Código: OCV0734
INCIDÊNCIA DE DISFONIA EM PROFESSORES DO INTERIOR DE MINAS GERAIS
 
Autores: Érica Couto, Paulo Sérgio Carneiro Miranda, Ana Rachel Rezende, Margareth Mano Dias, Michele Imaculada Otaviani
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Introdução

Muitos professores chegam aos consultórios fonoaudiológicos em razão de uma disfonia.

A disfonia é conceituada como toda e qualquer dificuldade que impede a produção natural da voz (Behlau & Pontes, 1995). Na prática clínica de voz são comuns relatos de cansaço vocal, dificuldades para falar, modificações da qualidade vocal, etc. Essas queixas vindas de professores, adquirem uma proporção maior porque podem interferir em seu desempenho profissional.

Objetivos

Verificar a freqüência de disfonia e abusos vocais na população de professores de Sabará, Carmo do Cajuru e Ribeirão das Neves, no ano de 2005.

Métodos

Foram aplicados formulários em 3 escolas situadas, respectivamente, em Ribeirão das Neves, Carmo do Cajuru e Sabará, num total de 80 professores. Os formulários foram levados até as escolas e respondidos por 51 professores (64%), os quais não precisaram se identificar. Os dados foram somados e computados para estudar a freqüência da disfonia.

Resultados

O índice de alteração nas pregas vocais dos professores foi baixo (10%) e somente 8% fizeram tratamento fonoaudiológico.

Metade dos professores consideram o ambiente ruidoso, sendo que 78% o consideram confortável para dar aula. 98% não faz uso de microfone em sala de aula e 65% não possui o hábito de falar alto e/ou gritar

63% dos pesquisados não tomam cuidado com sua voz e 67% não bebe cerca de 2L de água diariamente.

Conclusão

O índice de disfonias encontrado entre os professores foi baixo, possivelmente porque 78% consideram o ambiente confortável e 65% não possui o hábito de gritar/falar alto.

Referências Bibliográficas:

FERREIRA, L. P.; SILVA, M. A. A. Saúde vocal: práticas fonoaudiológicas. São Paulo: Roca Ltda, 2002.
BEHLAU, Mara. Voz: O Livro do Especialista. Volume I. Editora Revinter. São Paulo, 2004
 
 
Contato: oimargareth@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco