Código: OSS1406
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COMUNITÁRIA NA PREVENÇÃO DOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA E NA ORIENTAÇÃO DA SAÚDE GERAL DA POPULAÇÃO EM UMA COMUNIDADE DO RIO GRANDE DO SUL |
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Autores: Bárbara Niegia Garcia de Goulart, Bárbara Backes, Gabriela Stabel Wolff, Ingrid Massoni, Kely Krumenan, Luciana Cátia Loose Pereira, Maira Prebianca, Marcela Cristina Kautzman, Roberta Ribeiro |
Instituição: FEEVALE |
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Apresentamos a proposta de atuação comunitária na Vila Martin Pilger desenvolvida durante o Estágio Prático Supervisionado em Fonoaudiologia Comunitária de uma Instituição de Ensino Superior. A partir do diagnóstico das demandas e necessidades da comunidade, desenvolvemos ações de atenção primária e secundária à saúde. Inicialmente algumas orientações específicas em relação a encaminhamento para acompanhamento de saúde foram feitas. Além disso, foram realizadas atividades cujo objetivo geral foi orientar a comunidade em relação à atuação fonoaudiológica e a prevenção de distúrbios da comunicação humana. As atividades desenvolvidas englobaram diversas oficinas em que promoveu-se a confecção de brinquedos e jogos a partir de materiais alternativos, estimulação psicomotora e estimulação das habilidades comunicativas em grupo de terceira idade. Estes espaços foram utilizados para orientar a comunidade quanto à noções básicas de higiene e manejo dos pais para com seus filhos, bem como quanto à importância da freqüência escolar para o desenvolvimento global da criança. Para incentivar a participação da comunidade nas atividades propostas foram distribuídos folhetos feitos pelas estagiárias e entregues pessoalmente nas residências. O processo de avaliação das atividades ocorreu de forma continua e processual, através da observação de fatores como participação e assiduidade da comunidade e das estagiárias nas atividades propostas, retorno da comunidade sobre as propostas, uso das aprendizagens das atividades no cotidiano, entre outros. Durante o desenvolvimento das oficinas observou-se maior participação das crianças em comparação aos adolescentes, adultos e idosos. Acreditamos que estas mostram-se mais dispostas e interessadas em vivenciar propostas extra-classe e que diferem do seu cotidiano. Além disso, percebemos que os sujeitos que participaram ativamente das atividades propostas eram, em sua maioria, pessoas envolvidas com a comunidade, sem queixa fonoaudiológica, procurando interação e conhecimento para seu desenvolvimento pessoal e social. |
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Contato: bgoulart@feevale.br |
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