Código: OCL1395
RELEVÂNCIA, IRRELEVÂNCIA E RECONSTRUÇÃO TEXTUAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. |
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Autores: Renata Amparado Cabral, Mariana Oliveira Dos Santos, Prof Dra Claúdia Inês Scheuer |
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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Objetivo:Investigar as informações consideradas relevantes e irrelevantes de um texto lido por adultos e observar se as informações classificadas como relevantes são utilizadas na posterior reconstrução do texto.
Método: Casuística - Vinte e cinco alunos universitários do primeiro ano de um curso de Fonoaudiologia.São indivíduos sem alterações de desenvolvimento neurológico, de linguagem, audição, visão. Sem comprometimento psicológico ou psiquiátrico.
Material e Procedimentos -Selecionou-se um texto jornalístico com 14 parágrafos, tema correlato ao da área, para que fossem destacados segmentos do texto relevantes e não relevantes, de acordo com a percepção individual. Imediatamente depois desta etapa os sujeitos foram instruídos à reconstruirem o texto sem a presença do mesmo. A reconstrução dos textos foi analisada quanto aos segmentos relevantes e não relevantes lidos e recordados e relacionados à memória. Resultados: As reconstruções dos textos mostraram concordância entre os sujeitos quanto aos segmentos mais relevantes e discordância quanto aos menos relevantes. A concordância na recordação de segmentos textuais relevantes remete a um funcionamento da memória semântica e episódica semelhantes neste grupo pesquisado. |
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Contato: amparadocabral@ig.com.br |
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