Código: OCL0600
ESTUDO DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO NA AREA DE LINGUAGEM DEFENDIDAS POR FONOAUDIOLOGOS EM QUATRO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO.
 
Autores: Noemi Takiuchi, Ana Paula Gastão, C B Barcelos, V U Romero, J C B R Pinto, Ana Luiza Navas, Iêda Chaves Pacheco Russo
Instituição: CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
 
Introdução: Desde os primórdios da fonoaudiologia, vem sendo observado um aumento significativo no número de profissionais, que atuam nas grandes áreas de especialização que compreendem a audiologia, a motricidade oral, a linguagem e a voz e, nos diversos setores da profissão, dentre eles, a docência. Uma das melhores maneiras de espelharmos este crescimento é por meio da produção científica oferecida nas dissertações de mestrado.Esperamos com este trabalho ressaltar a importância da realização de dissertações de mestrado para a formação e atuação do profissional em fonoaudiologia. Objetivo: Realizar um estudo quantitativo e qualitativo de dissertações de mestrado na área da linguagem de quatro programas de pós-graduação. Método: Trata-se de um estudo exploratório e retrospectivo. Foram computadas todas as dissertações de mestrado defendidas entre 1978 e 2005, nos seguintes programas: Fonoaudiologia PUC-SP; Distúrbios da Comunicação Humana - UNIFESP-EPM; Fisiopatologia Experimental da FMUSP e Faculdade de Saúde Pública da USP. A análise quantitativa foi feita por meio de estatística descritiva e a qualitativa, por subdivisão em categorias e níveis de atenção em Saúde. Resultados: Foram encontradas 671 dissertações sendo 140 (20,8%) na área de linguagem. As categorias mais freqüentes foram linguagem geral, oral, escrita e seus distúrbios. As dissertações relacionadas com o nível de atenção secundária contribuíram com 45% do total. Conclusão: Foram encontradas 140 dissertações na área de linguagem, estando a maioria delas relacionadas à avaliação e ao diagnóstico da linguagem e seus distúrbios. O programa que contribuiu com o maior número de dissertações foi o de Fonoaudiologia da PUC-SP. É importante ressaltar que há poucos estudos sobre a linguagem escrita e sobre prevenção primária, indicando a necessidade de mais estudos nestas áreas.
 
 
Contato: irusso@terra.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco