Código: TCS1488
O AGIR ESTRATÉGICO FONOAUDIOLOGICO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE SALVADOR |
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Autores: Leda Maria Fonseca Bazzo |
Instituição: UNIVERSIDADE FERDERAL DA BAHIA- UFBA |
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O curso de graduação em Fonoaudiologia, em algumas regiões do Nordeste é recente, sendo necessário a soma de esforços no estabelecimento do Campo de Estágio Fonoaudiológico em Comunidade, principalmente quando as políticas locais “conspiram contra”. Firmar convênio entre as IES- Instituições de Ensino Superior e Secretaria Municipal de Saúde, deve ser um processo rápido, protegido e garantido pela Lei Orgânica da Saúde 8080 e 8142 de 1990, na consolidação do Sistema Único de Saúde. O objetivo deste estudo, foi entender os entraves burocráticos impostos para o acontecimento dos estágios em campo, a partir da análise política, onde simultaneamente direcionou-se “estratégias ponte”, que mobilizassem atores num fazer contra-hegemonico dado pelo entendimento do processo. A metodologia empregada foi o estudo de Intervenção. Conclusão: As determinação das políticas no nível Municipal, influenciam a tomada de decisão ou inércia dos “atores”. O “agir estratégico”, criando mecanismos que possibilitassem consolidar os estágios fonoaudiológicos, foi a opção privilegiada neste contexto. Este cenário mostrou-se exemplar, aguçando a fonoaudiologia e estudantes a migrarem no entendimento da atual conjuntura das políticas publicas locais, tornando atores ativos nesse processo. Constatou-se ainda que, o trabalho desenvolvido na “base” foi essencial como medida estratégica, para burlar os “anéis burocráticos”, produzidos nas políticas e a importância de articular e legitimar as ações ao conselho local de saúde, líderes comunitários, usuários dos serviços, estudantes e profissionais da saúde, possibilitando configurar um campo de “luta” no (re)estabelecimento dos processos democráticos. |
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Contato: ledha_bazzo@yahoo.com.br |
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