Código: OCL0529
RECONHECIMENTO DE EXPRESSÕES FACIAIS POR PORTADORES DE TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
 
Autores: Morgana Belgamo da Silva, Ana Carina Tamanaha , Jacy Perissinoto
Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA & UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
 
Introdução: Os Transtornos Globais do Desenvolvimento caracterizam-se por prejuízos qualitativos nas áreas de interação social, comunicação e interesses. (OMS, 1998; APA, 2002). Dentre as inúmeras alterações observadas, a dificuldade no reconhecimento de expressão facial tem sido pesquisada, por explicar as falhas sociais e de comunicação nestas patologias.
O objetivo deste estudo foi avaliar o reconhecimento de expressão facial por portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Metodologia: A amostra foi constituída por 10 crianças, de ambos os sexos, diagnosticadas, por equipes multidisciplinares, como portadoras de Síndrome de Asperger e Autismo Infantil, na faixa etária de 5 a 10 anos.
Utilizamos quatro figuras do jogo “Brincando com as Expressões” da Toyster, de acordo com a proposta de Assumpção Jr & Col. (1999). As figuras são compostas por quatro expressões faciais diferentes, a saber: alegria; tristeza; raiva; surpresa, que foram as expressões que obtiveram maior número de concordâncias de respostas em estudo preliminar realizado pelos autores numa amostra de adultos normais.
Foi solicitado a cada criança que mostrasse em qual figura o personagem demonstrava a expressão facial correspondente aos sentimentos: alegria, tristeza, raiva e surpresa, respectivamente.
Resultados: Verificamos que houve maior freqüência de reconhecimento da expressão alegria, com índice de 75% de acertos e 25% de respostas corretas para expressão facial de tristeza. Obtivemos índices 0% de acertos para as expressões faciais de surpresa e raiva.
Conclusão: Esses dados demonstram a dificuldade acentuada das crianças avaliadas em reconhecer determinadas expressões faciais. Esses achados nos permitem afirmar que a ausência dessa habilidade pode ser uma causa subjacente às falhas sociais e de comunicação nestas patologias.
 
 
Contato: morganabs@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco