Código: TCL0686
ANÁLISE DO CONTEÚDO INFORMATIVO DA NARRATIVA GRÁFICA DE PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER
 
Autores: Cláudia Shizue Miranda, Gabriela Coelho Pereira De Luccia, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci , Karin Zazo Ortiz
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO / ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
 
Pacientes com Doença de Alzheimer (DA) apresentam comprometimentos léxico-semânticos e redução significante do conteúdo de informação do discurso oral, e algumas pesquisas afirmam que as alterações de emissão gráfica podem ser indicadoras mais sensíveis aos comprometimentos comunicativos que cursam com esta doença.
O objetivo desse estudo foi verificar o conteúdo de informação da narrativa gráfica de pacientes com DA de grau leve a moderado.
Foram selecionados 20 pacientes com DA (CDR entre 0,5 e 1,0) sendo (G1) 10 com DA leve (MEEM superior a 24 pontos) e (G2) 10 com DA moderada (MEEM entre 13 e 23) para compor o Grupo Estudo e 20 idosos saudáveis para compor o Grupo Controle, todos com escolaridade igual ou superior a 8 anos. Eles foram avaliados através da narrativa gráfica da prancha “Roubo dos Biscoitos” do Teste de Boston, e o conteúdo discursivo foi quantificado por unidades de informação (UI), desenvolvida por Bayles et al. (1989).
Esse estudo recebeu aprovação do CEP - UNIFESP/EPM, parecer n.º 1606/03.
A análise dos resultados indicou redução de UI com piora na progressão da doença, visto que o conteúdo de informação médio da narrativa gráfica dos pacientes do G2 foi inferior àquele observado na do G1 e ambos bem inferiores ao obtido no grupo controle. Além disso, houve diminuição de itens na microestrutura, comprometimento dos processos de seleção e dificuldades na organização e coerência dos fatos na narrativa gráfica dos pacientes quando comparada a dos idosos normais.
Dessa forma, verificamos que o discurso narrativo na DA é afetado na escrita, mesmo na fase inicial da demência, e que o comprometimento não se resume às alterações de acesso lexical, mas também ao conteúdo de informação, com a ocorrência de diversas proposições incorretas e/ou irrelevantes, além da redução de UI, que se torna mais acentuada com a evolução da doença.
 
 
Contato: claushizue@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco