Código: OCL1305
PROGRAMA DE REMEDIAÇÃO EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM ESCOLAR COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE |
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Autores: Suraia S. Andrade, Renata R. Almeida, Laura Giotto Cavalheiro |
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB |
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Introdução: O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) é uma desordem neuropsiquiátrica que apresenta como sintomas: desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. Estes sintomas,freqüentemente, interferem no processo de aprendizagem. Objetivo: Descrever e comparar os achados das avaliações fonoaudiológicas pré e pós programa de remediação em consciência fonológica. Método: Participou da pesquisa um escolar, LCS, sexo masculino,11 anos, matriculado na 4a série. Os procedimentos englobaram: Prova de Consciência Fonológica-PCF, Velocidade de Nomeação Rápida-VNR, Avaliação Fonológica da Criança; nível de leitura e escrita; velocidade de leitura oral e silenciosa e Testes Complementares como: Teste de Desempenho Escolar-TDE e Roteiro de Investigação da Atenção-RIA. Resultados: Na avaliação pré-intervenção fonoaudiológica o menor apresentou a persistência do processo fonológico de ensurdecimento de obstruintes; dificuldade nas habilidades silábicas, fonêmicas e de rima; memória de trabalho fonológica. A avaliação da linguagem escrita evidenciou nível de leitura alfabético, velocidade de leitura lenta e dificuldade na compreensão do material lido. No TDE, verificamos escores abaixo do esperado para os subtestes de leitura, escrita e aritmética e no RIA observarmos dificuldade nos processos atencionais de seleção, sustentação, sondagem e vigilância. Após a intervenção fonoaudiológica, foi possível observar melhora nas atividades que envolviam memória de trabalho e consciência fonológica, porém manutenção do processo fonológico de ensurdecimento de obstruintes. Na avaliação da linguagem escrita verificou-se melhora do nível de leitura, velocidade de leitura e na compreensão do material lido. A avaliação complementar evidenciou melhora de todos os processos atencionais, contudo no TDE apresentou escore abaixo do esperado nos subtestes realizados. Conclusão: Desta forma, podemos afirmar a intervenção fonoaudiológica propiciou melhora no desempenho da criança com TDAH, desenvolvendo sua atenção e concentração e potencializando as habilidades de linguagem oral e escrita. Podemos ressaltar, ainda, que a comparação dos resultados da avaliação fonoaudiológica pré e pós-intervenção nos permitiram verificarmos eficácia na terapêutica proposta. |
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Contato: laufono@uol.com.br |
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