Código: OEL0526
LINGUAGEM E PROCESSAMENTO AUDITIVO: UMA INTERVENÇÃO CLÍNICA DE NATUREZA DISCURSIVA
 
Autores: Andréa Pizani, Patrícia Prado Calheta
Instituição: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
 
O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso vinculado ao Estágio Supervisionado em Terapia Fonoaudiológica. O sujeito B.F.S., 7 anos, apresentou como queixa: “ O B. fala enrolado.” (sic mãe). Foi constatada a seguinte hipótese: ”Dificuldade de linguagem oral, caracterizada por alterações lexicais, sintáticas e articulatórias, baixo grau de letramento e alteração do processamento auditivo de grau severo bilateral dos tipos codificação e decodificação, englobando alteração nas habilidades: figura-fundo para sons verbais e não verbais e atenção seletiva (SSW: OD 25% OE 32,5%, PSI: etapa monótica f/r-10 OD e OE: 60%)” (sic relatório). O atendimento clínico teve início em Agosto de 2004. O objetivo deste estudo é demonstrar os avanços obtidos com base em uma intervenção de natureza sócio-discursiva-enunciativa, buscando ressignificar a linguagem por meio das noções de situação de produção qualitativa, história de letramento, gêneros discursivos, processos dialógicos, modo de participação, zona proximal de desenvolvimento e internalização. Vale ressaltar que as pesquisas focadas no tratamento de sujeitos com alteração no processamento auditivo evidenciam, majoritariamente, a utilização de técnicas centradas no treinamento auditivo formal e informal. Destacamos que as atividades terapêuticas desenvolvidas buscaram retratar situações contextualizadas de uso significativo da linguagem, priorizando o trabalho com base nos conhecimentos já internalizados e em processo de apropriação pela criança. Após 7 meses de tratamento, constatamos que a linguagem de B apresentou significativa melhora, não apenas em relação às questões articulatórias, mas também no que diz respeito ao modo de participação nas relações de interlocução. Corroborando tais avanços, obteve-se como resultado de um novo exame do processamento auditivo: ”Alteração de grau moderado bilateral, do tipo decodificação e organização. Habilidades alteradas: figura-fundo para sons verbais, memória para sons seqüenciais e ordenação temporal (SSW OD 75% OE 50%, memória seqüencial verbal 0/3)”. Para concluirmos, destacamos que tais achados evidenciam a eficácia de uma intervenção de natureza sócio-discursiva-enunciativa.
 
 
Contato: patricia.calheta@metodista.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco