Código: OSL0771
AVALIAÇÃO DO VOCABULÁRIO ESPONTANEO EM CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTÍSTICO, DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA – UM ESTUDO PRELIMINAR |
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Autores: Carla Cardoso, Juliana Fernandes Lomba da Rocha |
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
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Nos últimos anos, vários estudos (Fernandes, 2001, 2002, Amato, 2000, Molini 2001,Cardoso,2001, entre outros) têm demonstrado que esses sujeitos apresentam uma comunicação efetiva e muitas vezes particular. Através da avaliação das alterações podemos perceber que, na verdade, não podemos falar de uma alteração estrutural, mas sim de uma estruturação funcional que leva as dificuldades de expressão e interação com o outro. Objetivo: Verificar o desempenho e desenvolvimento de crianças com diagnóstico dentro do espectro autístico, com atendimento em instituição psiquiátrica, através da análise do vocabulário espontâneo.Método: Foram participantes desta pesquisa, 8 crianças e adolescentes institucionalizados. Foram realizados três gravações, num intervalo de 12 meses, com 15 minutos de duração cada. Durante o período de avaliação os participantes estavam em processo de terapia de linguagem. Em cada gravação foram computados os vocábulos espontâneos, sendo divididos por categorias lexicais segundo os critérios propostos por Fernandes et al (2004). Resultados: Os sujeitos apresentaram um aumento do número de vocábulos no período estudado.Conclusão: Os sujeitos apresentaram um desenvolvimento quanto ao numero de vocábulos nas duas gravações realizadas, e em relação as variações de classes lexicais. |
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Contato: cardoso.carla@uol.com.br |
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