Código: TEM0405
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM PACIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA DE REPOSICIONAMENTO DO DISCO ARTICULAR.
 
Autores: Laura Davison Mangilli, Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini
Instituição: UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA.- RIO DE JANEIRO - RJ.
 
Introdução: A cirurgia de reposicionamento do disco articular é executada quando este se encontrar íntegro sendo possível seu reposicionamento em relação anatômica normal com o côndilo e a fossa, após insucessos com tratamentos conservadores.
Descrição do quadro:
Trata-se de paciente adulto, gênero feminino, encaminhado para avaliação miofuncional orofacial após cirurgia para reposicionamento do disco articular bilateralmente. As queixas principais referiam-se a dores faciais, principalmente no lado esquerdo, e dificuldade em abrir a boca.
Durante avaliação no 30o dia de pós-operatório apresentou: dor forte à palpação em temporal bilateralmente; dor moderada em masseteres e esternocleidomastóideo bilateralmente; dor leve nas regiões orbitária, zigomática e frontal; edema na região das ATMs, compatível com o tempo da cirurgia; rigidez dos músculos temporais; limitação da amplitude e desvios dos movimentos mandibulares; mastigação com preferência à direita, com pouca participação dos músculos bucinadores e sintomatologia dolorosa em esternocleidomastóideo bilateralmente; deglutição apresentando dor nos músculos esternocleidomastóideo; articulação da fala com limitação da amplitude mandibular.
Procedimentos: explicações e orientações ao paciente; preparo da musculatura das regiões escapular, cervical, facial e musculatura específica com termoterapia, massagens, alongamentos e manobras específicas; mobilidade mandibular dirigida; aumento da amplitude e correção dos movimentos mandibulares através de movimentos livres e alavanca leve; mioterapia visando melhor aspecto, simetria, força e funcionalidade de musculatura facial; reorganização funcional com treinos sistemáticos da mastigação, deglutição e fala. Foram realizadas 10 sessões semanais de fonoterapia e acompanhamento posterior em sessões de manutenção.
Resultados: ausência de edemas e de dores faciais e/ou cervicais; amplitude dos movimentos mandibulares compatíveis com os valores de referência; discreto desvio dos movimentos mandibulares para o lado esquerdo; desconforto muscular ao mastigar alimentos muito fibrosos devendo esses ser evitados ainda nessa etapa; adequação da deglutição.
Conclusão: O trabalho fonoaudiológico mostrou-se eficiente na eliminação da sintomatologia dolorosa e na adequação dos movimentos mandibulares, da musculatura facial e cervical e das funções do Sistema Estomatognático.
 
 
Contato: davisonmangilli@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco