Código: OCS1765
A QUEIXA E OS SINTOMAS VOCAIS: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE |
|
Autores: Teresa Cristina Moura de Oliveira, Ana Cláudia Fiorini |
Instituição: PUC-SP |
|
Introdução: A saúde estará comprometida tendo em vista a anormalidade do estado da saúde constituída através da queixa, do sofrimento ou do desconforto físico ou mental de um sujeito. Quando se lida com um combinado de sinais e sintomas de um grupo, diferentes perspectivas devem ser consideradas, tendo em vista a singularidade de cada sujeito.
Objetivos: Conhecer a ocorrência da queixa vocal e identificar os sintomas vocais.
Metodologia: A população alvo foi o professor de ensino médio da rede municipal de Belo Horizonte em atividade laborativa. A coleta de dados foi realizada entre os meses de junho e dezembro de 2004, por meio do protocolo adaptado da Avaliação Fonoaudiológica em Situação Ocupacional, elaborado por Borba (2004).
Resultados: Participaram do estudo 319 professores: 199 (62,4%) do gênero feminino e 120 (31,6%) do gênero masculino. 155 (48,9%) professores que manifestaram a presença da queixa vocal, 106 (33,4%) são do gênero feminino e 49 (15,4%) do gênero masculino. Garganta seca, cansaço ao falar, rouquidão, pigarro, esforço ao falar, falhas na voz, velocidade de fala aumentada, voz pior à noite, voz mais grossa, voz forte, ardor, voz fraca, dores musculares e dor ao falar foram os sintomas vocais apontados por mais de 40% da amostra. Foi possível constatar que 132 professores (80,3%), mesmo não apresentando queixa vocal, identificaram mais de 2 sintomas vocais nas auto-avaliações. Dos professores que apresentam queixa vocal 4(2,6) apontaram no mínimo 3 sintomas e 5 (3,2) apontaram os 17 sintomas descritos no protocolo. A variável gênero não foi significativa. Através do teste do qui-quadrado, constatou-se associações entre queixa vocal e cansaço ao falar, ardor, falhas na voz, rouquidão, perda da voz, pigarro, garganta seca, dor ao falar, dor muscular, voz grossa, voz fraca, voz forte, voz pior à noite, esforço ao falar.
Conclusão: Houve ocorrência significativa de queixa vocal, e a associação com sintomas vocais apontam alguns fatores de risco para a saúde dos professores em atividade profissional. |
|
|
|
Contato: teresamoura@terra.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|