Código: OCL0803
CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NAS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM |
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Autores: Vanessa Panda Deuschle, Marizete Ilha Ceron, Giovana Romero Paula, Helena Bolli Mota |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA |
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Dentre os profissionais que atuam na aprendizagem escolar, o fonoaudiólogo apresenta reflexões e propostas sobre como intervir nas dificuldades da linguagem escrita a partir de um enfoque que vai além da clínica, incluindo uma visão social e educacional, que busca compreender por que um número tão grande de crianças não consegue ter acesso pleno à aprendizagem (Zorzi, 2003). O presente trabalho teve como objetivo verificar a concepção dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem e sobre a atuação do fonoaudiólogo nestes casos. A pesquisa foi realizada com 32 professores da 1ª série do Ensino Fundamental (9 de escolas estaduais, 8 de escolas municipais e 15 de escolas particulares) da cidade de Santa Maria através de perguntas direcionadas, mediante a assinatura do termo de consentimento informado. Quando questionados sobre o seu conhecimento a respeito da atuação do fonoaudiólogo nas dificuldades de aprendizagem mostraram: 9,37% desconhecem o trabalho do fonoaudiólogo na área da aprendizagem escolar; 18,75% sabem muito pouco; 6,25% afirmam que o fonoaudiólogo trabalha com voz; 3,12% com gagueira; 6,25% com dislexia; 18,75% com desvios fonológicos; 28,12% com alterações de fala que se refletem na escrita e 9,37% com dificuldades especificas de leitura e escrita. Os resultados apresentados neste estudo mostraram que, aproximadamente, 55% dos professores desconhecem o trabalho do fonoaudiólogo nas dificuldades de leitura e escrita, necessitando assim de um maior esclarecimento, por parte destes profissionais a respeito da sua atuação nesta área do desenvolvimento. Especificamente em relação à aprendizagem, é necessário que os pedagogos compreendam que as dificuldades em linguagem oral podem ser o fator causal na maioria dos casos de distúrbios de aprendizagem, o que reforça a importância da atuação do fonoaudiólogo enquanto profissional legalmente habilitado para intervir nas dificuldades de linguagem oral e escrita. |
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Contato: vanexa@mail.ufsm.br |
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