Código: OCL1707
COMPREENSÃO DE SENTENÇAS SINTATICAMENTE COMPLEXAS EM CRIANÇAS
 
Autores: Jonia Alves Lucena
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
 
Estudos prévios realizados com indivíduos de diferentes línguas têm demonstrado que o processamento da informação sintática passa por grandes transformações entre os 5 e 8 anos de idade. É neste período que a criança desenvolve o domínio de estruturas sintáticas mais complexas, mostrando-se, inicialmente, bastante susceptível a variações experimentais em tarefas de compreensão de sentenças. Isto é, nesta faixa etária, a criança desenvolve uma habilidade para depender menos de pistas extralinguísticas para usar, cada vez com maior eficiência, as pistas intralinguísticas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da compreensão de sentenças sintaticamente complexas em crianças brasileiras. Para isto participaram 80 crianças com idades entre 5 e 8 anos, com escolaridade que variou entre Jardim III e 2a série do Ensino Fundamental. As crianças foram submetidas a tarefas de compreensão de sentenças sintaticamente complexas que variavam quanto à utilização de pistas semânticas e pragmáticas e que eram apresentadas em duas condições experimentais diferentes: com e sem contexto de história. Os resultados mostraram que as sentenças que foram inseridas em um contexto de história foram sempre mais fáceis de serem compreendidas do que aquelas em que eram apresentadas sem a sua presença. Da mesma forma, as sentenças que continham fortes pistas semânticas e pragmáticas foram mais facilmente interpretadas do que aquelas em que as pistas semânticas e pragmáticas apareciam mais neutralizadas. Esses resultados mostraram a importância de se considerar os aspectos extraproposicionais como fatores determinantes na compreensão de sentenças contendo estruturas complexas. Além disso, foi possível concluir que crianças que compreendem adequadamente sentenças sintaticamente complexas sem a ajuda prioritária das pistas semântico-pragmáticas são crianças que, possivelmente, já atingiram um nível de maturidade lingüística mais elevado.
 
 
Contato: ricjonia@aol.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco