Código: OCL1176
A MONITORAÇÃO DA FALA EM SUJEITOS IDOSOS SAUDÁVEIS
 
Autores: Véronique Agnes Guernet Steiner, Leticia Lessa Mansur
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA - USP
 
O presente estudo baseia-se no modelo de monitoração da fala de Levelt (1983,1989) para comparar a capacidade do monitor entre sujeitos jovens e idosos. Parte do pressuposto que, se os sujeitos idosos podem apresentar alterações das funções executivas, é bem provável que eles também apresentem alterações no processo de monitoração da fala, tanto no uso de reformulações conceituais quanto na detecção e reformulação de erros no nível do Formulador (erros lexicais, fonológicos e morfológicos e/ou por omissão sintática).
O processo de monitoração foi estudado em 6 sujeitos distribuídos em diferentes faixas etárias (36 a., 50 a., 54 a., 63 a., 65 a. e 72 a.) por meio da descrição de 10 redes visuais com figuras de objetos de uso cotidiano interligadas por flechas. Os estímulos são controlados do ponto de vista semântico e fonológico para minimizar a interferência de problemas lingüísticos e/ou mnésicos.
Enquanto os sujeitos jovens não ultrapassaram o total de 8 problemas no Conceituador e/ou no Formulador, os sujeitos acima de 60 anos apresentaram, individualmente, pelo menos 30 eventos com erro e/ou revisão. Fizeram 31 reformulações conceituais e 46 erros no Formulador, na maioria erros lexicais. 45,6 % dos erros não foram detectados.
Conclui-se que, nos sujeitos estudados, as alterações das funções executivas decorrentes do processo de senescência interferem com a capacidade do monitor, tanto no nível do Conceptualizador quanto no Formulador.
Seria interessante estudar a monitoração da fala com um número maior de sujeitos para caracterizar a monitoração da fala em diferentes faixas etárias de sujeitos saudáveis brasileiros e caracterizar a interferência das alterações das funções executivas na capacidade do monitor. A compreensão dos processos subjacentes ao sistema que previne, intercepta e corrige erros pode oferecer subsídios na orientação/ reabilitação de sujeitos com alterações da função comunicativa.
 
 
Contato: vsteiner@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco