Código: TCL1476
COMPREENSÃO VERBAL E CORRELAÇÃO COM HABILIDADES PSICOLINGUÍSTICAS AUDITIVAS NA SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN
 
Autores: Natalia Freitas Rossi, Danilo Moretti-ferreira, Célia Maria Giacheti
Instituição: UNESP - BOTUCATU / MARÍLIA
 
A Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é uma afecção genética conhecida pela hipótese de dissociação entre habilidades lingüísticas e cognitiva, com prejuízo viso-construtivo e habilidades auditivas e verbais preservadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a compreensão verbal de sujeitos com SWB e correlacionar ao desempenho em tarefas que envolvem outras habilidades auditivas. Foram avaliados 11 sujeitos, faixa etária entre 6.6 a 14.8 anos, ambos os sexos, desempenho intelectual variável entre limítrofe e deficiência mental moderada a leve. Foram estabelecidos critérios de gravidade para classificação quanto ao grau de comprometimento da compreensão verbal. Foram aplicados os subtestes de recepção, associação, memória seqüencial e closura auditiva do Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas (ITPA). Verificamos que dos 11 sujeitos avaliados, 3 apresentaram compreensão oral com comprometimento leve, 4 moderado e 4 grave. Dos 4 sujeitos com comprometimento grave, 3 não responderam aos subtestes do ITPA. Apenas 1 sujeito apresentou escore escalar esperado para idade cronológica para recepção auditiva. Houve correlação significativa entre grau de comprometimento da compreensão verbal e o escore do ITPA. Os resultados mostraram que as habilidades de associação e memória seqüencial demonstraram maior impacto para a discriminação entre os sujeitos, segundo grau de comprometimento da compreensão oral, uma vez que o escore para a closura auditiva foi nivelado entre os sujeitos. Dificuldade de atenção e impulsividade, foram fatores que prejudicaram o desempenho na compreensão verbal e habilidades auditivas avaliadas. Concluímos que a dificuldade para compreensão verbal dos sujeitos pode estar relacionada ao comprometimento nas habilidades auditivas que requerem uso de habilidades semânticas e sintáticas mediadas pelos processos cognitivos de recepção, associação e memória. Nossos resultados foram discordantes da literatura compilada que preconiza a integridade léxico-sintática para esta síndrome, relativa a integridade de habilidades auditivas e verbais.

APOIO – CNPQ e Fundação Lucentis
 
 
Contato: nataliafreitasrossi@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco