Código: OCL1285
EVOLUÇÃO NO USO DE CLASSES GRAMATICAIS POR CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTÍSTICO |
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Autores: Liliane Perroud Miilher, Patrícia Teles, Karina Araújo, Daiane Oncala Teixeira, Flávia Macarelli de Carvalho, Juliana Melo Vieira , Thalita Ubialli, Fernanda Dreux Miranda Fernandes |
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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Introdução: Os transtornos do espectro autístico têm como característica prejuízo nas habilidades de comunicação, socialização e linguagem. Com relação a esta última, os déficits descritos incluem todas as áreas, desde a fonologia até a pragmática. Na literatura poucos estudos verificaram o uso de diferentes categorias gramaticais por crianças do espectro, o que torna esse tema ainda obscuro. Dessa forma o intuito da presente pesquisa foi verificar a evolução do uso das classes gramaticais por crianças do espectro autístico após um intervalo de dois anos de terapia fonoaudiológica.
Método: participaram 8 pacientes do espectro autístico. Foi realizada a transcrição de 100 segmentos de fala da primeira gravação de terapia e após 2 anos de atendimento fonoaudiológico (16 gravações). Dos segmentos transcritos foram contados o número de verbos, substantivos, artigos, preposições, pronomes e conjunções utilizadas. Estas classes foram agrupadas em duas categorias gerais: palavras de classe aberta (verbos e substantivos) e de classe fechada (pronomes, preposições e conjunções). Os dados das duas filmagens foram comparados.
Resultados: os resultados parciais indicam que houve aumento em todas as categorias pesquisadas. O número médio de verbos aumentou de 51,33 para 63,33; o de substantivos de 21,66 para 32,66; os artigos, de 5,33 para 17,67; as preposições aumentaram de 5,66 para 9,33; os pronomes, de 12,33 para 40 e as conjunções de 0,66 para 3,33. Com relação ao agrupamento, o uso de palavras de classe aberta aumentou, em média, de 36,49 para 47,99 e as palavras de classe fechada aumentaram de 6,21 para 17,55.
Conclusão: os dados sugerem que houve aumento na utilização de todas as categorias pesquisadas. A análise de palavras de classe aberta e fechada revelou que esta última categoria teve um aumentou acentuado (triplicou) o que sugere que as frases construídas pelos sujeitos possuem melhor estrutura frasal, com maior uso de elementos coesivos. |
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