Código: OEL0277
AS DIFERENTES ETAPAS DE UM PROCESSO TERAPÊUTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
 
Autores: Eunice Caldeira de Freitas Chaves Pacheco, Fernanda Silva Lobo de Oliveira
Instituição: PUC SP - DERDIC
 
O trabalho fonoaudiológico com crianças com problemas psíquicos é polêmico - sua validade é questionada. Sugere-se que o fonoaudiólogo penetra indevidamente o espaço de uma outra área: a Psicanálise. Mas, a fala patológica é assunto do fonoaudiólogo e afirmamos, por isso, que ele deve aceitar o desafio do atendimento/entendimento dessas crianças. Nosso objetivo é abordar as diferentes etapas de um processo clínico, que durou três anos, conduzido por uma terapeuta, no início de sua atuação.
A teoria adotada foi o Interacionismo em Aquisição da Linguagem, sugerido por Cláudia de Lemos (a partir de 1992). Temos ali uma explicação lingüística estrutural (não de desenvolvimento) para as mudanças na fala da criança. Na Psicanálise, a autora encontra a noção de sujeito compatível com a perspectiva lingüística assumida (Saussure, 1916). Nós nos aproximamos, também, da Psicanálise para compreender os percalços de um processo de constituição subjetiva, como o da psicose infantil.
Procurou-se estabelecer diálogo com a criança e observou-se, de início, uma postura “pedagógica” da terapeuta. Entendeu-se que ela estaria relacionada a justificadas aflições da primeira experiência de atendimento – daí a ancoragem numa posição de saber. O encontro com a fala ecolálica levou à tentativa de fazer com que o paciente nomeasse figuras para “ensiná-lo a falar”. Frente ao fracasso dessa abordagem, a terapeuta passou a “falar os movimentos da criança” enquanto eram executados. Notou-se uma aproximação entre terapeuta e paciente, mas isso não foi suficiente - a fala deslizava com as ações do paciente: não era estruturante. Dar-se conta disso foi fator decisivo: “uma escuta” aconteceu. A ecolalia pôde ser transformada em “fala com sentido” (na fala da terapeuta) e o paciente adquiriu estatuto de “desejante”. Nova transformação em sua fala, que penetrava o diálogo e em seu olhar, que buscava o da terapeuta e se detinha em objetos em seu entorno.
 
 
Contato: chaves.pacheco@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco