Código: OCL1311
AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM CEGUEIRA CONGÊNITA |
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Autores: Quésia C. Santos, Laura Giotto Cavalheiro |
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
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Introdução: A cegueira é o impedimento total da capacidade visual, decorrente de uma imperfeição neste sistema, podendo ser congênita ou adquirida. O desenvolvimento da criança resulta de contínuas trocas entre os estímulos ambientais e respostas orgânicas, através de vivências e experiências adquiridas. Por essa razão, a visão assume uma importância significativa neste processo. Objetivo: Caracterizar as habilidades da linguagem oral em crianças com cegueira congênita. Método: Participaram desta pesquisa 10 crianças, de ambos os sexos, com cegueira congênita, idade entre 2 e 5 anos e que não apresentam outras deficiências associadas. Os responsáveis pelos participantes foram submetidos a anamnese, e então foi realizada a avaliação clínica fonoaudiológica. Resultados: Avaliação clínica fonoaudiológica demonstrou que 58,3% das crianças com cegueira congênita apresentaram déficits na habilidade pragmática da linguagem, 33,3% semântica; 45,8% sintaxe; e 33,3% fonologia. Conclusão: Podemos concluir que as crianças com cegueira congênita apresentam distúrbios na linguagem oral. Tais déficits podem ser devido insuficiências das experiências com o meio externo devido a falta do input visual promovendo o atraso nas aquisições da linguagem oral. |
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