Código: TCL1690
ANÁLISE COMPARATIVA DA COERÊNCIA E COESÃO DAS NARRATIVAS DOS ALUNOS DA SEGUNDA, TERCEIRA E QUARTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA URBANA DE MONTE NEGRO/RO
 
Autores: Magali de Lourdes Caldana, Tatiane Martins Jorge, Ana Karolina Zampronio Bassi, Maurício Leonardo Margini Rocha, Fernanda Menechino Costa, Agnes de Fátima Faustino Pereira, José Roberto de Magalhães Bastos
Instituição: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU
 
Introdução: Um texto não representa uma seqüência de frases isoladas, mas uma unidade lingüística com propriedades estruturais específicas. Assim, como unidade, o texto depende que diversas partes se articulem formando um todo único, a partir de determinados princípios e regras. A ausência de uma das partes pode comprometer o sentido de sua mensagem. Objetivo: Analisar a produção de texto narrativo de crianças que freqüentam a segunda, terceira e quarta série do Ensino Fundamental de uma escola pública, na zona urbana do município de Monte Negro (Rondônia). Método: A pesquisa teve início após o consentimento das escolas e aprovação do Comitê de Ética. A amostra foi constituída por 144 crianças que foram solicitadas a produzir um texto com tema previamente estabelecido pelas avaliadoras, sem limite de tempo. Após a coleta dos textos, os mesmos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Para a análise estatística, aplicou-se o teste Quiquadrado. Resultados: A análise da coerência permitiu as seguintes considerações: a quase totalidade da amostra estudada manteve o tema proposto pelas avaliadoras, independentemente das séries consideradas; a presença do enredo empregado nas narrativas foi significantemente maior nos alunos das terceiras e quartas séries, sendo que, com relação ao tipo de enredo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre as séries. No que se refere à coesão, verificou-se comprometimento deste aspecto para a maioria dos alunos avaliados, não existindo diferenças estatisticamente significantes entre as séries consideradas. Conclusão: Na casuística estudada, a maioria dos alunos apresentou alteração em grande parte dos aspectos considerados, sendo que apenas a análise do enredo evidenciou diferenças entre as séries.
 
 
Contato: tmjorge@ig.com.br
 

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