Código: TCD0902
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A INCIDÊNCIA DE QUEIXAS ESPONTÂNEAS, ACHADOS CLÍNICOS E ACHADOS OBJETIVOS DE DISFAGIA EM PACIENTES EM ESTÁGIOS MAIS AVANÇADOS DA DOENÇA DE PARKINSON
 
Autores: Camila Barbosa de Morais, Natasha Braga, Nadja Negreiros, Cristina Lemos Barbosa Fúria
Instituição: CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA (CEFAC-SP) E CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL DE ATENÇÃO Á SAÚDE DO IDOSO (CREASI)
 
Objetivo: relacionar queixas espontâneas com achados clínicos e objetivos de disfagia em pacientes no estágio III da doença de Parkinson, segundo a escala Hoehn e Yahr. Métodos: foram estudados 7 pacientes, sendo 3 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, com média de idade de 76,5 anos, em uso de medicação anti-parkinsoniana. Os pacientes foram sorteados aleatoriamente e submetidos a avaliação neurológica; anamnese e avaliação clínica fonoaudiológica e videoendoscopia da deglutição (VED). Foi avaliada a deglutição de pastoso (5, 10 e 15 ml); líquido (3 e 5 ml) e sólido (1/4 de biscoito). Resultados: Os achados clínicos mais comuns, obtidos através da avaliação funcional da deglutição (considerando presença/ ausência) foram: alteração da mastigação 100%; diminuição de força e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios 100%. Na anamnese dirigida, mais de 50 % dos pacientes referiram necessidade de mudança de consistência alimentar; redução da quantidade de alimento ingerido e perda de peso importante nos últimos anos. Os achados objetivos mais encontrados durante a videoendoscopia da deglutição foram escape tardio e atraso no disparo do reflexo da deglutição. Estes achados estiveram presentes em pelo menos 1 paciente, em todas as consistências e volumes testados. Dos 2 pacientes que apresentaram queixas espontâneas, um apresentou escape precoce e penetração laringotrauqeal para líquido (5ml); penetração laringotraqueal para pastoso (5 e 10 ml); escape tardio, retardo no disparo do reflexo da deglutição e necessidade de mais do que 3 deglutições para conseguir o clearance para pastoso (15 ml); e escape precoce e retardo no disparo do reflexo para sólido; o outro apresentou escape tardio para pastoso (5 ml); escape tardio, penetração e resíduo para pastoso (15 ml); escape precoce e tardio para sólido. Conclusão: Foram encontradas alterações na avaliação clínica e objetiva da deglutição em todos os pacientes estudados, embora menos de 30% tenham apresentado queixas espontâneas.
 
 
Contato: furia@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco