Código: OCC1109
RELAÇÃO DOS SINTOMAS MAIS FREQUNTES EM PACIENTES COM TUMORES NA REGIÃO DA CABEÇA E PESCOÇO
 
Autores: Camila Dantas Martins, Cristiane Lopes Barbosa, Daniela Lombello Dias, Laélia Cristina Caseiro Vicente, Patrícia Fátima de Oliveira, Sarah de Araújo Carvalho, Silvana Matos Lopes, Tatiana Vargas de Castro Perilo
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: O câncer de laringe é um dos tumores mais comuns que atingem a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na prega vocal e 1/3 acomete a região supraglótica.
Objetivo: Correlacionar os principais sintomas pré-cirúrgicos apresentados por pacientes com tumores na região de cabeça e pescoço. Métodos: Por meio de um estudo retrospectivo, foram analisados 40 prontuários de pacientes que chegaram a uma Clínica Escola de uma Universidade Pública da cidade de Belo Horizonte, para intervenção após cirurgia de retirada de tumor na região de cabeça e pescoço. Foram analisados todos os sintomas apresentados pelos sujeitos anteriormente ao conhecimento da doença. Foi elaborado um banco de dados no programa estatístico Epi-Info 6.0 para análise dos resultados coletados. Resultados: Verificamos como sintomas pré-cirúrgicos mais freqüentes a alteração da qualidade vocal (63,88%), dor (33,33%) e dispinéia (27,77%), sendo que na maioria dos casos mais de um sintoma foi relatado por um mesmo paciente. Apenas um paciente não relatou nenhum sintoma previamente à descoberta do câncer. Conclusão: Pode-se concluir que o sintoma mais freqüente entre os sujeitos portadores de câncer de cabeça e pescoço são as alterações da qualidade vocal, logo a população deverá ser conscientizada quanto aos distúrbios vocais e orientada a procurar um especialista tão logo tais sintomas sejam percebidos.
 
 
Contato: patfoli@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco