Alameda Jaú, 684 - 7o andar, Bairro Jd Paulista, São Paulo - SP - CEP 01420-002 - Telefone/Fax : 55 (11) 3873-4211
Home
ASSOCIADO
(RENOVAR ANUIDADE E ATUALIZAR CADASTRO)
2014
NOVOS ASSOCIADOS - CLIQUE AQUI
Boletim Informativo
Conselho Administrativo
Comissão de Ensino
Comissão de Mérito Fonoaudiológico
Congressos e Anais
Contato
Cursos de Fonoaudiologia
Departamentos
Dia do Fonoaudiólogo
Diretoria
Divulgue seu Evento / Parceria SBFa
Estatuto
Eventos
Fóruns
Galerias de Fotos
Imprensa
Links
Notícias
Para diretoria
Prêmio de Jornalismo da SBFa
Projetos
Publicações
Quem Somos
Regimento Interno
Revista SBFa
SBFa perto de você
      

Clique Aqui


Apoio :
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
MENSAGENS

Por : MARISE CUNHA em : 17/02/2011
"O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte."(Chico Xavier). Ieda foi assim para as pessoas que cruzavam o seu caminho uma pessoas que praticava o bem e que emanava alegria, amor e honestidade em tudo que fazia. Que essa essencia nunca se perca naqueles que seguiam seus ensinamentos.
Por : Sandra Quesada em : 15/02/2011
Nuestras màs sentidas condolencias a a la familia de Ieda. Recordaremos con mucho cariño su estadìa por nuestro paìs y la enseñanza que nos dejò a todos los que tuvimos el gusto de conocerle y compartir con ella su gran carisma y belleza interior.
Por : ANA PAULA MACHADO GOYANO MAC KAY em : 15/02/2011
Queridos Ricardo e Luiz Guilherme, Erick e eu enviamos um "abrazo" forte para voces. Ela esta na Paz. Beijos e assim que for a Sampa ligo. Paula
Por : Ana Celia Oliveira Gonçalves em : 11/02/2011
COM CERTEZA A FONOAUDIOLOGIA PERDEU UM ÌCONE NACIONAL E MUNDIALMENTE CONHECIDA, QUE ERA E CONTINUARÁ SENDO INSPIRAÇÃO. DESEJO A TODOS OS FAMILIARES O CONSOLO E CONFORTO QUE SÓ PODE VIR DE DEUS. ABRAÇO AOS FAMILIARES
Por : marla martins em : 10/02/2011
Sua contribuição à Fonoaudiologia foi grandiosa, ficando nosso reconhecimento, admiração e profundo pesar pela lamentável perda. Que Deus abençõe a ela e acolha sua família. Ficam minhas orações para ela e sua famíla.
Por : Germana Girão em : 06/02/2011
Que tristeza estamos sentindo! Profa Iêda, levou seus ensinamento aos lugares mais longe desse país. A Fonoaudiologia do Ceará está de luto com suas partida. Grande abraço aos familiares.
Por : solano sávio em : 03/02/2011
"perda profunda" essa!!! ficam os ensinamentos, a ética e mil e um motivos pra amarmos e abraçarmos a fonoaudiologia!!
Por : Elizabeth dos Santos Almeida Duarte em : 02/02/2011
É com pesar que soube do desencarne da nossa querida mestra. Comecei a fonoaudiologia estudando seus livros, e aprendi a amar a audiologia com seus ensinamentos tão didáticos. Meus sentimentos a todos os familiares,amigos e tb a Fonoaudiologia. ATT Beth Duarte
Por : Laurinda Soares em : 02/02/2011
Aos amantes da Fonoaudiologia, uma perda irreparável, um grande pesar... Ser humano contagiante, inteligente, elegante, dentre outros adjetivos... era o que transmitia através de seu sorriso e delicadeza, mesmo a conhecendo apenas por palestras era a mensagem que deixava. Admirável!
Por : ELAINE CRISTINE DE MELO MACHADO em : 27/01/2011
Meus sentimentos!
Por : Carla Renata Fucci em : 24/01/2011
Dra Yeda: exemplo de dignidade e força para minha profissão! Em meus momentos de desânimo, lembro das muitas palavras desta mestra que ficaram guardados na minha memória nestes 15 anos onde ouvi suas palavras, ri com seu sorriso e estudei através do seu conhecimento que nunca parou de crescer!!!A fonoaudiologia perde uma grande pesquisadora e ganha um de seus maiores mitos!!!Especialmente a audiologia no Brasil sempre referenciará esta maravilhosa mulher!!Que a paz esteja em nossos corações neste momento em que a vida revela que o tempo não pára.....
Por : Ana Célia Pereira de Abreu em : 24/01/2011
Por vezes consoldadas por palavras sorridentes que hoje sei que não era apenas uma especialista no estudo do sistema auditivo, mas uma boa ouvinte quando necessitavamos desabafar algo. Será assim sempre lembrada por mim. Iêda participou de um momento muito delicado em minha vida as angustias de um mestrado fora de MG consiliado ao um árduo tratamento de infertilidade e um apoio imenso a minha familia quando depois da minha filha tão desejado ter nascido eu ficar entre a vida e a morte em uma UTI . Vou sempre lembrar de suas lágrimas na minha defesa de mestrado emocionada por eu estar ali vivia e meu marido como nossa filha no colo. Que Deus conforte todos nós e principalmente seu marido e filho. Com Carinho Ana Célia Pereira de Abreu
Por : MANOEL QUEIROZ - CRFa-PE em : 22/01/2011
PREZADA PROFa. IEDA, MUITO OBRIGADO POR SEU CARINHO E SORRISO NOS MOMENTOS QUANDO NOS ENCONTRAVAMOS NOS CONGRESSOS. CONTINUE ASSIM SEMPRE, AGORA NESTE NOVO MOMENTO DE SUA EXISTÊNCIA. COM CARINHO, MANOEL QUEIROZ
Por : christiane silveira em : 22/01/2011
Fiquei chocada e triste ao saber do falecimento da admirável Fga Ieda Russo. Ela foi professora de Física Acústica, uma matéria difícil, mas necessária, na minha turma de Graduação em Fono na PUC-SP, há mais de 25 anos. E com certeza uma das profissionais mais marcantes na nossa formação. Além dela, outros também se foram, mas deixaram a nossa profissão mais digna e bela.
Por : Ananda C. Brandão Luz em : 21/01/2011
Fiquei bastante triste por saber do falecimento da Prof. Dr. Ieda Russo, que contribuiu imensamente para o crescimento e divulgação da Fonoaudiologia!! Uma pessoa que demonstrava carisma e simpatia, especialmente nos corredores dos Congressos.....!! Que Deus conforte bastante a família dessa pessoa admirável!!
Por : Fátima Regina Desconsi em : 21/01/2011
Fiquei muito triste ao saber da morte da professora Dr. Ieda. Ela era muma mulher encantadora,que nos cativou pela maneira simpática como nos tratava e pelo amor que demonstrava pela fonoaudiologia.Restão as lembranças do seu lindo sorriso, do seu otimismo, da sua alegria e dignidade.
Por : Silvia Renata Marques Salomão em : 19/01/2011
O céu ganhou um brilho especial... Agradeço a oportunidade de tê-la conhecido como pessoa, de ter sido sua aluna na graduação, e sua orientanda na iniciação científica ( época em que pouca gente tinha computador e você nos recebia em sua casa para escrevermos o projeto, enquanto o sr Ricardo assistia tv na sala ao lado). Depois, no mestrado, foi a minha orientadora, e com seu otimismo e aquele sorriso carismático, uma fonte de inspiração. A fonoaudiologia perdeu uma grande estrela... Descanse em paz...
Por : Marcia Azevedo de Sousa Matumoto em : 18/01/2011
Apesar do avanço da data quero deixar o meu grande pesar pela perda da prof Iêda. Ela irradiava alegria, atenção e dignidade, afeto e dedicação, compreeensão e competência. Exemplo de profissional e pessoaque todos nós devemos ser!!!!
Por : cristina de souza costa em : 18/01/2011
Minhas sinceras condolencias á familia...estamos orando; para que Deus conforte o coração de todos nós...abraço em nome de minha familia.
Por : Iolanda Abreu Vasconcelos Alves em : 16/01/2011
esta notícia nos deixa muito triste, pois era uma mulher muito forte, foi minha madrinha de turma, acompanhou-me no curso de mestrado da PUC/SP. Era amiga, firme quando precisava, carinhosa, poeta, enfim, tinha muitas qualidades. Hoje digo que foi um prazer ter conhecido uma pessoa como nossa querida Ieda Pacheco Russo. Que Deus a receba com muito amor. Iolanda
Por : Glessy de Oliveira Xavier em : 16/01/2011
Prezados familiares da professora Ieda, recebam meu abraço pelo falecimento dessa pessoa muito inteligente e que contribuíu muito para fonoaudiologia. Glessy Xavier fonoaudióloga de Porto Alegre,estado do RGS.Brasil.
Por : Kelly D'Amelio Pedroso em : 15/01/2011
Obrigada por tudo o que fez pela fonoaudiologia e pelo mundo. Que Deus te dê asas para ser um anjo nas nossas vidas.
Por : Paula Cristina de Castro Lyrio Duarte em : 15/01/2011
Aos familiares desejo todo o carinho e conforto Divino... Aprendi muito com a profa. Dra Ieda, grandes ensinamentos, grande MESTRE! Seus ensinamentos serão eternos...sempre.
Por : MÉSSIA PÁDUA BANDEIRA em : 14/01/2011
Jamais esquecerei o sorriso, o canto, a voz e principalmente o exemplo de pessoa feliz e iluminada que foi a professora e fonoaudióloga Ieda Russo.Não sei como serão os próximos eventos sem a sua presença, pois quando me vem à memória os muitos eventos que tive a oportunidade de comparecer, ela sempre estava lá como um exemplo de profissional e amiga.Desejo à família muita força e que Deus esteja sempre presente em todos os momentos futuros.
Por : Cynthia em : 13/01/2011
"Escolher uma profissão e seguí-la com todo o coração." Isto é algo tão difícil para a maioria das pessoas que precisam escolher algo que possam fazer e se sentir bem e realizadas. Qualquer que seja a profissão escolhida, precisamos ter vocação... Determinação, vontade e força para prosseguir. Com toda a certeza, eu e tantos outros alunos que tiveram a grande chance de tê-la conhecido, ouvido o que sua experiência tinha para nos ensinar, podemos afirmar que a Profa. Dra Iêda possuía todas as qualidades que citei e muito, muito mais. Profa. Iêda, poucos são os felizes como a senhora que trabalhavam não por obrigação, mas por amor. Obrigada pela dedicação, pelo esforço e por ensinar tanto. Não ensinar somente com suas palavras tão sábias...experientes. Mas também, por ensinar com cada sorriso da senhora. Nós, humanos, não devemos nos sentir superiores aos outros. Devemos amá-los e compreender as dificuldades de cada um. Obrigada por ensinar à nós, o que ás vezes, esquecemos na corrida da vida. Esteja em paz, envolta do dobro de carinho e amor que a senhora nos proporcionou.
Por : Bia Pessoa em : 12/01/2011
Quando iniciei meus estudos em Fonoaudiologia meu pai me disse: Estude para ser não apenas mais uma fono, mas ser uma grande fonoaudióloga, referência na área, como a Dra Ieda Russo. Nunca me esqueci disso e apesar de não atuar diretamente como Fonoaudióloga atualmente, busco conquistar a grandeza dessa profissional em tudo que faço.Tive privilégio de te-la por perto além da faculdade, mas em eventos e treinamentos da empresa. Sua voz abrilhantou nosso stand no Congresso Mundial e suas palavras transformaram a vida de alguns de nossos colaboradores. Obrigada Dra Ieda por sempre dividir com todos seu conhecimento, seu carinho e seu sorriso. Você é inesquecível!
Por : ana claudia guilherme corso em : 12/01/2011
Prezada família, É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento de Ieda. Fui sua aluna na PUC em 1995. Foi ela quem me recebeu na universidade, dando a aula inaugural. Passei a admirá-la e respeitá-la desde então. Gostaria de registrar minha admiração por sua grandeza de conhecimento dentro da fonoaudiologia e de alma. Sentirei saudades de seu sorriso e de sua lindíssima voz. Ieda, esteja em paz. Ana Cláudia Guilherme Corso
Por : Maria Isabel Vicari em : 12/01/2011
Ricardo e Luiz Guilherme, neste momento tão difícil das nossas vidas quero também lembrar que vocês são pessoas priveligiadas pois tiveram a querida Ieda como esposa e mãe. Eu também assim me considero, uma privelgiada, por ter tido na querida Ieda uma mestre, colega e amiga. Faz 36 anos que a conheci. Posso afirmar que nestes anos todos eu nunca, nunca vi ou senti na Ieda um olhar, uma palavra, um gesto ou uma intenção que não fosse de atenção e carinho. Era uma pessoa honesta, humana, extremamente sensível, capaz, excelente profissional e colega mas acima de tudo uma amiga de todos que a procuravam ou que dela necessitavam. Tenho certeza e Fé que ela está cheia de luz, de muita paz e amor. Está portanto, no lugar onde de fato o fez por merecer. Um grande beijo, Bel Vicari
Por : Ingrid Gielow em : 11/01/2011
A querida e eterna Prof. Ieda é um exemplo impecável de grande Mestre e está imortalizada em nossos corações. Sua voz inesquecível, assim como suas sábias palavras amigas e incentivadoras, continuarão reverberando entre nós. Ieda era - e continua sendo - amor e luz. Ricardo e Luiz Guilherme, um grande e forte abraço, desejando serenidade à irremediável saudade...
Por : Márcia Salomão em : 11/01/2011
Prezado Ricardo e Luiz Guilherme, Estava passando o Ano Novo com meus pais, no Rio de Janeiro, quando recebi a triste notícia. Até hoje, já de volta a Belém, talvez pela distância, estou com dificuldades em acreditar. Lembro dos momentos maravilhosos que passamos juntos, Yeda, você Ricardo e eu atravessando o Rio Guamá para comermos o adorado peixe filhote, que depois enviei para saborearem em São Paulo. Recebam o meu solidário abraço pela perda irreparável. Na verdade, não só vocês mas a Fonoaudiologia e os Fonoaudiólogos estão sofrendo com este imenso vazio que Yeda nos deixou. Me sinto honrada por ter compartilhado de sua amizade, de sua alegria e de ter aprendido com sua sabedoria. Seu sorriso, voz e seus ensinamentos serão eternos. Beijos no coração dos dois. Márcia Salomão e família
Por : Glaucya Madazio em : 10/01/2011
Querida Profa Ieda, sua voz ecoará para sempre em nossos ouvidos e seu sorriso e alegria de viver ficarão guardados em nossos corações. Ricardo e Luiz Guilherme, fiquem com Deus! Com carinho, Glaucya Madazio
Por : André Luiz Lopes de Araujo em : 10/01/2011
Foi uma tristeza imensa ao saber do falecimento da minha grande mestra. Até agora ainda sinto. Desejo a familia força e muita luz. E a Grande Ieda, tenho certeza que estará brilhando como sempre.
Por : hudson andre de jesus em : 10/01/2011
Que a paz do Senhor Jesus console toda a família da Profª Ieda Russo.Sou estudante da Puc Minas e já tive contato com o imenso conhecimento deixado a nós pelo trabalho desta importante fonoaudióloga!!
Por : maria regina grangeiro em : 09/01/2011
Obrigada QUERIDA MESTRA ,pelos ensinamentos, pelo exemplo garra, luta no reconhecimento da nossa profissão, pelo seu carinho,enfim por sua GRANDEZA... Aos familiares, recebam minhas condolências e peço a DEUS que os conforte nesse momento tão doloroso. Maria Regina Grangeiro
Por : Rafael Cabral em : 09/01/2011
O dia 5/1/2011 foi um dia triste para a Fonoaudiologia. Mas a querida Profª Iêda será eternizada pela sua competência, simplicidade e sabedoria que a destacou. Sempre solícita e educada, nos tratava com a cordialidade que lhe era peculiar. Com um belo sorriso não se negava a tirar uma foto ou fazer uma dedicatória nos seus livros. Que descanse em paz e que olhe por todos nós. Ela será lembrada sempre em nossas memórias.
Por : ELIZANGELA BARBOSA em : 09/01/2011
Profª. Drª. Ieda Chaves Pacheco Russo, a senhora sempre estará conosco. "O AMOR NÃO DESAPARECE JAMAIS..." ... A morte não é nada, Eu somente passei para o outro lado do caminho. Eu sou Eu, Vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Dêem-me o nome que vocês sempre me deram; falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no Mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo, Sem nenhum traço de sombra. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho... Santo Agostinho
Por : Maria Camila Castilho do Amaral em : 09/01/2011
Algumas pessoas são anjos que passam nas nossas vidas e que temos a oportunidade de aprender e estar ao lado, a Profa Iêda é um desses anjos que Deus nos enviou e que deixou a sua marca nos nossos corações com seu sorriso e presença contagiante, agradeço a Deus por ter sido sua aluna e peço a Ele que ajude e ilumine a sua família.
Por : solange dorfman knijnik em : 08/01/2011
Sensibilizada com o falecimento precoce da gentil mestra Yeda, faço, como todos nós, minhas as palavras de enaltecimento e gratidão a essa imensa figura humana e profissional que só orgulhou a fonoaudiologia. Obrigada Yeda, pelo seu caráter, inteligência e , sobretudo, gentileza. Solange
Por : Christiane Yañez Brites em : 08/01/2011
Sem limitações. "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não existirá,já não haverá luto,nem pranto,nem dor,porque as prmeiras coisas passaram."apocalipse 21.4
Por : aparecida liberato em : 08/01/2011
Ieda, minha amiga, minha mestra! Sua generosidade e capacidade de espalhar carinho para todas as pessoas ficarão sempre em nossos corações. Sua perda é irreparável. Meu coração está triste. Que Deus ilumine a sua família e que possam ter o conforto espiritual neste momento. Aparecida Liberato
Por : Marisa Feital em : 08/01/2011
Deixo aqui as minhas condolências pelo falecimento da Profa. Ieda. Além de uma grande profissional e professora, era alguém de uma generosidade ímpar. Foi a primeira profa. do Mestrado a me acolher e incentivar qdo fui estudar na PUCSP, vinda do RJ. Vai deixar muitas saudades.
Por : Silvana Behlau em : 08/01/2011
Ieda, lembrarei sempre de voce, pelo seu sorriso, sua garra, sua alegria de viver. E serei eternamente grata, pela força que nos deram no momento mais difícil de nossas vidas. Ricardo, que Deus te ilumine, acalmando a cada dia o seu coração.Com todo o meu carinho, Silvana Behalu.
Por : Suraia Andrade em : 07/01/2011
A Fonoaudiologia perdeu uma grande representante. Os exemplos de força, dedicação e luta pela Fonoaudiologia deixados pela Dra. Iêda permanecerão sempre! Ela será sempre lembrada com muito carinho e será sempre um referencial pra nós Fonoaudiólogos. Que Deus conforte familiares e amigos. Salvador - BA em 07/01/11
Por : Emília Cassiano em : 07/01/2011
Não tive a honra de conhecê-la pessoalmente mas desejo, sinceramente, que Deus a proteja e lhe dê muita luz. A vida e o amor são eternos! Emília Cassiano
Por : Priscila Haydée de Souza em : 07/01/2011
Profa Ieda, seu carinho, seu carisma, seu amor e alegria sempre foram contagiantes. Todos sempre admiraram muito sua elegância, sua delicadeza, uma grande dama! Sempre muito atenciosa, deixará muita saudade! Uma estrela sempre a brilhar! Envio conforto à familia e muita força!
Por : Franciéli Paola Camargo Lopes em : 07/01/2011
Com toda certeza perdemos uma Profissional e uma Pessoa Maravilhosa! Que ela possa interceder lá do céu por cada um de nós, e que por meio da intercessão dela a nossa Profissão possa crescer como ela Cresceu! Quando a pessoa torna-se aqui na Terra alguém que só faz o bem, Deus chama para tornar-se anjo, e assim o fez! Saudades! Franciéli Paola Camargo Lopes CRFa. 17.405
Por : Rodrigo em : 07/01/2011
No ano de 2004 fiz parte de um grupo de estudantes que tentavam montar a Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (DENEFONO). Na época precisávamos de dinheiro para arcar com o intercâmbio entre instituições de ensino e até mesmo para nos regularizarmos legalmente. Iêda se disponibilizou em nos auxiliar neste processo, realizou eventos, convidou colegas para participar de nossos eventos e mobilizou diversas pessoas para que isso acontecesse, foi peça fundamental nesta construção. Iêda em suas aulas, sempre tinha um tempo para me contextualizar sobre a situação da Fonoaudiologia no Brasil. Participava dos ENEFONs (Encontro Nacional do Estudantes de Fonoaudiologia), sua única exigência era uma camiseta do evento. Agora fica uma sensação de vazio, saudade de uma pessoa completa em tudo que fazia e que me contemplava na minha ansiedade de estudante. O que marca e o que fica neste momento é o sorriso inconfundível, de uma pessoa feliz com a vida! Rodrigo
Por : Karina Martins Xavier em : 07/01/2011
Em meio a dor e a perda.....fica somente as boas lembraças. E o conforto de saber que durante o tempo em que esteve conosco foi sem duvida a maior e melhor pesquisadora em sua area. Ela somente enriqueceu e abrilhantou com a sua presença e seus ensinamentos. Por isso em sua memoria gostaria de destacar não a ausencia...mas sim as excelentes coisas que fez pela profissão e pelos que a admiravam.
Por : Guilherme Pecoraro em : 07/01/2011
Professora Iêda, Minha homenagem em forma de vídeo em nome da V Turma de Fonoaudiologia da FCM Santa Casa. O que conforta é saber que de alguma forma estará SEMPRE viva dentro do coração e mente de muitas pessoas que te conheceram. Independente do tempo, será lembrada por seus ensinamentos, dedicação à Fonoaudiologia no mundo, seu sorriso, exemplo de mulher, profissionalismo, ética e uma interminável lista de qualidades... Deixo essa mensagem de condolências em nome de meus familiares, avós e pais e colegas de turmas que te adoram e espero que onde esteja, continue nos iluminando, como sempre fez. Muita saudade! http://www.youtube.com/watch?v=bjHmzDUnfcc Guilherme Pecoraro

desenvolvimento : Meio Segundo Webstudio