Código: OCL1250
“PERFIL DA RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL DE UM GRUPO DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO” |
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Autores: Sarah Nayumi Nishihira, Gislene Inoue Vieira, Vivian Alvina de Camargo Frias, Eliane Bragatto, Brasilia Maria Chiari |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA |
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Introdução: A linguagem oral é composta pelos processos de emissão e recepção oral. Ambos são importantes para a aprendizagem e a alfabetização sua integridade, permite à criança que durante a alfabetização ocorra a adequada associação fonema-grafema.
Objetivo: Com o intuito de traçar o perfil das principais dificuldades encontradas na recepção e produção oral de crianças da quarta série do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de São Paulo, foram aplicados alguns testes da “Bateria de Recepção e Produção da Linguagem Verbal” (Cabral, 2003), a qual é composta por duas áreas: Produção e Recepção Oral; Leitura e Escrita.
Método: A casuística foi composta por 20 crianças (10 meninos e 10 meninas) escolhidas de forma aleatória (sorteio), com idade entre 10 e 15 anos.
A aplicação dos testes consistiu na apresentação de cartelas, nas quais o indivíduo aponta ou nomeia as figuras (teste 1.1,1.2,2.1 e 2.2), organiza figuras e conta uma história referente à mesma (teste 3) e reconta uma história anteriormente narrada (teste 4). Quando havia exigência de resposta oral, houve gravação em fita cassete e posteriormente transcrição.
Resultados: Os resultados foram analisados segundo seus valores absolutos e relativos, seguindo critérios adotados de acordo com a Bateria. Assim houve 94,95% de acertos no teste 1.1; 92% de acertos no teste 1.2; 99,12% de acertos no teste 2.1 e 84% de acertos no teste 2.2. Quanto ao teste 3, temos 80% de histórias ordenadas corretamente, 90% coerentes e 40% recontadas de forma completa. No teste 4, 20% não recontaram nenhum item da história e 10% a recontaram incompletamente.
Conclusão: Os resultados preliminares mostram que as crianças apresentam um melhor desempenho nas provas de recepção e produção oral de palavras isoladas e/ou frases simples e pior naquelas envolvendo habilidade de ordenação temporal, sejam elas de elaboração ou reconto de narrativa. |
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Contato: sarah_nayumi@yahoo.com.br |
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