Código: TCD0935
ARTRODESE CERVICAL: IMPLICAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS
 
Autores: Roberta de Andrade Pereira, Letícia Camargos Viana, Dr. Fábio Santana Carvalho
Instituição: SOCOR - HOSPITAL GERAL
 
ARTRODESE CERVICAL: IMPLICAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS

Artrodese Cervical é uma cirurgia que fixa vértebras vizinhas através de enxerto ósseo, mantendo-as alinhadas e estáveis. Indicada em discopatias dolorosas, hérnia discal recidivante, trauma e tumores; para correção de instabilidade, degeneração discal/ articular, ou inflamação das raízes nervosas. Segundo revisão bibliográfica, os sintomas de disfonia/odinofagia/disfagia são freqüentes nestes pacientes, devido ao acesso cirúrgico anterior. Entretanto, nenhum dos trabalhos pesquisados mencionou intervenção fonoaudiológica.
Portanto, pretende-se demonstrar: incidência de disfonia/odinofagia/disfagia em pacientes submetidos a artrodese cervical pela Equipe de Neurocirurgia, avaliados, posteriormente, pela Fonoaudiologia; e associação entre o “Número de Níveis Cervicais Abordados”, “Lado da Incisão Cirúrgica” e “Faixa Etária” com as seqüelas pós-operatórias estudadas.
Analisados 40 pacientes, ambos os sexos, faixa etária de 22-81 anos, idade média de 53 anos.
As conclusões apresentadas foram analisadas estatisticamente, com mínimo de 95% de confiança (*p value < 0.05).
Os sintomas de disfonia/odinofagia/disfagia estiveram presentes em 77.5% (n=31), 82.5% (n=33), 42.5% (n=17), respectivamente; com ocorrência de estase faríngea (n=17) e aspiração traqueal silenciosa (n=5) evidenciadas na avaliação videoendoscópica da deglutição. Óbito de um paciente por aspiração pulmonar de saliva.
Disfagia em pacientes operados a mais de um nível (61.1%) foi significativamente superior aos operados em um nível (27.2%). Não houve correlação entre a presença dos sintomas citados e o lado da incisão cirúrgica.
Disfonia (100%) e disfagia (69.2%) apresentaram incidência estatisticamente significante nos grupos acima de 55 anos.
O tempo médio para liberação da dieta oral foi 2.1dias, sendo a consistência líquida mais segura no pós-cirúrgico imediato, em decorrência do edema cervical. Tempo médio para a transição das consistências Líquida – Líquida/Pastosa (1.5dias), Líquida/Pastosa – Livre (inclui sólidos-2.3dias).
O presente estudo indica a importância do acompanhamento fonoaudiológico para nortear a reintrodução segura da dieta oral; medida pouco adotada nos serviços de saúde. São necessárias novas pesquisas na área para validação científica.
 
 
Contato: robertafono@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco