Código: OCL0374
A ESCRITA DO SURDO SINALIZADOR PARTICIPANTE DE DISCUSSÕES EM GRUPO SOBRE VIOLêNCIA: COERêNCIA TEXTUAL
|
|
Autores: Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida, Patrícia Mariana Mazzante |
Instituição: PUC-CAMPINAS |
|
O estudo objetiva analisar a produção escrita de um grupo de surdos sinalizadores em LIBRAS, tendo em vista a coerência textual, a partir de estudos anteriores orientados pela primeira autora a respeito do tema violência simbólica, com o mesmo grupo. Participaram quatro adultos surdos, que escreveram um texto sobre esse tema. Cada texto foi analisado tendo em vista sua coerência textual, em termos do modo como esses participantes organizam seus textos e considerando-se as possibilidades de organizar formas de atuação para re-escritura dos textos escritos destes surdos. A análise foi realizada com base em Koch. Os resultados evidenciaram que para os sujeitos 1, 2 e 3, os elementos de ligação e os pronomes não aparecem na ordem convencional do português, foram utilizados, demonstrando que já estão sendo afetados pelo português, embora não se possa dizer que os alunos os tenham adquirido, além de ainda ocorrer interferência do recurso da LIBRAS na escrita. Os 3 sujeitos colocam-se em seus textos como autor, narrador e personagem e há referencia a situação de enunciação, que se mantêm ao longo do texto. Mesmo quando estes três participantes são convidados a ler o que escreveram, percebeu-se que eles realmente sabiam sobre o que haviam escrito, e também na troca dos textos para leitura entre eles o mesmo ocorre. Isto significa que existe coerência no texto para conhecedores da LIBRAS, mesmo sem respeito as normas da língua portuguesa escrita. O sujeito quatro é coerente na sua produção e qualquer pessoa , principalmente o ouvinte , consegue entender a sua proposta escrita.Cabe ressaltar aqui que o quarto sujeito está numa escolaridade mais avançada-ensino médio. Há uma variedade grande de linhas metodológicas para o ensino da escrita ao surdo, e ainda nos dias de hoje o foco na aquisição do português, parece estar ligada à mecânica da escrita, ao ensino da escrita e não da linguagem escrita. |
|
|
|
Contato: nelson_almeida@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|