Código: OET1481
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL: ASPECTOS CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DE UM TREINAMENTO |
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Autores: Maria Cristina Borrego, Ana Carolina Carlini, Daniela Martins Dos Reis, Juliana Algodoal, Sandra Oliveira |
Instituição: LINGUAGEM DIRETA |
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O fonoaudiólogo que atua junto aos profissionais da comunicação desenvolve um trabalho de promoção de saúde, habilitação e aperfeiçoamento da comunicação. A assessoria e/ou consultoria fonoaudiológica, pode ser realizada em diversos formatos: palestras, orientações, cursos, workshops e treinamentos, de acordo com as necessidades dos profissionais.
O objetivo deste estudo é apontar e analisar os aspectos que devem ser considerados no momento de elaboração de uma proposta de trabalho, para que se atinja satisfatoriamente os objetivos desejados e contribua com o aprimoramento da comunicação.
É preciso levar em consideração os seguintes aspectos: se a atuação será somente fonoaudiológica ou em conjunto com outros profissionais como, por exemplo, psicólogo; tempo de duração da intervenção; perfil dos participantes, faixa etária, formação cultural; número de participantes; objetivos do fonoaudiólogo, aliados aos dos participantes e/ou do cliente; organização do conteúdo e forma de apresentação dos temas aos participantes; características de cada etapa do trabalho e adequada inserção durante o tempo disponível; divisão do tempo em estratégias individuais e em grupo de acordo com o número de participantes, levando em consideração teoria e prática; seleção de material e estratégias de acordo com a duração do treinamento e o perfil dos participantes.
Além desses aspectos, devem ser considerados os ritmos de aprendizagem e desenvolvimento dos participantes, sendo que a postura mais adequada para o fonoaudiólogo é de mediador, seguindo o princípio andragógico. A preparação do treinamento deve pressupor atividades criadoras e de construção conjunta, por meio de situações problematizadoras do cotidiano, segundo as habilidades e competências já desenvolvidas de cada indivíduo (Zabala, 1998).
O fonoaudiólogo, ao levar em conta todos esses fatores, tem mais chances de garantir um trabalho eficaz, de acordo com as necessidades do cliente sem, contudo, deixar de respeitar os objetivos da atuação fonoaudiológica junto aos profissionais da comunicação. |
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Contato: linguagemdireta@linguagemdireta.com.br |
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