Código: OCL1208
DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM EM MEMÓRIA DE TRABALHO. |
|
Autores: Milene Reviglio de Góes, Giovana Cestaro, Simone Aparecida Capellini |
Instituição: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS – UNESP/ MARÍLIA |
|
A memória de trabalho é necessária para a aprendizagem, pois recupera informações armazenadas necessárias para o desempenho de tarefas cognitivas como a leitura e escrita. O Objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho de crianças com transtorno de aprendizagem em tarefas de memória de trabalho. Participaram deste estudo 80 escolares da 2a a 4a séries, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade distribuídos em dois grupos: Grupo I (GI), composto por 40 escolares com transtorno de aprendizagem atendidos em clínica-escola vinculada ao Curso de Fonoaudiologia e Grupo II (GII), composto por 40 crianças com bom desempenho escolar, pareados segundo idade e escolaridade com o GI. Como procedimentos foram utilizadas a repetição de dígitos e a repetição de não-palavras após a assinatura do termo de consentimento pelos pais. Os resultados revelaram diferença estatisticamente significante para as tarefas de repetição de dígitos e não-palavras indicando desempenho superior dos escolares do GII em relação ao GI. As crianças do GI apresentaram alteradas habilidades de acesso e recuperação de dígitos e não-palavras a partir de quatro dígitos e de não-palavras trissilábicas respectivamente, evidenciando dificuldade quanto ao uso de mecanismos cognitivos para recuperação de itens lexicais e não-lexicais. Com base nestes achados, concluímos que as crianças com transtorno de aprendizagem deste estudo apresentaram comprometimentos relacionados ao uso de mecanismos de acesso para a realização do processamento fonológico necessários para a realização de atividades de leitura e escrita em situação de sala de aula. |
|
|
|
Contato: milene_rg@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |