Código: OCM1222
ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE FONOAUDIOLOGIA E ODONTOLOGIA NA ADAPTAÇÃO DE PRÓTESE DENTÁRIA EM IDOSOS
 
Autores: Juliana Onofre de Lira, Rita de Cássia Ferreira Dos Santos, Cátia Cavalcanti Meneguelli, Maurício M. de Mello
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO - SÃO PAULO - SP
 
Introdução: O edentulismo provoca alterações no sistema estomatognático, visto que perdas dentárias implicam em uma série de mudanças na relação maxilo-mandibular, na forma das estruturas ósseas e na coordenação neuro-muscular. O impacto da ausência dos dentes causa problemas nutricionais e gastro-intestinais decorrentes da alteração na mastigação e deglutição, alterações na fala e estética, dificultando as relações interpessoais.
Objetivo: Descrever a atuação interdisciplinar entre Fonoaudiologia e Odontologia em grupo de idosos após protetização dentária em Centro de Reabilitação.
Metodologia: Após aproximadamente 45 dias da protetização dentária (prótese total e/ou prótese parcial removível em uma ou em ambas arcadas dentárias), com as orientações pertinentes de saúde bucal e ajustes odontológicos, idosos eram convocados a participar de um grupo educativo interdisciplinar (Fonoaudiologia/Odontologia) com objetivo de favorecer adaptação da prótese dentária. O grupo era formado por 20 participantes com um encontro semanal, durante o qual, foi enfocada orientação (anatomia e funções relacionadas à prótese bem como as causas das principais queixas e reforçados aspectos de saúde bucal). Para avaliar o benefício das orientações recebidas, levantou-se dados dos indivíduos que apresentaram bom desempenho na adaptação e nas funções de mastigação, deglutição e fala.
Resultados: No total, 455 idosos participaram do grupo. O grupo educativo contribuiu positivamente para esclarecer dúvidas referentes à estabilização (incluindo técnicas fonoaudiológicas) e cuidados com a conservação da prótese, assim como fatores que favorecem o desempenho das funções estomatognáticas. Verificou-se que após o grupo, 70% dos idosos apresentaram boa adaptação e 30% dos idosos necessitaram de retorno ao dentista para reajuste e/ou à fonoaudiologia para atendimento individual específico.
Conclusão: Este trabalho demonstrou que a ação integrada entre odontologia e fonoaudiologia contribuiu no processo adaptativo de próteses dentárias em indivíduos idosos, com conseqüente melhora na qualidade de vida e socialização.
 
 
Contato: julira31@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco