Código: OCL1172
COMPARAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO EM LEITURA ORAL E ESCRITA SOB DITADO DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO E PARTICULAR |
|
Autores: Patrícia Fieri Silva, Simone Aparecida Capellini |
Instituição: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS – UNESP/ MARÍLIA |
|
Entre os fatores facilitadores para aquisição da leitura encontram-se a lexicalidade, a freqüência e a regularidade. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho em leitura oral e escrita sob ditado de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem de escolas de ensino público e particular. Participaram deste estudo 160 escolares da 1a a 4a séries, de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 10 anos de idade, distribuídos em quatro grupos: Grupo I (GI), composto por 40 escolares de ensino público com bom desempenho escolar, sendo 10 de cada série; Grupo II (GII), composto por 40 escolares de ensino público com dificuldades de aprendizagem, sendo 10 de cada série; Grupo III (GIII), composto por 40 escolares de ensino particular com bom desempenho escolar, sendo 10 de cada série e Grupo IV (GIV), composto por 40 escolares de ensino particular com dificuldade de aprendizagem, sendo 10 de cada série. Como procedimento foi aplicada a lista de palavras reais e inventadas para realização de leitura oral e escrita sob ditado, após a assinatura do termo de consentimento pelos pais/responsáveis. Os resultados revelaram diferença estatisticamente significante, indicando desempenho superior dos escolares do GI em relação ao GII e do GIII em relação ao GIV. Observamos diferença estatisticamente significante entre os escolares do GIV em relação ao GII. Com base nos resultados deste estudo, concluímos que as crianças com dificuldades de aprendizagem tanto de ensino público como particular apresentaram comprometimentos que podem ser explicados pela dissociação no uso da dupla rota de processamento cognitivo da leitura que podem estar relacionados com a metodologia de ensino ou com as oportunidades sócio-econômico-culturais, uma vez que os escolares com dificuldades de aprendizagem de ensino particular apresentaram melhor desempenho do que os escolares de ensino público em relação aos critérios de freqüência e regularidade. |
|
|
|
Contato: patyfierisilva@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|