Código: OEL1428
SÍNDROME DE USHER: AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO DESEMPENHO COMUNICATIVO
 
Autores: Juliana Yoshiga, Regiane Nishihata, Carolina Alves F. de Carvalho, Eliane Bragatto, Brasília Maria Chiari
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
 
Introdução: Um desempenho comunicativo eficaz é dependente da integridade das funções perceptivas. Na Síndrome de Usher (USH), tanto a visão quanto a audição estão prejudicadas em diferentes graus. A Fonoaudiologia pode intervir, em atuação multidisciplinar, na prevenção, diagnóstico e reabilitação nesses casos de deficiências múltiplas. Desta forma, é importante identificar junto aos pacientes suas necessidades de comunicação e prioridades, estabelecendo metas que efetivamente reduzam seus handicapes e conseqüentemente proporcionem uma melhor qualidade de vida (ONU, 1982). Objetivo: A partir de um estudo de caso e respaldo na literatura pertinente, construir um protocolo que referencie a observação e permita a avaliação qualitativa do desempenho comunicativo, num primeiro momento, do portador da USH. Método: foi aplicado um questionário contendo questões relativas à funcionalidade da comunicação, envolvendo os aspectos de vida pessoal, social e profissional pré e pós diagnóstico. As repostas foram transcritas e analisadas qualitativamente pelo método de análise do discurso proposto por Lefevre (2002). Resultados: Segundo relato do indivíduo: as deficiências visual e auditiva foram percebidas precocemente; a deficiência auditiva é pior que a visual, inclusive as estratégias compensatórias já aplicadas foram bem-sucedidas no caso da cegueira, mas não da surdez. Há restrição na comunicação pela falta de diálogo na família e de amizades; a USH promove o isolamento do indivíduo portador, reduzindo suas atividades de lazer à rádio, televisão e leitura. A síndrome não impede a locomoção, mas exige uma organização e planejamento sistemáticos das atividades. A troca de experiências entre as pessoas com igual problema tem sido fundamental para sua compreensão, ainda que parcial, da USH. Conclusão: O protocolo permitiu a formulação de algumas reflexões sobre o desempenho comunicativo do portador da USH, sendo um instrumento capaz de promover condutas eficazes durante a avaliação e sugerir alternativas de reorganização das estratégias de ação dos profissionais e cuidadores, com base em uma perspectiva mais realista, valorizando as capacidades e necessidades desses indivíduos.
 
 
Contato: jyoshiga@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco