Código: OCV0130
SINTOMAS FISICOS E PSICOLÓGICOS DE STRESS EM PROFESSORAS COM DISFONIA.
 
Autores: Luciana Picanço Pereira, Léslie Piccolotto Ferreira
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
 
Os seres humanos, como condição necessária de adaptação ao meio em que vivem, apresentam reações quando vivenciam situações diferentes das quais estão acostumados. Essas reações caracterizam uma condição nem sempre negativa que chamamos de stress. Levando-se em consideração o papel do professor na sociedade, torna-se muito importante que as professoras, independente do diagnóstico de disfonia, ao serem expostas a tais situações aprendam a lidar com o stress a fim de se tornarem menos vulneráveis a ele. O presente estudo teve como objetivo avaliar a freqüência dos sintomas físicos e psicológicos de stress em professoras com alteração vocal de escolas do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado foi o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) que consiste em três partes: a primeira composta por doze itens de sintomas físicos e três de sintomas psicológicos, referentes as ultimas 24 horas; a segunda composta por doze itens de sintomas físicos e cinco de sintomas psicológicos, referentes a última semana; e a terceira, composta por doze itens de sintomas físicos e onze de sintomas psicológicos e se refere ao ultimo mês. Participaram do estudo 21 professoras com disfonia e foram identificados os sintomas físicos e psicológicos mais freqüentes e os menos freqüentes. Os sintomas físicos mais apresentados foram os relacionados ao cansaço constante, problemas com a memória e mudança de apetite e os sintomas psicológicos mais freqüentes foram relacionados à sensibilidade emotiva excessiva e irritabilidade freqüente sem causa aparente. Os itens com baixa pontuação foram os relacionados ao mal estar generalizado sem causa aparente e o pensar constantemente num só assunto. Esses resultados indicam a necessidade de se avaliar a qualidade de vida dessas professoras e como os sintomas referidos influenciam na relação professor/aluno, além de auxiliarem os fonoaudiólogos na implantação de ações de promoção de saúde.
 
 
Contato: picancolp@yahoo.com.br
 

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