Código: OCL1727
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO NORMAL E CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN – ESTUDO COMPARATIVO.
 
Autores: Cristiane Nunes Américo, Fernanda Ferreira da Silva, Juliana Mara Coutinho Ferreira, Luciana Mendonça Alves
Instituição: FEAD- CENTRO DE GESTÃO EMPREENDEDORA
 
As crianças com o desenvolvimento normal apresentam habilidades individuais inatas que as permitem seguir um desenvolvimento baseado em suas próprias hipóteses sobre o funcionamento da leitura e da escrita, porém algumas etapas só serão adquiridas com o ensino formal.
O objetivo deste trabalho foi comparar o processo de aquisição de leitura e escrita de crianças com desenvolvimento normal ao de crianças com Síndrome de Down (SD). Foram aplicadas atividades de leitura e escrita em 20 crianças com idade entre seis e sete anos, sendo 10 com desenvolvimento normal e 10 com SD. A cada uma das crianças foram propostas três atividades aplicadas individualmente: desenhos para que a criança escrevesse o nome das figuras (para verificar o desenvolvimento da escrita); desenho da figura humana e leitura de logotipos/palavras de input visual (para analisamos o nível de leitura – logográfica, ortográfica ou alfabética). A análise dos resultados mostrou que houve uma heterogeneidade entre os resultados obtidos com as crianças com SD. 40% se encontram no estágio pré-silábico e as de demais ainda não elaboraram nenhuma hipótese sobre a escrita. Na atividade de representação humana 80% das crianças encontram-se na fase de rabiscação e 20% desenharam garatuja. De maneira geral, as crianças com SD se mostraram incapazes de realizar as atividades de leitura. Nem mesmo os logotipos foram identificados por elas. As crianças com o desenvolvimento normal apresentam habilidades individuais inatas que as permitem seguir um desenvolvimento baseado em suas próprias hipóteses sobre o funcionamento da leitura e da escrita. Concluímos, através dos resultados obtidos, que os estudos sobre o desenvolvimento de aquisição da leitura e escrita das crianças com SD devem ser aprofundados, sobretudo as implicações para o desenvolvimento de sistemas de inclusão para estas crianças, visto que as crianças inseridas em classes comuns apresentaram um melhor desenvolvimento das habilidades de leitura.
 
 
Contato: nandinhafs@uai.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco