Código: OEL0141
ABORDANDO A COMUNICAÇÃO NA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA COM UMA CRIANÇA PORTADORA DE ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA.
 
Autores: Letícia Belleze, Naraí Lopez Barbetta
Instituição: CEUNSP ITU
 
Descrição do quadro: B. é uma criança de 9,4 anos, portadora de encefalopatia crônica não evolutiva atetóide, com perda auditiva bilateral moderada a severa, protetizado bilateralmente. Possui astigmatismo e hipermetropia. Não tem controle de tronco, cabeça ou membros. Apresenta reflexos tônico-cervicais assimétricos e simétricos e padrões de extensão de membros. No início deste ano, poucas tentativas de comunicação e/ou expressão puderam ser observadas no paciente. Os sorrisos, única expressão observada, eram oferecidos descontextualizadamente.
Procedimento: Os atendimentos, realizados 2 vezes por semana, são embasados na abordagem interacionista, pois esta privilegia a interação da criança com o outro, atribuindo à linguagem um papel fundante (De Lemos, 1986; 1995) e permitindo ao terapeuta não trabalhar somente no campo do organismo, mas permitir que a linguagem ganhe um papel fundamental na terapia (Frazão, 1996). Após avaliação inicial, relatórios evolutivos mensais foram realizados e a partir de Maio/2005, filmagens mensais e posterior transcrição das terapias dão suporte para o registro e análise da comunicação.
Resultados obtidos: A análise preliminar do caso demonstra uma maior intenção comunicativa do paciente, através das significações realizadas pela terapeuta. A comunicação não é expressa somente pela fala, mas olhares, gestos, vocalizações e, no caso desse paciente, até mesmo, reflexos patológicos e espasmos são considerados possibilidades comunicativas, pois a criança demonstra o que está sentindo, o que quer ou que gosta, e isso deve ser considerado/ privilegiado.
Conclusão: Embora, a terapia fonoaudiológica atenda as necessidades de habilitação ou reabilitação das funções estomatognáticas em casos de encefalopatia crônica não-evolutiva, a linguagem deve ocupar grande parte da terapia, ou porque não dizer toda a terapia, enfatizando a importância da comunicação, realizada através das significações/interpretações.
 
 
Contato: leticiabelleze@ig.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco