Código: OCL0854
ANÁLISE ORTOGRÁFICA, SEGUNDO LEMLE EM ESCOLARES DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
Autores: Maria Sílvia Cárnio, Daniele Dos Santos, Isabel Cristina Medeiros da Silva, Denise Rangel Ritter Lenttini, Érika do Prado, Miriam Yuriko Okuda, Mônica de Souza Ribeiro, Thays Nogueira, Juliane Pereira Côrtes, Simone de Cássia Siqueira Gomes
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP
 
Análise ortográfica, segundo Lemle em escolares do 1º Ciclo do Ensino Fundamental

No decorrer do processo de alfabetização, a criança formula três relações de correspondência entre sons e letras: relação monogâmica, relação de poligamia e poliandria e relação de concorrência (Lemle, 1991). A autora afirma a importância de se saber identificar essas formulações para se conseguir classificar em qual etapa da alfabetização correspondem os erros cometidos pelos alfabetizandos.
O objetivo desse trabalho foi analisar os erros ortográficos de crianças de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.
Participaram da pesquisa 12 crianças, com idade média de 7 anos e 6 meses, sendo 4 do sexo masculino e 6 do feminino. O material utilizado foi um ditado de nove palavras: cenoura, navio, panela, carro, bicicleta, prato, vassoura, hipopótamo e rosa.
Os pais dos sujeitos foram informados sobre a pesquisa e autorizaram a participação de seus filhos por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em seguida, os sujeitos foram submetidos a um ditado de nove palavras que foram analisadas segundo Lemle (1991).
A análise sugerida por Lemle classifica os erros em: erros de 1ª ordem, caracterizados por omissão, repetição, troca na ordem das letras e conhecimento inseguro do formato das letras; erros de 2ª ordem, caracterizados pela transcrição fonética da fala; e erros de 3ª ordem, trocas de letras concorrentes.
Os resultados apontam que os erros de 3ª ordem foram os mais encontrados tanto em relação á maior freqüência dos erros (83%), quanto no número médio de erros cometidos (46%). No entanto foram observados também grande freqüência de erros tanto nos de 2ª ordem (42%) como nos de 1ª ordem (33%).
Conclui-se que esses sujeitos ainda não podem ser considerados alfabetizados, corroborando dados da literatura.
 
 
Contato: danieledossantos@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco