Código: OCM0860
RELEVÂNCIA E IMPLICAÇÕES DO USO DOS TERMOS ‘ATIPIA’ E ‘ADAPTAÇÃO’ NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA
 
Autores: Ana Maria Toniolo da Silva, Eliane Serpa, Carolina Lisbôa Mezzomo, Angela Ruviaro Busanello, Flávia Leães de Almeida
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
Este trabalho representa um estudo sobre ocorrência de alterações na fase oral da deglutição com ou sem má oclusão, alteração postural, hábitos nocivos, de tônus, entre outras. O objetivo desta pesquisa foi verificar a natureza da disfunção na deglutição, seus impedimentos no tratamento fonoaudiológico e a relevância da distinção terminológica: atipia e adaptação.
Para isto, foram coletados dados clínicos de 15 pacientes atendidos no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM, com alteração na deglutição.
As autoras comprometeram-se, através de declaração ao Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, que os resultados seriam divulgados apenas em meio científico, por tratar-se de banco de dados que já possui autorização dos responsáveis através do Termo de Consentimento Livre/Esclarecido.
A partir da análise dos achados observou-se alta prevalência de alteração da deglutição em pacientes com maloclusão do tipo mordida aberta (60%), mordida cruzada (20%), overjet (46,6%), classe II (40%); com respiração oral (80%) e com amígdalas hipertróficas (40%).
Assim, parece ser adequado concluir que os casos de deglutição atípica são poucos quando comparados aos casos de deglutição adaptada. Entretanto, faz-se necessária a distinção entre os termos ‘atipia’, para aquela deglutição cuja interposição lingual vem desacompanhada de más oclusões, e ‘adaptação’, nos casos em que a interposição da língua é conseqüência de um relacionamento morfológico anormal.
Conclui-se que estes últimos casos representam os grandes impedimentos da melhora funcional. Assim, o importante na terapia é saber o momento adequado de intervenção. Deve-se sempre fazer uma avaliação criteriosa da deglutição a fim de identificar se, e quando, o paciente deve ser tratado, bem como se há necessidade de encaminhamentos antes do início do tratamento. Importa salientar que a língua se adapta à forma, que outras funções interferem no seu posicionamento e que existem variações individuais de normalidade.
 
 
Contato: carolis@via-rs.net
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco