Código: OCL1302
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCIRTA DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA DA CIDADE DE SALVADOR-BA
 
Autores: Lavinia S. Carvalho, Catarine H. M. Boness, Laura Giotto Cavalheiro
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
 
Introdução: As hipóteses sobre a leitura e a escrita são desenvolvidas pela criança antes de ingressar na alfabetização, através de práticas sociais que envolvem ler e escrever, além da sua vocação biológica para lidar com a linguagem. Objetivo: Identificar o nível de construção da escrita em escolares da pré-escola que ainda não ingressaram nas classes de alfabetização, na cidade de Salvador-BA. Método: Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo I (GI) composto 15 crianças de escola particular e Grupo II (GII) composto por 15 crianças de uma escola pública. Todas as crianças estavam matriculadas nas classes pré-escolares, eram de ambos os sexos, não apresentavam queixas de fracasso de escolar e foram avaliadas no primeiro mês de aula em suas respectivas escolas. Como procedimento foi utilizado o protocolo de conceituação proposto por Emilia Ferreiro (1979) e adaptado por Pimentel (1984). Resultados: Os resultados indicam que os escolares do GI e GII apresentam nível de leitura adequados para escolaridade. A maior parte dessas crianças do GI e GII apresentam a possibilidade de antecipação do conteúdo em função do tipo de texto. Os alunos do GII apresentaram melhor desempenho em relação à compreensão do texto lido quando comparado às crianças do GI.Conclusão: Pode-se identificar, que mesmo apresentando perfil de construção de leitura e escrita diferentes, as crianças de ambos os grupos que ainda não foram alfabetizadas demonstram que já estão familiarizadas com a linguagem escrita antes do seu aprendizado formal.
 
 
Contato: laufono@uol.com.br
 

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