Código: TCV0279
CONCEPÇÕES SOBRE A VOZ NA DOCêNCIA PRESENTES NOS DISCURSOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
 
Autores: Emilse Aparecida Merlin Servilha
Instituição: PUC-CAMPINAS
 
A voz do professor tem se constituído em objeto de estudo de pesquisadores para compreender as particularidades de seu uso no contexto pedagógico, no entanto, apesar de um discurso sobre a necessidade de se abarcar seus aspectos biológico, emocional e social, o primeiro vem recebendo atenção hegemônica. Procurando outra forma de estudar este tema, o presente estudo teve como objetivo investigar as concepções sobre a voz na docência presentes nos discursos de docentes universitários. Participaram 40 professores da área das ciências da saúde de uma universidade do interior do Estado de São Paulo, os quais responderam a um questionário composto por questões de identificação e dados da carreira docente; além de uma pergunta aberta questionando-os sobre o uso da voz no contexto de trabalho (Aprovado CEP 324/03). A análise dos dados foi qualitativa e o material organizado em eixos temáticos tendo em conta suas similitudes. Os resultados evidenciaram três grandes eixos, a dimensão educativa, que situa a voz como recurso de expressividade oral do professor em sala de aula; a dimensão saúde-doença-cuidado na qual o professor menciona os agravos à sua voz vinculados às condições e organização de trabalho desfavoráveis; e a dimensão dupla, que mescla as duas dimensões anteriores. Conclui-se que os professores participantes desta pesquisa, mesmo sendo profissionais da saúde, e, por isso, familiarizados com a doença e dirigindo suas atividades para contorná-la, não se restringiram à essa visão clássica do eixo patologia/tratamento/controle/prevenção de doenças em relação à voz, avançando para o eixo saúde/promoção da saúde. Houve multiplicidade de conhecimentos sobre a voz, pois os professores aclararam as diversas facetas da mesma e de seu uso na atividade docente, ressaltando, inclusive, que os movimentos vocais relativos à entoação, velocidade, intensidade e pausas são recurso crucial e valoroso para capturar a atenção dos alunos e trabalhar com o conhecimento.
 
 
Contato: emilsemerlin@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco