Código: OCV0615
O USO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS NO ESTUDO DO RECONHECIMENTO DA VOZ COMO RECURSO DIDÁTICO |
|
Autores: Eliana Maria Gradim Fabron, Sadao Omote |
Instituição: UNESP - MARÍLIA |
|
Introdução: O instrumento utilizado para a consecução do objetivo de pesquisa pode influenciar os resultados. O pesquisador pode beneficiar-se utilizando formas abertas de coleta de dados para complementar as respostas de questões fechadas e vice-e-versa. Na Fonoaudiologia, há necessidade de se investigarem os próprios métodos de pesquisa. Objetivo: Investigar os resultados do uso de três instrumentos diferentes para coletar dados sobre um mesmo objeto de estudo: o reconhecimento, por parte de professores e alunos, do uso da voz como um recurso didático. Método: Participaram do estudo 48 professores e 114 alunos de quatro escolas de Ensino Médio, sendo duas públicas e duas particulares. Foram utilizados três instrumentos: um questionário e um checklist de recursos didáticos, ambos aplicados aos professores e alunos, e entrevistas com professores. Resultados: Comparando as respostas apresentadas pelos professores e pelos alunos no questionário e no checklist de recursos didáticos, observa-se uma diferença estatisticamente significante entre os resultados obtidos desses instrumentos, com o aumento na quantidade de respostas relacionadas aos atributos vocais no segundo instrumento. A voz ou alguns dos seus atributos foram praticamente esquecidos nas respostas dos alunos ao questionário. Refletindo sobre as diferenças de respostas entre um instrumento e outro, tanto dos professores quanto dos alunos, pode-se sugerir que o questionário tem a vantagem de apresentar maior flexibilidade nas respostas. O checklist propiciou um aumento considerável na quantidade de respostas, mas estas foram de pouca variabilidade, qualidade essa determinada pelo próprio instrumento. Na entrevista, os resultados apontam o reconhecimento do uso desse recurso, por alguns professores, bem como a reflexão sobre suas respostas, por outros professores. Conclusões: A utilização de três instrumentos, para a busca de dados de um mesmo problema de pesquisa, propiciou resultados confiáveis para as questões desse estudo, mostrando-se eficaz e enriquecedor. |
|
|
|
Contato: elianaf@marilia.unesp.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|