Código: OCL1480
EFEITO DE LEXICALIDADE E DE INTERVALO DE APRESENTAÇÃO EM UMA TAREFA DE SPAN DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
 
Autores: Ana Luiza Gomes Pinto Navas, Erica de Cássia Ferraz , Micheli Cristina Giangiacomo, Trissia Karla Satake
Instituição: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
 
A memória operacional exerce um papel essencial na produção e compreensão da fala e da escrita. A avaliação desta habilidade deve ser feita por instrumentos adaptados para cada idioma e com critérios específicos para a seleção de estímulos e intervalos de apresentação entre os mesmos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um instrumento para avaliar a memória operacional utilizando uma tarefa de span de palavras e pseudopalavras. Participaram do estudo 32 sujeitos, adultos universitários, sem queixas de audição e/ou linguagem. Inicialmente foram elaboradas duas listas, uma com 60 palavras e outra com 60 pseudopalavras, dissílabas paroxítonas com estrutura CVCV. Quatro listas foram organizadas com três blocos de estímulos com 2, 3, 4, 5 e 6 seqüências de palavras (L3 e L4) ou pseudopalavras (L1 e L2) em cada bloco. O intervalo entre estímulos foi de 1s para as listas L1 e L4 e de 500ms para as listas L2 e L3. A apresentação foi feita por meio de Cd Player com fones de ouvido e as respostas gravadas em fita cassete. A tarefa solicitada foi ouvir a seqüência de estímulos de um bloco e ao final repetir os estímulos na ordem correta. A análise consistiu no estabelecimento do nível de span para ambos os tipos de estímulos. Além disso, foi registrado o número total de estímulos repetidos na ordem correta, para cada sujeito. A análise comparativa evidenciou uma diferença significativa da capacidade de armazenamento quando a lista era composta por palavras quando comparada com a lista de pseudopalavras, evidenciando um efeito de lexicalidade. Quanto à comparação entre os tempos de apresentação, parece haver uma interação entre tipo de estímulo e intervalo de tempo. Houve facilitação para a lista de palavras com um intervalo maior o que sugere o uso de estratégias semânticas para manutenção e recordação dos estímulos.
 
 
Contato: analunavas@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco