Código: OCM0490
PROPOSTA DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO MIOFUNCIONAL OROFACIAL INFANTIL COM ESCORES |
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Autores: Cláudia Maria de Felício, Cláudia Lúcia Pimenta Ferreira |
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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A quantificação dos dados de avaliação pode ser necessária para propósitos de comparação e pesquisa. Objetivo: desenvolver um protocolo de avaliação miofuncional orofacial, estabelecendo relações entre os comportamentos orofaciais e as escalas numéricas. Método: O protocolo foi elaborado contendo provas de mobilidade de lábios, língua e mandíbula e das funções deglutição e mastigação. Para o desempenho foram estabelecidos escores numa escala de 3 pontos, correspondendo o zero à ausência de habilidade ou comportamentos anormais associados. Participaram da avaliação para a testagem do protocolo 87 crianças saudáveis, de 6 a 13 anos de idade. A avaliação foi realizada por inspeção visual durante a sessão e pela análise de imagens registradas em videocassete. Pelo teste de freqüências esperadas x observadas (Qui-quadrado) foi analisado o desempenho das crianças e aquelas que não diferiram estatisticamente foram consideradas para o cálculo de médias. O índice de significância adotado foi p<0,05. Resultados: Na avaliação de mobilidade 77 (88,50%) crianças obtiveram escores que não diferiram do esperado e na avaliação de deglutição e mastigação 74 (85,06%). As médias gerais para todos os casos válidos e de acordo com as faixas etárias entre 72-99 meses, 100-128 meses e 129-156 meses foram, respectivamente: mobilidade de lábios = 6,66, 5,79, 6,68, 7,83; mobilidade de língua = 10,0; 9,53, 10,61, 10,03; mobilidade de mandíbula = 8,05, 7,61, 8,38, 8,39; deglutição = 7,76, 7,54, 7,72, 8,23; e mastigação = 3,80, 3,18, 3,84, 4,82. Conclusão: o protocolo proposto pode ser administrado pelo fonoaudiólogo, sem equipamentos especiais e de forma breve, permitindo também comparar as médias obtidas às esperadas, de acordo com a amostra analisada. Em diversas especialidades, os protocolos com escalas são considerados instrumentos úteis. Como um instrumento de triagem, pode ser usado para justificar a necessidade de avaliações que consomem mais tempo e que sejam mais dispendiosas. |
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Contato: claudialpferreira@ig.com.br |
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