Código: OCT1658
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE RECEPCIONISTAS/ TELEFONISTAS, VENDEDORES E OPERADORES DE TELEMARKETING DE EMPRESAS DO RECIFE-PE |
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Autores: Carla Maria Cavalcanti Padilha de Brito, Jamile Meira de Vasconcelos, Gabriella Morais Duarte |
Instituição: VERBALIZE |
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Qualidade de vida é estar em equilíbrio. É um conceito de totalidade que engloba os aspectos mentais, físicos e emocionais. Este estudo teve como objetivo avaliar em profissionais de empresas do Recife-PE a qualidade de vida no domínio físico, psicológico, das relações sociais, meio-ambiente e vocal. Participaram 40 profissionais dentre eles: recepcionistas/telefonistas, vendedores e operadores de telemarketing. Como instrumento de coleta foram utilizados dois protocolos: a versão em português do WHOQOL – BREVE, instrumento de avaliação de Qualidade de Vida da OMS (Organização Mundial de Saúde) e o QVV (qualidade de vida e voz) protocolo adaptado por Mara Behlau. Do grupo estudado, 82% eram do sexo feminino, idade média de 29 anos, segundo grau completo (67%), 52,5% afirmaram ter “boa” qualidade de vida. Em relação à satisfação com a saúde apenas 15% estavam “muito satisfeitos”. Auto-avaliação de suas vozes, a grande maioria (45%) referiu ter uma voz “razoável”. Em relação à qualidade de vida e voz, os telefonistas/recepcionistas afirmaram que a voz não é um problema, para 17% dos operadores de telemarketing a voz é um problema e para os vendedores este percentual aumentou (27%). Com relação ao domínio físico, os operadores de telemarketing apresentaram maior comprometimento. Na avaliação do aspecto psicológico, telefonistas/recepcionistas souberam lidar “muito bem” com estes aspectos (11%). Vendedores (45%) foram os que melhor se relacionaram com a qualidade de vida e relações sociais. Qualidade de vida e meio-ambiente, telefonistas/recepcionistas foram os que se apresentaram melhor neste domínio (33%). Pode-se concluir que os vendedores referem maior problema em relação à qualidade de vida e voz, seguidos dos operadores de telemarketing, sendo estes profissionais quem apresentaram pior qualidade de vida em grande parte dos aspectos estudados. Concluímos que é importante a participação da Fonoaudiologia nos programas de qualidade de vida das empresas. |
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Contato: carlapbrito@yahoo.com.br |
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