Código: OCS1071
A INSERÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA EM CRECHES: SOB A PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA
 
Autores: Érica Tatiane Moreira Oliveira, Camila Dantas Martins, Júlia Escalda Mendonça, Nayara Aparecida Vasconcelos Pereira, Stela Maris Aguiar Lemos, Maria Elizabeth Neves Magalhães
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: A interdisciplinaridade é considerada uma inter-relação e uma interação de disciplinas a fim de atingir um objetivo comum. A integração de disciplinas nos cursos da área da saúde pode levar à formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde e com sua transformação. Objetivo: Verificar o nível de conhecimento dos acadêmicos em Medicina e participantes de um projeto de extensão, a respeito da Fonoaudiologia, suas áreas de conhecimento e atuação em creches. Material e método: Foram aplicados 15 formulários, sendo 60% da amostra constituída por indivíduos do sexo feminino, com idade média de 22 anos. O formulário constou de questões objetivas referentes a Fonoaudiologia, suas áreas de atuação e descritivas referentes ao trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo em creches. Os dados foram analisados no programa estatístico Epi-Info 6.0. Resultados: Verificamos que 93,3% dos entrevistados relataram conhecer a Fonoaudiologia, entretanto apenas 73,3% destes, referiram conhecer suas áreas de atuação. Entre os sujeitos entrevistados, 86,7% relataram conhecer a função do Fonoaudiólogo em creches, sendo que 100% referiram como função deste profissional a avaliação e reabilitação das alterações da comunicação. Conclusões: Pode-se concluir que a intersetorialidade revela-se como instrumento responsável pela melhoria da atuação e do conhecimento entre as diversas áreas.
 
 
Contato: mila.fonoufmg@ig.com.br
 

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