Código: OCS1528
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FONOAUDIOLOGIA |
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Autores: Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Kleber Rangel Silva, Camila Lacerda Silveira Rocha, Fernanda Rodrigues Campos, Flávia Guedes Lúcio, Janaina Passos de Paula, Lílian Nobre de Moura, Luísa da Matta Machado Fernandes, Stela Maris Aguiar Lemos, Elza Machado de Melo |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
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Introdução: Privilegiar relações de comunicação, criando espaços de diálogo, negociação e de construção de processos comunicativos saudáveis e geradores de autonomia são objetivos do Projeto de Extensão Frutos do Morro, que há três anos trabalha com a promoção e a proteção da saúde de adolescentes de uma região de alto risco social, em Belo Horizonte. Busca-se a prevenção e o controle da violência, a partir de uma prática interdisciplinar em escolas. Objetivo: Discutir a inserção de graduandos de Fonoaudiologia em um projeto de extensão universitária na perspectiva da promoção da saúde e prevenção da violência. Metodologia: O ingresso de oito graduandos e uma docente em agosto de 2004 estabeleceu a participação da Fonoaudiologia no projeto, adotando a prática de tutoria que favoreceu sua capacitação e organização. Incorporou-se a dinâmica do grupo de reuniões semanais, oficinas de promoção da saúde nas escolas, seminários mensais de capacitação e da coordenação do projeto. Principais resultados: Em um ano de participação houve: construção e realização de seminário para capacitação em comunicação dos demais participantes; mobilização de outros graduandos de Fonoaudiologia, que passaram a compor o projeto em março de 2005, totalizando 20 graduandos; facilitação da participação de graduandos de outros cursos, a partir do exemplo da prática de tutoria; elaboração e execução de pesquisa com metodologia qualitativa sobre violência, em andamento. Os graduandos têm tido a oportunidade de vivenciar a realidade da população do aglomerado, conhecer o ambiente escolar, ter contato com a interdisciplinaridade e com a extensão universitária, além de vivenciar a prática da promoção da saúde. Conclusões/considerações finais: O estabelecimento de processos de comunicação que privilegiem a promoção da saúde passa a fazer parte da práxis fonoaudiológica. No ambiente escolar o graduando percebe o papel da violência nas relações comunicativas interpessoais, e conseqüentemente a relevância da mesma no processo saúde/doença. |
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Contato: vladiarce@hotmail.com |
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