Código: OCL1477
COMPARAÇÃO ENTRE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE MORFEMAS FLEXIONAIS DE PLURAL EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES |
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Autores: Noemi Takiuchi, Ana Luiza Gomes Pinto Navas |
Instituição: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO |
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A interação entre propriedades lingüísticas e parâmetros sociais é estabelecida em duas direções, da língua para a realidade social e desta para a língua. A língua, enquanto constitutivamente heterogênea e variável permite diferentes expressões desde que respeitadas as restrições do sistema (Neves, 2003). No português brasileiro, um aspecto onde se encontra essa variação é o plural. A marcação do plural na nossa língua caracteriza-se por um processo de redundância na construção das orações, sendo identificado pela norma padrão na concordância entre determinantes, substantivos, adjetivos e flexões verbais número-pessoa. Possivelmente devido à redundância, na fala corrente é comum que nem todos os indicativos de número plural sejam marcados, sendo que esta variação da norma padrão tem sido observada especialmente em camadas da população menos favorecidas sócio-economicamente. Para explorar inicialmente essas questões, foram analisados dados de triagens realizadas em crianças pré-escolares, com o objetivo de comparar a compreensão e a produção de morfemas flexionais de plural. Os sujeitos foram 232 crianças de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Na tarefa de compreensão foi solicitado que a criança apontasse a figura correspondente à frase lida pelo examinador. Na tarefa de produção a criança deveria terminar uma frase iniciada pelo examinador, mediante estímulo visual, completando-a com uma palavra flexionada. Os resultados indicaram que para todas as faixas etárias a relação predominante foi compreensão correta e produção incorreta. Foi observado menor ocorrência de concordância nominal para plural, tanto na construção determinante-substantivo como na construção substantivo-adjetivo. Na concordância verbal sujeito-verbo foi observado que houve maior ocorrência na produção adequada com o aumento da faixa etária. Essas questões devem ser consideradas na compreensão do desenvolvimento normal de linguagem, a fim de que não se identifique como desvio ou distúrbio o que constitui uma variação sociolingüística. |
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Contato: noemi.takiuchi@gmail.com |
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