Código: OCS1296
PREVENÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA: ORIENTAÇÃO A CUIDADORES E OFICINAS DE LINGUAGEM
 
Autores: Nayara A. Vasconcelos Pereira, Daiela Vasconcelos de Oliveira, Stela Maris Aguiar Lemos
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: Promoção de Saúde é o processo de capacitação que visa a melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade. A Fonoaudiologia, como ciência da saúde, não pode esquivar-se desse objetivo, apesar de a práxis ser voltada, primordialmente, para a cura da doença. A atuação fonoaudiológica em creches e escolas se apresenta enquanto alternativa viável, objetivando a prevenção das alterações de Linguagem e outras áreas, além de permitir realizar diversas ações de promoção de saúde, fornecendo subsídios que gerem um ambiente favorável para um pleno desenvolvimento infantil. Objetivos: Realizar atividades de promoção de saúde na área da Linguagem, em uma creche comunitária de Belo Horizonte; implementar estratégias que estimulem a Linguagem objetivando proporcionar melhor desenvolvimento dessa habilidade cognitiva em 29 crianças de três a seis anos; dar condições aos professores de realizar detecção precoce de distúrbios de Linguagem. Metodologia: Durante dois meses discutiu-se com os profissionais da creche, semanalmente, conceitos básicos de Linguagem - desenvolvimento normal e seus distúrbios, diferença entre fala e linguagem -, estratégias e atividades que possam estimular essa função e seus vários aspectos em sala de aula; foi desenvolvido e discutido com os professores como elaborar atividades que abordem organização temporal, memória, atenção e léxico. Resultados: Pode-se perceber que as professoras foram capazes, posteriormente, de explicar o conteúdo discutido e praticar as estratégias propostas; durante as oficinas, houve maiores dificuldades em realizar-se atividades com as crianças mais novas. Considerações finais: Os objetivos foram parcialmente alcançados. A discussão com as professoras acerca de Linguagem foi um avanço, posto estarem alheias ao assunto e poderam aplicar, conscientemente, o que faziam empiricamente. As atividades foram produtivas: exemplificaram às professoras como proceder em algumas situações e como abordar as crianças com maiores dificuldades. O trabalho foi avaliado positivamente pela equipe da creche.
 
 
Contato: nayaraa@brfree.com.br
 

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