Código: TEL1486
COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DAS HABILIDADES DE LINGUAGEM ESCRITA DE SUJEITOS COM A SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN E DE SUJEITOS COM A SÍNDROME DE DOWN
 
Autores: Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti
Instituição: UNESP - BOTUCATU / MARÍLIA
 
Habilidades de leitura e escrita na Síndrome de Williams-Beuren (SWB) freqüentemente são comparadas às habilidades da Síndrome de Down (SD). O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho nas habilidades da linguagem escrita de sujeitos com SWB e SD. Foram avaliados dois sujeitos com SWB, feminino e masculino, 14 e 23 anos, limítrofe na avaliação cognitiva (SWB-1 e SWB-2) e dois sujeitos com SD, ambos do gênero feminino, 18 e 23 anos, com deficiência mental leve (SD-1 e SD-2). O SWB-1 freqüenta a 5a série, o SWB-2 freqüentou até 1o colegial e o SD-2 até a 8a série. O SD-1 freqüentou o ensino especial. Foram avaliadas habilidades de decodificação e compreensão da leitura e da escrita. Verificamos vantagem no reconhecimento de palavras reais sobre as inventadas e efeito de regularidade e de freqüência de palavras para todos os sujeitos. Na SWB verificamos melhor desempenho para compreensão e principalmente para produção de texto, que mostrou ser superior a SD quanto ao domínio gramatical, uso de elementos de coesão, tempos verbais e na organização da seqüência temporal de eventos relacionados a temática. Todos apresentaram dificuldades para regras de acentuação e pontuação. Este estudo concluiu que embora a habilidade para reconhecimento de palavras tenha sido semelhante entre os sujeitos com SWB e SD, em nível textual, este desempenho foi mais prejudicado para os sujeitos com a SD, que apresentaram dificuldades léxico-sintáticas, comuns às encontradas na linguagem oral. Concluímos que todos os sujeitos apresentaram predomínio no uso do processo lexical sobre o fonológico. Nossos achados foram discordantes a literatura compilada quanto a integridade do processo fonológico relacionada ao aprendizado da linguagem escrita da SWB e sugere a necessidade de intervenção junto as habilidades de conversão grafo-fonêmicas e ortográficas, enfocando principalmente as habilidades textuais na SWB.

APOIO CNPq e Fundação Lucentis
 
 
Contato: nataliafreitasrossi@yahoo.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco