Código: TCD1502
A PERCEPÇÃO DA SENSIBILIDADE OLFATIVA, GUSTATIVA E TÉRMICA NO ATO ALIMENTAR DE IDOSOS ACIMA DE 70 ANOS
 
Autores: Lara Jorge Guedes de Camargo, Lúcia Figueiredo Mourão
Instituição: UNIMEP - PIRACICABA
 
Os idosos apresentam modificações anátomo-fisiológicas graduais e proporcionaisl ao envelhecimento, no que se refere às sensibilidades, observa-se que o déficit no olfato aumenta para 80% em idosos acima de 80 anos (ROLLS,1992) e o paladar está comprometido pela diminuição de números e da sensibilidade das papilas gustativas (GOLDMAN,1984). O aumento dos limiares de sensibilidade podem modificar a apreciação e o prazer em se alimentar (BYDLOWSKI e DOUGLAS,1998).
O presente estudo teve como objetivo comparar a percepção da sensibilidade gustativa, olfativa e de temperatura dos alimentos em idosos acima de 70 anos, relacionando-as à sensação do prazer em se alimentar.
Os dados foram obtidos por meio de questionário semi-aberto, os idosos comparavam sua percepção em duas fases da vida (30-40 anos e hoje) e relatavam se as sensibilidades estavam modificadas ou preservadas, justificando-as. Participaram do estudo 18 idosos, sendo que a amostra foi dividida por faixa etária, grupo I de 70 a 80 anos e grupo II acima de 80 anos.
Constatou-se que os idosos acima de 70 anos referiram preservadas as sensibilidades gustativas e de temperatura dos alimentos, porém perceberam modificação no olfato (p<0,05).
Observou-se que dos idosos acima de 80 anos que relataram não sentir prazer em se alimentar, metade (50%) referiu modificação da sensibilidade olfativa. Não podemos afirmar que a ausência de prazer em se alimentar está apenas vinculada à modificação do olfato, porém esta pode constituir um importante fator.
Conclui-se que os idosos acima de 70 anos perceberam modificação na sensibilidade olfativa, e acima de 80 anos a maioria referiu não sentir prazer em se alimentar. Este estudo aponta para estudos aprofundados em relação às sensibilidades e sua interferência nas dificuldades alimentares, levando-se em conta os idosos por faixas etárias e avaliações específicas para esse fim, para melhor compreender o ato de se alimentar dos idosos.
 
 
Contato: lcamargo@linkway.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco