Código: TCL1775
ESTUDO COMPARATIVO DOS RESULTADOS DA PROVA DE FONOLOGIA EM RELAÇAO A QUATRO CRIANÇAS DIAGNOSTICAS COM DEL A PARTIR DOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA PESQUISA DEL. |
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Autores: Monica Rocha. , Claudia Drummond, Aline Ferreira, Alessandra Dos Santos Silveira, Iris Maria da Silva Lisbôa, Joana Assad, Fernanda Rodrigues |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
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INTRODUÇÃO: O DEL caracteriza-se por um transtorno na aquisição de múltiplos aspectos da linguagem, sendo recorrente a presença de alterações fonológicas, embora não sejam descritas, na literatura a sua especificidade nem em termos de severidade e tipologia. Os critérios para identificação do DEL adotados no presente estudo foram: presença de alterações fonológicas, dificuldade na compreensão de sentenças e déficit na memória de trabalho. OBJETIVO: Caracterizar quais tipos de processos fonológicos presentes, em quatro crianças com DEL. MÉTODO: O instrumento de avaliação do domínio fonológico foi a Prova de Fonologia – imitação e nomeação - do teste ABFW. A análise comparativa dos resultados da prova de fonologia envolve quatro sujeitos, de 4 e 5 anos, que participaram da pesquisa de DEL desenvolvida no referido Ambulatório. RESULTADOS: Nas avaliações realizadas foram observadas ocorrências dos processos fonológicos do desenvolvimento e idiossincráticos nas quatro crianças diagnosticadas com DEL. CONCLUSÃO: Constatamos que tanto os processos do desenvolvimento quanto os idiossincráticos estão presentes nas crianças com DEL. Verificamos ainda, que houve uma maior ocorrência dos processos fonológicos idiossincráticos em relação aqueles do desenvolvimento. Também, certificamos que o índice de produtividade é mais expressivo na prova de imitação do que na prova de nomeação. |
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Contato: monicarocha@unitecipanema.com.br |
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