Código: OCL0334
ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PRÉ-ESCOLARES
 
Autores: Taciane Bortoncello, Carla Aparecida Cielo
Instituição: REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO IPA
 
A presente pesquisa pretendeu verificar a eficácia de um programa de estimulação de consciência fonológica, aplicado à pré-escolares da rede pública de ensino pelas próprias professoras, previamente treinadas. A amostra foi selecionada e homogeneizada através do Teste de Desenvolvimento de Denver II, triagem audiológica, avaliação dos órgãos fonoarticulatórios e da fala, sendo composta por um grupo controle de 8 crianças e um grupo experimental de 13 crianças, ambos contendo sujeitos independentemente do sexo, provenientes de classes de baixo nível sócio-econômico. Os grupos foram avaliados antes e após a aplicação de um programa de estimulação de consciência fonológica através de um protocolo de tarefas de consciência fonológica. Os ganhos baseados nos escores médios iniciais e finais em cada subtarefa do teste a que as crianças foram submetidas foram comparados e analisados estatisticamente. Os resultados do presente estudo mostraram que o treinamento de consciência fonológica produziu ganhos em todas as habilidades específicas. A maioria dessas habilidades apresentou ganho estatisticamente significativo: segmentação de frases de 3, 5, 6, e 7 palavras; realismo nominal; síntese e segmentação silábicas de quadrissílabos; detecção silábica e fonêmica em posição inicial, final, e medial; reversão silábica de dissílabos e trissílabos; exclusão fonêmica em posição inicial e final; síntese fonêmica com palavras de até 5 fonemas; segmentação fonêmica com palavras de até 4 fonemas; e reversão fonêmica com palavras de 2 e 3 fonemas. Concluiu-se que é possível aumentar os níveis de habilidades metafonológicas de pré-escolares, através de estimulação formal, e, por conseqüência, favorecer o processo de alfabetização, já que são variáveis amplamente correlacionadas, conforme consagrado na literatura especializada. Ressalta-se também a importância do fonoaudiólogo dentro da instituição escolar prevenindo dificuldades lingüísticas, especificamente de consciência fonológica, contribuindo para práticas educativas capazes de diminuir o fracasso escolar das crianças brasileiras.
 
 
Contato: tbortoncello@yahoo.com.br
 

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