Voltar

Notícias

NOTÍCIAS

 

Roda de Conversa com Amy Starble da University of Vermont (EUA)

Ocorreu em 20/4/2018, na sede da SBFa, a Roda de Conversa com     Amy Starble, fonoaudióloga e consultora de Comunicação Alternativa do “Center on Disability and Community Inclusion” da University of Vermont (EUA), em atividade integrada com a ISAAC-BRASIL. É a segunda vez que ela esteve no Brasil a convite de Renata Bonotto de Porto Alegre e membro da ISAAC-BRASIL.

A proposta foi a troca de experiências quanto a implementação da CA em Vermont, junto às escolas da rede pública. Este trabalho é realizado em equipe, e é responsável pela organização, planejamento e capacitação dos professores junto a crianças de 3 a 8 anos com necessidades variadas de comunicação. A família também é contemplada e valorizada neste trabalho. Amy apresentou alguns aplicativos de comunicação que ela considera mais robustos para esse processo, disponíveis em inglês e espanhol. O encontro permitiu que os participantes pudessem esclarecer suas dúvidas, tais como favorecer a adesão das famílias e o fato da CA não inibir a fala. Amy valoriza todas as formas de comunicação que a criança utiliza. Foram levantadas algumas questões sobre as diferenças entre as políticas públicas dos dois países. Houve um diálogo muito proveitoso entre os presentes com a participação de representantes da Diretoria da SBFa, da ISAAC, do CFFa, do CRFa 2ª e 6ª região, do Departamento de Linguagem da SBFa, da SBNp, da PUC-SP – DERDIC e da Santa Casa de SP, além de profissionais de diferentes formações como terapeutas ocupacionais e pedagogos e alunos.

Foi uma grande oportunidade de trocas de experiências, sendo que ao final se pontuou a importância de uma rede de atuação e diálogo para favorecer e ampliar o desenvolvimento da Comunicação Alternativa em nosso país junto aos grupos populacionais que dela necessitam. As representantes do CRFA 2 se colocaram à  disposição para levar demandas de CA nos órgãos em que tem assento. Destaca-se ainda a união destas duas importantes instituições: SBFa e ISAAC Brasil.

 

  • notícias