Código: TCV1506
GRAVAÇÃO DE VOZ EM COMPUTADOR DE MÃO: PORTABILIDADE COM QUALIDADE |
|
Autores: Eng. Mauricio Raymundo de Cunto, Fga. Marcia H. M. Menezes |
Instituição: USP SAO CARLOS - HCFMUSP |
|
Introdução - O registro de vozes na prática clínica fonoaudiológica é uma realidade bastante antiga. Paralelamente, busca-se sempre por novos equipamentos de registro fidedigno. Os equipamentos precisam ter baixo ruído, baixa distorção e preferencialmente portáteis. Stualmente, o computador de mão, também conhecido por \\\"PalmTops\\\", \\\"PDAs\\\", \\\"HandHelds\\\", entre outros, tornou-se uma alternativa para o registro de vozes de campo, sendo uma alternativa de grande praticidade devido a sua portabilidade, Entretanto nem todos os equipamentos deste tipo possui esta funcionalidade e, para tal, foi escolhido o modelo iPAQ 2210 fabricado pela HP.
Objetivos - Comprovar que um computador de mão HP - iPAQ 2210 - Pocket-PC, pode ser uma boa alternativa para o registro de amostras vocais.
Método - Foi realizado uma análise comparativa de dez emissões da vogal sustentada [a] fornecidas por falantes de ambos os sexos, sem alterações de produção do sinal de fala. As vozes foram gravadas simultaneamente no iPAQ 2210 e um gravador DAT. Ambos registros foram digitalizadas em 16 bits, com freqüência de amostragem de 44.1 kHz e analisadas pelo programa Multidimensional Voice Program (MDVP), com extração de medidas de freqüência fundamental, perturbação, estrutura harmônica, e irregularidade. Os resultados foram analisados comparativamente entre as medidas coletadas a partir das amostras registradas pelos dois recursos de gravação e tratadas estatisticamente através do teste T - Student.
Equipamentos - HP-iPAQ 2210 Pocket-PC 2003, Microfone de lapela JTS CM-501, Gravador DAT Casio DA7, preamplificador Behringer MX602A, Computador PC com placa de som M-Audio Audiophile 2496.
Todos os indivíduos expressaram consentimento no uso das informações coletadas.
Resultados conclusivos: Os resultados das análises acústicas de ambos gravadores apresentaram comportamentos próximos. É possível portanto afirmar que o computador de mão pode ser utilizado na prática clínica fonoaudiológica, sendo uma opção de grande portabilidade para o registro de vozes com boa qualidade sonora. |
|
|
|
Contato: mauriciodecunto@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|