MOTRICIDADE OROFACIAL E NUTRIÇÃO
Daniele Andrade da Cunha
Palestrante
 
A criança respiradora oral pode apresentar sintomas variados, que alteram sua dinâmica alimentar e levam à alteração do estado nutricional. As repercussões da respiração oral no crescimento de crianças têm provocado nos últimos anos o interesse dos pesquisadores. Torna-se oportuno investigar possíveis relações das alterações orofaciais no estado nutricional no respiração oral, pois o desequilíbrio nessas funções vitais, pode alterar a condição nutricional da criança, podendo levar à desnutrição e muitas vezes ao sobrepeso. Há carência na literatura nacional de estudos que analisem se esse modo de respirar interfere no estado nutricional. O objetivo desta palestra é analisar as alterações miofuncionais orofaciais presentes no respirador oral e repercussões sobre o estado nutricional. Todas as conseqüências ocasionadas pela respiração oral, podem influenciar na consistência do alimento adotado na dieta e na quantidade ingerida. Ao respirar pela boca, a criança determina um caminho aéreo inadequado para o ar inspirado e por este caminho passa a respirar e desempenhar outras funções, como a mastigação. Assim seleciona alimentos mais fluidos, de menor consistência que não exijam força mastigatória e que possam ser deglutidos rapidamente para poder respirar, essas associações reforçam a hipótese do envolvimento da modificação do modo respiratório e a presença de condições nutricionais inadequadas, podendo levar o indivíduo na maioria das vezes a um déficit pôndero-estatural.A relação da respiração oral com a modificação no processo geral de alimentação, associada muitas vezes às dificuldades no olfato, paladar, distúrbios miofuncionais orofaciais e às repercussões no estado nutricional, ressaltam a importância de uma abordagem interdisciplinar na atenção desta entidade clínica. Conclui-se então, que a existência de uma equipe com formação em diversas especialidades na atenção ao respirador oral pode ser a chave para a mudança no olhar clínico das alterações em uma etapa ainda primária.
 
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