Código: TCS1571
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DOS CURSOS DE FONOAUDIOLOGIA
 
Autores: Fábio José Delgado Lessa, Cynthia Maria Barboza do Nascimento, Gabriella Morais Duarte Miranda, Lívia Teixeira de Souza, Renata Florêncio Santiago, Vanessa de Lima Silva, Tatiane Fernandes Portal de Lima
Instituição: DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA (NESC) – CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES (CPQAM)- FIOCRUZ- PE
 
Os muitos dualismos com que se apresenta o Sistema de Ensino Superior Brasileiro – universidades e escolas públicas e privadas de ensino e de ensino e pesquisa – torna-o um sistema altamente diversificado, e por isso, heterogêneo. A expansão da Fonoaudiologia, evidenciada pelo aumento do número de profissionais, de sua valorização na sociedade e de sua inserção no mercado de trabalho, torna necessária a determinação das principais características das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso. Este estudo tem por objetivo avaliar as condições das IES que possuem o curso de fonoaudiologia no ano 2005. Para a coleta foram utilizados dados do site do MEC/INEP. No Brasil, existem 108 instituições que oferecem curso de Fonoaudiologia, estando localizadas em maior concentração na região sudeste com 57,4%, seguida da região nordeste com 17,6%. Das 108 IES, 87,1% (94) são particulares e 12,9% (14) são instituições federais e estaduais. Com relação à organização acadêmica, observou-se predomínio das universidades com 49,1%, em detrimento das demais. Quanto ao período do início dos cursos, observou-se um pico no ano de 2002, com a criação de 13 novos cursos. Dos cursos analisados, 54,2% apresentam carga horária total entre 3500 e 4000 horas/aula e 31,7% apresentaram mais de 4000 horas/aula. Das instituições avaliadas, 77,6% possuem regime letivo semestral e com relação ao turno, observa-se que 23,1% oferecem o curso de forma integral, 20,4% matutino e 18,5% matutino e vespertino. As vagas oferecidas por estas instituições variam de 20 a 300 anualmente, no entanto, as IES públicas oferecem em sua maioria até 50 vagas. Diante dos resultados, conclui-se que há uma grande heterogeneidade entre as IES de fonoaudiologia, e a avaliação se torna um importante instrumento para garantir, mesmo com diversidade, que a formação dos fonoaudiólogos tragam princípios básicos necessários para sua atuação.
 
 
Contato: refsantiago@hotmail.com
 

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