Código: OCT1792
LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES FÍSICAS E AMBIENTAIS DE TELEOPERADORES EM BELO HORIZONTE |
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Autores: Teresa Cristina Moura de Oliveira, Luciana Marques de Freitas, Alena Nazare Soares, Ludimila Kyrath Lobo, Priscilla Nunes Clementino, Raquel Alves Nobre, Tatiana Seabra Lemos |
Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX |
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Introdução: Propiciar uma boa qualidade de vida é um investimento que as empresas de Call Center devem proporcionar aos teleoperadores. O desempenho e a qualidade da comunicação com seus clientes refletem na produtividade da empresa. Alguns aspectos podem influenciar na saúde física deste profissional, especificamente no surgimento das queixas e sintomas vocais, na saúde geral e psíquica.
Objetivo: Analisar as condições físicas e ambientais dos teleoperadores.
Método: A pesquisa foi realizada em duas empresas que oferecem o serviço de Call Center na cidade de Belo Horizonte – MG, que totalizavam 810 teleoperadores receptivos e/ou ativos no quadro de funcionários e que não dispunham de assessoria fonoaudiológica. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2004, por meio da aplicação do protocolo de Avaliação Fonoaudiológica em Situação Ocupacional, constando de questões fechadas, adaptadas aos objetivos do trabalho, que consistiam no histórico profissional e pessoal.
Resultados: Foram entrevistados 32 teleoperadores sendo a maioria do gênero feminino( 84 % - n=26). Através da análise descritiva da distribuição de freqüências simples constatou-se:16% (6) apresentam algum tipo de queixa vocal, sendo que 75% (5)apontaram tê-las com muita freqüência; 84% (26) demonstraram estar satisfeitos com a voz; sinusites (53%) e alergias (31%) foram os distúrbios das vias aéreas mais freqüentes; distúrbios digestivos (22%) e fatores emocionais (16%) foram os distúrbios da saúde geral mais identificados; 38% (12) ingerem café habitualmente e 31% (10) tomam gelado; esforço ao falar (22%) foi o sintoma vocal mais apontado; 81% (26) referiram exposição ao ar condicionado e 31% (10) ao ruído ambiental como principais características do local de trabalho.
Conclusão: Os teleoperadores pesquisados trabalham em condições físicas e ambientais desfavoráveis para o desempenho vocal. A atuação fonoaudiológica nesta população deverá ser uma tentativa rumo à organização de ações preventivas e/ou interceptivas, otimizando o serviço nas empresas. |
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Contato: teresamoura@terra.com.br |
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