Código: TCT1253
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL – CALL CENTER |
|
Autores: Aldilene Rissato Adorno Guirau, Ana Elisa Moreira Ferreira, Ana Leia Safro Berenstein, Juliana Algodoal, Juliana Perez, Renata Garcia Alloza, Riva B. W. Salzstein, Sandra Oliveira, Sílvia Renata Marques Salomão, Vera Cecília Gelardi |
Instituição: COMITÊ DE TELEMARKETING - SBFA |
|
Introdução. Este estudo é fruto de reflexões de um grupo de fonoaudiólogos que se reúne freqüentemente para discutir a Comunicação Profissional com enfoque no operador de telemarketing.
“Telemarketing pode ser definido como qualquer atividade, interativa ou não, desenvolvida através do sistema de telemática - voz, dados, imagem, multimídia de característica ativa ou receptiva, objetivando ações de comunicação e gerenciamento de informações dentro do escopo de marketing” (Revista Teleserviços, 2000/2001).
A Fonoaudiologia atua neste cenário, especialmente aprimorando a habilidade comunicativa do profissional. A comunicação entre as pessoas é a atenção principal, traduzido no uso que os profissionais fazem de seus recursos comunicativos: voz, fala, linguagem oral e escrita e audição. É fundamental uma abordagem multidisciplinar; são parceiros de trabalho do fonoaudiólogo: ergonomistas, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, engenheiros de saúde e segurança do trabalho.
Metodologia. Foi elaborado um documento que apresenta a inserção do fonoaudiólogo no relacionamento com a empresa, com o intuito de atender as necessidades relacionadas à saúde ou ao aprimoramento da comunicação desses profissionais, considerando também a importância e desse segmento dentro das organizações. Apresenta-se o contexto atual em que se encontra esse segmento e o crescimento da Fonoaudiologia como área prestadora de serviços. São descritas várias ações, desde o reconhecimento e levantamento de necessidades para iniciar e contextualizar o trabalho fonoaudiológico, passando pela seleção dos profissionais que atuam nessa área, treinamento e aprimoramento, manutenção e acompanhamento das equipes e outras ações que envolvem saúde e qualidade de vida que podem ocorrer isoladamente ou fazer parte de Programas de Prevenção e Promoção da Saúde Fonoaudiológica nas empresas.
Conclusão. Finalizamos um material rico e inovador para a Fonoaudiologia, escrito por várias mãos, procurando manter a colaboração de todos os participantes para que pudesse enriquecer e esclarecer a entrada ou a continuidade da atuação de colegas fonoaudiólogos de todo o Brasil. |
|
|
|
Contato: aldilene@terra.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|