AS DIMENSÕES DO LÚDICO NA CLÍNICA DE LINGUAGEM
Maria Inês Tassinari
Palestrante
 
Resumo Congresso Santos As Dimensões do Lúdico na Clínica e na Linguagem Neste trabalho a temática do brincar será discutida tendo como premissa que a constituição do sujeito é indissociável do funcionamento simbólico. Nessa perspectiva, pensaremos o lúdico como fundante do laço dos pais com a criança, e desta com o terapeuta. Na base da constituição do sujeito está o adulto que imaginariza uma existência e se relaciona com o bebê, segundo seus recursos lúdicos. É pelo brincar do outro consigo que o sujeito em constituição, manifesta traços desse complexo processo de produção de si mesmo, constituição de um sujeito desejante. A aquisição de linguagem e o brincar são resultados e simultaneamente resultantes dessa trama do sujeito com o outro com o mundo dos objetos e com seu corpo. Deste modo, brincar é o trabalho que a posição de sujeito sustenta e desempenha, como condição de possibilidade para criar sentidos para suas experiência, ao posicionar-se diante delas mediante a atividade lúdica. Na clínica da linguagem, o imperativo categórico das queixas se caracteriza pela falta ou pelo excesso de não sentidos, há um distúrbio evidente, embora inquietante no que possa significar não falar, gaguejar ou burlar a ordem expressa da Língua. Na medida em o vínculo terapêutico enlaça o cirquito pulsinal na busca do prazer pelo brincar, faz sentido falar e as palavras de modo significativo podem articular relações menos confusas do sujeito com a cultura. Mediante a discussão de situações terapêuticas, abordaremos o brincar como indicador das posições subjetivas de crianças com diferentes problemas de linguageml. Concluímos indicando que para atribuir aos sintomas alguma possibilidade de verdade para a criança e seus pais, faz-se necessário sentir com elas seus não sentidos, suas repetições estéreis e fixações vazias, o que só será viável se o adulto/terapeuta estiver numa posição psíquica que lhe permita discriminar quando deve brincar pela criança, brincar para criança, brincar com a criança ou simplesmente sustentar um espaço de conforto psíquico que permita à criança brincar.
 
Contato: inestassinari@uol.com.br
 

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