Código: OCL0917
ANÁLISE DOS ERROS ORTOGRÁFICOS EM 60 CRIANÇAS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS TRADICIONAIS E CONSTRUTIVISTAS. |
|
Autores: Juliana Medeira Vieira, Patrícia Figueira, Jaqueline Maria Oliani Ijuim |
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO |
|
Ao desenvolver a escrita, a criança pode apresentar uma dificuldade que pode permanecer até a idade adulta – a ortografia. Ao relacionar escrita e fala, a criança esbarra no sistema da escrita, surgindo às dificuldades ortográficas. No momento em que a criança utiliza a escrita como forma de comunicação, através da elaboração gráfica, ela estará tendo domínio do código gráfico o que é um aspecto importante em termos de linguagem.
Na pesquisa realizada foram avaliados aspectos da escrita (ortografia) e a narrativa escrita pelos estudantes de dois métodos de ensino - construtivista e tradicional.
A pesquisa foi realizada em duas escolas - construtivista “A” (o aluno é o ponto de partida para a aprendizagem, ele constrói o seu próprio conhecimento, o professor organiza atividades que favoreçam a reflexão); a tradicional “B” (sistema educativo fechado, com currículo da parte para o todo). Os alunos selecionados, no total de 60, não apresentaram deficiência visual e/ou auditiva e não estavam fazendo fonoterapia. A avaliação constou de um ditado (Zorzi, 1998) e uma redação. Para análise dos resultados foi utilizado a classificação dos erros ortográficos de Zorzi, 1998.
Na análise do ditado observamos tanto na escola “A” como na “B” nos erros de representação múltipla, índices de 56% e 52%, apresentando pequena diferença entre os dois métodos. O índice de erros encontrado nas duas escolas foi grande. Na análise da redação na escola “A” foram observados criatividade, narrativa muito boa e riqueza de detalhes, com pontuação e gramática regulares. Na escola “B” observou-se vocabulário pobre, muitos erros gramaticais e muita dificuldade em narrar os fatos.
Concluímos que os erros ortográficos encontrados no ditado dos 60 alunos foram grandes em ambas escolas, entretanto, na escola “A” o índice foi um pouco acima. Em relação à análise da redação, observou-se na escola “A” resultados muito melhores. |
|
|
|
Contato: jaque_ijuim@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|