Código: OCP1058
A PERCEPÇÃO DAS ALUNAS DA I TURMA DE UM CURSO DE FONOAUDIOLOGIA, FRENTE AO INÍCIO DA ATUAÇÃO NA CLÍNICA-ESCOLA
 
Autores: Juliana Crepaldi Jardim, Roberto Benedito de Paiva e Silva
Instituição: UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
 
A chegada do aluno à clínica-escola caracteriza-se como o início do processo de transição estudante-profissional, mobilizando no estudante inseguranças e fantasias frente à sua atuação. Assim, a observação de modelos formais constitui o período preparatório para os atendimentos, amenizando as expectativas e oferecendo parâmetros para o início da constituição da identidade profissional do aluno. No caso de um novo curso de fonoaudiologia, onde esses parâmetros são inexistentes, é interessante conhecer a percepção das alunas da primeira turma frente à implantação da clinica-escola e dos estágios curriculares, tanto nos seus objetivos como em sua estruturação. O presente estudo tem como objetivo estabelecer um parâmetro entre as expectativas e a realidade das vivências dos primeiros atendimentos pelas alunas na clínica-escola, identificando e descrevendo as suas dificuldades e realizações. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos as alunas cursando o 6º semestre do curso de graduação em fonoaudiologia no ano de 2004. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário auto-aplicado, oferecido as 29 alunas da primeira turma de fonoaudiologia. Destes, 21 foram respondidos.Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo através da técnica de análise categorial ou temática. Os dados foram analisados contemplando três momentos distintos vivenciados pelas alunas: o primeiro antecede a atuação na clínica-escola, o segundo se refere ao início dos atendimentos e o terceiro à realidade vivenciada na época em que o questionário foi aplicado. O sentimento relatado pelas alunas durante o processo de transição estudante – profissional é a insegurança frente à dificuldade de relacionar a teoria à prática e a ausência de modelos. Porém, no terceiro momento constatou-se que, a maioria das alunas relata maior segurança em sua capacidade para a atuação profissional, resultado da supervisão, da própria atuação na clínica-escola e do modelo de seus pares.
 
 
Contato: juzinha_cj@yahoo.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco