Código: TCL1026
COMPARAÇÃO ENTRE LEITURA DE PALAVRAS E DE TEXTOS EM INDIVÍDUOS HIPERLÉXICOS |
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Autores: Renata Cristina Dias da Silva, Jacy Perissinoto |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP/EPM |
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Introdução: A Hiperlexia caracteriza-se pelo início precoce e sem instrução formal da leitura com prejuízo importante da compreensão (Silberberg, Silberberg, 1964). Tal manifestação geralmente é encontrada em sujeitos com
Transtornos Globais do Desenvolvimento (Grigorenko et al, 2002). Estes sujeitos apresentam prejuízos marcantes nas áreas de interação social, comunicação e interesses e atividades (APA, 2002). A leitura proficiente depende tanto de aspectos específicos de decodificação e reconhecimento
visual quanto de aspectos inespecíficos que respondem pela compreensão (Navas, Santos 2002, Hagvet, 2003).
Objetivo: Comparar e relacionar a decodificação de palavras e a compreensão de textos escritos em indivíduos hiperléxicos com Transtorno de Asperger.
Método: Tal estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (processo 0116/2003). Participaram 21 hiperléxicos, escolarizados, do sexo masculino, com diagnóstico multidisciplinar de Transtorno de Asperger, faixa etária
entre 10.7 e 27.2 e QI entre 68 e 117. Todos os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como procedimento foi utilizada a Prova de Leitura em Voz Alta (Capovilla, Capovilla 2000) e analisamos a
Compreensão da Leitura por meio da recontagem do texto “O urubu e as pombas”, conforme Moraes et al (2001).
Resultados: Na leitura de palavras, os sujeitos alcançaram praticamente a pontuação total (5) em todos os tipos de palavras (alta e baixa freqüência e pseudopalavra regular, irregular e regra dissílaba ou trissílaba). Em todas as combinações observou-se média superior a 4. Na compreensão, os sujeitos recontaram de 0 a 13 nodos, com média em 6. Segundo a análise fatorial, proposta por Johnson, Wichern (1992) e a correlação linear de Pearson não se constatou relação entre decodificação e compreensão de leitura.
Conclusão: Observamos que estes hiperléxicos apresentaram melhor desempenho em tarefas específicas de decodificação, enquanto as tarefas inespecíficas mostraram-se prejudicadas. Portanto, não houve relação entre a decodificação e a compreensão para estes hiperléxicos. |
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