Código: TCP1375
A OPINIÃO DE ALUNOS DE FONOAUDIOLOGIA ACERCA DA PRIMEIRA ENTREVISTA DEVOLUTIVA |
|
Autores: Luiz Roberto Vasconcellos Boselli, Célia Maria Giacheti |
Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS/CAMPUS DE MARÍLIA |
|
A entrevista da devolução de informação - na prática clínica ocorre ao final de um processo diagnóstico - é caracterizada como um momento especial, tanto para os que irão receber as informações, como para quem irá fornecer estas informações. O início do período acadêmico teórico-prático, para o aluno do curso de Fonoaudiologia, acontece quando da vivência do Estágio Supervisionado de Avaliação de Linguagem. Nesta etapa de sua aprendizagem o aluno experiencia um acontecimento que acaba sobrecarregado de emoções: é quando, ao término da sua primeira avaliação fonoaudiológica, ele realiza a sua primeira entrevista devolutiva. Pensando neste momento marcante da vida acadêmica fomos a campo para verificar a opinião dos alunos acerca da vivência de sua primeira devolutiva. Participaram desta pesquisa alunos do 3° ano do curso de fonoaudiologia que aceitaram o nosso convite devolvendo o questionário. O número total de participantes somou 88 alunos distribuídos em três turmas: 2002 – 30 alunos; 2003 – 29 alunos; e, 2004 – 29 alunos. Utilizamos um questionário formulado especialmente para esta pesquisa, constituído de uma questão que abordava se o aluno se sentia satisfeito ou insatisfeito com o seu desempenho durante a sua primeira devolutiva; qual alternativa ele relacionava ao sentimento definido; e, finalizava definindo em qual setor deveria investir mais para a vivencia da próxima devolutiva. Todos receberam o questionário logo após o término da entrevista devolutiva e foram orientados para responderam naquele momento. Os resultados mostraram que a maioria significativa dos alunos (N= 80 - 90,91%) optou pela resposta satisfeito com o seu desempenho durante a vivência da primeira devolutiva. A maioria apontou que o sentimento de satisfação está relacionado com as orientações dos docentes e com o envolvimento junto à monitoria e as orientações recebidas. Tanto os alunos satisfeitos como os insatisfeitos revelaram que devem investir no estudo da teoria e na aplicação desta teoria para melhorem o seu desempenho para a próxima entrevista devolutiva. Tudo indica que o aluno que se envolve com o estágio, usufruindo e aproveitando os espaços que estão disponíveis e, associado a esta postura, ele se dedicando ao estudo das teorias, consegue um melhor resultado e com isto consegue perceber e se sentir satisfeito com a execução da sua prática. Entendemos também, que o Estágio Supervisionado de Avaliação da Linguagem, da maneira que está estruturado, corresponde integralmente ao seu objetivo acadêmico. |
|
|
|
Contato: boselli@marilia.unesp.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|