Código: TEL0806
RELACIONAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS E CRIANÇAS NÃO-AUTISTAS: ESTUDO DE CASO |
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Autores: Cláudia Gonçalves de Carvalho Barros, Maria Fernanda Pinto Vieira, Renata Figueiredo Mol, Denise Brandão |
Instituição: PUC MG |
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Resumo
O estudo objetivou verificar o desenvolvimento da intenção comunicativa das crianças autistas inseridas em um programa de relacionamento junto a crianças não-autistas de similar idade cronológica. Sendo para tal, utilizado como método de avaliação o protocolo do Teste MOLINI & FERNANDES, aplicado e registrado através de filmagens, em dois momentos para posterior comparação entre estes. Os sujeitos analisados foram 4 (quatro) crianças autistas, de ambos sexos, com idade entre 9 (nove) e 10 (dez) anos. Os resultados obtidos foram positivos, observando-se evolução quanto à intenção e uso de meios comunicativos por parte dos sujeitos envolvidos nesta análise. Podendo-se associar a evolução referida ao programa supracitado em que as crianças autistas estão inseridas, visto que a necessidade de interação entre as crianças gerou a intenção comunicativa e o uso de diferentes meios de comunicação. |
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