DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE |
Maria Luiza Lopes T. de Lima
Coordenador(a) |
Instituição: UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO |
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Quando inicialmente pensou-se em desenvolver uma mesa redonda sobre tal tema imaginei que para cada núcleo destes poderíamos ter uma mesa redonda. Por outro lado, percebe-se que estes três esferas estão fortemente interligadas, tanto nos aspectos práticos como teóricos. No que diz respeito ao diagnóstico das situações de saúde, coloco-me a refletir sobre um rico e poderoso instrumental para os serviços e sistema de saúde, a epidemiologia. O uso da epidemiologia nos serviços de saúde produzirá conhecimentos para a tomada de decisões no que se refere às políticas de saúde, à organização do sistema e às intervenções destinadas a dar solução a problemas específicos. Talvez já neste primeiro momento identifiquemos uma lacuna dentro da Fonoaudiologia, são poucos os estudos, trabalhos e pesquisas que lançam mão deste importante instrumental. Talvez isso se deva ao fato da formação em saúde pública ser ainda privilegio de poucos na área ou um fato ainda mais grave, nos cursos de graduação não temos ainda uma formação sólida voltada para os conceitos e práticas da saúde coletiva. Com base e após o diagnóstico situacional teríamos agora subsídios para o planejamento, entendendo planejamento como um trabalho de preparação para qualquer empreendimento com roteiro e métodos determinados. Não esquecendo que o próprio planejamento tem sido regatado como instrumento capaz de promover mudanças e também como momento importante de troca entre atores. Em qualquer situação de planejamento é imprescindível o uso de indicadores para avaliação. Em alguns programas da área de Fonoaudiologia, como programa de conservação auditivo, por exemplo, o item avaliação configura como um dos pontos fundamentais para o redirecionamento das ações e inclusive com indicadores proximamente ligados aos resultados da avaliação auditiva. Ao que parece temos muito que buscar, discutir e refletir quanto aos aspectos mais ligados a saúde coletiva. Ao que tudo indica a Fonoaudiologia inicia esta aproximação com indícios de que este é o melhor caminho para a formação e práticas de ações em saúde. |
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Contato: mluiza@unicap.br |
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