Código: OCV0527
A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA COMO RECURSO COMPLEMENTAR À TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA NAS DISFONIAS PSICOGêNICAS.
 
Autores: Mônica Azzariti de Pinho Barbosa
Instituição: CLIN VOZ - NÚCLEO DE ESTUDOS DA VOZ FALADA E CANTADA E SUAS ALTERAÇÕES.
 
A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA COMO RECURSO COMPLEMENTAR À TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA NAS DISFONIAS PSICOGÊNICAS.

INTRODUÇÃO

O estresse emocional é comum na maior parte das desordens vocais hipercinéticas, podendo afetar a tensão musculoesquelética, induzindo ao comportamento vocal inadequado (Murphy,1964; Luchsinger & Arnold, 1965; Boone & Macfarlane, 1988).
A Acupuntura é um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa, baseada na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha ou com calor, a fim de restaurar e manter o equilíbrio orgânico.
No clássico da Medicina Tradicional Chinesa, NEI JING, encontramos um capítulo dedicado à afonia devido a alterações emocionais: “... quando a pessoa fica subitamente afônica devido à melancolia e ao ressentimento, os trajetos de energia e de sangue ficam obstruídos e a voz deixa de ser clara e alta...”.
Cientificamente, o estímulo dos pontos de acupuntura é transmitido por via nervosa, pois a maioria dos pontos está situada sobre os nervos periféricos. Esta estimulação provoca a liberação de neurotransmissores, que atuam de forma analgésica, relaxante, estimulante, antiinflamatória, de acordo com a técnica utilizada, buscando reestabelecer a homeostase.

OBJETIVO

Demonstrar a eficácia da Acupuntura como tratamento complementar na terapia das disfonias psicogênicas.


MÉTODO

Estabeleceram-se dois grupos de disfônicos com 4 indivíduos em cada um: o primeiro recebeu tratamento fonoaudiológico tradicional e o segundo, o mesmo tratamento mais aplicação de acupuntura. Os dois grupos foram atendidos durante 12 sessões. Aplicou-se a escala RASAT pré e pós fonoterapia. A laringoestroboscopia foi determinante para a seleção dos informantes.

RESULTADOS

O segundo grupo mostrou resultados mais satisfatórios do que o primeiro, relatando melhora no estado geral, diminuição da ansiedade e do estresse muscular. Houve melhoras teciduais significativas e da qualidade da voz.

CONCLUSÃO

Sendo assim, a acupuntura é um recurso eficaz no tratamento complementar das disfonias, atuando no aspecto muscular, respiratório e emocional, além de proporcionar aos fonoaudiólogos um instrumento valioso de apoio ao tratamento.
 
 
Contato: barbosa.marcello@ig.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco