Código: OSL0165
ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO LEVANTAMENTO DO PERFIL ORTOGRÁFICO DO PORTUGUêS DE ALUNOS DE COLÉGIO BILÍNGüE E NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
|
|
Autores: Jaime Luiz Zorzi |
Instituição: CEFAC - ESTUDOS PÓS-GRADUADOS |
|
Introdução: O domínio da ortografia de uma língua é indicativo de um processo efetivo de aprendizagem. Porém isto depende da freqüência com que a escrita é usada. Em alguns colégios bilíngües, a língua estrangeira é a mais empregada ficando o português em uma posição secundária. Desse modo, o conhecimento da ortografia do português, mesmo por alunos brasileiros, pode ser mais limitado e até contaminado pela outra língua. Consequentemente podem ocorrer problemas em situações nas quais o emprego adequado do português é necessário.
Objetivos: Desenvolver recursos metodológicos para aprofundar e facilitar o aprendizado da ortografia do português em um colégio bilíngüe
Métodos:
Primeira etapa: 20 professores de língua portuguesa realizam 15 horas de estudo das alterações ortográficas do português, analisando suas razões e os conhecimentos necessários, por parte dos alunos, para a superação.
Segunda etapa: os professores realizam levantamento ortográfico colhendo material escrito através de ditado de palavras balanceado e elaboração espontânea de textos. São classificadas as alterações encontradas e uma média de erros, com desvio padrão correspondente por série, é estabelecida. A partir de uma tabela de ocorrência dos erros, os alunos são comparados em relação à média da série a que pertencem. Desta forma obtêm-se um perfil geral do colégio, série por série, assim como de cada aluno, individualmente. Alunos com possíveis dificuldades de aprendizagem serão encaminhados.
Terceira etapa: A partir do perfil ortográfico de cada série, indicando os pontos que precisam ser desenvolvidos, são planejadas atividades pedagógicas, a serem realizadas em sala de aula, com a finalidade de desenvolver habilidades ou conhecimentos que possam levar os alunos a um domínio mais efetivo da ortografia. O tempo de assessoria aos professores nas etapas 2 e 3 é de 15 horas. Projeto total: 30 horas.
Novos levantamentos serão feitos semestralmente para controle da evolução ortográfica. |
|
|
|
Contato: jaime@cefac.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|