Código: OCM1563
A MOTRICIDADE OROFACIAL É ABORDADA NO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO AO PACIENTE COM AFASIA DE BROCA?
 
Autores: Karine Oliveira da Costa, Daniele Andrade da Cunha, Hilton Justino da Silva, Rita de Cássia Barreto Fernandes, Valéria Fonsêca Pessoa, Danielly Patrícia Pereira da Silva, Milena Lins Fontes, Renata de Melo Revito, Renata da S. Ferreira Pedrosa, Karen Tavares Viana, Silane Araújo de Castro
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
 
Introdução: A afasia expressiva ou de Broca é uma deficiência que envolve fundamentalmente a fala onde a compreensão permanece relativamente intacta Objetivo: Identificar qual a prioridade no atendimento fonoaudiológico ao paciente com afasia de Broca: linguagem, motricidade orofacial, ou ambas. Método: Foram entrevistadas 30 fonoaudiólogas que atendem pacientes portadores de afasia de Broca. Realizou-se entrevista com 16 perguntas abordando aspectos relacionado ao seu atendimento, avaliação, terapia fonoaudiológica, orientação e principais abordagens ao paciente. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, todos assinaram termo de consentimento. Resultados: 36,66% possuem formação até 5 anos e 33,33% até 10 anos.76,66% possuíam curso de especialização e destes 13,33% em linguagem e 43,33% em motricidade orofacial; 70% buscam literatura na área de neuroanatomia e linguagem; 46,66% reforçam a importância de avaliar a linguagem e 43,33% afirmam da importância de avaliar o paciente como um todo, inclusive o sistema estomatognático; 10% priorizam as funções estomatognáticas e 43,33% prioriza a linguagem e motricidade orofacial;100% afirmam avaliar funções estomatognáticas do paciente com afasia; 93,33% trabalham concomitante a motricidade orofacial e linguagem; 46,66% afirmam ter dificuldade de trabalhar a linguagem desse paciente por ser a linguagem mais complexa e não ter resposta imediata quanto à estimulação do sistema estomatognático e 30% tem mais dificuldade em motricidade orofacial por ser especialista em linguagem ou voz. 60% dos profissionais orientam a família para evitar o isolamento do paciente e 40% orienta estimulação da comunicação e também sobre alimentação Conclusão: os profissionais sabem da importância de avaliar a linguagem e também as funções estomatognáticas e o fazem na sua prática diária, almejando assim o reconhecimento global do paciente mesmo com especialidades diferentes e que um bom trabalho nas funções estomatognáticas do paciente com afasia de Broca dará ao paciente maiores subsídios para sua vida social melhorando sua independência e auto-estima.
 
 
Contato: danyfono@fir.br
 

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