Código: OCL1301
HISTÓRICO DE FRACASSO ESCOLAR EM ALUNOS DE 5ª SÉRIE DA REDE PÚBLICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ORTOGRÁFICA |
|
Autores: Catarine, H. M. Boness, Lavinia S. Carvalho, Emanuelle S. Vasconcelos, Laura Giotto Cavalheiro |
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB |
|
Introdução: A apropriação ortográfica ocorre de forma progressiva durante o avanço na escolaridade em conseqüência da crescente superação das complexidades do sistema de escrita. Objetivo: Avaliar e comparar a produção ortográfica de escolares da 5ª série de uma escola da rede pública da cidade de Salvador-BA, com e sem queixa de fracasso escolar. Método: Os sujeitos foram divididos em dois Grupos: Grupo I (GI), grupo contrle, foi composto por 16 alunos sem histórico de fracasso escolar e Grupo II (GII) composto por 8 alunos com histórico de fracasso escolar. Todos os sujeitos estavam matriculados na 5a. série da rede pública de ensino da cidade de Salvador-BA. Para a coleta de dados foi utilizado um ditado composto de 57 palavras e 9 frases baseado no Roteiro de Observação Ortográfica proposto por Zorzi (1998). Resultados: Foram analisados 1077 erros ortográficos sendo que destes, 508 foram produzidos pelo grupo do GII. O GII apresentou ainda uma média de erros por aluno muito superior (63,5) à apresentada pelo grupo que não possui histórico de fracasso escolar (31,6). Os erros ortográficos foram classificados em onze categorias, sendo que a hierarquia de ocorrência destas apresentou-se igual nos dois grupos apenas para as três principais: representações múltiplas, apoio na oralidade e omissão. A porcentagem de ocorrência das categorias ‘apoio na oralidade’, ‘omissão’, ‘acréscimo’, ‘outras alterações’, ‘substituição surda-sonora’ e ‘letras parecidas’ apresentou-se superior no grupo com histórico de fracasso escolar. Conclusão: Podemos concluir que os escolares com histórico de fracasso escolar apresentarem um aumento significativo na produção de erros ortográficos e na porcentagem de ocorrência de algumas categorias menos freqüentes. No entanto, não influencia na hierarquia de ocorrência para as três principais categorias de erros ortográficos, sugerindo que a apropriação dos aspectos relacionados a estas ocorre de maneira semelhante nos dois grupos. |
|
|
|
Contato: laufono@uol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|