Código: OCL1770
PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL INFANTIL: APLICAÇÃO E ANÁLISE
 
Autores: Maria Isabel Dávila-freitas, Ariane Antunes Kimura, Carla Torres de Aguiar, Elcely Jeane Smith Graça Rufino, Juliana Schwambach Martins, Letícia Souza de Freitas, Liliana Fernanda Ratkiewicz Colpani, Nanci Godoy Rebello, Priscila Veríssimo Gomes, Renata de Oliveira Botelho
Instituição: FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
 
A observação comportamental é um procedimento pelo qual se analisa o comportamento geral da criança em contextos semi-estruturados, que pode ser usado em qualquer circunstância de avaliação, seja da linguagem oral, da voz ou audição (Zorzi e Hage, 2004). O presente estudo teve o objetivo de analisar um protocolo de observação comportamental infantil a partir da sua aplicação em crianças de um centro de educação infantil. A população desta pesquisa foi composta pelas crianças que foram indicadas pelas professoras como apresentando dificuldades nos aspectos comunicativos e/ou cognitivos. O protocolo foi aplicado com 21 crianças com idades entre 3 e 6 anos, sendo que os resultados mostraram que 66% das crianças apresentaram alterações de linguagem e 34% apresentaram o desenvolvimento da linguagem adequado para a faixa etária em que se encontram. A utilização do protocolo como instrumento de coleta de dados foi interessante enquanto material norteador da avaliação, contudo para definição do diagnóstico sentiu-se a necessidade de um score com a pontuação de crianças normais. Já a divisão do protocolo em três aspectos (habilidades comunicativas, compreensão verbal e desenvolvimento cognitivo) auxilia no raciocínio clínico, contribuindo no diagnóstico fonoaudiológico e no entendimento dos professores sobre os problemas comportamentais das crianças.
 
 
Contato: mariaisabel@sc.estacio.br
 

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