INVESTIGAÇÃO DOS ASPECTOS FORMAIS E FUNCIONAIS DA LINGUAGEM |
Carla Cardoso
Palestrante |
Instituição: FACULDADES JORGE AMADO E UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
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A aquisição e desenvolvimento da linguagem não podem ser apenas considerados sobre os aspectos formais, sendo necessária a observação detalhada de cada um dos fatores que podem interferir neste processo..Assim as teorias pragmáticas aparecem como um instrumento eficaz na investigação dos aspectos funcionais, pois considera a contextualização da linguagem, observando os aspectos lingüísticos e não lingüísticos, o uso funcional da linguagem. Desta maneira a socialização poderia ser considerada com o exercício deste processo de funcionalidade da linguagem.As considerações sobre o contexto onde essa comunicação está ocorrendo, assim como os participantes deste processo, auxiliam numa concepção mais próxima possível da realidade sobre a linguagem e suas implicações no desenvolvimento do individuo e vice-versa. Para Bates (1976) a pragmática pode ser definida como sendo a capacidade de usar de forma funcional a linguagem, em diferentes contextos, sendo o significado de um ato comunicativo estabelecido pelo seu uso. Tendo em vista esta abordagem e levando – se em conta que toda ação comunicativa é inerente ao contexto em que ela ocorre (Lopes, 2000), devemos considerar não apenas o receptor na interação, mas também o efeito da reação deste sobre o emissor, portanto o quanto a situação comunicativa pode interferir no processo de interação Perissinoto (1995) ressalta que, na conceitualização de comunicação e linguagem, vários elementos estão envolvidos, sendo a efetividade comunicativa estabelecida na relação falante-ouvinte, levando-se em conta tanto as emissões do emissor quanto as do receptor e as trocas de papéis entre eles. Em 2002, Fernandes menciona que, considerando que a linguagem não se desenvolve em separado aos aspectos orgânicos, emocionais, cognitivos e sociais, e que estes aspectos só podem ser considerados no contexto em que estão ocorrendo, não é possível deixar de lado estes fatores nos estudos sobre o desenvolvimento de linguagem A mesma autora, em 2003a, completa que estudos têm voltado sua atenção para as diferenças entre as situações comunicativas e as relações com diferentes interlocutores, através da analise de situações espontâneas. |
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Contato: cardoso.carla@uol.com.br |
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