Código: OCL1112
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
 
Autores: Camila Miranda Loiola, Simone Aparecida Capellini
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS – UNESP/ MARÍLIA
 
A produção de textos de crianças com transtorno de aprendizagem apresentam alterações quanto à forma e conteúdo textual. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de texto de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram deste estudo 20 escolares da 2a a 4a séries, sendo 60% da amostra do sexo masculino e 40% do sexo feminino, na faixa etária de 9 a 12 anos de idade Como procedimento foi solicitado às crianças a elaboração de um texto a partir do tema “O circo”, após assinatura do termo de consentimento pelos pais/responsáveis. A amostra da escrita foi analisada quanto os aspectos formais e convencionais do textos e os aspectos referentes à elaboração do texto. Os resultados evidenciaram dificuldades destes escolares em utilizar diferenciadamente letra cursiva e de forma, além de ocorrência de erros ortográficos e de transposição direta da oralidade para a escrita, presença de disgrafia funcional, hipo e hipersegmentação na escrita de palavras/frases e predomínio de texto descritivo com problemas referente ao uso de coesão e coerência. Com base nos resultados descritos, concluímos que as crianças com transtorno de aprendizagem deste estudo apresentam dificuldades quanto ao uso de aspectos formais e convencionais do texto, além de atraso no uso de aspectos referentes a elaboração do texto, comprometendo assim a macroestrutura textual.
 
 
Contato: milaloiola@yahoo.com.br
 

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