Código: TCL0440
TEMAS LIVRES NO XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOUDIOLOGIA: LINGUAGEM |
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Autores: Maria Helena Mourão Alves Oliveira, Marisa Bueno Mendes Gargantini |
Instituição: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS |
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Toda produção
científica deve ser divulgada para que possa ser questionada
ou confirmada. Os eventos científicos ocupam papel fundamental
na divulgação da produção científica
e na formação de recursos humanos. O estudo da produção
sobre linguagem permite não só o conhecimento da própria
linguagem, mas também do uso que se faz da mesma na transmissão
da informação. O objetivo deste trabalho foi analisar
a produção científica sobre linguagem apresentada
no XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004. Foram analisados:
temas, títulos e qualidade informativa dos títulos e
dos resumos dos trabalhos apresentados como Temas Livres (N = 66).
Utilizou-se juízes para garantir a precisão. Os resultados
mostraram que 60,7% dos trabalhos enfocaram a linguagem; destes, 65%
enfocaram a linguagem oral e 20% a linguagem escrita; a fala, incluída
na categoria linguagem foi estudada em 9% dos trabalhos.
Os aspectos da normalidade da linguagem foram descritos em 31,8 %
das pesquisas e a patologia em 65,15%. Na categoria “outros”
(30,3%) aglutinou-se os trabalhos que não puderam ser incluídos
nas categorias anteriormente citadas. A distribuição
dos trabalhos nas categorias, linguagem, fala e outros mostrou-se
significante (X²o=26,53;
X²c=5,99; gl=2;n.
sig: 0,05) com predominância da linguagem. Os temas mais focalizados
foram Procedimentos Terapêuticos (28,8%), Aspectos Fonológicos
(16,7%) e Leitura e Escrita (16,7%). Para verificar a significância
da distribuição dos temas, foi aplicado o teste estatístico
do x², tendo-se
obtido o valor de X²o=14,62
(X²c=12,59) o que
permite afirmar ser significante a diferença de concentração
dos temas. Os títulos apresentaram média de 12,5 voc/título,
indicando que eles se mantém dentro do esperado para um bom
título quanto à amplitude vocabular. Os resumos, parte
importante do discurso científico, por vezes mostraram-se incompletos
(24,5%) o que não permitiu adequada compreensão do delineamento
da pesquisa e a conclusão da mesma. |
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Contato: marihelenamourao@uol.com.br |
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