Código: OCL0568
MEMÓRIA E IMITAÇÃO EM CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTÍSTICO |
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Autores: Ivy da Costa Andrade, Renata Rodrigues Neves, Vivian Maris Ohashi, Claudia Ines Scheuer |
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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O espectro autístico envolve uma ampla gama de distúrbios neurodesenvolvimentais, cujos eixos centrais envolvem três grandes áreas: dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal; padrões restritos e repetitivos de comportamento (Lord e Risi, 2001; Wetherby e Prizant, 2001).
Frith (1989) associa os distúrbios de linguagem nesse espectro a falhas cognitivas, especialmente de percepção e memória e a dificuldades para extrair significado de contextos amplos (lingüísticos ou não). Crianças do espectro autístico têm pouca habilidade na seleção de pistas de saliência, integração de relevância das informações e planejamento de ações. Podem apresentar inabilidades na imitação, especialmente na de seqüências de ações simples, gestos e expressões faciais (Charman, 2000; Sigman, 1997 e Fernandes, Pastorello e Scheuer, 1996). Tendo em vista as alterações de memória e percepção de contextos verificados nessas crianças, este trabalho teve como objetivo investigar o desempenho mnemônico em crianças do espectro autÍstico e falantes, em teste não verbal de imitação de seqüências de ações proposto por Bauer, 1997. Participaram da pesquisa 8 crianças do espectro autístico, de ambos os sexos com idade entre 6 e 8 anos. Foi aplicada uma prova não-verbal de imitação de duas seqüências compostas por 5 ações, sendo a Seqüência 1 ordenada logicamente e a Seqüência 2 sem ordenação lógica. A examinadora apresentou uma seqüência de cada vez sendo que a imitação ocorreu imediatamente após a apresentação. Analisaram-se: quais e quantas ações foram realizadas, a ordem seqüencial produzida e a influência da natureza lógica temporal. Os resultados apontam baixo desempenho mnemônico e não revelam diferenças significativas entre as imitações das Seqüências 1 e 2, levando a conclusão que que essas crianças não diferiram os contextos implicados em cada seqüência apresentada, não se beneficiando da natureza lógica temporal como facilitador para memorização. |
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Contato: ivyusp@yahoo.com.br |
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