Código: TEL0197
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS PREMATURAS DE
BAIXO PESO
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Autores: Maria Lúcia Novaes Menezes, Almira Albuquerque Melo Leite da Costa, Heloísa Arruda Boechat, Olivia Ribeiro Gervasio, Fabricia Antelo Ramos Lois, Fernanda Botinhão Marques |
Instituição: INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA |
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A linguagem é de fundamental importância na inserção do indivíduo no mundo. Entretanto, alguns fatores podem alterar a aquisição da linguagem e causar distúrbios no seu desenvolvimento. (Menezes, M. L., 2003).
Como fator de risco para o distúrbio de linguagem podemos citar o baixo peso no nascimento (< 2500 gr.) e a prematuridade, (gestação < 37 semanas). Hanke (2003), em pesquisa realizada com uma população de crianças prematuras observou diferenças significativas entre crianças nascidas prematuras e nascidas a termo com relação ao desenvolvimento intelectual, compreensão da linguagem, atenção e hiperatividade. Roccella et al (2004) observaram distúrbios das funções cognitivas (visuo-espaciais, atenção, memória e linguagem) nos sujeitos em idade escolar com coeficiente de inteligência normal.
O presente trabalho teve como objetivo o estudo do desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas prematuras de baixo peso . A população foi composta de oito sujeitos (quatro do sexo masculino e quatro do feminino) na faixa etária de 24 a 48 meses, e os critérios de exclusão foram: deficiência mental, visual e deficiência auditiva e síndromes genéticas. O campo estabelecido para a realização deste estudo foi um dos hospitais públicos do Sistema de Saúde do Rio de Janeiro, especializado em Gestação de Alto Risco.
Os sujeitos foram avaliados por uma fonoaudióloga da equipe. Os responsáveis responderam a um questionário contendo informações referentes aos dados clínicos e do desenvolvimento. A avaliação foi realizada através da observação da linguagem espontânea e a aplicação da escala de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem -ADL ( Menezes, 2003).
Os resultados deste estudo revelaram que todos os sujeitos apresentaram alteração no desenvolvimento da linguagem: cinco com distúrbio leve, dois com distúrbio moderado e um com distúrbio grave. Destes sujeitos, quatro apresentaram comprometimento tanto na linguagem compreensiva como na expressiva, três na linguagem expressiva e um na linguagem compreensiva. |
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Contato: mmenezes@iff.fiocruz.br |
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