Código: TEL1559
ATENDIMENTO CONJUNTO COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA
 
Autores: Eliene Giovanna Ribeiro, Aline Garilho Borges, Erika Parlato-oliveira
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: O atendimento individual tem sido priorizado na Fonoaudiologia, todavia o atendimento em grupo pode ser utilizado como estratégia terapêutica em determinados casos, e não apenas como forma de contemplar um maior número de pacientes em um mesmo período de tempo. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo a descrição de um caso em que o atendimento em dupla teve efeito produtivo para ambos os pacientes. Método: A investigação consistiu na comparação dos registros dos procedimentos terapêuticos individuais, realizados durante 8 meses, e dos registros dos atendimentos realizados em conjunto, durante 7 meses. Utilizamos também análise pragmática de filmagens de fragmentos de sessões. Resultados: Foi notado que o atendimento em conjunto, para estes determinados pacientes funcionou como propulsor para a evolução terapêutica. Um deles, que apresentava fala ecolálica passou a demonstrar uma fala atrasada em relação à sua idade e o outro paciente, que não apresentava intenção comunicativa passou a demonstra-las rotineiramente. Conclusão: A prática de atendimento em conjunto pode ser uma estratégia terapêutica efetiva nos casos de alteração de linguagem em crianças.
 
 
Contato: lnribeiro@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco