Código: TCL1310
AVALIAÇÃO PRAGMÁTICA DE CRIANÇAS DE 6 ANOS SEM E COM DESVIO FONOLÓGICO
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Autores: Laura Giotto Cavalheiro, Márcia Késke-soares |
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA |
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ntrodução: Crianças com desvio fonológico apresentam dificuldade em organizar e adaptar o sistema de sons da língua ao sistema padrão de sua comunidade lingüística. O desvio ocorre no desenvolvimento da criança, como parte do processo de aquisição da linguagem. Objetivo: Avaliar e comparar o desempenho na avaliação pragmática de crianças sem e com desvio fonológico. Método: Participaram deste estudo 150 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 6 anos a 6 anos e 8 meses, matriculadas nas classes de alfabetização do ensino público da cidade de Salvador-BA. Os sujeitos foram divididos em 2 grupos: Grupo I (GI) composto por 75 crianças que não apresentavam desvio fonológico e Grupo II (GII) composto por 75 crianças que apresentam desvio fonológico. . Para o diagnóstico diferencial as crianças foram submetidas a triagem fonoaudiológica, incluindo a avaliação fonológica, mediante aplicação do instrumento proposto na Avaliação Fonológica da Criança (AFC). Foi utilizado como procedimento a Avaliação Pragmática proposta por Fernandes (2000). Resultados: Foi possível verificar que as crianças do GI apresentaram médias percentual de oito (8) atos comunicativos por minutos, e utilização preferencial do meio comunicativo verbal. As crianças do GII apresentaram médias percentual de cinco (5) atos comunicativos por minuto e uso quantitativamente semelhante dos meios verbais e gestuais de comunicação. Conclusão: Podemos concluir que as crianças com desvio fonológico apresentam déficits relacionados à habilidade pragmática da linguagem oral. Tal desempenho pode estar associado à dificuldade de apropriação dos sistemas de sons da sua comunidade lingüística determinando dificuldade de compreensão por parte do interlocutor e promovendo o uso associado de outros meios comunicativos ao verbal como forma de potencializar a atividade comunicativa. |
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Contato: laufono@uol.com.br |
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