Mês da Conscientização sobre Comunicação Suplementar e Alternativa

No Dia Mundial de Conscientização do TEA a SBFa Veste Azul

“Respeito para todo o espectro” é o tema central da Campanha Nacional de 2021 e reforça a importância da disseminação de informações de respaldo científico para diminuir barreiras

Dia 02 de abril é o dia instituído pela ONU, desde 2008, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Como evolução das políticas voltadas a esse público, a lei 12.764 criada em 2012, e conhecida como “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, veio estabelecer diretrizes para a proteção dos portadores do TEA, determinando que a pessoa com o transtorno é considerada com deficiência para todos os efeitos legais, tendo direito a todas as políticas de inclusão do país, inclusive as de educação

Em função da data temática, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa, apoia a campanha nacional “Respeito para todo o espectro”, disseminando informações de base cientifica para o melhor entendimento e acolhimento das necessidades das pessoas com TEA.

A campanha também convida toda a população a vestir e divulgar a cor azul nas redes sociais, em uma corrente pelas pessoas com TEA e seus familiares.

Entendendo o TEA

“O TEA é um transtorno neurobiológico caracterizado por prejuízos severos e persistentes na interação e comunicação social e pela presença de repertório restrito e estereotipado de interesses e atividades”, explica a fonoaudióloga coordenadora do Comitê de Linguagem Oral e Escrita da Infância e Adolescência da SBFa, Dra. Ana Carina Tamanaha.

Estudos da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, de 2017, indicam prevalência mundial de 1 a cada 160 crianças. Nos EUA, o CDC (Center for Disease Control and Prevention, 2018) divulgou em seu mais recente estudo de monitoramento epidemiológico, a prevalência de 1 a cada 59 crianças. Nesse universo, o diagnóstico precoce é essencial, bem como a oferta de apoio e suporte para as famílias.

O diagnóstico é essencialmente clínico e realizado por Psiquiatra da Infância e Adolescência e/ou Neuropediatra. O fonoaudiólogo integra a equipe multidisciplinar colaborando nos processos de avaliação, diagnóstico e tratamento.

“O processo terapêutico fonoaudiológico tem como ênfase o desenvolvimento de competências sociais e comunicativas para o fortalecimento das interações interpessoais. Outro ponto fundamental é a retaguarda que devemos oferecer às famílias, sempre proporcionado acolhimento e informações relevantes desde o processo diagnóstico, e mesmo incentivando a sua participação ativa e colaborativa ao longo do tratamento”, comenta a especialista Dra. Ana Carina Tamanaha.

Nos últimos anos também vem se observando uma crescente conscientização sobre as questões de neuro-diversidade e maior visibilidade das pessoas com TEA, o que tem favorecido o reconhecimento dos seus direitos e assegurado o acesso ao tratamento e apoio emocional tão imprescindíveis.

A SBFa e seus profissionais especialistas atuam diretamente no estabelecimento de prática clínica fonoaudiológica baseada em evidências cientificas, tendo publicado dois importantes pareceres científicos e atuado diretamente no desenvolvimento de políticas públicas e informações de suporte para todos os envolvidos. Como promotora de educação continuada, a SBFa também já tem programado o lançamento, ainda no mês de abril, de um curso aos profissionais da área.

Pareceres científicos da SBFa sobre o TEA:

  • Eficácia dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no tratamento de indivíduos com transtorno do espectro autista
  • Métodos clínicos e diretrizes terapêuticas ampliadas no tratamento de indivíduos com transtorno do espectro do autismo
  • Vem vestir azul com a SBFa

    A SBFa convida a todos, no dia 02 de abril, a vestirem uma peça de roupa azul, tirarem uma foto e compartilharem em suas redes sociais, mencionando o perfil @SBFa1 e as hashtags #SBFavesteazul e #EuVistoAzulcomaSBFa, demonstrando seu apoio à rede e toda a comunidade TEA.

    Materiais para download

    Informações à imprensa

    Baruco Comunicação Estratégica

    Bruna Carvalho - carvalho.bruna@baruco.com.br - 11 9.8749-6742

    Alinny Martins - alinny.martins@baruco.com.br - 11 9.8932-0248