Código: OCL1695
ANÁLISE DA NARRATIVA QUANTO AO ASPECTO DISCURSIVO DOS ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE MONTE NEGRAO/RO
 
Autores: Magali de Lourdes Caldana, Tatiane Martins Jorge, Ana Karolina Zampronio Bassi, Fernanda Menechino Costa, Maurício Leonardo Margini Rocha, Agnes de Fátima Faustino Pereira, José Roberto de Magalhães Bastos
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU
 
Introdução: A análise dos processos envolvidos na produção de textos é capaz de revelar aspectos do cotidiano da criança, bem como de sua relação com o desenvolvimento da escrita. Além disso, compreender o tipo de elaboração gráfica de uma comunidade permite o estabelecimento de medidas preventivas e terapêuticas eficazes. Objetivo: Analisar a produção de texto narrativo de crianças que freqüentavam a segunda série do Ensino Fundamental de uma escola pública, na zona urbana do município de Monte Negro-RO. Método: A amostra foi constituída por 53 alunos, sendo que os mesmos foram solicitados a produzir um texto com tema previamente estabelecido, sem limite de tempo. Os textos foram analisados de forma descritiva, quanto aos seguintes aspectos: coerência, coesão, uso de fórmulas de abertura e fechamento, pontuação, parágrafos, personagens, tempo, tipo de discurso e períodos empregados. Resultados: com relação à coerência, verificou-se que 92,45% da amostra manteve o tema proposto em toda a narrativa e que 58,49% dos alunos não apresentaram um enredo. A coesão esteve comprometida em 58,49% da amostra. O uso de fórmula de abertura (“era uma vez...”) ocorreu em 47,17% da amostra e a de fechamento (“felizes para sempre”) em 9,43%. Com relação ao emprego de pontuações, verificou-se que 35,85% utilizaram a pontuação final e apenas 9,43% a pontuação interna. 90,57% dos alunos não fizeram uso de parágrafos e 83,02% empregaram até dois personagens no texto. Todas as narrativas aconteceram no tempo passado, sendo que a utilização do discurso (direto ou indireto) aconteceu em 30,19% da amostra. Com relação aos períodos, 13,21% não utilizaram períodos compostos por coordenação e 41,51% não empregaram orações subordinadas. Conclusão: Os resultados revelaram comprometimentos quanto ao enredo, coesão e uso de pontuações e parágrafos, o que evidencia a necessidade de medidas de intervenção pedagógica e fonoaudiológica nessa população.
 
 
Contato: tmjorge@ig.com.br
 

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