Código: OCL1299
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ORTOGRÁFICA DE ESCOLARES DA 1ª SÉRIE DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DA CIDADE DE SALVADOR - BA
 
Autores: Catarine H.m. Boness, Lavinia S. Cavarvalho, Emanuelle S. Vasconcelos, Laura Giotto Cavalheiro
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
 
Introdução: A apropriação da norma ortográfica se dá no período escolar e a ocorrência de erros ortográficos pertence ao processo de aprendizagem da língua escrita. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi comparar a produção ortográfica de escolares da 1ª série do ensino fundamental de escola pública e particular da cidade de Salvador-BA. Método: Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo I(GI) era constituído por 20 escolares, matriculados na rede particular e Grupo II(GII) era constituído por 20 escolares, matriculados na rede pública. Todos os escolares estavam matriculados na 1a série do ensino regular da cidade de Salvador-BA. Os escolares foram submetidos a um ditado composto de 57 palavras e 9 frases baseado no Roteiro de Observação Ortográfica proposto por Zorzi (1998). Resultados: Os resultados apontaram que os escolares do GI produziram no total 891 erros e o GII, 1237 erros ortográficos. Esses erros foram classificados em onze categorias e hierarquizados de acordo com a sua porcentagem de ocorrência. A média de erros por aluno do GI foi superior à apresentada pelo GII. Na produção dos alunos do GI encontramos como principais categorias ocorridas às representações múltiplas, o apoio na oralidade e a omissão. A mesma hierarquia de ocorrência foi encontrada para os escolares do GII. Essas três principais categorias de erros ortográficos estiveram presentes na produção de 100% dos alunos. Já a hierarquia de ocorrência das oito categorias de erros ortográficos restantes mostrou-se diferente para os dois grupos. Conclusão: Podemos concluir que apenas as categorias de erros ortográficos mais freqüentes encontram-se hierarquizadas da mesma maneira para os alunos das redes pública e particular de ensino, sugerindo então uma variação na apropriação dos diferentes níveis de complexidade da língua escrita para os dois grupos.
 
 
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