Código: OCS0325
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A VOZ E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO – CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA
 
Autores: Daniele Rossi, Regina Zanella Penteado, Kelly Cristina Alves Silvério, Cláudia Giglio de Oliveira Gonçalves, Taís Pichirilli Guilherme Vieira, Aline Libardi
Instituição: UNIMEP- UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
 
As alterações vocais em professores relacionam-se à sua qualidade de vida e ao trabalho docente. Estudos de caráter qualitativo possibilitam valorizar as percepções e reconhecer a perspectiva dos sujeitos e atores sociais envolvidos, o que representa um aspecto importante nos estudos sobre as relações entre saúde, trabalho e qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa é identificar as percepções de professores acerca da sua própria voz, do processo saúde-doença vocal e das suas condições e organização do trabalho. Aprovação do CEP (42/03). Método: Os dados foram obtidos a partir da técnica de Grupo Focal, envolvendo 19 professoras de uma escola estadual de um município do interior de São Paulo, antes da participação dos sujeitos num grupo de Vivência de Voz. As questões versavam sobre o que acham da própria voz, quais os problemas/dificuldades no seu uso, as condições de organização e ambiente de trabalho e os impactos na voz/saúde vocal, bem como as suas possibilidades de mudança. Após a transcrição das discussões realizadas no Grupo Focal, foi feita a análise de conteúdo/análise temática. Os resultados versam sobre a imagem vocal, da voz e de suas alterações, dos impactos do trabalho docente na saúde e das possibilidades para a promoção da saúde vocal, a partir das percepções e da perspectiva dos sujeitos envolvidos. As conclusões afirmam a importância de se instituir Grupos de Vivência de Voz nas escolas, enquanto espaços sociais que, tomando por base a cultura local e as possibilidades da comunidade escolar, contribuam para o desenvolvimento da percepção da voz, da valorização da imagem vocal, da expressividade docente e da reflexão e discussão acerca da relação voz/saúde/trabalho no sentido de possibilitar, à comunidade escolar, identificar necessidades e comprometer-se com ações transformadoras num projeto mais amplo de promoção da saúde, construção da cidadania e melhoria da qualidade de vida na escola.
 
 
Contato: rzpenteado@unimep.br
 

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