Campanha de Atenção à Gagueira - DIAG2020

Sobre a Campanha: DIAG 2020

Em 2020, a campanha em alusão ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira desenvolverá suas ações sobre o tema empatia. Segundo Marsh (2018), em seu artigo “A Neurociência da Empatia”, o autor refere que a palavra empatia foi citada pela primeira vez na literatura em Neurociência no ano de 1967 por MacLean, que a definiu como sendo “a capacidade de identificar os próprios sentimentos e necessidades com os de outra pessoa”. Marsh comenta que MacLean viu a empatia como a base para o cuidar e o desejar ajudar os outros, como também um tema de crítica importância para a resolução de problemas da era moderna, que incluem a insensibilidade e as agressões interpessoais.

No Brasil a Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015 – que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), refere como um dos objetivos do programa a implementação e disseminação de campanhas de educação, conscientização e informação (Art. 4º, III), e recomenda a integração dos meios de comunicação de massa com a sociedade como uma forma de identificação e conscientização do problema, prevenção e combate ao bullying (Art. 4º, VI), além de destacar a promoção da capacidade empática (Art. 4º, VII) como um dos aspectos necessários nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua.

Especialmente neste ano de 2020, enfrentando uma pandemia e seus desafios diários que nos têm levado à experienciar tomadas de decisões para o cuidado de si e do outro, falar sobre a importância do desenvolvimento da capacidade empática para e com quem gagueja mostra-se um tema oportuno e necessário. Considera-se que o acesso à informação cientificamente atualizada sobre gagueira, e o estímulo ao desenvolvimento de capacidades empáticas podem atuar como estratégias eficientes na prevenção e combate ao bullying (PAVARINO et al, 2005) com quem gagueja (NAGIB et al., 2016). A ideia da campanha DIAG 2020 é de que ao longo de todo o mês de outubro, possamos cooperar com a informação, conscientização e educação da população sobre a importância de atitudes altruístas em favor de quem gagueja, trocando a apatia pela empatia.

Portanto, neste ano, o Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da SBFa conta com o apoio e a parceria dos fonoaudiólogos, estudantes e docentes de Fonoaudiologia, pessoas que gaguejam e seus familiares, e de instituições reconhecidas para construirmos uma campanha especial e impactante de informação, conscientização e educação sobre gagueira. Já ouviu a expressão de que “uma andorinha só não faz verão”? Pois bem, agora imagine todos nós, juntos, em uma só voz e com um mesmo lema movendo esse Brasil de ponta a ponta em prol de quem gagueja, deu para imaginar? Incrível, não é? Juntos ganhamos mais força em nossas ações, com uma só voz e um mesmo lema, garantimos o alcance e a unidade na comunicação que busca lutar por dias melhores para todas as pessoas que gaguejam.

Você conhece o Projeto INFLUENCIAR?

Projeto Ação do Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da SBFa - Gestão 2020-2022

O INFLUENCIAR é um projeto de ação do Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da SBFa, que visa contribuir para o crescimento e fortalecimento da área da Fluência na Fonoaudiologia brasileira, cooperando para que essa bela história continue sendo escrita pelas mãos de muitos outros fonoaudiólogos e contada em todo o território nacional.

Você é estudante de Fonoaudiologia ou fonoaudiólogo(a) e tem interesse na área da Fluência? Envie um e-mail para socfono@sbfa.org.br com o assunto: “Interesse no Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da SBFa”.

Quer saber mais? https://www.youtube.com/watch?v=I6eJD-mkd0k&t=4060s

Parcerias

Instituto Brasileiro de Fluência
Conselho Federal de Fonoaudiologia
Associação Brasileira de Gagueira