Código: TEL1721
INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA SÍNDROME DE WILLIAMS – RELATO DE CASO
 
Autores: Jéssika Nunes Gomes da Silva, Mariana Germano Gejão, Luciana Paula Maximino De Vitto, Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Antonio Richieri-costa
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
A Síndrome de Williams (SW) é uma síndrome de herança autossômica dominante que tem impacto sobre diversas áreas do desenvolvimento. O fenótipo da SW é variável englobando face dismórfica, cardiopatia congênita, baixa estatura e deficiência mental. O objetivo do presente estudo foi descrever o processo de intervenção fonoaudiológica de um individuo com SW, gênero feminino, acompanhado em terapia fonoaudiológica aos seis anos de idade, durante sete meses. O processo de intervenção fonoaudiológica foi realizado em sessões individuais de 50 minutos, 2 vezes/semana (54 atendimentos). O planejamento terapêutico constou de objetivos a curto e médio prazo. A curto prazo, focou-se os aspectos perceptuais auditivos e visuais, visando melhora na qualidade do processamento das informações englobando aquisições semânticas e habilidades pragmáticas. A médio prazo a linguagem em todos os seus subsistemas. Para análise dos resultados foram consideradas as avaliações inicial e final, teste de Vocabulário por Imagens Peabody – TVIP, e Teste de Illinois de Habilidades Psicolingüísticas – ITPA. Os achados comparativos das avaliações permitiram analisar a evolução da criança. Na avaliação inicial o escore obtido no TVIP foi de 66, pontuação baixa inferior, e na avaliação final, 86, média baixa; evidenciando melhor desempenho do paciente no aspecto semântico da linguagem assim como no acesso lexical e perceptual destas informações. Na avaliação inicial do ITPA a paciente não obteve teto para a realização da maioria dos subtestes, já na avaliação final a paciente foi capaz de realizar 6 dos 12 subtestes. A atenção auditiva e visual e a memória auditiva, foram as habilidades perceptuais mais evidentes na evolução longitudinal da criança. Quanto aos aspectos lingüísticos, a intenção comunicativa, a solidificação dos comportamentos comunicativos intencionais e a linguagem receptiva também tiveram evolução considerável pontuada na avaliação. Este estudo de caso relata achados relevantes no que se refere à avaliação e intervenção fonoaudiológica na SW.
 
 
Contato: jessikanunes@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco