Código: OEL1052
A EFICÁCIA DA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL DO PORTADOR DA SEQüêNCIA DE MöEBIUS – UM ESTUDO DE CASO.
 
Autores: Camila Mello Sant´ana, Lêda Maria de Oliveira, Marineide Batista Gonçalves, Nair Fernandes
Instituição: UVV UNIVERSIDADE DE VILA VELHA
 
Os recursos tecnológicos na área da saúde tem garantido a sobrevivência de recém -nato de alto risco. Nos deparamos cada vez mais com recém natos que apresentam patologias diferenciadas, inclusive com síndromes.
Segundo Marchesan, 2004, a Seqüência de Möebius é decorrente da paralisia ou paresia normalmente bilateral no Nervo Facial, VII par devido à ausência total ou parcial do núcleo, é caracterizada por produzir face em máscara ou falta de expressão facial, inabilidade para sorrir, hipoplasia de mandíbula e de maxila, sialorréia, palato alto e estreito, língua pequena e mal formada, alterações de dentes, problemas auditivos, mal formações de extremidades, miopatia primária, retardo mental muitas vezes acompanhados por anomalias de outros pares de nervos cranianos (Abducentes – IV par e Hipoglosso-XII).
Essas características podem impossibilitar o desenvolvimento global da criança e especificamente a comunicação, pois impede a interação com o meio no qual está inserido.
Visando propiciar o desenvolvimento biopsicosocial, descrevemos o estudo do caso de um neonato, denominado K, nascido em Julho de 2004 , com a Seqüência de Möebius que se encontra em acompanhamento na Policlínica do Centro Universitário Vila Velha-ES desde o primeiro mês de vida. Avaliado no Setor de Audiologia Clínica não falhou nas Emissões Otoacústicas Transientes e Produto de Distorção, foi encaminhado para o setor de Linguagem, Iniciamos a estimulação precocemente das estruturas oromiofuncionais e das habilidades comunicativas, motoras, sociais, cognitivas através de atividades dinâmicas favorecendo o desenvolvimento global de K.
K iniciou vocalização aos seis meses, balbucio aos oito, aos dez meses pronuncia mamamama, permitindo significação do interlocutor, possibilitando a dinâmica da língua e o inicio da linguagem verbal. É estimulado semanalmente, a família é orientada a cada encontro com o intuito de dar continuidade a estimulação em casa.
Concluímos ser a estimulação o meio que interligará a criança com necessidades especiais no mundo que está inserida, adequando o seu desenvolvimento inicialmente atrasado, ao esperado para a idade dos ditos normais.
 
 
Contato: nair.fernandes@globo.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco