Código: OCV0689
ESTRATÉGIAS, UTILIZADAS POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, PARA OBTER A ATENÇÃO DISCENTE EM SALA DE AULA. |
|
Autores: Ana Paula da Silva Monteiro, Emilse Aparecida Merlin Servilha |
Instituição: PUC- CAMPINAS |
|
Vários estudos fonoaudiológicos vêm sendo implementados para compreender as especificidades do uso da voz docente no contexto pedagógico. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo foi investigar os recursos que professores universitários utilizam em sala de aula para obter a atenção dos alunos, e o papel da voz nesse contexto. Participaram 18 professores que ministram aulas teóricas em Fonoaudiologia numa universidade do interior do Estado de São Paulo, os quais responderam a uma entrevista semi-estrutura com questões sobre identificação, carreira docente e uso de recursos para obter a atenção dos alunos (Aprovação CEP 144/04). Os resultados evidenciaram professores, predominantemente do sexo feminino, idade média de 49 anos, e tempo de docência que variou de 8 a 34 anos. As técnicas de ensino utilizadas foram variadas, porém com predomínio da expositiva. As estratégias para obter a atenção do aluno foram reunidas em 3 modalidades: 1) recursos internos ao professor, como linguagem bem estruturada, definição articulatória, variação de freqüência e intensidade vocal, uso de pausas e ênfases, mudança de foco de atenção visual, pedido de atenção ou silêncio, uso de gestos, exemplificação de abordagens terapêuticas, proposições de questões e discussão com os alunos; 2) recursos externos ao professor, como a utilização de recursos audiovisuais e 3) relação teoria/ prática, na qual os professores contextualizam o assunto para o aluno, trazendo para a sala de aula a experiência dos mesmos. Quando essas estratégias mostram-se ineficazes, o professor retomava o conteúdo ministrado; e a suspensão do discurso foi citada para criar um clima de expectativa para o aluno. Conclui-se que os participantes não mencionaram as notórias condições adversas do ambiente de trabalho que dificultam o uso da voz em sala de aula, assim como valorizam mais os conteúdos, tipo de aula e uso de recursos audiovisuais do que seus próprios recursos vocais na relação professor-alunos. |
|
|
|
Contato: anamonteiro@directnet.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|