Código: OCS0789
A FONOAUDIOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DE UM GRUPO INTERDISCIPLINAR NO TRABALHO COM ADOLESCENTES |
|
Autores: Mariana Silva Freitas, Mariana Marquez Resende |
Instituição: UNIVERSIDADE DE UBERABA |
|
Introdução:
O Programa de Atenção ao Adolescente é um projeto pertencente ao programa"Pró-Saúde,implan-
tado pela Universidade de Uberaba,visando o trabalho interdisciplinar entre os cursos e estagiários envolvidos,incentivando a efetivação de suas atuações,através de uma linguagem comum.
Programa voltado à saúde dos adolescentes da comunidade do Conjunto Habitacional Alfredo Freire,consiste de estratégias voltadas à promoção e educação em saúde ,em situações comuns ou de risco enfrentadas pelos adolescentes e suas famílias.Estas estratégias envolviam atividades artísticas e culturais(oficinas de música,teatro,fotografia e artes plásticas),oficinas de iniciação profissional,entre outras.
Justificativa:
A finalidade de se abordar este tema se deve ao fato da minha experiência como estagiária do curso de Fonoaudiologia,no grupo atuante no programa ,ter sido enriquecedora, possibilitando a troca de experiêcias com estagiários de outros cursos,assim como uma intervenção eficaz ,possibilitada pelas oficinas e pelo vínculo estabelecido com os adolescentes.
Um outro motivo seria o fato de ,atualmente,não se ver uma atuação interdisciplinar com adolescentes ,em que a Fonoaudiologia esteja envolvida,talvez pelo fato de existir literatura insuficiente sobre o tema.
Objetivo:
Desenvolver ações interdisciplinares ,visando a promoção da saúde coletiva.
Planejar e executar atividades com o objetivo de orientar e intervir em diferentes situações em que o adolescente esteja envolvido .
Identificar as diferentes abordagens dos cursos participantes do programa.
Metodologia:
Levantamento bibliográfico em livros,publicações,terminais de computadores existentes na biblioteca da Universidade de Uberaba.
Levantamento das atividades realizadas durante o périodo que consistiram de:exposição para os alunos das opções de oficinas;escolha das oficinas,com o propósito de ao final,se elaborar um vídeo;divisão da turma de acordo com as preferências por cada oficina;escolha dos temas a serem abordados nas oficinas;início dos trabalhos com as oficinas.
Conclusão:
Baseado na experiência tida como estagiária do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Uberaba no programa,é possível afirmar que a Fonoaudiologia tem muito a contribuir na construção de ações interdisciplinares com adolescentes.
Os conhecimentos sobre intervenção primária e secundária em saúde coletiva permitiram ampliar o caráter das ações desenvolvidas durante a realização das oficinas. |
|
|
|
Contato: marianafreitasfono@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|