Código: TCT1773
PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA EM CALL CENTER – UMA NECESSIDADE |
|
Autores: Aldilene Rissato Adorno Guirau |
Instituição: BIOQUALYNET SAÚDE OCUPACIONAL S/S LTDA. |
|
Introdução. A Constituição Federal de 1988, em seu capítulo II, artigo sétimo, descreve os direitos do trabalhador, entre eles, no inciso XXII: “redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”. A Portaria 3.214 de 08/06/1978 institui as Normas Regulamentadoras que norteiam a atividade laboral no Brasil para vários ramos de atividade. CALAZANS (2005) descreve algumas tendências da área de Saúde e Segurança no Trabalho na Economia Formal Globalizada, entre elas: reconhecimento do valor das condições de saúde e segurança do trabalho para a produtividade e competitividade. A comunicação é o foco principal nos trabalhos fonoaudiológicos apresentados às empresas e os programas que são propostos devem contemplar todos os recursos comunicativos: voz, fala, linguagem oral e escrita e audição.
Objetivo. Apresentar os resultados de uma ação de acompanhamento e orientação a 276 operadores de telemarketing de um Call Center de São Paulo que atua no ramo de telefonia celular móvel, realizado no mês de fevereiro de 2005. Metodologia. A empresa trocou todos os equipamentos de Head set da Central de Relacionamento e forneceu um conjunto com espuma e cânula a cada colaborador. A fonoaudióloga da empresa acompanhou a ação com realização de meatoscopia e orientações quanto ao uso do equipamento e cuidados com a audição. Resultados: 276 colaboradores foram atendidos e 26 (9,42%) apresentaram impedimento total do conduto auditivo externo, sendo que 17 (65,38%) apresentaram alteração unilateral (13 na orelha direita e 4 na orelha esquerda) e 3 (1,08%) queixaram-se de otalgia. Todos foram encaminhados ao especialista para conduta adequada. Quando questionados sobre o lado que usavam o equipamento durante a jornada de trabalho, todos relataram usar de forma predominante no lado alterado.Conclusões: A ação realizada demonstrou a necessidade e eficiência do acompanhamento fonoaudiológico em empresas com Programas de Conservação Vocal e Auditiva. |
|
|
|
Contato: aldilene@terra.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|