Código: OCF0975
GAGUEIRA: PROCESSAMENTO COGNITIVO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS CONCORRENTES
 
Autores: Eliane Bragatto, Fernanda Botelho Colacicco, Cláudia Fassin Arcuri, Camila Cruz Rodrigues, Ana Maria Schiefer
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP/EPM
 
Introdução: Memória é a habilidade de adquirir, reter e usar informações ou conhecimentos e os processos cognitivos de atenção e emoção atuam como seus moduladores. Pesquisas indicam que os gagos são mais sensíveis às interferências enquanto executam tarefas concomitantes, acarretando inclusive prejuízos em sua memória. Um instrumento utilizado amplamente é a recordação livre de listas de palavras, que dá origem a uma curva de posição serial em forma de “U”, onde a recordação das palavras iniciais da lista denomina-se efeito de primazia, relacionada à memória de longo prazo; e a recordação dos itens finais da lista dá origem ao efeito de recência, associada em algumas circunstâncias à memória de curto prazo (Pompéia e col.,2003).
Objetivo: Investigar o desempenho dos gagos na recordação livre, frente à tarefa concomitante de leitura silenciosa e memorização de lista de palavras.
Método: Foi aplicado um instrumento proposto por Rodrigues e col.(2004), composto de 12 listas de 15 palavras cada, em 03 indivíduos diagnosticados como gagos no ambulatório de avaliação e diagnóstico fonoaudiológico de um hospital público. As listas foram apresentadas e lidas através da tela de um computador, sendo posteriormente recordadas, verbalmente. As respostas foram gravadas, transcritas e os gráficos traçados.
Resultados: O índice de recordação de palavras dos sujeitos gagos revelou-se abaixo da média encontrada em indivíduos fluentes. Não houve um bom aproveitamento dos efeitos da recência, principalmente nas listas onde as últimas palavras eram não-palavras. O relacionamento semântico entre palavras da mesma lista também não contribuiu para melhora do desempenho.
Conclusão: Há indícios de que no sistema cognitivo dos gagos haja diferenças no processamento da central executiva da memória. A aplicação do instrumento deve ser estendida para análise das diferentes performances na recordação livre de listas de palavras, examinando-se as diferentes implicações quando das interações dos sistemas fonológico, articulatório, visual e motor.
 
 
Contato: clauarcuri@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco