Código: OCL1306
AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA DA LINGUAGEM ORAL EM CRIANÇAS COM EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL.
 
Autores: Fernanda R. Bomfim, Laura Giotto Cavalheiro
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
 
Introdução. A epilepsia é um distúrbio neurológico que pode acometer o lobo temporal. Nesse tipo, podem estar associadas alterações de memória, atenção, audição, linguagem, cognição e aprendizagem. Objetivo. Avaliar e caracterizar o desempenho da linguagem oral em crianças com epilepsia de lobo temporal (ELT). Método. Foram avaliadas 10 crianças, de ambos os sexos, com idade com 6 anos, com diagnóstico neurológico de ELT. Como procedimentos foram realizadas como avaliações: Triagem do Processamento Auditivo (Pereira,1993) e subtestes auditivos do Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas (Santos, 1971 e Bogassian, 1977), Avaliação Fonológica da Criança (Yavas,1992), Prova de Vocabulário (Befi-Lopes, 2000), Resultados. Todas as crianças avaliadas apresentaram alterações nas habilidades de processamento da informação auditiva como memória seqüencial e “closura” auditiva e no processamento fonológico. Porém não foram observadas no vocabulário destas crianças. Conclusão. Dessa forma, pode-se constatar que as crianças com ELT apresentaram distúrbio de linguagem. Além disso, a análise dos resultados possibilitou verificar que as crianças com ELT avaliadas apresentam o uso de outros inputs, além do auditivo, para garantir o aprendizado das habilidades da linguagem oral, como a habilidade semântica que está preservada nestas crianças. A avaliação fonoaudiológica é de fundamental importância para serem efetivadas atividades para o diagnóstico precoce e intervenção necessária a essa população.
 
 
Contato: laufono@uol.com.br
 

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