Código: OCA1221
COMPARAÇÃO DA LATERALIDADE DA QUEIXA AUDITIVA E AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA EM IDOSOS ATENDIDOS EM CENTRO PÚBLICO ESPECIALIZADO
 
Autores: Juliana Onofre de Lira, Cátia Cavalcanti Meneguelli
Instituição: CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO - SÃO PAULO - SP
 
Introdução: As queixas auditivas relatadas por idosos em anamnese nem sempre são concordantes com os resultados da avaliação realizada, visto que a literatura é consensual em relatar a fidedignidade da avaliação audiológica.
Objetivo: Comparar a queixa de perda auditiva em relação à lateralidade com os dados da avaliação audiológica em idosos atendidos por um centro de referência especializado.
Metodologia: Os idosos encaminhados para serem submetidos à avaliação audiológica foram questionados quanto à presença de perda auditiva e a lateralidade e, posteriormente, foram submetidos à avaliação audiológica básica.
Resultados: Foram avaliados 84 indivíduos (53 mulheres e 31 homens), entre 60 e 84 anos (média=70,1). A maioria queixou-se de hipoacusia bilateral simétrica (41,7%) e nos resultados da avaliação audiológica, ocorreu uma maior prevalência de perda auditiva bilateral simétrica (63,1%). No entanto, observou-se uma associação entre queixa de hipoacusia bilateral simétrica e ocorrência de perda auditiva predominante à esquerda (p=0,018 - Chi-square).
Conclusão: Os resultados nos permitiram concluir que houve uma diferença entre a queixa relatada pelos idosos e o resultado da avaliação em relação à queixa bilateral, verificando a necessidade de ampliar a investigação para esclarecer as possíveis causas deste evento em pacientes idosos.
 
 
Contato: julira31@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco