Código: OEA1544
ATUAÇÃO CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA NA SELEÇÃO E ADAPTAÇÃO DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: RELATO DE UM CASO |
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Autores: Luisa Barzaghi Ficker, Aline Neves Pessoa, Renata Marques Nascimento Curvo |
Instituição: FACULDADE DE FONOAUDIOLOGIA PUC/SP – DERDIC |
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DESCRIÇÃO DO QUADRO: L. é uma criança do gênero masculino, com perda auditiva neurossensorial bilateral, que iniciou o atendimento aos 3 anos e 9 meses. No atendimento fonoaudiológico notou-se que, além da perda auditiva, a criança apresentava dificuldades em estabelecer contato com o outro e, por isso, as características de L. nos convocaram a discutir todo o processo de indicação e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) através da observação clínica permeada pelo conhecimento interdisciplinar. As posições reflexivas advindas dos vários profissionais diante da singularidade da criança fazem parte deste processo. PROCEDIMENTO: Levantamento bibliográfico referente ao tema e análise documental (prontuário, relatórios e gravações) articulados às reflexões sobre as sessões terapêuticas supervisionadas, realizadas uma vez por semana no ano de 2004. O atendimento fonoaudiológico foi realizado por uma aluna/terapeuta enquanto outra observava/registrava através do espelho espião. Viabilizou-se uma atuação voltada para a linguagem e para o uso funcional da audição residual. Buscou-se garantir possibilidades do paciente se constituir enquanto sujeito da/na linguagem, nos contextos sócio-culturais. RESULTADOS OBTIDOS: O trabalho foi sustentado não somente por procedimentos objetivos, mas também pela atenção e interpretação dos aspectos sociais e psíquicos da criança, uma vez que nos propusemos a acolher uma demanda que exigia um olhar interdisciplinar. A interpelação entre os profissionais implicados no processo (médico, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, educador) deu espaço a um conhecimento que favoreceu atender a especificidade do sujeito. CONCLUSÃO: Esse estudo destaca a importância da inclusão da seleção e adaptação de AASI no processo terapêutico da criança com deficiência de audição. Pudemos entender as características reais e simbólicas de um paciente que não poderia ser visto sob um único prisma. O paciente em questão ocupou - e continua ocupando - o lugar de quem tem algo a dizer, de quem agora tem recursos para se posicionar. |
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Contato: allnp@ig.com.br |
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