Código: OCV1806
AUTO-ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO POR PROMOTORES DE JUSTIÇA |
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Autores: Sheila Alves da Silva, Gabriela Sóstenes Peter |
Instituição: FACULDADE DE FONOAUDIOLOGIA DE ALAGOAS -UNCISAL |
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Introdução: Dentre aqueles que fazem o uso da voz no seu cotidiano profissional está o promotor de justiça, que precisa usar voz clara, fluente, firme, convincente e utilizar adequadamente os recursos comunicativos para valorizar as idéias principais e sua representatividade. Objetivo: Verificar a auto-análise de promotores de justiça quanto à utilização dos recursos comunicativos no uso profissional da voz. Material e método: O grupo pesquisado foi composto por oito promotores de justiça que atuam na vara criminal em uma comarca de Alagoas. A coleta de dados foi feita através de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva, observacional, desenho série de casos. Resultados: Os promotores classificaram suas vozes como: 62,5% clara, 50% agradável, 50% convincente e 25% rouca. No uso profissional da voz, os promotores relataram que os recursos vocais mais utilizados são: 100% entonação, 75% ênfase, 62,5% pausa e 62,5% intensidade elevada. Esses recursos comunicativos são mais utilizados em falas do Júri. 88% do grupo pesquisado afirmou marcar as palavras no texto para serem enfatizadas na fala. Os recursos não verbais mais descritos foram: 100% movimentos de mãos e 75% expressões faciais. 62,5% se consideraram bons oradores. 88% gostariam de aperfeiçoar sua comunicação, e para este fim, 62,5% procurariam um fonoaudiólogo, 37,5% lingüista, 25% professor de oratória. Conclusão: É fundamental que o profissional da voz conheça e aprimore sua comunicação para poder tirar dela todos os recursos expressivos de que for capaz. |
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Contato: gsostenes@aol.com |
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