Código: OCL1702
LINGUAGEM E QUALIDADE DE VIDA DE UM SUJEITO QUE DANÇA SOBRE RODAS
 
Autores: Viviane Gonçalves De Oliveira, Regina Yu Shon Chun
Instituição: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
 
Introdução: Este estudo aborda uma prática ainda pouco difundida, a dança com cadeirantes e suas manifestações em termos de linguagem. Sua realização justifica-se pela relevância científica, cultural, social e educacional bem como pela escassa literatura no foco aqui abordado. Objetivo: investigar a expressividade lingüística e corporal de um sujeito que dança sobre rodas. Materiais e método: Trata-se de investigação documental e longitudinal de abordagem qualitativa aprovada pelo CEP. O sujeito é uma jovem com comprometimento motor global, \"sem fala articulada” decorrente de paralisia cerebral. O corpus constitui-se de documentação institucional – prontuário, fotos e vídeos de ensaios e apresentações produzidos no período de 1992/2002. Como uma das signatárias é um dos atores sociais envolvidos nesse processo, como professora de dança e fonoaudióloga do sujeito estudado, recorreu-se também à memória para organização e registro dos dados. Resultados: Os achados revelam que há maior autonomia de sua parte e que essa experiência propicia que se afirme como sujeito. A análise de suas apresentações evidencia que a expressividade do sujeito, no começo, é marcada por um certo desconforto, sendo que, ao longo dos anos, os movimentos tornam-se mais graciosos e expressivos. Após a inclusão de uma parceira cega em seu grupo, o sujeito passou a vocalizar mais, de modo a fornecer pistas acerca do espaço físico para a parceira. Verifica-se que o sujeito manifesta sua arte e a linguagem, cada vez mais com menos constrangimento e maior adensamento. Conclusões: Observa-se que o sujeito vem conquistando maior desenvoltura, autonomia e independência, o que contribui para o favorecimento de sua comunicação e qualidade de vida bem como evidencia a importância de proporcionar oportunidades de inclusão para pessoas com necessidades especiais, a partir de práticas alternativas como a dança. Espera-se poder contribuir para que as instituições especializadas reflitam sobre a possibilidade de incluir tal prática em seu currículo.
 
 
Contato: yumarins@merconet.com.br
 

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