Código: OCL1543
CARACTERIZAÇÃO DA INICIATIVA COMUNICATIVA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO AUTISTA VERBAIS E NÃO-VERBAIS
 
Autores: Leila Sandra D. Farah , Camila G. Menezes, Ana Carina Tamanaha , Jacy Perissinoto
Instituição: DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP
 
Introdução: O Transtorno Autista caracteriza-se por alterações nas áreas de comunicação, interação social e interesses (OMS, 1998;APA,2002). Estudos evidenciam prejuízos em demonstrar iniciativa comunicativa através de sinais verbais e também não verbais. A presença da fala prediz um melhor desenvolvimento de linguagem nestes indivíduos, e os recursos não-verbais(gestos) servem para dar suporte à linguagem falada (Trevarthen & Aitken, 2001; Capone & McGregor, 2004; Noens & Van Berckelaer-Onnes, 2005). Sendo assim, hipotetizamos que quanto mais recursos comunicativos o sujeito autista tem em seu repertório, melhores serão a qualidade e quantidade de iniciativas de comunicação.
Objetivo: Descrever o comportamento de iniciativa comunicativa de crianças com Transtorno Autista, verbais e não-verbais.
Metodologia: Foram filmados 6 meninos, entre 8 e 10 anos de idade(3 verbais, 3 não-verbais), diagnosticados por equipe multidisciplinar como portadores de Transtorno Autista (APA 2002), em situação lúdica com adulto familiar durante 15 minutos. Considerou-se iniciativa comunicativa todo o comportamento iniciado pela criança com o propósito de se comunicar. As iniciativas de cada criança foram computadas e classificadas de acordo com os meios comunicativos: verbal(VE), vocal(VO) e gestual(G), (Fernandes, 2000). As combinações destes meios também foram consideradas para análise dos resultados.
Resultados: O total de iniciativas apresentadas foi de 162(89% nos sujeitos verbais, 11% nos não-verbais). No grupo não-verbal, 66,4% das iniciativas foram Gestual e 33,3% na combinação Vocal/Gestual. No grupo verbal, 50% das iniciativas foram Verbal e a combinação mais freqüente foi Verbal/Gestual(27,7%). Uma criança deste grupo utilizou os três meios(6,25%).
Conclusão: Os sujeitos verbais apresentaram um número maior de iniciativas comunicativas e de combinações delas, quando comparados aos sujeitos não-verbais, visto que têm um repertório mais variado de possibilidades para se comunicar, confirmando nossa premissa de que a capacidade do autista em utilizar e variar as formas de iniciativas comunicativas depende do grau de desenvolvimento de sua linguagem.
 
 
Contato: leiser@uol.com.br
 

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