Código: OCL1485
O USO DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA DEFICIENTE AUDITIVA |
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Autores: Fábio Leonel do Nascimento, Érica Aparecida Fraga, Patrícia Maria de Faria e Silva, Paula Mariany Guimarães Machado, Marcelo Ferreira da Silva, Tatiana Seabra Lemos |
Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX |
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Introdução: A Deficiência Auditiva é a desordem da função auditiva, com conseqüente dificuldade tanto na produção da linguagem quanto na sua recepção. A ênfase na educação do indivíduo portador de surdez (audição socialmente incapacitante) é colocada no desenvolvimento da linguagem. Assim, a inclusão social constitui grande desafio para o indivíduo portador de surdez e para os seguidores deste pensamento. Objetivo: Demonstrar como funcionam os recursos artísticos (incorporados à terapia fonoaudiológica), utilizados no processo de estimulação auditiva, tátil e visual, para uma conseqüente organização psicomotora da criança surda. Método: Exposição de Artes Plásticas na qual a artista plástica demonstrou os recursos artísticos que o fonoaudiólogo pode utilizar em sua terapia para estimulação psicomotora de pacientes que possuem surdez. Resultados: A terapia fonoaudiológica que lida com reabilitação de crianças surdas cada vez mais lança mão de diversos recursos com o intuito de propiciar a oralização. A Educação Artística surge como grande instrumento mediador desta aprendizagem, quando levamos em consideração o valor semiótico presente na imagem. Conclusão: Os recursos artísticos sempre fizeram parte do processo fonoaudiológico de (re)habilitação de crianças surdas. O fonoaudiólogo deve utilizar tais recursos em sua terapia, além de refletir mais sobre o papel da imagem na apropriação do conhecimento. |
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Contato: fabio_fono@yahoo.com.br |
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