Código: OCM1622
INCIDÊNCIA DA ETIOLOGIA E TIPO DE ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO – EVOLUTIVA DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FONOAUDIOLOGIA DE UMA METRÓPOLE NOS ANOS DE 2004 E 2005.
 
Autores: Cynthia Priscila Ferreira, Grazielle Costa Coutrim, Janaina Couto Sacramento, Julia Carvalho Alves Perdigão, Karla de Cássia Ribeiro Lopes, Lílian Souto Miranda, Marcela Lopes Teixeira, Adriana Nunes de Oliveira Mendes
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução: Encefalopatias Crônicas Não-Evolutivas ou Paralisias Cerebrais são resultantes de pertubações funcionais do Sistema Nervoso Central, como consequência de lesão neurológica pré, peri ou pós - natal, podendo apresentar causas variadas com consequentes alterações motoras. Objetivos: Verificar a incidência da etiologia e tipo de Paralisia Cerebral dos pacientes atendidos no Ambulatório de Fonoaudiologia de uma metrópole nos anos de 2004 e 2005. .Metodologia: Foram analisados dados contidos na anamnese de 22 indivíduos de ambos os gêneros, referentes a etiologia e o tipo de Paralisia Cerebral de acordo com a alteração motora apresentada, e preenchidas previamente como conduta de rotina do Ambulatório. Resultados: A etiologia mais relatada foi a anóxia 10 (45,45%), seguida pela prematuridade e icterícia, ambas com 3 (13,63%). A toxoplasmose foi relatada em 2 (9,09%) dos casos e tanto a hemorragia cerebral quanto as malformações do Sistema Nervoso Central aparecerem como provável etiologia em 1 (4, 54%) dos casos. Em 5 (22,72%) dos casos não apresentaram etiologia definida. Em relação ao tipo de Paralisia Cerebral o mais encontrado foi o espástico com 10 (45,45%) dos casos, seguido do tipo hipotônico e atetóide com 2 (9,09%) e 1 (4,54%), respectivamente. O tipo atáxico não foi relatado e 9 (40,90%) dos casos não possuíam tipo de Paralisia Cerebral definido. O somatório das porcentagens das etiologias superior a 100% foi devido alguns indivíduos possuirem mais de uma etiologia. Conclusão: A etiologia mais relatada foi a anóxia e o tipo espástico foi o mais encontrado confirmando dados encontrados na literatura.
 
 
Contato: janaina.couto@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco