Código: OCS1531
CRECHE, SAÚDE INFANTIL E FONOAUDIOLOGIA: RELATO DE ATUAÇÃO |
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Autores: Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Stela Maris Aguiar Lemos |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
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Introdução: Enquanto importantes equipamentos sociais, as creches possuem papel significativo no desenvolvimento infantil à medida que assumem a responsabilidade de propiciar ambiente rico em estimulações, o que é fundamental para a educação e a saúde das crianças. Desta forma devem propiciar adequado desenvolvimento de linguagem e funções tais como auditiva, fala, neurovegetativas e voz. Deste modo, devem ser equipamentos de atuação profissional preferencialmente voltada à promoção da saúde e prevenção das doenças. Objetivo: Discutir o planejamento e a implementação da atuação fonoaudiológica em uma creche de Belo Horizonte. Metodologia: Foram desenvolvidas quatro etapas de atuação, a saber: 1) conhecimento de projeto pedagógico, recursos físicos e humanos da creche; 2) apuração de necessidades e problemas de 24 crianças, entre quatro e cinco anos de idade, por meio de técnicas de observação aplicadas individualmente e participação em atividades desenvolvidas em sala de aula, no período de agosto a outubro de 2004; 3) planejamento de oficinas para as crianças com base nos dados colhidos; 4) realização de oficinas que abordaram aspectos de Voz e Linguagem, áreas de maior abrangência com relação às necessidades apresentadas pelas crianças. As oficinas ocorreram semanalmente no mês de novembro, com participação das educadoras. Resultados obtidos: As crianças demonstraram grande aceitabilidade para propostas lúdicas de prevenção e promoção da saúde. O envolvimento das educadoras e funcionários no projeto propiciou o desenvolvimento de habilidades para identificação e encaminhamento ao sistema de saúde das crianças que necessitarem de intervenção fonoaudiológica. Conclusões: O contato com a creche na graduação em Fonoaudiologia propicia um maior entendimento acerca do desenvolvimento infantil normal, o que é fundamental para a formação de profissionais da saúde. É necessária maior cumplicidade entre profissionais da educação e da saúde, proporcionando a troca de saberes e experiências, visando o estabelecimento de parcerias que propiciem o desenvolvimento das crianças. |
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Contato: vladiarce@hotmail.com |
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