Código: OCL0497
CARACTERIZAÇÃO DAS HABILIDADES EXPRESSIVAS DE VOCÁBULOS DE CLASSE ABERTA E CLASSE FECHADA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM |
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Autores: Debora Maria Befi-lopes, Ana Carulina Pereira Spinardi, Marina L. Orsi Pinto, Cintia Preto Ferreira, Ana Carolina Paiva Bento, Karina de Araujo |
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP |
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O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) caracteriza-se pelo atraso no desenvolvimento das habilidades fonológico-semântico-morfossintáticas. As crianças que apresentam este quadro, freqüentemente usam as palavras mais tardiamente e são mais lentas para adquirir novos vocábulos (Rice, Buhr, Nemeth, 1990). Os tipos de palavras que são primeiramente aprendidas dependem, de acordo com Bloom (2001), da freqüência de exposição e dos conceitos que podem ser aprendidos. De acordo com Waxman e Booth (2003), as crianças iniciam a tarefa de aprendizagem de palavras com expectativas gerais de que palavras de classe aberta representam as similaridades entre objetos. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de crianças com DEL nas provas que avaliam habilidades expressivas de vocábulos pertencentes à classe aberta e fechada. Participaram desta pesquisa 21 sujeitos, sendo 15 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com média de idade de 6,6anos.Todos apresentam diagnóstico de DEL e freqüentam terapia fonoaudiológica. Para coleta dos dados foram aplicadas as provas de vocabulário expressivo (Befi-Lopes, 2004), produção de preposições (Befi-Lopes,Puglisi e Takiuchi, 2004) e de verbos (Befi-Lopes et al, 2002). Cada criança deveria nomear a figura correspondente para verbos e substantivos e produzir a preposição correta no contexto obrigatório. Os dados foram tabulados e os resultados obtidos em cada prova foram analisados segundo os critérios: adequado ou inadequado segundo o valor de referência de normalidade. Os resultados obtidos mostram que 76,2 % dos sujeitos apresentam desempenho inadequado tanto na prova de vocabulário como de preposições. Na tarefa de nomeação de verbos, 33,4 % dos sujeitos apresentou desempenho abaixo do esperado. Como conclusão, pode-se destacar, além da observação da baixa performance das crianças, que variáveis como a diferença do número de estímulos nas provas de substantivos e verbos, bem como os tipos de verbos exigidos na nomeação (ação) podem ter influenciado no desempenho dos sujeitos. |
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Contato: acpspinardi@yahoo.com.br |
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