Código: TEL1740
DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM ASSOCIADO A UMA FISSURA SUBMUCOSA
 
Autores: Mônica Taísa Assumpção , Gabriela Rosito Alvarez Bernardez, Raquel Dietrich Arrais, Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
Introdução Distúrbio de aprendizagem refere-se a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e na utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático. (DSM-IV). Fissura submucosa: trata-se de uma deformidade congênita que pode apresentar-se de forma isolada, associada à fissura labial, ou ainda fazer parte de quadros sindrômicos. Objetivo realizar o estudo de caso de um paciente, da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, cujo diagnóstico é de Distúrbio de Aprendizagem associado a uma fissura submucosa, a fim de verificar se os achados clínicos do paciente, corroboram com os dados encontrados na literatura, com relação a este distúrbio, e certificar-se que se a fissura submucosa, trata-se de um fato isolado ao está associada a uma desordem maior (Síndrome Velocardiofacial). Metodologia: Foram coletadas informações com relação aos achados clínicos (dados de anamneses e avaliações) de um paciente, de 11 anos de idade, que cursa a quinta série do ensino fundamental em escola pública em classe não especial. Uma vez coletados, esses dados foram comparados aos achados prescritos na literatura no que se refere ao distúrbio de aprendizagem e à fissura submucosa. Resultado: Feita a correlação entre os achados clínicos do paciente e os dados da literatura, observou-se que o paciente apresenta várias das características descritas na literatura como típicas de um Distúrbio de Aprendizagem, como por exemplo: dificuldade de raciocínio matemático, atraso no desenvolvimento da linguagem oral e psicomotor, alteração da memória imediata e nos processos perceptuais – auditivos, fato que possibilitou assegurar o diagnóstico anteriormente apresentado ao caso. A fissura submucosa, constituiu-se um fato isolado. Conclusão: Pode-se afirmar que se trata de um caso típico de distúrbio de aprendizagem associada a uma fissura submucosa isolada.
 
 
Contato: fobinin@yahoo.com.br
 

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