Código: TCD0011
LEVANTAMENTO DE QUEIXAS E SINTOMAS NA ALIMENTAÇÃO DE IDOSOS SEM COMPROMETIMENTOS NEUROLÓGICOS, COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A SESSENTA ANOS, VIVENDO NA COMUNIDADE
 
Autores: Cristiane Mesquita Pereira Vargas
Instituição: CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO E PESQUISA DO IDOSO
 
Mudanças fisiológicas na cavidade oral, na dentição natural, na musculatura lingual, faríngea, supra e infra-hióideas e do esôfago, associadas ao envelhecimento, podem interagir descompensando o mecanismo de alimentação e afetando a mastigação e as fases oral, faríngea e esofágica da deglutição.
A presente pesquisa tem como objetivo identificar queixas e sintomas na alimentação de idosos com idade igual ou acima de sessenta anos, sem história pregressa de acometimentos neurológicos, vivendo na comunidade. Foram avaliados setenta idosos e aplicado um questionário com oito perguntas relacionadas a dificuldades na alimentação e um protocolo de avaliação funcional dividido em duas partes: a primeira que avaliou a cavidade oral e a segunda que avaliou a mastigação e a deglutição enquanto os idosos ingeriam 150ml de água, 150ml de iogurte e três pedaços de maçã com casca.
Os resultados ora confirmaram, ora contradizeram os relatos da literatura e da própria população. 94,3% dos idosos não relataram dificuldades para se alimentar, mas 30% disseram engasgar durante a alimentação. 41,4% relataram dificuldades para mastigar, enquanto 21,4% disseram que difícil é engolir. Os idosos com idade igual ou superior a oitenta anos ficaram dentro das estatísticas que mostram que 24,3% apresentaram elevação laríngea precária e 20% de fraqueza muscular ao deglutir. 8,4% engasgaram durante a avaliação e 87,1% estavam usando próteses dentárias, das quais 39,4% estavam mal adaptadas. Confirmando isso, 32,9% apresentaram mastigação ineficiente com 30% de restos alimentares em cavidade oral após as deglutições.
A população avaliada apresentou mais dificuldades na mastigação que na deglutição, e as queixas dos idosos foram confirmadas em 55,7%. Dados demonstraram que quanto mais velho o idoso mais propenso ele estará a desenvolver distúrbios de deglutição.
 
 
Contato: crismpv@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco