Código: TEL0549
DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM: INTERVENÇÃO DE UM CASO CLÍNICO.
 
Autores: Janaina Patricio de Lima, Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Simone Rocha de Vasconcelos Hage , Luciana Paula Maximiamo De Vitto
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU - USP
 
Muito freqüentemente encontram-se crianças que não desenvolvem linguagem de forma esperada e que não possuem nenhum fator que justifique tal alteração como: perda auditiva, limitações intelectuais, privação ambiental, síndrome, distúrbios abrangentes do desenvolvimento, entre outros. Tais crianças chegam aos cinco ou seis anos de idade com padrões atípicos de desenvolvimento e mantêm dificuldades de linguagem ao longo da vida, principalmente na escolaridade. Nessas situações fica caracterizado o Distúrbio Especifico de Linguagem (DEL) (Befi- Lopes, 2004).
O objetivo do presente trabalho é descrever o processo de intervenção fonoaudiológica de um caso de DEL.
O paciente tem 11 anos, sexo feminino, e encontra-se em atendimento desde 2001 na Clínica de Fonoaudiologia desta Universidade. O processo de intervenção constou de 2 atendimentos semanais com duração de 45 minutos/cada. Este englobou, enquanto linha de fundamentação teórica, a Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA), que é “uma área de prática clínica que busca compensar prejuízos e padrões de inaptidão de indivíduos com desordem severa de comunicação expressiva” (ASHA, 2003). No caso em questão, é priorizado o canal visual como receptivo das informações que são veiculadas por meio de figuras, uma vez que este se apresenta com melhor desempenho.
No ano de 2001 foram realizadas 24 sessões, onde o paciente obteve desempenho satisfatório quanto ao aspecto semântico. No ano de 2002, foram 59 sessões, além do aspecto semântico, observou-se inicio do desenvolvimento sintático com justaposição de figuras encadeadas e posterior produção oral. No ano de 2003, num total de 46 sessões, paciente foi capaz de produzir oralmente frases de 3 a 4 elementos com flexionamento de verbos e presença de alguns elementos conectivos. É importante ressaltar que sua produção lingüística é prejudicada pela inteligibilidade.
Com os resultados obtidos podemos concluir a eficácia do uso da CAA, na intervenção fonoaudiológica neste caso de Distúrbio Especifico de Linguagem.
 
 
Contato: janapatricio@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco