Código: OCL0707
LINGUAGEM E LEITURA: A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
 
Autores: Maria Claudia Ramos Cabete Pereira
Instituição: UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
 
Segundo Vygotsky (2002), o processo de aprendizagem e de desenvolvimento se inter-relacionam desde o nascimento da criança, quando ela desenvolve a linguagem imitando os adultos. A criança sob a orientação e mediação do adulto, realiza a inter-relação dos dois processos e desenvolve gradativamente as funções psicológicas superiores. Ao observar crianças do II Ciclo do Ensino Fundamental, em Diamantino – MT, encaminhadas pelas escolas para o atendimento fonoaudiológico, constatou-se que, ainda apresentavam problemas de linguagem e aprendizagem da leitura. O objetivo do trabalho foi, compreender os efeitos da mediação no processo de aquisição e linguagem e no processo de aprendizagem, das crianças com dificuldades de leitura. Foi utilizado como método a pesquisa qualitativa e exploratória e, para verificar a mediação do adulto no processo ensino aprendizagem, foram selecionadas 18 crianças do II ciclo do Ensino Fundamental, com dificuldades de leitura, indicadas pelos professores de três escolas de Diamantino. A coleta de dados constituiu-se em uma entrevista com os pais/ responsáveis, e mais 4 horas de filmagens em cada sala de aula. O resultado das entrevistas revelou através dos dados de identificação, que as famílias tem baixa escolaridade, baixa renda familiar. Entre as crianças, 5 tiveram atraso no processo de aquisição da fala, 11 já foram reprovadas na escola. Os pais reconhecem os problemas de aprendizagem escolar da criança, mas têm dificuldade em ajudar. As filmagens revelaram uma baixa mediação da aprendizagem pelo professor. Para Vygotsky o aprendizado ocorre do social (família, escola), para o individual. Concluindo, podemos inferir que pelo baixo grau de escolaridade e as dificuldades do uso da linguagem, os pais não contribuem para mediar o aprendizado escolar, cabendo ao professor esse papel, porém, sua prática não revela uma mediação adequada, dificultando assim, o aprendizado do conteúdo escolar, as habilidades de leitura e o desenvolvimento das funções mentais das crianças.
 
 
Contato: claudiacabete@bol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco