Código: OCV0450
A OBSERVAÇÃO IN LOCO COMO INSTRUMENTO FUNDAMENTAL NAS INTERVENÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS
 
Autores: Mariana Borges Jacarandá, Marta Assumpção de Andrada e Silva
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
 
Introdução: A “Observação in loco” possibilita ao fonoaudiólogo verificar como o professor utiliza sua voz, quais estratégias que ele utiliza para poupá-la, como a integração corpo-voz está acontecendo e como é o ambiente onde esse profissional está inserido. A partir dessa observação o fonoaudiólogo consegue nortear as ações fonoaudiológicas em uma instituição de ensino. Objetivo: Observar os recursos vocais e corporais de professores no exercício da docência. Método: Participaram desse estudo dez professores de ambos os gêneros (4 homens e 6 mulheres) de um curso pré-vestibular. Esses foram observados durante os 45 minutos de aula sem saber que estavam sendo assistidos, com a finalidade de garantir uma observação mais próxima da realidade desses sujeitos. Foram considerados os seguintes aspectos: ambiente de trabalho, postura, movimentação, uso de gestos, contato visual, abuso vocal tais como falar em forte intensidade e/ou com tensão excessiva, uso de microfone, articulação dos fonemas, recursos para prender a atenção dos alunos e recursos audiovisuais. Resultados: Foi observado que apesar da instituição estar localizada em uma região de ruído ambiental intenso, e ter sido adaptada a uma construção já existente a acústica mostrou-se satisfatória. Quanto aos recursos utilizados, de maneira geral, os professores ministraram suas aulas em pé, com movimentação intensa, fizeram uso de gestos faciais e corporais e demonstraram manter contato visual com a classe. Em relação a fala todos utilizaram o microfone, apresentaram articulação adequada e fizeram uso da flexibilidade vocal, da variabilidade de ritmo e velocidade e da variação de volume como recursos positivos para prender a atenção do aluno. Conclusão: A observação in loco mostrou ser um instrumento fundamental na elaboração programas de intervenção fonoaudiológica já que conseguiu traçar, de forma mais adequada, a realidade desses professores em sala de aula.
 
 
Contato: marijacaranda@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco