Código: TCS1567
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS CURSOS DE FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL - 2003-2004 |
|
Autores: Fábio José Delgado Lessa, Cynthia Maria Barboza do Nascimento, Gabriella Morais Duarte Miranda, Lívia Teixeira de Souza, Renata Florêncio Santiago, Vanessa de Lima Silva, Tatiane Fernandes Portal de Lima, Mozart Amorim Sousa |
Instituição: DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA (NESC) – CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES (CPQAM)- FIOCRUZ- PE |
|
A evolução do campo de atuação fonoaudiológico nos últimos anos exigiu também mudanças no perfil curricular das Instituições de Ensino Superior que oferecem esta graduação. No Brasil, a educação superior, bem como as atividades de ensino, pesquisa e extensão são dever do Estado, desta forma através do Exame Nacional de Cursos (ENC) em 2003 e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2004 o governo avaliou a qualidade dos serviços prestados na educação superior do país. Portanto, propõe-se com o trabalho avaliar o desempenho dos Cursos de Fonoaudiologia nos anos de 2003 e 2004. Das 98 Instituições de ensino superior que possuem o curso de Fonoaudiologia, 85 são faculdades privadas e 13 públicas. Deste total, 73 participaram do ENC (2003) e 89, do ENADE em 2004, os dados foram coletados no site do MEC/INEP. No ano 2003, das 73 instituições que foram avaliadas pelo ENC, 14 obtiveram conceito máximo no provão, sendo 11 universidades públicas. E apenas 10 das instituições avaliadas obtiveram conceito E, neste caso, todas eram privadas. No ENADE 2004 o conceito para análise foi diferenciado. Sendo assim, das 89 instituições participantes, 58 podem ser classificadas de acordo com o mesmo critério utilizado no ENC, destas 11 obtiveram conceito A e 6 apresentaram conceito E, sendo estas últimas instituições particulares. Os dados sugeriram uma continuação de um bom desempenho e um indicador de boa qualidade, pois observou-se que das 14 instituições que obtiveram conceito A no provão em 2003, 8 permaneceram com o mesmo conceito em 2004. Houve um predomínio dos cursos com o conceito C em ambas as avaliações, constatando-se ainda uma redução dos cursos que apresentaram conceito E em 2003. |
|
|
|
Contato: cynthiambn@cpqam.fiocruz.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|