Código: OCV0077
ALTERAÇÕES VOCAIS EM ESTUDANTES DE UM CURSO SUPERIOR PARTICULAR DE FONOAUDIOLOGIA
 
Autores: Carla Aparecida Cielo, Karine Schwarz, Nathália Maldaner
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
 
Objetivo: investigar o perfil vocal dos alunos de um curso superior de fonoaudiologia de uma faculdade particular, do 6º ao 9º semestre, e relacioná-lo aos fatores agravantes na ocorrência de alterações vocais. Método: 60 alunos do curso de fonoaudiologia, do sexo feminino, com média de 22,8 anos. Os sujeitos foram submetidos a um questionário com dados referentes à identificação pessoal, auto-percepção vocal (o que achavam da sua voz), realização de tratamento anterior com otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo e utilização profissional da voz. Após, foi realizada uma triagem para avaliação vocal e respiratória. Resultados: 63,33% das alunas referiram suas vozes com termos negativos; 85% das vozes foram consideradas alteradas, sendo 55% em grau discreto. Quanto ao tipo respiratório, 55% apresentaram tipo misto, 41,66% superior e apenas 3,33% costodiafragmático. O fator que pareceu influenciar o número de estudantes com alterações vocais foi o semestre cursado: as alunas do 9° semestre apresentaram menos alterações do que as que cursavam o 6º semestre, quando apresentavam menor conhecimento sobre a prevenção de disfonias. E ainda, conforme o avanço do semestre, ocorreu maior procura por tratamento (de 28,6% no 6º semestre para 43,3% no 9º), foi mais intenso o uso profissional da voz (de 19% no 6º para 35% no 9º) e o tipo respiratório estava mais adequado (de 66,7% com tipo superior no 6º diminuiu para 41,7% no 9º). Conclusões: foi significativa a ocorrência de alterações vocais entre estudantes de fonoaudiologia, entretanto, com o avançar dos semestres letivos, as alunas colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
 
 
Contato: schwarz@gampnet.com.br
 

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