Código: OCS0845
CARACTERIZAÇÃO DO PADRÃO ALIMENTAR DE CRIANÇAS DE 12 A 24 MESES DA CRECHE BERÇÁRIO LEOCÁDIO CORRÊA DO MUNICÍPIO DE BAURU/SP
 
Autores: Cecilia Gross, Giédre Berretin Félix
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
A alimentação é imprescindível para o desenvolvimento global do indivíduo, sendo dependente de fatores morfológicos e fisiológicos do sistema estomatognático, além de ambientais. Inicia-se ao nascimento com a função de sucção, passando por períodos de transição, com a introdução do alimento pastoso (entre os seis) até o estabelecimento do padrão adulto de mastigação (por volta dos 36 meses). Em contrapartida, o crescimento e o desenvolvimento craniofacial, bem como a maturação neuromuscular necessária para o desenvolvimento de funções mais complexas, como a fala, também são influenciados pelo padrão alimentar.
Tendo em vista que crianças que freqüentam creches são expostas a fatores que alteram o desenvolvimento normal do sistema estomatognático e conseqüentemente de suas funções, como desmame precoce, hábitos de sucção não nutritiva e respiração oral, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar o padrão de alimentação de crianças de 12 a 24 meses que freqüentam o berçário de uma creche no município de Bauru/SP para posterior elaboração de uma cartilha de orientação as berçaristas.
Serão avaliadas vinte crianças, de ambos os gêneros, a partir de filmagens realizadas durante a alimentação, considerando-se os processos de mastigação e deglutição de alimentos de diferentes consistências, usualmente utilizados na própria creche. Serão também observados os aspectos anatômicos, a mobilidade e a tonicidade dos constituintes do sistema estomatognático. Todos os resultados serão anotados em um protocolo específico e posteriormente armazenados em um banco de dados para análise estatística pertinente.
A coleta de dados está sendo realizada no estágio curricular referente à disciplina Fonoaudiologia Preventiva, durante o primeiro semestre de 2005. A partir dos resultados espera-se obter informações que ajudem a compreensão do padrão de alimentação de crianças entre 12 e 24 meses, objetivando a orientação aos cuidadores quanto a esse importante aspecto do desenvolvimento humano.
 
 
Contato: cecilgross@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco