Código: OCL0369
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA POR 2 JOVENS SUBMETIDOS A MEDIDAS JUDICIAIS SOCIOEDUCATIVAS: INFLUÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO |
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Autores: Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida, Ilmara Fátima de Moraes, Rosana Melli, Claudia Barsanelli Costa |
Instituição: PUC-CAMPINAS, FESB, ASSOCIAÇÃO SÃO LUCAS-BRAGANÇA PAULISTA |
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O fenômeno da violência vem preocupando a sociedade há muito tempo. Acontecimentos envolvendo jovens tem chocado a muitos, e chamado atenção das autoridades e dos pesquisadores sobre a necessidade de compreender o problema e desenvolver políticas públicas e estratégias de intervenção para prevenir ou minimizar incidência de situações de violência. Esta proposta de trabalho é parte de um Projeto mais amplo, que envolve também a participação de psicólogas do Grupo de Pesquisa Linguagem, Audição e Qualidade de Vida, que atuam na linha de pesquisa Violência, Linguagem e Moral. Nesse contexto, pretende-se investigar como dois jovens sob medida psicoeducativa, sendo um alfabetizado e um semi-alfabetizado, elaboram o conceito de violência. Os participantes são integrantes de reuniões em grupo de no máximo 20 jovens, em 10 encontros de 1 hora de duração cada. As reuniões serão coordenadas e gravadas por uma psicóloga colaboradora da pesquisa. As reuniões serão organizadas segundo um plano previamente delineado. Os registros gravados em áudio serão transcritos para análise tendo em vista o objetivo proposto. Serão realizados recortes que evidenciem a elaboração do conceito de violência segundo o referencial teórico de Peirce. Espera-se que, pela participação em um grupo de discussão, esses jovens alcancem uma elaboração mais sofisticada semioticamente do conceito de violência, que lhes permita encontrar alternativas para suas vidas, pela tomada de consciência e oportunidade de escolha oferecida pela instituição que os acolhe para ajudá-los a se inserirem em meio escolar e profissional. Para o sujeito alfabetizado, em análise preliminar, seus diálogos tem demonstrado que alcança o nível do argumento sobre violência, enquanto o sujeito semi alfabetizado, tem demonstrado diálogos que explicitam as classes de legi-signo indicatico remático e dicente nas classes sugeridas por Peirce. |
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Contato: nelson_almeida@uol.com.br |
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