Código: OCV0079
A VOZ E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DE CIDADES PEQUENAS |
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Autores: Carla Aparecida Cielo, Karine Schwarz |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA- UFSM |
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Introdução: o professor é considerado um profissional de alto risco para desenvolver alterações vocais, pois depende da sua voz para exercer sua profissão com eficiência. Qualquer alteração vocal no docente pode prejudicar o desenvolvimento do seu trabalho, comprometendo até mesmo o futuro de sua carreira profissional. Objetivo: investigar a saúde vocal de professores do Ensino Médio, Fundamental e Infantil, de cinco escolas públicas, de cidades do interior do Rio Grande do Sul (com menos de 15.000 habitantes), traçando o seu perfil vocal e fazendo uma análise das condições de trabalho. Métodos: 75 professores submetidos à avaliação fonoaudiológica e laringoscópica, e um questionário sobre conhecimentos vocais, comportamento vocal e características do seu ambiente de trabalho. Resultados: houve significância estatística em relação à ocorrência de alterações vocais; à valoração da voz negativa; ao desconhecimento sobre a produção e cuidados vocais; ao predomínio da tensão na fonação; ao tempo máximo de fonação reduzido; ao predomínio da ressonância laringo-faríngica e à ausência de queixas em relação ás condições de trabalho. O único fator que pareceu influenciar a ausência ou presença do distúrbio vocal entre os professores foi a idade. Conclusões: os professores não apresentam conhecimentos e padrões vocais adequados, mesmo com condições de trabalho favoráveis. |
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Contato: schwarz@gampnet.com.br |
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