Código: OCL0756
A INTERFERENCIA DA SEMÂNTICA E DA FONOLOGIA NA MEMÓRIA DE TRABALHO DE ADOLESCENTES FARMACODEPENDENTES
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Autores: Christian César Cândido de Oliveira, Claudia Ines Scheuer, Rosângela Vianna Andrade, Sandra Scivoletto |
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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O uso de drogas na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento e a manutenção de habilidades cognitivas como a memória. Sabendo-se que a memória de trabalho tem papel fundamental na aprendizagem, o objetivo deste estudo foi verificar a interferência da semântica e da fonologia na pronta recuperação de palavras em adolescentes farmacodependentes, com um grupo controle equiparado por sexo e idade. Foi utilizada metodologia proposta por Andrade (2002), visando a repetição serial em ordem direta de palavras balanceadas por extensão (dissílabas e trissílabas, três ou cinco palavras), complexidade fonológica e características semânticas. Os resultados apontam maior comprometimento da memória no grupo de dependentes, quando associada à fonologia do que com a semântica, o que sugere que estas alterações podem estar relacionadas ao efeito tóxico das drogas utilizadas, a dificuldades relacionadas com o conhecimento da própria língua e a uma eventual estagnação na aprendizagem do português. |
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Contato: christianfonoaudio@yahoo.com.br |
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