Código: OEM0967
TRATAMENTO COM TRAINER PRÉ-ORTODÔNTICO ASSOCIADO Á TERAPIA MIOFUNCIONAL EM PACIENTE COM RESPIRAÇÃO ORAL E MÁ OCLUSÃO: RELATO DE CASO
 
Autores: Ana Maria Toniolo da Silva , Eliane Oliveira Serpa, Denise Dietrich, Angela Ruviaro Busanello, Flávia Leães de Almeida
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
Esta pesquisa teve por objetivo relatar o caso de uma paciente de oito anos de idade com diagnóstico de respiração oral e má oclusão dental, pré e pós-tratamento com Trainer Pré-Ortodôntico associado à Terapia Miofuncional. O estudo foi realizado no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM pelo Projeto “Tratamento com Trainer Pré-Ortodôntico associado à Terapia Miofuncional em crianças portadoras de Respiração Oral e Dentição Mista com Má Oclusão em desenvolvimento” devidamente registrado no GAP sob nº 14618 e com Consentimento do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. O trabalho constou dos seguintes procedimentos: avaliações fonoaudiológica (estruturas orofaciais e suas funções) e ortodônticas (exame clínico, fotos extra e intra-orais e avaliação cefalométrica através de telerradiografia lateral) e tratamento com Trainer Pré-Ortodôntico associado à Terapia Miofuncional através do modelo proposto por Hanson & Barret (1995).
A análise dos resultados das avaliações pré e pós-intervenção demonstrou que houve modificação em estruturas e funções avaliadas.
Considerando as estruturas orofaciais, houve mudança no posicionamento de lábios, passando de aberto para fechado; e posicionamento de língua, passando de entre os dentes para contra os incisivos inferiores. Quanto às funções estomatognáticas, houve mudança na função de deglutição, passando de atípica para deglutição normal; no modo respiratório, passando de oral para oronasal e na articulação, com a eliminação do ceceio anterior. Em relação à oclusão dental, houve mudança na classificação de Angle (1907), passando de Classe II, 1ª divisão, subdivisão direita, para Classe I; sobressaliência de 4 mm para 2 mm e eliminação da mordida aberta anterior.
Assim, pode-se concluir que o tratamento com Trainer Pré-Ortodôntico associado à Terapia Miofuncional foi efetivo para melhora da paciente, uma vez que observaram-se mudanças significativas nas maioria das estruturas e funções avaliadas.
 
 
Contato: angelbuas@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco