Código: OCL0594
RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO SÓCIO-COGNITIVO E A ADAPTAÇÃO SÓCIO-COMUNICATIVA EM CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTÍSTICO
 
Autores: Fga Me Priscilla Faria Gomes de Sousa, Fga Patrícia Teles, Fga Milena Silva de Freitas, Fga Milene Rossi Pereira Barbosa, Fga Isabele Pires Camargo, Fga Kenya Ayo-kianga da Silva Faustino, Profa Dra Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
Introdução
Os Transtornos do Espectro Autístico (TEA) envolvem muitas discussões relacionadas as diferentes análises das idéias de relacionamento social, questões afetivas, comportamentais e lingüísticas. Entretanto, deve-se notar que os critérios utilizados no diagnóstico destas crianças convergem sempre para déficits em linguagem, cognição e socialização.
A idéia de que crianças autistas apresentam um déficit cognitivo básico envolve muito mais que assumir a correlação entre cognição e socialização.
Deve-se considerar que as diferenças do desempenho sócio-cognitivo e da adaptação sócio-comunicativa e suas correlações apresentadas dentro dos TEA, evidenciam as variações individuais de cada sujeito dentro da própria patologia.

Objetivo
Verificar se existem correlações entre a adaptação sócio-comunicativa e o desempenho sócio-cognitivo de crianças com Transtornos do Espectro Autístico.



Método
Este trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética da Instituição. Participaram deste estudo 34 crianças, com idades entre 3.0 e 16.11 anos, com diagnóstico psiquiátrico dentro do espectro autístico e em atendimento fonoaudiológico especializado.
Os procedimentos desta pesquisa foram divididos em duas etapas:

A) Aplicação do protocolo da escala de adaptação sócio-comunicativa (SOUSA, 2003, 2004) por meio de entrevistas, realizadas por SOUSA, com os pais das crianças, sendo que estes deveriam responder a questões relacionadas ao desenvolvimento social de seus filhos.
B) Aplicação do Teste Sócio-cognitivo (MOLINI, 2001, 2004) pelas terapeutas nas crianças participantes da pesquisa com base nas habilidades sócio-cognitivas estabelecidas pelo teste.

Resultados
Em média, os sujeitos que se enquadravam no nível I de adaptação sócio comunicativa realizaram 47,47% do teste sócio-cognitivo, os do nível II realizaram 68,65% e os do nível III e IV realizaram 75,62% e 81,48% do teste sócio-cognitivo, respectivamente.
Os dados sugerem que genericamente o desempenho no teste sócio cognitivo aumenta percentualmente em relação ao aumento do nível da escala de adaptação sócio- comunicativa.
 
 
Contato: prifono@hotmail.com
 

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