Código: OEL0258
AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA LINGUAGEM NO SUCESSO DA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA: RELATO DE CASO
 
Autores: Juliana Fernandes Lomba da Rocha, Caroline Cominette Roncato
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
 
Objetivo: Este relato de caso tem como objetivo refletir sobre a importância do processo de avaliação fonoaudiológica e conduta terapêutica nos casos de distúrbios de aprendizagem. Método e Resultados: V.V.S., 13 anos, compareceu à triagem fonoaudiológica, realizada mensalmente na Universidade do Estado da Bahia, acompanhada de sua mãe, com queixa de que ela não sabia falar direito (sic mãe), sendo encaminhada para o Estágio Supervisionado I do Curso de Fonoaudiologia da Uneb. V. passou por processo de avaliação fonoaudiológica no qual se observou que seus processos perceptuais visuais estavam conservados em detrimento do auditivo, que se mostrou muito comprometido. Os níveis lingüísticos estão afetados como um todo, principalmente o sintático-semântico e o fonológico (avaliado através dos testes de consciência fonológica propostos por Capovilla e Capovila (1998) e Yavas (1991)). Observou-se também um déficit em raciocínio lógico-matemático e grande dificuldade de leitura e escrita. Em avaliação específica de motricidade oral foram detectados diversos problemas tanto estruturais (ósseos) quanto de conservação. A voz de V. encontra-se predominantemente nasalisada em decorrência de vícios compensatórios. A hipótese diagnóstica que consta pós-avaliação é de distúrbio de aprendizagem acompanhado de distúrbio de fala que deverão ser tratados respectivamente em conjunto com psicopedagogia e ortodontia além de terapia de voz. Conclusão: A terapia fonoaudiológica, para alcançar o sucesso de forma efetiva, necessita de uma avaliação funcional eficaz e de encaminhamentos para profissionais de outras áreas que também precisam ser avaliadas e trabalhadas paralelamente.
 
 
Contato: juliana.fono@superig.com.br
 

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