Código: DCL1115
ANÁLISE DA ATIVIDADE CEREBRAL DURANTE O PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE GêNEROS. |
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Autores: Flávia F. S. Benevides Foz, Armando Freitas da Rocha |
Instituição: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FMUSP |
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Análise da atividade cerebral durante o processamento de linguagem oral e escrita: estudo comparativo entre gêneros.
Resumo: Características do funcionamento cerebral foram estudadas durante o processamento de linguagem oral e escrita comparando-se dois grupos distintos: homens e mulheres. As provas utilizadas envolviam descrições, apresentadas de forma oral ou escrita, para posterior identificação de uma figura correspondente. As frases estavam relacionadas com diferentes temas: frutas, instrumentos e profissões. Participaram deste estudo 11 mulheres e 10 homens adultos. Enquanto os indivíduos realizavam atividades informatizadas que envolviam as atividades de linguagem oral e escrita, registrava-se um eletroencefalograma – EEG – utilizando o sistema 10/20. Obtiveram-se, após o registro eletroencefalográfico, Mapas Cognitivos Cerebrais – MCCs – e Mapas Fatoriais – MFs. Os MCCs foram construídos baseados na análise das áreas que alocaram maior capacidade computacional permitindo assim uma visualização das áreas relacionadas às tarefas propostas durante um período determinado. Os Mapas Fatoriais – MFs – indicaram as áreas que mais significativamente estavam relacionadas durante o evento analisado. A observação dos mapas mostrou uma diferença no padrão de ativação entre os gêneros. O grupo feminino manteve uma similaridade na ativação quando se comparou a forma de apresentação – oral e escrita – e os temas. O grupo masculino mostrou um padrão de ativação similar para as descrições apresentadas oralmente e uma variação para as descrições apresentadas por escrito. Os homens foram significativamente mais rápidos para responderem as descrições orais e as mulheres, as textuais. Com relação aos temas, os homens foram significativamente mais rápidos para responderem as descrições orais sobre instrumentos e as mulheres, as descrições textuais sobre frutas e profissões. A diferença de performance parece ter maior relação com a forma de apresentação – oral e textual – do que com os temas. Houve diferenças no padrão de ativação entre os gêneros, principalmente quando se comparou o padrão das descrições apresentadas textualmente. A diferença de atividade elétrica cerebral pode estar associada à escolha de diferentes estratégias na solução de uma mesma tarefa. |
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