Código: OCL0509
DESEMPENHO DE ESCOLARES EM TAREFAS DE LEITURA E ESCRITA
 
Autores: Clara Brandao de Ávila, Juliana Faleiros Paolucci
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO - UNIFESP/EPM
 
Introdução: Ler e escrever são processos complexos e objetos de pesquisas. O desempenho em tarefas de leitura e escrita pode ser influenciado, dentre outros aspectos, pelas características psicolingüísticas dos itens utilizados nas avaliações. Espera-se que itens de alta freqüência de aparecimento sejam lidos/escritos com maior exatidão que os de baixa freqüência, e estes de maneira significativamente mais correta do que as palavras inventadas (Pinheiro, 1994; Ellis, 1995).

Objetivo: investigar o desempenho na leitura e escrita, segundo o parâmetro de exatidão e a variável psicolingüística familiaridade.

Método: foram avaliados 32 estudantes (meninos e meninas de 09 a 11 anos), da 4ªsérie do Ensino Fundamental, indicados por não apresentarem dificuldades escolares (Comitê de Ética: 0859/04). Passaram na triagem do Processamento Auditivo e foram submetidos a tarefas de leitura e escrita sob ditado da mesma lista de 35 palavras e 24 pseudopalavras. Calculou-se a exatidão pelo número de palavras lidas ou escritas corretamente.

Resultados: A análise estatística mostrou que os escolares escreveram com maior exatidão palavras de alta freqüência (média de acertos=18 itens) e pseudopalavras (média de acertos=16 itens), quando se compararam os resultados desses desempenhos com o observado na escrita das palavras de baixa familiaridade (média de acertos=09 itens), sendo esta diferença significante (p<0.0001).
Quanto à leitura, os escolares leram com maior exatidão palavras de alta (83.33% dos escolares acertou 100%) e baixa freqüência (71% acertou 100%) e menor número de erros quando leram pseudopalavras (8,33% acertou 100%), sendo esta diferença significante (p<0.0001).

Conclusão: As características psicolingüísticas das palavras exerceram influência sobre a média de acerto. As palavras de alta familiaridade tiveram as melhores médias de acertos nas provas de leitura e escrita.
Na leitura, os escolares leram com maior exatidão as palavras de baixa freqüência que as pseudopalavras. Já na escrita, tiveram melhor desempenho com as pseudopalavras que as de baixa freqüência.
 
 
Contato: jfpaolucci@bol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco