Código: OCL0481
LETRAMENTO E ATUACAO FONOAUDIOLOGICA EM UNIDADES BASICAS DE SAUDE |
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Autores: Patrícia Feijó Da Cunha, Maria Carolina Ferreira Alves, Cristiane Cagnoto Mori-de Angelis, Ana Luiza Marcondes Garcia |
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
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Atualmente, no Brasil, não basta que sejam descritos e analisados os dados referentes ao analfabetismo da população. É crescente a necessidade de designar a condição de quem responde adequadamente às intensas demandas sociais pelo uso amplo e diferenciado da leitura e da escrita (Soares, 1998: 20), ou seja, o letramento. Pesquisas de grande porte, como o Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (Ação Educativa/IBOPE), revelam que a maioria da população brasileira, embora alfabetizada, é sub-letrada, ou seja, não consegue usar a leitura e a escrita. Diante dessa realidade, nossa pesquisa visou caracterizar o perfil de letramento dos usuários de uma UBS da cidade de São Paulo, investigando suas práticas de leitura e escrita e seu desempenho em tarefas de leitura. Os quarenta sujeitos – vinte estudantes e seus vinte familiares adultos – realizaram um teste que lhes apresentava para ler gêneros discursivos diferentes, como cartaz, notícia, carta de reclamação e resenhas críticas, seguidos por perguntas de complexidade variada, além de responderem a um questionário. Pelo questionário foi possível aferir que os usos dos adultos restringem-se à leitura e escrita de gêneros primários, ligados ao ambiente doméstico. Os testes mostraram que as questões que exigiam apenas a localização de uma informação tiveram alto índice de acertos, ultrapassando a casa dos 85%. Já as perguntas que exigiam comparação entre as informações e / ou inferências levaram a um elevado número de erros, cujo percentual chegou a quase 70% das respostas. Os dados permitem concluir que a população investigada é alfabetizada, porém não lê proficientemente, impedindo assim que ela responda adequadamente às demandas sociais relacionadas à linguagem escrita. Ademais, os usos restritos da linguagem escrita pelos adultos refletem e justificam as habilidades de leitura pouco refinadas apresentadas pelos seus filhos estudantes, demonstrando que as ações fonoaudiológicas devem garantir a promoção de letramento em toda a população. |
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Contato: de-angelis@uol.com.br |
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