Código: OSL0584
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR COMO RECURSO DE APOIO DE PROJETO PEDAGÓGICO EM SALAS ESPECIAIS.
 
Autores: Debora Deliberato, Andrea Carla Paura, Carolina Ramos De Freitas Oliveira, Deolinda Pereira Neta
Instituição: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DE MARÍLIA
 
Usamos a linguagem oral e escrita para nos comunicarmos uns com os outros. Entretanto a presença de uma deficiência pode limitar a extensão da comunicação de um determinado aluno por meio destas vias tradicionais. Neste contexto, serão necessárias adaptações para que os alunos não-falantes possa participar plenamente de uma escolaridade inclusiva. Para estes alunos com habilidades limitadas para se comunicar com eficiência, a busca de alternativas é essencial. Baseado neste contexto, as salas especiais de uma escola pública da cidade de Marília- S.P. composta por 32 alunos na faixa etária de 8 a 23anos; desenvolveram um projeto pedagógico sobre o tema da “soja”. Apropriando-se deste tema foram desenvolvidos conteúdos pedagógicos descritos no programa escolar relacionados às áreas de português, matemática, ciências, geografia. Todos os conteúdos contaram com o apoio de objetos concretos ou de figuras e fotos dos sistemas de comunicação alternativa/e ou suplementar Picture Communication Symbols. Foram realizadas receitas de comidas, visitas externas, painéis explicativos entre outros. Observou-se a necessidade constante de elaboração e inovação de estratégias para ensino destes alunos, assim como a adaptação para os diferentes níveis de dificuldade. A comunicação suplementar e alternativa mostrou-se um recurso de apoio importante para o trabalho educacional, tanto com crianças falantes como com as não-falantes.
 
 
Contato: delibera@marilia.unesp.br
 

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