Código: OEL0919
FONOAUDIOLOGIA E PSICOMOTRICIDADE: EXPERIêNCIA DE ATUAÇÃO EM QUADRO COM ALTERAÇÃO NO SISTEMA FONÊMICO
 
Autores: Simone Aurea Gomes Ferreira Pontes, Catharina Ribeiro Aragão, Fabiola Maria Gomes de Melo, Fernanda Raquel Eusebio Ribeiro de Assis, Jaqueline de Almeida Leite Pinheiro, Maria de Fátima do Nascimento, Daniele Andrade da Cunha, Hilton Justino da Silva
Instituição: FIR- FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE
 
DESCRIÇÃO DO CASO: P.A.S.L., 6 anos compareceu a clínica acompanhado por sua mãe. Esta refere que P. apresenta dificuldades para falar e se concentrar. Em avaliação realizada neste ano, observou-se quanto aos aspectos pragmáticos e sintáticos, a criança demonstrava pouca intenção comunicativa e baixo domínio da estruturação das frases, também apresentava loudnes baixa. No que diz respeito a fonologia, P. realiza várias substituições e omissões, na maioria das vezes sistematicamente. Na avaliação clínica do sistema sensório motor oral constatou-se que há hipotonia de língua, bochechas e lábios. P. não consegue realizar atividades não visíveis no próprio corpo. Durante a fala, observa-se a língua em repouso, como também desfavorável articulação. PROCEDIMENTO: Foi proposto como objetivo geral adequar a comunicação oral. Em termos específicos trabalhou-se baseado em traços distintivos, concentração, ampliação de vocabulário, musculatura de lábios, língua e bochechas, além de adequar articulação, propiciar aspectos pragmáticos, sintáticos e semânticos e estimular a produção de fonemas. Realizou-se atividades como uso de trilhas, fantoches, seqüência lógica, livros de história, carimbos, jogos da memória, bombardeio auditivo, conversa espontânea e exercícios isotônicos, isométricos e isocinéticos. Durante o período solicitou-se uma avaliação de psicomotricidade. Foi então sugerido pela profissional o trabalhado com coordenação motora ampla para que posteriormente fossem trabalhadas atividades com exigências mais finas como: protruir lábios, língua, dentre outras e consequentemente produção dos fonemas. RESULTADOS OBTIDOS: Observou-se evolução no sentido de a criança se concentrar nas atividades, contar histórias, melhorar articulação e loudnes, passou a utilizar os componentes gramaticais na frase. As atividades sugeridas pela psicomotricidade ajudaram sobremaneira para que o paciente adquirisse mais coordenação do corpo. CONCLUSÃO: A terapia fonoaudiológica mostrou-se eficaz, visto que a criança evoluiu nos aspectos pragmáticos e sintáticos, dentre outros fatores. Vale ressaltar que a psicomotricidade também auxiliou no trabalho.
 
 
Contato: hiltonfono@aol.com
 

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