Código: OCL0641
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE PERCEPTIVO DE INTELIGIBILIDADE DE FALA E COMPREENSÃO DE FALA NO TRANSTORNO FONOLÓGICO
 
Autores: Haydée Fiszbein Wertzner, Luciana Amaro, Daniela Evaristo Dos Santos Galea, Ana Carolina Camargo Salvatti Papp
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
A inteligibilidade é um fator importante para se determinar a eficiência comunicativa, sendo um componente crítico para a qualidade de vida e para as decisões terapêuticas (DePaul e Kent, 2000). Nas crianças com transtorno fonológico é comum a ininteligibilidade de fala (Shriberg e Weston, 1992; Cumley, 2001), caracterizada pela presença de omissão e substituição de sons (Shriberg e Kwiatkowski, 1994).
O objetivo dessa pesquisa foi relacionar o índice perceptivo de inteligibilidade de fala (IF) com a compreensão de fala de crianças com transtorno fonológico na época em que começaram a falar e na época da avaliação.
Foram sujeitos 50 crianças com diagnóstico de transtorno fonológico, entre 4;03 e 11;06 anos. A classificação da IF em boa, regular e insuficiente foi realizada por 60 juízes a partir do julgamento perceptivo da gravação das provas de fonologia (Wertzner, 2000). Da anamnese foi extraída a informação sobre a compreensão da fala da criança no início da comunicação oral e no momento do diagnóstico.
Quanto à compreensão da criança na época que começou a falar, tanto as crianças que não eram como as que eram compreendidas tiveram em sua maior parte o IF classificado como bom , respectivamente (53.3%) e (59.1%). O Teste de Mann-Whitney (n sig .05) mostrou que não houve diferença estatística entre os dois grupos (p=0.710).
Quanto à compreensão de fala das crianças na época da avaliação, das que não eram compreendidas, a maioria teve a moda regular (57.1%) e, das que eram compreendidas, boa (66.7%). O Teste de Mann-Whitney (n sig .05) evidencia que há diferença estatisticamente significante entre os dois grupos (p=0.047).
O IF mostrou-se um índice eficaz para caracterizar a inteligibilidade de fala de crianças com transtorno fonológico, visto que crianças que não eram compreendidas na época da avaliação obtiveram índices mais graves em relação às que eram compreendidas.
 
 
Contato: hfwertzn@usp.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco