Código: TEL1297
CONTEXTUALIZAÇÃO DAS AÇÕES PELA LINGUAGEM E MANUTENÇÃO DO SETTING TERAPÊUTICO
 
Autores: Nanci Folena, Cristiane Cagnoto Mori-de Angelis , Denise de Oliveirateixeira
Instituição: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
 
Na clínica da linguagem, o fonoaudiólogo deve supor um conhecimento sobre o modo como a linguagem e o sujeito consituem-se reciprocamente. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo clínico, discutindo a contextualização das ações pela linguagem e a importância da manutenção de uma determinada organização do ambiente clínico-terapêutico. B. é um menino de quatro anos, portador de Síndrome de Down, com diagnóstico neurológico de atraso neuropsicomotor. Inicialmente, apresentava gestos não intencionais, vocalizações, condutas pré-simbólicas, exploração oral dos objetos, circularidade nas ações, ritualizações, criação de rotinas rígidas, momentos de isolamento e agressividade. Concebendo a linguagem como prática discursiva que se desenvolve na interação dialógica com o outro e apostando na construção conjunta dos conhecimentos, priorizamos as situações em que todos os expedientes utilizados pelo paciente fossem recortados e interpretados, em situações ritualizadas e recorrentes. Ao longo do atendimento, o paciente passou a estabelecer turnos, utilizando-se de recursos alternativos à linguagem: meneios de cabeça, gestos indicativos, choros e gritos que necessitavam da atribuição de significados pelos interlocutores. A atenção às propostas da terapeuta levou a um vínculo que permitia a interação entre ela e o paciente. As ações motoras cederam espaço à utilização de gestos estruturados e vocalizações configuradas em ações simbólicas, como as onomatopéias, por exemplo. A exploração oral foi substituída por outros tipos de explorações. A circularidade e ritualização das ações exigiram uma organização específica do setting terapêutico para possibilitar o estabelecimento de interações lingüísticas e certos materiais foram mantidos nas atividades de jogo simbólico, favorecendo a participação e a utilização de vocalizações e gestos indicativos específicos Os resultados demonstraram que o paciente acedeu à linguagem, uma vez que, por meio dos atendimentos fonoaudiológicos, passou a interagir discursivamente com a terapeuta, em regime de turnos dialógicos, por meio de gestos e vocalizações significativas intencionais.
 
 
Contato: nancifoll@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco