Código: TCL0102
O USO DE ESTRATÉGIAS DE REPARO COMO INDÍCIO DO CONHECIMENTO FONOLÓGICO DA CRIANÇA
 
Autores: Carolina Lisbôa Mezzomo
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
A presente pesquisa visa mostrar, através de um estudo sobre a aquisição normal da coda silábica, a importância da análise das estratégias de reparo utilizadas pelas crianças durante o processo de domínio da linguagem. Os recursos adotados pelo infante quando não consegue produzir corretamente o segmento pós-vocálico podem apontar para o grau de conhecimento fonológico que esta criança tem a respeito de seu sistema e não deve ser igualado com uma mera omissão do fonema em questão.
Para a realização do presente trabalho, que é um “recorte” da tese de doutorado da autora, foi utilizada uma amostra composta por dados de fala de sujeitos com desenvolvimento fonológico normal, falantes monolíngües do português brasileiro, entre 1:2 a 3:10 anos. Os sujeitos, em um total de 170 crianças, foram equiparados quanto à variável gênero. As palavras que compuseram a amostra fazem parte de dois bancos de dados, o AQUIFONO e o INIFONO e somaram um total de 3026 item lexicais analisado. Ambos os registros foram coletados transversalmente, obtidos através da aplicação do instrumento proposto por Yavas, Hernandorena e Lamprecht (1991) e pertencem ao CEAAL/PUCRS.
Os resultados da pesquisa mostram que, em coda, todos os fonemas são, preferencialmente, omitidos. Entretanto, foram observadas algumas estratégias de reparo, adotadas em menor número pelos aprendizes do português, tais como, substituições, alongamento compensatório da vogal precedente, semivocalizações e coalescência. Esses recursos de produção mostram um conhecimento da estrutura silábica (C)VC (ex.: alongamento compensatório) ou do segmento que deve ocupar a posição da coda (ex.: semivocalização, coalescência) apesar de não preencher a coda com o material fonético adequado ou não realizar a unidade temporal referente ao input. Essas atitudes das crianças apontam para um sistema em gradativa construção, que impossibilita equipará-lo com o sistema de outras crianças que realizam meras omissões da coda.
 
 
Contato: carolis@via-rs.net
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco