Código: OEM0626
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE DOENÇA MISTA DO TECIDO CONJUNTIVO
 
Autores: Cláudia Guarisi Mendes , Leila Maria de Almeida Mendes, Maria Inês Rehder
Instituição: CEFAC - SP
 
Descrição do quadro. A Doença Mista do Tecido Conjuntivo (DMTC) é auto-imune, de etiologia desconhecida que engloba manifestações clínicas das seguintes doenças reumáticas também auto-imunes: Lúpus Eritematoso Sistêmico(LES), Esclerose Sistêmica (ES) e Polimiosite (PM). Entre os sintomas clínicos da doença são observados: dor e rigidez articular, fraqueza muscular, comprometimento pulmonar, disfagia e comprometimento cutâneo.
O presente estudo relata um caso de DMTC, em paciente do sexo feminino, 50 anos, com queixa de dificuldade para deglutir, tosse, engasgos freqüentes e limitação importante de abertura de boca.
Procedimentos e resultados. Através de avaliação fonoaudiológica e exame videofluoroscópico constatou-se dificuldade na ejeção do bolo alimentar, fraqueza na fase oral e faríngea da deglutição, diminuição da mobilidade de língua e laringe, presença de resíduos na cavidade oral e ocorrência de engasgos e tosse pós deglutição. A paciente apresentava ainda restrição de movimentos musculares na execução de diversas funções envolvendo os órgãos fonoarticulatórios, sensibilidade dolorosa na face, abertura oral máxima 30 mm e sintomas de refluxo gastro-esofágico.
A Fonoterapia foi realizada enfocando exercícios miofuncionais, manipulação dos órgãos fonoarticulatórios, manobras para deglutição e orientações sobre dieta alimentar e postura.
Pós Fonoterapia intensiva observamos melhora em todos os aspectos trabalhados, principalmente quanto à tensão muscular e eficiência da deglutição. Constatamos também melhora significativa na abertura oral, a qual atingiu 40 mm.
Após estabilização do quadro, foi realizado acompanhamento quinzenal visando prevenção de seqüelas fibróticas.
Conclusões. Apesar de raros relatos na literatura de acompanhamento fonoaudiológico na DMTC, constatamos a importância da intervenção terapêutica e preventiva. O trabalho fonoaudiológico proporcionou melhora na fala, na deglutição e na dieta oral, aumentando significativamente a qualidade de vida da paciente.
 
 
Contato: cymarell@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco