Código: OCA0667
TRIAGEM AUDITIVA EM PRÉ-ESCOLARES: IDENTIFICAÇÃO DE PERDA AUDITIVA EM CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS
 
Autores: Fabiana Valle Pedroso, Annie Sabino , Renata Lanzuolo, Marisa Frasson de Azevedo
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO / UNIFESP - EPM
 
INTRODUÇÃO: A audição é um pré-requisito para o desenvolvimento da linguagem e fundamental para o processo de alfabetização. É de suma importância a detecção de perdas auditivas em crianças o quanto antes, no intuito de minimizar os prejuízos ocasionados pelos limiares de audibilidade rebaixados. A triagem auditiva nas escolas é um meio de identificar as crianças que necessitam de avaliação audiológica completa e/ou avaliação otorrinolaringológica. A Emissão Otoacústica Transitória (EOAT) é um método de triagem, capaz de detectar perdas auditivas superiores a 25 dBNA. O objetivo deste estudo é detectar possíveis perdas auditivas em crianças com idade pré-escolar, caracterizando o tipo de perda mais freqüente. MATERIAL E MÉTODO: Foram realizadas triagens auditivas por meio da captação das EOATs em 165 crianças, com idade entre 3 anos e 6 anos e 11 meses, de escolas públicas e particulares. O equipamento utilizado foi o ILO Ecocheck, um aparelho portátil e de fácil manuseio, que apresenta como critérios de resposta, “passa” (sem probabilidade de perda auditiva) ou “falha” (com probabilidade de perda auditiva). Este equipamento é capaz de detectar possíveis perdas auditivas superiores a 25 dBNA. As crianças que “falharam” foram encaminhadas para avaliação audiológica e otorrinolaringológica, e após conduta otorrinolaringológica, foram reencaminhadas para avaliação audiológica completa. RESULTADOS: Verificamos que das 165 crianças submetidas à triagem, 135 (81,8%) “passaram” e 30 (18,2%) “falharam” no procedimento. Não houve diferenças estatisticamente significantes quanto ao sexo e faixa etária. Das 30 crianças que falharam, 3 (10%) não compareceram a avaliação audiológica. Das 27 crianças avaliadas, 25 (92,6%) apresentaram perda auditiva condutiva, 1 (3,7%) neurossensorial e 1 (3,7%) apresentou limiares dentro da normalidade (falso-positivo). CONCLUSÃO: A triagem auditiva com o equipamento ILO Ecocheck mostrou-se um método rápido e viável na detecção de perdas auditivas em pré-escolares.
 
 
Contato: annie.s@ibest.com.br
 

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