Código: OCL0881
INCIDÊNCIA DE ERROS ORTOGRÁFICOS EM CRIANÇAS DE 1A A 4A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
Autores: Bruna Carla Gabriel, Gracielle Almeida Dos Anjos, Luciana Mendonça Alves, Paula Couto Fortes, Yole Cristina de Souza Neves
Instituição: FEAD-MINAS
 
A educação é um assunto muito discutido e de interesse de todos. Sabe-se que no Brasil muitas crianças têm acesso a instrução formal, no entanto questiona-se a qualidade do aprendizado. A maioria apenas passa pela escola, com aprendizagem pequena, o que é percebido por meio da fala, vocabulário e escrita, que é especialmente preocupante. Por meio da escrita pode-se perceber alguns erros que contribuem para o diagnóstico fonoaudiológico.
Com o objetivo de verificar a incidência de erros ortográficos nas crianças de 1a a 4a série do ensino fundamental, fazendo distinção do patológico e não patológico, foi desenvolvida esta pesquisa. Esta ocorreu por meio de aplicação de ditados padronizados por Zorzi (2004), além de redação livre. O material foi coletado no primeiro semestre do ano letivo de 2004, em 455 crianças de 1a a 4a série do ensino fundamental de escolas particulares.
Após análise quantitativa, percebeu-se que as crianças cometeram 13696 erros, sendo que os alunos da 1a série foram os que mais cometeram erros, perfazendo um total de 4683 erros. Os erros de representação múltipla, omissão de letras e apoio na oralidade foram os mais cometidos pelos alunos de 1a 2a séries e os menos cometidos foram os de inversão de letras. As crianças da 2a série apresentaram erros envolvendo fonemas surdos sonoros com maior incidência, totalizando 46,3%, uma vez comparado aos valores da 1a e 3a séries. Este quadro é preocupante, pois tais erros são suspeitos de serem representativos de algum quadro patológico.
Os resultados demonstraram que existem erros que ocorrem com mais freqüência em relação a outros e que através da análise da escrita de algumas crianças, pode-se perceber erros considerados patológicos em uma incidência acima da esperada. Percebe-se assim a necessidade de um trabalho preventivo do fonoaudiólogo no sentido de instrumentalizar os professores minimizando a ocorrência dos erros ortográficos.
 
 
Contato: gracielleanjos@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco