Código: TCV0708
A OPINIÃO DE PROFESSORES SOBRE O GRAU DE IMPACTO DE UMA EVENTUAL PERDA DA VOZ
 
Autores: Kelly Park, Mara Behlau, Fabiana Zambon
Instituição: CENTRO DE ESTUDOS DA VOZ E SINDICATO DOS PROFESSORES DE SP
 
Introdução: Estudos anteriores indicam que uma eventual perda de voz não é valorizada pela população como produzindo um impacto importante na vida. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo verificar se professores percebem as implicações de uma eventual perda de voz, comparando com outras perdas (não andar, não enxergar e não ouvir). Método: Esta pesquisa foi realizada com 105 professores voluntários, 54 mulheres e 51 homens, com faixa etária de 23 a 65 anos, média de 39,6 anos. Os professores responderam a um questionário, classificando o impacto de não ter voz, não ouvir, não enxergar e não andar, além de caracterizar as consequências de um problema vocal em diferentes aspectos da vida diária. Usou-se uma escala de gradação de 1 a 5 (1 = nenhum impacto; 5= impacto extremo) Resultados: Não enxergar foi percebido como produzindo o maior impacto negativo (3,8), seguido por não andar (3,7); não ter voz (3,7) e não ouvir (3,6). As alterações decorrentes de uma eventual perda da voz teriam maiores consequências negativas no trabalho (3,9), no relacionamento social (3,2) e nas atividades rotineiras (3,1), com menor impacto no relacionamento familiar (3,0) e na manifestações das emoções (3,0). Os aspectos de como os outros tratariam você (2,7) e as atividades de lazer (2,7) seriam pouco prejudicadas. Em relação aos sentimentos relacionados a uma eventual perda da voz, os professores referiram irritação (3,0), depressão (2,7), tristeza (2,6) e dependência do outro (2,5). Não houve diferença quanto ao sexo. Conlusões: Os dados obtidos neste trabalho sugerem que professores valorizam suas vozes de modo diverso que não professores, embora avaliem não enxergar como a perda de maiores consequências negativas. Percebem o impacto de um eventual problema de voz e os sentimentos de irritação e depressão associados a esse problema; contudo, parecem não avaliar a dimensão real e as manifestações multifacetadas de um problema vocal.
 
 
Contato: kellypark80_380@hotmail.com
 

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