Código: OCM0887
O CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS EM FONOAUDIOLOGIA SOBRE EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS, ISOTÔNICOS E ISOCINÉTICOS
 
Autores: Misiane Rodrigues Araújo, Laura Virgínia Oliveira de Assis, Adriana Coutinho Sales, Jorge Lima Nepomuceno Filho, Hilton Justino da Silva, Daniele Andrade da Cunha
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE/FIR
 
Introdução: Segundo o Documento Oficial do Comitê de Motricidade Orofacial(SBFa,2000), os exercícios isocinéticos são os que se impõe uma resistência ao movimento, sem permitir que este ocorra. Exercícios isométricos são aqueles em que se desenvolve tensão sem modificação do tamanho da fibra muscular e nos exercícios isotônicos ocorre tensão muscular acompanhada de modificação do tamanho da fibra muscular.Objetivo: Investigar o nível de conhecimento que os alunos de Fonoaudiologia têm sobre exercícios isométricos, isotônicos e isocinéticos. Método: Foi realizado um questionário abordando três perguntas direcionadas a 16 alunos do 5º período do curso de Fonoaudiologia, na disciplina de Observação Clínica I. As perguntas abordaram: defina exercício isométrico e exemplifique; defina exercício isocinético e exemplifique; defina exercício isotônico e exemplifique. Resultados: Em relação aos exercícios isométricos, 37,5% relataram que não sabem, 43,75% disseram que trabalha força e mobilidade, 12,5% trabalha com o aumento da fibra muscular e 6,25% disseram que é quando o músculo chega no ápice e pára. O conhecimento sobre exercícios isocinéticos demonstra que: 31,25% relataram que não sabem, 18,75% relataram que trabalha com mobilidade, 43,75% trabalha com resistência e 6,25% trabalha com tônus muscular. Sobre os exercícios isotônicos, 43,75% afirmaram que não sabem, 31,25% relataram que trabalha com mobilidade, 6,25% disseram que trabalha com o aumento da fibra muscular, 6,25% trabalha força e 12,5% avalia tônus. Conclusão: Foi constatado que os alunos têm uma noção sobre os exercícios, mas não apresentam clareza sobre cada um, pois alguns trocaram as definições e nenhum exemplificou os exercícios. Porém é de suma importância que eles saibam, pois estes exercícios são uma das bases para a terapia em Motricidade Orofacia(MO).Posteriormente os alunos tiveram acesso ao documento do comitê de MO, tornando claros estes conceitos,sendo este material que deve ser adotado por todas as instituições de ensino.
 
 
Contato: danyfono@fir.br
 

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