Código: OCL0511
O USO FUNCIONAL DE PREPOSIÇÕES POR CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM
 
Autores: Marina Leite Puglisi, Debora Maria Befi-lopes
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP
 
O domínio de palavras gramaticais por crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) parece ser um processo difícil à medida que exige habilidades puramente gramaticais/ sintáticas (Bedore e Leonard, 2001). O objetivo deste estudo foi analisar se o desempenho destas crianças no uso de preposições é quantitativa e qualitativamente diferente quando observado a partir de uma prova formal (na qual é preciso formular frases) ou de uma amostra naturalística (na qual se pode utilizar frases recorrentes, e até modelos dados pelo interlocutor). A hipótese inicial apontava o segundo contexto como possivelmente mais facilitador para crianças com DEL.
A amostra deste estudo foi composta por 11 crianças com diagnóstico de DEL, e idades entre 3:4 a 6:5 anos. O domínio das preposições foi analisado de duas formas distintas: primeiro em um contexto formal, no qual a criança deveria ser hábil para produzir e compreender quatro tipos de preposições (Befi-Lopes et al, 2004); em seguida, em um contexto naturalístico/ lúdico, a partir do qual se obteve uma amostra de 15 minutos de conversa espontânea entre a avaliadora e a criança. Na prova de preposições, a análise das respostas seguiu o critério utilizado pelas autoras; na amostra de fala espontânea, foram computados os acertos de cada preposição utilizada, o uso de locuções prepositivas, e a presença ou não de um modelo previamente fornecido pela avaliadora (“priming”).
Todas as crianças apresentaram um desempenho significantemente melhor no uso das preposições em contexto de fala espontânea (89,3% de acerto) do que na prova formal (62,9% de acerto). Do total de acertos em contexto naturalístico, 76,5% foram produções inteiramente espontâneas, enquanto o restante caracterizou-se pelo uso de locuções prepositivas e da mediação pelo “priming”. Os achados estão de acordo com a hipótese inicial do estudo, e serão discutidos à luz da literatura.
 
 
Contato: marinapuglisi@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco