aqui Portal SBFa
Alameda Jaú, 684 - 7o andar, Bairro Jd Paulista, São Paulo - SP - CEP 01420-002 - Telefone/Fax : 55 (11) 3873-4211
DIA DO FONOAUDIÓLOGO


 
RELEASE NOTÍCIAS FOTOS MATERIAL DE APOIO FALE CONOSCO


RELEASE

9 DE DEZEMBRO - DIA DO FONOAUDIÓLOGO
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia comemora 25 anos e realizará ação pública, em São Paulo, no Dia do Fonoaudiólogo
Para marcar a data, a Sociedade de Fonoaudiologia demonstrará técnica do Teste da Linguinha e medirá o volume de aparelhos sonoros, no Vão Livre do MASP, dia 9/12
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) comemorará o Dia do Fonoaudiólogo e seus 25 anos no próximo dia 9 de dezembro (segunda-feira) com uma ação pública no Vão Livre do MASP (Av. Paulista), em São Paulo. Para celebrar a data, a SBFa dará ênfase a amplitude de sua especialidade, conduzindo o evento sob o mote “Comunicar é Viver”, ato imprescindível em todas as fases da vida, da infância à velhice.

Hoje, a Fonoaudiologia é considerada uma das mais respeitadas especialidades em todo mundo e no Brasil, onde tem desempenhado significativo papel nos mais diversos tratamentos e acompanhamento, amplamente na área da saúde, mas também no segmento educacional. “Vamos para a rua mostrar à população algumas de nossas atuações cotidianas. Planejamos ações educativas e, para isso, vamos contar com profissionais das áreas da audição, da voz, da motricidade orofacial e da linguagem”, explica Irene Marchesan, Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Ao longo dos anos, a SBFa se empenhou no apoio à pesquisa, à prática clínica e em ações em prol da saúde pública. A mais recente é a aprovação do Projeto de Lei que obriga hospitais e maternidades fazerem o ‘Teste da Linguinha’, que consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos, para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Este PL já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados (30 de outubro) e seguiu para aprovação no Senado. Aprovado, seguirá para a sanção da Presidente Dilma Rousseff.

Por isso, uma das ações da Sociedade no MASP será justamente demonstrar, com a presença de fonoaudiólogos da área de Motricidade Orofacial, como é realizado o Teste da Linguinha (avaliação do frênulo lingual) e quais são os tratamentos adequados, além de esclarecer dúvidas sobre sucção, deglutição, entre outros aspectos inerentes à especialidade.

Nesta ação no MASP, o Departamento de Audição apresentará a boneca eletrônica “Duda”, que testa o volume de aparelhos sonoros como MP3, IPOD, IPHONES, entre outros. A ideia é explicar a relação intensidade x tempo e os riscos para audição. Além da boneca, fonoaudiólogos irão demonstrar, com um decibelímetro, os níveis de ruído sonoro existentes na Avenida Paulista e seu impacto na saúde e, especificamente, para a audição humana.

De forma educativa, o departamento de Voz da SBFa irá fazer uma “Fotografia da Voz” dos visitantes da ação. E, através de vídeos, explicarão a diferença entre laringe saudável e com lesões, dirimindo dúvidas sobre o câncer de laringe, além de apontar outros aspectos importantes, como o uso correto da voz profissional.

O Departamento de Linguagem, outra importante especialidade da SBFa, mostrará sua atuação na interface entre a Fonoaudiologia e a Educação, com atuação essencial no auxilio e colaboração com instituições de ensino, onde avalia e discute problemas relacionados com a dislexia, o TDAH, as dificuldades de fala, entre outros aspectos.

Para a Presidente da SBFa, Irene Marchesan, “estas ações coroam os 25 anos da Sociedade e nada mais justo que levar para um local público as conquistas científicas e as práticas clínicas, que devem sempre ter como fim o benefício em prol da população”.

A ação no Vão Livro do MASP contará com o apoio da Santa Casa de São Paulo, Unicamp (Campinas) e UNG (Guarulhos). Serão distribuídos materiais educativos, entre eles FAQs(Perguntas mais Frequentes) elaboradas pelos Departamentos da SBFa.

Saiba mais sobre a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
SBFa

#Comunicaréviver

Redes Sociais da SBFa:



Informações à Imprensa - Baruco Comunicação Estratégica
Fones: (11)3539-9901/9902 / E-mail: info@baruco.com.br
Bruna Carvalho (11) 8749-6742
Ricardo Berlitz (11) 9645 2067
Erika Baruco (11) 9900-7448

desenvolvimento : Meio Segundo Webstudio