Código: OSS0672
PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS DE CRECHE EM RELAÇÃO ÀS MANIFESTAÇÕES DE ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS EM CRIANÇAS |
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Autores: Elisandra Dos Santos, Marcela Fachinetti Bueno , Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima |
Instituição: CEPRE/ FCM/ UNICAMP |
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PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS DE CRECHE EM RELAÇÃO ÀS MANIFESTAÇÕES DE ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS EM CRIANÇAS
Introdução: O desenvolvimento da comunicação permite a integração individual e social da criança e é parte do processo de educação. O trabalho fonoaudiológico em creches favorece a aquisição e o desenvolvimento da linguagem infantil.
Objetivo: Analisar o conhecimento de educadoras de creche sobre aspectos fonoaudiológicos, a fim de elaborar uma proposta de atuação que favoreça o desenvolvimento infantil.
Métodos: Foram aplicados 20 questionários de múltipla escolha envolvendo aspectos de linguagem, audição, alimentação e voz, além de observações semanais das atividades durante o período de dois meses.
Resultados: Quantos aos aspectos de linguagem, 11 (55%) educadoras não identificaram alterações e 9 (45%) relataram principalmente fala ininteligível. Quanto à audição, 19 (95%) não identificaram alterações e apenas 01 (5%) educadora relatou perceber crianças que não atendem quando chamadas. Em relação à alimentação, 13 (65%) negaram perceber alterações e 07 (35%) relataram principalmente dificuldade da criança para engolir alimentos sólidos. Quanto às manifestações relacionadas à voz, 17(85%) negaram perceber alterações e 03 (15%) relataram que as crianças gritam para se comunicar. Quanto às condutas estabelecidas frente às manifestações fonoaudiológicas, 19 (95%) educadoras relataram que discutem o problema com a equipe multidisciplinar, visando a intervenção adequada.
Conclusão: As educadoras demonstraram conhecimento sobre os aspectos relacionados à linguagem e alimentação infantil. A proposta de atuação fonoaudiológica mais adequada para a creche consistiu na realização de palestras e dinâmicas para as educadoras, caracterizadas pelo aspecto da sensibilização, pois por meio de esclarecimentos de assuntos específicos como audição e processamento auditivo, pudemos torná-las conscientes da contribuição que prestam a esta população. Além disso, foram elaborados e distribuídos folhetos informativos sobre os aspectos abordados no estudo, visando a continuidade das ações.
Unitermos: Creche, manifestações fonoaudiológicas, educadoras. |
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Contato: ceclima@fcm.unicamp.br |
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