Código: OCL1648
DESEMPENHO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ADAPTAÇÃO BRASILEIRA DO TESTE INTERNACIONAL DE DISLEXIA: VERSÃO COLETIVA.
 
Autores: Janaína Gonzaga, Cláudia da Silva, Marcela Galhardo Tegeiro, Priscila Cruvinel Villa, Ian Smythe, Simone Aparecida Capellini
Instituição: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - FFC/UNESP-MARÍLIA
 
Em meio as dificuldades de aprendizagem é difícil reconhecer Em meio as dificuldades de aprendizagem é difícil reconhecer e identificar quem são as crianças que apresentam transtornos específico de aprendizagem daquelas que apresentam mau desempenho em leitura, para tanto há necessidade da colaboração dos professores para realização desta identificação. O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho de crianças do ensino fundamental na adaptação brasileira do Teste Internacional de Dislexia na versão coletiva. Participaram deste estudo 132 escolares da 1a a 4a séries do 1o grau de escola pública municipal do interior do estado de São Paulo, sendo 42 crianças da 1a série e 30 crianças da 2a, 3a e 4a séries, na faixa etária de 7 a 10 anos de idade, com 57% do sexo masculino e 43% feminino. Como procedimentos de avaliação foram aplicados: questionário informativo com professores para levantamento do desempenho escolar das crianças e Teste Internacional de Dislexia (IDT) na versão coletiva após a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis pela criança. Os resultados foram analisados segundo faixa etária e desempenho escolar. Os dados obtidos revelaram 35,7% das crianças da 1a série, 33,3% da 2a série e da 3a série e 36,6% da 4a série apresentaram desempenho abaixo do esperado para idade e escolaridade para cópia de figuras, aritmética, ditado de palavras e não-palavras e memória de curta duração para dígitos se comparado com o desempenho de seu grupo-classe. Estas porcentagens foram compatíveis com a porcentagem de crianças com dificuldades de aprendizagem indicadas pelos professores. Os dados deste estudo nos apontaram a relação entre as dificuldades de aprendizagem de crianças em séries iniciais de alfabetização evidenciadas pelos professores, e o desempenho nas provas do IDT, evidenciando ser este um instrumento de auxílio ao professor na identificação de crianças com mau desempenho em leitura decorrentes de falhas no uso de habilidades cognitivo-lingüísticas.
APOIO: FAPESP
 
 
Contato: sacap@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco