Código: OSP1585
PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO A ADOLESCENTES PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN E RETARDO MENTAL LEVE |
|
Autores: Renata de Melo Revito, Flávia Renata Bispo Fonsêca, Bruna Michelle Damasceno, Danielly Patrícia Pereira da Silva, Valéria Fonsêca Pessoa, Karen Tavares Viana, Karine Oliveira da Costa Hilton Justino da Silva, Rita de Cássia Barreto Fernandes, Silane Araújo de Castro Renata da S. Ferreira Pedrosa., Daniele Andrade da Cunha |
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE/FIR |
|
Instituição envolvida: O trabalho foi desenvolvido no curso de Fonoaudiologia de nossa instituição. Campo de atuação: o grupo de estagiárias do 7º período desenvolveu o trabalho como proposta de trabalho em grupo, sendo parte de estágio supervisionado em fonoterapia curricular. Atividades desenvolvidas: O grupo tinha como objetivo principal estimular comunicação intergupo. Todos os encontros haviam orientações e escuta dos pais sobre dificuldades, dúvidas e evoluções de seus filhos. Segundo eles a comunicação e interação social de seus filhos é boa, apenas 1 mãe relatou que a comunicação com seu filho é mais através de gestos, mas durante a orientação que foi dada a mesma admitiu que fala pelo filho não dando a oportunidade dele se comunicar.Público atendido: fizeram parte do grupo 5 adolescentes, com idades entre 12 e 22 anos, sendo o grupo composto por 3 portadores de Síndrome de Down, 1 portador de paralisia cerebral e 1 com retardo mental leve na faixa etária de 12 a 22 anos. Resultados: utilizando contação de história, trabalho com memória visual, fantoches, sempre buscando a comunicação voluntária entre eles, todos os encontros fora filmadosEm todos os encontros foram entregues material ilustrativo como folders aboradando os seguintes assuntos: a importância da inserção do filho na escola, a saúde oral está, como estimular a linguagem do seu filho, a importância do trabalho com a Motricidade Orofacial, orientação sobre identificação de déficits auditivos e encaminhamentos, encaminhamentos e orientações para fisioterapia e odontologia Os pais observavam as dinâmica realizadas através de fita de vídeo e também participando de algumas dinâmicas. Os resultados apresentados para as atividades propostas acima identificaram uma interação maior de alguns participantes, maior aproximação e intenção comunicativa entre os participantes |
|
|
|
Contato: danyfono@fir.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|