Código: OSS0054
CONSULTORIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE SAÚDE MENTAL ESCOLAR NO CIAPS (CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO |
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Autores: Paulo Wanderlei Cristovão, Suzana Fortes, Camila Jardim, Carlos Eduardo K. Olm, Cláudia Scarsi, Felipe Wachs, João Paulo R. Silva, Márcio Malavolta, Patricia F. Garcia, Regina L. Jaeger, Renata F. Rocha, Rita de Cássia M. Gomes, Rosângela Parode, Solange C. de Almeida , Vanessa Diderich |
Instituição: HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO |
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1 - Introdução Teórica: A Consultoria Escolar é um trabalho de proposta de prevenção e promoção em Saúde Mental. É disciplina da Residência Integrada em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental e uma forma de ação do CIAPS nas escolas do bairro. Conforme Caplan, \\\" os especialistas em Saúde Mental, são desafiados pelo número crescente de pessoas com distúrbios mentais aparentes ou em potencial, sejam emocionais, cognitivos ou relacionados com a linguagem/aprendizagem, excedendo a capacidade de ação direta sobre eles \\\".
2 - Objetivos: Atender a escola como um núcleo sadio da comunidade:
2.1- o relacionamento professor - alunos - grupo profissional - direção - profissão.
2.2 - dinâmica da aprendizagem, auxiliando utilizar subsídios de saúde mental e linguagem/aprendizagem nas atividades. 2.3 - identificar sinais/sintomas de distúrbios emocionais ou linguagem/aprendizagem, manejando-os ou encaminhando-os adequadamente.
3 -Metodologia: Designada dupla de Consultores entre março-novembro, reuniões semanais na escola, seminários e supervisão continuada nesse período. Em 2004 foram atendidas 4 escolas, em trabalho direto com a participação dos 8 consultores do CIAPS, em parceria com 31 profissionais da educação (professores/orientadores educacionais/ supervisores) , que tornaram-se multiplicadores referenciais em saúde mental, porque eram responsáveis diretamente por 700 alunos de uma população geral de 1.680.
4 -Resultados: A capacitação dos professores como referenciais em Saúde Mental aumenta a cada ano. A intervenção do Consultor oportuniza a ampliação do entendimento das situações de dificuldades na escola como um todo, bem como o encaminhamento mais adequado de cada situação.
5 -Conclusões: Existe um longo caminho a ser traçado em relação à educação e formação de equipes interdisciplinares qualificadas no campo da saúde e das comunidades escolares, mas esta interação de recursos em cujo contexto estão inseridos os alunos e seus familiares, possibilita um real olhar de prevenção e promoção em Saúde Mental Escolar. |
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Contato: cristovao@via-rs.net |
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