A Voz é o som da comunicação na maioria dos processos de interação humana. Voz saudável contribui para a qualidade de vida. Sabe-se que um terço das profissões utiliza a voz no trabalho, e muitos referem distúrbio vocal como limitação de atividades profissionais. Um distúrbio vocal pode ser um sinal secundário de doenças neurológicas e de câncer de laringe.
Atento para os aspectos apontados anteriormente, o Departamento de Voz da SBFa é formado por associados com interesse, prática e/ou pós-graduação em Fonoaudiologia, especificamente em Voz, ou em áreas de interface. Tem por objetivo principal a divulgação da ciência e da prática baseada em evidências, de produção e incentivo ao estudo, trabalho e pesquisa na promoção do avanço do conhecimento na área de voz.
Atualmente o Departamento de Voz é constituído pelos Comitês de Voz Clínica, de Voz Profissional e de Fononcologia. Cada um desses trabalha na busca do aprofundamento científico e prático como norteador das ações fonoaudiológicas em diversas vertentes, como avaliação de voz, promoção de saúde vocal, aprimoramento das vozes no trabalho e para melhoria de qualidade de vida, além de os processos terapêuticos da reabilitação dos distúrbios vocais de diversas naturezas.
A equipe do Departamento de Voz, gestão 2012-2013, reúne como metas principais: estratégias de abrangência nacional, de promoção da união de docentes e profissionais da área de voz, capacitação com visão interdisciplinar e educação em saúde da população. Por fim, coloca-se à disposição de fonoaudiólogos e da comunidade para conversar, informar e orientar sobre voz nas suas inúmeras interfaces com a comunicação humana.
|
|