Código: OCS1377
RELAÇÃO ENTRE QUEIXA E DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO EM UM CENTRO DE SAÚDE ESCOLA
 
Autores: Fernanda Chiarion Sassi, Renata Filippini, Isabela Gomes, Telma Iacovino Monteiro, Fernanda Rodrigues Pinto, Caroline Nunes Rocha, Fabiana Mansano da Silva, Luciana Zacharias, Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
Introdução: A adequação dos serviços públicos de Fonoaudiologia exige a consideração de fatores como a demanda espontânea e as reais necessidades clínicas da população atendida.

Objetivo: Correlacionar a queixa inicial trazida pela família do paciente, após encaminhamento por serviço de saúde ou educacional, com o diagnóstico obtido após a avaliação fonoaudiológica.

Material e Método: São sujeitos da pesquisa 236 crianças com idades entre 2.0 e 11.11 anos, 94 do sexo feminino e 142 do sexo masculino, no setor de Fonoaudiologia de um centro de saúde-escola da cidade de São Paulo, atendidas no período de março de 1995 a março de 2005.
Os dados foram obtidos através do levantamento dos prontuários. As queixas das famílias foram obtidas a partir da anamnese e classificadas nas seguintes categorias: articulatória e/ou fonológica, de desenvolvimento de linguagem, de sistema estomatognático, de fluência, de voz e de leitura e escrita. Os diagnósticos fonoaudiológicos foram obtidos no relatório de conclusão de avaliação, com base nos resultados da aplicação de provas formais. Esses diagnósticos foram classificados nas seguintes categorias: alterações fonológicas, articulatórias, de linguagem, de sistema estomatognático, de fluência, de voz e de leitura e escrita.
Todos os prontuários consultados possuem Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pelo responsável da criança.

Resultados: Os resultados indicam uma baixa correlação entre a queixa inicial apresentada pela família no momento da anamnese e o diagnóstico fonoaudiológico. Foi freqüente a ocorrência da queixa inicial em apenas uma área e a identificação de alterações em diversas áreas na avaliação.

Conclusão: É de extrema importância a realização de uma avaliação fonoaudiológica abrangente, com respaldo em valores de referência para normalidade, visto que a queixa inicial nem sempre corresponde ao diagnóstico fonoaudiológico encontrado ou, ainda, o diagnóstico aponta alterações não identificadas pela família ou pelos serviços de saúde e educacionais.
 
 
Contato: eubela_83@yahoo.com.br
 

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