Código: OCV0413
ESTUDO DESCRITIVO SOBRE A SAÚDE VOCAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
 
Autores: Maria Abadia S V Guimarães, Diana Melissa Faria
Instituição: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP
 
A expressividade da voz é reconhecidamente um dos atributos dos professores como principal facilitador no processo de aprendizagem dos alunos. Um professor caracterizado como expressivo apresenta, geralmente, qualidade vocal e loudness equilibrados, variabilidade de pitch e pausas, buscando as ênfases da comunicação (Arruda & Ferreira, 2004). Assim, a qualidade e o domínio vocal são essenciais à expressividade e, consequentemente, ao bom desempenho profissional. Além disso, os problemas vocais geram constantes ausências no trabalho, pedidos de licença médica e, até mesmo, incapacidades permanentes no exercício da docência. A procura por um especialista nem sempre é uma conduta adotada, mesmo frente a sintomas vocais importantes e de longa duração (Scalco, 1996), uma vez que são relacionados pelos professores como inerentes a profissão. Assim, com o objetivo de investigar a ocorrência de queixas em relação a voz de professores de ensino fundamental, ainda em formação universitária, foi realizado um levantamento com 86 indivíduos do gênero feminino por meio de questionário (Behlau & Pontes, 1999) auto-aplicado composto por 23 itens que identificam um possível problema de voz. Foi verificado que mais de 50% (66,28%) assinalaram mais de seis itens, o que indica um risco de desenvolver um problema vocal. Entre os itens mais assinalados pelos professores estão: a ocorrência prévia de algum problema de voz com 55,81%, o uso da voz de forma intensiva com 62,79% e a presença de sintomas na laringe (pigarro, coceira, ardor, dor, sensação de queimação, sensação de aperto ou bola na garganta) com 59,30%. Concluímos que além do conhecimento por parte do fonoaudiólogo sobre a ocorrência de sintomas de alterações vocais em professores de ensino fundamental, este trabalho também pôde evidenciar que o preenchimento do questionário despertou nos docentes a consciência dos aspectos relacionados à saúde vocal, levando-os a refletir sobre ações que sobrecarregam o seu aparelho fonador.
 
 
Contato: dianafaria@bol.com.br
 

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