Código: OCL0893
LISTA DE VERIFICAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM PARA TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TERAPÊUTICO
 
Autores: Fga. Ms. Priscilla Faria Gomes de Sousa, Amanda Elias Mendes, Anne Elise Vivo Rodrigues, Luciana Regina de Lima Carvallho, Profa. Dra. Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
Introdução
As teorias pragmáticas levam em consideração as questões funcionais para a análise e intervenção na linguagem, buscando o estabelecimento da comunicação interativa em todas as suas vertentes.
A incapacidade qualitativa na interação social, na comunicação verbal e não-verbal, na atividade imaginativa e um repertório restrito de interesses, são considerados sintomas clássicos de autismo. As diferenças e semelhanças entre os quadros clínicos determinam a idéia de um continuum entre estes transtornos levando em consideração que as desordens encontradas não prejudicam igualmente todas as funções em todos os seus níveis.
OBJETIVO
Verificar o uso da Lista de Verificação em Comunicação e Linguagem para Transtornos do Espectro Autístico (LVCLTEA- Gaino,2004) como instrumento de análise do desempenho geral de crianças do espectro autístico nas áreas de linguagem, cognição, socialização e comportamento, e sua efetividade na identificação de diferenças individuais destas crianças em processo terapêutico fonoaudiológico.
MÉTODO
Foram sujeitos desta pesquisa 61 crianças com idades entre 3.0 e 16.11 anos com diagnóstico psiquiátrico dentro do espectro autístico e em terapia fonoaudiológica.
Foi aplicada a Lista de Verificação em Comunicação e Linguagem para Transtornos do Espectro Autístico (Gaino, 2004) por acadêmicas Fonoaudiologia, que deveriam responder a 29 questões referentes a características observadas quanto a linguagem, cognição, contato social e comportamento após a análise de 30 minutos de filmagem dos sujeitos em situação terapêutica.
RESULTADOS
Os resultados permitem observar diferenças significativas na comparação das respostas obtidas, demonstram que este instrumento mostra-se sensível para a identificação de variações individuais das habilidades em referidas áreas.
Pode-se também observar que, com o uso desse instrumento, se torna mais fácil a identificação dos progressos obtidos no processo terapêutico e que mais uma vez deve-se ter cautela na caracterização desses indivíduos, tornando mais evidente a necessidade de considerar o espectro autístico.
 
 
Contato: prifono@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco