Código: TCV1795
DADOS ACÚSTICOS DE LONGO TERMO NO PRÉ E PÓS TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO EM UM GRUPO DE PACIENTES COM DISFUNÇÃO PARADOXAL DE PREGAS VOCAIS
 
Autores: Sabrina Cukier, Fabiana Nogueira Gregio, Lucia Helena Pinto, Sandra Madureira Fontes, Zuleica Antonia Camargo
Instituição: CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA (CEFAC) E LABORATÓRIO INTEGRADO DE ANÁLISE ACÚSTICA (LIAAC - PUCSP)
 
Introdução: A disfunção paradoxal das pregas vocais (DPPV) é uma doença caracterizada pela adução das pregas vocais no momento da inspiração. Os pacientes apresentam queixas e sintomas respiratórios e de disfonia. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi descrever os resultados de tratamento fonoaudiológico por meio da análise acústica de longo termo. Método: Foram acompanhados cinco sujeitos que realizaram quatro sessões de terapia fonoaudiológica e foram submetidos na primeira e na última sessão à gravação da voz. Todos os sujeitos integravam um programa de atendimento institucional e expressaram consentimento para o uso das informações coletadas, com aprovação de comitê de ética. As amostras de fala coletadas referem-se a gravações de fala encadeada, com controle de intensidade, num total de três repetições por falante, as quais foram analisadas do ponto de vista acústico. O procedimento de análise acústica privilegiou a modalidade de longo termo (espectro-ELT e medidas), com apoio do software Multispeech. As medidas do ELT foram submetidas a tratamento estatístico (teste t de student). Resultados: Nos resultados, após a terapia fonoaudiológica, em relação à configuração do espectro, o declínio após o primeiro pico apresentou-se com menor atenuação e houve diminuição da intensidade nas altas freqüências. Em relação à análise estatística, foram comparadas as medidas da intensidade em determinadas freqüências, ou seja, 128, 2900 e 4100 Hz para o sexo feminino e, 128, 2400 e 3400 Hz para o sexo masculino. O resultado da análise estatística indicou que há diferença estatisticamente significativa entre os dados pré e pós terapia, existindo a redução da intensidade ao longo das faixas de freqüências (p<0,0001). Tais achados podem ser correlacionados à diminuição da tensão à fonação e possibilitam descrever o efeito positivo do tratamento fonoaudiológico nessa população, por meio da análise acústica de longo termo.
 
 
Contato: sabrina@cukier.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco