DIVERSIDADE METODOLÓGICA NO DIAGNÓSTICO EM LINGUAGEM |
Ana Luiza Gomes Pinto Navas
Coordenador(a) |
Instituição: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO |
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A melhora da qualidade dos procedimentos de avaliação tem ajudado nas tomadas de decisão sobre os distúrbios de linguagem, de fala e de voz na clínica fonoaudiológica. A discussão sobre qual a metodologia mais adequada para o diagnóstico em linguagem tem sido tema importante em encontros científicos da área dos Distúrbios da Comunicação Humana.
O presente trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a diversidade metodológica, especificamente, para o diagnóstico em linguagem. Não cabe aqui estabelecer qual a melhor abordagem, mas sim apresentar e discutir sobre a diversidade de metodologias empregadas pelo profissional fonoaudiólogo em sua prática clínica. A opção pelo tipo de abordagem teórica e a partir daí pelo tipo de instrumento e abrangência dos dados deve na medida do possível pautar-se em resultados obtidos em estudos científicos. Esses trabalhos delineados especialmente com o propósito de estabelecer os caminhos mais apropriados para a prática clínica tentam responder a diversos questionamentos como: Qual a melhor abordagem para se estudar as habilidades de linguagem de uma população específica? Devemos utilizar um instrumento formal de avaliação? Qual a sua validade, norma e confiabilidade?
Não se deve, no entanto, confundir metodologias para a investigação científica com o dia-a–dia da clínica fonoaudiológica.
A proposta que defendo é a possibilidade e abrangência de uma abordagem integrativa onde o sujeito a ser avaliado seja considerado um ser comunicativo que se manifesta na interação com o outro e, portanto, seu processamento linguagem deve ser analisado em sua complexidade, de forma quantitativa e qualitativa. Ou seja, na prática clínica a complementaridade entre as diversas abordagens deve ser sempre buscada.
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Contato: analunavas@gmail.com |
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