Código: OEL0785
SURGIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE LINGUAGEM: ESTUDO DE CASO
 
Autores: Ana Elisa de Belotti e Nogueira Baptista, Beatriz de Oliveira, Isabel Padilha Vieira, Marta Gonçalves Gimenez Baptista
Instituição: CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO
 
Introdução: De acordo com a abordagem interacionista o diálogo de uma criança se dá através do representante da espécie, que dará significado a fala e proporcionará o surgimento e estruturação da linguagem. Sendo assim, a criança terá um papel ativo, produzindo sons e movimentos que serão interpretados e significados pelo outro e cabe a ela uma ação sobre o mundo, por isso a atuação fonoaudiológica em crianças que apresentam comprometimentos de linguagem é de importante compreensão da terapeuta para proporcionar o surgimento/ ato de fala. Objetivo: Relacionar as mudanças ocorridas na fala de um paciente com a literatura pesquisada, tendo sempre como base teórica o Interacionismo. Material e Métodos: Para realização desta pesquisa, ocorrerá um levantamento bibliográfico sobre a teoria de aquisição de linguagem interacionista, correlacionando-a com transcrições lingüísticas de um paciente em atendimento fonoaudiológico em grupo, no Centro Universitário São Camilo, cuja queixa é a dificuldade na fala. Resultados: Por meio da análise percebemos que a fala do paciente foi estruturando-se ao longo do processo terapêutico, através da interação com o Outro (terapeuta e pacientes do grupo).Conclusão: A análise das transcrições da fala do paciente traz um panorama evidenciando a importância do papel da terapia fonoaudiológica de promover a relação com o Outro, interpretando e colocando em texto, o que ainda não ganhou lugar na fala e proporcionando assim ao paciente um lugar na sociedade.
 
 
Contato: anaelisabaptista@gmail.com
 

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