Código: OCL1455
CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO COMUNICATIVO EM INDIVÍDUOS COM PARALISIA CEREBRAL |
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Autores: Luciana Paula Maximino De Vitto, Juliana Claro Rouston, Dionísia Aparecida Cusin Lamônica |
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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Além das alterações previstas inicialmente na paralisia cerebral, é muito provável o aparecimento de problemas secundários que são influenciados pela maturação neurológica do indivíduo e pela relação que o mesmo estabelece com seu meio. Com o presente estudo foi possível caracterizar o desempenho comunicativo de indivíduos com diferentes tipos de paralisia cerebral, além de aprimorar o processo de reabilitação e de orientação desta população. A amostra foi constituída de vinte indivíduos de ambos os gêneros, com idade cronológica entre três e dez anos e diagnóstico de paralisia cerebral confirmado via laudo médico. Após aprovação do trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da APAE – Bauru, os familiares responsáveis pelas crianças participantes responderam a um protocolo de anamnese. A avaliação fonoaudiológica englobou a análise clínica e a aplicação do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody e o Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas. O diagnóstico fonoaudiológico definido para cada indivíduo baseou-se na análise dos dados obtidos após as avaliações A anamnese realizada revelou a presença de histórico de prematuridade em 80% dos indivíduos. Os resultados obtidos nas avaliações clínicas e formais evidenciaram que o diagnóstico de distúrbio de linguagem estava presente em 65% da amostra pesquisada. Nos casos deste estudo em que o quadro motor era mais grave, maiores foram os prejuízos encontrados quanto suas habilidades comunicativas. Comparando os dados da avaliação clínica com o Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas (ITPA), observou-se que todos os indivíduos sem alterações de linguagem apresentaram comprometimento na maioria dos subtestes pertencentes ao ITPA, evidenciando alteração nas habilidades perceptivas auditivas e visuais. Portanto, não apenas o desenvolvimento motor, mas também os processos perceptivos visuais e auditivos influenciaram no desenvolvimento das habilidades comunicativas e lingüísticas dos indivíduos com paralisia cerebral pesquisados. |
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Contato: lupvitto@uol.com.br |
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