Código: OEA0679
RELAÇÃO DOS ACHADOS ELETROFISIOLÓGICOS COM A CONFIGURAÇÃO AUDIOMÉTRICA DE UMA CRIANÇA PÓS MENINGITE BACTERIANA
 
Autores: Aline Neves Pessoa, Patricia de Carvalho Monteiro, Teresa Maria Momensohn Santos
Instituição: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO
 
Descrição do quadro: I. é uma criança de gênero feminino, atualmente com 7 anos, que passou por um quadro de meningite bacteriana aos quatro meses de idade e que até os 2 anos de idade não apresentou déficit auditivo. Incluída em programa de monitoramento audiológico, nota-se um quadro de deficiência auditiva bastante peculiar, que nos instiga a pensar na relação dos resultados obtidos (eletrofisiológicos e eletroacústicos) Procedimento: Acompanhamento audiológico a parir dos dados do prontuário da paciente na instituição em que é assistida desde o sétimo mês de vida; estudo dos dados referentes aos exames audiológicos subjetivos e objetivos. Análise da relação entre PAETE (Potencial Auditivo Evocado de Tronco Encefálico), EOA (Emissões Otaocústicas por estímulo transiente e por produto de distorção) e audiometria tonal e Imitanciometria. Resultados Obtidos: A criança apresenta perda auditiva de grau moderado bilateral e configuração audiométrica assimétrica – ascendente à direita e descendente em ski à esquerda. A timpanometria apresenta curva tipo A bilateralmente, reflexos acústicos presentes na orelha esquerda e ausentes na orelha direita. O registro das emissões otoacústicas por estímulo transiente estão presentes na orelha direita e ausentes na orelha esquerda. As emissões otoacústicas por produto de distorção são ausentes bilateralmente. O registro dos potenciais auditivos evocados de tronco encefálico mostraram ser consistentes com a configuração audiométrica: ausente na orelha com configuração descendente e presente na orelha com configuração ascendente. Conclusão: Um estudo qualitativo de todos os exames em uma avaliação audiológica traz maior benefício no entendimento do funcionamento auditivo e na tomada de decisões no processo de intervenção. Neste caso é notável a importância de ser realizado todos os exames (objetivos e subjetivos) para o esclarecimento da real situação da audição da criança.
 
 
Contato: allnp@ig.com.br
 

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