Código: OSP0355
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS INSTITUCIONALIZADAS EM MONTES CLAROS - MG
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Autores: Adriana Benquerer Oliveira Palma, Igor Machado Coelho, Luiza Augusta Rosa Rossi- Barbosa, Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu, Simone de Melo Costa, Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa |
Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (MG) - UNIMONTES |
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Entende-se por Paciente Especial aquele que apresenta desvios de normalidade (mental, física, sensorial, de comportamento e crescimento) acentuados de tal forma que não se beneficiam de programas rotineiros de assistência. A Universidade deve perceber essas demandas da sociedade e propor estratégias para a melhoria das condições de vida das populações, através da tríade ensino-pesquisa-extensão. As atividades de extensão não devem ser consideradas como periféricas às atividades de ensino, mas realmente integradas ao ensino e à formação do profissional de saúde. O curso de Odontologia desta Universidade tem um projeto de extensão que contempla atividades, individuais e coletivas, interdisciplinares em saúde a pessoas com necessidades especiais institucionalizadas em Montes Claros - MG. O projeto propõe a implementação de atividades odontológicas, fonoaudiológicas e fisioterápicas voltadas para prevenção de doenças e promoção, recuperação e manutenção da saúde, realizadas por acadêmicos do 9º período e supervisionadas pelos profissionais das diferentes áreas de conhecimento. Metodologia: visita às instituições, permitindo ao discente conhecer o trabalho multidisciplinar de reabilitação; atendimento ambulatorial odontológico com participação do fonoaudiólogo e fisioterapeuta; atendimento ambulatorial individual
fonoaudiológico e fisioterápico; ações educativas, preventivas e de promoção de saúde, direcionadas aos pacientes, pais ou responsáveis e cuidadores. São atendidos cerca de 30 pacientes ao mês, com idade entre 4 e 35 anos, portadores de diversas necessidades (Síndrome de Down, Autismo, Paralisia Cerebral, Hiperatividade, Deficiência Auditiva, Visual e Mental, dentre outras). Resultados: capacitação de acadêmicos para o atendimento odontológico integral de pacientes especiais com suporte fonoaudiológico e fisioterápico, pesquisa de campo, folder educativo, reuniões, educação em saúde, produção de monografias. Conclui-se que o projeto contribui para capacitação do futuro Cirurgião-Dentista não só no enfrentamento dos problemas bucais do paciente especial, como também compreendendo as reações fisio-patológicas e emocionais desses pacientes. A formação profissional holística, integrada, possibilitará a modificação assistencial aos indivíduos portadores de necessidades especiais. |
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Contato: larossi@uai.com.br |
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