Código: OEL0548
DESEMPENHO COGNITIVO E DE LINGUAGEM NUM PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE ESQUIZOFRENIA INFANTIL: ESTUDO DE CASO ÚNICO. |
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Autores: Vivian Maris Ohashi, Renata Rodrigues Neves, Luciene Stivanin, Cibele Pereira Soares, Cláudia Inês Scheuer |
Instituição: DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL - FMUSP |
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Objetivo: Comparar o desempenho cognitivo e de linguagem num paciente com diagnóstico de esquizofrenia infantil nas etapas: pré-intervenção fonoaudiológica (outubro/2004) e durante o processo terapêutico (março/2005).
Método: Participou deste estudo R., sexo masculino, 12 anos, diagnóstico médico de esquizofrenia infantil e afastado da escola este ano. Houve mudanças na medicação: na época da avaliação inicial, R. fazia uso de Haldol e Fenergan e atualmente usa Geodon (40 mg), Leponex (50 mg) e Amplictil (25 mg).
Foram aplicadas provas piagetianas, memória automática, recontagem de estória; manipulação de objetos sob ordens verbais; compreensão de narrativa antes e durante a intervenção fonoaudiológica, onde são desenvolvidas atividades de atenção, percepção auditiva e visual, memória de curto e longo prazo e vários aspectos da linguagem oral.
Resultados: Na comparação das duas etapas, R. apresentou pior desempenho na última avaliação em todas as provas aplicadas, tanto nas piagetianas quanto nas de linguagem oral e de memória.
Conclusão: R. piorou e vem apresentando rápida perda da capacidade cognitiva e de linguagem, apesar da intervenção fonoaudiológica e da medicação. As hipóteses para explicar tal achado são: o curso da própria doença, a mudança na medicação e o afastamento escolar. |
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Contato: vivinha231@yahoo.com.br |
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