Código: OSV1817
PROFESSORES COM PROBLEMAS VOCAIS - QUANDO E POR QUE ACONTECEU O PRIMEIRO TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO
 
Autores: Isabela De Almeida Poli, Rachel Vitalino, Juliana Ferrer, Michele Diniz, Patricia Kickinger, Alessandra Costa Penna , Vânia Isabel Andrade, Rose Labre
Instituição: PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
 
Existem, no Rio de Janeiro, mais de 1000 escolas na rede pública, o que gera mais de 20.000 empregos para o professor.

Os maiores índices de licenças e readaptações desta rede é caracterizadas problemas de ordem emocional e de voz.

Esta pesquisa teve como foco a amostragem do caminho percorrido pelo professor até chegar ao fonoaudiólogo, e principalmente em que fase da vida profissional tal fato acontece pela primeira vez.

Foram pesquisados os professores da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro que procuraram o tratamento fonoaudiológico no Programa de Saúde Vocal do Professor.

A análise dos dados teve como foco principal levantar quando o professor procurou o fonoaudiólogo pela primeira vez; em que situação funcional ele se encontrava nesse momento; como ele chegou ao fonoaudiólogo.

A metodologia utilizada foi um questionário minucioso contendo dados pessoais e da vida profissional do professor.

Os resultados revelaram que a maioria dos professores pesquisados procuraram o serviço de fonoaudiologia quando já apresentavam mais de 10 anos de serviço. E esse tempo reduzia quando ele possuía mais de uma matrícula.
 
 
Contato: isabelapoli@ajato.com.br
 

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