Código: TCL1337
PERFIL DE CRIANÇAS COM PROBLEMA DE COMPREENSÃO DA FALA COM TESTE SSW NORMAL |
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Autores: Carla de Queiroz Bergamini , Koichi Sameshima, Liliane Desgualdo Pereira |
Instituição: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOPATOLOGIA EXPERIMENTAL DA FMUSP |
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Introdução:
Compreensão da fala é uma habilidade cognitiva adquirida precocemente.1-3 Ao observar-se crianças com exame audiométrico normal aos sete ou oito anos de idade que apresentem esta dificuldade, preconiza-se procurar assistência fonoaudiológica.4-7 A incapacidade de processar e utilizar sinais acústicos, específica da modalidade auditiva, que não possa ser atribuída à deficiência auditiva, a outros distúrbios ou a rebaixamento intelectual é denominada desordem do processamento auditivo (DPA)7. No inventário com sujeitos que haviam completado o teste SSW em português,8 formou-se um sub-grupo que obteve escores normais apesar de ter um quadro compatível com DPA.
Objetivo:
Caracterizar demograficamente a amostra e verificar como a aplicação de métodos de análise estatística pode contribuir para a clínica fonoaudiológica do subgrupo Normal de Queiroz8.
Método:
Utilizou-se o pacote estatístico MINITAB nas análises descritivas e multivariadas (N=180)
Resultados:
Análise descritiva: 68,3% da amostra do gênero masculino, 83,3% no ensino fundamental, com pouca repetência escolar, freqüência em fonoterapia e episódios de otite. Houve 26,7% de relato de dificuldades de fala, escrita e leitura.
Análise de conglomerado: cinco conglomerados com um mínimo de 50% de semelhança no desdograma.
Análises de correlação não-paramétrica: dificuldades de fala, escrita e/ou leitura correlacionavam-se negativamente com número de erros nos itens 22, 6G e 2G do teste SSW.
Componentes principais: dois componentes explicaram 72,4% da variância da amostra.
Análise fatorial: dois fatores combinando três variáveis, explicaram conjuntamente 75,2% da variância da amostra. O primeiro fator, combinou as variáveis repetência e erros no item 22 G do teste SSW e explicou 37,6% da variância da amostra. O segundo, combinou as variáveis dificuldade de fala e repetência, explicando 37,5% da variância da amostra.
Conclusões:
O teste SSW utiliza uma tarefa dicótica para avaliar a integração binaural cuja demanda lingüística é grande. Utilizar-se de análises quantitativas e qualitativas possibilita pautar a fonotrerapia em resultados científicamente comprovados. |
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