Código: TCL0160
HABILIDADES FONOLÓGICAS – PERFIL DE ALUNOS DE PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
Autores: Alessandra de Carvalho Viudes Chorro, Simone Aparecida Lopes-herrera
Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP
 
Para a aprendizagem da leitura e escrita, o indivíduo necessita adquirir e desenvolver a consciência fonológica, que é uma competência metalingüística que possibilita o acesso consciente ao nível fonológico da fala. O presente trabalho teve como finalidade fornecer dados sobre os aspectos fonológicos em 70 crianças de 6 a 8 anos que cursavam a primeira série do ensino fundamental no município de Ipiguá (interior de SP) no ano de 2004. O teste “perfil de habilidades fonológicas” foi aplicado nestas crianças, incluído os itens sobre análise, adição, segmentação, subtração, substituição, rima, rima seqüencial, reversão silábica e imagem articulatória. Posteriormente, os dados foram comparados aos valores pré-estabelecidos. Das crianças com seis anos de idade (35), apenas 40% (14) apresentaram o desempenho esperado para a faixa etária. O desempenho das crianças com sete anos de idade (32) foi ainda menos satisfatório, sendo que aproximadamente 6% (2) apresentaram desempenho satisfatório para a idade. Das crianças com oito anos de idade (3), todas apresentaram desempenho insatisfatório. Chegou-se à conclusão de que as crianças avaliadas apresentavam dificuldades expressivas em suas habilidades fonológicas, o que poderia afetar o desempenho escolar de forma significativa. A partir destes dados, foi proposta uma intervenção aos diretores das instituições de ensino que tiveram suas crianças avaliadas.
 
 
Contato: lopesimone@hotmail.com
 

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