Código: OEL1550
GAGUEIRA EM ADOLESCENTE: ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS, DIFICULDADES E EVOLUÇÕES
 
Autores: Rita de Cássia Barreto Fernandes, Renata da Silva Ferreira Pedrosa, Silane Araújo de Castro, Karine Oliveira da Costa, Danielly Patrícia Pereira da Silva, Karen Tavares Viana, Renata de Melo Revito, Valéria Fonsêca Pessôa, Hilton Justino da Silva, Daniele Andrade da Cunha
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE
 
Descrição do caso: Paciente do sexo feminino com 13 anos de idade chegou a instituição com queixa de gagueira. Realizou atendimento fonoaudiológico por dois anos do qual obteve alta. Procedimento: Aproximadamente dois meses depois os sintomas retornaram em maior intensidade. Faz acompanhamento psicológico e neurológico. Houve a desconfiança da existência de uma síndrome extrapiramidal sendo solicitada a realização de uma ressonância magnética na qual não apresentou alteração. A paciente faz uso de medicação para diminuir os tiques. A avaliação fonoaudiológica constou de conversa espontânea, leitura e canto. Resultados: Observou-se na conversa espontânea e na leitura bloqueios e truques como: tensão na região do pescoço,, tremor nos olhos e boca, batida de pé. Porém no canto apresentou fluência e não utilizou truques. Na terapia fonoaudiológica tentou-se utilizar o método análise do discurso, porém não se obteve bons resultados pois a paciente não conseguia estabelecer um diálogo. Percebeu-se que trazia muitos conflitos e que tinha “medo” de colocá-los para fora. Quando era questionada em relação a gagueira, família, escola sempre suas respostas era não sei. Diante da dificuldade encontrada optou-se por um trabalho com atividade estratégicas onde a paciente teria que falar sem que fosse pressionada ou falasse sobre a gagueira. Através dessas atividades era mostrados os momentos de fluência para tentar desmistificar a imagem de mau falante existente. Conclusão: Através das transcrições pôde-se perceber os fonemas em que mais existe bloqueios sendo trabalhado a percepção dos fonemas onde não teve muito êxito pois quando passa para as palavras ela não consegue controlar. Uma atividade que funcionou foi a leitura em sombra e através disso vai mostrando que ela é capaz de pronunciar sem tensão e tiques. Tentando internalizar que o que esta provocando a gagueira é o fato de saber que existe o outro a escutando.
 
 
Contato: danyfono@fir.br
 

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