Código: DCV0456
AQUECIMENTO VOCAL: OS EFEITOS PERCEPTIVO-AUDITIVOS, ACÚSTICOS E AS SENSAÇÕES PROPRIOCEPTIVAS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO AO PROFESSOR |
|
Autores: Mariana Borges Jacarandá, Marta Assumpção de Andrada e Silva |
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
|
Introdução: Embora o professor seja considerado o profissional da voz com o maior índice de alteração vocal, são poucas as publicações que apresentam propostas de intervenção e seus efeitos junto a essa população. Objetivo: Verificar os efeitos perceptivo-auditivos, acústicos e as sensações proprioceptivas de uma proposta de aquecimento vocal desenvolvida para o professor. Métodos: Participaram 19 professores (14 homens e 5 mulheres), de um curso pré-vestibular do interior de São Paulo. A coleta de cada professor ocorreu nos 30 minutos que antecediam a primeira aula do dia. Nesse momento foram realizados: o preenchimento de um questionário de caracterização da amostra; a gravação pré-aquecimento vocal (gravação 1); a execução da proposta de aquecimento vocal durante aproximadamente 10 minutos; e a gravação pós-aquecimento vocal imediato (gravação 2) . Após a gravação 2, o professor foi para sua aula e ao retornar foi realizada a gravação pós-aula expositiva (gravação 3). As gravações 1 e 2 foram submetidas à avaliação perceptivo-auditiva por três fonoaudiólogas especialistas em voz. As gravações 1, 2 e 3 foram submetidas à análise acústica. Da gravação 3, foi transcrito o relato de cada professor sobre suas sensações vocais e corporais despertadas pela proposta de aquecimento vocal. Resultados: A avaliação perceptivo-auditiva mostrou que, na gravação 2, houve uma melhora na voz de 12 (63,15%) sujeitos. A análise acústica evidenciou uma elevação significativa da freqüência fundamental (f0) e da proporção harmônico-ruído (PHR) após a realização do aquecimento vocal, sendo que essa elevação se manteve após a utilização da voz em sala de aula. Quanto às sensações despertadas pelo aquecimento vocal, observou-se que das 29 sensações mencionadas, 25 (86,20%) foram positivas. Conclusão: Os resultados permitiram verificar que a proposta de aquecimento vocal, voltada às necessidades profissionais do professor, possibilitou tanto a melhora na voz assim como o aumento da resistência vocal. |
|
|
|
Contato: marijacaranda@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|