Código: OCL0627
SURDOS ADULTOS SINALIZADORES E ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O TEMA PROFISSÕES
 
Autores: Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida, Patrícia Ziole
Instituição: PUC-CAMPINAS
 
No presente estudo, o objetivo é verificar como adultos surdos sinalizadores em LIBRAS constróem sentidos sobre o tema profissões, em interações dialógicas dentro de um grupo de discussão formado por cinco adultos surdos sinalizadores e coordenado por uma intérprete fluente em LIBRAS. A coleta de dados foi realizada em videotape, durante 5 reuniões em que o grupo de surdos e a intérprete discutiam o tema proposto. Essas gravações foram transcritas com a tradução da coordenadora do grupo e segundo os critérios propostos por Souza (2000). A análise dos dados transcritos foi realizada a partir de recortes das interações, utilizando como referenciais teóricos a perspectiva histórico cultural de Vygotsky (1984-1987).No grupo, inicialmente, a utilização do conceito de “profissões” parece estar ligada diretamente à profissão em si (profissão empregada, profissão mecânico), sendo apreendida uma idéia conceitual inicial fragmentada. A partir das manifestações do grupo, o coordenador, atuando como mediador, faz uma organização orientada e compartilhada sobre profissões. Esta oportunidade de construção do conceito levou um dos participantes a questionar, mesmo que minimamente, nesse momento, a realidade para, assim, construí-la. A partir daí, foi possível perceber o grau de generalidade com que o conceito profissões foi sendo alcançado por esse participante, em especial: coexistindo com perda de emprego, perda de estabilidade econômica e o planejamento financeiro, que, quando bem feito e suficiente, pode minimizar o problema da estabilidade econômica diante da perda do emprego. Observa-se uma articulação hierárquica do conceito profissões. A circulação dos sentidos profissões leva-o a redimensionar seu raciocínio sobre o conceito, o que aparece nas suas formas de dizer. No início, ele tomou como referência um traço concreto na identificação do conceito profissões – a tarefa e o nome a ela associado -, mas, aos poucos, vai se apropriando de conceitos, mediados pelo coordenador, chegando a superação dos sentidos do conceito profissões em circulação, que não se produz mais de forma imediata, e sim de forma processada. Esse participante alcança um quadro explicativo da elaboração categorial do conceito.
 
 
Contato: nelson_almeida@uol.com.br
 

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