Código: OCM0900
REGISTRO DIARIO DE CONSISTÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO: EXPERIÊNCIA COM GRUPO DE ATENDIMENTO A ADOLESCENTES ESPECIAIS
 
Autores: Valéria Fonsêca Pessoa, Danielly Patrícia Pereira da Silva, Renata de Melo Revito, Karen Tavares Viana, Rita de Cássia Barreto Fernandes, Flávia Renata Bispo Fonsêca, Bruna Michelle Damasceno, Karine Oliveira da Costa,
Renata da S. Ferreira Pedrosa, Silane Araújo de Castro, Hilton Justino da Silva, Daniele Andrade da Cunha.
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE/FIR
 
Introdução: De acordo com Migroni (1997) crianças com dificuldade de alimentação apresentam conjuntamente alterações importantes de tônus, sensibilidade e postura dos órgãos fonoarticulatórios. O problema da alimentação é uma tônica constante em quase todas as patologias que envolvem crianças especiais como: Autismo, Síndrome de Down e Pacientes Neurológicos. Objetivo: Realizar um levantamento da consistência da alimentação feita pelos adolescentes especiais, para orientá-los quanto ao ato da mastigação. Método: O trabalho foi realizado com um grupo de 5 adolescentes na faixa etária de 12 a 22 anos; 3 portadores de Síndrome de Down, 1 portador de paralisia cerebral e 1 com retardo mental leve. Foram entregues 7 registros diários de alimentação aos pais, para registro de toda alimentação e líquidos ingeridos durante uma semana. Resultados: Observou-se que no café da manhã, há uma prevalência de pão, alternando com papa. As refeições eram acompanhadas de sucos, chá, e vitamina. Podendo assim estes líquidos facilitarem a deglutição, em virtude da consistência. Nos lanches, presença de frutas, pão integral, barra de cereal, salgadinho, coxinha, banana amassada com leite, geléia, bolo e iogurte. No almoço, houve uma prevalência de macarrão, feijão, carne, galinha, fígado e peixe, sendo observado a presença do arroz poucas vezes. O líquido prevalente é o suco variando com guaraná. No jantar, freqüência de sopa de verdura e pão, cachorro-quente e inhame com manteiga, acompanhados por leite, refrigerante e prevalência ao chá. Conclusão: Percebeu-se que os participantes possuem um cardápio bastante variado, havendo uma prevalência de ingestão de alimentos sólidos, porém sempre associados a líquidos. Sabe-se que, se o adolescente ingere só alimentos associados com líquidos, pode alterar as funções de morder, mastigar e formar o bolo alimentar não se desenvolvem, perpetuando a imaturidade deste sistema.
 
 
Contato: danyfono@fir.br
 

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