DISTÚRBIO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO – O PAPEL DA LINGUAGEM NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL |
Cibelle Amato
Comentador(a) de Caso |
Instituição: LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA - DISTÚRBIOS DO ESPECTRO AUTÍSTICO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP |
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A linguagem no Autismo Infantil sempre ocupou lugar de destaque, seja como um sintoma significativo, seja como um referencial para o prognóstico do quadro.
Independente da abordagem conceitual, do critério diagnóstico ou da hipótese etiológica, adotada pelos autores que se dedicam a estudar essa patologia, a questões relacionadas à linguagem sempre estão presentes.
Poucos autores discordam da noção de que existe um espectro autístico, as divergências aparecem quando se discute quais são exatamente os distúrbios que devem ser incluídos no espectro.
O conceito de espectro autístico abrange uma ampla gama de distúrbios neurodesenvolvimentais que abrangem três grandes áreas: linguagem, interação social e cognição.
“Fernandes(2003) propõe uma ampliação do esquema sugerido por Bishop, que originalmente apresenta uma figura com um dos eixos retratando o desenvolvimento da linguagem e o outro a adaptação social, e o desenvolvimento estaria tanto melhor quanto mais distante do ponto zero, representado pelo cruzamento desses eixos. Na área próxima ao zero, de ambos os eixos, em que haveria grandes dificuldades de desenvolvimento social e de linguagem, estaria o autismo infantil. Numa região que representa o desenvolvimento de linguagem muito prejudicado e o desenvolvimento social mais preservado, estaria a síndrome semântico-pragmática e, na área que indica melhor desempenho de linguagem e grandes dificuldades sócias, estaria a síndrome de Asperger.
A contribuição de Fernandes(2003) a esse esquema está na proposição de um terceiro eixo, transformando assim a figura em tridimensional, correspondente ao desenvolvimento cognitivo. Isso permitiria a inclusão e a distinção do autismo de alto funcionamento, que apresenta grandes dificuldades de linguagem e socialização, na presença de algumas habilidades cognitivas preservadas (às vezes até excepcionais).”(Fernandes,F.D.M in Ferreira, Befi-lopes e Limongi,2004:944)
A definição destes eixos fornece distinções importantes para o esclarecimento de muitos pontos a respeito de elementos diagnósticos.
Este trabalho busca introduzir elementos para este percurso sem, contudo, esgotar o tema.
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Contato: cibelle@amato.com.br |
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