Código: TCD0246
CORRELAÇÕES ENTRE QUEIXAS DE FALA E DEGLUTIÇÃO, DISARTROFONIA E DISFAGIA EM PACIENTES NEUROLÓGICOS
 
Autores: Monica Caiafa Bretas, Ana Paula Brandão Barros, Marília Sampaio , Débora Dos Santos Queija , Lília Carmona Sophie, Yára Dadalti Fragoso
Instituição: UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS – UNIMES / CENTRO DE TRATAMENTO E PESQUISA HOSPITAL DO CÂNCER – A. C. CAMARGO
 
Introdução: O mecanismo funcional das estruturas estomatognáticas é extremamente complexo e possui sofisticado sistema de controle neurológico, portanto, distúrbios neurológicos freqüentemente provocam alterações na respiração, voz, fala e deglutição.
Objetivo: Avaliar a correlação entre as queixas de fala, de deglutição, e os diagnósticos de disartrofonia e disfagia neurogênica.
Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo, do qual participaram 14 pacientes, idade média de 56 anos, com diagnóstico de doença neurológica. Destes, 10 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. A análise estatística dos dados foi obtida através do programa SPSS 7.5, e foram extraídos a média, o desvio padrão, os valores máximos e mínimos, a mediana, a freqüência e a correlação entre as variáveis: presença de queixa de deglutição e/ou fala, e diagnóstico de disfagia e/ou disartrofonia. Resultados: Observou-se que a maior parte dos pacientes (86%) apresentou queixas de fala e deglutição. Apenas 36% dos pacientes receberam diagnóstico de disartrofonia e disfagia. 64% dos indivíduos com diagnóstico de disfagia tinham queixas em relação à deglutição e 57% em relação à fala. Dos indivíduos com diagnóstico de disartrofonia, 64% apresentavam queixas quanto à fala e 64% quanto à deglutição, sendo que, destes, 44% também receberam diagnóstico de disfagia. Conclusão: Observa-se a existência de uma alta correlação entre as queixas de fala, de deglutição, e os diagnósticos de disartrofonia e disfagia neurogênica. Isto está de acordo com a idéia anteriormente citada, na qual os distúrbios no sistema de controle neurológico podem promover alterações nas funções das estruturas estomatognáticas, comprometendo a deglutição, fonação e a fala.
 
 
Contato: dqueija@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco