Código: TSP0596
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGO
 
Autores: Maria do Carmo Oliveira Carrasco, Angelita Bacalhau
Instituição: COP CONSULTORIA - CENTRO DE OTIMIZAÇÃO PROFISSIONAL
 
Segundo CARRASCO (2005) a Comunicação Empresarial (CEMP) caracteriza-se como o conjunto de atividades e estratégias de comunicação de uma certa empresa. É uma atividade transdisciplinar que envolve métodos, técnicas e profissionais de áreas afins, e mais recentemente a contribuição da fonoaudiologia.
Convidada por uma instituição educacional da área de Tecnologia da Informação (TI) para a organização da disciplina ‘Comunicação Empresarial’ dos cursos de ‘Gestão Financeira’, ‘de Marketing’, ‘de Logística’ e ‘de Recursos Humanos’, pus-me a refletir quais seriam as temáticas de maior relevância para o desenvolvimento de habilidades e posturas condizentes neste contexto empresarial.
Nesta medida, utilizei como embasamento os estudos do segmento intitulado ‘Fonoaudiologia Empresarial’ e bibliografias afins.
De acordo com as orientações do MEC, foi-me possível organizar a disciplina e as aulas, utilizando os seguintes temas: processo de comunicação; fluxograma do funcionamento da comunicação; meios de comunicação de massa; comunicação empresarial; canais de comunicação; comunicação integrada e imagem institucional; comunicação interna e endomarketing; comunicação interpessoal; barreiras de comunicação; aspectos comunicacionais: voz, vocabulário, dicção (articulação dos sons da fala), expressão corporal e audição; administração de conflitos; estratégias e técnicas de apresentação; tipos de discursos; comunicação em debates, reuniões e entrevistas; como vencer o medo de falar em público e comunicação gráfica: discurso escrito.
De acordo com os relatos e devolutiva por parte dos alunos, professores e coordenadores, pude constatar que esta disciplina ministrada por um profissional fonoaudiólogo estudioso da temática ‘Comunicação Corporativa’, apresenta-se com um diferencial, o qual tem sido reconhecido pela instituição, por meio das avaliações de desempenho e pelas solicitações de participação em outros cursos, entre eles, ‘Estratégias de Vendas’, reuniões e atividades interdisciplinares.
Desta maneira, abre-se um campo bastante promissor para o fonoaudiólogo, o qual pode ser inserido neste contexto, possibilitando uma excelente oportunidade e perspectiva de trabalho, de acordo com as novas tendências mercadológicas.
 
 
Contato: coptraining@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco