Código: OSV0389
INCIDÊNCIA DE DISFONIAS EM UMA CIDADE INDUSTRIAL
 
Autores: Érica Couto Brandão, Hortência Martins de Castro, Paulo Sérgio Carneiro Miranda, Vanessa Pesarini
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
1)Introdução

“Disfonia é um distúrbio da comunicação oral, na qual a voz não consegue cumprir seu papel básico de transmissão da mensagem verbal e emocional de um indivíduo. Uma disfonia representa toda e qualquer e dificuldade ou alteração na emissão vocal”. (Behlau & Pontes, 1995).

Constatou-se que a maior causa de problemas vocais em professores são disfonias funcionais e organofuncionais. Há maior risco de ocorrência das disfonias nesses grupos profissionais, embora a prevalência e incidência sejam extremamente variáveis, entre 3 e 90%.

1.1)Finalidade

Conhecer a freqüência desta alteração e intervir na sua prevenção.

2) Objetivo

Pesquisar a incidência de problemas vocais em Ipatinga, cidade industrial do interior de Minas Gerais.

3) Métodos

A pesquisa foi realizada com 30 professores, dos quais 22 responderam (70%), através de um questionário contendo 34 questões abordando aspectos como idade, sexo, tempo de docência, diagnóstico de problemas nas pregas vocais, problemas respiratórios, características do ambiente de trabalho, hábitos, sinais e sintomas que podem ser indicativos de problemas vocais.

4) Resultados

36,4% já tiveram diagnóstico de problemas nas pregas vocais. Com relação aos hábitos pessoais 86,7% fazem refeição à noite; 59,1% possuem o hábito de falar alto e/ou gritar e apenas 36,4% destes tomam algum cuidado com a sua voz.

50% apresentam pigarro; 63,6% relatam que se sentem constantemente estressados; 50% apresentam cansaço ou esforço ao falar; 59,1% apresentam rouquidão constantemente.

86,7% relatam que o ambiente de trabalho é ruidoso; 81,8% reclamam de excesso de poeira, fumaça ou pó de giz.

5) Conclusão

Observou-se um alto índice de problemas vocais (36,4%), em Ipatinga, que poderia relacionar-se ao fato de esta ser uma cidade industrial, apresentando um maior índice de poluição (81,8% reclamam de excesso de poeira e fumaça).
 
 
Contato: hortecastro@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco