Código: OCL1465
COERÊNCIA CENTRAL : DESEMPENHO DE INDIVÍDUOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO E NORMAIS
 
Autores: Ligia Saft, Glória Pongracz, Camila Ramos Moreira, Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
INTRODUÇÃO:Alterações de linguagem são freqüentemente citadas como centrais nos quadros do espectro autístico, sendo que diversas abordagens têm sido utilizadas para explicar e analisar tais dificuldades. O modelo cognitivo de Coerência Central acredita que esta inabilidade se deve a uma falha no processamento das informações, caracterizada pela incapacidade de relacioná-las de forma global em um dado contexto.

OBJETIVO: Comparar o desempenho de 8 portadores de distúrbios do espectro autístico (DEA) e 16 crianças sem queixa de linguagem (SQ) em testes de coerência central.
MÉTODO: Foram sujeitos da pesquisa 16 SQ (média 9,5 anos) e 8 DEA (média: 10,3 anos) em atendimento fonoaudiológico semanal. Utilizou-se 2 quebra-cabeças; sendo um com uma figura e o outro em branco; e um teste de ilusão visual composto por duas letras: E / H, ambas formadas por letras E menores. Cronômetro e protocolo individual. Foi pedido para os sujeitos montarem os quebra-cabeças e o tempo foi cronometrado, em seguida foram apresentadas as letras e os sujeitos deveriam dizer qual letra identificavam.

RESULTADOS: As crianças SQ apresentaram uma diferença média de 33 seg na realização dos dois quebra-cabeças, sendo que o quebra-cabeça sem figura levou mais tempo para ser realizado (média: 1:09), já os sujeitos EA apresentaram 1:37 min de diferença, sendo a média do quebra-cabeça sem figura de 2:52 min. Na prova de Ilusão Visual todos os sujeitos SQ apresentaram respostas corretas, para a letra E. Para a letra H 55% responderam E, 18% responderam H e 27% responderam E e H. Os sujeitos EA não apresentaram respostas pertinentes respondendo outras letras (p.ex. A, HO,O, Ti).

CONCLUSÂO: Não é possível afirmar que as crianças do espectro autístico apresentam déficit na coerência central, devido à heterogeneidade dos dados apresentados. Porém, sugere-se que crianças sem queixa apresentam melhor desempenho em testes de Coerência Central.
 
 
Contato: fga.camilamoreira@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco