Código: OCS1769
A IMPLANTAÇÃO DA TUTORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA NO PROJETO FRUTOS DO MORRO
 
Autores: Kleber Rangel Silva, Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Flávia Guedes Lúcio, Janaína Passos de Paula, Lílian Nobre de Moura, Camila Lacerda Silveira Rocha, Luísa da Matta Machado Fernandes, Fernanda Rodrigues Campos, Stela Maris Aguiar Lemos, Elsa Machado de Melo
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: A inserção de graduandos de fonoaudiologia no projeto de extensão Frutos do Morros, que privilegia em suas ações a promoção da saúde e a prevenção da violência, estabeleceu o sistema de ensino-aprendizagem de tutoria. Sendo este um instrumento de promoção da educação por meio de diferentes níveis de conhecimento e experiência científica, tem-se que o acadêmico tem a oportunidade de experienciar metodologias de ensino-aprendizagem diferentes daquelas vividas rotineiramente na universidade.
Objetivo: Descrever como se deu a implementação da experiência de tutoria, orientados por uma docente, pelos estudantes de Fonoaudiologia no Projeto Frutos do Morro.
Metodologia: Houve a divisão dos estudantes em tutores e tutorandos. Foram escolhidos para tutores os alunos que tinham maior experiência em trabalhos científicos e estavam em períodos mais avançados. Cada tutor seria responsável por três alunos. Após seis meses iniciou-se um processo de multiplicação. Cada aluno tutorando tornou-se tutor de dois ou três novos acadêmicos de fonoaudiologia ingressantes no projeto. Principais resultados: O dinamismo do sistema implantado propiciou a criação de um núcleo de capacitação e trabalho internos, a produção e aplicação de uma oficina de comunicação, a motivação de outros discentes e a adoção da prática de tutoria em todo o projeto.
Conclusão/Considerações Finais: Por meio da implantação da tutoria, valorizou-se a autonomia dos discentes tornando-os mais ativos e em condições de solucionar problemas imediatos, melhorando o funcionamento do grupo. Esse fato repercute positivamente quando se pensa na expansão natural e planejada do projeto Frutos do Morro, proporcionando uma situação onde todos se sentem co-responsáveis por esse crescimento. Com a criação do vínculo tutor-aluno, o processo de ensino-aprendizagem se dá em condições mais estimulantes ao estudante, quando comparada às formas tradicionais.
 
 
Contato: kleber_fono@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco