Código: OCS1508
PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA EMEI: UMA AÇÃO FONOAUDIOLÓGICA
 
Autores: Helenice Yemi Nakamura, Elenir Fedosse, Priscila Mara Ventura Amorim, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima
Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
 
Introdução: Considerando a infância como época privilegiada da vida, quando do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem e demais processos psico-cognitivos, justifica-se uma ação fonoaudiológica voltada à promoção da saúde na educação infantil, por meio de busca ativa, pela inclusão dos vários atores sociais desses universos – infantil e escolar. Objetivo: Caracterizar a população de uma EMEI do interior paulista quanto às condições estruturais e funcionais envolvidas na comunicação humana.
Método: Triagem fonoaudiológica coletiva nas salas de aula com a participação de dicentes/docentes de um curso de Fonoaudiologia e professores da escola. Contato com a escola e encaminhamento para pais/responsáveis do termo de livre consentimento esclarecido e convite sobre a ação fonoaudiológica pretendida. Estratégias: roda de conversa; leitura, comentários e desenhos sobre história infantil; entrevista abordando identificação, endereço e preferências lúdicas; apresentação da orelha em figura ilustrativa, explanação sobre a condução do som e realização de meatoscopias, seguida de triagem de imitância acústica. Lanche e demais atividades: observação das funções estomatognáticas e uso lingüístico. Resultados: Foram triadas 91 crianças, uma apresentou uso restrito da linguagem oral e 17 apresentaram alterações fonoarticulatórias; 16 apresentaram desenhos primitivos e duas desenharam figuras fora do contexto da história lida. Em 16 crianças encontramos cera no conduto; 19 com alterações timpanométricas e ausência de reflexo. Em 36 crianças encontramos alterações de sistema estomatognático. Conclusão: A triagem coletiva mostrou-se valioso instrumento em Fonoaudiologia escolar, uma vez que respeita a natureza institucional em contexto de grupo. Tal proposta necessita ser mais explorada, inclusive, em outras populações. Os achados revelam que há muito que se propor como ação preventiva em Fonoaudiologia em parceria com os funcionários no que se refere ao processo de aquisição e desenvolvimento lingüístico-cognitivo, uso da voz e do sistema estomatognático e cuidados com a audição.
 
 
Contato: hnakamur@fcm.unicamp.br
 

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