Código: TCA1257
TRIAGEM AUDITIVA: A EMISSÃO OTOACÚSTICA E SUAS RELAÇÕES COM QUEIXAS DE PAIS DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DE CHAPECÓ- SC |
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Autores: Renata Guedes Dal Piaz, Carlos Taguchi |
Instituição: CEDIAU |
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Introdução: A audição na fase inicial escolar é de extrema importância para aquisição e estruturação da linguagem, sendo imprescindível a avaliação auditiva para identificação das alterações auditivas. Objetivos: Realizar a correlação entre histórico auditivo, impressão que os pais tem sobre a audição do filho e triagem auditiva em pré-escolares e escolares através de Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção. Método: Pesquisa realizada com Emissão Otoacústica, como primeira etapa, em 109 crianças do Pré II, Pré III e 1A série, com faixa etária de 4 a 7 anos, no mês de março de 2004 na cidade de Chapecó/SC, em duas escolas escolhidas aleatoriamente. As crianças que falharam na triagem foram encaminhadas para uma Clínica da cidade para realização de audiometria tonal convencional, em uma segunda etapa. Resultados: Foram avaliados 52 (47,7%) do sexo feminino e 57 (52,29 %) do sexo masculino. 96 (88,07%) passaram na triagem auditiva e 13 (11,92) não passaram. A incidência maior de falha foi na orelha direita com 7 (6,42 %). Com relação ao histórico auditivo, 63 (57,79%) nunca tiveram problema de ouvido e 43 (39,44%) tiveram alguma alteração. As alterações mais encontradas foram: dor de ouvido em 18 (16,51%), otite em 11 (12%) e inflamação em 4 (3,66%). Quanto a exames de audição, 19 (17,43%) já realizaram e 86 (78,89%) nunca realizaram, sendo que 3 (2,75%) tiveram resultado alterado e 16 (14,67) o resultado foi sem alteração. Com relação a impressão dos pais, 94 (86,23) acham que seu filho escuta bem, 1 (0,91%) acha que não escuta bem e 10 (9,17%) acham que às vezes escuta bem. Conclusão: O histórico auditivo mostrou informações importantes sobre a audição dos escolares avaliados; na maioria dos casos a opinião dos pais esteve de acordo com a saúde auditiva de seus filhos, porém uma porcentagem muito pequena mostrou não terem conhecimento da saúde auditiva de seus filhos; a utilização de DPOAE foi um importante método de triagem auditiva nos pré-escolares e escolares avaliados. |
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