Código: OSP1524
A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO?
O USO DA MÍDIA POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING
A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO?
O USO DA MÍDIA POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING
A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO? O USO DA MÍDIA POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING
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Autores: Tania Afonso Chaves, Déborah Lorentz, Flávia Villar |
Instituição: FEAD CENTRO DE GESTÃO EMPREENDEDORA |
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Introdução: As rápidas transformações na economia mundial têm trazido inúmeras conseqüências, inclusive sociais. Dentre essas se destaca a mudança do perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho. Na área da saúde este fato fica evidente na crescente preocupação com a formação gerencial associada à formação técnica. A adaptação a um mercado cada vez mais competitivo exige mudanças de paradigmas sem abandonar a ética profissional. Um dos aspectos que precisa ser levado em consideração é o marketing, que é uma ciência que fala não do que os profissionais têm em comum entre si, mas daquilo que os diferencia.A mídia, utilizada como estratégia de marketing, é uma importante ferramenta para se divulgar e vender serviços.Objetivos Verificar se os profissionais da área da saúde utilizam a mídia para divulgar seus serviços e como a utilizam.Material e método: Para o teste piloto inicial um grupo de 4 profissionais, dentre eles, 1 dentista, 1 fonoaudiólogo, 1 fisioterapeuta e 1 médico foram aleatoriamente selecionados para responder a um questionário padronizado.Resultados: A idade média dos profissionais pesquisados foi de 33,5 anos. Metade dos profissionais (50%) já divulgou seus serviços em algum meio de comunicação, sendo as revistas e/ou jornais o veículo de propaganda mais citado para este fim. A outra metade (50%) nunca divulgou seus serviços. A estratégia de comunicação mais eficaz para divulgar serviços, segundo 100% dos profissionais questionados, é o “boca-a-boca”.Somente 1 dos profissionais (25%) considerou a mídia como uma ferramenta essencial para divulgar serviços. Os outros 3 envolvidos (75%) acreditam que a mídia pode ajudar na percepção de clientes, mas nem sempre é utilizada.Conclusão: Para a maioria dos profissionais da área de saúde a mídia é vista como uma ferramenta que pode ajudar na percepção de clientes apesar de ser pouco utilizada. |
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Contato: tania.chaves@fead.br |
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