Código: OCL1464
DESEMPENHO DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES EM TAREFAS DE PROCESSAMENTO FONOLÓGICO |
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Autores: Ana Luiza Gomes Pinto Navas, Noemi Takiuchi, Trissia Karla Ribeiro Satake, Micheli Cristina Giangiacomo, Erica Macedo de Paula, Erica de Cássia Ferraz, Clarissa Marques Biscuola, Cibele Mesquita Enomoto |
Instituição: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO |
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O processamento fonológico envolve as habilidades de manipulação de informação lingüística no nível fonológico. A integridade deste processamento está relacionada ao bom desempenho em produção e percepção de fala na criança em idade pré-escolar e posteriormente, à aprendizagem da escrita em idade escolar. Portanto, é de extrema importância a identificação de alterações do processamento fonológico em crianças, pois estas podem ser sugestivas de distúrbios de linguagem oral e escrita. O objetivo deste trabalho foi descrever o desempenho de crianças pré-escolares em tarefas de processamento fonológico, e verificar se existe relação entre as habilidades investigadas nestas provas. Participaram deste estudo 232 crianças entre 3 a 6 anos de idade de uma EMEI do município de São Paulo. Todas as crianças realizaram uma triagem fonoaudiológica contendo provas em diversas áreas de fala e linguagem. Serão apresentados e discutidos os resultados das tarefas de processamento fonológico, a saber: Segmentação silábica, Discriminação fonêmica, Nomeação de Figuras (fonologia), Repetição de Pseudopalavras. Houve diferenças com relação à idade para todas as tarefas, ou seja, com o aumento da idade o domínio do processamento da informação fonológica se estabelece. A correlação entre o desempenho da Nomeação de Figuras (fonologia) e da Repetição de Pseudopalavras foi estatisticamente significativa. Não houve correlação entre as tarefas de Segmentação silábica e Discriminação fonêmica e o desempenho na tarefa de nomeação. Os resultados mostram que há diferentes níveis de complexidade de processamento em cada uma das provas e, portanto, deve-se selecionar cuidadosamente a tarefa considerando a faixa etária e o nível de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Essas considerações se fazem importantes para a identificação precoce e mais precisa de crianças que constituem risco para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, de forma que a escolha de tarefas apropriadas pode evitar falsos positivos e falsos negativos no encaminhamento dessas crianças. |
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Contato: analunavas@gmail.com |
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