Código: OSS1275
BIOÉTICA E FONOAUDIOLOGIA: REFLEXÃO E PRÁTICA
 
Autores: Mirna Miguel Passos Godoy, Marlene Braz
Instituição: FIOCRUZ - INTITUTO FERNANDES FIGUEIRA
 
O presente trabalho discute algumas questões vivenciadas pelo profissional fonoaudiólogo, na sua atuação na área da saúde, refletindo sobre o embasamento teórico na sua formação, no que concerne à aplicação direta da Bioética.
O Fonoaudiólogo será capaz de identificar e intervir em patologias fonoaudiológicas, e investirá nos aspectos preventivos. No entanto, é fundamental a reflexão sobre os fundamentos da Ética e da Moral, relacionando-os com a vida em sociedade, desenvolvendo neste profissional uma visão crítica, analisando suas responsabilidades, direitos e deveres. Entretanto esta reflexão aplica-se também à ética na saúde, onde os questionamentos, referentes à sua prática diária, encontram na Bioética, um meio reflexivo.
Com esta abordagem, a fonoaudiologia encaixa-se tanto numa abordagem clínica da bioética, onde suas ferramentas auxiliam aos profissionais da saúde no momento em que decisões são necessárias frente a dilemas morais, que surgem no dia-a-dia da prática fonoaudiológica, quanto na pesquisa, onde atua diretamente com os indivíduos inerentes aos projetos (sujeitos da pesquisa, pesquisadores, e demais envolvidos) protegendo o direito de todos, nos diversos aspectos (privacidade, abusos, consentimentos, etc).
Ao longo do Código de Ética do Fonoaudiólogo vão sendo apresentadas disposições que norteiam o processo reflexivo do profissional diante das questões vividas, e observa-se as correlações entre as disposições e os princípios que regem a Bioética, tais como Beneficência, Não-Maleficência, Justiça e Respeito à Autonomia. Observa-se que os princípios identificados no Código de Ética encaixam-se no Modelo Principialista, que tem o mérito de serem compatíveis com as principais correntes teóricas da deontologia e do consequencialismo .
Ao analisarmos a prática fonoaudiológica veremos a aproximação inevitável dos modelos apresentados pela bioética, em sua forma de refletir diante dos dilemas, em especial as três questões do atuar bioético: Questão Cognitiva; Pragmática; e Comunicativa, oferecendo aos profissionais da saúde, diretrizes eficazes para o processo reflexivo frente aos dilemas morais.
 
 
Contato: graal-fono@uol.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco