Código: OSA1743
ASPECTOS AUDIOLÓGICOS DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANêNCIA EM SP
 
Autores: Alessandra Celani Ejnisman, Angela Diehl Figueiredo, Patrícia Gondin Caravetti, Raquel Faleiros Vendramini
Instituição: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
 
Este estudo teve como objetivo verificar a ocorrência da deficiência auditiva em um grupo de idosos residentes de uma Instituição de Longa Permanência (ILP) em São Paulo, traçar o perfil audiológico desta população, com relação ao grau e configuração audiométrica e obter o grau de percepção do handicap auditivo.
A coleta de dados foi realizada com 2 Grupos. O Grupo 1 composto por 26 idosos não usuários de AASI, sendo 18 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idade variável entre 74 e 100 anos. Estes, foram submetidos a avaliação audiométrica para a obtenção dos limares tonais por via aérea e óssea e índices percentuais de reconhecimento de fala (IPRF). O Grupo 2, formado por 12 cuidadores de idosos, sendo apenas 1 do sexo masculino, com faixa etária variável entre 23 e 51 anos.
Noventa e nove por cento dos idosos avaliados apresentaram algum grau de rebaixamento auditivo; com relação ao grau da perda auditiva do total de 52 orelhas avaliadas: 42% apresentou rebaixamento auditivo de grau leve; 40% de grau moderado; 3,8% de grau severo e 3,8% de grau profundo; Com relação à configuração audiométrica, do total de 52 orelhas avaliadas: 75% apresentou configuração descendente; 9,6% plana; 5,8% irregular; 5,8% “U” invertido; 1,9% “U” e 1,9% rampa de sky. No Grupo 1, 73,7% dos indivíduos avaliados não apresentou grau de percepção do handicap auditivo; 15,8% grau leve/moderada e 10,5% severa/significativa; no Grupo 2; 58,8% dos indivíduos avaliados não apresentou grau de percepção do handicap auditivo; 23% grau leve/moderada; 17,7% severa/significativa.
Os resultados revelaram a necessidade de implementação de medidas relacionadas à avaliação audiológica de rotina, seguida pela elaboração de um Programa de Reabilitação Auditiva voltado às necessidades específicas desta população.
 
 
Contato: angela.figueiredo@bol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco