Código: TCL0440
TEMAS LIVRES NO XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOUDIOLOGIA: LINGUAGEM
 
Autores: Maria Helena Mourão Alves Oliveira, Marisa Bueno Mendes Gargantini
Instituição: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
 
Toda produção científica deve ser divulgada para que possa ser questionada ou confirmada. Os eventos científicos ocupam papel fundamental na divulgação da produção científica e na formação de recursos humanos. O estudo da produção sobre linguagem permite não só o conhecimento da própria linguagem, mas também do uso que se faz da mesma na transmissão da informação. O objetivo deste trabalho foi analisar a produção científica sobre linguagem apresentada no XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004. Foram analisados: temas, títulos e qualidade informativa dos títulos e dos resumos dos trabalhos apresentados como Temas Livres (N = 66). Utilizou-se juízes para garantir a precisão. Os resultados mostraram que 60,7% dos trabalhos enfocaram a linguagem; destes, 65% enfocaram a linguagem oral e 20% a linguagem escrita; a fala, incluída na categoria linguagem foi estudada em 9% dos trabalhos. Os aspectos da normalidade da linguagem foram descritos em 31,8 % das pesquisas e a patologia em 65,15%. Na categoria “outros” (30,3%) aglutinou-se os trabalhos que não puderam ser incluídos nas categorias anteriormente citadas. A distribuição dos trabalhos nas categorias, linguagem, fala e outros mostrou-se significante (X²o=26,53; X²c=5,99; gl=2;n. sig: 0,05) com predominância da linguagem. Os temas mais focalizados foram Procedimentos Terapêuticos (28,8%), Aspectos Fonológicos (16,7%) e Leitura e Escrita (16,7%). Para verificar a significância da distribuição dos temas, foi aplicado o teste estatístico do x², tendo-se obtido o valor de X²o=14,62 (X²c=12,59) o que permite afirmar ser significante a diferença de concentração dos temas. Os títulos apresentaram média de 12,5 voc/título, indicando que eles se mantém dentro do esperado para um bom título quanto à amplitude vocabular. Os resumos, parte importante do discurso científico, por vezes mostraram-se incompletos (24,5%) o que não permitiu adequada compreensão do delineamento da pesquisa e a conclusão da mesma.
 
 
Contato: marihelenamourao@uol.com.br
 

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