ESTUDO DE CASO – SAÚDE COLETIVA EM CALL CENTER
Elisa Pereira Meyer
Apresentador(a) de Caso
Instituição: ATENTO BRASIL S/A
 
Promover a saúde em um universo de mais de 40 mil empregados é sempre um desafio. Pensando nisto, a ATENTO BRASIL S/A, maior empresa na prestação de serviços de atendimento às relações entre empresas e clientes via contact center, apostou na internalização do seu corpo médico e de segurança do trabalho e desenvolve, desde então, algumas ações de qualidade de vida. O objetivo é levar os temas de promoção da saúde, através de campanhas e fazendo uso de diversas formas de comunicação. A realização de uma ação que atinja todos os colaboradores, sempre representa um grande desafio para qualquer empresa, principalmente, quando esses funcionários estão dispersos geograficamente e revezam-se em turnos distintos, o que poderia comprometer a uniformidade da ação. Um dos destaque de 2005 foi a campanha “Seja Amigo da Sua Voz”. A campanha chegou a 100% da empresa. Todos receberam materiais explicativos, por meio eletrônico e impresso. A colocação de cartazetes em cada estação de trabalho teve um efeito positivo, uma vez que as pessoas ficaram expostas ao tema em tempo integral. Além disso, mais de 1.500 colaboradores estiveram nos eventos presenciais, atuando, posteriormente, como multiplicadores não apenas junto aos colegas de trabalho como também na sua vida particular (família, amigos e conhecidos). Em pesquisa realizada após a ação, 99% disseram que o conteúdo do programa atendeu as suas expectativas (53% concordaram plenamente e 46% concordaram). Também 99% afirmaram que o conteúdo foi coerente ao objetivo proposto (56% concordaram plenamente e 43% concordaram). A avaliação trouxe, ainda, sugestões como a repetição do tema ao longo do ano (na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho –, por exemplo) e a inclusão dessas informações no programa de integração da Atento, para que as pessoas entrem em contato com o assunto assim que entrem na empresa, situação esta que já acontece em nossas integrações. Outro desafio enfrentado é tornar os temas cada vez mais dinâmicos e interativos, para atingirmos cada vez mais nossa população.
 
Contato: elisa.meyer@atento.com.br
 

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