Código: TCP0310
ANÁLISE E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA |
|
Autores: Sandra Merlo, Vanessa Cristina Lardaro, Daniela Martins Dos Reis, Larisa Tomoko Sogawa, Maria Cristina Borrego, Sandra Maria Rodrigues Pereira de Oliveira |
Instituição: LINGUAGEM DIRETA |
|
O mercado globalizado tem transformando também a Fonoaudiologia, que se encontra em um momento de reflexão sobre as formas de gerenciamento da clínica.
O objetivo desta pesquisa foi compreender quatro aspectos do funcionamento de uma clínica fonoaudiológica, possibilitando manter, modificar e/ou elaborar as melhores estratégias de atuação.
Foi realizado um levantamento dos atendimentos clínicos de 2004 de uma empresa de Fonoaudiologia, destacando os números em relação à origem dos encaminhamentos dos pacientes, queixas iniciais, permanência para atendimento terapêutico e número de atendimentos ao longo do ano. Estes dados foram submetidos à análise estatística através dos testes qui-quadrado e de proporções.
Quanto à origem dos encaminhamentos, houve um efeito estatisticamente significativo para o encaminhamento dos próprios fonoaudiólogos da empresa em comparação com outras fontes, evidenciando uma das vantagens da equipe, na qual, além da troca de experiências e possibilidade de diferentes especialidades fonoaudiológicas, gera-se um fluxo de pacientes para atendimento. Com relação às queixas iniciais, houve um efeito marginalmente significativo para Motricidade Oral em comparação com demais áreas testadas, indicando a importância do conhecimento de Motricidade Oral para o fonoaudiólogo. Quanto à permanência para atendimento, o número de pacientes que permaneceram para atendimento terapêutico foi significativamente superior aos que não permaneceram, assinalando a eficácia das estratégias adotadas no primeiro contato. Com relação ao número de atendimentos realizados ao longo do ano, houve uma queda significativa em janeiro e fevereiro e um aumento significativo em junho e setembro, destacando que pode ser natural a ocorrência de altas e baixas no número de atendimentos e que seria interessante a programação anual de atividades extras respeitando tais variações.
Portanto, é necessário analisar os dados do funcionamento da clínica fonoaudiológica para que estratégias mais eficazes de atuação possam ser elaboradas, visando ao crescimento e à adaptação ao mundo empresarial. |
|
|
|
Contato: danielamreis@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|