Código: OCM1381
COMPARAÇÃO DO TEMPO DE MASTIGAÇÃO ENTRE OS GÊNEROS FEMININO E MASCULINO
 
Autores: Tatiana Mendes de Melo, Raquel Dietrich Arrais, Giédre Berretin-félix, Katia Flores Genaro
Instituição: DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
Introdução: A mastigação compreende o conjunto de fenômenos estomatognáticos que visa a degradação mecânica dos alimentos, preparando-os para ser deglutido. Perante alimentos com características físicas diferentes, são realizados processos adaptativos de controle mastigatório, os quais variam de acordo com a consistência do alimento. Dentre esses processos tem-se a variação da força e da pressão mastigatória, do número de golpes mastigatórios, além do ritmo e duração dos ciclos mastigatórios. Estudos eletromiográficos verificaram que homens desenvolvem ciclos mastigatórios mais curtos e com maior velocidade comparado às mulheres.
Objetivo: Verificar se o tempo de mastigação de alimentos de diferentes consistências é influenciado pelo gênero.
Método: Foram avaliados 40 indivíduos entre 18 e 30 anos, com boa relação dento-oclusal avaliada por um dentista. A mastigação habitual dos seguintes alimentos foi realizada: um pedaço de maçã com casca (1cm de diâmetro cortada em forma de bolinhas), uma rodela de banana (1cm de espessura), ¼ de fatia de mini pão francês (1cm de espessura), uma semente de castanha de caju, uma bolacha tipo waffer e ¼ de bolacha tipo água e sal. A mensuração do tempo mastigatório foi determinada por um cronômetro, acionado logo após a apreensão do alimento e desacionado no início da primeira deglutição, sendo repetido 3 vezes esse procedimento para cada alimento. Utilizou-se análise de variância para verificar diferenças entre os 3 procedimentos e o teste “t” de Student para verificar diferenças entre os gêneros.
Resultados: Os seguintes valores médios dos alimentos testados foram obtidos para os gêneros feminino e masculino, respectivamente: banana: 9,6 e 9,6; pão: 26,3 e 26,0; Waffer: 15,6 e 15,7; Água e sal: 11,5 e 11,4; Maçã: 10,8 e 9,3 e Castanha: 11,4 e 12,3.
Conclusão: Foi constatado que o gênero não influenciou o tempo mastigatório para todos os alimentos testados.
 
 
Contato: tati_usp@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco