Código: TCL0780
A PATOLOGIZAÇÃO DOS ASPECTOS NOTACIONAIS DA ESCRITA, POR PROFESSORES ALFABETIZADORES, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EM QUE MEDIDA O FONOAUDIÓLOGO COLABORA COM ISSO? |
|
Autores: Claudia Regina Mosca Giroto |
Instituição: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - UNESP - MARÍLIA/SP |
|
Numa abordagem constitutiva da linguagem, os aspectos notacionais da escrita são interpretados como inerentes ao processo de aquisição da escrita e como indícios da elaboração de hipóteses, na busca por soluções às dificuldades que se apresentam, portanto, não são considerados manifestações patológicas de distúrbios de aprendizagem e/ou de leitura e escrita. Assim, numa época em que o discurso da inclusão preconiza uma escola acolhedora à diversidade de alunos, tanto o fonoaudiólogo quanto o professor devem compreender tais aspectos de modo mais cuidadoso, a fim de não transformá-los em justificativas para a segregação e evasão escolar. Desse modo, esse estudo investigou, por meio de entrevista, de que forma 21 professores alfabetizadores, de três escolas municipais de ensino fundamental, compreendem os aspectos notacionais da escrita e de que maneira o fonoaudiólogo pode interferir em tal compreensão. A abordagem metodológica compreendeu a análise de conteúdo, o que determinou, quanto aos aspectos notacionais mais identificados e corrigidos como erros, as seguintes categorias: “Trocas de letras” (N=10); “Erros ortográficos não especificados” (N=7); “Não considera erro” (N=5); “Falta de correspondência grafema-fonema” (N=3); “Omissão de letras” (N=3); “Erro de segmentação” (N=1) e “Erro de paragrafação” (N=1). Todos os participantes consideraram que esses erros comprometem o processo de aquisição da escrita por caracterizarem “Distúrbios de aprendizagem” (N=20) e “Distúrbios na escrita” (n=2), o que exige a “Confirmação do diagnóstico de distúrbio de aprendizagem pelo fonoaudiólogo” (n=21). Esses resultados demonstraram que os professores conferiram aos aspectos notacionais um sentido negativo e patológico, subsidiado por uma visão gramatical da escrita. Sendo o fonoaudiólogo um profissional habilitado a lidar com a linguagem escrita, espera-se que ele, munido de conhecimentos lingüísticos e educacionais, contribua, junto aos professores alfabetizadores, para a compreensão da natureza desses erros; não adote uma postura acrítica nem perpetue a imposição de rótulos e julgamentos acerca dos mesmos. |
|
|
|
Contato: cmgiroto@terra.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|