Código: OCS1322
DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM PROGRAMA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO
 
Autores: Maria Silvia Cárnio, Diná Olivetti Carvalho Hubig, Soraia Romano- Soares, Daniele Dos Santos, Taís Ciboto, Marília Barbieri Pereira, Vânia de Oliveira Gonzalez, Olavo Panseri, Karla Patrícia Costa
Instituição: PROGRAMA ESCOLA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP
 
Práticas de letramento estão sendo utilizadas também em situação social de uso formal para melhorar o desempenho na aquisição da escrita de escolares (Marcuschi, 2003). O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho em provas de letramento de um grupo de alunos antes e depois da aplicação de um programa de práticas de letramento formal (G1) com outro que não recebeu essas práticas direcionadas (G2). Participaram desta pesquisa alunos de 1ªs e 2ªs séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual (SP). Para esta análise foram selecionados aleatoriamente 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 6 e 9 anos. Estes foram submetidos a avaliação inicial e final das habilidades envolvidas no processo de letramento. No período entre as avaliações, somente os alunos do G1, participaram de práticas de letramento escolarizado. Classificou-se o desempenho nas avaliações como: “muito bom” (75% a 100% de acertos), “bom” (50% a 74%), “razoável” (25% a 49%) ou “ruim” (abaixo de 25%). Em todas as provas houve evolução do G1 quando realizada comparação entre as avaliações. As crianças de 1ª série do G1 apresentaram maior evolução, partindo do nível “razoável”, inicialmente, e chegando ao nível “muito bom” na reavaliação. Já no G2, as crianças de 1ª série estavam, na primeira avaliação, no nível “razoável”, e evoluíram menos, chegando a “bom” na reavaliação. As crianças da 2ª série de ambos os grupos mostraram-se melhores inicialmente, sendo que as do G1 já estavam no nível “muito bom” na avaliação e permaneceram nesse patamar na reavaliação. Já os educandos do G2 estavam no nível “bom” na avaliação e não apresentaram mudanças na reavaliação. Assim, conclui-se que as práticas direcionadas de letramento constituem um recurso importante de promoção de linguagem para crianças das séries iniciais do ensino fundamental, sendo uma ferramenta complementar ao trabalho pedagógico tradicional.
 
 
Contato: mscarnio@usp.br
 

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