ESTUDO DE CASO – AFASIA |
Letícia Lessa Mansur
Apresentador(a) de Caso |
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O estudo de casos é um método de valor amplamente reconhecido, na área de neuropsicologia e neurolingüística. Permite a análise de fatores e processos, no desempenho de determinada função, subjacentes à expressão do problema. Auxilia o entendimento da interação de fatores relacionados ao problema de linguagem e outros aspectos cognitivos e propicia, dessa forma, importante chave para a terapia fonoaudiológica.
A classificação de distúrbios de linguagem decorrentes de acidentes vasculares encefálicos, em síndromes afásicas, tem merecido inúmeras críticas, pois os critérios de inclusão não levam em conta fatores, como mudanças de apresentação do quadro após a fase aguda, compensações e particularidades de apresentação. As alterações cognitivas e de linguagem decorrentes de acometimentos em áreas corticais eloqüentes são muito heterogêneas, constituindo mosaicos sindrômicos complexos. Isso se aplica à afasia de Broca, quando acompanhada de apraxia de fala e disartria. Nesses casos, a apraxia de fala pode trazer importantes alterações para a produção da linguagem. Por outro lado, os distúrbios ártricos mesclam-se aos práxicos compondo um intrincado de agravantes do déficit afásico.
Este estudo relata o caso de M.R.A.B, gênero feminino, 60 anos, 6 anos de escolaridade, que há 7 anos foi acometida por acidente vascular isquêmico em região cortico-subcortical, fronto-temporo- parietal esquerdo em decorrência de doença oclusiva da artéria carótida esquerda. O diagnostico fonoaudiológico foi afasia de Broca, com disartria leve e apraxia de fala moderada.
O objetivo deste estudo foi apresentar as possibilidades de comunicação da paciente e discutir as avaliações de linguagem e neuropsicológica. Buscou-se além da caracterização dos achados, discriminar manifestações afásicas, apráxicas e disártricas, assim como a interação desses fatores com outras alterações cognitivas e o impacto na funcionalidade.
O detalhamento das manifestações permitiu propor terapia fonoaudiológica com base em princípios de aprendizado. Duas vertentes foram eleitas: a reabilitação do déficit práxico, de alterações afásicas e otimização de compensações.
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Contato: lmansura.ops@zaz.com.br |
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