Código: OCL1691
SPAN VISUAL E AUDITIVO DE CRIANÇAS COM TDAH E SEUS CONTROLES NORMAIS |
|
Autores: Claudia Inês Scheuer, Fernanda Freitas Malerbi |
Instituição: DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - FMUSP |
|
OBJETIVO: verificar e comparar o desempenho de crianças com TDAH e normais em provas de span visual e auditivo.
METODOLOGIA:
Avaliação: grupo controle: 20 crianças de escola pública regular, sem queixas escolares ou desordens psiquiátricas.
Grupo experimental: 11 crianças com diagnóstico de TDAH, medicadas há pelo menos seis meses, sem comorbidades psiquiátricas, do sexo masculino, de 9 a 10 anos, sem alteração: auditiva, visual, de desenvolvimento da fala ou linguagem.
Material: span de figuras, de palavras faladas e de palavras escritas. Apresentou-se um estímulo auditivo ou visual. Logo após, o sujeito repetia a seqüência, oralmente ou escrevendo ou apontando a figura igual. Acertando as respostas, aumentavam-se os estímulos sucessivamente, podendo-se chegar até sete. Interrompia-se, o teste caso houvesse omissão, inversão ou substituição dos estímulos. A seqüência retida e evocada correta e exatamente igual à ordem dada era considerada o span. As provas foram igualmente balanceadas quanto à complexidade silábica, variando da forma mais simples à mais complexa e quanto à extensão das palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
RESULTADOS:O grupo controle obteve desempenho melhor que o experimental. Os dois grupos apresentaram melhor desempenho no span de palavras faladas. O pior desempenho do grupo controle foi no span de figuras e do experimental foi no de palavras lidas.
CONCLUSÃO:A memória e a linguagem se inter-relacionam no desenvolvimento infantil. Assim, acredita-se que crianças com TDAH, devido a alterações nos testes de memória de curto prazo, processem melhor informações auditivas do que visuais relacionadas à leitura. Crianças normais também apresentaram dificuldades no span de leitura, mas estas podem estar relacionadas ao desenvolvimento da leitura, diferentemente das dificuldades encontradas em crianças TDAH. |
|
|
|
Contato: fernandamalerbi@hotmail.com |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|