Código: OCS1073
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA
 
Autores: Júlia Escalda Mendonça , Camila Dantas Martins, Érica Tatiane Moreira Oliveira, Nayara Aparecida Vasconcelos, Stela Maris Aguiar Lemos, Maria Elizabeth Neves Magalhães
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: As atuações médica e fonoaudiológica são muitas vezes complementares e interdisciplinares em especial no âmbito da saúde coletiva. A integração de disciplinas nos cursos da área da saúde pode levar à formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde e com sua transformação. Objetivo: Verificar o nível de conhecimento dos acadêmicos em Medicina e participantes de um projeto de extensão em creches comunitárias a respeito do desenvolvimento da linguagem/fala. Material e método: Foram aplicados 15 formulários, sendo 60% da amostra constituída por indivíduos do sexo feminino, com idade média de 22 anos. O formulário constou de questões objetivas acerca do desenvolvimento da linguagem/fala em crianças sem evidencias de alterações e/ou atrasos de linguagem Os dados foram analisados no programa estatístico Epi-Info versão 6.0. Resultados: Verificamos que 46,7% dos entrevistados relataram que a criança começa a falar as primeiras palavras por volta de 1 ano e 6 meses de idade, quanto a aquisição de todos os fonemas da língua, relataram que tal aquisição se dá por volta dos 7/8 anos. Conclusão: Pode-se concluir, a partir dos dados coletados, que se faz necessária uma maior integração entre os conhecimentos da Fonoaudiologia e Medicina acerca da aquisição e desenvolvimento da linguagem/fala. Visto que a capacitação destes profissionais, no que se refere a tal conhecimento, possibilitará a eles realizar encaminhamentos necessários em relação aos distúrbios da comunicação humana.
 
 
Contato: mila.fonoufmg@ig.com.br
 

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