Código: OSP1708
ESTRATÉGIA FONOAUDIOLÓGICA PARA ADOLESCENTES E ADULTOS AUTISTAS E PSICÓTICOS: GRUPO DE MÚSICA.
 
Autores: Magali de Lourdes Caldana, Silvia Carolina Teixeira Mendes, Nélmar Camacho Domingues
Instituição: ESCOLA MUNICIPAL MARIA LÚCIA DE OLIVEIRA - ESCOLA DO AUTISTA
 
Diante das restrições de estratégias para trabalhar com autistas e psicóticos adolescentes e adultos, uma escola municipal da cidade de São José do Rio Preto, SP, que atende exclusivamente esta população, desenvolveu o “Grupo de Música” como uma opção para alcançar um dos objetivos fonoaudiológicos: o desenvolvimento da linguagem. O grupo é composto por uma equipe interdisciplinar, sendo fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores, com objetivos específicos a cada área, porém com foco em comum: a evolução integral do aluno. Baseada na teoria pragmática, a proposta fonoaudiológica na instituição visa o uso funcional da linguagem. O “Grupo de Música” proporciona iniciativas de comunicação, possibilidades distintas de interlocutores e um contexto interacional, levando sempre em consideração as habilidades cognitivas, permitindo aos alunos o acesso a um sistema lingüístico completo. Durante os três anos de realização do grupo, foi possível observar um aumento significativo nas intenções de comunicação, demonstrado pela satisfação ou insatisfação dos jovens com determinada música, opção por estilos musicais e interesse em trazer para o grupo músicas relacionadas ao gosto musical e ao contexto social a que pertencem. Observamos, contudo, a possibilidade de desenvolver um trabalho fonoaudiológico onde o contexto proporciona ao aluno elaborar o uso da linguagem independente do meio utilizado: verbal, vocal e/ou gestual.
 
 
Contato: sctmendes@bol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco