Código: TEL1548
AVALIAÇÃO E PLANO TERAPêUTICO FONOAUDIOLÓGICO PARA GêMEAS COM MÚLTIPLAS DEFICIêNCIAS |
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Autores: Sandra Regina Barbosa de Souza, Ana Paola Nicolielo, Monica Taisa Assumpcao, Soraia Hassan Saidah, Dionisia Aparecida Cusin Lamonica |
Instituição: UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - BAURU |
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Introdução: O desenvolvimento motor, quando ocorre com atraso, costuma seguir uma seqüência própria, desorganizada, dependente da etiologia específica, trazendo conseqüências importantes nas interações que a criança faz no seu ambiente, podendo promover alterações secundárias com influência imediata no desempenho de habilidade que são construídas no dia a dia da criança. Alterações e atrasos no desenvolvimento podem gerar diferentes alterações na aquisição e desenvolvimento da linguagem, portanto, a investigação de crianças com fatores de risco ao nascimento deve fazer parte da rotina fonoaudiológica, afim de que o processo de diagnóstico e reabilitação ocorra de maneira efetiva.
Objetivo Apresentar avaliação e plano terapêutica fonoaudiológico de crianças gemelares, prematuras. com alterações significativas do desenvolvimento motor, de linguagem e senso-percepção.
Método: Trata-se de crianças de 1 ano e 6 meses de idade, prematuras com ADNPM, alterações visuais e nistagmo, e tendo uma com hipotireoidismo congênito. A avaliação fonoaudiológica foi realizada por meio de observação clínica, comportamental, aplicação da Escala de Gessel e Amatruda, Inventário Operacionalizado Portage(IOP) e avaliação auditiva.Resultados: observou-se atraso motor significativo, presença de reflexos primitivos, emissões otoacústicas com resultados normais. Na Escala do Desenvolvimento verificou-se prejuízo em todos os comportamentos avaliados ficando a idade chave no período de 4 a 20 semanas, o mesmo ocorrendo no IOP, para todas as áreas avaliadas (motora, linguagem, cognitiva, auto-cuidado e socialização). Crianças com múltiplas deficiências exige do profissional atenção o processo terapêutico, o mais precocemente possível possibilitando a estes o desenvolvimento pleno do seu potencial. Conclusão: A apresentação deste caso permitirá a discussão de procedimentos fonoaudiológicos de avaliação e terapêuticos, para a reabilitação de crianças com múltiplas deficiências. |
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Contato: sandrarbs930@hotmail.com |
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