PESQUISA EM PROCESSOS TERAPÊUTICOS EM LINGUAGEM – TEORIA E PRÁTICA
Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
Coordenador(a)
Instituição: USP/ BAURU
 
Os distúrbios de leitura e escrita tem sido amplamente discutidos no Brasil em razão das dificuldades observadas por meio de análise de desempenho de alunos do ensino fundamental e médio. Em razão desta perspectiva educacional que não oferece aos educandos o desenvolvimento de suas competências e habilidades escritas, surge um número grande de encaminhamentos para os sistemas de saúde com queixas de distúrbios de leitura e escrita. Sabe-se que o fracasso escolar pode ser afetado por inúmeros fatores de origem fisca,mental educacional, emocional, cultural, sócio-econômica. Os processos complexos envolvidos na aquisição de leitura vêm sido analisado sob perspectivas neurológicas, trazendo informações de valor inestimável sobre sa bases neurológicas de aprendizagem. O estudo dos processos corticais fornece informações e revela caminhos para o conhecimento do sistema funcional complexo que é o cérebro. Luria através de estudos neuropsicológicos elaborou a teoria de Sistemas Funcionais, correlacionando as unidades de atenção, unidade sensorial e unidade de planejamento com o mapeamento das funções cognitivas relacionadas ao funcionamento cerebral. Este estudo foi pioneiro por trazer subsídios da avaliação neuropsicológica para a área educacional. Desta forma, em vários locais do mundo, a Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska: children\\\\\\\\\\\\\\\'s revision (LNNB-c) têm sido adaptada para avaliação de crianças em fase de aprendizagem. Alguns estudos foram realizados para testar a eficiência da LNNB-c na avaliação de distúrbios de leitura e escrita, revelando a relevância do uso de procedimentos neuropsicológicos na tentativa de caracterizar estas dificuldades e correlacioná-las com alterações de funções corticais superiores. A avaliação neuropsicológica objetiva auxiliar o diagnóstico diferencial, estabelecer a presença ou não de disfunção cognitiva e o nível de funcionamento, localizar alterações sutis, detectar disfunções ainda em estágios iniciais. Assim o objetivo deste estudo foi adaptar as escalas da LNNB-c relacionadas ás funções neuropsicológicas envolvidas no aprendizado da leitura e escrita em crianças em idade escolar. A importância da adaptação deste instrumento está no fato de auxiliar o processo diagnóstico dos problemas de leitura e escrita, direcionando assim as intervenções neuropsicológicas e fonoaudiológicas para esta população
 
Contato: vp.crenitte@uol.com.br
 

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