Código: OCS0391
LETRAMENTO E OFICINAS DE LINGUAGEM |
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Autores: Paula Gandolfo Costa, Luiz Augusto de Paula Souza |
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC-SP |
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Justificativa:
O fonoaudiólogo se depara com uma significativa demanda de atendimento a distúrbios de linguagem escrita, principalmente pelos encaminhamentos advindos das escolas. Buscando concepções e estratégias para construir práticas fonoaudiológicas relacionadas à linguagem escrita e seus problemas.
É nesta tarefa que a concepção de letramento torna-se útil, quando entendida como uma maneira de pensar os usos e funções da escrita, ultrapassando a oposição alfabetizado/analfabeto e se voltando às conseqüências sociais, psíquicas, culturais da escrita sobre o sujeito e os segmentos sociais (Soares, 2001).
Assim, o letramento não está, necessariamente, associado à práticas escolares, ao ensino da normatividade da língua escrita, permitindo estreitar a relação entre os usos e as práticas sociais de leitura e escrita.
Objetivo:
Empregar o letramento como estratégia fonoaudiológica nas Oficinas de Linguagem, que podem ser definidas como atividade coletiva de produção discursiva e de enfrentamento de dificuldades de linguagem escrita no âmbito da saúde pública.
Método:
Estudo descritivo, qualitativo, sobre experiências das Oficinas, na rede básica de saúde em São Paulo, nas quais se promove situações que trazem à tona experiências de vida, relações com os diferentes contextos sociais, culturais, etc., de onde emerge produções discursivas (orais/escritas) que possibilitam trabalhar a compreensão e apropriação da linguagem escrita.
Resultado:
As propostas das Oficinas estão relacionadas a reelaboração de textos diversos, nos quais são discutidas as diferentes formas de produção do discurso, num determinado contexto, e como as crianças percebem o quanto estas formas discursivas podem estar inseridas nas suas vidas, na escola e fora dela, independente da condição de alfabetização, ou de apresentar alguma patologia de linguagem.
Conclusão:
A concepção de letramento amplia as possibilidades de trabalho com as demandas de linguagem escrita que chegam aos serviços de saúde, contribuindo, nas condições de vida, nos processos de produção de sentido, e na circulação e vinculação social. |
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Contato: paulagandolfo@terra.com.br |
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