Código: OEL1615
UTILIZAÇÃO DE REGRAS ORTOGRÁFICAS DOS MORFEMAS GRAMATICAIS
 
Autores: Viviany Andrea Meireles Alves, Tarciana Karla de Amorim Oliveira , Denise Costa Menezes
Instituição: UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO
 
Introdução: o presente estudo propôs investigar a utilização de regras ortográficas pelos adolescentes surdos. Foi observado o nível de consciência dos participantes sobre os processos de formação das palavras em português na modalidade escrita e se os mesmos percebiam a semelhança entre os pares de grafias que continham os contextos de alguns morfemas gramaticais. Verificou também o nível de respostas, que eles utilizaram para justificar as semelhanças das palavras aplicadas. Metodologia: Participaram desta pesquisa 26 adolescentes surdos cursando de 5ª a 8 ª série do ensino fundamental. A coleta foi realizada individualmente. As respostas dos participantes foram gravadas em vídeo para viabilizar a transcrição e análise das respostas. A comunicação com os surdos foi realizada através de um interprete da LIBRAS. Após a assinatura do termo de consentimento e livre esclarecido. Foi apresentado para cada participante uma lista de palavras que contenham os contextos dos morfemas gramaticais {EZA e ESA; EZ e ÊS; ICE e SSE; ENSE; OSO(A); AÇO(A)}. Nesta lista as palavras estavam organizadas em pares de grafias escritas corretamente. O participante deveria relatar qual a semelhança percebida entre os pares de palavras e, em seguida, apresentar uma explicação para essa semelhança. O projeto foi aprovado pelo comitê da Universidade Católica de Pernambuco processo número CEP 021/ 2004. Resultados e conclusão: Através desta pesquisa constata-se de forma geral, que a maioria dos participantes soube identificar de forma correta a semelhança existente entre os pares de grafia apresentados. Porém, em relação a justificativa nenhum participante soube responder de forma adequada. Isso pode mostrar que o conhecimento morfossintático desses participantes está muito precário. Já que eles utilizam as palavras do português, entretanto não sabem relacionar a origem da escrita entre as palavras.
 
 
Contato: vivianymeireles@ig.com.br
 

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