Código: OCL0244
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E RELAÇÃO MÃE / FILHO NA BRINCADEIRA SIMBÓLICA. ANÁLISE DO IMPACTO DE UM DIAGNÓSTICO NEUROPEDIÁTRICO DE TDAH
 
Autores: Juliana Medeiros Prass Lemes, Valderez Aparecida Medeirosprass Lemes, Márcia Goldfeld, Mônica de Britto Pereira
Instituição: UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
 
Introdução: Segundo a teoria sócio-interacionista, a mediação materna apresenta grande importância para o desenvolvimento de linguagem da criança. O impacto de um diagnóstico infantil como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pode interferir no comportamento materno e influenciar a relação mãe/ filho.
Objetivo: Investigar, a partir da análise da brincadeira simbólica, como o comportamento materno e a expectativa da mãe em relação ao filho influenciam no desenvolvimento de linguagem infantil. Refletir sobre a relevância da orientação fonoaudiológica.
Metodologia: Primeiramente foi realizada anamnese sobre o diagnóstico neuropediátrico. Após este contato, a pesquisa foi dividida em quatro momentos. 1- Gravação VHS da brincadeira simbólica entre mãe e filho, transcrição e análise segundo critérios pré-definidos. 2- Orientação fonoaudiológica com embasamento sócio-interacionista. 3- Nova gravação, transcrição e análise. 4- Comparação entre os resultados da transcrição da narrativa oral antes e após a orientação fonoaudiológica.
Resultados: Na primeira gravação, a mãe atribuiu a si a tarefa de reorganizar o pensamento de seu filho, o fazendo refletir a todo momento sobre o que era dito. Isto fez com que o discurso narrativo infantil ficasse limitado a responder inúmeras perguntas taxativas elaboradas durante a brincadeira. A mãe interrompia o fluir do faz de conta, não fornecendo apoio para abstração de idéias e tolindo as iniciativas da criança em inserir situações imaginárias na brincadeira. Após a orientação fonoaudiológica, o comportamento materno foi efetivamente modificado, a mãe passou a interagir de modo a permitir que a brincadeira simbólica tivesse continuidade. Com a mudança notou-se evolução no desempenho lingüístico da criança.
Conclusão: A análise da brincadeira sobre a ótica sócio-interacionista possibilitou a compreensão de questões relativas ao desenvolvimento infantil. A orientação fonoaudiológica foi importante para a mudança da postura materna e o efetivo processo de construção de linguagem da criança pela mediação de sua mãe.
 
 
Contato: juliana@valderezfono.fnd.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco