Código: OCL0699
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES OU DISTÚRBIOS ENVOLVENDO A APRENDIZAGEM ESCOLAR. |
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Autores: Stella Maris Cortez Bacha, Maria Rita Toledo Volpe |
Instituição: PROJETO BELA ALIANÇA - UNIDERP - OFICINA DA LINGUAGEM |
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Introdução: na prática clínica há a rotina de “reunir” materiais para se aplicar uma avaliação de aprendizagem e a análise dos resultados exige muita experiência. Ao se fazer pesquisas ou ministrar aulas/supervisões sobre o assunto, estas dificuldades ficam mais evidentes, prejudicando, inclusive, a divulgação da abrangência do trabalho fonoaudiológico junto a profissões afins. Objetivo: apresentar proposta de avaliação sistematizada do aprendizado escolar de forma a poder esclarecer seus distúrbios e orientar as intervenções. Além do conteúdo teórico propõem-se também os materiais para aplicação. Método: após levantamento bibliográfico e análise da prática clínica de mais de 20 anos selecionou-se os aspectos a serem enfocados tanto na anamnese quanto na avaliação, tendo como ponto de partida a opção por alguns conceitos e idéias sobre Educação, Escola, Aprendizagem, Desenvolvimento, Distúrbios e a abrangência do trabalho fonoaudiológico. Nesses, havia a noção de homem implícita que refletia nas propostas de intervenção. Elaborou-se procedimentos para alunos do Ensino Fundamental (1ª à 4ª). Organizou-se o roteiro de anamnese bem como a avaliação com os critérios de análise, tanto a partir de estudos já realizados, mas principalmente da prática clínica, cujos resultados são satisfatórios. Abrangeu-se os vários aspectos envolvidos na aprendizagem escolar (leitura, escrita e matemática): aspecto cognitivo-lingüístico; aspecto emocional (com restrições); aspecto motor, sensorial e perceptivo; aspecto pedagógico e social. Resultados: conseguiu-se organizar materiais para avaliar as várias áreas propostas, mas houve dificuldade em elaborar alguns critérios de análise. Certos aspectos talvez necessitem de avaliação complementar, pois a intenção é esclarecer o Distúrbio em poucas sessões visando sermos mais realistas sem sermos imprudentes. Conclusão: para nós foi muito importante e produtivo a elaboração desta caixa de avaliação da aprendizagem escolar visando facilitar e melhor orientar a prática. Sabemos que sua aplicação é limitada a certa clientela, mas esperamos que vários profissionais utilizem para permitir ajustes e aprimoramentos. |
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Contato: sbacha@terra.com.br |
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