Código: OCL0697
A NARRATIVA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA DEFICIÊNCIA MENTAL
 
Autores: Márcia Largo, Tânia Cristina Zini, Vicente José Assencio Ferreira
Instituição: ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL VALÉRIA MENEGHEL - APAE
 
Introdução: A aquisição da linguagem verbal faz parte de uma série de transformações no comportamento do indivíduo, marcado pelas etapas do desenvolvimento cognitivo. Objetivo: Verificar a relação entre a constituição da narrativa oral nos indivíduos com deficiência mental moderada. Métodos: A amostra foi constituída por 64 alunos, de ambos os sexos, entre 7 a 14 anos que freqüentam a Escola de Educação Especial – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A avaliação da narrativa foi verificada através de seqüência lógico-temporal. Resultados: constatou-se uma significativa relação entre a narrativa e as noções de espaço – temporal e causal e a idade mental. Conclusão: A constituição da narrativa depende de um desenvolvimento lingüístico permeado de conhecimentos morfo-sintático, semântico e fonológico intimamente ligados ao aspecto cognitivo do indivíduo.
 
 
Contato: taniazini@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco