Código: TCL1744
ADAPTAÇÃO DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM ORAL EM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS PORTADORAS DE VISÃO SUBNORMAL |
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Autores: Camila Alexandra Vilaça Ramos , Janaina Couto Sacramento , Erika Parlato-oliveira |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
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Introdução: A função visual interfere precocemente nas relações com o mundo exterior como ponto de partida de todas as atividades e experiências (Fonseca, 1998). As crianças com visão subnormal constroem um mundo semântico paralelo diferente ao das videntes (Palhares e cols., 2000). Objetivo: Propor uma adaptação dos protocolos de linguagem de Gordo e cols (1994) e de Brasília Chiari (1995) para avaliação de crianças de 0 a 6 anos, com alteração visual. Justificativa: A literatura retrata que crianças com acuidade visual diminuída apresentam um desenvolvimento diferente de linguagem, deste modo faz-se necessário um protocolo de avaliação que considere a dificuldade visual, ou seja, que se baseie nos aspectos que prescindam da função visual. Metodologia: A adaptação dos protocolos de Gordo e cols (1994) e Chiari (1995) foi realizada a partir da exclusão dos aspectos que envolvem a função visual e a habilidade motora, a fim
de avaliar os aspectos de linguagem independentemente das dificuldades originadas pelo déficit visual. Na adaptação, o primeiro protocolo foi reduzido para 44 itens e o segundo para 97 itens. Conclusão: O protocolo adaptado possibilita a avaliação de linguagem de crianças de 0 a 6 anos de idade, independente do déficit visual, pois permite a caracterização da linguagem da criança e conseqüentemente, favorece o planejamento da intervenção terapêutica, quando necessária. |
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Contato: cavr4504@yahoo.com.br |
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