Código: OCL0998
INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A AFÁSICOS : A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM
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Autores: Ivone Panhoca, Aparecida Yumi Nishimori, Aline Susan da Silva Walker |
Instituição: PUC-CAMPINAS |
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A afasia configura-se como comprometimento da linguagem (oral e escrita) tanto em termos expressivos quanto interpretativos. Tal quadro acarreta profundas modificações relativas à subjetividade, à afetividade, ao desempenho de papéis sociais que, no seu conjunto, atingem não só o próprio sujeito como todos que convivem com ele.
Por essa razão, a intervenção fonoaudiológica junto a afásicos, hoje, abarca aspectos que vão além “do déficit”, atingindo as áreas da vida em sociedade; da cultura; do lazer; da educação, etc.
O objetivo do presente estudo foi avaliar - no universo de abrangência da atuação fonoaudiológica junto a afásicos - o impacto da perda/prejuízo do uso da linguagem/comunicação na vida de tais sujeitos.
Foi aplicado um questionário (respondido no contexto de uma clínica-escola de Fonoaudiologia) junto a 24 sujeitos, de ambos os sexos, na faixa de 22 a 72 anos de idade, todos com comprometimentos motores e lingüísticos.
O questionário foi respondido ou diretamente pelo próprio sujeito ou por um familiar/cuidador, após discussão/negociação com o próprio sujeito.
Uma das questões dizia respeito à maior alteração que o acometimento neurológico trouxe para a vida dos sujeitos (“Do seu ponto de vista quais as maiores mudanças que a doença trouxe para a sua vida ?”).
Do total de sujeitos 54,16% mencionaram as alterações na fala/linguagem, ou isoladamente ou associadas a outras dificuldades.
Conclui-se que no conjunto de modificações que esse acometimento neurológico traz para a vida dos sujeitos o comprometimento da linguagem tem lugar de destaque. |
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Contato: ipanhoca@puc-campinas.edu.br |
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