PESQUISA NEUROPSICOLÓGICA EM LINGUAGEM |
Claudia Inês Scheuer
Coordenador(a) |
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Nas neurociências, a neuropsicologia tem como objetivo pesquisar as relações entre o cérebro e suas funções. A partir de Anokhin (1965) e posteriormente Luria (1974) concebem o cérebro como um sistema funcional complexo, capaz de dar conta das atividades mentais humanas complexas. Nesta leitura nasce a neuropsicologia, a que atualmente considera a linguagem como uma das capacidades e habilidades mentais superiores. E, mais do que habilidade, um complexo sistema organizado em redes ou módulos responsáveis por diversas funções, entre as quais está a linguagem. A neuropsicologia da linguagem pesquisa normalidade e patologia, bem como desenvolvimento e aprendizagem de todas as formas pelas quais se apresenta: gestual, oral e escrita, do som ao texto.
A neuropsicologia investiga a dependência e as eventuais dissociações entre as diversas funções cognitivas e isso se aplica à linguagem. Fonologia, sintaxe,semântica, léxico e discurso são e podem ser investigados separadamente e, ao mesmo tempo correlacionados, em indivíduos sem típicos e não típicos. As relações entre estes fatores associados às interferências do meio ambiente e dos fatores biológicos são considerados nos estudos neuropsicológicos da linguagem.
Os estudos em desenvolvimento neuropsicológico da linguagem relevam as diversas representações e aprendizagens do ser humano; sua aplicabilidade e adaptação ao meio durante os primeiros anos de vida. Atualmente este desenvolvimento estende-se por toda a vida, em função do conhecimento que se tem a respeito da plasticidade neural desde o nascimento até a velhice.
Linguagem se desenvolve e muda ao longo dos anos e sofre interferência da aprendizagem informal e formal. Os diferentes processamentos envolvidos nessas aprendizagens dizem respeito à neuropsicologia da linguagem.
O estudo da interface cognição, cérebro, linguagem e função são pesquisados e trabalhos na perspectiva neuropsicológica. Teorias e ópticas diferentes surgiram nas ultimas décadas, com grandes mudanças em função da tecnologia desenvolvida para um melhor conhecimento a respeito do cérebro e de seu funcionamento frente a estímulos diversos. Os conhecimentos vindos desta área fornecem informações e instrumentos para avaliação, diagnóstico e intervenção em linguagem atípica. |
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Contato: cscheuer@usp.br |
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