Código: TSV1415
PERFIL DOS PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE ARTES VOCAIS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
 
Autores: Adriana de Almeida Bezerra, Thays Vaiano, Prof. Dr. Marta Assumpção de Andrada e Silva, Prof. Dr. André Duprat, Clarissa Biscuola, Samira Ramos
Instituição: DEPARTAMENTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO E CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
 
A Voz Profissional tem sido foco de interesse nos últimos anos não só pela Fonoaudiologia e pela Otorrinolaringologia como também pelos próprios profissionais da voz, os quais com freqüência procuram melhorar sua performance vocal conhecendo a fisiologia do aparelho fonador.
O Ambulatório de Artes Vocais foi criado há um ano e é destinado aos profissionais da voz: cantores e atores. Esses profissionais são avaliados conjuntamente por uma equipe de fonoaudiólogas especialistas em voz e otorrinolaringologistas. A avaliação consiste na aplicação de um protocolo fonoaudiológico que envolve queixa, hábitos vocais e avaliação da voz falada, cantada e cênica e a avaliação otorrinolaringológica é realizada com uso da nasofibroscopia na voz falada, cantada e cênica. Os pacientes que apresentam queixas e alterações funcionais são atendidos pela equipe de otorrinolaringologia e fonoaudiologia através das alunas de graduação.
Até o presente momento, foram atendidos 52 sujeitos, sendo 33 mulheres com idade média de 30,33 anos e 19 homens com idade média de 27,84 anos. Dos pacientes atendidos, 85% são cantores e foram divididos pelo estilo de canto 30% popular, 21% lírico, 17,3% gospel, 11,5% coral). A maior queixa fonoaudiológica encontrada foi de rouquidão após uso profissional da voz. Em relação à qualidade da voz falada observou-se, 37,2% soprosidade, 27% rouquidão e 32% qualidade neutra. Quanto ao diagnóstico otorrinolaringológico observou-se 27% refluxo laríngo-faríngeo, 21% fenda, 17,3% nódulos, 15,3% cisto e 21% sem alterações.
Dessa forma, o Ambulatório de Artes Vocais atendeu um maior número de cantores do gênero feminino e de estilo popular. Na avaliação fonoaudiológica foi encontrada a qualidade vocal soprosa como maior característica e em relação ao diagnóstico otorrinolaringológico a maior alteração encontrada foi a presença de refluxo laringo-faríngeo.
Durante o tempo de funcionamento do ambulatório, o mesmo mostrou-se eficiente uma vez que os profissionais atendidos melhoraram sua performance vocal obtendo sucesso.
 
 
Contato: dribezerra@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco