Código: OCL0963
DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM TLE EM ESCRITA DE PALAVRAS DE TRANSPARÊNCIA ORTOGRÁFICA
 
Autores: Adriana Nossa Rodrigues, Clara Regina Brandão de Ávila, Rosana Siqueira Dias
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
 
A correspondência direta entre fonema e grafema, em certa medida, independe do contexto da escrita estabelecendo-se de forma biunívoca e conferindo à ortografia de dado idioma, sua característica de transparência. Todos os aprendizes e escritores são capazes de imaginar ortografias plausíveis para palavras não-familiares e para criarem ortografias para pseudopalavras. Entretanto, nem todos são capazes de seguir esse padrão de desenvolvimento e aprendizado (Ellis,1995; Snowling, 2004). O objetivo desta pesquisa foi estudar o desempenho de crianças com diagnóstico de Transtorno de Leitura e Escrita (TLE), em prova de ditado de itens constituídos por escrita de transparência ortográfica. Para tanto, ditou-se palavras, de alta e baixa familiaridade, e pseudopalavras, todas de ortografia transparente, para 28 escolares, com diagnóstico multidisciplinar de TLE (Grupo Pesquisa) e para 28 crianças típicas, selecionadas por pareamento de idade, sexo e escolaridade (Grupo de Comparação). Para análise dos resultados, quantificaram-se os acertos, separadamente por consoantes e vogais, e suas médias foram calculadas; os erros foram identificados e classificados segundo a manutenção ou não da estrutura silábica e, depois, quantificados. As crianças do GP acertaram, em média, 90,86% das consoantes e 93,96% das vogais, e as do GC 98,63% e 98,67%, respectivamente. Quanto aos erros, em relação à manutenção da estrutura silábica, observaram-se 13 ocorrências de não-manutenção nos ditados do GP, e apenas 01 nos ditados do GC. O GP apresentou total de 87 erros em palavras freqüentes, 112 em pouco freqüentes e 129 em pseudopalavras, o GC, total de 12, 31 e 29 erros, respectivamente. Além disso, notou-se que o GP mostrou maior número de ocorrências de acréscimos, inversões e acentuação indevida (51), em relação às do GC (15). Conclui-se que a avaliação da escrita de transparência ortográfica caracterizou o desempenho do grupo com TLE como inferior ao esperado para a escolaridade e faixa etária.
 
 
Contato: drikanr@yahoo.com.br
 

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