Código: DCL1218
AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS ASPECTOS LINGÜÍSTICOS EM CRIANÇAS PREMATURAS COM BAIXO PESO AO NASCIMENTO |
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Autores: Carolina Rizzotto Schirmer, Magda Lahorgue Nunes, Mirna Wetters Portuguez |
Instituição: PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL |
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O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho lingüístico de crianças com 3 anos de idade, nascidas prematuras e com baixo peso ao nascimento, que tiveram (GDNN) ou não (GSDNN) doença neurológica neonatal em relação ao desenvolvimento da linguagem, bem como desenvolvimento neuropsicomotor.
Foi desenvolvido estudo transversal, com 69 crianças que nasceram prematuras e com baixo peso, provenientes de Ambulatório de Seguimento Neonatal. Inicialmente os pacientes foram divididos em 2 grupos, que tiveram ou não doença neurológica neonatal e posteriormente quanto ao peso de nascimento (> ou < 1500 gramas). Foi realizada avaliação do desenvolvimento de linguagem e avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor através dos testes de Bayley e Denver II.
Na avaliação da linguagem observou-se que o GDNN tem uma maior ocorrência de atraso na função receptiva (p=0.03). Ao compararmos o desenvolvimento da linguagem, em relação à variável DNN, no subgrupo muito baixo peso ao nascimento (<1500g) verificamos que a prevalência de atraso na aquisição da linguagem receptiva foi maior no GDNN (p=<0,01). Ao compararmos a aquisição de linguagem e o resultado do Teste de Denver II, entre o grupo total e o GSDNN, observou-se que o Denver alterado tanto aos 12 quanto aos 24 meses, correlacionou-se, com significância estatística, a atraso na aquisição de linguagem. No GDNN, a mesma análise evidenciou que Denver alterado aos 24 meses correlacionou-se com atraso na aquisição de linguagem receptiva (p=0.003). Ao compararmos a aquisição de linguagem e o Teste de Denver entre os grupos estratificados por peso ao nascimento observou-se que o Denver alterado aos 12 e 24 meses no grupo de muito baixo peso (<1500g) correlacionou-se com significância estatística a atraso na aquisição de linguagem (p=0.04, p=0.04, p=0.007 e p=0.003), no grupo de baixo peso (<2500g e 1500g) correlacionou-se a atraso na aquisição de linguagem receptiva (p=0.005 e p=<0.01). |
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