Código: OCL0227
A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O GRAU DE SEVERIDADE DO DESVIO FONOLÓGICO |
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Autores: Ana Paula Silva da Silva, Helena Bolli Mota, Márcia Keske-soares |
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA |
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A consciência fonológica é referente à habilidade de manipular conscientemente os sons da fala. O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre as habilidades em consciência fonológica e o grau de severidade do desvio fonológico, considerando-se o Percentual de Consoantes Corretas (PCC), o Percentual de Consoantes Substituídas (PCS) e o Percentual de Consoantes Omitidas (PCO). A amostra foi constituída por 15 sujeitos com desvio fonológico, com idades entre 5:0 e 6:7, sendo sete do sexo masculino e oito do sexo feminino. Os dados utilizados nesse estudo foram extraídos do banco de dados do projeto de pesquisa ao qual pertencem, sendo que o mesmo foi aprovado pelo comitê de ética da instituição a qual está vinculado. A amostra foi dividida em quatro grupos, com base na análise do PCC e classificação do grau de severidade conforme Shriberg e Kwiatkowski (1982). Para avaliação da consciência fonológica, foram considerados os resultados da Prova de Consciência Fonológica (PCF) de Capovilla e Capovilla (1998). Inicialmente foram calculadas as médias dos valores do PCC, PCS e PCO, bem como das tarefas em consciência fonológica para cada grupo de severidade. Após realizou-se a análise do desempenho nas tarefas da PCF de acordo com o PCC, PCS e PCO. Os dados foram tratados estatisticamente. Os resultados permitiram verificar melhor desempenho nas Tarefas Silábicas, Rima e Aliteração em relação às Tarefas Fonêmicas, independente do grau de severidade do desvio fonológico e dos índices de substituição e omissão. Não houve diferença estatisticamente significativa nas tarefas de consciência fonológica em relação ao PCC, PCS e PCO. Verificou-se que não houve relação entre as habilidades em consciência fonológica e os diferentes graus de severidade do desvio fonológico, evidenciando assim, que o grau de dificuldade em relação ao aspecto fonológico não interfere na capacidade das crianças em manipular segmentos lingüísticos. |
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Contato: anaterra20br@yahoo.com.br |
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