Código: OCL1033
DESEMPENHO DE MEMÓRIA FONOLÓGICA DE PRÉ-ESCOLARES E CRIANÇAS
DE 1A. SÉRIE |
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Autores: Gigiane Gindri, Maísa Tatiana Casarin, Marcia Keske-soares, Helena Bolli Mota |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA |
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O objetivo deste estudo foi verificar o desempenho de memória de trabalho de crianças da pré-escola e 1a. série com desenvolvimento lingüístico normal. Uma escola estadual participou do estudo previamente aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa. A amostra deste estudo piloto contou com 14 pré-escolares na faixa etária entre 5:9 e 6:5, e com 13 alunos de 1a. Série regular com idade entre 5:11 e 7:4. Todos os sujeitos foram submetidos a triagem fonoaudiológica envolvendo observação do comportamento neuropsicomotor, linguagem, fala, motricidade oral, voz e audição. Após realizou-se avaliação da memória de trabalho de crianças com desenvolvimento adequado usando como instrumento a Prova de Memória Seqüencial Auditiva, subteste 5 do Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas (ITPA) e o Teste de Memória com Palavras sem significado proposta por Kessler (1997). Para análise estatística foi utilizado o Teste Kruskal Wallis. Na avaliação de Memória Seqüencial Auditiva, as crianças de pré-escola apresentaram capacidade de armazenamento de seqüências com 3 a 5 dígitos, com média 4.21 dígitos, enquanto as de 1a série repetiram seqüências de 4 a 6 dígitos, com média de 5 dígitos. Na prova de repetição de não-palavras, o desempenho médio na repetição de não-palavras para os pré-escolares foi de 4,78 sílabas, com variação entre 4 e 6 sílabas, e a 1a série teve desempenho médio de 4,93 sílabas, com seqüência de 4 sílabas a 6 sílabas. Foi verificado que não houve diferença estatisticamente significante quando comparados pré-escolares e crianças de 1ª série, para nenhum dos itens avaliados à exceção da prova de repetição de dígitos, a qual apresentou diferença em favor das crianças da 1a série. Por isso, verifica-se que o desempenho em memória auditiva está relacionado com a idade cronológica. Conhecer mais sobre estas relações pode auxiliar a Fonoaudiologia, seja na prevenção ou na reabilitação, bem como no processo ensino-aprendizagem. |
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Contato: keske-soares@uol.com.br |
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