A ENTONAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES METACOGNITIVAS COMO PREDITORES DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA |
Luciana Mendonça Alves
Palestrante |
Instituição: UFMG |
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Como um dos temas mais estudados atualmente por fonoaudiólogos, a consciência fonológica ocupa lugar de destaque nas discussões clínicas e científicas. Esta habilidade metacognitiva aparece como importante pré-requisito para a alfabetização em um sistema de escrita predominantemente alfabético como o português. Mas também o processo de alfabetização se torna um importante fator para a continuidade do desenvolvimento da consciência fonológica. Neste contexto, merecendo atenção especial, estão as crianças que apresentam transtornos de aprendizagem. Na nossa triste realidade, estas crianças somente chegam aos cuidados profissionais após nove anos de idade, quando seus problemas de aprendizagem tomaram uma proporção maior. Em grande parte dos casos, a presença dos transtornos fonológicos nestas crianças é relatada desde a época da aquisição da fala. Autores como Scarborough (1990) relatam que em torno de dois anos e meio estas crianças já demonstram, por suas produções verbais, sinais que podem ser preditivos de problemas de aprendizagem da leitura. Mas será que todas as crianças com transtorno fonológico constituem grupo de risco para transtornos de aprendizagem? Crianças com transtorno fonológico merecem atenção especial, e programas específicos de ação preventiva devem ser direcionados para esta população assim que o transtorno for identificado. Dentre as habilidades que vem sendo abordadas nestes programas, destaco a importância da entonação, que tem importante papel no desenvolvimento das habilidades fonológicas e semânticas. Pesquisas recentes apontam que o processamento prosódico envolve múltiplas áreas do córtex em ambos os hemisférios, coincidindo com áreas responsáveis pelo processamento fonológico. Assim, a estimulação da entonação deve estar presente nos programas de estimulação de linguagem. As habilidades metacognitivas necessárias para o desenvolvimento da fala e da linguagem escrita devem ser estudadas com mais precisão, e crianças com transtorno fonológico devem ser avaliadas e tratadas sempre com vistas a que tipo de alteração preditora de transtorno de aprendizagem esta criança apresenta. |
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Contato: luciana@voxconsultoria.com.br |
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