Código: OCP0053
FONOAUDIOLOGIA E EMPREENDEDORISMO: A VISÃO DO FONOAUDIÓLOGO DE MINAS GERAIS
 
Autores: Juliana Nunes Santos, Tânia Afonso Chaves, Isabela Mares Franco Syrio, Tereza Raquel Xavier Viana
Instituição: FEAD MINAS
 
Introdução: A formação acadêmica do fonoaudiólogo, orientada pelas novas diretrizes curriculares, ainda não contempla conteúdos gerenciais, administrativos que envolvam noções de negócios e marketing correlacionados à profissão fonoaudiologia. Objetivo: 1- investigar a necessidade do perfil empreendedor na formação do fonoaudiólogo, buscando conhecer o perfil do fonoaudiólogo mineiro; 2- verificar a contribuição de características pessoais e profissionais na constituição do perfil empreendedor. Metodologia: Estudo de caráter descritivo realizado em abril de 2004 por meio da aplicação de questionários a fonoaudiólogos mineiros após leitura do consentimento livre esclarecido. Elaborou-se banco de dados para este estudo, analisado no programa estatístico Epi-Info. Resultados: Os 100 fonoaudiólogos entrevistados estão distribuídos entre 32 cidades interioranas do estado (46%) e a capital mineira (54%). 96% são do sexo feminino, sendo 27,4 anos a idade média dos entrevistados e 3,9 anos o tempo médio de formação. 75% referiram atuarem em mais de um lugar como fonoaudiólogos (média=3); 88% relataram terem na fonoaudiologia sua única fonte de renda. Quando questionados acerca de sua auto-concepção sobre empreendedorismo 50 (50%) referiram serem empreendedores. Os fatores fundamentais para o desenvolvimento deste perfil foram: a personalidade (48%), dificuldades encontradas no decorrer da carreira profissional (40%), formação universitária (6%) e outros (6%). 36% dos fonoaudiólogos não são empreendedores por não terem conhecimento a respeito. 90% dos entrevistados afirmam que a metodologia de ensino tradicional é inadequada para formar fonoaudiólogos empreendedores; 95% acham que o perfil empreendedor deva ser incluído na formação fonoaudiológica. Conclusão: O perfil empreendedor deve ser incluído na formação do fonoaudiólogo e este poderá contribuir, inclusive, para a redução das altas taxas de “falta de emprego” na fonoaudiologia. O desenvolvimento do perfil empreendedor mostrou-se presente na classe fonoaudiológica independentemente de características pessoais e/ou profissionais, sendo que a falta de conhecimento foi apontada como uma importante limitação ao desenvolvimento de características empreendedoras.
 
 
Contato: juliana.santos@fead.br
 

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