Código: OEL0964
FRAGMENTOS DE ESCRITA COMO REVELAÇÃO DE UM DISCURSO INTERNO
 
Autores: Miriam Lara Piloni Borges Bueno
Instituição: UNIVERSIDADE DE CAMPINAS
 
Descrição do quadro: Br., 05 anos, sexo feminino, encaminhada pela escola apresentava Transtorno Fonológico e dificuldades na alfabetização.
Pela avaliação constatou-se substituição dos fonemas sonoros por fonemas surdos, fonemas oclusivos velares – [ k ] e [ g ] - por oclusivo dental [ t ] e substituía os fonemas fricativos palato-alveolares – [ ] e [ 3 ] - por fricativo alveolar [ s ].
Procedimento: Fez-se um acompanhamento fonoaudiológico longitudinal composto por 48 sessões semanais de 45 minutos, gravadas em vídeo ou fitas K7 e transcritas para análise. A apresentação dos resultados centra-se na elaboração de hipóteses explicativas dos dados selecionados, por serem representativos e expressarem uma singularidade reveladora. As análises foram feitas de forma qualitativa. Escolheu-se a abordagem histórico-cultural (Vygotsky,1984; 1988) como referencial teórico, pois nele encontram-se elementos conceituais norteadores para discussão dos temas relativos à linguagem e análise dos dados obtidos.
Resultados obtidos: Br. conhecia o alfabeto e sabia diferenciar o desenho da escrita, mas não se colocava como produtora independente de escrita. Após dez sessões, pode-se vê-la escrevendo com certa segurança. Primeiramente, escreveu palavras isoladas, previamente fixadas por atividades escolares, entretanto, não arriscava escrever enunciados ou texto. Em seguida, escreveu outras palavras que representavam enunciados e, até mesmo, um texto elaborado. O resultado, mesmo fragmentado, representava uma narrativa construída internamente.
Conclusão: No processo de alfabetização a criança pode escrever de forma fragmentada um discurso elaborado internamente, pois, no momento do exercício da escrita, o texto que Br. desejou escrever precisou ser descrito oralmente. Não houve frases completas, mas vocábulos plenos de significação, pois, quando as crianças começam a escrever o que pensam, podem escrever numa coordenação complexa do discurso comunicativo com seu discurso interior resultando em registros de fragmentos.
 
 
Contato: miriamlara_fono@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco