Código: OCL0999
O BRINCAR, A IMAGINAÇÃO E A LINGUAGEM - REFLEXÕES NO ÂMBITO DA SURDEZ-
 
Autores: Ivone Panhoca, Ana Carolina Sales Oliveira, Ana Beatriz D\'alma Pinto
Instituição: PUC-CAMPINAS
 
O BRINCAR, A IMAGINAÇÃO E A LINGUAGEM
- REFLEXÕES NO ÂMBITO DA SURDEZ-


As brincadeiras infantis ao mesmo tempo em que expõem a capacidade imaginativa da(s) criança(s) proporcionam maior desenvolvimento da imaginação, uma vez que no universo imaginário a criança tende a realizar - no plano simbólico - as ações do mundo adulto, podendo atuar sobre elas, expandindo-as e aprimorando-as de forma criativa.
Este estudo tem como objetivo analisar - através de observação de atividades em mesa e em “atividades livres” - o brincar de crianças surdas em uma escola especializada.
Os sujeitos são 18 crianças surdas, na faixa etária de 2 a 5 anos, de ambos os sexos, estudantes de um instituto para surdos do interior de Minas Gerais.
Os dados dizem respeito a um período de 2 meses de observações e filmagens (semanais) na “própria realidade” das crianças, no contexto da instituição em foco.
Trata-se de uma abordagem quali-quantitativa e o brincar, aqui, é entendido como um recurso que impulsiona a interatividade (oral e/ou gestual) e permite ao fonoaudiólogo o acesso ao funcionamento da linguagem e da imaginação da criança.
 
 
Contato: ipanhoca@puc-campinas.edu.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco