Código: OEL0093
ABORDAGEM DISCURSIVA: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO COM SÍNDROME DO ESPECTRO AUTISTA NA PRÁTICA FONOAUDIOLÓGICA |
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Autores: Liliam Adriana Baron Ziembowicz, Marlene Canarim Danesi |
Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA |
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Descrição do quadro: sexo masculino, quatro anos, com queixa de falar pouco, recebeu diagnóstico neurológico de síndrome do espectro autista. Em avaliação, através do protocolo de modelo diagnóstico (FERNANDES,1996), verificamos que ignorava presença de pessoas e sentimentos, não buscava apoio/conforto. Apresentava dificuldades de comunicação, ecolalia imediata, interesses restritos, resistência à mudança de ambiente, mímica facial reduzida , uso de gestos pobre e fora do contexto, e embora utilizasse o contato visual, era evidente a dificuldade em se comunicar pelo olhar.
Método: utilizamos a abordagem discursiva, (FREIRE, 1987); uma proposta interacionista que prioriza os processos dialógicos na aquisição da linguagem. Segundo a teoria, o processo de constituição do sujeito e sua relação com o mundo são mediados pelo outro, que faz “recortes” de seu comportamento espontâneo atribuindo-lhe significado e intenção. Dentro dessa perspectiva, os processos dialógicos nascem das relações de correspondência com as pessoas, mas uma relação significativa, que possibilita a entrada no universo simbólico e a construção da subjetividade.
Resultados obtidos: Houve uma melhoria significativa no conjunto abrangente de manifestações que pertencem ao chamado Espectro de Desordens Autísticas, tanto nas áreas da interação social, comunicação e comportamento, como no jogo simbólico.Os padrões repetitivos da fala reduziram, passou a brincar com outras crianças . O campo de interesses foi ampliado e os temas pelos quais demonstra curiosidade, mais usuais para o seu grupo etário. Apresenta menos resistência à mudança de ambiente. Percebe-se ainda significativo desenvolvimento das funções comunicativa e cognitiva da Linguagem.
Conclusão: Consideramos que as importantes melhorias nas características clínicas podem ser explicadas por diversos fatores: 1º O fato deste paciente apresentar um quadro autístico de forma atenuada. 2º O diagnóstico diferencial correto. 3º Abordagem discursiva adotada. 4º A parceria entre terapeuta e familiares. 5º O conhecimento e experiência do terapeuta sobre o tema. |
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Contato: liliziem@hotmail.com |
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