Código: OSL1673
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E AUDITIVO EM CRIANÇAS AOS 2 ANOS DE VIDA FREQUENTADORAS DE ESCOLA |
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Autores: Selma Mie Isotani, Cristina Ramos, Liliane Desgualdo Pereira, Jacy Perissinoto, Clara Regina Brandão de Ávila |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA |
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Introdução: A linguagem é uma das facetas mais importantes do desenvolvimento infantil. O adequado desenvolvimento da Linguagem garante sucesso acadêmico e profissional.
Objetivo: Descrever o desenvolvimento de Linguagem e Audição de crianças freqüentadoras de escola de educação infantil nos 2 primeiros anos de vida.
Método: Participaram 40 crianças, sendo 18 (45%) meninos e 22 (55%) meninas, matriculados na Escola Paulistinha de Educação Infantil, divididos segundo a idade em F1 (3 a 12 meses) e F2 (13 a 24 meses).
Para a avaliação foi utilizado o TDDII - Teste de Desenvolvimento de Denver II (traduzido por Pedromônico e cols., 1999) e avaliação auditiva comportamental (Azevedo e cols., 1991).
Considerou-se para análise os resultados do TDDII total e da área da Linguagem, buscando verificar a associação destes resultados com os da avaliação auditiva.
Resultados: Foi observado no TDDII total, 75% de crianças dentro da normalidade e 25% alteradas. Na área da Linguagem, observou-se 67,5% de normais e 32,5% de alterações. Quanto à avaliação auditiva, 55% de normalidade e 45% de alterações.
Não foi observada associação positiva entre resultado da área de Linguagem do TDDII e avaliação auditiva (p=0,185).
Não foram verificadas diferenças significantes quando consideradas as variáveis sexo e faixa etária (p=0,473) e desempenho no TDDII. Também não foram verificadas diferenças significantes quanto à idade e classificações na área de Linguagem (p=0,738) e avaliação auditiva (p=0,360).
Conclusões: A incidência de alterações no desenvolvimento da Linguagem (32,5%) e da audição (45%) nesta amostra apontam para importância da vigilância de crianças pequenas freqüentadoras de escola.
A descrição do desenvolvimento de crianças desde tenras idades contribui para tomada de medidas de intervenção adequadas, no intuito de garantir o adequado desenvolvimento de Linguagem. |
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Contato: isotanimie.dped@epm.br |
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