Código: TCL1467
PERFIL ORTOGRÁFICO DE CRIANÇAS DE 1ª À 4ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PARA DEFICIENTES VISUAIS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE QUE UTILIZAM O SISTEMA BRAILLE
 
Autores: Denise Brandão de Oliveira e Britto, Janaína Lamounier Malaquias Campos , Izabel Cristina Campolina Miranda
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
 
Objetivo: O presente estudo buscou traçar o perfil ortográfico de crianças de 1ª à 4ª série que utilizam o sistema Braille. Métodos: Foram aplicados ditados de palavras, frases e texto em crianças de 1ª à 4ª série do ensino fundamental de uma escola estadual para deficientes visuais da cidade de Belo Horizonte. Após a aplicação dos ditados, estes foram transcritos e analisados. Resultados: Observou-se entre os erros ortográficos cometidos pelos alunos, uma maior freqüência de aparecimento das representações múltiplas, seguidas do apoio na oralidade, em todas as séries analisadas. Já em relação aos tipos de erros menos freqüentes observou-se, na 1ª série a confusão am x ão como o erro menos freqüente; na 2ª série este foi representado pela generalização de regras; na 3ª série as trocas surdas/sonoras foram cometidas uma única vez e não houve a ocorrência de confusão am x ão e, na 4ª série o erro ortográfico classificado como inversão não foi cometido por nenhum aluno. Além disso, pôde-se observar uma diminuição do total de erros ortográficos cometidos pelos alunos com o avanço das séries, sendo tal fato mais significativo quando se compara a quantidade de erros cometidos pelos alunos de 2ª e 3ª série. Conclusão: Concluiu-se que a deficiência visual não é um fator que favorece uma escrita ortograficamente incorreta e, não há uma diferença significativa em relação à freqüência e tipos de erros ortográficos apresentados, quando se compara, crianças deficientes visuais e crianças dotadas de visão.
 
 
Contato: janalmc@yahoo.com.br
 

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