Código: OCL0191
HABILIDADES EM CONSCIÊNCIA SILÁBICA DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE
 
Autores: Aline Berghetti Simoni Belleboni, Carla Aparecida Cielo
Instituição: INSTITUTO METODISTA DE EDUCAÇÃO
 
Resumo

Tema: habilidades em consciência silábica de crianças jovens. Objetivo: descrever o perfil das habilidades em consciência silábica de crianças na faixa etária dos 3 anos. Método: 46 sujeitos, de ambos os sexos, de 3 a 3 anos e 6 meses de idade, sem alteração auditiva ou do desenvolvimento global, submetidos à avaliação de habilidades em consciência silábica, por meio de tarefas de síntese, segmentação, detecção, e reversão silábica, com subtarefas (Cielo, 2001). Resultados: êxito estatisticamente significativo nas tarefas de síntese silábica, não ocorrendo o mesmo nas demais tarefas. Conclusão: na faixa etária dos 3 anos de idade, pode-se esperar êxito em síntese silábica. Com base neste achado, os fonoaudiólogos que trabalham com fonoaudiologia clínica e escolar podem lançar mão de atividades de síntese silábica para a avaliação e a estimulação precoce da consciência fonológica em crianças pequenas.

Palavras-Chave:

Fonologia – Consciência Silábica – Consciência Fonológica – Aprendizagem.
 
 
Contato: nefono@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco