Código: OCL0959
INFLUÊNCIA DA RELEITURA DE TEXTO SOBRE O PARÂMETRO DE VELOCIDADE, EM ESCOLARES COM E SEM DLE |
|
Autores: Adriana Nossa Rodrigues, Catiane Maçaira de Lemos, Clara Regina Brandão de Ávila, Maria Alice da Silva |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO |
|
A velocidade de leitura pode ser calculada pela quantidade de palavras que uma pessoa é capaz de ler no período de um minuto (ppm). Na leitura de um texto, as pistas contextuais e a característica psicolingüística de freqüência de aparecimento dos itens lingüísticos interferem nesse processo. Assim, espera-se que ocorra um aumento da velocidade da leitura, quanto maior a familiaridade com as palavras e melhor a compreensão do contexto. Estas interferências são, na verdade, estratégias de leitura (Santos e Navas, 2002) e podem se tornar ainda mais evidentes na releitura do texto escrito. Entretanto, nem todos os leitores fazem uso desses recursos. O objetivo deste trabalho foi comparar a velocidade da 1a. e 2a. leitura de texto de crianças com diagnóstico de Distúrbio de Leitura e Escrita (DLE) e crianças sem queixa de dificuldades escolares. Para tanto, foram avaliadas 30 crianças da 1a. à 5a. série do Ensino Fundamental, reunidas em dois Grupos: G1 – 15 escolares com DLE, pareadas por sexo e escolaridade com 15 crianças sem queixas do G2. Solicitou-se a cada criança que lesse duas vezes um mesmo texto, adequado à sua série, e o tempo utilizado na 1a. e 2a. leitura foi cronometrado pela avaliadora. Os resultados preliminares mostram a velocidade média de 1a. leitura de 67,5ppm para as crianças com queixa, e de 108,7ppm para crianças sem queixa, e na 2a. leitura, média de 80,9ppm e 126ppm respectivamente. As crianças com queixa de dificuldades escolares apresentaram velocidade de leitura inferior. Entretanto, todas as crianças da amostra apresentaram aumento da velocidade de leitura ao reler o texto, sugerindo que, mesmo crianças com DLE, podem aumentar sua velocidade utilizando a familiaridade com a palavra e o processamento das informações contextuais como recursos. |
|
|
|
Contato: drikanr@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|