Código: OCL0507
HABILIDADES DE DEFINIÇÃO DE SUBSTANTIVOS EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM
 
Autores: Debora Maria Befi-lopes, Marina Leite Puglisi, Elisabete Giusti, Karina de Araujo
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP
 
Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) apresentam pobre performance em tarefa de definição verbal de substantivos concretos, habilidade iniciada nos anos pré-escolares e aprimorada até a adolescência. Tais dificuldades podem indicar falhas no acesso lexical, no conhecimento metalingüístico e nas dificuldades com a alfabetização (Gutierrez-Clellen, De Curtis, 1999; Marinelle e Johnson, 2002). O objetivo desta pesquisa foi verificar as habilidades de definição de crianças com DEL em idade pré-escolar e escolar, e relacioná-las às habilidades lingüísticas.
Participaram deste estudo 32 crianças com idades entre 5 e 12 anos, divididas igualmente e pareadas cronologicamente em Grupo Pesquisa (GP - crianças com diagnóstico de DEL); e Grupo Controle (GC - crianças em desenvolvimento normal de linguagem). O critério de inclusão no grupo foi desempenho adequado ou até 10% abaixo do limite de normalidade na prova de vocabulário (Befi-Lopes, 2004). Os sujeitos definiram os substantivos a partir dos estímulos verbais padronizados: “O que é um(a) .......?” e “ O que mais?”. Os substantivos escolhidos para compor a prova foram palavras comuns ao repertório lexical das crianças, o que garantiu um conhecimento lexical mínimo para a realização da tarefa. As respostas foram analisadas quanto ao conteúdo e à forma, segundo os critérios utilizados por Marinellie & Johnson (2002).
Os resultados mostraram que o GP obteve desempenho significantemente inferior ao GC tanto na categoria “conteúdo” (atributos semânticos designados) quanto na categoria “forma” (estrutura sintática utilizada para definir). O GP utilizou principalmente a função ou algum aspecto perceptual, com estrutura sintática composta de palavras ou frases simples para definir os vocábulos. O GC fez uso de combinações complexas de várias categorias com estrutura sintática desenvolvida. Os resultados estão de acordo com achados da literatura ao indicarem que as habilidades metalingüísticas e o conhecimento semântico subjacente ao domínio lexical estão prejudicados em crianças com DEL.
 
 
Contato: karaujo@usp.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco