Código: TSP1192
PERFIL COMUNICATIVO DE ATENDENTES DE LOJAS DE CONFECÇÃO NA CIDADE DE MARINGÁ/PR |
|
Autores: Ana Paula Sanches, Eliane Alves Barbosa |
Instituição: FACULDADE ADVENTISTA PARANAENSE |
|
Utilizamos a comunicação para a transmissão de idéias e para a inter-relação com o outro. Existem várias formas de nos comunicarmos, entre elas a fala. Nas empresas percebe-se a importância de uma boa comunicação para garantir um bom atendimento, melhorando assim os resultados. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para aperfeiçoar a comunicação empresarial. O objetivo do trabalho foi traçar um perfil da comunicação realizada durante o atendimento ao cliente em lojas de confecção. Foram utilizados para a pesquisa três protocolos de observação: o primeiro, de abordagem ao cliente; o segundo, de avaliação fonoaudiológica; e o terceiro, de avaliação do corpo. Participaram da pesquisa seis atendentes de seis lojas de um shopping de atacado de confecção na cidade de Maringá/PR. Quanto ao primeiro protocolo, a abordagem utilizada pela maioria dos atendentes foi a ativa, mas sem a identificação própria, nem a do cliente. Quanto ao segundo protocolo, metade dos atendentes possui a qualidade de fala/voz neutra com ressonância alterada. A maioria apresentou predomínio do pitch grave, loudness e velocidade de fala adequada à situação, articulação alterada, com adequada coordenação pneumofonoarticulatória e ataque vocal isocrônico. Alguns recursos vocais estavam alterados em grande parte dos participantes da pesquisa. Entre eles: ênfase, curva melódica e ritmo. No protocolo de avaliação do corpo, notou-se que metade dos sujeitos possui uma postura adequada, consegue relacionar postura com mudanças de assunto e apresenta meneios de cabeça adequados, conseguindo relacioná-los com as ênfases. A expressão facial foi ineficaz em 66,7% dos atendentes e os movimentos faciais aleatórios. Nos aspectos ligados à aparência notou-se que poucos utilizam uniformes, mas todos estavam com cabelos arrumados e com acessórios adequados. A partir dos dados relacionados verificamos a necessidade da atuação fonoaudiológica nas empresas, por intermédio de palestras e assessoria envolvendo os aspectos alterados e relacionados á área fonoaudiológica. |
|
|
|
Contato: comunicarte.fono@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|