Código: DCL1243
COMPARAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO FONOLÓGICO E LEXICAL DE CRIANÇAS COM ALTERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM |
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Autores: Tatiana Monteiro Palmieri Lukesic, Débora Maria Befi Lopes |
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
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Destacar marcos clínicos que caracterizem a Alteração do Desenvolvimento da Linguagem é de extrema importância para a delimitação de um processo diagnóstico preciso que enfatize a compreensão do quadro lingüístico e o estabelecimento de um processo terapêutico eficiente
A literatura destaca a alteração fonológica e lexical como parte do quadro de linguagem característico desta desordem. Estas crianças apresentam desempenho pior em testes de vocabulário e apresentam uma alteração fonológica que caracteriza o discurso como ininteligível na maioria das vezes.
Destaca-se também a relação de interdependência estabelecida entre os subsistemas da linguagem, sendo que este fator deve ser considerado no processo diagnóstico e no controle do procedimento terapêutico
Foram sujeitos desta pesquisa 27 crianças na faixa etária entre dois e cinco anos de idade, todas diagnosticadas como portadoras de Alteração do Desenvolvimento da Linguagem (ADL) e que efetivamente realizaram avaliação formal em algum momento do processo terapêutico.
Foram analisados o desempenho fonológico e lexical destas crianças com instrumento padronizado para tanto: provas de Fonologia e Vocabulário do ABFW – Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Também foi analisada a relação que estes dois subsistemas lingüísticos estabelecem entre si, comparando a interferência de uma prova sob a outra.
A análise dos resultados obtidos evidencia um padrão fonológico e lexical alterados, sendo que o déficit fonológico foi maior e característico de uma alteração específica e não secundária à alteração dos demais aspectos lingüísticos.
A análise estatística também verificou a correlação entre os dois subsistemas estudados, evidenciando a influência do padrão fonológico na prova do vocabulário e do aspecto lexical no desempenho dos sujeitos na prova de fonologia. |
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Contato: tatianalukesic@uol.com.br |
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