Código: TSP1445
A CLÍNICA NA ÓTICA EMPRESARIAL
 
Autores: Vanessa Gonçalves Ferreira, Vanessa Fonseca Jaffar, Luciana Mendonça Alves, Rachel Campos F. Loiola
Instituição: VOX CONSULTORIA
 
Atualmente a competitividade do mercado de trabalho acaba por exigir das clínicas da saúde uma visão negocial, em que o paciente se torna cliente. Essa competitividade culmina na busca de diferenciais que promovam o sucesso a partir da qualidade e produtividade nos serviços. Baseado nisso, esse estudo tem como objetivo analisar e associar a importância que profissionais da área da saúde e pacientes, na visão de clientes, dão às estratégias de marketing aplicadas às clínicas de saúde. Foram pesquisados 30 clientes atendidos em clínicas particulares e 30 profissionais das mesmas para que respondessem a um questionário sobre o que é importante na captação e fidelização do cliente. Com os resultados, observou-se que tanto os profissionais quanto os clientes (100%) consideram a qualidade no atendimento fundamental; sendo este o diferencial que faz o paciente escolher determinada clínica (100%). Os profissionais consideram a clareza ao expressar-se (90%) a qualidade mais importante. Saber ouvir (80%) e a forma de vestir (60%) também formam mencionados. Eles acreditam que profissionais inseguros (90%), localização (60%) e falhas na comunicação entre os profissionais envolvidos (60%) podem leva o paciente a mudar de clínica; pois procuram profissionais com qualidade (100%) e ambiente agradável (80%). Para os pacientes, qualidade no atendimento abrange profissionais competentes e seguros (90%), flexibilidade com a negociação (70%) e o atendimento pelos funcionários da clínica (60%); sendo que 100% se sentem encantados quando o tratamento é individualizado. Assim, pode-se concluir que as estratégias de marketing, aplicadas à clínica de saúde são fundamentais para a captação dos pacientes. Ao adotar-se a diferenciação, tem-se um serviço de alta rentabilidade e com uma perspectiva de futuro muito melhor, com a consolidação da imagem de um profissional competente e qualificado, criando assim um grupo de clientes fiéis; além de receber várias indicações por parte dos clientes e outros profissionais.
 
 
Contato: vanessa.fono@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco