Código: OCL0892
COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA: QUAL O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE FONOAUDIOLOGIA? |
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Autores: Andréa Carla Araújo Da Silva , Érika Rebeca Passos Santos Silva , Christiane Bezerra De Moura, Renata Milena Freire Lima, Hilton Justino Da Silva, Daniele Andrade da Cunha |
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE/FIR |
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Introdução: A comunicação suplementar e alternativa é utilizada na tentativa de compensar e facilitar temporária ou permanentemente, os prejuízos e incapacidades de indivíduos com graves alterações da comunicação expressiva e/ou compreensiva. Objetivo: Verificar o conhecimento de graduando em Fonoaudiologia sobre a definição e aplicação da comunicação alternativa na Clínica Fonoaudiológica. Método: Foi aplicado um questionário aos 19 graduandos do 7° período do curso de Fonoaudiologia na disciplina de Prática de Formação do Clínico em Fonoaudiologia I. As perguntas foram: 1- O que é comunicação alternativa? 2- Quais pacientes podemos utilizar a comunicação alternativa? 3- Quais materiais utilizados na comunicação alternativa? 4. É a favor ou contra o uso da comunicação alternativa? 5- Por que o fonoaudiólogo pode utilizar comunicação alternativa? Resultados: Na 1° pergunta, 85% responderam ser uma forma de comunicação; 5% forma de melhorar a qualidade de vida; 5% terapia direcionada aos pacientes com comprometimento de linguagem e motor; 5% não sabe. Em relação à 2° pergunta, 16% pacientes com comprometimentos neurológicos e síndromes; 63% comprometimento neurológico; 10% em perda auditiva; 10% outros comprometimentos. Na 3° pergunta; 63% pranchas; 16% pranchas e computador; 5% cadeira com recursos acoplados; 5% brinquedos; 11% não souberam. Na 4° pergunta, 74% a favor, 5% contra e 21% depende da necessidade do paciente. Na 5° pergunta, 10% para melhorar a qualidade de vida do paciente; 75% por ser mais um recurso na comunicação; 10% para melhorar a linguagem oral, 5% por ser um profissional da comunicação; 5% não concorda com trabalho da comunicação alternativa. Conclusão: Foi percebido que os acadêmicos do 7° período do curso de Fonoaudiologia possuem um conhecimento superficial sobre a definição e aplicação da Comunicação Alternativa dentro da prática fonoaudiológica, mostrando a necessidade de um melhor enfoque sobre o assunto, tendo em vista que há uma carência na literatura fonoaudiológica. |
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Contato: danyfono@fir.br |
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