Código: TCL1423
O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO NO ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO EM 12 E 18 MESES DE IDADE.
 
Autores: Gabriela Barbosa Marcondes, Alexandre Serafim, Jacy Perissinoto
Instituição: PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ
 
Introdução: Recém-nascidos pré-termo (RNPT), decorrente de sua imaturidade orgânica, apresentam maiores riscos de complicações clínicas neonatais que poderão repercurtir no seu desenvolvimento global. Desta forma, dentre os diferentes aspectos do comportamento humano, o acompanhamento do desenvolvimento da linguagem e fala neste grupo de pacientes é de vital importância, não somente na prevenção, como no tratamento de posíveis distúrbios.
Objetivo: Descrever os comportamentos de linguagem em 12 e 18 meses de idade de RNPT que são acompanhados no ambulatório de seguimento do bebê de risco da Prefeitura Municipal de Taubaté.
Metodologia: Foram selecionados 40 RNPT, com idade gestacional de 29 a 36 semanas, peso de nascimento variando de 890 a 2920 gramas, apgar acima de 6 no quinto minuto e diagnóstico médico de prematuridade. Foram excluídos os recém-nascidos (RN) que tiveram sequelas prinatais como: Hipóxia severa, Hemorragia intracraniana, síndromes e malformações. Também foram descartados os RN que tiveram resulatdo alterado em triagem auditiva comportamental.
Foram realizadas avaliações da linguagem em 12 e 18 meses de idade e caso necessário o paciente foi submetido a estimulação fonoaudiológica semanal. Foi realizado também um estudo de comparação do atraso de linguagem com fatores biológicos, ambientais e circunstanciais.
Resultados: Os resultados mostram que o uso da ventilação mecânica em internação hospitalar, a presença de crises convulsivas neonatais e apgar menor que 6 no primeiro minuto podem ser considerados fatores de risco para alteração de linguagem, pois mais de 50% dos RN que tiveram atraso de fala apresentaram tais intercorrências. Apresentaram atraso de linguagem 25 dos RN avaliados(62,5%). Foi notado recuperação do atraso de linguagem com a estimulação fonoaudiológica semanal.
Conclusões: Os RNPT podem evoluir com atrasos do desenvolvimento global, inclusive de linguagem, no entanto é notado grande benefício com o acompanhamento multidisciplinar pós hospitalar para prevenção e tratamento das sequelas neurológicas.
 
 
Contato: gabrielamarcondes@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco