Código: OCA1570
AVALIAÇÃO AUDITIVA COMPORTAMENTAL EM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM BERÇÁRIO MUNICIPAL |
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Autores: Camila Sampaio Maximino, Roberta Galhardo Tegeiro, Ana Cláudia Vieira Cardoso |
Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP |
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A integridade anatomo-fisiológica do sistema auditivo constitui um pré-requisito para a aquisição e o desenvolvimento normal da linguagem. A criança deve ser capaz de prestar atenção, detectar, discriminar e localizar sons, além de memorizar e integrar experiências auditivas para atingir o reconhecimento e a compreensão da fala (Azevedo, 1995).Nosso projeto teve por objetivo avaliar o desenvolvimento das habilidades auditivas nos dois primeiros anos de vida em crianças que freqüentam Berçário Municipal Irmão Maurício na cidade de Marília. Mediante autorização dos pais, participaram deste estudo, 22 crianças, de 4 a 22 meses de idade, de ambos os gêneros. Estas crianças foram avaliadas por meio de audiometria comportamental da audição. Para avaliar as habilidades auditivas utilizamos o Kit Sonoro (Nunes, Pelegrim, Pinto, Simonek e Siqueira, 1990) e o instrumento musical “agogô”. Os tipos de resposta por nós observados foram os seguintes: localização lateral (100%), localização indireta para baixo (59%), localização indireta para cima (77%), localização direta para baixo (41%),localização direta para cima (23%) e reflexo cócleo-palpebral (82%). Ao comparar nossos achados com a literatura observamos que 11 (50%) crianças apresentaram habilidades auditivas fora do padrão esperado para a idade. A partir dos resultados por nós obtidos concluímos que é importante avaliar o desenvolvimento das habilidades auditivas nesta população, para que possamos orientar os pais e cuidadores no que diz respeito à estimulação destas habilidades que são pré-requisito para a aquisição e desenvolvimento normal de linguagem. |
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Contato: camila_maximino@yahoo.com.br |
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