Código: TCL0066
A INTERFACE ENTRE A MORFOLOGIA E A FONOLOGIA: A AQUISIÇÃO NORMAL DE /S/ EM CODA FINAL
 
Autores: Carolina Lisbôa Mezzomo
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
Esta comunicação tem como tema a interface entre morfologia e fonologia na aquisição normal da linguagem. Centra-se no domínio do fonema /S/ pós-vocálico, enquanto coda lexical e morfológica (plural). O objetivo principal do trabalho foi verificar como é adquirido um dos únicos fonemas capazes de carregar tanto informação lexical quanto morfológica em coda final (ex.: talvez, pratos).
Buscou-se investigar em que idade surge a flexão de número; a ordem de aquisição da coda lexical em relação à morfológica; a possibilidade de interferência da marca de plural na aquisição da coda /S/, determinando sua precocidade em relação à coda medial; e o favorecimento, ou não, da sílaba tônica na aquisição do /S/ pós-vocálico morfológico e lexical.
Os dados utilizados neste estudo foram levantados a partir de gravações longitudinais da fala de duas crianças do sexo feminino, entre 1:4 à 3:0 anos, falantes monolíngües do português brasileiro. As palavras submetidas à análise fazem parte de dois bancos de dados do CEAAL (PUC-RS).
Este trabalho possibilitou identificar a idade de surgimento da marca de plural e a precocidade de emergência da coda lexical em relação à morfológica. Apesar de a marca de plural emergir após a coda lexical, ela foi adquirida antes. Além disso, o processo de domínio de /S/ em coda lexical e morfológica mostrou percursos distintos, podendo-se inferir que a criança as trata de maneira singular, desde o início das produções até sua estabilização. Conforme Mezzomo (1999/2003) a antecedência do domínio da maioria dos fonemas em coda final é determinada por fatores lingüísticos, como a tonicidade, pois não carregam informação morfológica e a variante tônica favorece suas produções. Entretanto, no caso da coda final /S/, acredita-se que a sílaba tônica apresente um papel secundário, já que é favorecida pela sílaba átona; e o fator morfológico desempenhe papel fundamental, ‘alavancando’ sua aquisição.
 
 
Contato: carolis@via-rs.net
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco