Código: OCV1075
VOZ: A VISÃO DO COMUNICÓLOGO |
|
Autores: Tatiana Vargas de Castro Perilo, Camila Dantas Martins, Iracema Almeida Guimarães, Maria Cristina Ribeiro |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
|
A qualidade da comunicação permite sensações de segurança, auto-confiança, firmeza, felicidade e enriquecimento interno ou ao contrário contribui para a deterioração da imagem pessoal. As diferenças na habilidade para comunicar-se são determinantes do nível de envolvimento pessoal em situações comunicativas. Inúmeras profissões e profissionais possuem como principal meio de trabalho a voz. No entanto, pouco conhecem sobre os malefícios do uso indiscriminado deste poderoso instrumento de trabalho, ou mesmo que podem trabalhar para o aprimoramento da qualidade vocal. Com o objetivo de verificar o conhecimento e a prática de graduandos de comunicação social acerca dos cuidados com sua voz, realizou-se um estudo prospectivo por meio da aplicação de um questionário. Participaram deste estudo 16 sujeitos, de ambos os gêneros, com idade média de 20 anos. O questionário investigou a opinião dos sujeitos sobre a importância dos cuidados com a voz e englobou questões referentes às atitudes dos mesmos para cuidar da própria voz. Foi elaborado um banco de dados no programa Epi-Info para análise dos resultados. Foi visto que 87% dos participantes consideram importante o cuidado com a voz. No entanto, a grande maioria 87% também relatou não fazer nada para cuidar ou aprimorar sua voz. Como principais hábitos desfavoráveis para o bom desempenho vocal encontramos abuso vocal, uso de pastilhas anestésicas e não ingestão de água periodicamente. Conclusão: Faz-se necessário o estabelecimento de parcerias entre a Fonoaudiologia e cursos de graduação em Comunicação, para que seja trabalhado o aperfeiçoamento dos padrões de voz existentes, mas sobretudo, o trabalho com aspectos preventivos. |
|
|
|
Contato: tativcp@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|