Código: DEL1604
A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR NO ATENDIMENTO FONOTERÁPICO EM CASOS DE DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA: REGISTRO E MEMÓRIA.
 
Autores: Andréa Cristina Cardoso
Instituição: UNIVERSIDADE SÃO MARCOS
 
Ampliar o olhar fonoaudiológico para além dos erros ortográficos fornecendo, a partir disso, contribuições para uma formação fonoaudiológica mais especialista no que se refere aos atendimentos dos chamados “distúrbios de leitura e escrita”, sem transformar o fonoaudiólogo em psicopedagogo, refletem os objetivos desta pesquisa.
O que embasa esse trabalho é a consideração que a aquisição da leitura e escrita é um processo de construção de conhecimento pela criança, que ao ser assim focalizado possibilita ao fonoaudiólogo sair do reducionismo da visão do erro e o leva a ampliar seu olhar para além de uma postura medicalizante.
Esta pesquisa apresenta enfoque qualitativo caracterizada pelo estudo de caso. Foram narrados três casos concluídos de atendimentos fonoaudiológicos de crianças que apresentavam “distúrbios de leitura e escrita” bastante semelhantes. A análise dos atendimentos, que se deram em momentos distintos, possibilitou verificar na linha do tempo, a transformação do olhar fonoaudiológico que passou a considerar a alfabetização um processo que é construído pelo sujeito de forma ativa; que os erros ortográficos são inerentes a esta construção; que o fonoaudiólogo deve utilizar a mediação como uma importante ferramenta de trabalho para a obtenção de uma aprendizagem significativa e que o atendimento fonoaudiológico passa a ter uma outra qualidade porque ele se constitui como espaço de construção coletiva.
 
 
Contato: andreafonobp@ig.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco