Código: OCS1322
DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM PROGRAMA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
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Autores: Maria Silvia Cárnio, Diná Olivetti Carvalho Hubig, Soraia Romano- Soares, Daniele Dos Santos, Taís Ciboto, Marília Barbieri Pereira, Vânia de Oliveira Gonzalez, Olavo Panseri, Karla Patrícia Costa |
Instituição: PROGRAMA ESCOLA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP |
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Práticas de letramento estão sendo utilizadas também em situação social de uso formal para melhorar o desempenho na aquisição da escrita de escolares (Marcuschi, 2003). O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho em provas de letramento de um grupo de alunos antes e depois da aplicação de um programa de práticas de letramento formal (G1) com outro que não recebeu essas práticas direcionadas (G2). Participaram desta pesquisa alunos de 1ªs e 2ªs séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual (SP). Para esta análise foram selecionados aleatoriamente 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 6 e 9 anos. Estes foram submetidos a avaliação inicial e final das habilidades envolvidas no processo de letramento. No período entre as avaliações, somente os alunos do G1, participaram de práticas de letramento escolarizado. Classificou-se o desempenho nas avaliações como: “muito bom” (75% a 100% de acertos), “bom” (50% a 74%), “razoável” (25% a 49%) ou “ruim” (abaixo de 25%). Em todas as provas houve evolução do G1 quando realizada comparação entre as avaliações. As crianças de 1ª série do G1 apresentaram maior evolução, partindo do nível “razoável”, inicialmente, e chegando ao nível “muito bom” na reavaliação. Já no G2, as crianças de 1ª série estavam, na primeira avaliação, no nível “razoável”, e evoluíram menos, chegando a “bom” na reavaliação. As crianças da 2ª série de ambos os grupos mostraram-se melhores inicialmente, sendo que as do G1 já estavam no nível “muito bom” na avaliação e permaneceram nesse patamar na reavaliação. Já os educandos do G2 estavam no nível “bom” na avaliação e não apresentaram mudanças na reavaliação. Assim, conclui-se que as práticas direcionadas de letramento constituem um recurso importante de promoção de linguagem para crianças das séries iniciais do ensino fundamental, sendo uma ferramenta complementar ao trabalho pedagógico tradicional. |
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Contato: mscarnio@usp.br |
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