Código: TEL1762
USO DOS PROCESSOS DIALÓGICOS E AQUISIÇÃO DE TERMOS DÊITICOS NA SINDROME DE ASPERGER : ESTUDO DE CASO |
|
Autores: Monica Rocha, Aline Ferreira |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
|
O estudo de caso de um paciente de 6 anos, de idade, sexo feminino, portadora da Síndrome de Asperger em terapia fonoaudiológica cuja abordagem terapêutica está referenciada nos pressupostos teóricos do sócio-interacionismo.
É sabido que as alterações lingüísticas na Síndrome de Asperger dizem respeito, predominantemente, aos níveis lingüísticos semântico e pragmático, prejudicando assim a competência narrativa. A não utilização dos termos de ligação, denominados de temos dêiticos os quais o referente depende da situação do enunciado, como eu, você, aqui, estes e aqueles, são imprescindíveis para o discurso. A aquisição de tais termos acontece a partir dos três anos, e está diretamente relacionada à exposição do sujeito à linguagem e ao discurso, pressupondo o uso da função metacognitiva de teoria da mente, sendo que a utilização de pronomes pessoais já está dominada anteriormente (De Villirs & Villirs)
Procedimento: A análise do discurso através transcrição lingüística da interação dialógica possibilitou identificar o uso e aquisição dos termos dêiticos. Tomando como ponto de partida o papel do adulto enquanto organizador do discurso da criança.
Resultados: Foi possível observar na construção lingüística da criança o uso dos termos dêiticos através dos processos dialógicos, de especulariedade, complementariedade e reciprocidade tanto na função narrativa como na interação dialógica.
Conclusão: A abordagem sócio-interacionista que privilegia a intervenção fonoaudiológica da linguagem pela própria linguagem convida a criança a tomar seu lugar enquanto par na interação dialógica na aquisição e no uso de elementos lingüísticos que só são passíveis de apreensão na presença do discurso. |
|
|
|
Contato: monicarocha@unitecipanema.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|