Código: OCL1064
ADAPTAÇÃO SÓCIO-COMUNICATIVA DE CRIANÇAS ENTRE 3.0 E 3.11 ANOS COMO PARÂMETRO DE NORMALIDADE |
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Autores: Fga Me Priscilla Faria Gomes de Sousa, Helena Mayumi Gibo, Irlaine Guedes Dos Santos, Leticia Ribeiro Pifaia, Profa Dra Fernanda Dreux Miranda Fernandes |
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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Introdução
A investigação do desenvolvimento inicial e de suas relações com os períodos posteriores é fundamental para o estabelecimento de indicadores de riscos para o atraso no desenvolvimento.
Muitos dos comportamentos de uma determinada área do desenvolvimento estão relacionados a outros tipos de ações de diferentes áreas, como a cognitiva, afetiva, social, comunicativa e lógica.
Objetivo
Verificar os resultados da adaptação sócio-comunicativa de 50 crianças normais entre 3.0 e 3.11 anos, para o estabelecimento de dados de normalidade do desenvolvimento social, a fim de traçar um perfil sócio-comunicativo desta faixa etária que delineie um parâmetro normalidade.
Método
Foi aplicado o protocolo de adaptação sócio-comunicativa (SOUSA, 2004) por meio de entrevistas, realizadas por acadêmicos de Fonoaudiologia, num parque de São Paulo, com pais de 50 crianças entre 3.0 e 3.11 anos, sem queixas fonoaudiológicas, sendo que estes deveriam responder a questões relacionadas a habilidades como: identificação do interlocutor, cooperação, participação em atividades de colaboração e coordenação social, criação coletiva, imaginação e idéias compartilhadas, por parte de seus filhos.
Para a análise dos resultados, os sujeitos foram classificados em função dos níveis de adaptação sócio-comunicativa, sendo considerado o nível mais alto no qual estes apresentaram pelo menos 3 estágios completos.
Resultados
Os resultados indicam que apesar das diferenças individuais, crianças normais de 3.0 a 3.11 anos, genericamente apresentam uma estabilidade na adaptação sócio-comunicativa, estando na fase em que começam a aprender o valor do ponto de vista do outro, a compartilhar imaginações, a misturar e integrar idéias e a ter amigos que dividem interesses e experiências em comum. Conclui-se que o desempenho apresentado pelas crianças, completando o quarto nível da escala sócio-comunicativa corrobora os dados da literatura, pois os principais marcos comunicativos já são observados nessa faixa etária. |
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