Código: OCA0932
TELEATENDENTES DE CADASTRO: O QUE ESSES PROFISSIONAIS TEM A DIZER SOBRE SUA AUDIÇÃO |
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Autores: Bianca Arruda Manchester de Queiroga, Diana Babini Lapa de Albuquerque, Evelyn Priscilla Barbosa Sales, Clécia Natália de Siqueira da Silva, Neuza Maria Vieira |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
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O atendente de cadastro é o profissional que trabalha com atendimento ao cliente por telefone. Geralmente o teleatendente trabalha com um computador e um monofone. O uso do fone de ouvido por tempo prolongado pode proporcionar ao seu usuário uma série de sintomas relacionados à audição. Porém, muitos desses trabalhadores não sabem que esses sintomas estão relacionados com seu trabalho. Assim, o objetivo do trabalho foi identificar as principais queixas auditivas apresentadas pelos teleatendentes de cadastro de uma Empresa de Teleatendimento do Recife. Participaram do estudo 25 teleatendentes, sendo 23 do sexo feminino e 02 do sexo masculino, com idade média de 25,76 anos. Todos trabalhavam numa empresa do Recife como teleatendentes de cadastro por um período igual ou superior a seis meses. É importante ressaltar que o trabalho teve a autorização da Coordenadora da empresa, bem como foi submetido a Comitê de Ética em Pesquisa local, tendo sido aprovado e liberado para coleta de dados em fevereiro de 2005. Nos resultados foi observado que 56% trabalhavam com teleatendimento por um período de 1 a 3 anos e 68% trabalham num total de oito horas ao dia. Em relação à inversão do monofone entre as orelhas, 68% a realizam e 32% não. Dos 68%, 35,3% o invertem num intervalo entre 15 a 30 minutos. Por fim, 60% da população pesquisada apresentou queixa auditiva, sendo o prurido (26,7%), diminuição auditiva (20%), dor no ouvido (13,3%), sensação de plenitude auricular (13,3%) zumbido (13,3%) e tontura (13,3%) as mais relatadas. Foi possível concluir que grande parte dos teleatendentes pesquisados apresenta queixas auditivas e alguns não sabem como prevenir futuras alterações. Dessa forma, faz-se necessário alertar as empresas que prestam esse tipo de serviço sobre as questões auditivas e orientar quanto à importância de medidas preventivas. |
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Contato: dianababini@terra.com.br |
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