USO DE MATERIAIS DIDÁTICO-TERAPÊUTICOS PARA ESTIMULAÇÃO DE COGNIÇÃO E LINGUAGEM NA TERAPIA |
Maria Isabel Vicari
Palestrante |
Instituição: THOT COGNIÇÃO E LINGUAGEM |
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O uso de jogos estimula a socialização e o desenvolvimento de aspectos afetivos e cognitivos das pessoas. Durante o jogo descobrimos, experimentamos, inventamos e exercitamos nossas habilidades e capacidades motoras, visuais, afetivas, lingüísticas e cognitivas.
Além disso, a curiosidade, autoconfiança e iniciativa estimuladas pelo jogo, favorecem a aprendizagem, a função simbólica, o desenvolvimento da linguagem, a construção de novas idéias e a atenção dos participantes.
Por isso, o jogo não pode ser visto apenas como uma forma de distração ou passatempo, já que ele exige compreensão e memorização de regras, levantamento de hipóteses para a organização de estratégias, criatividade, comunicação e interação social.
A participação ativa durante um jogo faz com que o indivíduo entre em contato com sentimentos de alegria, entusiasmo, confiança ou insegurança, realização ou frustração. Desta forma, ele favorece a demonstração de reações que deverão ser controladas, como a impulsividade ou a desistência nas situações criadas.
O uso de jogos em terapia é importante tanto para a aquisição de novos conteúdos quanto para a consolidação dos já adquiridos. Isto é possível porque na situação do jogo os conteúdos são contextualizados reforçando seus significados.
Por último, ressaltamos a relevância do jogo como ferramenta para a construção de conhecimento, em qualquer idade, porque, dentre outros aspectos, ele desperta, através da afetividade, o gosto pelo aprender e pela busca de novos conhecimentos com prazer e interesse.
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Contato: thot@thot.com.br |
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