Código: OCL0632
RELAÇÃO ENTRE O VOCABULÁRIO EXPRESSIVO E AS HABILIDADES DE CONSCIêNCIA DE RIMAS DE ESCOLARES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA MARIA – RS. |
|
Autores: Joana Bisol Balardin, Leisa Cristina Danieli, Helena Bolli Mota, Márcia Keske- Soares, Carla Aparecida Cielo |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA |
|
Perspectivas de pesquisa relacionam o desenvolvimento das habilidades em consciência fonológica com o desenvolvimento da fala e da linguagem (Fowler, 1991; Walley, 1993 apud Foy & Mann, 2003). Cooper et al (2002) afirmam que os domínios semântico, morfológico e sintático da linguagem oral são fortes candidatos a precursores das habilidades de consciência fonológica. Estudos com falantes da língua inglesa, constataram que a consciência de rimas esteve relacionada com as habilidades de vocabulário (Foy & Mann 2001). No Português, as habilidades de consciência de rimas parecem não se relacionarem com a aquisição e o desenvolvimento da lecto-escrita (Cardoso-Martins, 1995). Porém, não se tem conhecimento de pesquisas que relacionem as habilidades em rimas e o vocabulário. Objetivou-se neste estudo verificar a relação entre as habilidades de vocabulário expressivo e as habilidades de consciência de rimas em escolares da 1ª série do ensino fundamental. Participaram 19 sujeitos, 13 meninas e 6 meninos, com média de idade de 7:3, alunos da 1ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Santa Maria. Para avaliação da consciência de rimas, os sujeitos foram submetidos às tarefas de Identificação (S4) e Produção (S7) de Rimas do teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Seqüencial (CONFIAS) (Moojen et al, 2000). O vocabulário foi avaliado através da prova de vocabulário (Befi-Lopes, 2001) do teste ABFW. Foi realizada uma média das designações vocabulares usuais (DVU) das nove categorias do teste, para cada sujeito. Os dados obtidos foram submetidos à análise de correlação e sua significância estimada pelo teste t-Student (5% de nível de significância). Na amostra de crianças estudada, a habilidade de vocabulário expressivo esteve relacionada apenas com a habilidade de identificação de rimas. Sugere-se que o desempenho em produção de rimas ocasiona maior demanda dos processos de atenção e memória, além de exigir um vocabulário mais extenso e uma experiência maior com o signo verbal. |
|
|
|
Contato: joana.balardin@terra.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|