Código: TCS1629
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NAS ESCOLAS DE MONTE NEGRO-RO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
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Autores: Magali de Lourdes Caldana, José Roberto de Magalhães Bastos, Tatiane Martins Jorge, Agnes de Fátima Faustino Pereira, Ana Karolina Zampronio Bassi, Fernanda Menechino Costa, Maurício Leonardo, Michele Cristina Biliatto |
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU |
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Desde o final do ano de 2002 é realizado acompanhamento das condições de saúde bucal e fonoaudiológica em Monte Negro, cidade do interior do Estado de Rondônia, onde funciona o Núcleo Avançado de Pesquisas do ICB/USP. Em julho de 2003 realizou-se um trabalho nas escolas do município de Monte Negro-RO que envolveu alunos, professores, pais e funcionários em ações como triagens fonoaudiológicas, avaliações individuais (screening audiométrico, linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e fluência), palestras e orientações aos professores quanto ao desenvolvimento normal de linguagem oral e escrita, bem como estratégias facilitadoras para o aprendizado desses aspectos. Os pais receberam orientações quanto aos encaminhamentos pertinentes no momento da triagem e atividades de estimulação para favorecer o desenvolvimento da linguagem em crianças. Foram coletadas também, por meio de um questionário, informações referentes à escolaridade dos professores, metodologia aplicada e dificuldades encontradas pelos mesmos no processo de alfabetização. Este trabalho teve como objetivo promover ações preventivas no que se refere à comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como orientações fonoaudiológicas e caracterização das necessidades dos escolares para o desenvolvimento de trabalhos futuros. Deste programa participaram seis escolas, sendo quatro da zona rural e duas da zona urbana, envolvendo um total de 632 escolares atendidos com idade entre 4 e 49 anos e que freqüentavam desde a educação infantil até o ensino fundamental. Verificou-se que há uma carência de informação por parte dos professores e pais quanto ao desenvolvimento normal da linguagem oral e escrita, quanto às estratégias facilitadoras e fatores que interferem no aprendizado (otite, ruído em sala de aula, pouca estimulação, etc). |
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Contato: karolzbassi@yahoo.com.br |
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