Código: OEM1038
INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE FRATURA DE CÔNDILO E CORPO MANDIBULAR: RELATO DE CASO |
|
Autores: Ana Paula Gasparini Braga, Ana Teresa Brandão de Oliveira e Britto, Deborah Santos de Souza, Thais Viana Silva |
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
|
Este estudo de caso foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa de uma Universidade e teve o consentimento do paciente livre e esclarecido.
Descrição do quadro
O paciente M.B.S.,21 anos, sexo masculino, vítima de acidente automobilístico no dia 02/10/2004, apresentou fratura no côndilo esquerdo (extra-capsular) e corpo mandibular direito. Foi submetido à cirurgia para redução da fratura no corpo mandibular e utilização de bloqueio maxilo-mandibular por 30 dias, quando foi encaminhado para avaliação fonoaudiológica.
Procedimentos
Por meio da avaliação verificou-se: dor na articulação temporomandibular (ATM) esquerda e musculatura mastigatória e cervical bilateral. Além de limitação nos movimentos mandibulares- abertura bucal máxima (28mm) lateralidade direita (5 mm) e protrusão (3mm)- associado a estalos em ambas ATMs, assimetria facial (edema hemiface direita), mastigação unilateral direita e fala com articulação travada.
A intervenção fonoaudiológica objetivou eliminar a dor, ampliar os movimentos mandibulares, melhorar a relação côndilo-disco, eliminar o edema e adequar as funções estomatognáticas.
Os procedimentos realizados foram termoterapia, massagem profunda (drenagem linfática) e superficial na musculatura orofacial e cervical, mioterapia (exercícios isométricos e isotônicos) e terapia miofuncional, enfatizando a mastigação e a fala.
Os atendimentos foram realizados semanalmente com duração de 30 minutos, no mês de janeiro e quinzenalmente nos meses de fevereiro, março e abril.
Resultados:
Ao final de 10 de sessões o paciente foi reavaliado e verificou-se ausência de dor nos músculos orofaciais, cervicais e ATMs, ampliação e coordenação dos movimentos mandibulares, além da eliminação do edema e dos estalos nas ATMs. As medidas finais foram: 51 mm de abertura bucal máxima, 8 mm de lateralidade direita, 10 mm de lateralidade esquerda e 7mm de protrusão. As funções de mastigação e fala apresentaram melhora considerável.
Conclusão:
Conclui-se que a intervenção fonoaudiológica foi eficiente para diminuir a sintomatologia dolorosa, ampliar os movimentos mandibulares e estabilizar as funções estomatognáticas. |
|
|
|
Contato: anapaulagasparini@yahoo.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|