Código: TSM1048
OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIO COMPENSATÓRIO NA FISSURA DE PALATO SUBMUCOSA SEM INDICAÇÃO CIRÚRGICA
 
Autores: Katia Flores Genaro, Luciane Riehl, Vivian Cristhina Cardoso Betoni
Instituição: HRAC/FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU-USP
 
OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIO COMPENSATÓRIO NA FISSURA DE PALATO SUBMUCOSA SEM INDICAÇÃO CIRÚRGICA

Introdução: A fissura de palato submucosa (FPSM) é considerada uma forma branda da fissura palatina e apresenta como sinais clínicos a diástase muscular, a chanfradura óssea e úvula bífida. Dentre as principais manifestações da FPSM, a disfunção velofaríngea (DVF) é considerada a mais importante, acarretando comprometimentos funcionais como dificuldades alimentares e alterações na fala, além de alterações otológicas e auditivas. Entretanto, essas alterações nem sempre estão presentes, uma vez que existem casos assintomáticos e que, portanto, não requerem correção cirúrgica, havendo necessidade de acompanhamento por parte do fonoaudiólogo, pois os sintomas podem iniciar tardiamente. Quando as alterações na fala estão presentes, estas são caracterizadas por distúrbios compensatórios (DC), hipernasalidade variando de grau leve a grave, fraca pressão aérea intra-oral e emissão de ar nasal audível.
Objetivo: Verificar a ocorrência de DC em casos com FPSM sem indicação para a correção cirúrgica de acordo com a faixa de idade.
Método: Estudo retrospectivo de 280 casos com FPSM sem indicação para a correção cirúrgica, de ambos os gêneros, separados em 2 grupos segundo a presença ou não de DC e em outros 4 grupos de acordo com a idade (até 5 anos, de 6 a 11 anos, 12 a 17 anos e acima de 18 anos).
Resultados: Dos 280 casos, verificou-se a ocorrência de DC em menos da metade deles (22,85%), sendo 42,19% com idade até 5 anos; 40,62% entre 6 e 11 anos; 10,94% entre 12 e 17 anos e 6,25% nos casos acima de 18 anos.
Conclusão: Os casos sem indicação cirúrgica para a correção da FPSM apresentam distúrbios compensatórios na fala em todas as faixas de idade estudas, com maior ocorrência até 11 anos, os quais necessitam de intervenção fonoaudiológica para eliminá-los, demonstrando a importância do acompanhamento fonoaudiológico dos mesmos.
 
 
Contato: luriehl@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco