Código: OEL1669
A INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE SINDROME DO CROMOSSOMO Q21+ |
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Autores: Carolina Schirmer, Déborah Salle Levy, Kely Krumenan, Roberta Ceron |
Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE |
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Este artigo relata o caso da paciente A. B. F., 15 anos que encontra-se em atendimento em uma clínica-escola de Fonoaudiologia. Na anamnese, a queixa principal é a dificuldade que A. B. F. tem ao falar e se comunicar. A mãe relata que não houve intercorrências gestacionais, sendo que a criança nasceu de parto cesárea, à termo. Após o nascimento (com uma semana de vida), sofreu uma crise hipoglicêmica pela incapacidade de sucção. Até os sete meses de vida, a criança apresentou um desenvolvimento neuropsicomotor normal. Aos sete meses sofreu crise convulsiva, que, por conseqüência, resultou em um ano e meio sem emissão de sons pela criança. Nesta idade foi diagnosticada a Síndrome do Cromossomo 21 q+, rara, sendo mantida terapeuticamente com Fenobarbital. A. B. F. apresenta dificuldades visuais, motoras, na linguagem oral e no sistema estomatognático, mostrando-se agressiva, quando não compreendida. Durante avaliação observou-se adequação da linguagem receptiva. A paciente está na quinta etapa de uma escola inclusiva em Novo Hamburgo/RS. Realiza acompanhamento fonoaudiológico desde os sete anos de idade, acompanhamento fisioterápico, psicopedagógico e psiquiátrico, tendo como medicação atual Valproato de Sódio e Rifamicina. Na avaliação da linguagem expressiva (fonética-fonológica), fez somente vocalizações. Observou-se que A. utiliza de elementos não-verbais, como por exemplo gestos acompanhados por sons, para sua comunicação. Durante a avaliação do sistema motor oral observou-se hipotonia de lábios, língua e bochechas e dificuldades na alimentação, apresenta muitos engasgos. A intervenção fonoaudiológica tem por objetivo promover o aumento de tônus, de língua, lábios e bochechas e a adequação da alimentação, uma vez que a paciente tem engasgos durante alimentação, bem como promover a comunicação, estimulando a linguagem oral e concomitantemente inserindo pranchas de comunicação alternativa como um facilitador na ação dialógica de A. B. F. no seu cotidiano, já que a mesma está apresentando dificuldades nesta ação. Este trabalho encontra-se dentro das normas éticas da Instituição a qual foi realizado. |
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Contato: kely_k@terra.com.br |
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