Código: TCV1525
MAPEAMENTO DAS QUEIXAS VOCAIS EM FUNCIONÁRIOS DE SETORES ADMINISTRATIVOS DE UMA MONTADORA DE VEÍCULOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP.
 
Autores: Thaís da Costa Bueno, Bianca Benatti de Azevedo, Thaís Carlini Paraizo
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO
 
Introdução: A implantação e o gerenciamento do Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA) nas empresas se dá com foco na audição em função dos riscos que podem acometê-la. Os programas que elegem a voz como foco, ocorrem prioritariamente quando ela é o instrumento de trabalho. Assim, desenvolveu-se uma Campanha sobre Saúde Vocal, em uma empresa com PPPA, a fim de mapear a população não exposta ao ruído. Objetivo: Mapear a ocorrência de queixas vocais em funcionários de setores administrativos de uma empresa com PPPA. Método: Um questionário foi respondido por 1299 funcionários, abordando 10 queixas vocais (perda de voz, rouquidão, variações de voz ao longo do dia, irritação ou ardor na garganta, dor de garganta, esforço para falar, cansaço para falar, pigarro e tensão no pescoço) e deviam ser assinaladas de acordo com a freqüência (sempre, às vezes, raramente ou nunca). No final deveriam responder sobre o interesse em receber informações sobre saúde vocal. O questionário foi aplicado após uma breve explicação sobre o objetivo da campanha. Resultados: As queixas com respostas mais significativas foram rouquidão (61,5%), irritação ou ardor na garganta (65,1%), dor de garganta (70,8%), pigarro (57,2%) e tensão no pescoço (72,4%). Ou seja, os funcionários apresentaram incidência de tais sintomas pelo menos uma vez. Dentre os 1299 funcionários, 55,6% desejaram receber mais informações sobre saúde vocal, 5,6% responderam não e 38,8% não responderam. Conclusões: Das 10 queixas vocais, 5 estão presentes em mais de 50% dos indivíduos e as demais em acima de 30%. É necessário investigar profundamente as causas das queixas vocais, possibilitando a atuação preventiva, a diminuição das queixas e o aumento da qualidade de vida dos funcionários. Apontamos uma falha na elaboração do questionário como justificativa para o alto índice de respostas em branco sobre o interesse em receber informações sobre o assunto.
 
 
Contato: tcbueno@ig.com.br
 

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