Código: OCA1411
FATORES DE RISCO PARA ALTERAÇÕES DE ORELHA MÉDIA E DE HABILIDADES DEPENDENTES DA AUDIÇÃO EM CRIANÇAS DE CRECHE.
 
Autores: Gislene Inoue Vieira, Esmeralda Sandra Santos Damasceno , Diná Olivetti de Carvalho Hubig, Marília Barbieri Pereira
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
A creche antes vista como uma Instituição essencialmente assistencialista, hoje se preocupa também com aspectos educacionais e sociais.
Considerando que a inserção da criança na creche tem ocorrido ainda nos primeiros meses de vida, os riscos relacionados à saúde física e emocional são muitas vezes favorecidos (Nicolau, 1985, Hubig & Costa, 1997).
Com isso desenvolveu-se este trabalho, a fim de caracterizar a população que freqüenta creche.
A amostra foi composta por 101 crianças, sendo 47 do gênero masculino e 54 do feminino, entre 2 e 10 anos de idade, que freqüentam uma creche no município de São Paulo.
Foram enviados aos responsáveis o Termo de Consentimento Pós Informação e um questionário, (Hubig, 2000, adaptado por Hubig, Pereira e Sanches, 2004), com perguntas abertas e fechadas, relacionadas a itens do desenvolvimento global da criança e em especial a audição e comportamentos associados.
A partir da análise dos resultados observaram-se números significativos de histórico de infecções de vias aéreas superiores e inferiores, otites, alergias e catapora. Em relação à alimentação, foi referido posicionamento inadequado durante o ato de alimentação. Os comportamentos relatados foram indicativos de possível alteração de orelha média (“pede repetição muitas vezes”) e/ou alteração de processamento auditivo (“fala alto, distraído, desatento, desorganizado”). Além disso, há referência de atraso e/ou alteração de fala; uso de diversos produtos de limpeza, incompatível com as condições relatadas de alergia; utilização de “cotonete” para limpeza da orelha e ingresso precoce das crianças na creche.
Com base neste trabalho concluiu-se que a maioria das crianças apresenta indicadores de risco para otite média e possíveis alterações do desenvolvimento auditivo e de linguagem. Verificou-se assim, a necessidade de diferentes intervenções, tais como encaminhamentos e orientações aos pais e educadores, além da importância do desenvolvimento de programa de avaliação e estimulação das habilidades auditivas e aquelas dependentes da audição.
 
 
Contato: hesksan@ig.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco