Código: OCS1072
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRECHES: A VISÃO DO EDUCADOR
 
Autores: Nayara Aparecida Vasconcelos Pereira, Camila Dantas Martins, Érica Tatiane Moreira Oliveira, Júlia Escalda Mendonça, Stela Maris Aguiar Lemos, Maria Elizabeth Neves Magalhães
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: A Fonoaudiologia é uma ciência que tem ampliado seu âmbito de atuação nos últimos anos, fazendo-se presente em ambientes, antes, não explorados. Um dos locais em que a Fonoaudiologia atua são as creches. Nessas instituições, a atuação Fonoaudiológica objetiva desde a prevenção até a realização de ações de promoção de saúde, passando pelo planejamento de ações intersetoriais. Objetivos: Verificar o nível de conhecimento de educadores de creches comunitárias no município de Belo Horizonte sobre a Fonoaudiologia. Material e Método: Foram aplicados formulários, a 22 educadoras, com idade média de 28 anos, de quatro creches do município de Belo Horizonte, contendo questões objetivas acerca da Fonoaudiologia, suas áreas de atuação e importância do trabalho desenvolvido nas creches pelo Fonoaudiólogo. Os dados encontrados foram analisados no programa estatístico Epi-Info 6.0. Resultados: Percebeu-se que 97,4% dos entrevistados relataram conhecer a fonoaudiologia, entretanto apenas 73,7% referiram conhecer suas áreas de atuação. Quanto à atuação da Fonoaudiologia nas creches, 78,9% relataram conhecer o trabalho ali desenvolvido e todos os entrevistados o considerou importante. 68,4% dos sujeitos perceberam melhora no desenvolvimento das crianças após a inserção fonoaudiológica nestas instituições. Conclusões: Ainda é grande a desinformação sobre as possibilidades da fonoaudiologia em creches. Logo, faz-se necessário discutir e desenvolver ações integradas com educadores, cuidadores e família.
 
 
Contato: mila.fonoufmg@ig.com.br
 

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