Código: OCL0564
RECONHECIMENTO DE FOTOGRAFIAS E ESQUEMAS FACIAIS EM CRIANÇAS NORMAIS
 
Autores: Paula Pereira Mathias , Lílian Satie Matsudo , Michele Cássia Januário , Renata Ramos Alves , Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
 
A expressão facial é um meio de comunicação importante, que permite a percepção de informações vitais que caracterizam estados e atributos mentais (Davies, Bishop, Manstead e Tantan, 1994). Sendo assim, o reconhecimento das expressões faciais é essencial na interação social.
Muitos autores vêm pesquisando o reconhecimento facial em crianças com síndromes, distúrbios de aprendizagem e do espectro autístico (Keenan e Klein, 1975; Baltaxe, 1976; Room e Bliss, 1981; Coggins, Carpenter e Owgins, 1983; Assumpção, Sprovieri, Kuczynski e Farinha, 1999), por isso torna-se necessária uma pesquisa para analisar essa habilidade em crianças normais.
O objetivo desse estudo foi verificar, em crianças em desenvolvimento normal, a habilidade de reconhecer emoções faciais por meio de fotografias e esquemas faciais. Participaram desse estudo 32 sujeitos, moradores da Grande São Paulo, divididos em duas faixas etárias: 16 crianças de 4:0 anos a 4:11 anos (8 do sexo feminino e 8 do sexo masculino) e 16 crianças de 5:0 anos a 5:11 anos (8 do sexo feminino e 8 do sexo masculino).
Os estímulos utilizados foram quatro fotografias e quatro figuras (esquemas faciais) retratando as emoções: triste, assustado, feliz e bravo. Foi solicitado que as crianças reconhecessem as emoções citadas pelos pesquisadores.
Os resultados demonstraram que as crianças identificaram com maior eficiência as emoções expressas nas fotografias e que, tanto nas fotos quanto nas figuras, a expressão de felicidade foi a que teve maior índice de acertos. As crianças com 4 anos apresentaram uma performance pior que as crianças com 5 anos e, em relação à variável sexo, os meninos tiveram maior número de acertos. Com esse estudo, foi possível avaliar como crianças de 4 e 5 anos de idade, em desenvolvimento normal, respondem ao reconhecimento de expressões faciais, possibilitando relacionar esses resultados com os de crianças que apresentam dificuldades de interação social.
 
 
Contato: fernandadreux@aol.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco