Código: OCL1231
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE LEITURA EM ESCOLARES DE PRIMEIRA A QUARTA SÉRIE COM E SEM QUEIXA DE FRACASSO ESCOLAR MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR DE ESCOLA PARTICULAR.
 
Autores: Juliana Fernandes Lomba da Rocha, Laura Giotto Cavalheiro
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
 
INTRODUÇÃO:A aquisição da leitura se dá quando a criança é capaz de reconhece e interpretar os sinais gráficos. A leitura, após adquirida, passa por processos de desenvolvimento que vão desde o reconhecimento dos sinais gráficos até a associação fonema-grafema. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo avaliar e comparar o nível de leitura em escolares de 1ª à 4ª série com e sem queixa de dificuldades escolares matriculados em escola regular. METODO: Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo I(GI) composto por 40 escolares, sendo 10 escolares de cada série a ser avaliada, sem queixa de dificuldade de leitura e Grupo II (GII) composto por 40 escolares , sendo 10 escolares de cada série a ser avaliada, com queixa de dificuldades de leitura. Todos os escolares estavam matriculados no ensino regular de escola particular da cidade de Nazaré-BA. Foi utilizado para avaliação os procedimentos propostos por Capelini e Ciasca (1999). Os resultados mostraram que o desempenho dos escolares do GII foi inferior ao GI no que se refere ao nível de leitura quando analisados por seriação evidenciando ter o GII desempenho inferior ao esperado ao seu nível de seriação quanto ao tipo e nível de leitura. Concluímos portanto que os escolares com fracasso escolar apresentaram nível de leitura inferior ao esperado para a escolaridade. Tal desempenho evidencia dificuldade na conversão fonema –grafema e pode ser o responsável pela dificuldade no aprendizado acadêmico.
 
 
Contato: juliana.fono@superig.com.br
 

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