Código: OCM1293
PROCESSOS FONOLÓGICOS ENCONTRADOS NO TESTE DE REPETIÇÃO DE LOGATOMOS EM CRIANÇAS COM E SEM DESVIO FONOLÓGICO
 
Autores: Lisiane Zorzella Linassi, Marcia Keske-soares, Helena Bolli Mota
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
O teste de repetição de logatomos visa identificar a capacidade dos sujeitos em memorizar seqüências fonológicas desprovidas de conteúdo significativo, e tem sido utilizado para avaliar a memória fonológica, componente da memória de trabalho. Os processos fonológicos são utilizados pela criança para substituir uma classe de sons ou seqüência de sons que apresentam dificuldade em produzir, visando diminuir as dificuldades articulatórias das crianças. O objetivo deste trabalho foi verificar quais processos fonológicos são encontrados no teste de repetição de palavras sem significado em crianças com e sem desvio fonológico. Foram avaliadas 106 crianças, 56 com desvio fonológico e 50 sem desvio fonológico, com idades entre 4:0 a 7:11. A fala foi avaliada através da aplicação do instrumento de Avaliação Fonológica da Criança proposto por Yavas, Hernandorena & Lamprecht (1991). Para avaliar a memória fonológica utilizou-se o teste de repetição de palavras sem significado (logatomos) proposto por Kessler (1997). Após, foi realizada a análise dos processos fonológicos que ocorreram na fala das crianças bem como no teste de repetição de logatomos. Foram identificados dois tipos de processos fonológicos: os de estrutura silábica, que alteram a estrutura da sílaba, por apagamento da sílaba ou segmento; e os de substituição, que incluem todos os tipos de substituição de sons. Verificou-se que os sujeitos sem desvio fonológico apresentaram um total de 7 processos de estrutura silábica, e 22 de substituição, enquanto os com desvio fonológico apresentaram um total de 550 processos de estrutura silábica, e 161 de substituição. As crianças com desvio fonológico apresentam um número significativamente maior de processos alterados em relação às sem desvio fonológico, sendo que os processo de estrutura silábica, com apagamento de sílabas ou segmentos, que mais interferem na inteligibilidade da fala os de maior ocorrência no grupo com desvios fonológicos.
 
 
Contato: keske-soares@uol.com.br
 

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