Código: TEA1379
AUDIÇÃO E LINGUAGEM EM CRIANÇAS DEFICIENTES AUDITIVAS IMPLANTADAS INSERIDAS EM AMBIENTE ORAL E AMBIENTE BILINGUE |
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Autores: Tatiana Mendes de Melo, Camila Zotelli Monteiro, Maria Cecília Bevilacqua, Adriane Lima Mortari Moret |
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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O implante coclear tem sido indicado para crianças deficientes auditivas de grau severo e/ou profundo, provenientes de famílias ouvintes e fluentes em língua oral. O processo terapêutico destas crianças fundamenta-se nos princípios referentes ao método aurioral. Atualmente, a procura pelo implante coclear também ocorre por pais surdos, fluentes na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que recorrem a este tratamento para oferecer outra realidade para seus filhos. O ambiente destas crianças é bilíngüe, dado pela LIBRAS dos pais e pela linguagem oral dos familiares próximos e fonoaudiólogo. Descrição: o estudo visou acompanhar 2 crianças deficientes auditivas implantadas, filhas de pais deficientes auditivos fluentes na LIBRAS. Procedimento: Comparação das habilidades de audição e da aquisição da linguagem oral em quatro crianças implantadas, sendo 2 inseridas em ambiente oral e 2 em ambiente bilíngüe, pareadas quanto à idade cronológica e o tempo de uso do implante. Resultados: As crianças com maior tempo de uso de implante (07 meses) apresentaram habilidade auditiva de percepção de aspectos suprasegmentais (criança em ambiente oral) e habilidade de reconhecimento de palavras em conjunto fechado (criança em ambiente bilíngüe). Quanto à linguagem a criança em ambiente oral apresentou emissão de palavras isoladas. A criança em ambiente bilíngüe apresentou emissão de frases simples. A dupla de crianças com menor tempo de uso de implante (03 meses) apresentou habilidade auditiva de detecção dos sons da fala (criança em ambiente oral) e habilidade de percepção de aspectos suprasegmentais (criança em ambiente bilíngüe). Ambas as crianças estavam iniciando a emissão de palavras isoladas. Conclusão: As crianças inseridas em ambiente bilíngüe podem se beneficiar do implante coclear, desenvolvendo habilidades auditivas e de linguagem oral similares ou melhores que as crianças inseridas em ambiente oral. Ressalta-se que os benefícios do implante coclear são obtidos a partir de aspectos multifatoriais, e estudos mais aprofundados são necessários. |
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Contato: tati_usp@yahoo.com.br |
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