Código: OCM1512
AVALIAÇÃO DE FALA EM CRIANÇAS COM MORDIDA ABERTA ANTERIOR
 
Autores: Agnes Akemi Aoki , Edilaine Lourenço Tavares , Maria Inês Beltrati Cornacchioni Rehder
Instituição: CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA ( CEFAC )
 
Introdução: A produção dos fonemas na fala está diretamente relacionada a aspectos músculo-esqueletais individuais. A mordida aberta anterior é uma alteração na relação vertical do arco maxilar e mandibular formando um espaço entre as arcadas dentárias, constituindo um fator predisponente para a ocorrência de distúrbios de fala.
Objetivo: Avaliar a fala de crianças de 4 a 5 anos com mordida aberta anterior.
Método: Participaram 28 crianças - 4 e 5 anos, ambos os gêneros. Os critérios de inclusão foram serem portadores de mordida aberta anterior, sem terem sido submetidas a nenhum tipo de intervenção ortodôntica e/ou fonoaudiológica. Para caracterização da amostra foi aplicado um questionário objetivando a investigação de sinais e sintomas de respiração oral e hábitos deletérios. A avaliação da fala constou de nomeação de figuras foneticamente balanceadas. O material de fala coletado foi transcrito, computado e submetido à análise estatística.
Resultados: Dos 28 sujeitos avaliados, 25 (89,28%) apresentaram alterações de fala. Ao consideramos a natureza das alterações observamos a ocorrência de ponto articulatório anteriorizado em 84% dos sujeitos e distorção de sons fricativos, ceceio anterior, em 72% seguido por um número menor de trocas e omissões fonêmicas. Em ordem decrescente, a anteriorização do ponto articulatório ocorreu nos fonemas: /t/, /d/,/n/ e /l/. A ocorrência de distorções, em ordem decrescente foi observada nos fonemas /s/, {S}, /z/. A análise de Spearman considerando pares de varáveis, mostrou correlação positiva entre a ocorrência de alterações de fala em crianças com mordida aberta e sinais e sintomas de respiração oral.
Conclusões: A maioria das crianças com mordida aberta anterior apresentaram alteração de fala. As alterações de fala observadas foram ocasionadas por movimento póstero-anterior acentuado da língua. A alteração de maior ocorrência foi anteriorização do ponto articulatório dos linguodentais seguido pela distorção de sons fricativos anteriores.
 
 
Contato: agnesakemi@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco