Código: OCL1472
COMPREENSÃO FRASAL EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
 
Autores: Ana Luiza Gomes Pinto Navas, Noemi Takiuchi, Erica Mayumi Ito, Giuliana Fregonezi Raia, Thays Christina Garcia Vaiano, Norma Janaina Zanatta, Samira Ramos Quintino da Silva, Andrea D´more Caruso, Zeila Maria Dos Santos
Instituição: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
 
Para a compreensão frasal, as crianças devem reconhecer a estrutura da língua quanto ao conjunto de regras segundo as quais as palavras se combinam para conferir significados. Esse domínio é gradual e deve ser compreendido no contexto do desenvolvimento cognitivo, assim como em relação à freqüência de ocorrência dos diferentes tipos de frases na língua.
Existem poucos estudos em português brasileiro sobre o desenvolvimento da compreensão sintática. Porém, sabe-se que um conhecimento aprofundado sobre essas aquisições pode auxiliar no diagnóstico fonoaudiológico dos distúrbios de linguagem.
Este estudo teve por objetivo verificar a compreensão de frases em crianças pré-escolares de uma escola municipal do ensino infantil. Os sujeitos foram 232 crianças entre 3:0 e 6:11 anos, divididos em 4 grupos (3, 4, 5 e 6 anos). A prova de compreensão de frases era constituída de 6 pranchas com 4 figuras em cada. Para cada prancha a criança deveria apontar a figura correspondente à frase lida pelo examinador. As respostas foram analisadas como corretas ou incorretas.
Observou-se que os grupos apresentaram desempenhos diferenciados. Considerando-se as orações separadamente verificou-se que para frases simples Sujeito-Verbo-Objeto não reversíveis, o domínio ocorre precocemente. Para a voz passiva o domínio é posterior, e a estrutura de maior dificuldade para todos os grupos foi a que requeria mais recursos da memória de trabalho por apresentar duas proposições em construção SVO ligadas por conjunção aditiva.
Os dados demonstram que crianças pré-escolares já dominam as principais construções sintáticas da língua e esse domínio é aprimorado durante o desenvolvimento, de forma que crianças pré-escolares que falhem na habilidade de compreensão frasal devem ser avaliadas quanto à presença de um distúrbio de linguagem.
 
 
Contato: analunavas@gmail.com
 

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