Código: OEL0394
DISTÚRBIO ARTICULATÓRIO FONÉTICO EM CLÍNICA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
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Autores: Suraia Dos Santos Andrade, Caroline Cominetti Roncato |
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
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Este estudo visa mostrar a importância da realização de uma avaliação fonoaudiológica detalhada para a determinação das diretrizes do processo terapêutico em um caso de distúrbio articulatório. Busca-se mostrar a importância da delimitação das necessidades do sujeito e destacar a relevância da participação familiar no processo terapêutico. R.M., quatro anos, chegou à Clínica Escola onde se realizou o estudo no mês de julho, com a queixa de troca de fonemas na fala. Segundo a mãe da criança, ela cometia trocas sistemáticas dos fonemas /k/ /t/ e /g/ /d/. Após onze sessões de terapia, os fonemas já se encontram sistematizados, através de exercícios que estimulem a propriocepção do sistema estomatognático. Durante uma avaliação fonoaudiológica detalhada com a paciente, foi determinada a hipótese diagnóstica de distúrbio articulatório de origem fonética. Ainda foi constatado que os grupos consonantais encontravam-se omitidos assistematicamente, o que não fazia parte da queixa trazida pela mãe. Estes fonemas foram sistematizados, através de exercícios de propriocepção do sistema estomatognático, mostrando-se o ponto articulatório dos fonemas à paciente, sendo que, segundo Lamprecht (1999), podem não estar presentes na fala de uma criança de quatro anos. R.M. recebeu alta fonoaudiológica após quinze sessões, o que não se configura como uma situação comum em clínicas escolas, onde, na maioria das vezes, só existe a possibilidade de atendimento uma vez na semana.Assim sendo, destaca-se a importância da realização de uma avaliação fonoaudiológica funcional, para que sejam bem delimitadas as necessidades de cada paciente, além de ser fundamental a colaboração da família no processo terapêutico. |
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Contato: suca.fono@ig.com.br |
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