Código: OCL0503
VOCABULÁRIO E FLUÊNCIA: POSSÍVEIS RELAÇÕES EM CRIANÇAS COM ALTERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM
 
Autores: Marina de Lima Orsi Pinto, Debora Maria Befi-lopes
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP
 
Introdução: Muitos autores têm estudado as alterações no desenvolvimento de linguagem (ADL), buscando não apenas um diagnostico mais preciso como também maior entendimento do quadro. Para que ocorra a identificação dessas crianças é necessária a utilização de fatores de exclusão (perda auditiva, deficiência mental, problemas emocionais ou sociais severos, alterações neurológicas, autismo e impedimentos no desenvolvimento motor da fala) e inclusão (baixo desempenho em testes padronizados de linguagem). Estudos mostram que crianças com ADL apresentam dificuldades em testes de vocabulário (menor número de designações usuais que seus pares normais) e de fluência (menor número de sílabas e palavras por minuto que seus pares normais).
Objetivo: verificar se o aumento do vocabulário (substantivos) está diretamente relacionado ao aumento da velocidade de fala em crianças com ADL.
Método: Participaram dessa pesquisa 17 sujeitos, sendo 14 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com idades entre 2:6 e 5:10 anos e diagnóstico de alteração no desenvolvimento da linguagem. Foram utilizados os protocolos de Avaliação do Vocabulário e da Fluência do Teste de Linguagem Infantil ABFW (2004) e três amostras de cada sujeito (primeira avaliação e duas reavaliações posteriores, com intervalos entre 6 e 12 meses), filmadas previamente. Todas as provas foram aplicadas pelas terapeutas dos pacientes, sendo posteriormente transcritas e analisadas pela autora do trabalho.
Resultados e Conclusão: No período analisado houve evolução significativa tanto no número de designações corretas (DC) quanto na fluência verbal, ocorrendo, no entanto, um maior ganho no número de silabas e palavras por minuto do que no número de DC. Isso significa que, ainda que crianças com ADL não apresentem um crescimento tão significativo em seu vocabulário (substantivos), sua fluência e seu discurso podem progredir. Assim, esses resultados sugerem que a velocidade de fala não se relaciona diretamente ao domínio de substantivos, mas possivelmente à evolução gramatical.
 
 
Contato: marina_orsi@hotmail.com
 

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