Código: OCV0048
ATORES DE TEATRO - NOÇÕES DAS NORMAS DE HIGIENE VOCAL
 
Autores: Luciana Lemos de Azevedo, Raquel de Paula Amado
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
 
Higiene vocal consiste no conhecimento da anátomo-fisiologia da fonação e das normas básicas que auxiliam na preservação da saúde vocal e prevenção de aparecimento de alterações e doenças. Os profissionais da voz, no caso deste estudo, os atores, deveriam ter um melhor conhecimento sobre higiene vocal, visto que a voz é seu instrumento de trabalho.
Essa pesquisa teve como objetivo verificar o nível de conhecimento dos alunos de escolas de teatro de Belo Horizonte sobre higiene vocal e seus hábitos vocais. Participaram desta pesquisa 37 indivíduos, sendo 14 homens com média de idade de 23,5 anos e 23 mulheres com média de idade de 23,6 anos. Eles preencheram um questionário contendo perguntas pessoais e sobre higiene vocal.
Pudemos observar que 56,75% dos alunos de teatro sabem o que é higiene vocal. Dentre as normas de higiene vocal, as mais citadas foram a ingestão de água, não fazer uso de cigarro, não gritar e não ingerir liquido gelado. Pudemos observar também que eles mantêm hábitos nocivos à voz como a ingestão de bebida alcoólica, ingestão de chocolate antes das apresentações e ingestão de liquido gelado. Observamos também que o desaquecimento vocal ainda é pouco praticado apesar de ser tão importante quanto o aquecimento.
Desta forma, pudemos observar que apesar de os alunos de teatro conhecem as normas de higiene vocal, ainda mantêm hábitos que prejudicam a sua saúde vocal.
 
 
Contato: azevedoll@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco