Código: TCL0206
DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO GRÁFICA NA CRIANÇA |
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Autores: Norma Martins de Almeida |
Instituição: UNIG UNIVERSIDADE IGUAÇU |
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Desenvolvimento da Percepção Gráfica na Criança
Quando se pede para uma criança ler se observa, muitas vezes, que algumas delas apresentam dificuldade no processo da leitura com relação a diferenciação de gra-fema, como por exemplo, c/e f/t.
Sabendo-se que essa dificuldade faz parte do processo da discriminação da per-cepção visual, criou-se um critério para estudo da percepção gráfica.
O objetivo do estudo é demonstrar através de pesquisa a existência de um pro-cesso evolutivo do desenvolvimento da percepção gráfica em crianças de três a nove a-nos de idade cronológica, bem como verificar em quais idades a criança apresenta maior facilidade na percepção gráfica.
Foram usadas, para esse tipo de pesquisa, testagens com trezentas crianças. Deste total, cem crianças participaram, como estudo prévio, a fim de ser elaborado um “gabarito de bom êxito” e duzentas crianças, todas com as mesmas características, de modo a se observar e comprovar estatisticamente o desenvolvimento gráfico.
Usou-se nessa pesquisa três tipos de testagens: Diferenças e Semelhanças, Co-pia de Figuras e Reprodução.
Como resultados obteve-se a comprovação do processo evolutivo no desenvol-vimento da percepção gráfica e a percepção das diferentes idades em que as crianças se encontram aptas para desenvolver diferentes tarefas com relação à percepção gráfica.
A conclusão desse trabalho surgiu através de dados computados estatisticamen-te e que são validos e significativos para crianças da mesma faixa etária da investigação. |
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Contato: normahmartins@globo.com |
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