RECURSOS COMPUTADORIZADOS NA AVALIAÇÃO E TERAPIA DAS DISFONIAS |
Mara Behlau
Comentador(a) de Caso |
Instituição: CENTRO DE ESTUDOS DA VOZ - CEV |
|
O uso de recursos acústicos na avaliação e tratamento fonoaudiológico sempre foi restrito aos grandes centros universitários ou hospitalares, devido aos grandes custos envolvidos no desenvolvimento e instalação da instrumentação necessária. O advento dos micro-computadores, com processadores acelerados, de baixo custo e uso disseminado no mercado, permitiu o desenvolvimento de programas de fácil manejo e preço compatível com a realidade dos profissionais da saúde. Em 2002 firmou-se uma parceria entre o Centro de Estudos da Voz – CEV (São Paulo, Brasil) e a CTS Informática (Pato Branco, Brasil) com o objetivo de desenvolver produtos para instrumentalizar o fonoaudiólogo brasileiro para o atendimento clínico de rotina. Quatro produtos foram desenvolvidos até então: VOZ METRIA (2002), FONO TOOLS (2003), VOX GAMES (2004) e FONO VIEW (2005). O VOX METRIA é um software para avaliação clínica de voz; o FONO TOOLS é um recurso terapêutico, com várias funções baseadas na escuta da voz transformada, que pode ser empregado em diversos distúrbios da comunicação humana; o VOX GAMES é um conjunto de 25 jogos para auxiliar o controle da produção vocal, o FONO VIEW é um programa de análise espectrográfica em tempo real, que pode ser utilizado tanto na avaliação como no tratamento de alterações da comunicação oral.
VOX METRIA
O VOX METRIA é um software específico para análise de voz, com uma grande variedade de funções e parâmetros, permitindo ao clínico realizar o acompanhamento e comparações entre arquivos de um mesmo cliente e entre modelos de voz. O programa é de concepção e realização brasileiras, com assistência técnica e científica compatíveis com as necessidades do fonoaudiólogo. O programa permite uma avaliação acústica rápida, dinâmica e precisa, sendo um poderoso recurso educacional para o clínico e o paciente. Os gráficos produzidos são de fácil compreensão e possibilitam a comparação dos sinais de áudio na mesma tela, tanto para análise de voz como para qualidade vocal. Além disso, o programa elabora de um diagrama de desvio fonatório, que permite situar em um único gráfico, o desvio da produção vocal e a evolução da terapia. Há dois modos de operação básicos: análise de voz e qualidade vocal. No modo ANÁLISE DE VOZ podemos avaliar tanto uma vogal sustentada como a fala encadeada. Este modo oferece os seguintes parâmetros: sinal de áudio, freqüência fundamental e intensidade, histograma da f0, espectro de energia e LPC, espectrograma e diversas estatísticas relativas ao sinala analisado. As funções do modo de QUALIDADE VOCAL incluem o espectrograma, curvas de andamento de freqüência e intensidade, estatísticas e o diagrama de desvio fonatório. O diagrama de desvio fonatório é um gráfico visual, simples e direto, formado a partir dos dados dos índices de perturbação e das medidas de ruído da emissão do paciente. Este gráfico posiciona a emissão do cliente dentro de uma região normal ou alterada, por meio da marcação de um pequeno círculo vermelho, que indica o valor médio, e círculos menores verdes, que mostram a distribuição da irregularidade durante a emissão da vogal, particularmente quanto ao desvio fonatório presente.
FONO TOOLS
O FONO TOOLS foi desenvolvido com bases na necessidade do fonoaudiólogo utilizar um recurso simples para a aplicação o método auditivo no aperfeiçoamento e reabilitação das disfonias. O controle auditivo parece ser crucial na vocalização humana, ou seja, a organização da produção vocal é governada auditivamente, embora esse sistema de controle auditivo e as vias envolvidas não sejam ainda bem compreendidos. O FONO TOOLS é um aplicativo que incorpora diversos modos de manipulação da escuta da própria voz, além de permitir a visualização do registro e o salvamento de arquivos, com baixo custo. Os modos de operação do programa são: amplificação, atraso no monitoramento, deslocamento de freqüência, inversão, mascaramento, repetição e ritmo.
No modo AMPLIFICAÇÃO, o paciente ouve imediatamente sua voz com maior volume. O efeito da amplificação da voz do próprio falante é uma redução imediata do volume de voz, e uma emissão mais fácil e com qualidade menos tensa. No modo ATRASO DO MONITORAMENTO, o treinamento vocal é feito sob monitoramento auditivo retardado (delay auditory feedback – DAF), situação na qual um indivíduo recebe a estimulação auditiva de sua própria voz, reproduzida com um atraso de frações de segundos ou até mesmo de alguns segundos. Esta técnica é muito útil como prova diagnóstica para diferenciar casos de disfonias orgânicas neurológicas e casos funcionais psicogênicos. Uma utilização adicional é nos indivíduos que usam suas vozes profissionalmente e trabalham com ponto eletrônico ou monitoramento intra-canal, sujeitos à atraso da emissão. No modo FREQUÊNCIA, trabalha-se com o deslocamento da voz do paciente de sua emissão habitual, para tons mais agudos ou mais graves. O objetivo deste modo é fazer com que o paciente tenha a possibilidade de ouvir e analisar a própria voz mais grave ou mais aguda, para melhorar a conscientização da emissão e avaliar as possíveis mudanças de freqüência fundamental. No modo INVERSÃO, o programa possibilita reverter o trecho registrado de fala, o que pode ser aplicado para trabalho de processamento auditivo e consciência fonológica, um recurso adicional na reabilitação de crianças com problemas de linguagem oral e escrita. No modo REPETIÇÃO, também conhecido como loop, pode-se registrar e reproduzir a própria voz para aumento da conscientização sobre a qualidade vocal ou sobre parâmetros em particular, modificando-se e recortando-se novamente a emissão, para um segundo exercício de escuta guiado. O objetivo deste modo é desenvolver o monitoramento auditivo, melhorar a conscientização vocal e identificar parâmetros vocais específicos. No modo MASCARAMENTO, utiliza-se a resposta reflexa conhecida como Efeito Lombard; o treinamento vocal sob mascaramento auditivo consiste na aplicação de ruído branco, em ambas as orelhas, suficientemente intenso para impedir a escuta da própria voz, o que ocorre em média a 100 dBNA. O mascaramento reduz o impacto do controle auditivo, que pode estar alterado em algumas disfonias, possibilitando uma produção vocal melhor. No modo RITMO, também conhecido como marca-passo, introduz-se um som guia, que consiste da emissão de cliques por segundo, cuja velocidade pode ser modificada, com o objetivo de organizar os aspectos temporais da emissão, treinar leitura ou seqüências articulatórias, para modificar, regularizar ou controlar o ritmo da emissão.
VOX GAMES
O VOX GAMES é um programa com 25 jogos desenvolvidos especificamente para terapia da voz, para favorecer o controle dos seguintes aspectos: intensidade, freqüência, tempo de fonação, traço de sonoridade e som-silêncio; finalmente. O principal objetivo do programa é estimular a modificação de voz de crianças e pré-adolescentes, a fim de promover uma melhor produção vocal e controle dos parâmetros selecionados. As estratégias utilizadas são atrativas e estimulantes, facilitando a correção dos desvios na produção de voz e fala. O programa ainda permite analisar dados estatísticos das emissões dos clientes, com a produção de gráficos e relatórios que podem ser impressos. Oferece ainda o retorno visual, em tempo real, da produção do paciente, transformando o processo abstrato da produção vocal em uma realidade observável.
FONO VIEW
O FONO VIEW foi desenvolvido para otimizar o uso da análise espectrográfica, em tempo real, na clínica fonoaudiológica. O uso de análise espectrográfica acústica, com aplicação clínica, data da década de 1960, quando os espectrógrafos de som passaram a compor os laboratórios universitários nos EUA. Embora fosse um recurso atraente, seu custo era proibitivo. O advento dos computadores pessoais possibilitou o desenvolvimento de programas de análise, contudo, o foco na extração de inúmeras medidas deslocou a importância da espectrografia a um plano secundário. A subseqüente redução dos custos envolvidos recuperou o interesse por esta avaliação, mas havia ainda a limitação de executar a análise em toda a faixa de freqüências da fala. Aliando-se as necessidades da clínica fonoaudiológica aos avanços da informática, desenvolveu-se no presente ano um programa de análise de voz e fala em tempo real. O programa é de fácil utilização e permite o desenvolvimento do monitoramento viso-vocal e áudio-visual dos inúmeros parâmetros da voz e da fala, podendo ser empregado na terapia de voz, fala, fluência e linguagem, com aplicação particular no aperfeiçoamento e controle da comunicação profissional. As ferramentas disponíveis incluem realização de espectrografia de faixa-larga e estreita, detecção da freqüência fundamental e dos formantes dos sons, além de extração do espectro de energia e do espectro de longa duração (LTAS). O aplicativo pode ser ainda utilizado como um instrumento de edição de amostras de fala, permitindo gravar, pausar, reproduzir e salvar o arquivo, demonstrando ao cliente o traçado e ressaltando detalhes da onda sonora. Há possibilidade de comparação simultânea de duas amostras (por exemplo: uma do cliente e outra modelo, ou de dois diferentes momentos do tratamento ou treinamento). Além de ser poderoso recurso educacional para o cliente, o programa auxilia o desenvolvimento da correlação auditivo-acústica para o clínico.
Referências
www.ctsinformatica.com.br
BEHLAU, M (org) – Voz. O livro do especialista. Volume I e II. Rio de Janeiro, Revinter, 2001 e 2005.
|
|
Contato: mbehlau@uol.com.br |
|

Imprimir Palestra |
|