PLASTICIDADE DO SISTEMA AUDITIVO NAS PERDAS SENSÓRIO NEURAIS
Edilene Boechat
Apresentador(a) de Caso
 
O sistema auditivo, assim como outros sistemas (visual e somato-sinestésico) é plástico e desta forma é capaz de organizar suas estruturas e funções após perda parcial ou total de funções receptivas. Independentemente se a perda auditiva está associada à lesões mecânicas, ablações, lesões químicas por agentes ototóxicos, lesão de células ciliadas por indução à ruído ou perda gradual em função da idade, a sequência de mudanças básicas no sistema auditivo nervoso central é similar e resulta em reorganização das áreas de projeção cortical e em alguns casos, de áreas subcorticais, como o colículo inferior. (SYKA, 2002)
O autor aponta que mudanças estruturais são visíveis em algumas partes do sistema auditivo e variam se a perda ocorreu durante os primeiros estágios do desenvolvimento ou no adulto. Nos animais em desenvolvimento as mudanças estruturais compreendem uma redução no número de neurônios nos núcleos das vias auditivas e formação de novas conexões neuronais, o que não ocorreria no animal saudável. O que se observa em ambos adultos ou não é que a via do lado intacto para o córtex ispsilateral é fortalecida, assumindo tarefas que nos animais com audição bilateralmente íntegra, são tipicamente associadas ao córtex auditivo contralateral. A perda auditiva resulta em reorganização em reorganização dos mapas topográficos corticais com representação alargada para aquelas faixas freqüênciais correspondentes às adjacências das lesões cocleares.
Podemos dizer que estas afirmações têm conseqüências importantes para a reabilitação auditiva, já que o uso do estímulo auditivo através da amplificação ou do implante coclear, assim como o treinamento auditivo, seriam agentes que teriam por função prevenir privação sensorial. O aporte sistemático, regular e eficiente do estímulo, acompanhado por estratégias terapêuticas adaptadas, constitui o alicerce para a saúde e manutenção das redes de conexão neuronal já formadas ao longo da vida.

Com relação à criança deficiente auditiva, ainda mais urgente deve ser nossa intervenção, uma vez que o sistema auditivo não amadurece sem estimulação. Assim, a formação de arquivos fundamentais para o desenvolvimento do córtex auditivo devem ser garantidos, proporcionando o suporte necessário para o desenvolvimento da linguagem oral.

 
Contato: leboechat@aol.com
 

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