Código: TSS0318
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA : UMA ABORDAGEM DE SAÚDE PÚBLICA |
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Autores: Danilo Alves Mantovani, Daniela Aparecida Barbosa, Cecília Gross, Jessika Nunes Gomes da Silva, Narima Makhoul Gonçalves, Marcos Roberto Banhara, Magali Lourdes Caldana, Jose Roberto de Magalhães Bastos, Arsênio Sales-peres |
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP) |
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O presente trabalho estabelece um novo paradigma para graduandos em Fonoaudiologia, haja vista a inserção do ensino acadêmico no bojo de uma comunidade desprovida de possibilidade de alcançar a curto e médio prazo os benefícios de uma orientação fonoaudiológica, aliando o aprendizado tecnocrático à realidade de um Brasil continente.
Durante quinze dias, os estudantes vivenciam a realidade do brasileiro desasistido a fim de pensar em contribuições para sua melhoria. Esse saber é conseqüência da aglutinação do conhecimento popular e científico, a partir da qual são criadas e implementadas novas formas de lidar com os problemas sociais(Xavier,2003). Trata-se de um projeto que permite além da observação, a contribuição do aluno à medida que reconhece as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia relacionada com linguagem oral e escrita, motricidade oral, audição e voz. A interdisciplinaridade é garantida ao propiciar a interação com diversas disciplinas da grade curricular em um mesmo momento de atendimento, a multiprofissionalidade permite a participação de Odontologia e Medicina em conjunto nesta vivência extra-mural, a regionalidade permite o confronto do Brasil sudeste com o Brasil norte e por fim a participação privilegia os futuros fonoaudiológos participarem efetivamente dos processos educativos-preventivos, ampliando assim sua visão do mercado de trabalho. Da atenção a população, resultou em números 829 atendimentos; sendo anamnese 127; linguagem oral 60; linguagem escrita 51, motricidade oral 61; voz 61; meatoscopia 79; ATL 74; avaliação comportamental 4; handicap 15; timpanometria 72; reflexo acústico 71; encaminhamentos 23; orientações 131. Podemos concluir que, tal experiência sensibilizou o futuro profissional para a necessidade da reforma sanitária brasileira, sendo que a imersão do estudante em uma outra realidade prova o poder de mobilização por meio de experiência dos estágios de vivência, aliando a prática clínica ao cuidado com a saúde coletiva. |
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Contato: danilo_mantovani@yahoo.com.br |
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