Código: OSP0782
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM FALANTES DO PORTUGUêS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA : UMA EXPERIêNCIA NA UNIVERSIDADE
 
Autores: Lucila Maria Pastorello, Anna Cecília Clemente, Viviane Yanaka
Instituição: NIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
 
Um aumento considerável de estrangeiros, provocado pela globalização, tem sido percebido no Brasil, particularmente em São Paulo. Em decorrência disto, a língua portuguesa passou a ser alvo de interesse destes indivíduos não falantes do português, preocupados com a apresentação pessoal e com a expressão verbal. O fonoaudiólogo que trabalha com estrangeiros tem como objetivo desenvolver a competência comunicativa do indivíduo, aprimorar o seu desempenho como falante do português, a fim de aproximá-lo cada vez mais da exigência sócio-profissional. O presente trabalho relata as expectativas e avaliação dos falantes de português como língua estrangeira quanto ao trabalho de assessoria fonoaudiológica realizado durante o Curso Preparatório para o Exame CEPLE-BRAS ( Certificação de proficiência de português como língua estrangeira, conferido pelo Ministério da Educação e Cultura), oferecido pela Faculdade de Letras da Universidade. Foram envolvidos os alunos do quarto ano do curso de graduação em Fonoaudiologia, Professores Convidados e um professor Assistente, responsável pela disciplina de Assessoria Fonoaudiológica. Um questionário foi aplicado antes e após o período de assessoria, mostrando as expectativas dos participantes e o efeito provocado pela prática fonoaudiológica. Responderam ao primeiro questionário 24 indivíduos, sendo 9 do sexo feminino 15 do sexo masculino;18 deles participaram do segundo questionário, sendo 7 mulheres e 11 homens. Foram realizados cinco encontros semanais, envolvendo a percepção e produção fonoarticulatória da língua portuguesa em diferentes contextos, criando condições semelhantes às vividas no cotidiano; poesias, músicas, provérbios, ditos populares, jogos de palavras e piadas fizeram parte do material usado. Os resultados indicam que 94,5% dos estrangeiros perceberam a intervenção fonoaudiológica como sendo de grande valia no processo de apropriação da língua e da adaptação sócio-comunicativa. São discutidas as implicações dos resultados para a ampliação das perspectivas de atuação no campo fonoaudiológico.
 
 
Contato: lucilap@uninet.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco