Código: OCL1483
CORRELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ORTOGRÁFICO E NO TESTE DE CONSCIêNCIA FONOLÓGICA CONFIAS
 
Autores: Michele Nogueira Bronzeli, Silvia Eiko Hoici Brunini , Mari Ivone Lanfredi Misorelli
Instituição: CEFAC CLÍNICA ESCOLA
 
Introdução: Os elevados índices de reprovação e evasão nas séries iniciais do 1º grau das escolas públicas têm levado professores e pesquisadores a reverem e ampliarem seus conceitos sobre a aprendizagem e, mais especificamente, sobre a aprendizagem da linguagem escrita. Objetivo: Investigar a relação entre o desenvolvimento da consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita, mais especificamente a ortografia.Método: A pesquisa foi realizada em uma escola pública do centro de São Paulo que atende crianças de classe média baixa a classe média do ensino fundamental. Foram utilizados para a coleta de dados: a) ditado de palavras, b) elaboração de narrativa e c) aplicação de teste de consciência fonológica – Confias. Foram realizados dois ditados: um composto por 39 palavras balanceadas e outro contendo 28 palavras pertencentes ao vocabulário espontâneo de crianças desta faixa etária que foram aplicados por uma fonoaudióloga em sala de aula a todas as crianças de uma única vez. Para a avaliação de narrativa foram estipulados dois temas: “Eu queria muito um cachorro, mas meus pais sempre diziam que não podia” e “Era uma vez uma casa abandonada”. Foram selecionadas 26 crianças de 3ª série e 12 crianças de 4ª série que se encontravam no nível alfabético de escrita nas quais foi aplicado o teste de consciência fonológica Confias o qual é dividido em 9 provas silábicas e 7 provas fonêmicas. Para a aplicação do Confias as crianças foram avaliadas individualmente.Para análise das alterações ortográficas utilizou-se a classificação proposta por Zorzi, 1998 e para a análise do desempenho no Confias utilizou-se os critérios de pontuação conforme sugerido por CONFIAS, 2003. Resultados: não houve correlação entre trocas ortográficas e o desempenho no testes de consciência fonológica CONFIAS. Conclusão:O teste de consciência fonologia não demonstrou ser um instrumento suficiente para diagnosticar possíveis causas para os erros ortográficos.
 
 
Contato: michelenb@gmail.com
 

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