Código: TCV0100
VOZES DO ENSINO – RECORDADAS POR EDUCADORES |
|
Autores: Maria Lúcia Suzigan Dragone |
Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA-UNIARA; UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP FCLAR |
|
O tipo de voz pode interferir de formas variadas nas relações ocupacionais, não somente como primeira impressão, mas também no decorrer das relações. O ouvinte faz julgamentos sobre a pessoa que fala, assim é fundamental pensarmos no papel da comunicação na sala de aula. A voz do professor parece fazer parte do pano de fundo da aula oferecendo ao aluno o conteúdo permeado pelo impacto da fonação. Objetivo: investigar se educadores atuantes têm recordação das vozes de seus antigos mestres; conhecer como esses educadores descrevem as vozes recordadas e o impacto que elas causaram. Método: 252 educadores (diretores, professores, recreacionistas e berçaristas) do ensino público foram indagados se possuíam recordações de vozes de antigos professores, e, convidados a escrever como eram essas vozes e qual impacto causaram; as respostas foram analisadas de forma quantitativa e qualitativa. Resultados: foram recordadas de zero a sete vozes por educador; somente 5,2% dos sujeitos não lembraram de nenhuma voz, e 44,4% dos educadores se recordaram de pelo menos duas vozes; a maioria das vozes recordadas (59,8%) foi de professores do ensino fundamental. O impacto da voz foi descrito muitas vezes com teor emocional, e analisado segundo as categorias: negativo (46,5%) e positivo (52,8%), uma pequena porcentagem de resposta não marcou de forma definida o impacto (0,8%); a associação voz baixa/suave/calma foi referida em 54,75% dos impactos positivos; com impacto negativo surgiram descrições de vozes com alta intensidade (21,4%) ou com baixa intensidade (13%), roucas (12,1) e agudas (10,8%) isoladamente, sendo que a associação aguda/alta intensidade surgiu em 16,95% das referências; vozes roucas surgiram tanto com impacto negativo (12,1%) como positivo (3,7%). Conclusão: os resultados reforçam a importância da voz do professor nas relações com o aluno, pois puderam ser recordadas e associadas a impactos negativos ou positivos anos após sua ocorrência. |
|
|
|
Contato: mldragone@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|