Código: OCF0069
GAGUEIRA: DIFERENTES CONCEPÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS
 
Autores: Viviane de Fátima Pereira, Heline Machado, Polyana Silva de Oliveira
Instituição: UNILUS/CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - SANTOS SP
 
As propostas de atendimento clínico para os casos de gagueira variam muito, sendo que a opção por uma determinada linha teórica não vem necessariamente acompanhada por uma reflexão, por parte do profissional, sobre a repercussão desta na prática.

Objetivo: Analisar a opção teórica de um grupo de fonoaudiólogos no atendimento de sujeitos com gagueira, investigando as vantagens e/ou devantagens apontadas por eles quanto à práxis desenvolvida.

Método: Aplicação de um questionário que serviu de indicador dos compromissos teórico-práticos adotados pelos 29 participantes. O questionário continha quatro questões fechadas e uma questão aberta, delineando dois grupos: A - sujeitos que não fazem atendimento de gagueira e B - sujeitos que atuam em casos de gagueira. Este estudo está de acordo com as Normas Éticas e com o Termo de Consentimento firmado.

Resultados: Para os grupos A e B, o tempo de experiência clínica não foi fator determinante. Dentre os motivos alegados pelo grupo A, a não especialização em gagueira não foi sugerida como impedimento. Para o grupo B, a opção pela linha teórica se dá pela vivência/experiência com a abordagem escolhida, sendo que as pesquisas científicas realizadas na área são tomadas como referência para a definição da escolha teórica. Os profissionais do grupo B1, vinculados à linha Dialética, alegam como vantagens: ser uma clínica voltada para o sujeito da linguagem e não apenas para os aspectos da fala. Os profissionais do grupo B2, vinculados à linha Positivista, enfatizam a possibilidade de mensuração da fala e a verificação da eficácia do tratamento como vantagens dessa opção.

Conclusões: A análise das desvantagens de cada grupo permitiu a constatação de que alguns profissionais fazem confusão entre linhas teóricas, adotando conceitos de ambas na atuação clínica, o que gera incoerência teórica e impasses no tratamento. A atuação clínica é marcada por uma inconsistência epistemológica.
 
 
Contato: clifono@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco