Código: OCA1002
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM REABILITAÇÃO VESTIBULAR DE UM HOSPITAL ESCOLA
 
Autores: Grazielle Costa Coutrin, Cynthia Priscila Ferreira, Júlia Carvalho Alves Perdigão, Marcela Lopes Teixeira, Janaina Couto Sacramento, Lilian Souto Miranda, Patricia Cotta Mancini
Instituição: UFMG
 
Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico dos pacientes em um Programa de Reabilitação Vestibular de um hospital escola de Belo Horizonte.

Metodologia: Foram avaliados 30 prontuários dos pacientes atendidos durante o período de outubro de 2003 a maio de 2005. As variáveis consideradas na análise foram: sexo, idade, origem do encaminhamento, hipótese diagnóstica e escore total do QHT aplicado na primeira sessão de atendimento.

Resultados: Os pacientes atendidos neste Hospital Escola tiveram uma média de idade de 59,5 anos, variando de 16 a 88 anos, sendo 21 (70%) mulheres e 9 (30%) homens. Em relação a origem dos encaminhamentos, 12 (40%) pacientes eram oriundos da otorrinolaringologia, 9 (30%) da geriatria, 6 (20%) da neurologia e 3 (10%) da clínica médica. Foi encontrado uma média de 56,8 no escore total do QHT aplicado no primeiro atendimento, sendo que este valor variou de 14 a 90. Extratificando por faixa etária, a reabilitação vestibular foi aproximadamente 4 vezes mais freqüente em mulheres acima de 40 anos e semelhante em relação ao gênero naqueles com idade inferior a 40 anos. As quatro patologias mais freqüentes foram, respectivamente, vertigem do Idoso em 8 (26,6%) casos, seguida de Esclerose Múltipla em 5 (16,6%) casos, Doença de Ménière em 5 (16,6%) casos e Vertigem Posicional Paroxística Benigna em 4 (13,3%) casos.

Conclusão: Os distúrbios do equilíbrio foram mais freqüentes em mulheres acima de 40 anos, concordando com a literatura. Os encaminhamentos para a fonoaudiologia no diagnóstico precoce ou tardio das afecções labirínticas (centrais ou periféricas), ocorreram principalmente pela otorrinolaringologia e geriatria. Os dados obtidos neste estudo reforçam a importância da atuação fonoaudiológica na reabilitação dos distúrbios do equilíbrio promovendo uma melhor qualidade de vida para o indivíduo com distúrbios do equilíbrio.
 
 
Contato: pmancini@medicina.ufmg.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco