Código: TSS0183
O FONOAUDIÓLOGO NA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR-A EXPERIêNCIA DO PROJETO DESENVOLVER |
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Autores: Regina Maria Cardoso, Rosa Resegue Ferreira da Silva, Nelma Schmidt Mattos da Silva, Carmen Silvia Basilio |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP/EPM |
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Instituição envolvida: O Projeto Desenvolver teve início em 1995 no município de Embu. Realizado em uma Unidade Básica de Saúde, conta com uma equipe de profissionais das áreas de: Pediatria, Psiquiatria, Neuropediatria, Fisioterapia, Tecnologia Oftálmica e Fonoaudiologia. Além da assistência o Desenvolver é campo de ensino para o Residente de Pediatria, alunos de Tecnologia Oftálmica e Fonoaudiologia. Campo de Atuação: Atenção básica à saúde, promoção do desenvolvimento infantil, reabilitação e desenvolvimento de ações inclusivas. Atividades Desenvolvidas: Diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento (orientação familiar e/ ou atendimento terapêutico). O Fonoaudiólogo observa as crianças nas áreas de: audição, linguagem e alimentação. Público Atendido: Crianças de 0 a 5 anos, encaminhadas do Hospital Geral de Pirajussara ou da Rede Municipal de Saúde, com alto risco para atraso de desenvolvimento e crianças com atraso estabelecido. Riscos considerados:peso ao nascer menor que 2500 gr, mais de 5 dias de internação no nascimento e/ ou presença de asfixia perinatal grave, malformações grosseiras, infecção congênita confirmada e mãe usuária de drogas. Resultados: Entre 1995 e 2003 foram atendidas 510 crianças sendo 270 por risco de atraso e 240 com atraso estabelecido. Das 270 crianças com risco de atraso no desenvolvimento, 211 foram acompanhadas por mais de 3 meses e destas 111 apresentaram alteração no desenvolvimento. Foram encontradas 81 (73%) alterações auditivas e 34 (30,6%) alterações de linguagem. Das 240 crianças encaminhadas por atraso estabelecido, 135 foram acompanhadas por mais de 3 meses. Nestas crianças 79 (58,9%) alterações globais do desenvolvimento (mais de duas áreas afetadas), destas 60 (75,9%) alterações auditivas e 55 (64,6%) alterações de linguagem. Encontramos também 17 (12,6%) alterações isoladas de linguagem e 1 (0,7%) alteração isolada de audição. |
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Contato: bete@reitoria.epm.br / bt.martins@ig.com.br |
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