Código: OCV0219
RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO VOCAL EM SALA DE AULA E
QUEIXA VOCAL DE PROFESSORAS DE ESCOLAS
PARTICULARES NA CIDADE DE ARCOS
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Autores: Liliana Amorim Alves, Gisele Gasparini, Mara Behlau |
Instituição: CENTRO DE ESTUDOS DA VOZ |
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Objetivo: avaliar vozes de professoras durante a atividade letiva e relacionar com os dados de queixas, sinais e sintomas vocais. Métodos: Foi aplicado um questionário em 73 professoras de escolas particulares, a respeito de queixas, sinais e sintomas vocais. Foi também realizada uma análise auditiva durante a atividade letiva em sala de aula dos parâmetros vocais selecionados (tipo de voz, grau de desvio vocal, ataque vocal, loudness, pitch, ressonância, articulação, respiração e coordenação pneumofonoarticulatória), sendo as vozes classificadas em adaptadas e desviadas. Resultados: A maioria das professoras apresentou voz avaliada como desviada (64,38%), o que foi caracterizado por grau moderado de desvio vocal (65,96%), ataque vocal brusco (57,45%), loudness aumentada (65,96%), pitch grave (51,06%), ressonância baixa (48,94%), articulação normal (76,60%), respiração de modo buco-nasal (100,0%) e tipo médio (70,21%) e coordenação pneumofonoarticulatória inadequada (53,19%). As professoras cujas vozes foram consideradas adaptadas apresentaram grau de desvio vocal ausente (73,08%), ataque vocal isocrônico (96,15%), loudness adequada (80,77%), pitch agudo (38,46%), ressonância equilibrada (42,31%), articulação normal (96,15%), respiração de modo buco-nasal (100,0%), tipo médio (88,46%) e coordenação pneumofonoarticulatória adequada (92,31%). No questionário aplicado às professoras com vozes adaptadas, 38,46% referiram que suas vozes eram boas, 53,85% percebem mudanças de voz após as aulas e 65,38% não utilizam nenhuma estratégia para poupar a voz dentro da sala de aula. Já as com vozes desviadas, 51,06% avaliaram suas vozes como boas, 53,19% percebem mudança da voz após as aulas e 53, 19, % referem não usar nenhuma estratégia para poupar a voz dentro da sala de aula. Conclusões: A categorização fonoaudiológica identificou as vozes das professoras em adaptadas e desviadas, com parâmetros característicos dessas duas categorias, não havendo necessariamente correspondência entre a avaliação fonoaudiológica e a auto-avaliação vocal feita pelas professoras. |
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Contato: mbehlau@uol.com.br |
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