Código: OCL1220
LEVANTAMENTO DO DESEMPENHO LEXICAL DE INFANTES DE MONTE NEGRO, RO |
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Autores: Patrícia Pupin Mandrá, Ana Azevedo |
Instituição: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO |
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O desenvolvimento da linguagem começa no período pré-verbal e é complexo. Por volta de 12 meses surgem as primeiras palavras e o léxico se expande de acordo com o com os contextos lingüístico e sócio-educativo, e a capacidade cognitivo-lingüística da criança. Nosso objetivo é verificar o desempenho lexical de 33 crianças entre 4:00 e 6:00 anos, freqüentadoras de uma creche em Monte Negro – RO. Para coleta e analise dos dados utilizamos o ABFW-Semântico e os participantes foram divididos em três grupos: Grupo I (4:11), Grupo II (5:11) e Grupo III (6:11) para análise estatística. Encontramos médias abaixo do esperado nas categorias de PRO e LO nos três grupos e em GI, GII para V e AL, nas demais categorias GIII obtive média acima do esperado. Em ND GI, GII estão acima da média em MT, UM, FC e para PS no GI, GII em MU e VE, e GII também em BI. O processo cognitivo-lingüístico é indiciado pelo tipo de PS utilizado durante a construção do conceito e seu referente convencional, e é um parâmetro de avaliação e detecção de alteração de linguagem, porém neste grupo observamos que seu uso decresceu com o aumento da idade, como se espera. O aspecto sociolingüístico é uma variável importante que incide sobre desenvolvimento lexical e, porém nesta amostra não encontramos indícios de um desempenho significativamente abaixo em comparação a sujeitos do sudeste. Consideramos que a análise do tipo de PS utilizado pelo grupo trará conhecimento sobre o regionalismo semântico da população e contribuirá para a sistematização de programa fonoaudiológicos condizentes com a realidade local. |
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Contato: patriciamandra@hotmail.com |
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