Código: OEL0934
A IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERTIVIDADE (TDAH) – RELATO DE UM CASO
 
Autores: Danilo Alves Mantovani, Dagma Venturini Marques Abramides, Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP)
 
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo pela vida. A característica essencial deste Transtorno é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e severo do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento (CID-IV). O diagnóstico diferencial é realizado por uma equipe multidisciplinar, sendo necessária observação minuciosa dos comportamentos da criança e exclusão de fatores sociais, pessoais e/ou qualquer tipo de transtorno mental que justifiquem os sintomas. J.B.P., idade atual 8 anos, chegou à Clínica de Fonoaudiologia, com queixas de aprendizagem e comportamento, trazidas pela escola e familiares. Na avaliação fonoaudiológica, encontramos: Linguagem Oral, alterações a nível fonético-fonológico, não sendo observadas alterações sintático-semânticas e pragmáticas; Linguagem Escrita, atraso na leitura e escrita, com dificuldades em decifração do código gráfico e compreensão; nos Aspectos Perceptuais, encontramos alteração nas provas auditivas e as provas Visuais não evidenciaram alterações; o Teste de Consciência Fonológica, mostrou dificuldades na Consciência Silábica, Manipulação Silábica e Consciência de Fonemas. Também foram encontradas alterações no Processamento Auditivo Central, nas habilidades de memória seqüencial para sons verbais, figura-fundo para sons não-lingüísticos e lingüísticos e resolução temporal. A hipótese de o P. apresentar um quadro de TDAH foi levantada por um médico neurologista. Foi aplicado o questionário “Critérios Diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade”(DSM-IV) e o resultado indicou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade do Tipo Combinado. Entretanto, a avaliação psicológica ressaltou que tais dificuldades estão extremamente relacionadas a aspectos do desenvolvimento afetivo e relacional da criança e da psicodinâmica familiar com falhas no processo de formação de identidade da criança. Os resultados encontrados na avaliação clínica evidenciaram que o diagnóstico de TDAH não é simples, sujeito a falhas se não realizado com responsabilidade e conhecimento. A atuação multidisciplinar foi a chave para a conclusão do caso.
 
 
Contato: danilo_mantovani@yahoo.com.br
 

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