Código: OCV0666
CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO VOCAL EM PROFESSORES: ANÁLISE E PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO
 
Autores: Léslie Piccolotto Ferreira, Maria do Rosário Latorre, Susana P. P. Giannini, Delmira Karmann, Silmara Figueira , Eliana Egerland
Instituição: PUC-SP, USP-SAÚDE PÚBLICA, PMSP
 
Introdução: O questionário proposto por Ferreira et al (2003) para avaliação das condições de produção vocal de professores tem sido utilizado em diversas pesquisas. Um dos fatores negativos desse instrumento é sua extensão, pois o mesmo é composto por 87 questões incluindo dados pessoais, situação funcional (riscos ocupacionais), aspectos vocais, de saúde geral, hábitos, antecedentes familiares e ambientes de lazer. O objetivo foi analisar o referido instrumento e propor um novo modelo que garantisse o mapeamento do grupo analisado em menor tempo. Método: foram selecionados 162 questionários preenchidos em sua totalidade por professores do município de São Paulo que se auto-definiram como apresentando alteração vocal. Para preencherem o questionário, foram sorteados professores do total de 32 mil professores, atuantes em 30 distritos em diferentes escolas. Foi feita a análise fatorial pelos componentes principais, utilizando todas as questões, para definir fatores independentes. Na análise foram consideradas todas as variáveis que tiveram correlação superior a 0,50 e KOM>1. Resultados: foram delimitados cinco fatores de mais forte correlação: 1-aspectos relacionados a alteração vocal (tipo e tempo da alteração; menção a rouquidão, cansaço ao falar e garganta seca), 2-presença de situações de violência na escola contra o professor, funcionário e a própria escola, 3-fatores físicos do ambiente (higiene, iluminação e acústica); 4-abertura de boca com menção a estalos, desvio de queixo, sensação de areia; e 5- posição de corpo ao falar. Pode-se concluir que para a elaboração de um instrumento para mapear as condições de produção vocal em professores de aplicação em menor tempo, essas categorias devem ser privilegiadas e, ao invés das questões apenas levantarem a presença ou não das alterações, sugere-se um sistema de escala para levantamento da freqüência das ocorrências.
 
 
Contato: leslieferreira@yahoo.com
 

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