Código: TCL0206
DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO GRÁFICA NA CRIANÇA
 
Autores: Norma Martins de Almeida
Instituição: UNIG UNIVERSIDADE IGUAÇU
 
Desenvolvimento da Percepção Gráfica na Criança

Quando se pede para uma criança ler se observa, muitas vezes, que algumas delas apresentam dificuldade no processo da leitura com relação a diferenciação de gra-fema, como por exemplo, c/e f/t.
Sabendo-se que essa dificuldade faz parte do processo da discriminação da per-cepção visual, criou-se um critério para estudo da percepção gráfica.
O objetivo do estudo é demonstrar através de pesquisa a existência de um pro-cesso evolutivo do desenvolvimento da percepção gráfica em crianças de três a nove a-nos de idade cronológica, bem como verificar em quais idades a criança apresenta maior facilidade na percepção gráfica.
Foram usadas, para esse tipo de pesquisa, testagens com trezentas crianças. Deste total, cem crianças participaram, como estudo prévio, a fim de ser elaborado um “gabarito de bom êxito” e duzentas crianças, todas com as mesmas características, de modo a se observar e comprovar estatisticamente o desenvolvimento gráfico.
Usou-se nessa pesquisa três tipos de testagens: Diferenças e Semelhanças, Co-pia de Figuras e Reprodução.
Como resultados obteve-se a comprovação do processo evolutivo no desenvol-vimento da percepção gráfica e a percepção das diferentes idades em que as crianças se encontram aptas para desenvolver diferentes tarefas com relação à percepção gráfica.
A conclusão desse trabalho surgiu através de dados computados estatisticamen-te e que são validos e significativos para crianças da mesma faixa etária da investigação.
 
 
Contato: normahmartins@globo.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco