Código: OCL1211
A ENTRADA DA CRIANÇA NO CIRCUITO DA LINGUAGEM, O QUE A CRIANÇA CONTA DO QUE OUVE: ANÁLISE DAS NARRATIVAS ORAIS DE CRIANÇA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE
 
Autores: Ana Elizabete Soares Cavalcanti, Luciana Maria Soares Cavalcanti, Erideise Gurgel da Costa, Maria Lúcia Gurgel da Costa, Daniela Guerra
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
 
Este trabalho que teve como objetivo análisar das narrativas orais, de crianças na faixa etária dos 4 aos 6 anos de idade, pertencentes a uma escola pública do município de Camaragibe. A pesquisa estabeleceu um confronto com a literatura da área, seguindo em sua metodologia as etapas propostas por Frederic Françoes para o estudo das narrativas orais de seis crianças francesas, levando em consideração o reconto infantil através de narrativas orais de 6 crianças de 4 a 6 anos. A coleta do material de análise seguiu as etapas e condições da análise estabelecida por François , como forma de legitimação das informações colhidas na amostra a ser pesquisada em confronto com os dados do estudo estabelecido com infantes em Paris, seguindo o esquema a seguir : 1– Coleta de uma narrativa oral de duas crianças , ouvidas individualmente, na faixa etária dos 4 aos 5 anos;2- Coleta de duas narrativas orais , em tempos próximos, de uma criança na faixa etária entre 5 a 6 anos;3- coleta de duas narrativas sucessivas por uma mesma criança ( de 4-5 anos) de um mesmo incidente dramático4-Coleta de três narrativas, proferidas por duas crianças de 5 a 6 anos(totalizando seis narrativas), realizadas em espaço comum, com posterior dupla comparação, entre as crianças.( situação de debate pós-estória) Os dados coletados foram confrontados aos resultados presentes na literatura da área. Observando assim, a variedade e heterogeneidade dos usos da linguagem e dos modos de significação expressos em suas singulares construções narrativas, através da reprodução oral de contos infantis já ouvidos em algum momento (retidas através da memória de médio prazo, observou-se que em sua recontagem as crianças remeteram a diferentes significados e sentidos relativos ao seu cotidiano, mitos e experiências.
 
 
Contato: mmanass@hotmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco