DISCUSSÃO DE CASO: VOZ CANTADA
Silvia Maria Rebelo Pinho
Apresentador(a) de Caso
Instituição: INVOZ - COMUNICAÇÃO E VOZ PROFISSIONAL
 
A fonação é uma função adaptativa, na qual utilizamo-nos de órgãos de outros sistemas como digestório e respiratório para que possa ser realizada. É uma ação complexa que envolve ação de muitos músculos. No canto o refinamento é ainda maior, devendo o cantor ter controle preciso de cada músculo envolvido, não apenas no que diz respeito à fonte glótica (pregas vocais) como também ao filtro. Os músculos tensores são responsáveis pelos diferentes registros produzidos durante o canto: fry, modal (constituído de sub-registros de peito, médio e cabeça) e falsete. Registros mais elevados como o de flauta ou assobio, requerem refinamento maior, além da ativa participação da musculatura extrínseca. Além de bom domínio, o cantor deve ter bom tônus da musculatura laríngea e do trato vocal para que na passagem de um registro ou sub-registro para o outro não haja quebras de sonoridade. Modificações no trato vocal ajudam o cantor a fazer com que as trocas de registros sejam imperceptíveis. Além disso, o cantor deve também conseguir mandar e manter bom fluxo de ar durante o canto, por isto o cantor deve, através de exercícios específicos, manter a musculatura costal, diafragmática e abdominal em boas condições. A contração dos intercostais externos ajuda na manutenção do fluxo aéreo durante fraseado longo. Algumas escolas de canto defendem apoio respiratório com a cinta abdominal para fora e outras para dentro, mas para ambas as situações existem justificativas plausíveis. No canto lírico a voz deve estar livre de tensão, soprosidade, rouquidão ou aspereza. Entretanto, no canto popular essas características são muitas vezes, desejáveis, sendo assim, ensinadas ao cantor da forma mais saudável possível. Da mesma forma anasalidade e a metalização podem ser utilizadas como recursos estéticos e interpretativos. Para que fique claro, durante a mesa serão mostrados casos ilustrativos das diversas situações.
 
Contato: invoz@uol.com.br
 

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