MASP contará com o apoio da Santa Casa de São Paulo, Unicamp (Campinas) e UNG (Guarulhos). Serão distribuídos materiais educativos, entre eles FAQs(Perguntas mais Frequentes) elaboradas pelos Departamentos da SBFa.

Saiba mais sobre a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
SBFa

#Comunicaréviver

Redes Sociais da SBFa:



Informações à Imprensa - Baruco Comunicação Estratégica
Fones: (11)3539-9901/9902 / E-mail: info@baruco.com.br
Bruna Carvalho (11) 8749-6742
Ricardo Berlitz (11) 9645 2067
Erika Baruco (11) 9900-7448

desenvolvimento : Meio Segundo Webstudio