Código: TEV0572
AJUSTES LARÍNGEOS E VOCAIS DE UM CONTRATENOR: RELATO DE CASO |
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Autores: Luciane Carrillo , Renata Rangel Azevedo, Luis Cantoni |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO |
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Introdução: No canto lírico, a voz tem mais importância que as palavras, o som produzido é fundamentalmente importante, muitas vezes, em detrimento à articulação dos sons e da compreensão das palavras pelo público. As técnicas do canto lírico exigem uma série de adaptações dos sistemas neurológicos, respiratório, da atividade da musculatura intrínseca e extrínseca da laringe, da vibração das pregas vocais, do trato vocal (ressonância) e da postura, que podem ser consideradas de certo modo anti-naturais e anti-fisiológicas, por não corresponderem ao mecanismo comumente empregado na fala coloquial ou no canto popular. Objetivo: demonstrar os ajustes laríngeos e as características vocais de um contratenor. Material e Método: um cantor lírico com classificação de contratenor, sexo masculino, 28 anos. Foi realizada avaliação da voz cantada e falada do cantor, além da gravação da voz, para análise acústica. O cantor foi submetido ao exame de nasofibroscopia para avaliação funcional do canto. Resultados: A frequência fundamental (F0) na voz falada está ao redor de 145 Hz. O TMF está aumentado. Na avaliação fonoaudiológica referente ao canto, pode-se observar na avaliação perceptivo-auditiva presença de vibrato, pitch agudo, variação de loudness, ora diminuída, ora extremamente forte (recursos para aumentar a expressividade). Na análise acústica, observou-se F0 ao redor de 716 Hz, chegando a 823 Hz nos trechos de padrão forte. Quanto ao traçado espectrográfico observou-se vibratos regulares e estáveis com mesma amplitude e sem quebra de frequência, tanto em trechos de alta intensidade quanto em trechos mais suaves. Na nasofibroscopia, durante o canto foi observada fonação glótica e supraglótica com constrição circular e anteroposterior intensa, sugestivo de tensão do músculo cricofaríngeo e pregas vestibulares. Conclusão: Durante o canto de um trecho de uma ópera por um contratenor, foram observadas constrição mediana e anteroposterior, que sugerem um padrão tenso de emissão. |
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Contato: lucianecarrillo@hotmail.com |
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