Código: TCL1474
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS EM INDIVÍDUOS HIPERLÉXICOS |
|
Autores: Renata Cristina Dias da Silva, Jacy Perissinoto |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO |
|
Introdução: A Hiperlexia caracteriza-se pelo início precoce e sem instrução formal da leitura com prejuízo importante da compreensão (Silberberg, Silberberg, 1964). Tal manifestação geralmente é encontrada em sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (Grigorenko et al, 2002). Estes sujeitos apresentam prejuízos marcantes nas áreas de interação social, comunicação e interesses e atividades (APA, 2002). Existe relação entre as habilidades de compreender e narrar. Entretanto, Brandão, Spinillo (2001) observaram que a compreensão evolui anteriormente à narrativa e que, apesar de correlacionarem-se com a idade, o progresso das duas habilidades não é linear.
Objetivo: Verificar a compreensão de textos escritos e relacioná-la com a escrita dos mesmos em indivíduos hiperléxicos com Transtorno de Asperger.
Método: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (processo 0116/2003) e todos os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Participaram 20 hiperléxicos, escolarizados, do sexo masculino, com diagnóstico multidisciplinar de Transtorno de Asperger, faixa etária entre 10.7 e 27.2 e QI entre 68 e 117. Analisamos a Compreensão da Leitura por meio da recontagem do texto “O urubu e as pombas”, conforme Moraes et al (2001) e a Escrita de Texto foi semi-dirigida a partir de seqüências de figuras que envolvem Teoria da Mente (Baron-Cohen et al, 1986).
Resultados: Na análise estatística descritiva, verificamos a proporção de nodos recontados ou escritos, constatando variação de 0,00 a 0,71, com média 0,27 na compreensão e 0,18 a 0,89, com média em 0,67 na escrita. Segundo a análise fatorial, proposta por Johnson, Wichern (1992) e a correlação linear de Pearson não se constatou relação entre a compreensão de leitura e a escrita de textos.
Conclusão: Observamos que estes hiperléxicos apresentaram melhor desempenho na habilidade narrativa do que na compreensão de textos, sugerindo que as duas habilidades não tiveram o mesmo padrão de desenvolvimento. |
|
|
|
Contato: rediass@ig.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|