Código: TCA0543
EVOLUÇÃO ESPONTÂNEA DO PROCESSAMENTO AUDITIVO:
UM ESTUDO LONGITUDINAL |
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Autores: Luiza de Salles Juchem, Angela Garcia Rossi |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA |
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Sabe-se que na faixa etária escolar as vias auditivas não estão completamente mielinisadas, logo, o presente estudo tem como objetivo verificar a evolução espontânea das habilidades de processamento auditivo em um grupo de escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem e alterações no teste SSW (Staggered Spondaic Word). Foram selecionadas 14 crianças com nove anos de idade, matriculadas na segunda série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual, cujas professoras apontaram como tendo dificuldades de aprendizagem. O critério de seleção destas crianças foi apresentar audição periférica normal (ISO 1999-1990); timpanometria tipo A (JERGER, 1970); ausência de desvios fonéticos e/ou fonológicos.Todas com Perda Gradual de Memória na análise qualitativa do teste SSW. Passaram nos critérios dez crianças: quatro meninas e seis meninos, sendo três leves, três moderados e quatro severos na análise quantitativa. Sete das 10 apresentaram alteração no Efeito de Ordem e sete apresentavam alteração do valor de Efeito Auditivo.Um ano após, foram reavaliadas e como resultados, todas aumentaram a média de acertos, duas não diminuíram o grau de severidade da alteração e somente as de grau leve atingiram a normalidade espontaneamente na análise quantitativa.Quanto ao Efeito de Ordem, apenas quatro alcançaram os índices de normalidade. No efeito auditivo, cinco alcançaram os índices de normalidade. As três crianças que apresentavam escores normais no efeito auditivo na primeira avaliação tiveram seus escores rebaixados na segunda.Quanto à categoria, quatro mantiveram-se na PGM, quatro tiveram sua categoria substituída por Decodificação Fonêmica e duas alcançaram a normalidade.Com isso conclui-se que, embora o efeito maturacional tenha influenciado positivamente, isoladamente não foi suficiente para suprimir as dificuldades de Processamento Auditivo das crianças estudadas, mostrando então a importância da intervenção fonoaudiológica. |
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Contato: luizasj@brturbo.com |
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