Código: TCM1462
A INFLUÊNCIA DO TIPO DE CIRURGIA ORTOGNÁTICA SOBRE A PRODUÇÃO DA FALA NAS DEFORMIDADES DENTOFACIAIS.
 
Autores: Trixy Cristina Niemeyer Vilela Alves, Katia Flores Genaro
Instituição: HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
Introdução: A correção cirúrgica das deformidades dentofaciais pode ocorrer apenas na maxila, comum na mordida cruzada anterior, bem como envolver a maxila e a mandíbula, comum em muitos casos com mordida cruzada total. Nessas deformidades, ocorrem alterações na fala quanto ao ponto articulatório, especialmente nos fonemas linguodentais /t/, /d/, /n/. Considerando-se a estreita relação entre a mandíbula e a língua, espera-se que as cirurgias que incluem retroposição mandibular levem a um melhor resultado sobre as alterações dos pontos articulatórios que envolvem a língua, assunto que merece destaque, uma vez que o padrão alterado pode contribuir com a recidiva cirúrgica.
Objetivo: Verificar se há influência do tipo de cirurgia ortognática sobre a produção dos fonemas linguodentais em casos com mordida cruzada anterior e mordida cruzada total.
Método: A amostra constou de 13 casos com mordida cruzada anterior e 15 com mordida cruzada total, submetidos ao avanço cirúrgico da maxila, bem como 11 casos com mordida cruzada total, submetidos à cirurgia de avanço maxilar associado à retroposição mandibular, todos com alteração nos fonemas linguodentais antes da cirurgia.
Resultados: Apenas 1 caso com mordida cruzada anterior (7,69%) e 1 com mordida cruzada total (9,09%), submetidos ao avanço maxilar isolado, apresentaram correção automática do ponto articulatório dos fonemas linguodentais, fato observado em 5 casos (45,45%) submetidos ao avanço da maxila associado à retroposição mandibular.
Conclusão: A cirurgia de retroposição da mandíbula, associada ao avanço da maxila, favorece a correção automática da produção dos fonemas linguodentais. Fato que, se confirmado em estudos envolvendo maior número de casos, auxiliará no prognóstico para a fala, com base no tipo de cirurgia realizada, enfatizando a importância da inserção do fonoaudiólogo na equipe de cirurgia bucomaxilofacial.
 
 
Contato: trixy.niemeyer@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco