Código: OCA1397
MUDANÇA DOS LIMIARES TONAIS APÓS REPOSICIONAMENTO DOS FONES
 
Autores: Carla Rodrigues de Freitas Ferreira, Tânia Akiko Kobashigawa
Instituição: CLÍNICA FONIÁTRICA DE SANTOS
 
O reposicionamento dos fones na audiometria tonal é utilizado quando há suspeita de que o meato acústico externo está ocluído parcial ou totalmente, ou seja, na presença de colabamento, dificultando assim, a passagem do estímulo teste. Quando o colabamento não é detectado, os resultados obtidos na audiometria tonal tornam-se irreais, alterando o diagnóstico audiológico.
O presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência do colabamento do meato acústico externo, em audiometrias com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade.
Foram selecionados 60 pacientes, totalizando 120 orelhas, com idades entre 18 e 52 anos, de ambos os sexos, submetidos a princípio à audiometria e posterior reteste após o reposicionamento dos fones pelo próprio paciente.
Verificou-se que após o reposicionamento dos fones, houve melhora de até 20dB entre as freqüências de 3KHz à 8KHz, sendo que com maior incidência na freqüência de 6KHz.
Pudemos constatar com o presente estudo, a importância de o audiologista estar atento a possível ocorrência do colabamento, de modo a evitar erros no diagnóstico audiológico.
 
 
Contato: taniaakiko@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco