O sistema
auditivo, assim como outros sistemas (visual e somato-sinestésico)
é plástico e desta forma é capaz de organizar
suas estruturas e funções após perda parcial
ou total de funções receptivas. Independentemente se
a perda auditiva está associada à lesões mecânicas,
ablações, lesões químicas por agentes
ototóxicos, lesão de células ciliadas por indução
à ruído ou perda gradual em função da
idade, a sequência de mudanças básicas no sistema
auditivo nervoso central é similar e resulta em reorganização
das áreas de projeção cortical e em alguns casos,
de áreas subcorticais, como o colículo inferior. (SYKA,
2002)
O autor aponta que mudanças estruturais são visíveis
em algumas partes do sistema auditivo e variam se a perda ocorreu
durante os primeiros estágios do desenvolvimento ou no adulto.
Nos animais em desenvolvimento as mudanças estruturais compreendem
uma redução no número de neurônios nos
núcleos das vias auditivas e formação de novas
conexões neuronais, o que não ocorreria no animal saudável.
O que se observa em ambos adultos ou não é que a via
do lado intacto para o córtex ispsilateral é fortalecida,
assumindo tarefas que nos animais com audição bilateralmente
íntegra, são tipicamente associadas ao córtex
auditivo contralateral. A perda auditiva resulta em reorganização
em reorganização dos mapas topográficos corticais
com representação alargada para aquelas faixas freqüênciais
correspondentes às adjacências das lesões cocleares.
Podemos dizer que estas afirmações têm conseqüências
importantes para a reabilitação auditiva, já
que o uso do estímulo auditivo através da amplificação
ou do implante coclear, assim como o treinamento auditivo, seriam
agentes que teriam por função prevenir privação
sensorial. O aporte sistemático, regular e eficiente do estímulo,
acompanhado por estratégias terapêuticas adaptadas, constitui
o alicerce para a saúde e manutenção das redes
de conexão neuronal já formadas ao longo da vida.
Com relação à criança deficiente auditiva,
ainda mais urgente deve ser nossa intervenção, uma
vez que o sistema auditivo não amadurece sem estimulação.
Assim, a formação de arquivos fundamentais para o
desenvolvimento do córtex auditivo devem ser garantidos,
proporcionando o suporte necessário para o desenvolvimento
da linguagem oral. |