CONSELHOS - MESA: CLASSIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS FONOAUDIOLÓGICOS: PARÂMETROS DE TRATAMENTO |
Sandra Murat Paiva Dos Santos
Palestrante |
|
A padronização de procedimentos, através de códigos e tabelas, é elemento fundamental e relevante para a melhoria do atendimento aos usuários do sistema de saúde público ou suplementar, e para a racionalização dos procedimentos administrativos e operacionais entre gestores e prestadores. A definição de parâmetros na prática fonoaudiológica agrega o princípio da transparência ao tipo e custos dos serviços oferecidos, possibilitando melhor relacionamento entre prestador e consumidor, além de abrir caminho para o estabelecimento da auditoria fonoaudiológica como forma efetiva de valorização permanente do nosso trabalho.
A relação estabelecida entre as partes deve estar fundamentada em contratos de prestação de serviços, onde criteriosamente constem descritos os compromissos relativos aos procedimentos colocados à disposição dos usuários/consumidores, e no tocante aos referenciais de remuneração utilizados nos custos dos serviços oferecidos.
A utilização de tabelas referenciais de honorários, formuladas a partir de balizadores que reflitam o contexto demanda/custo-benefício é o ponto de partida para essa cumplicidade de compromissos.
O mercado brasileiro privado de atendimento à saúde movimenta, em média, US$ 15 bilhões por ano, abrangendo quatro espécies de organizações da medicina privada: medicina de grupo, cooperativas médicas, planos de saúde de empresas (auto-gestão) e seguros de saúde privados.
Sabe-se que a inserção do fonoaudiólogo na saúde supletiva está diretamente dependente, neste momento, da inserção de nossas atividades no Rol de Procedimentos da ANS.
No âmbito público, a dotação de recursos destinados ao investimento na contratação de profissionais fonoaudiólogos e a formulação de políticas de saúde que incluam ações fonoaudiológicas se encontram, por vezes, prejudicadas pelo desconhecimento da extensão de nossas possibilidades de atuação e da parametrização de nossas atividades. A adoção da sistematização de informações pode contribuir para a construção de indicadores que permitam avaliar a saúde, subsidiar o planejamento, acompanhar e avaliar os serviços prestados, e favorecer as políticas nacionais de saúde. |
|
Contato: sandramurat@aol.com |
|

Imprimir Palestra |
|