Código: OCV0683
ANÁLISE DO PERFIL VOCAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
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Autores: Tais Pichirilli Guilherme Vieira, Kelly Cristina Alves Silverio, Aline Libardi, Claudia Giglio de Oliveira Gonçalves, Daniele Rossi, Regina Zanella Penteado |
Instituição: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP |
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Várias pesquisas na área de voz profissional têm proposto a continuidade de estudos sobre a qualidade de vida e impacto da disfonia no dia-a-dia de diferentes profissionais (FERREIRA, 2002). O objetivo desta pesquisa foi conhecer o perfil vocal dos professores da rede pública de ensino. Fizeram parte deste estudo 42 professores de uma escola da cidade de Piracicaba (SP). Todos os professores foram convidados a participar da pesquisa e assinaram, previamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas entrevistas, por meio de questionário, registro vocal e avaliação otorrinolaringológica. Para a análise perceptual foi utilizada a escala GRBASI (HIRANO, 1981). Na entrevista, 74,4% apresentou queixa vocal, como rouquidão, fraca ou forte intensidade para falar, dor ao falar, falhas na voz, entre outras. Quanto aos sintomas laríngeos, 87% apresentou cansaço ao falar, ardor ou irritação na garganta, sensação de garganta seca/raspando e falta de ar para falar. Na análise perceptual, 90% apresentou alteração do tipo de voz na produção da vogal /ε/ - rouquidão (57%), soprosidade (79%), tensão (52%) e instabilidade (95%) foram as alterações mais encontradas, variando de grau leve a moderado. Na fala espontânea, 86% dos professores apresentou voz alterada, sendo que a rouquidão apareceu em 81% deles. Dos 29 (74,4%) professores que se submeteram à avaliação otorrinolaringológica, 26 (89,7%) apresentaram alteração no exame – fenda glótica, espessamento mucoso, hiperemia e edema de pregas vocais foram alterações mais encontradas, entre outras. Acredita-se que tais alterações podem ser decorrentes do abuso e mau uso vocal praticados pelos professores em sala de aula, e resultantes do uso demandado e freqüente da voz, característica desta classe de trabalhadores – usuários de voz profissional. O estudo demonstra a importância e a necessidade de implantação de propostas fonoaudiológicas com objetivo de prevenção de alterações vocais e de promoção da saúde vocal docente. |
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Contato: taispgv@yahoo.com.br |
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