INVESTIGAÇÃO DOS ASPECTOS FORMAIS DA LINGUAGEM |
Karina de Araújo
Palestrante |
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA FMUSP -SP |
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A investigação dos aspectos formais e funcionais da linguagem têm apresentado destaque nas pesquisas em fonoaudiologia (Alderson, Banerjee, 2002; Andrade, 2004) e parecem apontar, num primeiro momento, para condutas diferentes. Entretanto, cada vez mais, há um consenso de que uma avaliação de linguagem efetiva, deve abranger os dois aspectos (Shevell et al, 2005). Quanto aos aspectos formais é importante considerar que esta investigação tem como objetivo caracterizar as habilidades pontuais, respondendo a algumas questões, deve formular hipóteses e utilizar procedimentos específicos e reprodutíveis para testar estas hipóteses. Além disso, os dados precisam ser coletados de acordo com procedimentos previamente estabelecidos, devem ser analisados e os resultados devem fornecer informações suficientes que suportem o planejamento da intervenção. Nesta perspectiva, este processo objetiva: determinar se há ou não uma alteração de linguagem; identificar uma possível causa do problema; identificar ás áreas com maior prejuízo. Para que esta investigação ocorra, utiliza-se testes formais de linguagem. Entretanto, a escolha e uso desses instrumentos apresentam características positivas e negativas. Como positivas destacam-se: uma investigação específica de uma determinada habilidade, com referência de desempenho para faixa etária e característica do sujeito; os dados obtidos podem ser comparados ao longo do tempo e podem ser apresentados de forma objetiva a outros profissionais e à família. Como negativas, é necessário destacar: os fonoaudiólogos devem ter conhecimento e treinamento para selecionar os testes adequados; o uso indiscriminado pode gerar um acúmulo de dados sem resultado eficaz e compreensível; a necessidade de dados de comparação com representatividade significativa e a utilização de testes que não consideram as diferenças existentes entre as línguas. Apesar desta investigação apresentar uma característica seccionadora, é preponderante que o fonoaudiólogo tenha recursos para interpretar e agrupar todas as informações obtidas, permitindo desta forma, que haja uma análise holística do desempenho em linguagem da criança.
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Contato: karaujo@usp.br |
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