SESS√O DE POSTERS


‚ÄúAfinando o C√©rebro‚ÄĚ: cria√ß√£o de um portal para estimula√ß√£o de habilidades de processamento cognitivo-auditivo-visual
Autor(es): Diana Melissa Faria, Ingrid Gielow


INTRODU√á√ÉO: A repeti√ß√£o e a frequ√™ncia de exposi√ß√£o aos est√≠mulos s√£o elementos facilitadores dos processos de aprendizagem e aquisi√ß√£o de habilidades cognitivas, auditivas e visuais. Indiv√≠duos com transtornos do processamento auditivo, d√©ficit de aten√ß√£o e dist√ļrbios de aprendizagem, se beneficiariam com a continuidade, di√°ria, em casa, da estimula√ß√£o recebida na terapia fonoaudiol√≥gica, com exerc√≠cios espec√≠ficos, promovendo rea√ß√Ķes neurofisiol√≥gicas mais r√°pidas e eficientes.
OBJETIVO: Criar um portal com atividades que ofere√ßam ao fonoaudi√≥logo e ao paciente um instrumento de estimula√ß√£o das habilidades de processamento cerebral auditivo e visual, aten√ß√£o, mem√≥ria, linguagem oral e gr√°fica, assim como a possibilidade de monitorar a frequ√™ncia das execu√ß√Ķes dos exerc√≠cios e a evolu√ß√£o do desempenho em cada habilidade estimulada, dentro e fora do ambiente terap√™utico.
M√ČTODOS: Com inspira√ß√£o nos princ√≠pios neurofisiol√≥gicos para a terapia do processamento auditivo, visual e de mem√≥ria, em janeiro de 2011, concebemos jogos em Powerpoint (Microsoft), e √°udios editados dicoticamente por meio do software EarMix (CTSInform√°tica). Um grupo de 52 fonoaudi√≥logos dedicados √† pr√°tica da terapia do processamento auditivo recebeu as atividades em CD, aplicaram em suas rotinas cl√≠nicas e relataram o impacto terap√™utico delas, subsidiando as modifica√ß√Ķes necess√°rias e a cria√ß√£o de novas estrat√©gias. Os jogos aprovados foram adaptados por uma equipe de webdesigners, criando-se um portal on-line de atividades, que permite o acr√©scimo de novas estrat√©gias e a an√°lise estat√≠stica da utiliza√ß√£o e do desempenho dos usu√°rios, considerando acertos e tempo de execu√ß√£o. O portal ficou seis meses on-line em car√°ter experimental, com 20 usu√°rios pacientes e fonoaudi√≥logos volunt√°rios, que relataram a experi√™ncia com a ferramenta.
RESULTADOS: Considerando a análise dos usuários da versão experimental, formatamos a versão inicial do portal com 10 jogos e 30 áudios, que permite ao usuário acompanhar e ao fonoaudiólogo monitorar remotamente os acessos diários, os melhores escores atingidos, a comparação com o primeiro acesso e com os demais usuários; produzir gráficos com os resultados de cada jogo e identificar as habilidades estimuladas. A maioria dos voluntários que aderiram ao uso do portal consideraram a experiência positiva e o acesso às estatísticas, motivadora à continuidade do treinamento.
DISCUSS√ÉO: Para manuten√ß√£o de um c√©rebro ativo em indiv√≠duos sem altera√ß√Ķes ou em um processo terap√™utico com o objetivo de favorecer a neuromatura√ß√£o ou desenvolver habilidades auditivas, visuais, atencionais e mnem√īnicas, ou suas compensa√ß√Ķes, a frequ√™ncia da estimula√ß√£o √© fundamental para favorecer novas conex√Ķes entre as c√©lulas neurais. Um programa din√Ęmico, em que o usu√°rio com a orienta√ß√£o do fonoaudi√≥logo, tem muitas op√ß√Ķes de atividades e consegue monitorar seu rendimento, pode ajudar na motiva√ß√£o para a continuidade da estimula√ß√£o em casa e impactar na efici√™ncia e na efic√°cia do tratamento. Al√©m disso, a possibilidade do acompanhamento do desempenho do paciente nas atividades de casa poder√° auxiliar o fonoaudi√≥logo na assertividade de seu plano terap√™utico, obtendo resultados mais efetivos no tratamento.
CONCLUS√ÉO: O portal ‚ÄúAfinando o c√©rebro‚ÄĚ, com jogos, √°udios e acesso estat√≠stico pelo usu√°rio e seu fonoaudi√≥logo foi criado e testado, e estar√° √† disposi√ß√£o para aquisi√ß√£o do p√ļblico ap√≥s o XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (www.afinandoocerebro.com.br).


Dados de publicaÁ„o
PŠgina(s) : p.3275
URL (endereÁo digital) : http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa