Código: TCS1556
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE FONOAUDIÓLOGOS NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DO CPQAM – PERNAMBUCO – UM ESTUDO DE TENDÊNCIA DE EGRESSOS, NO PERÍODO DE 1976 A 2005.
 
Autores: Fábio José Delgado Lessa, Cynthia Maria Barboza do Nascimento, Gabriella Morais Duarte Miranda, Lívia Teixeira de Souza, Renata Florêncio Santiago, Vanessa de Lima Silva, Tatiane Fernandes Portal de Lima, Eduarda Ângela Pessoa Cesse
Instituição: DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA (NESC) – CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES (CPQAM)- FIOCRUZ- PE
 
A continuidade do processo de qualificação dos profissionais da saúde tem sido uma exigência para uma melhor condição de inserção no mercado de trabalho. Esta qualificação, no âmbito da Saúde Pública, deve priorizar a integralidade e, por conseguinte, a interdisciplinaridade. A inserção de várias categorias profissionais permite múltiplos enfoques de atuação ampliando as abordagens propostas para o SUS. O Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da FIOCRUZ em Recife/PE, desenvolve trabalhos sistemáticos de ensino e pesquisa em diversos campos da saúde pública. No âmbito do ensino, oferece os cursos de Doutorado, Mestrado, Residência Multiprofissional e Especialização em Saúde Pública. O objetivo deste trabalho é caracterizar a formação profissional de fonoaudiólogos nos programas de pós-graduação do CPqAM, que é referência em saúde pública no Estado de Pernambuco, observando a tendência dos egressos entre 1976 e 2005. A coleta de dados ocorreu através da exploração de documentos dos cursos oferecidos disponíveis na Secretária Acadêmica do CPqAM. Observou-se que no período de 1976 à 1990 nenhum fonoaudiólogo obteve o grau de pós-graduação nos programas do CPqAM. No ano de 1991, ingressou o primeiro fonoaudiólogo no curso de especialização em saúde pública. Houve baixa procura a estes programas até 1998. Somente no final do período considerado observou-se uma expansão significativa de fonoaudiólogos distribuídos da seguinte forma: 03 residentes, 03 especializandos e 02 mestrandos e apenas um fonoaudiólogo no Doutorado. Portanto, evidencia-se uma tendência crescente destes profissionais que procuram esta área de concentração como opção de formação profissional após a graduação, sendo preparados para atuar no âmbito do SUS contribuindo para a sua consolidação. Isto acompanha o crescimento e a relevância tomada pela saúde pública dentro do atual contexto da fonoaudiologia no País.
 
 
Contato: tatiane@cpqam.fiocruz.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco