Código: OCM1590
HÁBITOS ORAIS E RESPIRAÇÃO ORAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CRIANÇAS PORTADORES E NÃO PORTADORES DE RESPIRAÇÃO ORAL
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Autores: Daniele Andrade da Cunha, Giselia Alves Pontes da Silva , Cybelle Rolim de Lima, Maria Eugênia F. A. Motta, Hilton Justino da Silva |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/UFPE |
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Introdução: os hábitos orais como sucção digital, de chupeta, uso da mamadeira e ausência de amamentação, são alvo de grande interesse da área de motricidade orofacial e podem estar associado ou ter como conseqüência a respiração oral. Objetivo: o objetivo geral desta pesquisa foi comparar a presença de hábitos orais em crianças com e sem respiração oral. Métodos: A pesquisa foi realizada em 2 de Alergologia e 2 de pediatria, em 2 hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A população foi composta por 231 crianças, entre 6 a 10 anos, sendo 77 crianças com respiração oral, e 154 crianças sem respiração oral. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética sob o número 062/2004.Resultados: No GRUPO DE CASOS (CRIANÇAS COM RESPIRAÇÃO ORAL), os dados demonstram que 43 (62,3%) amamentou < 4 meses e 34 (37,7%) > 4 meses. A Sucção Digital esteve presente em 5 (6,5%) e 72 (93,5%) não fizeram uso. A Mamadeira foi utilizada em 8 (10,4%) e 69 (89,6%) não utilizaram. E a chupeta foi utilizada em apenas 8 (10,4%) da amostra e 69 (89,6%) não utilizaram. No GRUPO DE CONTROLES(CRIANÇAS SEM RESPIRAÇÃO ORAL), 80 (60,6%) amamentou < 4 meses e 74 (39,4%) > 4 meses. Chuparam dedo apenas 7 (4,5%) da amostra e 147 (95,5%) não chuparam. 9 (5,8%) usaram mamadeira e 145 (94,2%) não usaram. A chupeta foi usada em 6 (3,9%) e 148 (96,1%) não fizeram uso deste hábito. Conclusão: Utilizando testes de Fisher e Yates, após a comparação entre os grupo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significante, todos os p foram maiores que 0,005. O que demonstra que com este estudo não pode ser feita a associação entre a presença de hábitos orais e a respiração oral, sendo necessários outros estudos com populações maiores e estudos longitudinais para acompanhamentos destas crianças. |
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