Código: TCL0338
A COERÊNCIA TEXTUAL EM PRODUÇÕES DE SUJEITOS SURDOS
 
Autores: Monique Neves Garcia, Úrsula Maria De Araújo Silva Gusmão
Instituição: UFPE-UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
 
A relação entre a linguagem e a escrita se dá à medida que quanto maior for a base lingüística do indivíduo, maior será sua facilidade para desenvolver a língua escrita. (Cárnio, Couto e Liching, 2000).
Os indivíduos surdos acessam a informação escrita diferentemente dos ouvintes (devido à privação sensorial), percebe-se que estes indivíduos apresentam uma grande resistência à escrita e à leitura, para muitos surdos, o português escrito é aprendido como uma segunda língua, sujeita aos erros e dificuldades na aprendizagem de qualquer outra língua não natural.
O objetivo do estudo foi descrever a estrutura da linguagem escrita de sujeitos surdos, no que se refere ao aspecto da coerência de suas produções.
Fizeram parte do estudo, vinte sujeitos com deficiência auditiva de graus entre severo a profundo, com idades de 16 a 21 anos, de sexo masculino e feminino, matriculados em instituições de ensino públicas, classe especial do ensino fundamental II que utiliza a abordagem bilíngüe. Os dados foram coletados por meio da apresentação de uma fita de vídeo em Língua de Sinais: O Verbo em Português e em LIBRAS. Após a apresentação da história, os adolescentes tiveram que recontá-la utilizando a modalidade da escrita. Os dados foram analisados a partir da observação da construção escrita dos adolescentes, sobre o aspecto da coerência do material produzido, a partir dos parâmetros de dependência - elementos lingüísticos, conhecimento de mundo, conhecimento compartilhado, inferências, situacionalidade, informatividade, intertextualidade e relevância – segundo Travaglia & Koch (2003).
O estudo concluiu que alguns aspectos de estabelecimento da coerência estão presentes nas produções dos sujeitos surdos, tais como: sentido de continuidade, conhecimento de mundo, conhecimento partilhado, princípio de interpretabilidade, contextualização, e informatividade. No entanto, esses aspectos não são suficientes para que o leitor recupere o sentido do texto, inferindo assim na coerência textual.
 
 
Contato: moniquenevesgarcia@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco