Código: OCS1588
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE BIOÉTICA DE UM GRUPO DE GRADUANDOS EM FONOAUDIOLOGIA |
|
Autores: Priscila Gonçalves Ayres Pimenta, Camila Lacerda Silveira Rocha, Marcele Silva Costa, Lidiane Gonçalves Dos Santos , Letícia Caldas Teixeira, Patrícia Maria Pereira Araújo Zarzar |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
|
Introdução: o ensino da Bioética na graduação em Fonoaudiologia surge da necessidade de formar uma consciência/reflexão Bioética para orientar o saber, buscando uma proteção cada vez mais responsável da qualidade de vida dos seres humanos. Objetivo: avaliar os conhecimentos sobre Bioética de alunos da graduação em Fonoaudiologia. Método: aplicação de um formulário (questões fechadas e mistas), relacionadas ao conhecimento sobre Bioética, participação dos pacientes nas decisões terapêuticas, bem como sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a 21 alunos do 5º período e 21 do 8º período do curso de graduação em Fonoaudiologia. Resultados: 97,62% da amostra total considerou a disciplina de Bioética importante para o curso de graduação em Fonoaudiologia e 52,38% considerou ter conhecimentos adequados sobre Bioética. Quando foi pedido aos que afirmaram ter conhecimento, que explicassem o que sabiam sobre Bioética, 41,67% do 5º período a associou à relação profissional/paciente, e 25% a relacionou à biossegurança, 60% dos alunos do 8º período a associaram à relação profissional/paciente e 30% à pesquisa. Entre os alunos do 5º período, 66,67% referiram saber o que é o Termo de Consentimento livre e Esclarecido e entre o 8º período, 90,48%. Destes, 42,86% do 5º período relacionou o consentimento como uma autorização para participação em pesquisas, e 75% dos alunos do 8º período, definiu o consentimento como um termo que esclarece o paciente sobre as terapias a serem realizadas na clínica ou em pesquisas, sendo que 40% destes associaram também ao compartilhamento nas tomadas de decisões. Conclusão: a maioria dos alunos do 5º e 8º período associou Bioética à relação profissional/paciente, os alunos do 5ºperíodo definiram o consentimento como uma autorização revelando uma maior preocupação com os aspectos legais que o 8ºperíodo que o relacionou não só com esclarecimento da terapia realizada como também ao compartilhamento nas tomadas de decisões. |
|
|
|
Contato: pri_gap@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|