Código: TCC0145
RESULTADOS DO SWAL-QOL APÓS TRATAMENTO ONCOLÓGICO DE CÂNCER ORAL E OROFARÍNGEO
 
Autores: Ana Paula Brandão Barros, Débora Dos Santos Queija, Ana Cristina Di Giácomo Domingues, Sonia Akiko Teruya , Alessandra Bambace Caraccio, Rogério Aparecido Dedivitis, Inês Nobuko Nishimoto
Instituição: UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS – UNIMES / CENTRO DE TRATAMENTO E PESQUISA HOSPITAL DO CÂNCER – A. C. CAMARGO
 
Introdução: O questionário Quality of Life in Swallowing Disorders (SWAL-QOL) é uma ferramenta para a pesquisa e a prática clínica. O Objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida relacionada à deglutição após o tratamento para o câncer oral e de orofaringe.
Método: O estudo foi prospectivo. Foram convocados 14 pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico e/ou radioterápico para o carcinoma epidermóide oral e de orofaringe tratados entre Janeiro e Dezembro de 1998 à 2003.
As variáveis analisadas através do SWAL-QOL foram: fardo, desejo, freqüência de sintomas, seleção de alimentos, comunicação, medo, saúde mental, função social, sono, fadiga e escore global e forma correlacionadas com 1)radioterapia como tratamento adjuvante após a cirurgia; 2) sítio do tumor (oral / orofaringe); 3)queixas de deglutição; 4)fonoterapia. O questionário foi aplicado numa média de 6 meses após tratamento oncológico.
Resultados: A média do escore global foi 56,5 nos pacientes irradiados e 75,95 nos pacientes não irradiados. Os pacientes submetidos a tratamento oncológico de câncer oral apresentaram média de escore global 90,5 e os que apresentavam câncer de orofaringe a média foi 64,5. Os sujeitos que referiram queixas de deglutição apresentaram a média do escore global 59 e os que não apresentaram queixas 85 (p= 0,0136). Os pacientes com câncer oral que foram submetidos à fonoterapia apresentaram média do escore global 71 e os que não fizeram fonoterpia a média foi 91. Os pacientes com câncer de orofaringe submetidos à fonoterpia apresentaram média de escore global 51 e os que não fizeram fonoterpia a média foi 72,5.
Conclusão: Foi observada a interferência na qualidade de vida relacionada à deglutição através de escores mais baixos nos pacientes irradiados e com câncer de orofaringe.
 
 
Contato: dqueija@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco