Código: TCL1229
AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE LEITURA ORAL E SILENCIOSA EM ESCOLARES COM E SEM QUEIXA DE DIFICULDADE NA LEITURA.
 
Autores: Juliana Fernandes Lomba da Rocha, Laura Giotto Cavalheiro
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
 
Introdução: A leitura é uma atividade metalingüística, que envolve habilidade de compreensão. Desta forma, qualquer dificuldade no ato de ler pode acarretar uma dificuldade no aprendizado do conteúdo escolar pela criança.Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a velocidade de leitura oral e silenciosa em escolares de 4ª série, com e sem queixa de dificuldades escolares, matriculados em escola particular da cidade de Nazaré-BA. Método: Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo I (GI) 40 escolares, de ambos os sexos, na faixa etária de 10 anos a 10 anos e 10 meses, sem queixas de dificuldades na leitura e Grupo II (GII) 40 escolares, de ambos os sexos,na faixa etária de 10 anos a 12 anos, com queixa de dificuldades na leitura. Todos matriculados na 4a série do ensino regular de escola particular. Como procedimento foi realizada a avaliação da velocidade de leitura silenciosa proposta por Condemarim (1996) e a avaliação da velocidade de leitura oral proposta por Capellini e Cavalheiro (2000). Resultados: Os escolares do GI leram 121,4 palavras por minuto(PPM) durante leitura silenciosa 100,3 ppm durante leitura oral. Todas os escolares em atividade de leitura silenciosa e oral apresentaram compreensão. Os escolares do GII leram 69,7 ppm durante leitura silenciosa e 60,1ppm durante leitura oral. Apenas 7,5% dos escolares apresentaram compreensão parcial do texto lido durante leitura silenciosa e 12,5% durante leitura oral. Conclusão: Após a análise dos resultados, podemos concluir que os escolares com queixa de dificuldade na leitura apresentaram velocidade de leitura oral e silenciosa lenta se comparado aos escolares sem queixa de leitura. Tal desempenho evidencia dificuldade na conversão fonema–grafema e pode ser o responsável pela dificuldade no aprendizado acadêmico.
 
 
Contato: juliana.fono@superig.com.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco