Código: OCF0665
ASPECTOS DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS GAGOS PARTICIPANTES DA TERAPIA DE GRUPO
 
Autores: Renata Lanzuolo, Annie Sabino , Fabiana Valle Pedroso, Fernanda Botelho Colaccico, Ana Maria Schiefer
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO / UNIFESP - EPM
 
INTRODUÇÃO: A gagueira pode interferir de maneira significativa na qualidade de vida dos indivíduos que as manifestam, produzindo sentimentos de impotência e medo para se relacionar através da comunicação verbal. A terapia de grupo é uma das alternativas de atendimento fonoaudiológico para indivíduos gagos e oferece a oportunidade dos participantes compartilharem suas dificuldades e progressos.
OBJETIVO: Caracterizar os aspectos da qualidade de vida em indivíduos gagos participantes da terapia de grupo.
MÉTODO: Foram selecionados 10 indivíduos gagos, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 25 anos, participantes de terapia de grupo no ambulatório de atendimento fonoaudiológico (média 7 meses). Para coleta dos dados foi elaborado um Formulário de Qualidade de Vida, baseado no protocolo desenvolvido por Hogikyan & Sethuranan, traduzido e adaptado por Behlau, 2002. O formulário é composto por sete perguntas referentes a aspectos de qualidade de vida antes e após o processo terapêutico, apresentando como respostas “sim” e “não”. A resposta “sim” significa a presença de um prejuízo e/ou limitação na qualidade de vida decorrente da gagueira, e a resposta “não” significa ausência destes. Este formulário foi aplicado individualmente, pelas pesquisadoras, a todos os participantes do grupo de terapia.
RESULTADOS: Através dos dados coletados observamos em apenas 1 indivíduo modificações em todos os aspectos de qualidade de vida investigados, ou seja, todos os prejuízos e/ou limitações encontrados antes da terapia, não mais se manifestavam ; em 8 deles houve modificação em 2/3 das respostas e em apenas 1 indivíduo em 1/3 das respostas após o processo terapêutico. A pergunta “Você fica constrangido quando gagueja?” apresentou o maior índice de modificação após o processo terapêutico.
CONCLUSÃO: Todos os indivíduos gagos participantes da pesquisa mostraram uma melhora nos aspectos de qualidade de vida após aproximadamente 7 meses de terapia fonoaudiológica de grupo.
 
 
Contato: annie.s@ibest.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco