Código: TSL0664
ASSESSORIA FONOAUDIOLÓGICA: OS EFEITOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR
 
Autores: Dianne Cristine Rodrigues de Melo; , Cristiane Cagnoto Mori -de Angelis
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
 
A Fonoaudiologia origina-se na instituição educacional, onde surgiu para atender as questões referentes à linguagem na década de 1930. Na década de 1960, houve um distanciamento entre a Fonoaudiologia e a Educação, já que os primeiros cursos, influenciados pela Medicina, priorizavam a formação clínica. A aproximação com a Educação retorna na década de 1980, quando a profissão foi regulamentada. Surgem, então, movimentos de retorno à escola, ainda orientados pela dimensão clínica. Atualmente, há outra perspectiva para a atuação fonoaudiológica na escola, na qual os distúrbios de linguagem com foco individual são substituídos por uma perspectiva educacional, voltada para o professor e os programas educacionais. Também a assessoria fonoaudiológica descrita neste estudo está ancorada no agenciamento de encontros reflexivos que possibilitam a escuta de um dizer singular, construindo uma rede de sentidos com os sujeitos envolvidos.
Em encontros semanais, organizados a partir de “Grupos Temáticos” com os professores de Educação Infantil de uma escola particular, contemplam-se aspectos como a alfabetização, o letramento, os gêneros do discurso e a reflexão acerca da linguagem escrita. Neste estudo, discutiremos as questões implícitas na alfabetização e as estratégias para trabalhar a linguagem escrita em sala de aula. As diretrizes do programa advieram do cotejamento entre os resultados de um questionário e as discussões qualitativas realizadas nos encontros. Os encontros com os professores são marcados por discussões teóricas, relato de atividades desenvolvidas, trocas de experiências e a análise do material gráfico produzido pelas crianças que nos permitem estabelecer relações entre os aspectos teóricos e a prática propriamente dita, além de construir novos conhecimentos acerca do nosso objeto de estudo. Na assessoria, o fonoaudiólogo pode ser configurado como um articulador entre a prática já exercida e as concepções de linguagem, constituindo assim, sentidos diante das produções escritas realizadas pelas crianças e estudos sobre aquisição da linguagem escrita.
 
 
Contato: diannefono@hotmail.com
 

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