Código: OEL0836
SÍNDROME DE DANDY-WALKER ASPECTOS FONOAUDIOLÓGICOS
 
Autores: Ludimila Ferraz da Fonseca, Suelly Cecilia Olivan Limongi
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO
 
Descrição do Quadro: Síndrome de Dandy-Walker é uma rara malformação congênita do cérebro que envolve o cerebelo e quarto ventrículo (Frigeri et al., 1993).
O presente estudo teve por objetivo descrever os aspectos fonoaudiológicos de um caso de Síndrome de Dandy-Walker para melhor compreensão da patologia, visando intervenção terapêutica, uma vez que não foram encontrados na literatura dados relacionados aos aspectos cognitivos, de linguagem e do sistema estomatognático.
Participou do estudo 1 sujeito do sexo masculino contando com 7 anos.

Procedimento: Os dados fonoaudiológicos foram obtidos a partir da anamnese, avaliação da cognição e linguagem e dos sistemas neuropsicomotor e estomatognático.

Resultados: Sistema Estomatognático: não foram observadas alterações.
Linguagem e Cognição: comunicação predominantemente realizada por meio de gestos dêiticos e representativos e expressões faciais; expressão oral restrita a breves respostas a perguntas feitas pela terapeuta, nomeação ou repetição do nome de algum objeto (não foi observada emissão oral espontânea); compreensão adequada a atividades concretas e de rotina social.
Desenvolvimento Cognitivo: jogo simbólico representativo de situações concretas e de rotina; classificação por semelhança em relação a uma qualidade e por finalidade; seriação empírica; correspondência termo-a-termo restrita à finalidade. Nas atividades de construção com blocos lógicos evidenciou noções: relação de tamanho, causalidade imediata e sequenciação de ações. Apresentou condição de solução de problemas relacionados à situação concreta, sem uso de intermediários.
Sistema Fonológico: restrito e com grandes alterações.
Controle, Coordenação de Membros: alterado (membros superiores), refletindo na dificuldade da motricidade fina manual e interferindo na qualidade das ações.

Conclusão: Os dados apontam para desenvolvimento de linguagem e cognição localizado no início do período pré-operatório (Piaget, 1975), aproximadamente 3/4 anos de idade.
A importância desse estudo é esclarecer e descrever os aspectos fonoaudiológicos de um caso de Síndrome de Dandy-Walker e fornecer dados suficientes para a elaboração de um eficiente processo terapêutico fonoaudiológico.
 
 
Contato: ludff@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco