Código: OCA1665
SAÚDE AUDITIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA
 
Autores: Aline Ramos Tusi, Clarissa Flores Oliveira, Daiane Körbes, Karina Carlesso Pagliarin, Maristela Julio Costa
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
A exposição contínua a elevados níveis de ruído pode ocasionar lesões nas células da cóclea, localizadas na orelha interna. Isso pode acarretar uma perda auditiva de caráter progressivo, caso o indivíduo permaneça exposto ao ruído por longos períodos (Fiorini, 2004). Além dos efeitos auditivos, a exposição ao ruído intenso tem sido descrita como causadora de muitos efeitos não-auditivos, tais como aborrecimentos, diminuição na eficiência do trabalho, alterações fisiológicas e distúrbios psicológicos.
O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a ocorrência de efeitos auditivos e não-auditivos em acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS, bem como a freqüência com que esses efeitos são percebidos.
A pesquisa foi realizada por meio da análise de questionários, entregues mediante termo de consentimento informado, contendo questões referentes à exposição ao ruído, sendo que a amostra foi composta por 73 indivíduos de ambos os sexos, discentes do segundo, terceiro e quarto anos do curso supracitado. Em relação aos efeitos auditivos e não auditivos, os resultados mostram que os efeitos mais referidos são: estresse (N=34), irritabilidade (N=33), dores de cabeça e dificuldade em entender a fala na presença de ruído (N=32, cada), zumbido (N=17), ansiedade (N=12), fadiga (N=11), insônia (N=6), perda auditiva temporária e tontura (N=3, cada). Quanto à freqüência da percepção dos efeitos referidos, 58,90% (N=43) dos acadêmicos relatam que às vezes sentem esses efeitos; 27,40% (N=20) relatam que raramente sentem; 8,22% (N=6) referem que nunca sentiram efeito algum; 4,11% (N=3) mencionaram sempre perceber e 1,37% (N=1) não respondeu à pergunta. A partir da análise dos resultados, ressaltamos a importância da formação de uma consciência por parte desses indivíduos, desde o período de graduação, a respeito dos possíveis danos que o ruído pode causar à saúde .
 
 
Contato: cfoliveirabr@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco