Mensagem da Presidente | Comissão Organizadora | Diretoria Científica | Programação Científica | ANAIS
Trabalhos Científicos | Patrocínios/Expositores | Local do Evento | Informações Gerais | Agência de Turismo/Hospedagem | Fale Conosco | Boletins Informativos | Imprensa
Diretoria Científica
ÁREA DO CONGRESSISTA
Você é estrangeiro ? Não
CPF / Inscrição internacional : Número de Passaporte
Senha
Esqueci minha senha
INSCREVA-SE



Caros colegas
Nesse ano, teremos a 21ª ediçao do congresso Brasileiro e 2° Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia. Vamos a regiao Nordeste e Porto de Galinhas, terra de natureza esplendorosa, será nossa anfitriã.

Na 20ª ediçao, em que tratamos de “ciencia e profissao” as discussoes centraram-se na  fundamentação teórica consistente e rigorosa para a conduçao de nossas práticas. Nessa 21ª ediçao, a escolha da tematica “Ciclos de vida” nos parece bastante oportuna para dar a dimensao de porque e para que temos orientado a nossa produçao cientifica. Da mesma forma, é reflexo do  movimento de mudança da formação em saúde e por isso explicita o desejo desta Sociedade de que a Fonoaudiologia esteja na vanguarda das discussoes sobre a formaçao dos futuros fonoaudiólogos. Estamos construindo uma grade com distribuição igualitaria de espaços para todos os departamentos de forma que cada um dos ciclos de vida e aspectos que os tangenciem possam ser discutidos pelas diferentes areas. Para cada ciclo de vida foi dedicado um dia que, paralelo as diferentes ações das salas dos departamentos, enriquecerá e aprofundará as discussões para esta temática na Fonoaudiologia Nessa ediçao planejamos intensificar espaços de discussao sobre o cenario cientifico da Fonoaudiologia  e suas necessidades, em consonância aos órgãos reguladores de publicações científicas. Será momento oportuno para docentes de diferentes IES do país explanarem sobre as tendências atuais de propostas curriculares para formaçao  do Fonoaudiologo brasileiro e, aproveitando o formato internacional desse evento, dividirmos essa tematica com nossos pares de outros paises. Na sala Fonoaudiologia Ibero-Americana os convidados internacionais  trarão as atualidades da Fonoaudiologia no cenario mundial e teremos a oportunidade de conhecer realidades de outros serviços nos diferentes contextos sócio-econômico-político-culturais em que os Fonoaudiologos atuam.  Estamos tendo o cuidado, tambem, em atender algumas das solicitaçoes apontadas pelos congressistas durante o ultimo congressso ou enviados pelas redes sociais da SBFa. A grade será condensada para oportunizar maior tempo de discussao e permitir tambem um maior espaço para discussoes entre areas nos simposios interdepartamentais. O espaço Fonoaudiólogo Empreendedor, uma inovaçao da 20ª.  Ediçao,  também terá seu espaço garantido na grade com temas atuais e serviços de consultoria.  O Conselho Federal de Fonoaudiologia e os sistemas de conselhos novamente serão nossos parceiros na construção do congresso com o espaço Fonoaudiologia e(?) Profissão. A 2ª. Edição na Gincana científico-cultural da SBFa. vem repleta de novas atividades para integração de nossos estudantes.  O Espaço Indústria será uma inovação com palestras e oficinas propostas pelos patrocinadores do evento e aprovadas pela diretoria. Enfim, a temática “Ciclos de Vida” será apenas o fio condutor para discussoes sobre o quanto de avanço tivemos até entao e o quanto temos de percurso futuro para alcançar no cenario mundial uma posiçao de destaque pautada pela qualidade tecnico-cientifica, por principios eticos e pela responsabilidade social que ocupamos ao exercer a Fonoaudiologia.

Nao havíamos concluido os trabalhos do congresso de Brasilia quando iniciamos a planejar o Congresso de 2013. Nosso compromisso em atender as necessidades da classe fortalece o desejo de que tenhamos mais um grande encontro em Porto de Galinhas. Como prometido, as manhãs serão de sol e as tardes de conhecimento! Agende-se! Esperamos por todos em setembro.

Diretoria Cientifica