Código: OCL0894
AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS LINGÜÍSTICOS FORMAIS SOB A VISÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO EM FONOAUDIOLOGIA
 
Autores: Ana Paula De Souza Farias , Fabíola Maria Gomes De Melo , Maria De Fátima Do Nascimento , Paula Roberta Pessoa De Melo Queiroz , Simone Áurea Gomes Ferreira Pontes , Cecília De Almeida Sales , Victória Modesto De Andrade Cordeiro , Adriana Karla Fernandes Lopes , Hilton Justino da Silva, Daniele Andrade da Cunha
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE/FIR
 
INTRODUÇÃO: Freqüentemente, nas clínicas-escolas de fonoaudiologia, os estagiários-terapeutas deparam-se com pacientes que apresentam dificuldades em relação desenvolvimento da linguagem. Os aspectos lingüísticos que a criança em desenvolvimento da linguagem precisa dominar são: o aspecto pragmático, aspecto semântico e morfossintático. OBJETIVO: Verificar o conhecimento dos estagiários-terapeutas sobre os aspectos lingüísticos formais. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário, contendo 5 perguntas aos graduandos do 7º período, do curso de fonoaudiologia. As perguntas abordavam:1) que aspectos você avalia no seu paciente com queixas na área de linguagem? 2) com que materiais você avalia a linguagem? 3) O que é aspecto pragmático? 4) O que é o aspecto semântico? 5) o que é aspecto morfossintático da linguagem? RESULTADOS: Com relação aos aspectos avaliados na linguagem: 29,8% pragmático, 29,8%, semântica, 29,8% morfossintático, 6,4% referiram compreensão, 2,1% escolaridade e 2,1% refere o fator emocional. Quando foi questionado sobre os materiais para avaliação: 30,2% usam fantoches, 20,9 % livros infantis, 16,3% álbum articulatório, 4,6% fono speak e 2,8% conversa espontânea. No conceito de aspecto pragmático: 84,2% referiram ser intenção comunicativa, 15,8% não sabem definir. No conceito de aspecto semântico: 78,9% referem ser o sentido da palavra, 10,5% compreensão, 5,3% conteúdo, e 5,3% não sabem responder. No aspecto morfossintático: 78,9% referem à estruturação de palavras, frases e 21,1% não sabem responder. CONCLUSÃO: pode-se concluir que existem graduandos no último ano de formação que não conhecem alguns conceitos básicos no que diz respeito aos aspectos da avaliação de linguagem. Com relação aos materiais utilizados para avaliação, pode-se notar que um pequeno número de alunos usa recursos mais técnicos e objetivos, como o álbum articulatório e o fono speak, havendo uma prevalência de uso de algum objeto para estabelecer a interação com a criança.É importante que estes conceitos sejam conhecidos, para uma conduta adequada da avaliação de linguagem.
 
 
Contato: danyfono@fir.br
 

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