Código: TCL0464
A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DE SUJEITOS SEM QUEIXAS LINGÜÍSTICAS AVALIADOS PELO TESTE M1-BETA 86
 
Autores: Ellen Cristina Siqueira Soares, Karin Zazo Ortiz
Instituição: UNIFESP - EPM
 
A avaliação da linguagem deve caracterizar a emissão oral, compreensão oral, emissão gráfica e compreensão gráfica. Uma das diretrizes da avaliação é o uso de testes.
Como no Brasil temos poucos protocolos padronizados para a avaliação de linguagem em sujeitos adultos, na prática clínica torna-se difícil a escolha de materiais para a avaliação de determinados grupos de pacientes. Além disso, devemos conhecer como a população sem queixas lingüísticas ou comunicativas, responde a estes instrumentos.
Objetivou-se, com este trabalho, identificar quais os aspectos do teste M1-Beta 86 sofrem influência da escolaridade quando aplicados em indivíduos normais .
Para o estudo (aprovação do Comitê de Ética - 0151/05), foram avaliados 68 sujeitos sem lesão cerebral, sendo 34 sujeitos (10 do sexo masculino e 24 de feminino) com menos de 8 anos de escolaridade (baixa escolaridade) e 34 sujeitos (11 do sexo masculino e 23 do feminino) com mais de 8 anos de escolaridade (alta escolaridade). Estes sujeitos foram voluntários com idades que variaram entre 17 e 76 anos. Cada sujeito foi submetido ao teste de avaliação de linguagem M1-Beta 86.
Este teste avalia compreensão oral, compreensão gráfica, ditado de palavras e frases, escrita copiada, leitura em voz alta, repetição, denominação, disponibilidade lexical e praxias bucofaciais.
Foram encontradas diferenças significativas nas performances do grupo com alta e baixa escolaridade nas tarefas de denominação, disponibilidade lexical e escrita de palavras e frases. Entre as demais provas as diferenças foram discretas.
Nossos dados concordam com a literatura estudada, que aponta diferenças na performance lingüística em função da escolaridade.
Concluímos que indivíduos com alta e baixa escolaridade apresentaram diferente desempenho em todas as provas do teste M1 Beta 86, sendo que em algumas, observamos diferenças marcantes. Desta forma, observamos que a escolaridade influenciou no desempenho lingüístico.
 
 
Contato: ellen_epm@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco