Código: TCM0431
PREVALêNCIA DE MÁ OCLUSÃO ANTERIOR EM CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS DE IDADE E CORRELAÇÃO COM HÁBITOS DE SUCÇÃO
 
Autores: Viviane Veroni Degan, Regina Maria Puppin Rontani
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
 
INTRODUÇÃO: Hábitos prolongados de sucção podem provocar inadequações no sistema estomatognático causadas pelo desequilíbrio de forças que naturalmente atuam na cavidade oral, podendo promover má oclusão e distúrbios miofuncionais orofaciais, comprometendo o correto crescimento e desenvolvimento da face.
OBJETIVO: Estabelecer a prevalência de má oclusão anterior e a relação com hábitos de sucção.
MÉTODOS: Avaliação clínica da oclusão anterior de 243 crianças de 3 a 6 anos de idade, cujos pais foram questionados sobre hábitos de sucção de seus filhos, após a avaliação clínica de oclusão. Analisou-se a Relação dos Incisivos Decíduos: Sentido Vertical: Normal, Mordida aberta anterior, Sobremordida; Sentido Horizontal: Normal, Relação de Topo, Sobressaliência e Mordida Cruzada Anterior e as respostas dos questionários.Os dados coletados foram submetidos à análise estatística. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa.
RESULTADOS: Da amostra, 38,8% apresentavam algum tipo de hábito de sucção. Das crianças com hábitos, 36,2% apresentavam oclusão anterior normal e 63,8% algum tipo de má oclusão anterior. Dentre os que só utilizavam mamadeira, 64,3% apresentavam oclusão normal, 10% relação de topo, 7,1% mordida aberta, 7,1% de mordida cruzada anterior, 3,6% sobremordida e 3,6% de sobressaliência. Para a associação de sucção de mamadeira e chupeta, 57,4% apresentavam mordida aberta, 24,1% oclusão normal, 7,4% sobressaliência, 5,5% topo, 3,7% mordida aberta associada a sobressaliência e 1,8% cruzamento anterior associado a sobressaliência. A associação da sucção digital e mamadeira produziu 33% de mordida aberta, 33% de oclusão normal, 17% de sobremordida e 17% relação de topo. A associação da sucção da mamadeira, dedo e chupeta elevaram a prevalência de mordida aberta para 75%, sobremordida para 25% e nenhuma criança apresentou oclusão normal.
CONCLUSÃO: Hábitos de sucção são fatores determinantes de má oclusão anterior, sendo que a associação deles aumentou a prevalência da má oclusão anterior.
 
 
Contato: vvdegan@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco