Código: OCL1751
RELAÇÕES ENTRE O DESENHO E A ESCRITA: ANÁLISE FONOAUDIOLÓGICA DE CRIANÇAS COM E SEM ALTERAÇÕES NA PRODUÇÃO GRÁFICA |
|
Autores: Ana Márcia de Lima Barros Ganthous, Liliane Campos Stumm |
Instituição: UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO |
|
O desenho infantil é objeto de estudos principalmente, dos psicólogos, psiquiatras e educadores. Não existe uma abordagem única sobre o desenvolvimento do desenho e diversos autores têm estudado este tema, privilegiando um e/ou outro dos seguintes aspectos: cognitivo, afetivo, motor, gráfico e estético. Um estudo que focalize a atividade do desenho comparado com a da escrita, analisada enquanto sistema de representação simbólica e no uso que a criança faz dele para chegar a significar idéias e gerar leituras por outras pessoas, pode contribuir nos processos terapêuticos fonoaudiológicos, principalmente para aquelas crianças que apresentam dificuldades e limitações na comunicação escrita. O objetivo, neste estudo, foi comparar os trabalhos de crianças com e sem alterações na escrita, por meio de seus desenhos e narrativas, visando à análise do complexo e dinâmico processo de construção do desenho e da escrita. Participaram,
deste estudo, seis sujeitos divididos em dois grupos, com e sem alterações na aprendizagem, ambos os grupos com crianças de 11 anos.Para a coleta de dados, foi lida uma estória pela pesquisadora e após a leitura, foi solicitado que a desenhassem e a seguir a escrevessem. Os dados foram avaliados qualitativamente, pretendendo-se comparar os dois grupos de sujeitos, tendo como base para a análise dos desenhos a escala de desenvolvimento de expressão gráfica proposta por Lowefeld & Brittain (1977). Pôde-se concluir que, tanto os desenhos quanto às narrativas das crianças sem alterações na escrita, estão no nível esperado para a idade cronológica e da série que freqüentam, confirmando a hipótese de que, quando a criança tem um desenho representativo-figurativo-narrativo estruturado, apresentará uma linguagem escrita também estruturada. Os desenhos e a produção escrita dos sujeitos com alterações na escrita não estão no nível esperado para a idade cronológica, bem como as narrativas não
estão no nível da série que freqüentam. |
|
|
|
Contato: lilianefono@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|