Código: TEL0751
A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA DISLEXIA ADQUIRIDA PÓS TRAUMATISMO CRANIENCEFÁLICO - RELATO DE CASO |
|
Autores: Gabriela Coelho Pereira De Luccia , Ellen Cristhina Siqueira Soares, Joana Mantovani, Cláudia Shizue Miranda, Fernanda Chapchap Martins, Karin Zazo Ortiz |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO |
|
Os transtornos que afetam a compreensão ou a produção da linguagem falada e que ocorrem como uma conseqüência de dano cerebral são conhecidos como afasias. Os pacientes afásicos, em alguns casos, apresentam dificuldade de leitura e escrita e esta dificuldade pode ser o sintoma predominante da lesão sofrida. Em alguns casos de transtornos específicos de leitura, podemos falar que o paciente sofre de uma “dislexia adquirida”.
A dislexia adquirida foi inicialmente estudada no final do século XIX, porém, a partir da década de 70, a psicologia cognitiva começou a investigar com maior precisão estas alterações, através de modelos neuropsicológicos, que explicam os processamentos da leitura.
O objetivo deste trabalho é apresentar as manifestaçõs encontradas em um paciente com dislexia adquirida após traumatismo craniencefálico, a partir da avaliação neuropsicológica e fonoaudiológica da leitura e da escrita.
Relatamos o caso de um indivíduo do sexo masculino, 63 anos, comerciante, com ensino superior incompleto, falante da língua portuguesa, que apresenta afasia cortical mista e dislexia mista. Foi realizada a avaliação fonoaudiológica das vias lexical e perilexical da leitura, com base no modelo de leitura e escrita, proposto por Lecours e Parente, 1997, além da avaliação neuropsicológica, que avaliou memória, atenção, aprendizagem, compreensão e cálculos aritméticos.
A partir da análise dos dados obtidos na aplicação dos testes, verificamos ruptura parcial das vias perilexical e lexical, além de alterações significativas na memória de curto e longo prazo, com prejuízo na memória operacional, atenção e compreensão.
Conclui-se que uma boa avaliação neuropsicológica e fonoaudiológica e o conhecimento das características da doença e do prognóstico, possibilitam um planejamento terapêutico com base nas manifestações apresentadas, buscando a reabilitação e inserção profissional deste paciente no convívio social. Cabe ressaltar a importância de uma equipe interdisciplinar que torna a reabilitação mais clara e acessível. |
|
|
|
Contato: joana.mantovani@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|