Código: OCL1497
HABILIDADES LINGÜÍSTICO-PRAGMÁTICAS E PSICOLINGUÍSTICAS DE SUJEITOS COM A SÍNDROME DO CROMOSSOMO X-FRÁGIL
 
Autores: Célia Maria Giacheti, Natalia Freitas Rossi, Luciane Ribeiro Campana, Débora Aparecida Rodrigueiro, Danilo Moretti-ferreira
Instituição: UNESP - BOTUCATU / MARÍLIA
 
A síndrome do Cromossomo X Frágil (SXF) é a afecção genética mais freqüente que cursa com retardo mental, precedida pela síndrome de Down. Este trabalho teve por objetivo avaliar habilidades lingüístico-pragmáticas e psicolingüísticas de 3 sujeitos com a SXF. Foram avaliados 2 sujeitos do gênero masculino, irmãos com 6 e 12 anos (S1 e S2) e um sujeito do gênero feminino, 15 anos, positivos para a mutação completa do gene FMR1. Nenhum dos sujeitos era alfabetizado. Foram avaliadas as habilidades comunicativas, habilidades da linguagem oral e habilidades psicolingüísticas do Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas - ITPA. A avaliação fonoaudiológica dos 3 sujeitos mostrou dificuldades para interação comunicativa, com significativo comprometimento da compreensão oral. Verificamos que os 2 sujeitos do gênero masculino apresentaram comportamento introvertido, contato visual pobre e reduzida amostra de fala, enquanto que S3 apresentou característica falante e velocidade de fala aumentada. Os 3 sujeitos apresentaram prejuízo léxico-sintático e semântico, associado ao quadro de ininteligibilidade de fala, decorrente de alterações fonológicas, imprecisão articulatória e velocidade de fala alterada para o S3. Os sujeitos apresentaram prejuízo para os aspectos lingüístico-pragmáticos da linguagem oral condizentes com o quadro de distúrbio de linguagem grave, associado a dificuldade de atenção e comportamento hiperativo. O ITPA revelou escore escalar inferior ao esperado para todos os sujeitos. Observamos relativo favorecimento no desempenho das habilidades visuais sobre as auditivas. Os subtestes que apresentaram maior concordância entre os sujeitos quanto ao nível de comprometimento foi o de memória seqüencial auditiva, closura visual e gramatical e expressão verbal. O ITPA revelou prejuízo de habilidades cognitivas de recepção, associação e memória que mostraram relação com dificuldades lingüístico-pragmática apresentadas pelos sujeitos com SXF avaliados. Verificamos influência dos aspectos comportamentais desta condição genética, referente ao déficit de atenção, hiperatividade e aspectos sócio-interacionais da comunicação, que agravam o insucesso nos testes padronizados.

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Contato: nataliafreitasrossi@yahoo.com.br
 

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