Código: OCL1449
CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO EM ATENÇÃO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL |
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Autores: Michela Cristina de Souza, Simone Aparecida Capellini |
Instituição: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS – UNESP/ MARÍLIA |
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As crianças com atraso mental apresentam dificuldades referentes à capacidade para elaborar a informação necessária para aprendizagem de leitura e escrita e resolução de problema, bem como dificuldade na capacidade de generalizar o aprendido. Nestas crianças parece que seus problemas de atenção e memória devem-se a uma falta de conscientização em relação às exigências da tarefa e às estratégias que devem ser colocadas em prática para resolvê-las. O presente estudo tem como objetivo caracterizar o desempenho em atenção, consciência fonológica, leitura e escrita em crianças com deficiência mental. Participaram do estudo 20 crianças de 8 a 12 anos de idade distribuídos em dois grupos: Grupo I (GI), composto por 10 escolares com deficiência mental limítrofe de ambos os sexos, que freqüentam escolas municipais de ensino fundamental e Grupo II (GII), composto por 10 escolares com bom desempenho escolar, pareados segundo idade e escolaridade com o GI. Como procedimentos foram aplicadas a prova de consciência fonológica, a prova de leitura e escrita de palavras e pseudo-palavras, o teste de nomeação automática rápida e o roteiro de investigação da atenção, após a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante para a consciência fonológica, tempo de atenção, leitura e escrita indicando desempenho superior dos escolares do GII em relação ao GI. As crianças do GI apresentaram alteradas habilidades de acesso e recuperação de palavras isoladas evidenciando dificuldade quanto ao uso de mecanismos fonológicos e de memória de trabalho quando comparados as crianças do GII. Com base nestes achados, concluímos que as crianças com deficiência mental deste estudo apresentaram tempo de atenção abaixo do esperado para idade e escolaridade e dissociação no uso de rotas de processamento da informação que comprometem o uso de habilidades fonológicas e lexicais para o desenvolvimento da leitura e escrita.
APOIO: FAPESP |
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Contato: mi_tchela@yahoo.com.br |
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