Código: OEL1339
ESTUDO DE ASPECTOS FUNCIONAIS IDENTIFICADOS NA COMUNICAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO EM TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA. |
|
Autores: Adriane Santoro Bastos Gebin, Maria Stella Credidio Justo |
Instituição: TRÍADE-CLÍNICA FONO-PSICOPEDAGÓGICA |
|
ESTUDO DE ASPECTOS FUNCIONAIS IDENTIFICADOS NA COMUNICAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO EM TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA.
GEBIN, A.S.B., JUSTO, M.S.C.
Introdução – As intenções e recursos comunicativos que a criança dispõe, o equilíbrio interacional e o contexto, estão envolvidos no desenvolvimento da linguagem. As características mais observadas em crianças com transtornos do espectro autístico, encontram-se alteradas nos aspectos propostos por teorias que estudam a competência comunicativa, seus aspectos funcionais, principalmente as teorias pragmáticas. Abordando o contexto situacional específico onde a comunicação ocorre, o fonoaudiólogo pode delinear os aspectos formais e funcionais da linguagem utilizados pela criança. A análise detalhada destes aspectos oferece recursos para a intervenção fonoaudiológica, direcionada às necessidades daquela criança. Desta forma, este estudo tem como objetivo verificar as variações que ocorrem no processo comunicativo de uma criança com transtornos do espectro autístico. Metodologia – O método utilizado para a realização deste trabalho, foi o estudo de um caso de uma criança com transtornos do espectro autístico, de 8 anos, do sexo masculino, através da gravação em vídeo da terapia fonoaudiológica. O corpus da gravação foi analisado através dos critérios do perfil funcional da comunicação (Fernandes, 2000).Resultados – Os resultados obtidos neste trabalho apontaram que a criação de um contexto amplo e detalhado, incentiva comportamentos espontâneos e naturais. Os comportamentos pré-lingüísticos como apontar, mostrar ou troca de turno, não aparecem neste estudo. Identificou-se também uma dificuldade na manutenção de tópico e respostas inadequadas. Confirmou-se os dados da literatura que apontam que as primeiras funções a emergir são aquelas usadas para regular o comportamento de outra pessoa ( ex: pedido de ação, de objeto ) e posteriormente o objetivo comunicativo é atrair ou manter a atenção para si mesmo (função de pedido de rotina social, reconhecimento do outro e exibição). Conclusão – Os resultados mostram a importância da investigação das funções comunicativas utilizadas pela criança, para a melhor determinação dos procedimentos de intervenção fonoaudiológica, viabilizando a potencialização do desenvolvimento das habilidades comunicativas de um sujeito. |
|
|
|
Contato: fonoestella@aol.com |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|