Código: OCL0840
A COMPARAÇÃO DE DESENHOS DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS E CRIANÇAS COM NÚCLEO FAMILIAR CONSTITUÍDO
 
Autores: Regina Coeli de Carvalho Machado, Marcia Goldfeld, Monica Brito Pereira
Instituição: UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
 
Introdução: O desenvolvimento infantil é dependente das interações vivenciadas, especialmente com seu núcleo familiar. O simbolismo, incluindo desenho, é construído a partir destas relações e pode ser influenciado por condições sócio-culturais.
Objetivo: Analisar o desenho de quinze crianças de quatro a cinco anos que moram em uma instituição que abriga crianças cujas famílias não têm condições de sustento, e verificar se há diferenças no simbolismo em comparação com a referência bibliográfica e também com duas crianças da mesma idade de nível sócio-econômico médio.
Metodologia: Foi pedido às crianças que desenhassem livremente e falassem sobre o que desenhavam.
Resultados: As crianças da instituição mostraram prazer e interesse em desenhar, tinham preocupação com a escolha das cores (fortes) e durante a confecção do desenho tentavam ocupar espaços vazios do papel, sem contudo planejar ou antecipar o que desenhariam. Não apresentaram fala egocêntrica durante a atividade, quando perguntadas sobre o desenho não respondiam ou apenas nomeavam seus traços, seu desenho não apresenta a forma dos objetos. Ao contrário, as crianças de núcleo familiar participativo antecipavam e nomeavam seus desenhos, como também criavam histórias.
Conclusão: A baixa qualidade de interação e a falta da relação mãe/filho afeta, além de outras áreas do desenvolvimento, o desenho infantil. Este fato assume maior relevância pelo desenho ser um precursor da escrita. Assistência e participação são fundamentais para a promoção do desenvolvimento da criança.
 
 
Contato: rcoelicmachado@superig.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco