Código: TCL1704
CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO: DESEMPENHO EM TESTE DE SENSIBILIDADE FONOLÓGICA E LEITURA E ESCRITA
 
Autores: Simone Faria Herrero, Haydée Fiszbein Wertzner
Instituição: DEPARTAMENTO FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA FMUSP
 
O Transtorno Fonológico é uma alteração de linguagem manifestada por meio da fala, que reflete a inadequação de regras fonológicas da língua além do período esperado durante o desenvolvimento típico (Wertzner, 2002). Essas manifestações podem ser transpostas, em alguns casos, para a linguagem escrita na medida em que as habilidades do processamento fonológico podem apresentar dificuldades.O objetivo do trabalho foi descrever o desempenho de crianças com Transtorno Fonológico de acordo com o grau de gravidade em testes de Sensibilidade Fonológica e Leitura e Escrita.Participaram oito crianças com Transtorno Fonológico, entre 8:2 à 8:11 anos, diagnosticadas no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética (Cappesq HCFMUSP) protocolo.891/04. Foram utilizados os testes de: Fonologia do Teste de Linguagem Infantil ABFW (Wertzner,2000); Sensibilidade Fonológica –visual e auditivo- (Herrero, 2001) e de Leitura e Escrita (Pinheiro, 1994) e calculado o índice de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) e verificada a sua relação com o desempenho nos testes de Sensibilidade Fonológica, Leitura e Escrita.Os resultados descritivos indicaram que as crianças com PCC abaixo de 85% (N=5) tiveram desempenhos semelhantes aos das crianças com PCC acima de 85% (N=3) . De forma geral, independentemente da gravidade observou-se maior pontuação na versão TSF-V (visual). Para o Teste de Leitura e Escrita as crianças obtiveram maior pontuação nas palavras reais. Dessa maneira, os resultados apontam que as crianças com transtorno fonológico apresentaram desempenho abaixo do esperado nos testes TSF e Leitura e Escrita, mas esses não estão diretamente relacionados com a gravidade.
 
 
Contato: sfherr@usp.br
 

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