ESCOLARIDADE E ESCRITA
Ana Paula Berberian
Palestrante
Instituição: UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
 
OBJETIVO: Realizar uma discussão conceitual acerca dos gêneros discursivos e suas implicações para a prática escolar e, portanto, para a atuação Fonoaudiológica voltada a esse contexto. PRESSUPOSTOS: - A partir de perspectiva teórica sócio-construtivista, que concebe a linguagem como constitutiva e constituída nas interações sociais, a ênfase para analise e para a atuação voltada à linguagem escrita deve recair sobre a produção textual, a qual se realiza a partir dos diferentes gêneros discursivos; - O domínio da linguagem escrita implica no reconhecimento por parte dos sujeitos dos diferentes gêneros discursivos e, principalmente, na possibilidade de poder operar e fazer uso dos mesmos. DISCUSSÃO CONCEITUAL DE GÊNERO DISCURSIVO: Referência teórica está assentada nas produções de Bakthin, o qual afirma que ao produzimos enunciados o fazemos por meio de gêneros discursivos, os quais estão relacionados a determinadas formas de organização particulares, referenciadas por modos relativamente estáveis de estruturações. Apesar de tal estabilidade eles também comportam flexibilidade e instabilidades, pois suas realizações, pelos sujeitos, acontecem de forma única e estão relacionadas a um contexto e a relações sociais particulares. Dentre as possíveis formas de classificação, enfatizamos a distinção entre gênero primário e gênero secundário, porque a compreensão de suas características é condição para a elaboração de propostas e práticas que visem à incorporação dos mesmos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A valorização dos diferentes gêneros discursivos implica no reconhecimento das capacidades lingüísticas das crianças e, especialmente, a possibilidade de compreensão das distintas situações discursivas em que elas estão prioritariamente inseridas. A apropriação e o uso efetivo dos diversos gêneros discursivos ocorre a partir da mediação do educador que deve explicitar os conteúdos, as estruturas e finalidades dos contextos de produção textual, enfim as leis que regem os diferentes gêneros discursivos.
 
Contato: ana.silva17@utp.br
 

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