Código: OCA1638
PERFIL AUDIOMÉTRICO DE OPERADORES DE TELEMARKETING ORIENTADOS À PREVENÇÃO AUDITIVA |
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Autores: Adriano Ferreira Das Neves, Luciana Cristina de Assis Moraes, Raquel Martins da Costa Amorim |
Instituição: FEAD-MG |
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Objetivo: verificar o perfil audiométrico evolutivo de operadores de telemarketing que receberam orientação de condutas de prevenção auditiva, tais como alternar o uso dos fones na orelha a cada 1,5 hora e controle individual da intensidade sonora do equipamento telefônico. Material e métodos: foram analisados 640 prontuários de audiometrias de uma clínica de Medicina do Trabalho prestadora de serviços a empresa de telefonia, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, tomando como base a Portaria 19 do Ministério do Trabalho. A análise ocorreu de forma comparativa entre exames audiométricos de referência e exames audiométricos seqüenciais nas freqüências de 3000Hz, 4000Hz e 6000Hz, observando-se tanto a média das referidas freqüências quanto à análise isolada das mesmas. Foram considerados casos de piora auditiva aqueles que apresentaram diferença de 10dB ou mais na média das citadas freqüências ou que apresentaram diferença de 15dB ou mais em uma das freqüências isoladamente. Resultados: foram encontrados 633 (98,43%) casos estáveis e 7 (1,57%) casos onde houve desencadeamento de Perda Auditiva Induzida por Níveis Elevados de Pressão Sonora (PAINEPS). Dentre os casos de desencadeamento, observaram-se 3 casos de piora auditiva no lado correspondente de uso preferencial do fone, 1 caso de piora auditiva no lado oposto ao uso preferencial do fone e 3 casos de piora auditiva em indivíduos que relataram alternar uso dos fones. Conclusão: A orientação preventiva de alternância no uso de fones e controle individual de intensidade do equipamento, ministrada pelo fonoaudiólogo, mostrou-se eficaz e satisfatória, uma vez que os casos de audiometrias estáveis foram significativamente superiores aos casos de audiometria com desencadeamento de PAINEPS. O fonoaudiólogo, em equipe multidisciplinar, possui um papel imprescindível na atuação em trabalho no setor de telemarketing no sentido de avaliar a audição dos funcionários, orientar preventivamente e acompanhar a evolução auditiva dos trabalhadores do referido setor. |
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Contato: raquel.amorim@fead.br |
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