Código: OCL0861
A PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA EM TERAPIA DE LINGUAGEM COM CRIANÇAS SURDAS: CONSTRUINDO A MEMÓRIA DISCURSIVA
 
Autores: Maria Cecilia Bonini Trenche, Aline Neves Pessoa, Bruna Marcondes Ribeiro
Instituição: PIBIC-CNPQ, PUC-SP, DERDIC
 
Introdução: A escrita ocupa um papel importantíssimo nas práticas clínico-terapêuticas com crianças surdas. Forma de inserção cultural e de socialização, a prática da linguagem escrita vai além da alfabetização e implica processos interativos discursivos, não se restringindo desse modo ao plano do código. Objetivo: estudar e refletir sobre o método terapêutico de linguagem usado com crianças surdas na clínica fonoaudiológica. Método Os participantes da pesquisa são crianças que apresentam surdez severa ou profunda e são atendidas individualmente e/ou em grupo, por estagiárias de um serviço de fonoaudiologia da cidade São Paulo. Os atendimentos são filmados e transcritos, para então, serem analisados em articulação aos dados do histórico de vida dessas crianças e à luz dos pressupostos teóricos nos quais a pesquisa se baseia. Resultados O registro sistemático das sessões mostra que as manifestações textuais-discursivas da modalidade escrita reproduzem, alimentam e tecem o processo discursivo realizado no espaço clínico. As crianças conversam sobre o que lêem e escrevem, num processo de compreensão temática, isto é, de reorganização do mundo, estruturando aquilo de que se pode falar, constitutindo memória discursiva. As conversas são sustentadas por esse saber lingüístico(memória discursiva) que não se confunde com memorização de vocábulos ou repertório e que vai sendo construído gradativamente. Sendo esses processos de natureza discursiva, ocorre também deslocamentos que dão lugar a novos sentidos. A acessibilidade a textos de diferentes gêneros discursivos, significados em diálogos, propicia o efeito de familiaridade de memória compartilhada que se dá pela retomada de dados da memória e pela construção dessa memória. Conclusão:O trabalho com essa modalidade de linguagem na perspectiva apontada oportuniza a participação da criança de modo significativo em atividades de letramento, propiciando melhores condições para ela participe de eventos de natureza interativa e comunicativa e ao mesmo tempo respalda os processos de aprendizagem escolar.
 
 
Contato: cecilia@trenche.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco