Código: TCM0059
HABILIDADES FONOLÓGICAS EM RESPIRADORES ORAIS |
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Autores: Cássia Soares Lima, Daniela Tavares de Freitas, Andréa Rodrigues Motta |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
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Objetivos: Comparar o desempenho do respirador oral e das crianças sem essa alteração nas atividades que envolvem consciência fonológica. Descrever as habilidades mais comprometidas das crianças respiradoras orais e obter informações sobre o desempenho escolar dessas crianças e sua relação com os demais achados da pesquisa. Métodos: Aplicou-se o teste Perfil de Habilidades Fonológicas em um grupo de 36 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, sendo 18 respiradoras orais e 18 não respiradoras orais. Todas as crianças que fizeram parte da pesquisa não apresentaram outras características ou alterações que pudessem influenciar negativamente no resultado do teste. Os dados foram analisados utilizando-se os testes estatísticos T de Student e Mann-Whitney. Resultados: Houve diferença significativa entre os grupos em relação à pontuação no teste, sendo a média do grupo de respiradores orais 51,56 pontos e do grupo de não respiradores orais 64,28 pontos. As crianças respiradoras orais obtiveram pior desempenho nas habilidades fonológicas de análise I, adição II, segmentação II, subtração I e II, e imagem articulatória. Todas as crianças respiradoras orais com queixa de dificuldade escolar (44,4%) relataram maior comprometimento nas atividades envolvendo fala, atenção, memória, leitura e escrita. Destas, 6 (33,3%) apresentaram resultados abaixo de sob atenção no teste. Conclusões: As crianças respiradoras orais obtiveram pior desempenho no teste em relação às crianças sem essa alteração. Observou-se uma correlação significativa entre dificuldade escolar e a classificação obtida no teste. |
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Contato: cassiasl@yahoo.com.br |
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