Código: TCV0263
ANÁLISE PERCEPTIVO-AUDITIVA E VISUAL DOS RECURSOS VOCAIS E GESTUAIS DE CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL |
|
Autores: Daniela Santos, Mara Behlau |
Instituição: CENTRO DE ESTUDOS DA VOZ- CEV |
|
INTRODUÇÃO: A voz e os gestos são aspectos importantes para a comunicação dos políticos durante a campanha eleitoral e, assim sendo, o objetivo do presente estudo é analisar os principais recursos vocais e gestuais utilizados pelos candidatos a deputado federal dos Estados da Bahia, Espirito Santo e São Paulo e comparar esses recursos com o tempo de duração do programa eleitoral. MÉTODO: Foram gravados em fita de vídeo cassete VHS e analisados 137 amostras de fala e imagens de candidatos durante a propaganda eleitoral televisiva, 126 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Os dados analisados na avaliação perceptivo-auditiva foram: pitch (médio, grave ou agudo), loudness, (média, aumentada ou reduzida), velocidade de fala (adequada, aumentada ou reduzida), articulação (precisa ou imprecisa) e pausas (presentes ou ausentes). Nas avaliações visuais foram analisados as expressões corporais e faciais (presentes ou ausentes). As amostras de fala possuíam duração de 4 a 60 segundos, foram também divididas em 3 grupos: tempo menor, de 4\" a 15”; tempo médio, de 16\" a 30” e tempo maior, de 31\" a 60”. RESULTADOS: Na análise perceptivo-auditiva, os deputados apresentaram pitch vocal grave (81,8%), loudness aumentada (52,5%). Quando relacionamos as amostras de fala com o tempo de discurso, observamos que os resultados foram estatisticamente significantes com predomínio de pausas ausentes (55,2%), velocidade de fala aumentada (66,7%), e articulação precisa (78,2%). Na análise visual verificamos a presença de expressão corporal e facial (57,7%). Verificamos também que as expressões faciais foram correspondentes ao conteúdo do discurso (67,6%). CONCLUSÃO: Pode-se concluir que a maioria dos candidatos a deputado federal utilizaram recursos vocais e gestuais similares, com voz grave, intensidade elevada, uso de expressão corporal e facial, sendo que a duração curta da propaganda eleitoral favoreceu o aumento da velocidade de fala, articulação precisa e pausas ausentes. |
|
|
|
Contato: danielasilvasantos@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|