Código: OCL1573
RECONHECIMENTO DE PALAVRAS E NÃO – PALAVRAS EM DIFERENTES FORMAS DE EXPOSIÇÃO |
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Autores: Pablo Felicio Nepomuceno, Clara Regina Brandão de Ávila |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO |
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Este estudo objetivou identificar a melhor forma de exposição de palavras e não – palavras, considerando tempo de exposição e freqüência de aparecimento dos itens, para a leitura de 110 escolares hígidos, de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.
Foram analisadas 8484 respostas certas de leitura em voz alta dos itens inteiros e segmentados.
Tais respostas estavam em protocolos de registro de leitura dos quais constavam identificação e desempenho da criança.
Para a análise estatística utilizou-se o teste não – paramétrico para duas amostras não independentes de “Wilcoxon”.
A análise das respostas de desempenho no reconhecimento dos itens de leitura mostrou que a melhor forma de apresentação dos itens foi a segmentada para a 2a e 3a séries. A 4a série reconheceu melhor itens inteiros. Na 1a série o desempenho foi igual para ambas às formas de apresentação.
A melhor forma de apresentação variou conforme a série e a familiaridade do item de leitura. |
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Contato: pablonepomuceno@yahoo.com.br |
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