Código: OCF0239
PERFIL DA QUEIXA DE PACIENTES GAGOS ADULTOS ATENDIDOS NO CENTRO CLÍNICO DE FONOAUDIOLOGIA DA PUC MINAS
 
Autores: Érika Queiroga Werkhaizer Soares, Luciene Gontijo
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
 
Objetivo: Traçar o perfil da queixa de pacientes gagos adultos no que se refere às dificuldades de fala relacionadas a situações e pessoas específicas, visando descobrir as características que se repetem entre esses pacientes para melhor direcionamento de condutas terapêuticas no tratamento fonoaudiológico.
Métodos: Análise qualitativa de 14 anamneses de pacientes gagos adultos sendo, 11 do sexo masculino e 3 do sexo feminino na faixa etária de 14 a 36 anos.
Resultados: Encontramos que em sua maioria a gagueira é iniciada na infância, que há uma boa relação com familiares e amigos, e que normalmente esses pacientes possuem auto-imagem negativa, evitam falar em ambiente de trabalho, evitam situações de fala e identificam a gagueira como seu principal problema.
Conclusão: Frequentemente, as características que se repetem se referem ao modo do indivíduo perceber o mundo, de se relacionar com este, às angústias e frustrações apresentadas e, até mesmo na auto-aceitação como sujeito gago, fazendo com que sua imagem se torne extremamente negativa frente aos desafios e aos diversificados aspectos que definem um indivíduo.
Descritores: Gagueira, perfil, adulto, anamnese, meio ambiente.
 
 
Contato: lgontijo@pucminas.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco