Código: OCV1448
CARACTERIZAÇÃO DA FONAÇÃO E CONFIGURAÇÃO LARÍNGEA APÓS IMPLANTE COCLEAR.
 
Autores: Denise Ap. Lopes, Eliana P. Ferraz, Ana Lúcia Spina, Rebecca C. K. Maunsell, Paulo R. C. Porto, Agrício N. Crespo
Instituição: UNICAMP
 
Os pacientes submetidos à cirurgia de implante coclear podem apresentar comprometimento da comunicação em graus variados. Poucos estudos na literatura avaliam se há comprometimento da voz destes pacientes.
O objetivo desse estudo foi de avaliar a voz de pacientes com surdez após a aquisição de linguagem submetidos à implante coclear.
Foi avaliada a qualidade vocal em 13 pacientes com implante coclear Nucleus 24, após diferentes períodos de privação auditiva. A avaliação foi feita através do registro vocal realizado com o implante ativado e desativado, e laringoscopia. Os registros vocais receberam análises perceptivo-auditiva e acústicas.
Na análise perceptivo-auditiva, os resultados mostraram que com o implante desativado há aumento da intensidade vocal em 7 pacientes, diminuição em 1 paciente e inalterada em 5. Em relação à freqüência, com o implante desativado, houve aumento em 2 pacientes que coincidiu com o aumento de intensidade. Os resultados da escala GRBAS não mostraram diferença na qualidade vocal com e sem a ativação do implante. Não houve alteração quando correlacionado tempo de surdez e variáveis estudadas. A análise acústica revelou voz no padrão normal. A laringoscopia mostrou todas as laringes sem alteração.
A intensidade vocal mostrou ser o item de maior alteração, provavelmente pela ausência de feed-back e conseqüente dificuldade de controle.
O retorno da sensação auditiva por meio do implante coclear parece monitorar adequadamente a qualidade vocal.
Em nosso estudo concluímos que a voz dos pacientes com surdez pós linguagem submetidos à implante coclear não apresentou alteração.
 
 
Contato: epferraz@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco