Código: OCM0900
REGISTRO DIARIO DE CONSISTÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO: EXPERIÊNCIA COM GRUPO DE ATENDIMENTO A ADOLESCENTES ESPECIAIS |
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Autores: Valéria Fonsêca
Pessoa, Danielly Patrícia Pereira da Silva, Renata de Melo
Revito, Karen Tavares Viana, Rita de Cássia Barreto Fernandes,
Flávia Renata Bispo Fonsêca, Bruna Michelle Damasceno,
Karine Oliveira da Costa,
Renata da S. Ferreira Pedrosa, Silane Araújo de Castro, Hilton
Justino da Silva, Daniele Andrade da Cunha. |
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE/FIR |
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Introdução:
De acordo com Migroni (1997) crianças com dificuldade de alimentação
apresentam conjuntamente alterações importantes de tônus,
sensibilidade e postura dos órgãos fonoarticulatórios.
O problema da alimentação é uma tônica
constante em quase todas as patologias que envolvem crianças
especiais como: Autismo, Síndrome de Down e Pacientes Neurológicos.
Objetivo: Realizar um levantamento da consistência da alimentação
feita pelos adolescentes especiais, para orientá-los quanto
ao ato da mastigação. Método: O trabalho foi
realizado com um grupo de 5 adolescentes na faixa etária de
12 a 22 anos; 3 portadores de Síndrome de Down, 1 portador
de paralisia cerebral e 1 com retardo mental leve. Foram entregues
7 registros diários de alimentação aos pais,
para registro de toda alimentação e líquidos
ingeridos durante uma semana. Resultados: Observou-se que no café
da manhã, há uma prevalência de pão, alternando
com papa. As refeições eram acompanhadas de sucos, chá,
e vitamina. Podendo assim estes líquidos facilitarem a deglutição,
em virtude da consistência. Nos lanches, presença de
frutas, pão integral, barra de cereal, salgadinho, coxinha,
banana amassada com leite, geléia, bolo e iogurte. No almoço,
houve uma prevalência de macarrão, feijão, carne,
galinha, fígado e peixe, sendo observado a presença
do arroz poucas vezes. O líquido prevalente é o suco
variando com guaraná. No jantar, freqüência de sopa
de verdura e pão, cachorro-quente e inhame com manteiga, acompanhados
por leite, refrigerante e prevalência ao chá. Conclusão:
Percebeu-se que os participantes possuem um cardápio bastante
variado, havendo uma prevalência de ingestão de alimentos
sólidos, porém sempre associados a líquidos.
Sabe-se que, se o adolescente ingere só alimentos associados
com líquidos, pode alterar as funções de morder,
mastigar e formar o bolo alimentar não se desenvolvem, perpetuando
a imaturidade deste sistema. |
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Contato: danyfono@fir.br |
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