Código: OCL1470
CARACTERIZAÇÃO DAS HABILIDADES DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E DESEMPENHO NO TESTE ILLINOIS DE HABILIDADES PSICOLINGUÍSTICAS EM INDIVÍDUOS COM A SÍNDROME ALCÓOLICA FETAL
 
Autores: Célia Maria Giacheti , Natalia Freitas Rossi, Sara Rafih, Danilo Moretti-ferreira
Instituição: UNESP-BOTUCATU / MARÍLIA
 
A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é caracterizada por face peculiar, prejuízo no crescimento pré e pós-natal e malformações do sistema nervoso central. Apresenta também anomalias digitais, deficiência mental, alterações comportamentais e distúrbio da comunicação. Estudos do perfil de habilidades de linguagem/aprendizagem na SAF ainda são escassos. Este trabalho teve por objetivo caracterizar habilidades da linguagem oral e escrita e o desempenho no Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas (ITPA) em crianças com SAF. Foram avaliados 5 sujeitos, ambos os gêneros, idade entre 5 e 11 anos, diagnosticados com SAF. Foram avaliadas habilidades comunicativas, habilidades da linguagem oral e escrita, aplicação do ITPA. Verificamos comprometimento variado nas habilidades sintática, semântica, fonológica e pragmática da linguagem oral, caracterizada por vocabulário pobre, substituições de sons e falha na estruturação e encadeamento da narrativa. Um dos sujeitos apresentou amostra de fala restrita com ininteligibilidade, impossibilitando a caracterização do inventário fonológico. Dois sujeitos responderam a prova de leitura e escrita que mostrou dificuldades no processamento fonológico e lexical. A avaliação fonoaudiológica mostrou que todos os sujeitos apresentaram dificuldades léxico-sintáticas e semânticas associado ao Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, 4 apresentaram dificuldades de raciocínio lógico-matemático e 2 dificuldades no aprendizado da leitura e escrita. Dos 5 sujeitos, 4 foram diagnosticados com distúrbio de aprendizagem e 1 com distúrbio de linguagem. O desempenho dos 4 sujeitos que responderam ao ITPA, comprovou prejuízo predominante nos subtestes de recepção, associação, memória seqüencial auditiva e visual e nos subtestes de closura gramatical e expressão verbal, sem discrepância entre habilidades auditivas e visuais. As dificuldades de linguagem foram confirmadas pelas falhas de associação semântica, memória seqüencial e domínio de regras gramaticais nos subtestes do ITPA. Isto evidencia amplo espectro de manifestações fonoaudiológicas, sugerindo estudos complementares para caracterização do quadro fonoaudiológico de crianças expostas ao álcool durante etapas críticas do desenvolvimento fetal.
 
 
Contato: nataliafreitasrossi@yahoo.com.br
 

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