Código: OCL0913
AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS QUE PERMANECERAM EM UTI, COM INDICADORES DE RISCO PARA PERDA AUDITIVA |
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Autores: Raquel Leme Casali, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima |
Instituição: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS, UNICAMP |
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A linguagem é uma atividade cognitiva e comunicativa que se manifesta no comportamento da criança desde o primeiro ano de vida, por meio de suas ações sobre os outros e sobre o mundo. O objetivo desse trabalho é acompanhar o desenvolvimento da linguagem oral e da função cognitiva de crianças de 12 a 24 meses que permaneceram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM- Unicamp), com pelo menos um indicador de risco para perda auditiva progressiva, de aparecimento tardio ou para alteração central (JCIH, 2000) , necessitando de monitoramento audiológico, com resultado negativo para surdez pelo BERA automático e que apresentaram respostas indicadoras de possível atraso nas avaliações de linguagem realizadas no primeiro ano de vida. Metodologia: Roteiro de Avaliação da Função Cognitiva, adaptado das Escalas Bayley (BSID, 1993), com avaliações aos 12, 18 e 24 meses de idade. Resultados: Foram avaliadas 20 crianças aos 12 meses, 09 aos 18 e 01 aos 24 meses de idade. Aos 12 meses, 09 (45%) crianças não realizavam a maioria dos itens propostos, aos 18 meses 05 (55.6%) e aos 24, uma (100%) não realizou mais da metade dos itens. Conclusão: Os lactentes que apresentaram atraso no desenvolvimento da função cognitiva também apresentaram alterações no desenvolvimento da linguagem, demonstrando a necessidade de se realizar o monitoramento nessas duas funções, para melhor orientação à família e prevenção de futuros problemas. |
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Contato: rlcasali@fcm.unicamp.br |
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