Código: OCM1788
DIMÍDIOS FACIAIS: EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE SUJEITOS VEGETARIANOS E OS QUE COMEM CARNE?
 
Autores: Isabela De Almeida Poli, Ana Luiza Castro, Cristiane Casquilha, Fernanda Rocha, Juliana Mussel, Vanessa Carvalho, Viviane Piquet, Milena Pereira Gomes
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
 
A vida moderna tem obrigado, cada vez mais, as pessoas a buscarem o equilíbrio emocional, profissional e pessoal através de alguma atividade paralela ao seu cotidiano. A YOGA, ginástica do corpo e da mente, tem sido alvo de procura, principalmente daqueles que já ultrapassaram os vinte e cinco anos, e que portanto, já estão inseridos num contexto de vida onde o trabalho demanda certa carga mental e emocional.
Esta pesquisa visou comparar os dimídios faciais entre homens vegetarianos e os que comem carne, entre 25 e 35 anos, praticantes de Yoga há mais de três anos. Tendencialmente, pessoas do sexo masculino preferem atividades físicas de predominância de força e resistência. Mas ao optar pela pesquisa com homens que praticam uma atividade física mais equilibrada, tinha-se em mente a tentativa de neutralizar uma variável importante na função da mastigação: a força.
O principal objetivo deste trabalho foi comparar os homens normofaciais, praticantes de Yoga, cada qual com suas escolhas alimentares, avaliando se a predominância de alguma consistência altera a simetria facial.
A metodologia utilizada envolveu coleta de dados pessoais, além do levantamento minucioso da rotina alimentar (consistência e freqüência), foto e filmagem da mastigação.
Os resultados revelaram que mais de 50% dos sujeitos do sexo masculino praticantes de Yoga, mesmo com predominância mastigatória unilateral, vegetarianos ou não, possuem dimídios faciais simétricos.
 
 
Contato: isabelapoli@ajato.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco