Código: OCL0709
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL MÉDI0 DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE BAIXO NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM |
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Autores: Niva Maria Evangelista Garcia, Fernanda Almeida Dos Santos |
Instituição: CASA DE SAÚDE SANTA MARCELINA - SP |
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VERIFICAÇÃO DO NÍVEL MÉDI0 DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE BAIXO NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
A importância da consciência fonológica para o processo de aquisição de leitura e escrita tem sido bastante reconhecida. (Capovilla & Capovilla, 2003). Três fatores são necessários para a alfabetização, estando os dois primeiros diretamente relacionados à consciência fonológica: a noção de que é possível segmentar a língua falada em unidades distintas; de que tais unidades reaparecem em diferentes palavras faladas e o conhecimento das regras de correspondência grafo-fonêmicas (Share, 1995). O objetivo deste empreendimento científico foi verificar o nível médio de consciência fonológica em crianças de baixo nível sócio-econômico com dificuldade de aprendizagem. A metodologia consistiu na avaliação da Consciência Fonológica através do teste elaborado por Santos & Desgualdo Pereira (2001). O mesmo foi aplicado em 20 crianças com sete anos de idade, as quais não apresentavam: distúrbios fonéticos e fonológicos e alterações do desenvolvimento neuropsicomotor. Foram selecionadas crianças com dificuldades no processo de alfabetização, pertencentes a determinadas microáreas de uma Unidade Básica de Saúde da região de Guaianazes – São Paulo, participante do Programa de Saúde da Família. Os resultados mostraram os seguintes percentuais de acerto: síntese silábica – 98,94%, síntese fonêmica – 48%, rima – 56%, segmentação fonêmica – 3%, exlusão fonêmica – 36%, trasposição fonêmica – 17%. Com base nos dados obtidos, pode-se inferir que as crianças avaliadas possuem pouca habilidade analítica sobre os sons fonêmicos, visto que apenas a tarefa de síntese silábica apresentou um percentual satisfatório. Procedimentos que desenvolvam a consciência fonológica podem ser uma estratégia facilitadora do processamento necessário ao domínio da leitura e da escrita alfabéticas. |
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