Código: TEL0630
A LÍNGUA DE SINAIS E O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA NOS CONTEXTOS CLÍNICO E ESCOLAR: ESTUDO DE CASO |
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Autores: Caroline Guibal Ducatti, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda |
Instituição: UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA |
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Descrição do quadro: A educação dos surdos é um problema inquietante por suas dificuldades e limitações, gerando diferentes conseqüências para o seu atendimento. Pretende-se nesta pesquisa aprofundar o estudo na abordagem bilíngüe, focalizando o papel da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no desenvolvimento de linguagem da criança surda observando sua manifestação no contexto clínico e escolar.
Procedimento: Foi selecionada uma criança surda profunda, 10 anos de idade, usuária de língua de sinais que recebia atendimento fonoaudiológico, participava de grupos de língua de sinais, e freqüentava a segunda série do ensino fundamental com alunos ouvintes, em uma escola que pratica uma proposta de educação bilingüe com a presença de intérprete de LIBRAS. Acompanhou-se por um ano o desenvolvimento de linguagem da criança através de vídeo- gravações realizadas nas sessões fonoaudiológicas, no grupo de LIBRAS e na escola. Os encontros vídeo- gravados foram transcritos e analisados.
Resultados obtidos: A Língua de Sinais possibilitou à criança surda a aquisição de conhecimentos e a troca de informações, sendo observado que ela evoluiu em sua capacidade de se colocar como interlocutora ativa nos diferentes contextos, participar adequadamente das situações discursivas, respeitar turnos dialógicos e demonstrar interesse pelos temas tratados nos contextos analisados. Nas sessões clínicas o terapeuta tem papel fundamental na interpretação das produções da criança, motivando-a a se manifestar. Na escola, a pluralidade de interlocutores leva a criança a lutar por sua participação no espaço dialógico e a compreender as regras sociais de comunicação.
Conclusão: A Língua de Sinais se mostrou fundamental para o desenvolvimento de linguagem da criança observada. As características singulares dos contextos observados indicam que cada um deles pode colaborar diferentemente para o desenvolvimento e apropriação de aspectos específicos das práticas discursivas. O trabalho conjunto entre clínica e escola são fundamentais para um desenvolvimento pleno de linguagem das crianças surdas. |
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Contato: carolinegd@gmail.com |
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