Código: OEM0582
A INTERFACE DAS CLÍNICAS EM UM CASO DE QUEIXA DE TRAUMA OCLUSAL
 
Autores: Carla Ciceri Cesa, Sandra Vargas Hüning
Instituição: CLÍNICA BOA FACE
 
A INTERFACE DAS CLÍNICAS EM UM CASO DE QUEIXA DE INTERFACE DAS CLÍNICAS EM UM CASO DE QUEIXA DE TRAUMA OCLUSAL
CESA, C.C.1; HÜNING, S.V.2
Descrição
Paciente, sexo masculino, 40 anos, professor universitário, com queixa principal de trauma oclusal entre os dentes 13 e 43. Foi realizada avaliação odontológica, não sendo observado perda da dimensão vertical, queixa de dor orofacial, nem interferências oclusais em relação cêntrica, em guias de lateralidade à esquerda e à direita e em protusão. Em paralelo foi indicada a necessidade de avaliação fonoaudiológica.
Procedimento
Realizada a avaliação fonoaudiológica constatou-se um desvio fonético na produção do fonema / r /, caracterizado por uma vibração velar ao invés de uma vibração de ápice língua. Para ocorrer esta vibração velar o paciente realizava a máxima intercuspidação habitual.
Como recurso temporário para a automatização, indico o uso da ponta de um lápis entre os incisivos centrais superiores e inferiores, enquanto articula em ritmo bem lento o fonema / d /, com o ápice fazendo uma leve parada em região de papilas palatinas. Associo também manobras para aperfeiçoar a mobilidade e a tensão lingual, como as manobras de alargar e afinar e a sucção mantida contra o palato duro.
Resultados obtidos
As técnicas descritas obtiveram êxito somente na produção do / r / vibrante em início de sílaba dentro da palavra (exemplo: / careca /).
Conclusão
As interrelações das avaliações clínicas odontológica e fonoaudiológica foram determinantes a constatação de que o trauma oclusal ocorria devido a uma alteração na função estomatognática de fala.
A técnica utilizada, com este paciente, até o momento, apresentou eficiência para a produção do fonema / r / somente em início de sílaba dentro da palavra (ISDP), não sendo eficaz para a produção do arquifonema / r / em final de sílaba dentro da palavra (FSDP p.e.: carne ) e final de sílaba final de palavra (FSFP p.e.: calor).
1 – Fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial
2 – Cirurgiã-Dentista, Mestre em Fisiologia Humana, Esp. em Ortop. Func. dos Maxilares e em DTM e Dor Orofacial
 
 
Contato: ccesa723@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco