Código: TCL1749
ATENDIMENTO EM GRUPO DE PAIS DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
 
Autores: Lilian Nobre de Moura, Julia Carvalho Alves Perdigão, Érika Parlato-oliveira
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: Distúrbio de leitura e escrita é caracterizado por déficits na decodificação fonológica e compreensão da linguagem oral e/ou escrita estando associado a uma dificuldade na aquisição e/ou no desenvolvimento da linguagem escrita (Navas & Santos, 2002). Objetivo: Nosso objetivo é descrever o atendimento em grupo de pais cujos filhos são atendidos em um Ambulatório-Escola de Fonoaudiologia com idades entre 8 e 15 anos. Enquanto os pais são atendidos seus filhos também participam de terapia em grupo. Eles apresentam dificuldades na organização de idéias, interpretação de textos, vocabulário escasso, pouco interesse pela escrita e falta de motivação. Metodologia: Durante 10 sessões semanais com noventa minutos de duração, foram trabalhados temas propostos pelas terapeutas e/ou grupo, baseados no modelo de grupo operativo de Pichon-Rivière, no qual “o grupo constrói seu próprio caminho a partir do pensar conjunto”. O emprego desta técnica tem como propósito à aplicação de uma didática interdisciplinar, de caráter acumulativo, que utiliza métodos de investigação operativa. O grupo era heterogêneo e formado sete pais/cuidadores, onde foi possível trabalhar temas de interesse individual e coletivo, buscando no grupo sugestões/questionamentos, entre eles, a gagueira e o processamento auditivo central. Ao final da sessão eram sugeridas formas para lidar com as situações expostas pelo grupo e, no encontro seguinte verificávamos seu grau de efetividade. Resultados: O grupo tem se mostrado interessado e além dos resultados que os filhos têm apresentado, os pais também sentiram mudanças, como foi possível verificar através da análise de um questionário dirigido, no qual investigou-se o grau de satisfação, interesse pela proposta e sugestão de novos temas.Conclusão: A participação dos pais no processo terapêutico é fundamental para um bom desenvolvimento terapêutico dos filhos. O grupo conseguiu alcançar os objetivos propostos entre eles a conscientização dos pais sobre a importância de sua participação.
 
 
Contato: juliacap@gmail.com
 

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