Trabalhos Científicos

Clique aqui e veja os trabalhos aprovados para apresentação na forma de Pôster

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e veja os trabalhos aprovados para apresentação na forma de Oral

Clique aqui e veja os trabalhos aprovados para Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2010

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DE 2010


As modalidades de trabalhos científicos a serem submetidas ao 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia são: comunicações orais, pôsteres e trabalhos concorrentes a prêmio.

Será necessário o preenchimento de um cadastro inicial (pré-inscrição) para acesso ao sistema e submissão dos trabalhos, qualquer que seja a modalidade. Ao clicar no botão “Trabalhos Científicos”, aparecerá uma tela, onde o autor deverá cadastrar seus dados pessoais e criar uma senha. Guarde a senha cadastrada para qualquer acesso a este campo. A pré-inscrição não garante sua vaga no congresso.

Para enviar seu trabalho científico, preencha a ficha de pré-inscrição e siga as instruções. Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento da submissão dos trabalhos. No entanto, para que o trabalho seja publicado nos anais do congresso, é necessário que pelo menos um dos autores esteja regularmente inscrito, com pagamento efetuado até o dia 5 de agosto de 2010. Caso não haja inscrição dentro do prazo, o trabalho não constará na programação científica, e portanto, não será publicado nos anais do congresso.   

As submissões de trabalhos serão feitas exclusivamente pelo site do 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Durante a submissão de trabalhos, a cada passo, o autor terá as devidas informações. Abaixo seguem algumas informações gerais.

Data limite para submissão de trabalhos: 15 de maio 2010.

Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir de 10 de julho de 2010.  

Todos os resumos aceitos para apresentação no Congresso serão publicados em suplemento especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, no formato digital, disponível no portal da SBFa. Reiteramos que, para isso, um dos autores deve estar regularmente inscrito, com o pagamento efetuado até a data 05 de agosto de 2010.

Atenção: As vagas para o Congresso são limitadas à capacidade do local. Apenas a inscrição devidamente paga garante a participação no congresso. A pré-inscrição e a submissão (e eventual aprovação) de trabalhos não garantem disponibilidade de inscrição dos autores.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

Os resumos dos trabalhos enviados deverão estar em português. É necessário que pelo menos um dos autores esteja pré-inscrito no Congresso para o envio do trabalho. A confirmação do recebimento do trabalho será enviada para o autor principal cadastrado.

Os trabalhos poderão ser inscritos para as categorias de apresentação:

  • Pôster
  • Comunicação oral
  • Trabalhos concorrentes a prêmio

Ao submeter o trabalho, o autor deve selecionar a forma de apresentação desejada, mas em casos excepcionais, a Diretoria Científica poderá alterar a forma de apresentação, se houver necessidade, de acordo com a disponibilidade de espaço, tempo e adequação de temas na grade. Caso haja mudanças desta natureza, o autor principal será notificado com antecedência, no momento da aprovação ou não do trabalho.

Ao enviar o resumo, escolha uma das áreas descritas a seguir. O trabalho deverá estar relacionado a um dos temas da programação científica, sendo esse o critério utilizado para composição das comissões de avaliação e das sessões de discussão de temas livres.

  • Audição
  • Atenção à Saúde
  • Comunicação Suplementar e Alternativa
  • Disfagia
  • Ensino em Fonoaudiologia
  • Epidemiologia
  • Equilíbrio
  • Fluência
  • Fononcologia
  • Gestão em Saúde Coletiva
  • Linguagem: Adulto e Idoso
  • Linguagem: Infantil e Adolescente
  • Motricidade Orofacial
  • Políticas Públicas de Saúde e Educação
  • Voz Clínica
  • Voz Profissional

Caso seu trabalho esteja relacionado aos programas PET-Saúde ou Pró-Saúde ou à Residência Multiprofissional, identifique esta relação ao enviar o resumo e na exposição, tanto no formato pôster quanto no oral.

  • PET-Saúde
  • Pró-Saúde
  • Residência Multiprofissional

Para apresentação em forma de Pôster e Comunicação Oral – 0 resumo deverá ter um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras. Não poderá conter referências bibliográficas, gráficos, tabelas ou imagens. Deverá ser inserido diretamente no sistema de submissão de trabalhos, conforme instruções no próprio site.

Para concorrentes ao Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2010 - pôster: o envio do trabalho terá duas etapas simultâneas e obrigatórias.

1ª etapa - resumo simples, que deverá ter um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras. Não poderá conter referências bibliográficas, gráficos, tabelas ou imagens. Deverá ser inserido diretamente no sistema de submissão de trabalhos.

2ª etapa – resumo expandido, que deverá ter no mínimo 1.000 e no máximo de 1.500 palavras. O número máximo deverá ser de cinco páginas, incluindo os gráficos, tabelas, imagens PB. Deverá ser enviado por “documento word” em anexo, simultaneamente à submissão do resumo simples, no campo especificado. Nessa 2ª etapa, deverão ser enviados anexos, simultaneamente aos resumos, 3 (três) slides para a apresentação oral, caso o trabalho seja premiado.

A apresentação do resumo expandido, com o número máximo de cinco páginas, deverá ser formatada de acordo com as regras descritas a seguir:

Documento Word (qualquer versão)

Título – fonte Arial, 12, negrito.
Três Palavras Chave – fonte Arial, 10, conforme indicações encontradas no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) http://www.decs.bvs.br

Corpo – fonte Arial, 11, espaço entre linhas 1.5, respeitando o número máximo de palavras e páginas especificado.

Referências bibliográficas – fonte Arial, 10 – conforme indicações nas Normas aos autores da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (www.sbfa.org.br)

Envie resumos apenas pelo sistema on-line. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail.

Imprima e mantenha com você a confirmação automática gerada no fim do procedimento de envio de temas livres. Cada tema livre enviado gera um recibo específico.

Para a apresentação em  painel eletrônico, serão necessários 3 (três) slides por trabalho. Esses slides devem seguir as regras descritas a seguir (veja o exemplo):
Documento Power Point (qualquer versão), letra Arial 18 (tamanho mínimo).
Slide 1: Titulo do trabalho, nome dos autores, instituição de origem, patrocínio/fomento.
Slide 2: Objetivos e Método
Slide 3: Principais resultados e conclusões.

 

Serão eliminados os trabalhos que não forem submetidos com os dois resumos e os 3 slides simultaneamente e de acordo com  as regras descritas.

ANÁLISE DOS TRABALHOS:

Apresentação em forma de Pôster e Comunicação Oral - Cada trabalho será analisado por dois revisores especialistas na área, que atribuirão notas individuais, de acordo com critérios de (a) originalidade, (b) relevância científica, (c) interpretação dos dados, (d) coerência, (e) aspecto formal. Se houver grande discrepância entre as notas atribuídas, um terceiro revisor será consultado. O número de trabalhos aprovados dependerá do espaço disponível no local do evento.

Concorrentes ao Prêmio Excelência em Fonoaudiologia  2010 – pôster e apresentação oral - a análise dos trabalhos enviados para concorrer ao prêmio terá três fases.

Na primeira fase, cada trabalho será analisado a partir do resumo de 200 a 500 palavras, por dois revisores especialistas na área, que atribuirão notas individuais, de acordo com critérios (a) originalidade, (b) relevância científica, (c) interpretação dos dados, (d) coerência, (e) aspecto formal. Se houver grande discrepância entre as notas atribuídas, um terceiro revisor será consultado. Os trabalhos aprovados passarão para a etapa seguinte e serão apresentados em local diferenciado durante o congresso.

Na segunda fase, os resumos completos dos trabalhos aprovados na primeira etapa serão avaliados por três revisores, de diversas áreas, orientadores de pós-graduação e bolsistas de produtividade do CNPq, de acordo com critérios de (a) originalidade, (b) relevância científica, (c) interpretação dos dados, (d) coerência, (e) aspecto formal. Os 100 melhores trabalhos passarão para a etapa seguinte e serão apresentados em local diferenciado durante o congresso. Os demais trabalhos poderão ser apresentados como pôster sem concorrer a prêmio.

Na terceira fase, os trabalhos serão avaliados no local do evento, em sua forma de pôster, por outra comissão de três revisores orientadores de pós-graduação, diferente da que avaliou os resumos expandidos. Cada revisor emitirá uma nota que contará para a determinação da média final do trabalho. Serão premiados os trabalhos com maiores médias de notas: 10 trabalhos, como Excelência em Fonoaudiologia e 20, como Menção Honrosa.

APRESENTAÇÃO NO LOCAL DO EVENTO:

ATENÇÃO: Após a comunicação da aprovação dos trabalhos, prevista para o dia 10 de julho, um dos autores do trabalho deverá ter sua inscrição paga até o dia 5 de agosto de 2010 . Caso a inscrição e o referido pagamento não se efetuem, o trabalho aprovado será automaticamente retirado da grade do congresso e não será publicado nos anais do evento. Após a aprovação do trabalho, todos os autores receberão uma comunicação pelos emails cadastrados com a especificação do dia, hora e local de apresentação do pôster.

Pôster - O tamanho do pôster não poderá exceder as dimensões de 90cm de largura por 120cm de altura. Os autores serão responsáveis pela exposição e retirada dos pôsteres.

Comunicação oral: O tempo de apresentação oral é de 10 minutos. Cada sessão de comunicação oral terá a duração de 1hora e 30minutos, com a apresentação de sete trabalhos.  Os trabalhos apresentados serão debatidos por dois doutores convidados. Os apresentadores devem obrigatoriamente estar presentes durante toda a sessão.

Haverá apresentação de comunicações orais ao longo de todo o congresso, em salas adequadamente equipadas. Não serão aceitas solicitações de mudanças no agendamento das apresentações.

Prêmios Excelência em Fonoaudiologia e Menção Honrosa 2010:
Serão expostos 100 trabalhos finalistas, em formato pôster e em painéis eletrônicos.

Pôster: os pôsteres-prêmio ficarão expostos em espaços específicos.

Painéis eletrônicos:  os 3 slides em formato ppt serão expostos, no painel eletrônico, para que os congressistas tenham a oportunidade de ler/conhecer os trabalhos premiados.

Apresentação oral: Os 30 trabalhos científicos premiados serão apresentados oralmente, em sessão específica, no dia seguinte à divulgação dos prêmios. O autor premiado terá 10 minutos para apresentar seu trabalho. Serão apresentados 10 trabalhos em três salas, concomitantemente. Sugerimos que os autores tomem por base os 3 slides previamente submetidos no ato da inscrição e não ultrapassem o total de dez slides. Após a exposição, haverá 5 minutos destinados a comentários.  

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