Código: OCV0984
CARACTERÍSTICAS VOCAIS DESAGRADÁVEIS UTILIZADAS POR APRESENTADORES DE TELEJORNAL SEGUNDO OS OUVINTES
 
Autores: Juliana Bueno Meirelles de Azevedo, Rosali de Moura Carvalho, Heloísa Maria Machado e Silva
Instituição: UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
 
Introdução: O modo de falar de um apresentador de telejornal provoca no ouvinte reações agradáveis ou desagradáveis, o que pode interferir na transmissão de uma notícia e comprometer a credibilidade do jornalista e da emissora com o público receptor. Objetivo: Identificar características vocais desagradáveis utilizadas por apresentadores de telejornal segundo a opinião de ouvintes. Método: Foram gravadas, por meio de um aparelho MD conectado à televisão, as vozes de dezesseis apresentadores, sendo onze do sexo masculino e cinco do sexo feminino, atuantes em várias emissoras nacionais de televisão. Por motivos éticos, os apresentadores e as emissoras foram identificadas por números e letras respectivamente. As vozes gravadas foram apresentadas individualmente a cada ouvinte, em locais públicos da cidade de Belém/PA por meio do próprio aparelho MD acoplado a fones de ouvido. A amostra de ouvintes foi composta por 42 pessoas, acima de dezoito anos, alfabetizadas, independente do sexo e que não fossem estudantes ou profissional de comunicação. Concomitante a apresentação das vozes dos apresentadores foi entregue um protocolo, na qual os ouvintes julgaram as vozes como agradáveis ou desagradáveis, justificando no caso de referirem como desagradável. Resultado: 100% dos apresentadores foram julgados como desagradáveis por pelo menos 1 ouvinte. Sendo que as características vocais utilizadas por telejornalistas que foram referidas como desagradáveis pelos ouvintes e que apresentaram valores significativos foram: velocidade de fala muito lenta ou rápida demais, voz muito “alta”, voz “fina” e monótona. Também foram citados pelo público em menor quantidade, a presença de sotaque puxado e a inexpressividade. Conclusão: A velocidade e intensidade de fala e a monotonia foram as características mais referidas pelos ouvintes como desagradáveis. Logo, ressalta-se a importância do trabalho fonoaudiológico com esses profissionais, a fim de possibilitar o uso correto de recursos que minimizam as interferências no processo comunicativo.
 
 
Contato: fono_juli@hotmail.com
 

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