Código: OCL1687
ANÁLISE DO PERFIL COMUNICATIVO UTILIZADO POR TERAPEUTAS E PACIENTES DO ESPECTRO AUTÍSTICO |
|
Autores: Camila Ramos Moreira, Liliane Perroud Miilher, Fernanda Dreux Miranda Fernandes |
Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
|
Introdução: Nas descrições sobre o quadro autístico, as desordens de linguagem apresentam-se como características típicas. Vários estudos sugerem que apenas a inserção da criança autista em contextos comunicativos saudáveis não é suficiente para produzir um aumento na interação social, desta forma a terapia específica de linguagem se faz necessária, sendo que a atitude comunicativa do fonoaudiólogo é fundamental para o processo terapêutico. Ainda que muitos estudos enfoquem a comunicação da criança, poucos consideram a troca entre paciente e terapeuta nas situações comunicativas. Considerando que o sucesso comunicativo ocorre em trocas interacionais, onde os interlocutores ocupam os papéis de falantes e ouvintes e que há uma interdependência dialógica entre eles, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o perfil comunicativo utilizado por terapeutas em interação com pacientes do espectro autístico.
Método: utilizando o Perfil Funcional da comunicação (Fernandes, 2004), foram analisadas as funções comunicativas utilizadas pelos pacientes e os meios comunicativos utilizados pelas terapeutas em terapia de linguagem. Os meios comunicativos foram divididos em: VE (verbal), G (gestual), VO (vocal), VOG (vocal + gestual) e VEG (verbal + gestual), e os sujeitos em verbais e não verbais. O corpo de análise foi constituído de 36 díades.
Resultado: foi encontrada diferença significativa entre as funções “reconhecimento do outro” e os meios VOG e VEG; entre as funções “nomeação”, “exclamativo” e “pedido de rotina social” e o número total de atos comunicativos.
Conclusão: os resultados sugerem que as terapeutas utilizam todos os meios disponíveis para interagir com seus pacientes, independentemente da função comunicativa expressa pela criança. Além disso, pode-se perceber que as terapeutas apresentam características pessoais próprias apresentando perfis diferentes com crianças verbais e não-verbais. |
|
|
|
Contato: li_miilher@hotmail.com |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|