Código: OCL0370
COESÃO TEXTUAL NA ESCRITA DO SURDO: CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VIOLêNCIA |
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Autores: Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida, Carolina Ronqui Filasi |
Instituição: PUC-CAMPINAS |
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A aprendizagem da língua escrita tem sido pesquisada nas últimas décadas por diversos pesquisadores. Neste estudo, o foco recai sobre uma parcela da população com uma característica diferencial: a surdez. O objetivo deste trabalho é investigar a coesão textual em produções escritas por um grupo de jovens surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), alfabetizados em português. Participaram 4 jovens, integrantes de um grupo de discussão em LIBRAS sobre o tema violência, e uma coordenadora desse grupo, intérprete fluente em LIBRAS. Cada surdo participante produziu um texto relatando um episódio em que vivenciou algum tipo de violência. Os resultados revelaram que os textos faziam referência a situações de violência simbólica e não de violência física. O estudo da coesão textual indicou que houve interferência da LIBRAS nas redações. Observou-se que os textos por si sós são difíceis de serem compreendidos sem a interação direta com o participante. Apesar da dificuldade na compreensão da língua escrita, cuja estrutura é bastante diferente do que a existente entre a mesma língua falada e escrita, fica claro que o surdo pode construir textos com sentido e coesão, desde que se reavalie o ensino do português para surdos na sala de aula. |
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Contato: nelson_almeida@uol.com.br |
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