Código: PTM0229
EFEITO DO TRATAMENTO DA DEFORMIDADE DENTOFACIAL NA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA, ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA E ESPESSURA DOS MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO |
|
Autores: Luciana Vitaliano Voi Trawitzki, Roberto Oliveira Dantas, Francisco Veríssimo de Mello-filho, Wilson Marques Júnior, Jorge Elias Júnior |
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
|
Algumas características miofuncionais orofaciais são descritas como peculiares a determinadas deformidades dentofacias. No entanto, as alterações mais evidentes são as assimetrias musculares, desvios na mastigação, na deglutição, na fala e na postura habitual de lábios e de língua.
Indivíduos portadores de deformidades dentofaciais apresentam queixas estéticas e funcionais, sendo a mastigação uma das principais queixas. O tratamento, nesses casos, engloba a correção esquelética maxilomandibular, dentária e miofuncional orofacial, favorecendo as funções estomatognáticas, entre elas, a mastigação.
É descrito, por vários autores, que indivíduos com deformidades dentofaciais, comparados a indivíduos com oclusão dentária normal, apresentam valores menores na atividade eletromiográfica (EMG) nos músculos da mastigação, valores menores de forças oclusais, alterações nos padrões de movimentos mandibulares, durante a mastigação, poucos contatos oclusais e menor eficiência mastigatória. Vários trabalhos demonstram a melhora destes aspectos com o tratamento orto-cirúrgico. O período dessa melhora é controverso e pode estar relacionado às diferenças nos métodos de avaliações. Também pode haver influencias em relação ao preparo ortodôntico para ser operado, ou seja, quanto mais alinhado ao osso, na fase pré-operatória, melhor o prognóstico após a cirurgia, facilitando dessa forma a função mastigatória. Nenhum estudo demonstrou a espessura dos músculos mastigatórios em indivíduos com deformidades dentofaciais comparados a indivíduos sem deformidades, tampouco após o tratamento interdisciplinar.
O propósito do presente estudo foi verificar a influência do tratamento interdisciplinar em casos de deformidades dentofaciais classe III, em relação à função mastigatória, atividade EMG dos músculos temporal e masseter, e à espessura do músculo masseter.
A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição envolvida no trabalho. Os participantes do estudo foram devidamente esclarecidos sobre as condições que constam do documento Esclarecimento do sujeito da pesquisa e assinaram, concordando com o Termo de consentimento livre e esclarecido. Participaram do estudo 15 pacientes com deformidades dentofaciais classe III (caracterizadas por prognatismo mandibular e/ou por deficiência maxilar, tendo a mandíbula mais anteriorizada em relação à maxila), confirmada pelo diagnóstico ortodôntico contido no prontuário. Dentre eles 11 mulheres, com idade média de 24,9 anos, e 4 homens, com idade média de 21,2 anos, os quais foram submetidos aos tratamentos ortodôntico, oromiofuncional e cirúrgico, formando os grupos P1 (antes da cirurgia) e P2 (6 a 9 meses após a cirurgia). Todos os pacientes selecionados apresentavam boa compreensão da linguagem oral, sem distúrbios cognitivos ou mentais. Foram excluídos pacientes portadores de próteses dentárias parciais ou totais e pacientes com mais de um dente ausente do mesmo lado, que poderia dificultar a função mastigatória.
Também participaram do estudo, formando o grupo controle (GC), 15 indivíduos sem alterações na morfologia facial ou na oclusão dentária, sem sinais ou sintomas de disfunção da articulação temporomandibular, entre eles, 11 mulheres (idade média de 24 anos), e 4 homens (idade média de 20,8 anos).
Os participantes responderam um questionário contendo questões referentes ao comportamento mastigatório, como a presença de dificuldades mastigatórias, lado de preferência, dor ou desconforto na articulação temporomandibular durante a mastigação, consistência da dieta consumida e solicitação de uma nota para sua mastigação.
Realizou-se a avaliação da mastigação, registrada em vídeo, nos grupos P1 e P2, investigando o predomínio mastigatório, considerando o número de golpes mastigatórios apresentados durante a mastigação habitual de um mini-filão.
Os exames de EMG dos músculos temporal e masseter, bilateralmente, nas situações de mastigação e mordida, foram realizados nos grupos P1, P2 e GC, e analisadas duas medidas, que representam a amplitude da atividade EMG (intervalo de amplitude e root mean square). Realizou-se também o exame de ultra-sonografia do músculo masseter, nas situações de repouso e mordida, bilateralmente, nos três grupos.
Para verificar possíveis diferenças estatisticamente significativa, nas respostas em relação à presença de dificuldades mastigatórias, entre P1 e P2, foi usado o teste de Mc Nemar. Testes não paramétricos como o de Wilcoxon e Mann Whitney foram usados, respectivamente, para analisar a atividade EMG entre os lados, dos mesmos indivíduos, compará-los entre P1 e P2 e verificar diferença entre os pacientes e o GC. Utilizou-se a análise de variância (ANOVA) e o teste de comparações múltiplas de Bonferroni, para investigar se havia diferença nas medidas de espessura do músculo masseter, nas situações de repouso e mordida, de ambos os lados. O teste t pareado foi utilizado para comparar os valores de espessura do músculo masseter entre P1 e P2. Já o teste t não pareado, para amostras independentes, foi usado para comparar os valores de espessura dos referidos músculos, dos pacientes com os valores do GC, nas diferentes situações analisadas. Para verificar se havia correlação entre a atividade EMG e a espessura dos músculos masseter, dos grupos P1, P2 e GC, utilizou-se o teste de Correlação de Spearman.
Os referidos testes estatísticos foram realizados utilizando-se o programa estatístico Graph Pad InStat versão 3.0 for Windows 95, considerando-se diferenças significativas p < 0.05.
A partir da análise estatística dos dados verificou-se que houve diferença nas respostas dos pacientes em relação à presença de dificuldades mastigatórias e quanto às notas dadas à mastigação, assim como foi observada uma diminuição do predomínio mastigatório após a correção cirúrgica. Houve diferença na atividade EMG, entre os lados de trabalho e balanceio, na mastigação para os três grupos, com variações nas duas análises de EMG, aplicadas. Durante a mordida, na análise de root mean square, verificaram-se valores maiores no lado direito, nos grupos GC e P1, com valores maiores para o lado esquerdo, no grupo P2, o que não ocorreu na análise do intervalo de amplitude de EMG. Houve um aumento na atividade EMG após a cirurgia. Os grupos P1 e P2 apresentaram valores menores de atividade EMG, comparados ao GC. Nos três grupos, verificaram-se valores maiores de espessura do músculo masseter, durante a mordida, comparada ao repouso e não houve diferença, entre os lados. Houve um aumento na espessura do músculo masseter no grupo P2, porém os valores ainda foram menores que o GC. Houve correlação entre a espessura do músculo masseter direito e a atividade EMG, no grupo P2 e uma tendência de correlação para o músculo masseter esquerdo do GC, evidenciando uma proximidade entre os grupos P2 e GC.
Pode-se concluir que os pacientes apresentaram melhora da função mastigatória, apesar de não estar adequada em todos os pacientes, no período estudado. Houve melhora na atividade EMG dos músculos temporal e masseter e na espessura do músculo masseter, após a correção cirúrgica da deformidade dentofacial, acompanhada de um tratamento interdisciplinar, demonstradas pelo aumento de atividade EMG e espessura dos referidos músculos; porém os valores ainda foram menores que o GC. |
|
ALTMANN, E.B.C. Myofunctional terapy and orthognathic surgery. Int J Orofacial Myology, Seattle, v.13, n.3, p.2-12. 1987a.
ALTMANN, E.B.C. Avaliação miofuncional nas deformidades maxilomandibulares. In: PSILLAKIS, J.M. (Org.). Cirurgia craniofacial: osteotomias estéticas da face. Rio de Janeiro: Medsi, 1987b. p. 325-31.
ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999.374p.
ASTRAND, P. Chewing efficiency before and after surgical correction of developmental deformities of the jaws. Swed Dent J, Jonkoping, v.67, n.3, p. 135-46, 1974.
BAKKE, M.; TUXEN, A.; VILMAN, P.; JENSEN, B.R.; VILMAN, A.; TOFT, M. Ultrasound image of human masseter muscle related to bite force, electromyography, facial morphology, and occlusal factors. Scand J Dent Res, Copenhagen, v.100, n.3, p.164-71, 1992.
BELL, W.H.; GONYEA, W.; FINN, R.A.; STORUM, K.A.; JOHNSTON, C.; THROCKMORTON, G.S. Muscular rehabilitation after orthognathic surgery. Oral Surg Oral Med Oral Pathol, Saint Louis, v.56, n.3, p.229-35, 1983.
BENINGTON, P.C.M.; GARDENER, J.E.; HUNT, N.P. Masseter muscle volume measured using ultrasonography and its relationship with facial morphology. Eur J Orthod, Oxford, v.21, n.6, p.659-70, 1999.
BERRETIN, G. Avaliação clínica e eletromiográfica da função mastigatória em indivíduos com disfunção craniomandibular. 1999. 192p. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, 1999.
BEVILAQUA-GROSSO, D.; MONTEIRO-PEDRO, V.; DE JESUS GUIRRO, R.R.; BÉRZIN, F. A physiotherapeutic approach to craniomandibular disorders: a case report. J Oral Rehabil, Oxford, v.29, n.3, p.268-72, 2002.
BIANCHINI, E.M.G. A cefalometria nas alterações miofuncionais orais: diagnóstico e tratamento fonoaudiológico. Carapicuíba: Pro-Fono, 1993. 73 p.
BIANCHINI, E.M.G. Desproporções maxilomandibulares: atuação fonoaudiológica com pacientes submetidos à cirurgia ortognática. In: MARCHESAN, I.Q. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia. São Paulo: Lovise, 1995. p.129-45.
BIANCHINI, E.M.G. Mastigação e ATM: avaliação e terapia. In: MARCHESAN, I.Q. (orgs) Fundamentos em fonoaudiologia: aspectos clínicos da motricidade oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p. 37-49.
BIANCHINI, E.M.G. (Org.). Articulação temporomandibular: implicações, limitações e possibilidades fonoaudiológicas. Carapicuíba: Pró-Fono, 2000. 402p.
CAMPIOTTO, A.R. Fonoaudiologia. In: SOUZA, L.C.M. (Org.). Cirurgia Ortognática e Ortodontia, São Paulo: Santos, 1998. p.19-30.
CORRUCCINI, R.S.; HENDERSON, A.M.; KAUL, S.S. Bite-force variation related to occlusal variation in rural and urban Punjabis (North India). Arch Oral Biol, Oxford, v.30, n.1, p.65-9, 1985.
CHRISTENSEN, L.V.; RADUE, J.T. Lateral preference in mastication: an electromyographic study. J Oral Rehabil, Oxford, v.12, n.6, p.429-34, 1985.
D’AGOSTINO, L. Princípios de fonoaudiologia nas deformidades craniofaciais. In: MÉLEGA, J.M.; ZANINI, S.A.; PSILLAKIS, J.M. Cirurgia plástica - reparadora e estética. 2; ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1992. p. 309-19.
DE LUCA, C.J. The use of surface electromyography in biomechanics. J Appl Biomech, Cleveland, v.13, p.135-63, 1997.
DEAN, J.S.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III, E. SINN, D.P. A preliminary study of maximum voluntary bite force and jaw muscle efficiency in pre-orthognathic surgery patients. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.50, n.12, p.1284-88, 1992.
DOUGLAS, C.R. Fisiologia do ato mastigatório. In: DOUGLAS, C.R. Patofisiologia oral. São Paulo: Pancast, 1998. v.1, p.245-72.
ECKARDT, L.; HARZER, W.; SCHNEEVOIGT, R. Comparative study of excitation patterns in the masseter muscle before and after orthognathic surgery. J Cranio maxillofac Surg, Edinburgh, v.25, n.6, p. 344-52, 1997.
EHMER, U.; BROLL, P. Mandibular border movements and mastigatory patterns before and after orthognathic surgery. Int J Adult Orthodon Orthognath Surg, Chicago, v.7, n.3, p.153-59, 1992.
ELLIS, E.; CARLSON, D.S. The effects of mandibular immobilization on the masticatory system: a review. Clin Plast Surg, Philadelphia, v.16, n.1, p.133-46, 1989.
ELLIS, E.; THROCKMORTON, G.; SINN, D.P. Functional characteristics of patients with anterior open bite before and after surgical correction. Int J Adult Orthodon Orthognath Surg, Chicago, v.11, n.3, p.211-23, 1996.
EMSHOFF, R.; BERTRAM, S. The ultrasonic value of local muscle hypertrophy in patients with temporomandibular joint disorders. J Prosthet Dent, Saint Louis, v.73, n.4, p.373-76, 1995.
ENLOW, D.H. Crescimento facial. São Paulo: Artes Médicas, 1993. 553p.
ENLOW, D.H.; HANS, M.G. Noções básicas sobre crescimento facial. São Paulo: Santos, 1998. 304p.
FARELLA, M.; BAKKE,M.; MICHELOTTI, A.; RAPUANO, A.; MARTINA, R. Masseter thickness, endurance and exercise-induced pain in subjects with different vertical craniofacial morphology. Eur J Oral Sci, v.111, n.3, p.183-8, 2003.
FELÍCIO, C.M. Fonoaudiologia nas desordens temporomandibulares. São Paulo: Pancast, 1994. 179p.
FELÍCIO, C.M. (org.) Fonoaudiologia aplicada a casos odontológicos: motricidade oral e audiologia. São Paulo: Pancast, 1999. 243p.
FELÍCIO, C.M. Desordem temporomandibular: avaliação e casos clínicos. In: JUNQUEIRA, P.; DAUDEN, A.T.B.C. (Orgs.). Aspectos atuais em terapia fonoaudiológica. São Paulo: Pancast, 2002.v.2, p.33-63.
FELÍCIO, C.M.; FERNANDES, R.S.M. Sinais / sintomas e mastigação: estudo comparativo entre sujeitos com distúrbio temporomandibular e controle. In: MARCHESAN, I.Q.; ZORZI, J. (Orgs.). Tópicos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. p.221-231.
FERRARIO, V.F.; SFORZA, C.; MIANI JUNIOR,A.; D’ADDONA, A.; BARBINI, E. Electromyographic activity of human masticatory muscles in normal young people: statistical evaluation of reference values for clinical applications. J Oral Rehabil, Oxford, v.20, p.271-80, 1993.
FERRARIO, V.F.; SFORZA, C. Coordinated eletromyographic activity of the human masseter and temporalis anterior muscles during mastication. Eur J Oral Sci, Copenhagen, v.104, n.5, p.511-17, 1996.
FERRARIO, V.F.; SFORZA, C.; SERRAO, G. The influence of crossbite on the coordinated electromyographic activity of human masticatory muscles during mastication. J Oral Rehabil, Oxford, v.26, n.7, p.575-81, 1999.
GAN, Y.; SASAI, T.; NISHIYAMA, H.; MA, X.; ZHANG, Z.; FUCHIHATA, H. Magnetic resonance imaging of human mandibular elevator muscles after repetitive maximal clenching exercice. Arch Oral Biol, Oxford, v.45, n.3, p.247-51, 2000.
GIONHAKU, N.; LOWE, A.A. Relationship between jaw muscle volume and craniofacial form. J Dent Res, Washington, v.68, n.5, p.805-9, 1989.
GONZÁLEZ, N.Z.T.; LOPES, L.D. Fonoaudiologia e ortopedia maxilar na reabilitação orofacial. São Paulo: Santos, 2000. 121p.
HAGBERG, C. The amplitude distribution of eletromyographic activity of masticatory muscles during unilateral chewing. J Oral Rehabil, Oxford, v.13, n.6, p.567-74, 1986.
HORIO, T.; KAWAMURA, Y. Effects of texture of food on chewing patterns in the human subject. J Oral Rehabil, Oxford, v.16, n.2, p.177-83, 1989.
HUNT, N.P.; CUNNINGHAM, S.J. The influence of orthognathic surgery on occlusal force in patients with vertical facial deformities. Int J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.26, n.2, p.87-91, 1997.
ILG, J.P. Osteotomia vertical intrabucal do ramo mandibular. In: ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999a. p. 131-39.
ILG, J.P. Osteotomia total da maxila tipo Le Fort I. In: ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999b. p. 146-68.
INGERVALL, B.; THILANDER, B. Activity of temporal and masseter muscles in children with a lateral forced bite. Angle Orthod, Appleton, v.45, n.4, p.249-58, 1975.
INGERVALL, B.; HELKIMO, E. Masticatory muscle force and facial morphology in man. Arch Oral Biol, Oxford, v.23, n.3, p.203-6, 1978.
INGERVALL, B.; RIDELL, A.; THILANDER, B. Changes in activity of the temporal, masseter and lip muscles after surgical correction of mandibular prognathism. Int J Oral Surg, Copenhagen, v.8, n.4, p.290-300, 1979.
IWASE, M.; SUGIMORI, M.; KURACHI, Y.; NAGUMO, N. Changes in bite force and occlusal contacts in patients treated for mandibular prognathism by orthognathic surgery. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.56, n.7, p.850-55, 1998.
JOHNSTON, C.P.; THROCKMORTON, G.S.; BELL, W.H. Changes in electromyographic activity following superior repositioning of the maxilla. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.42, n.10, p.656-64, 1984.
JULIEN, K.C.; BUSCHANG, P.H.; THROCKMORTON, G.S.; DECHOW, P.C Normal masticatory performance in young adults and children. Arch Oral Biol, Oxford, v.41, n.1, p.69-75, 1996.
KIKUTA, T.; HARA, I.; SETO, T.; YOSHIOKA, I.; NAKASHIMA, T.; YASUMITSU, C. Evaluation of mastigatory function after sagittal split ramus osteotomy for patients with mandibular prognathism. Int J Adult Orthodon Orthognath Surg, Chicago, v.9, n.1, p.9-17, 1994.
KILIARIDIS, S.; KALEBO, P. Masseter muscle thickness measured by ultrasonography and its relation to facial morphology. J Dent Res, Washington, v.70, n.9, p.1262-65, 1991.
KILIARIDIS, S.; KJELLBERG, H.; WENNEBERG, B.; ENGSTROM, C. The relationship between maximal bite force, bite force endurance and facial morfology during growth. A cross-sectional study. Acta Odontol Scand, Stockholm, v.51, n.5, p.323-31, 1993.
KILIARIDIS, S.; TZAKIS, M.G.; CARLSSON, G.E. Effects of fatigue and chewing training on maximal bite force end endurance. Am J Orthod Dentofac Orthop, Saint Louis, v.107, n.4, p.372-78, 1995.
KILIARIDIS, S.; THILANDER, B.; KJELLBERG, H.; TOPOUZELIS, N.; ZAFIRIADIS, A. Effect of low masticatory function on condylar growth: A morphometric study in the rat. Am J Orthod Dentofac Orthop, Saint Louis, v.116, n.2, p.121-25, 1999.
KILIARIDIS, S.; GEORGIAKAKI, I.; KATSAROS, C. Masseter muscle thickness and maxillary dental arch width. Eur J Orthod, Oxford, v.25, n.3, p.259-63, 2003.
KIM, Y.G.; OH, S.H. Effect of mandibular setback surgery on acclusal force. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.55, n.2, p.121-26, 1997.
KIMOTO, K.; FUSHIMA, K.; TAMAKI, K.; TOYODA, M.; SATO, S.; UCHIMURA, N. Asymmetry of masticatory muscle activity during the closing phase of mastication. Cranio, Chanttanooga, v.18, n.4, p.257-63, 2000.
KOBAYASHI, T.; HONMA, K.; NAKAJIMA, T.; HANADA, K. Masticatory function in patients with mandibular prognathism before and after orthognathic surgery. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.51, n.9, p.997-1001, 1993.
KREIBORG, S.; JENSEN, B.L.; MOLLER, E; BJORK, A. Craniofacial growth in a case of congenital muscular dystrophy: a roentgencephalometric and electromyographic investigation. Am J Orthod, Saint Louis, v.74, n.2, p.207-15, 1978.
MANDETTA, S. Causas da mastigação unilateral e importância do ajuste oclusal das guias laterais na sua correção. Rev Paul Odont. São Paulo, v.16, n.1, p.18-20, 1994.
MARCHESAN, I.Q. Uma visão compreensiva das práticas fonoaudiológicas: a influência da alimentação no crescimento e desenvolvimento craniofacial e nas alterações miofuncionais. São Paulo: Pancast, 1998. 238p.
MARCHESAN, I.Q.; BIANCHINI, E.M.G. A fonoaudiologia e a cirurgia ortognática. In: ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999, p. 353-62.
MEDEIROS, P.J. Cirurgia ortognática. In: ZANINI, S.A. (Ed.). Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Rio de Janeiro: Revinter, 1990. p.251-320.
MOELLER, J.L. The role of the oral myologist with orthognathic surgery – a pacient terapist’s pointof view. Int J Orofacial Myology, Seattle, v.12, n.2, p.13-14, 1986.
MORSE, M.H.; BROWN, E.F. Ultrasonic diagnosis of masseteric hypertrophy. Dentomaxillofac Radiol, Houndsmills, v.19, n.1, p.18-20, 1990.
MOSS, J.P.; WILLMOT, D.R. A cephalometric and eletromyographic investigation of patients treated for the corretion of mandibular prognathism by mandibular surgery only. Brit J Orthod, London, v.11, n.2, p.59-68, 1984.
MOYERS, R.E. Ortodontia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991. 483p.
NISHIGAWA, K.; NAKANO, M.; BANDO, E. Study of jaw movement and masticatory muscle activity during unilateral chewing with and without balancing side molar contacts. J Oral Rehabil, Oxford, v.24, n.9, p. 691-6, 1997.
OKASAKI, L.K. Quando indicar uma cirurgia ortognática. In: ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999. p. 7-18.
OSBORNE, J.J. A physical therapy protocol for orthognathic surgery. Cranio, Chanttanooga, v.7, n.2, p.123-36, 1989.
PANCHERZ, H. Temporal and masseter muscle activity in children and adults with normal occlusion. Acta Odontol Scand, Stockolm, v.38, n.6, p.343-48, 1980.
PASSERI, L.A. Análise facial e plano de tratamento. In: ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999. p. 41-59.
PEREIRA, F.C.; MOTONAGA, S.M.; FARIA, P.M.; MATSUMOTO, M.A.N.; TRAWITZKI, L.V.V.; LIMA, S.A.; ANSELMO-LIMA, W.T. Avaliação cefalométrica e miofuncional em respiradores bucais. Rev Bras Otorrinolaringol, São Paulo, v.67, n.1, p.43-49, 2001.
POLIDO, W.D. Osteotomia sagital do ramo mandibular. In: ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999. p. 113-130.
PROFFIT, W.R.; FIELDS, H.W. Occlusal forces in normal and long – face children. J Dent Res, Washington, v.62, n.5, p.571-74, 1983.
PROFFIT, W.R.; TUVEY, T.A.; FIELDS, H.W.; PHILLIPS, C. The effect of orthognathic surgery on occlusal force. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.47, n.5, p.457-63, 1989.
PROSCHEL, P.; HOFMANN, M. Frontal chewing patterns of the incisor point and their dependence on resistance of food and type of occlusion. J Prosthet Dent, Saint Louis, v.59, n.5, p. 617-24, 1988.
RAADSHEER, M.C.; VAN EIJDEN, M.G.J.; VAN SPRONSEN, P.H.; VAN GINKEL, F.C.; KILIARIDIS, S.; PRAHL-ANDERSEN, B. A comparison of human masseter muscle thickness measured by ultrasonography and magnetic resonance imaging. Arch Oral Biol, Oxford, v.39, n.12, p.1079-84, 1994.
RAADSHEER, M.C.; KILIARIDIS, S.; VAN EIJDEN, T.M.G.J.; VAN GINKEL, F.C.; PRAHL-ANDERSEN, B. Masseter muscle thickness in growing individuals and its relation to facial morphology. Arch Oral Biol, Oxford, v.41, n.4, p.323-32, 1996.
RIBEIRO, M.C. Atuação fonoaudiológica no pré e pós-operatório em cirurgia ortognática. J Bras Fonoaudiol, Curitiba, v.1, n.1, p.61-68, 1999.
SANTIAGO JUNIOR, O. Incidência de mastigação unilateral em crianças com dentição decídua e dentição mista em estágio inicial com alimentos fibrosos e macios. Rev Fac Odontol, Porto Alegre, v.35, n.1, p.28-31, 1994.
SAMPAIO, A.C.M. Atividade dos músculos masseteres e temporais: eletromiografia integrada e força de mordida pré e pós cirurgia ortognática. 2000. 142p. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2000.
SCHMIDT, R.F.; DUDEL, J. (Orgs.). Neurofisiologia. São Paulo: EPU, 1979. 372p.
SONG, H.C.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III, E.; SINN D.P. Funcional and morphologic alterations after anterior or inferior repositioning of the maxilla. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.55, n.1, p.41-9, 1997.
SOUZA, L.C.M.; CAMPIOTTO, A.R.; FREITAS, R.R. Cirurgia ortognática e fonoaudiologia. In: LOPES FILHO, O. (Org.). Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997. p.781-804.
STORUM, K.A.; BELL, W.H. Hypomobility after maxillary and mandibular osteotomies. Oral Med Oral Pathol, Sain Louis, v.57, n.1, p.7-12, 1984.
STORUM, K.A.; BELL, W.H. The effect of physical rehabilitation on mandibular function after ramus osteotomies. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.44, n.2, p.94-99, 1986.
TAKADA, K.; MIYAWAKI, S.; TATSUTA, M. The effects of food consistency on jaw movement and posterior temporalis and inferior orbiculares oris muscle activities during chewing in children. Arch Oral Biol, Oxford, v.39, n.9, p.793-805, 1994.
TANIGUTE, C.C. Desenvolvimento das funções estomatognáticas. In: MARCHESAN, I.Q. Fundamentos em fonoaudiologia: aspectos clínicos da motricidade oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p. 1-6.
TATE, G.S.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III, E.; SINN, D.P.; BLACKWOOD, M.S. Estimated masticatory forces in patients before orthognathic surgery. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.52, n.2, p.130-36, 1994a.
TATE, G.S.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III, E.; SINN, D.P. Masticatory performance, muscles activity, and occlusal force in preorthognathic surgery patients. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.52, n.5, p.476-81, 1994b.
TAY, D.K.L. Physiognomy in the classification of individuals with a lateral preference in mastication. J Orofac Pain, Carol Stream, v.8, n.1, p.61-72, 1994.
THOMAS, G.P.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III, E.; SINN, D.P. The effects of ortodontic treatment on isometric bite forces and mandibular motion in pacients before orthognathic surgery. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.53, n.6, p.673-78, 1995.
THROCKMORTON, G.S.; BUSCHANG, P.H.; ELLIS III, E. Improvement of maximum occlusal forces after orthognatic surgery. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.54, n.9, p.1080-86, 1996.
TRAWITZKI, L.V.V.; VAZ, R.C.S.; RIBEIRO, H.T.; MELLO-FILHO, F.V.; SVERZUT, C.E. Comportamento mastigatório em pacientes com deformidades dento esquelético faciais. In: Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 4.Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2., 1999. São Paulo. Anais... São Paulo: SBFa, 1999.
TRAWITZKI, L.V.V. Atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal durante a mastigação em crianças portadoras de mordida cruzada posterior com diferentes tipologias faciais. 2000. 164p. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, 2000.
TRAWITZKI, L.V.V.; PUPPIN-RONTANI, R.M.; FELÍCIO, C.M.; VITTI, M.; MATSUMOTO, M.A.N. Investigação eletromigráfica dos músculos masseter e temporal durante a mastigação em crianças com diferentes tendências de crescimento facial. Rev Soc Bras Fonoaudiol, São Paulo, v.7, n.7, p.54-8, 2000.
TUCKER, M. R. Correção das deformidades dentofaciais. In: PETERSON, L.J. (Ed.). Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3;ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. Cap.26, p. 600-38.
TUXEN, A.; BAKKE, M.; PINHOLT, E.M. Comparative data from young men and women on masseter muscle fibres, function and facial morphology. Arch Oral Biol, Oxford, v.44, n.6, p.509-18, 1999.
URSI, W.J.S.; BARBOSA, J.; PINTO, J.R.C.; PAIVA, M.A.M. Conceitos ortodônticos pré e pós-cirúrgicos. In: ARAUJO, A. (Org.). Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos, 1999. p. 77-88.
VAN DER LINDEN, F.P.M. Crescimento e ortopedia facial. Rio de Janeiro: Quinterence, 1990. 244p.
VALERA, F.C.P.; TRAVITZKI, L.V.V.; MATTAR, S.E.M.; MATSUMOTO, M.A.N.; ELIAS, A.M.; ANSELMO-LIMA, W.T. Muscular, fuctional and orthodontic changes in pre school children wih enlarged adenoids and tonsils. Int J Pediatr Otorhinolaryngol, Amsterdam, v.67, n.7, p.761-70, 2003.
WESSBERG, G.A.; EPKER, B.N. The influence of mandibular advancement via modified sagittal split ramus osteotomy on masticatory musculature. Oral Surg Oral Med Oral Pathol, Saint Louis, v.52, n.2, p.113-17, 1981.
WESSBERG, G.A.; LABANC, J.P.; EPKER, B.N. Musculoskeletal adaption to surgical advancement of the mandible. Int J Oral Surg, Copenhagen, v.10, n.6, p.417-22, 1981.
WESSBERG, G.A.; O’RYAN, F.S.; WASHBURN, M.C.; EPKER, B.N. Neuromuscular adaptation to surgical superior repositioning of the maxilla. J Maxillofac Surg, Philadelphia, v.9, n.2, p. 117-22, 1981.
WILSON, I.R.; CROCKER, E.F. An introduction to ultrasonography in oral surgery. Oral Surg Oral Med Oral Pathol, Saint Louis, v.59, n.3, p.236-41, 1958.
YOUSSEF, R.E.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III, E.; SINN, D.P.; Comparation of habitual masticatory patterns in men and woman using a custom computer program. J Prosthet Dent, Saint Louis, v.78, n.2, p.179-86, 1997a.
YOUSSEF, R.E.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III, E.; SINN, D.P.; Comparation of habitual mastigatory cycles and muscle activity before and after orthognathic surgery. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.55, n.7, p.699-707, 1997b.
ZARRINKELK, H.M.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III E.; SINN, D.P. Functional and morphologic alterations secondary to superior repositining of the maxilla. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.53, n.11, p.1258-67, 1995.
ZARRINKELK, H.M.; THROCKMORTON, G.S.; ELLIS III E.; SINN, D.P. Functional and morphologic changes after combined maxillary intrusion and mandibular advancement surgery. J Oral Maxillofac Surg, Philadelphia, v.54, n.7, p.828-37, 1996. |
|
Contato: luvoi@fmrp.usp.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|