Código: TCL1320
ASPECTOS DA EVOLUÇÃO DO SIMBOLISMO EM CRIANÇAS VISUALMENTE INCAPACITADAS |
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Autores: Denise Brandão de Oliveira e Britto, Laura Nequini de Faria |
Instituição: PUC MINAS |
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Objetivo: Investigar e descrever a evolução das condutas simbólicas e pré-simbólicas em crianças visualmente incapacitadas. Métodos: Foram registradas, através de filmagens, interações entre 10 crianças com deficiência visual total ou parcial e suas professoras. A amostra foi constituída de crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 2 a 6 anos. No caso de cegueira adquirida, só fez parte da amostra crianças que adquiriram a cegueira nos dois primeiros anos de vida. As crianças foram filmadas em suas atividades na sala de aula, sendo que nenhum tipo de intervenção foi realizado na rotina da aula. As professoras foram orientadas a executar as atividades que comumente são realizadas com as crianças. As filmagens ocorreram durante o período de aula. As educadoras ofereceram diversos brinquedos às crianças que puderam manipular-los por aproximadamente 10 minutos. O protocolo utilizado para realizar a avaliação e análise dos registros foi o proposto o roteiro de observação de crianças pequenas por Zorzi. Os resultados obtidos nas filmagens foram confrontados com os achados literários propostos por Hage e Zorzi (2004). Resultados: Em relação à manipulação e interação com os objetos, oito crianças exploraram os objetos um a um, quatro exploraram de modo diversificado e seis de modo rápido e superficial. Quanto ao desenvolvimento simbólico, oito crianças fazem uso convencional dos objetos e somente duas crianças manifestaram esquema simbólico na brincadeira. Em relação à comunicação a maior parte das crianças apresenta atraso nas manifestações lingüísticas e comprometimento da intenção comunicativa. Conclusão: Os resultados obtidos indicam que todas das crianças que participaram deste estudo apresentam condutas comportamentais e simbólicas aquém do esperado para a idade, quando comparadas com os achados literários, o que sugere a elaboração de propostas de atuação fonoaudiológica preventiva junto à instituição com programas de estimulação da linguagem. |
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Contato: denise.brandao@terra.com.br |
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