Código: TCL0660
CONSCIêNCIA METALINGüÍSTICA E A APROPRIAÇÃO ORTOGRÁFICA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS FONOLÓGICOS |
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Autores: Bianca Arruda Manchester de Queiroga, Maria Cléscia Tavares, Juliana Lucena de Almeida |
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO |
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Introdução: Crianças com distúrbios fonológicos têm se mostrado mais suscetíveis a problemas de aprendizagem, especialmente no que concerne à ortografia, possivelmente porque muitas das irregularidades ortográficas do português dependem da compreensão de regras de contexto grafo-fônico, ou seja, de diferentes relações entre fonemas e grafemas. Estudos anteriores têm revelado uma conexão entre a consciência metalingüística e a apropriação da ortografia. Objetivo: A proposta deste estudo foi investigar a relação entre as habilidades metalingüísticas e a apropriação da ortografia em crianças com distúrbio fonológico. Método: Participaram do estudo 10 crianças, de seis a oito anos, que apresentam diagnóstico de distúrbio fonológico e que realizam terapia fonoaudiológica com o objetivo de corrigir os desvios de fala. Os participantes realizaram tarefas de consciência metalingüística (consciência fonológica, morfossintática e da palavra) e de ditado de palavras e pseudopalavras. O trabalho obteve autorização de Comitê de Ética em Pesquisa e os responsáveis pelos participantes assinaram Termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Os resultados foram submetidos ao teste de correlação R de Pearson, que revelou uma correlação significativa entre os desempenhos na tarefa de consciência morfossintática e no ditado de palavras e pseudopalavras (p<.05). As médias de acertos nas tarefas de consciência fonológica e de consciência da palavra, quando comparadas com as médias observadas em crianças sem diagnóstico de distúrbio fonológico em estudo anterior, foram consideradas como mais baixas, o que sugere uma maior dificuldade do grupo em questão com este tipo de tarefa. Conclusão: Foi observada uma relação entre consciência morfossintática e desempenho ortográfico na escrita de palavras regulares e pseudopalavras. Foram encontrados dados sugestivos de maiores dificuldades da população estudada em tarefas de consciência fonológica e da palavra. Estudos desta natureza podem ser úteis para a delimitação de novas possibilidades terapêuticas em fonoaudiologia, assim como para a atuação preventiva nos distúrbios da aprendizagem. |
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Contato: rbqueiroga@terra.com.br |
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