Código: OCL0535
UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS DE 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVA DE VOCABULÁRIO DO ABFW- TESTE DE LINGUAGEM INFANTIL. |
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Autores: Maria Thereza Mazorra Dos Santos, Débora Maria Befi-lopes |
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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A aprendizagem do léxico é um dos aspectos mais importantes da aquisição da linguagem e envolve uma série de processos complexos. Sabe-se que a criança apresenta características especiais na escolha das palavras, pois seu significado evolui de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Assim, ao se estudar o vocabulário, além de registrar os vocábulos utilizados, deve-se caracterizar o comportamento diante da mudança de significação. O objetivo desse trabalho foi estudar o desempenho lexical de crianças de 3ª série do Ensino Fundamental, de escola pública e particular, sem queixas de aprendizagem, tanto no que se refere à quantidade de designação de vocábulos usuais (DVU) e de processos de substituições (PS), como analisar a tipologia desses processos utilizados. Participaram desta pesquisa 82 crianças, 41 de escola pública e 41 de escola particular de municípios na região oeste da Grande São Paulo, idades entre 9;0 e 10;2. Foi aplicada a prova de vocabulário do ABFW-Teste de Linguagem Infantil. Foram realizadas análises de variância para as variáveis escola e categoria semântica. O número de DVU foi estatisticamente diferente entre as categorias (F=11.32; p<0,000) e entre escolas (F=13,36 p<0,003). Houve diferença estatisticamente significante para item lexical (F=22,383; p<0.000) e para categoria semântica (F=4,574; p=0,035) em relação aos PS. Selecionamos os seis PS mais freqüentes e verificamos que não houve diferença entre as escolas em relação à ocorrência desses processos (F=0,349; p=0,58). No entanto, o tipo de processo ocorrido foi diferente dos outros com predomínio de Co-hipônimo Próximo nas duas escolas (F=24,36; p=0.002). Ainda, a ANOVA revela uma interação entre escola e tipo de processo (F= 5,99; p<0.000). Houve também interação estatisticamente significante (F=2,048; p=0,041) para categoria semântica e escola. Os resultados mostram uma diferença no desempenho do vocabulário de crianças de escolas pública e particular, principalmente no que se refere aos DVU e PS utilizados |
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Contato: tetemazorra@interair.com.br |
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