Código: OCM1563
A MOTRICIDADE OROFACIAL É ABORDADA NO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO AO PACIENTE COM AFASIA DE BROCA? |
|
Autores: Karine Oliveira da Costa,
Daniele Andrade da Cunha, Hilton Justino da Silva, Rita de Cássia
Barreto Fernandes, Valéria Fonsêca Pessoa, Danielly Patrícia
Pereira da Silva, Milena Lins Fontes, Renata de Melo Revito, Renata
da S. Ferreira Pedrosa, Karen Tavares Viana, Silane Araújo
de Castro |
Instituição: UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PERNAMBUCO |
|
Introdução:
A afasia expressiva ou de Broca é uma deficiência que
envolve fundamentalmente a fala onde a compreensão permanece
relativamente intacta Objetivo: Identificar qual a prioridade no atendimento
fonoaudiológico ao paciente com afasia de Broca: linguagem,
motricidade orofacial, ou ambas. Método: Foram entrevistadas
30 fonoaudiólogas que atendem pacientes portadores de afasia
de Broca. Realizou-se entrevista com 16 perguntas abordando aspectos
relacionado ao seu atendimento, avaliação, terapia fonoaudiológica,
orientação e principais abordagens ao paciente. Esta
pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, todos assinaram
termo de consentimento. Resultados: 36,66% possuem formação
até 5 anos e 33,33% até 10 anos.76,66% possuíam
curso de especialização e destes 13,33% em linguagem
e 43,33% em motricidade orofacial; 70% buscam literatura na área
de neuroanatomia e linguagem; 46,66% reforçam a importância
de avaliar a linguagem e 43,33% afirmam da importância de avaliar
o paciente como um todo, inclusive o sistema estomatognático;
10% priorizam as funções estomatognáticas e 43,33%
prioriza a linguagem e motricidade orofacial;100% afirmam avaliar
funções estomatognáticas do paciente com afasia;
93,33% trabalham concomitante a motricidade orofacial e linguagem;
46,66% afirmam ter dificuldade de trabalhar a linguagem desse paciente
por ser a linguagem mais complexa e não ter resposta imediata
quanto à estimulação do sistema estomatognático
e 30% tem mais dificuldade em motricidade orofacial por ser especialista
em linguagem ou voz. 60% dos profissionais orientam a família
para evitar o isolamento do paciente e 40% orienta estimulação
da comunicação e também sobre alimentação
Conclusão: os profissionais sabem da importância de avaliar
a linguagem e também as funções estomatognáticas
e o fazem na sua prática diária, almejando assim o reconhecimento
global do paciente mesmo com especialidades diferentes e que um bom
trabalho nas funções estomatognáticas do paciente
com afasia de Broca dará ao paciente maiores subsídios
para sua vida social melhorando sua independência e auto-estima. |
|
|
|
Contato: danyfono@fir.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|