Código: OCM1741
O TRABALHO COM A ALIMENTAÇÃO NA MOTRICIDADE OROFACIAL: FONOAUDIOLOGIA E NUTRIÇÃO
 
Autores: Stella Maris Cortez Bacha, Cybele de F. Mandetta Ríspoli
Instituição: UNIDERP - COMITÊ DE MOTRICIDADE OROFACIAL / SUBCOMITÊ CAMPO GRANDE
 
Introdução: Nosso trabalho com alimentação em Motricidade Orofacial (MO) já recebeu críticas diversas, mas preocupou-nos a de que poderíamos estar “invadindo” outra área. Objetivo: Apresentar nossa proposta de atuação fonoaudiológica em Motricidade Orofacial envolvendo alimentação e o parecer do Conselho Regional de Nutrição sobre esta. Métodos: Apresentou-se ao Conselho Regional de Nutrição a íntegra de nossa pesquisa em artigo já publicado em que, um dos aspectos trabalhados era a alimentação como se segue: consistência, qualidade, quantidade e ritmo mastigatório com boca fechada. As condutas vêm de conscientização prévia, a partir do cardápio do paciente, com liberdade para colocações das limitações individuais e buscam-se alternativas. Fornece-se apostila acompanhada de explicações. Consistência: solicitamos utilização de alimentos mais duros, com orientações específicas quando há aparelho ortodôntico. Ressaltamos mastigação de boca fechada, com ritmo, respeitadas as limitações individuais. Qualidade: orientamos utilização dos alimentos, em ordem de importância para a MO: 1-proteínas; 2-cálcio; 3- vitaminas A e C; 4-Carboidratos. Quantidade: orientamos a quantidade dos alimentos distribuídos nas refeições diárias. O controle é feito com fichas, em que o paciente anota sua alimentação diária. A cada sessão trabalhamos com o que o paciente traz e conversamos sobre a importância do trabalho. A colaboração dos pais e/ou adultos responsáveis é de vital influência. Os controles possibilitam o acompanhamento do processo e nossa atenção para necessidade de encaminhamento específico. Resultados: Já realizamos várias intervenções com sucessos. Julgamos este trabalho em MO importante, mas há limites e restrições, e não deve ser imposto nem ser critério de alta. É novo e exige estudo. É parte de uma grande área de competência do nutricionista e o parecer do seu órgão representativo é importante. Conclusão: A expansão de um trabalho implica em estabelecimento de limites e a parceria com as áreas envolvidas é uma das possibilidades de fazê-lo.
 
 
Contato: sbacha@terra.com.br
 

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