Código: OCS0878
A PERCEPÇÃO DAS ALUNAS DE FONOAUDIOLOGIA SOBRE AÇÕES COLETIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
 
Autores: Bianca Fátima de Souza Parisi, Regina Yu Shon Chun, Elenir Fedosse, Reginalice Cera da Silva
Instituição: UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
 
Introdução: As alunas de Fonoaudiologia de uma Universidade do interior de São Paulo desenvolvem ações coletivas na Atenção Primária em Unidades Básicas de Saúde como: grupos educativos de usuários e funcionários, palestras, oficinas, triagens, encaminhamentos e o chamado \"atendimento de breve duração\". Este último volta-se ao atendimento de casos de baixa complexidade, em que se realiza, concomitantemente, grupos de usuários e familiares, uma prática pouco usual na clínica tradicional. Os referenciais teóricos relacionam-se à Promoção da Saúde, à perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e à orientação discursiva da linguagem. Objetivos: investigar a percepção das alunas sobre o atendimento de breve duração, como incorporam e praticam os conceitos que norteiam essa prática. Método: Estudo de abordagem quali-quantitativa aprovado pelo CEP. O corpus constitui-se de 14 sujeitos. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas gravadas em vídeo e áudio, transcritas ortograficamente. Resultados: Quanto à caracterização desse atendimento, 50% indica que é um atendimento rápido e de menor duração; 29% que é realizado em bairro carente e 21% que são atendidos casos mais simples. Em relação à forma de atendimento, 21% refere que o atendimento “é igual ao da Clínica-Escola”; pois tomam como critério comparativo o atendimento em grupo, aspecto, que na verdade distingue esse tipo de ação do foco clínico tradicional, predominantemente voltado à atenção individual. Em relação ao local de atendimento, a maioria (93%) caracteriza-o como inadequado por não haver sala própria nas unidades. Quanto aos referenciais teóricos, os achados mostram que, na prática, as alunas adotam os pressupostos recebidos em sua formação acadêmica, ainda que não tenham clareza que isso ocorra. Conclusão: Os resultados preliminares evidenciam a compreensão dos sujeitos acerca do atendimento de breve duração em sua caracterização e fundamentos teóricos, bem como a mudança gradual, durante a formação acadêmica, das concepções e práticas tradicionalmente vigentes na Fonoaudiologia.
 
 
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