Código: OCS1321
DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
 
Autores: Maria Silvia Cárnio, Diná Olivetti Carvalho Hubig, Soraia Romano- Soares, Daniele Dos Santos, Taís Ciboto, Marília Barbieri Pereira, Olavo Panseri, Vânia de Oliveira Gonzalez, Karla Patrícia Costa
Instituição: PROGRAMA ESCOLA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP
 
Adams et al (2003) declaram que as medidas da Consciência Fonológica fortes preditores do sucesso na aquisição da leitura em diversas línguas. Avaliamos o desempenho de escolares de 1ªs e 2ªs séries do Ensino Fundamental Estadual (SP), em consciência fonológica, antes e após da aplicação de programa promotor de habilidades auditivas (G1), comparando-o a um grupo controle com alunos que não participaram desse programa (G2). Nas avaliações inicial e final, abordaram-se: aliteração; rima; correspondência fonema-grafema; segmentações de palavra, sílaba e fonema e conservações de aliteração e rima. Entre as avaliações, G1 participou de promoção de linguagem e habilidades auditivas direcionadas às dificuldades identificadas inicialmente, enquanto G2 se submeteu, apenas às avaliações. Classificação dos resultados: “muito bom” (75 a 100% de acertos); “bom” (50 a 74%); “razoável” (25 a 49%) e “ruim” (abaixo de 25%). Na 1ª série, houve evolução mais expressiva no G1, tendo, as crianças, passado de 39,01%, na média da avaliação inicial, para 64,65% da final (de “razoável” para “bom”). No G2, variação de 13,57% para 26,63% (de “ruim” para “razoável”). Na 2ª série, G1 evoluiu de 60,98% para 79,22% (de “bom” para “muito bom”) e G2 foi de 38,8% para 45, 54% (mantendo-se “razoável”). Em ambas as séries, o melhor desempenho ocorreu em aliteração e rima e, o pior, em segmentação fonêmica. Verifica-se superação de G1 sobre G2 na avaliação inicial em ambas as séries, sendo o ganho em porcentagem também maior para o G1, após estimulação. O grupo de 1ª série ter atingiu, na final, resultados superiores ao inicial dos grupos de 2ª. Concluímos, portanto, presença de poucas habilidades de consciência fonológica em crianças de EF público, que, quando treinadas, conseguem obter bom desempenho total nessas tarefas, constituindo importante componente do processo de aquisição de leitura e escrita.
 
 
Contato: mscarnio@usp.br
 

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