Código: PDV0067
PROGRAMA FONOAUDIOLÓGICO PARA FORMAÇÃO DE LOCUTORES DE RÁDIO: PROPOSTA E AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA
 
Autores: Soraya Mahmoud Farghaly, Claudia Regina Furquim de Andrade
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FMUSP
 

Esse estudo teve como objetivo propor e avaliar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR), aplicado aos alunos do Curso Profissionalizante de Radialista – Setor Locução do SENAC.

Foi critério de inclusão na pesquisa que os participantes apresentassem triagem negativa para alteração da comunicação oral. Foi considerada triagem negativa a inexistência de déficit nas áreas de articulação; voz; fluência; linguagem; audição; sistema miofuncional oral e variações fonoaudiológicas por utilização de sistemas suplementares de comunicação.

Os procedimentos de pesquisa só foram iniciados após os processos éticos pertinentes: assinatura do Termo de Consentimento Pós-Informação e o parecer com aprovação da Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPesq HCFMUSP nº 571/02). Após os procedimentos éticos pertinentes, os participantes foram divididos em dois grupos, pareados quanto ao sexo e idade. O grupo de Pesquisa (GI) foi constituído por 35 adultos, alunos do curso de locução e o grupo Controle (GII) por 35 adultos, que espontaneamente se disponibilizaram a participar da pesquisa.

Foram realizadas sessões individuais de pré e pós-teste, respectivamente dois dias antes, e dois dias depois da aplicação do PFFLR. Na sessão individual de pré-teste foi aplicado o protocolo de triagem fonoaudiológica, e em seguida coletadas as amostras de voz e de fala, para aplicação dos protocolos específicos. Na sessão individual de pós-teste, foram realizadas novas coletas das amostras de voz e de fala, para aplicação dos mesmos protocolos.

Todas as amostras de voz e de fala coletadas a partir da aplicação dos protocolos, foram gravadas digitalmente. Para essa coleta foi utilizado um gravador digital Sony (MZ R 70), um microfone profissional, electro-condensador, unidirecional, sensitividade – 40 + 2 dB, SK Pró Áudio. Todas as gravações foram realizadas em ambiente silencioso.

Durante a coleta das amostras de voz e de fala, os participantes permaneceram sentados, obedecendo à postura mais comum ao locutor. A extração da freqüência fundamental da voz, foi realizada através da emissão da vogal sustentada /a/, conforme o protocolo de avaliação objetiva da voz. Foi solicitado aos participantes que inspirassem e emitissem a vogal de modo habitual. A vogal /a/ foi escolhida como sinal acústico de voz, segundos os padrões propostos por Russo e Behlau (1993).

Foram realizadas três análises: análise objetiva da voz, através da extração da freqüência fundamental, análise perceptivo-auditiva do uso vocal e análise objetiva da velocidade de fala na leitura. Em razão da grande variabilidade do número de informações e resultados gerados nas análises citadas foi necessária uma análise de confiabilidade. Para a avaliação de fidedignidade das análises realizadas, foi utilizada a validação dos resultados por compatibilização interjuízes.

Para a análise objetiva da voz foi utilizado o programa computadorizado de espectrografia acústica GRAM 5.7. A análise do uso vocal foi realizada a partir da leitura de dois pequenos textos no estilo de notícia e comercial. O uso vocal foi avaliado dentro dos parâmetros de qualidade vocal, ataque vocal, pitch, loudness, ressonância, coordenação pneumo-fono-articulatória, articulação, modulação e ritmo de leitura, conforme o protocolo de avaliação do uso vocal. A avaliação da taxa de velocidade de fala em atividade de leitura, foi realizada pelo cálculo do fluxo de palavras e sílabas por minuto, conforme o protocolo de avaliação da velocidade de fala. As amostras de fala utilizadas para essa análise foram compostas por 200 sílabas fluentes, de acordo com as propostas de Andrade et. al. (2000), obtidas a partir da leitura de dois pequenos textos no estilo de notícia e comercial.

O Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio foi estruturado em 7 módulos com duração de 7 aulas semanais. Esse Programa foi fundamentado na estimulação de 11 aspectos, os quais foram trabalhados seqüencialmente: propriocepção da voz, saúde vocal; ajustes vocais específicos; respiração; articulação; pontuação, inflexão vocal, ênfase, modulação, ritmo de leitura e imagem vocal. A aplicação do Programa é contínua e diária, os participantes são orientados a realizarem, no mínimo, uma vez por dia, os exercícios específicos de cada módulo. Os módulos são evolutivos independentemente do aproveitamento isolado em cada um deles.

A elaboração do PFFLR foi na forma de suporte teórico, material áudio visual e ilustrativo e vivências. O suporte teórico foi composto por referências teóricas baseadas na literatura nacional e internacional. O material áudio-visual e ilustrativo foi composto por recursos facilitadores de som, vídeo, imagens e textos que exemplificaram o suporte teórico. As vivências foram compostas por técnicas fonoaudiológicas, baseadas na literatura, utilizando-se os ajustes vocais necessários no uso da voz profissional para a locução.

O PFFLR foi aplicado para o grupo inteiro, formado por um grupo único de 10 a 15 pessoas. O limite máximo de faltas permitidas durante a aplicação do PFFLR foi de 2 dias, garantindo 75% de presença. Essa medida permitiu maior controle da eficácia do PFFLR, uma vez que 3 dias ausentes implicaria na não realização de 25% do Programa. Nos casos onde foi excedido esse limite, houve a exclusão do participante como sujeito da pesquisa, embora permanecesse como aluno freqüentando as aulas do PFFLR.


Os resultados indicaram que os grupos diferenciaram-se quanto ao uso vocal e à velocidade de fala na leitura. Para aplicação dos testes estatísticos, foi adotado o nível de significância p≤0,05, para todas as análises, tanto para (GI) como para (GII). Níveis inferiores a esse valor foram considerados significantes e representados por *.

Em relação à análise do uso vocal, os grupos diferenciaram-se para os parâmetros de qualidade vocal, loudness, ressonância, coordenação pneumofonoarticulatória, articulação, modulação e ritmo de leitura.

Tabela 1- Caracterização inter-grupos quanto a média de distribuição do uso vocal no pré e pós-teste

Parâmetro
Grupo
N
Média
Significância
Qualidade Vocal
Pré-teste
Grupo I 35 2,57 p = 0,533
Grupo II 35 2,69
Qualidade Vocal
Pós-teste
Grupo I 35 3,0 p = 0,001*
Grupo II 35 2,69
Ataque Vocal
Pré-teste
Grupo I 35 2,83 p = 0,645
Grupo II 35 2,89
Ataque Vocal
Pós-teste
Grupo I 35 3,0 p=0,154
Grupo II 35 2,89
Pitch
Pré-teste
Grupo I 35 2,71 p = 0,235
Grupo II 35 2,89
Pitch
Pós-teste
Grupo I 35 3,0 p = 0,154
Grupo II 35 2,89
Loudness
Pré-teste
Grupo I 35 2,57 p = 0,694
Grupo II 35 2,6
Loudness
Pós-teste
Grupo I 35 3,0 p = 0,006*
Grupo II 35 2,6
Ressonância
Pré-teste
Grupo I 35 1,69 p = 0,015*
Grupo II 35 2,2
Ressonância
Pós-teste
Grupo I 35 2,91 p<0,001*
Grupo II 35 2,2
Coordenação Pneumof.
Pré-teste
Grupo I 35 1,23 p=0,127
Grupo II 35 1,51
Coordenação Pneumof.
Pós-teste
Grupo I 35 2,83 p<0,001*
Grupo II 35 1,51
Articulação
Pré-teste
Grupo I 35 2,6 p=0,572
Grupo II 35 2,49
Articulação
Pós-teste
Grupo I 35 3,0 p=0,001*
Grupo II 35 2,49
Modulação
Pré-teste
Grupo I 35 1,34 p=0,136
Grupo II 35 1,11
Modulação
Pós-teste
Grupo I 35 2,77 p<0,001*
Grupo II 35 1,11
Ritmo de Leitura
Pré-teste
Grupo I 35 1,4 p=0,760
Grupo II 35 1,34
Ritmo de Leitura
Pós-teste
Grupo I 35 2,89 p<0,001*
Grupo II 35 1,34

Quanto à análise da velocidade de fala, os grupos diferenciaram-se tanto para o número de palavras/minuto como de sílabas/minuto.

Tabela 2– Caracterização intrer-grupos quanto a média de distribuição da velocidade de fala em leitura de notícia e comercial no pré e pós-teste

Parâmetro Grupo N Média Desvio-Padrão Significância
Notícia Pal/min
Pré-teste
Grupo I 35 155,42 14,65 p = 0,285
Grupo II 35 151,14 18,39

Notícia Pal/min Pós-Teste

Grupo I 35 164,32 12,0 p < 0,001*
Grupo II 35 150,47 17,74
Notícia Sil/min
Pré-teste
Grupo I 35 343,0 32,24 p = 0,289
Grupo II 35 333,70 40,13
Notícia Sil/min
Pós-teste
Grupo I 35 361,36 26,12 p< 0,001*
Grupo II 35 331,60 38,67
Comercial Pal/min Pré-teste Grupo I 35 136,46 12,22 p = 0,254
Grupo II 35 132,34 17,29
Comercial Pal/min Pós-teste Grupo I 35 141,19 10,46 p = 0,009*
Grupo II 35 131,54 18,26
Comercial Sil/min Pré-teste Grupo I 35 323,69 28,67 p = 0,248
Grupo II 35 313,78 41,38
Comercial Sil/min Pós-teste Grupo I 35 336,21 24,73 p = 0,003*
Grupo II 35 309,66 43,97

Em relação à análise objetiva da voz, para o grupo de pesquisa houve diferenças entre o pré e pós-aplicação do PFFLR, com redução da freqüência fundamental.

Tabela 3 – Caracterização intra-grupo (GI) quanto a média de distribuição da freqüência fundamental da voz (F0) no pré e pós-teste

Parâmetro Média N Desvio-Padrão Significância
F0 Pré-teste 144,23 35 43,73 p = 0,041*
F0 Pós-teste 138,86 35 43,21

Os resultados indicam que o PFFLR foi eficaz na sua proposta, e os parâmetros que indicaram diferenças significantes são aqueles específicos para a boa locução, devendo ser contemplados no trabalho fonoaudiológico com locutores de rádio. A aplicação do PFFLR também permitiu concluir que há falta de parâmetros que garantam qual intervalo de variação deva ser considerado significativo para a redução da freqüência fundamental, assim como há falta de valores referência da velocidade de fala em atividade de leitura para adultos de uma maneira geral, e específicos para a atividade do locutor.

 
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Contato: soraya.m.f@terra.com.br
 

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