Código: OCA1667
ODONTOLOGIA: NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE PAIR
 
Autores: Aline Ramos Tusi, Clarissa Flores Oliveira, Daiane Körbes, Karina Carlesso Pagliarin, Maristela Julio Costa
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
Ao longo de sua vida profissional, os cirurgiões-dentistas deparam-se diariamente com níveis intensos e/ou prolongados de ruído. Segundo Jerger & Jerger (1989), a exposição a ruídos de intensidades muito fortes pode acarretar uma perda auditiva temporária ou permanente, podendo ocorrer tanto por exposição prolongada a ruídos ambientais de risco (perda auditiva por indução de ruído) quanto por exposição de curta duração a uma simples explosão de um ruído intenso (trauma acústico).
Esta pesquisa teve como finalidade verificar o nível de conhecimento de 73 acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS sobre os efeitos do ruído a que estão expostos diariamente na clínica-escola. A amostra foi composta por indivíduos de ambos os sexos, discentes do segundo, terceiro e quarto anos do curso supracitado, para os quais foram entregues questionários contendo questões referentes à exposição ao ruído.
Os resultados apurados nessa pesquisa revelaram que, com relação à Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), 49,31% (N=36) dos acadêmicos responderam possuir algum conhecimento sobre a mesma; 73,96% (N=54) dos alunos consideram que o ruído existente na clínica é nocivo à sua audição; e apenas 1 acadêmico referiu fazer uso de protetor auditivo, sendo o tempo de uso inferior a 5 anos.
O pouco conhecimento sobre PAIR, bem como sua prevenção, apresentados pelos acadêmicos da Odontologia, justificam a realização deste tipo de pesquisa, pois podemos intervir, principalmente, na prevenção da PAIR, alertando sobre os riscos desta e seus possíveis danos à saúde, sem deixar de fazer referência ao Equipamento de Proteção Individual.
 
 
Contato: cfoliveirabr@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco