Código: TCC0786
FONOAUDIOLOGIA EM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: O PERCURSO CIENTÍFICO DOS ÚLTIMOS ANOS |
|
Autores: Alexandra de Oliveira Santos, Katlin Miyasato Fogaça de Souza, Cristina Lemos Barbosa Fúria, Katia Nemr |
Instituição: CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA-CEFAC |
|
INTRODUÇÃO: As possibilidades de cura do câncer de cabeça e pescoço aumentaram nos últimos anos, sendo que o diagnóstico precoce e o adequado tratamento podem oferecer ao indivíduo melhor qualidade de vida (Nemr & Lenh, 2004; Furia, 2004). O reconhecimento da atuação fonoaudiológica em câncer de cabeça e pescoço tem sido cada vez maior, e é pela produção cientifica e sua divulgação, que um número maior de profissionais poderão se interessar pela adaptação destes pacientes (Nemr, 1998). OBJETIVO: Levantar a produção científica nacional da fonoaudiologia no câncer de cabeça e pescoço das últimas três décadas e classificá-las nas áreas de motricidade orofacial (fonoarticulação), voz e disfagia.
MÉTODO: Foram levantadas as publicações nacionais de fonoaudiologia em artigos, trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, dissertações e teses de mestrado e doutorado, cujo tema fosse câncer de cabeça e pescoço. No protocolo utilizado na coleta dos dados considerou-se a forma da publicação (título, ano, tipo de material, estado de origem da publicação), e o conteúdo (local da lesão, tipo de tratamento, alterações fonoaudiológicas).
RESULTADO: De 1980 a 2004 foram encontradas 136 publicações, sendo 56 (41.2%) na área de voz, 9 (6.6%) em fonoarticulação, 14 (10.3%) em disfagia e 57 (42%) com mais de uma área pesquisada na mesma publicação.
CONCLUSÃO: A área mais pesquisada sobre fonoaudiologia em câncer de cabeça e pescoço foi a de voz, apontando ser a área de maior interesse entre os profissionais. Porém, nos últimos anos tem-se observado grande interesse pela área de disfagia. Já a área de Motricidade orofacial tem sido um tema pouco explorado. |
|
|
|
Contato: knemr@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|