Código: OCV0058
TRIAGEM VOCAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
|
Autores: Luciana Lemos de Azevedo, Fernanda Cícero, Luciene Soares, Maíra Mendes, Roberta Bahia, Yole Cristina |
Instituição: FEAD-MINAS |
|
A preocupação com a saúde vocal dos diferentes profissionais da voz vem crescendo cada vez mais por parte dos fonoaudiólogos. Os professores se incluem neste grupo de profissionais, que utilizam a voz como instrumento fundamental no trabalho, porém o que acontece é que muitos ainda desconhecem os cuidados que devem ter com a voz e acabam provocando uma série de abusos nocivos à saúde vocal. O uso correto da voz, sem abusos freqüentes, garante a boa saúde vocal. O presente estudo teve como objetivo classificar e quantificar o comportamento vocal dos professores de uma instituição de ensino superior, além de verificar se os mesmos apresentam abuso vocal. A realização da pesquisa foi por meio de uma triagem vocal com 45 professores de ensino superior, sendo 13 fonoaudiólogos e 32 não fonoaudiólogos. Foi distribuído um questionário proposto e modificado por Villela & Behlau (2000), contendo 60 perguntas objetivas. A classificação do comportamento vocal foi dividida em quatro tipos que variam de 1 a 15, de 16 a 30, 31 a 50 e acima de 51. As perguntas se referem às situações que podem gerar abusos e mau uso vocal e condições adversas à saúde vocal do professor. O resultado obtido foi que 88,89% dos professores se enquadram no tipo 4, apresentando risco máximo de abuso vocal; ou seja, a maioria desses profissionais apresenta abuso vocal, o que mostra a necessidade de conscientizar mais esses profissionais quanto à importância da voz como ferramenta estratégica de trabalho. |
|
|
|
Contato: azevedoll@terra.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|