Código: OCL0961
VELOCIDADE DE LEITURA DE TEXTO E DE ITENS ISOLADOS: ANÁLISE COMPARATIVA EM ESCOLARES COM E SEM DLE
 
Autores: Adriana Nossa Rodrigues, Catiane Maçaira de Lemos, Clara Regina Brandão de Ávila, Maria Alice da Silva
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
 
No início do aprendizado da leitura, todas as palavras são decodificadas fonologicamente para mais tarde serem reconhecidas por acesso visual, com uso de informação ortográfica. Leitores proficientes utilizam, na maior parte do tempo, o acesso ortográfico, dependendo, dentre outros fatores, da familiaridade que tenham com o estímulo escrito oferecido. Assim, palavras de alta familiaridade são reconhecidas visualmente, ao passo que, palavras de baixa familiaridade ou pseudopalavras dependem, quase que exclusivamente, da decodificação fonológica. Já em leitura de textos, a previsibilidade é um aspecto a ser considerado, uma vez que o contexto pode auxiliar na decodificação fonológica. O objetivo deste estudo foi o de comparar a velocidade de leitura de textos e itens isolados entre escolares com Distúrbios de Leitura e Escrita (DLE) e escolares sem queixas. Foram avaliadas 10 crianças com diagnóstico de DLE e 10 sem queixas de dificuldades escolares, que constituíram o grupo de comparação (pareadas por sexo e escolaridade). Eram escolares do Ensino Fundamental, da rede pública e particular do ensino. Calcularam-se as velocidades empregadas nas leituras (ppm) de um texto adequado à escolaridade da criança, de uma lista de palavras, e de uma lista de pseudopalavras. Estes dados foram comparados entre si e entre os grupos amostrados. Na leitura de texto, observou-se velocidade média de 67,5ppm no grupo com DLE e 111,3ppm no grupo sem queixa. Já na leitura de itens isolados observou-se no 1o. e 2o grupo média de 37,4ppm e 62ppm em palavras e 24,8ppm e 39,4ppm em pseudopalavras, respectivamente. Estes resultados mostraram que o grupo com DLE apresentou menor velocidade de leitura em todos itens propostos em relação aos seus pares. Além disso, todas as crianças apresentaram maior velocidade na leitura do texto em relação à leitura dos itens isolados e, neste, verificamos maior velocidade em leitura de palavras comparada à leitura de pseudopalavras.
 
 
Contato: drikanr@yahoo.com.br
 

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