Código: OEM0116
INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PORTADORES DE EPIDERMÓLISE BOLHOSA.
 
Autores: Alésia Esteves Mendes , Aline Kellen Ferreira de Melo , Carla Menezes da Silva, Catarina Celles Mayrink , Fernanda Abreu Dutra, Marcela Luiza Pereira Mota
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
 
A epidermólise bolhosa é uma doença grave e rara, porém não contagiosa, caracterizada por bolhas nas células epidérmicas e, em especial, nas áreas de maior atrito, sendo possível também ocorrer lesões repetidas num mesmo local.
Inicialmente a epidermólise bolhosa atinge as células epidérmicas e, quando agravado o caso, afetam também as mucosas, como, por exemplo, a boca e esôfago, tornando a alimentação um problema para esses indivíduos que podendo levar à desnutrição.
A presença de bolhas por todo o corpo e/ou mucosa, distingue os diferentes tipos de manifestações da Epidermólise Bolhosa.
A Epidermólise Bolhosa juncional e, principalmente a distrófica recessiva, por apresentarem bolhas na mucosa que geram alterações orais e por todo o sistema estomatognático devido a cicatrização deformadora, terá maior importância para a atuação fonoaudiológica. O fonoaudiólogo estará atuando em problemas relacionados com a deglutição adaptada que esses pacientes apresentam assim como em exercícios que auxiliam a alimentação.
O objetivo desse estudo é coletar dados sobre a manifestação oral das bolhas em portadores de epidermólise bolhosa para propor uma forma de atuação fonoaudiológica a fim de evitar maiores problemas para esses pacientes.
 
 
Contato: marcela_michell@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco