Código: OCL0090
A INTER-RELAÇÃO DO NARRAR E DO DESENAHR EM CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN |
|
Autores: Jaqueline Brizoto Carafiz, Evani Andreatta Amaral Camargo |
Instituição: UNIMEP-UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA |
|
O desenho infantil é uma atividade envolvente e faz parte do desenvolvimento de qualquer criança. Ao observarmos uma criança desenhando constatamos que existem várias manifestações que a acompanham nesta ação, algumas murmuram, gritam ou narram. Geralmente quando acabam de desenhar, olham para ele e realizam uma interpretação verbal que por muitas vezes transforma-se numa história muito mais rica que o desenho. Este trabalho trata especificamente da inter-relação entre o desenvolvimento do desenho e o desenvolvimento da narrativa em crianças com síndrome de Down (SD). As idéias que o fundamenta partem das preposições de que oralidade e desenho pertencem a processos de desenvolvimento que se influenciam mutuamente. Para a análise dos dados adotou-se uma abordagem teórica qualitativa naturalista-observacional, em que foram analisados relatos de experiências de 3 crianças com SD de 8 a 10 anos e desenhos relacionados a tais relatos. Os dados foram coletados por um ano em situação de atendimento fonoaudiológico em grupo, em uma clínica-escola de fonoaudiologia. Ao final dessa pesquisa foi possível observarmos que os desenhos dos sujeitos com SD estão acompanhando a linguagem narrativa e esta está permeando os desenhos dessas crianças. Os desenhos ainda não estão completamente estruturados, pois ainda não possuem todos os elementos figurados, ou seja, não há ainda uma ação completamente expressa com uma narrativa propriamente dita, mas foi possível verificarmos que as crianças estão se aproximando disso e que há intenção comunicativa/representativa. Verificamos que a fala surge durante a produção dos desenhos como reflexão das produções e indica que é planejadora da ação a ser realizada. Consideramos que as esferas simbólicas, oralidade e desenho são decisivas na constituição e no desenvolvimento de qualquer sujeito, e nos coube aqui ressaltar em especial o desenvolvimento da linguagem em crianças com SD. |
|
|
|
Contato: jcarafiz@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|