Código: OCL1538
“LEVANTAMENTO DAS ALTERAÇÕES GRÁFICAS REFERENTES AO TRAÇO DE SONORIDADE EM CRIANÇAS DE 2ª SÉRIE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TABATINGA – SP” |
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Autores: Carolina Quarteiro, Sandra Caucabene Sicchiroli |
Instituição: EEPG PROFESSOR PAULISTA |
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As associações grafo - fonológicas existentes nos sistemas de escrita, demonstram o relacionamento entre a escrita e a linguagem oral. O processo de associação fonema-grafema tem como exigência, no aprendizado da leitura e da escrita, capacidades de analisar e sintetizar os fonemas. Alterações gráficas referentes ao traço de sonoridade, em crianças de 1ª a 4ª séries, interferem, muitas vezes, na performance escolar, prejudicando e dificultando este aprendizado. Traço de sonoridade é a diferenciação dos fonemas sonoros, que são aqueles realizados com vibração das pregas vocais, dos fonemas surdos, que são produzidos sem a vibração das pregas vocais. O objetivo deste trabalho foi levantar as alterações gráficas referentes ao traço de sonoridade, em crianças de duas classes de 2ª série de uma Escola Municipal de Tabatinga-SP, através de avaliação fonoaudiológica gráfica simplificada. Para o levantamento dos dados foi
elaborado, pela própria pesquisadora, um ditado de palavras e frases foneticamente balanceadas, assim como a solicitação de escrita espontânea através de elaboração de frases, material este aplicado pelas próprias professoras, devidamente orientadas. Como resultados, notamos uma grande diferença entre as duas classes, com incidência de trocas referentes ao traço de sonoridade em 2,38% em uma delas e 10,63% na outra, sendo que as crianças portadoras desse tipo de alteração apresentavam significante dificuldade no aprendizado em geral, demonstrando ser este um aspecto importante a ser considerado no desempenho das crianças, referentes à aprendizagem escolar. |
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Contato: carolina_quarteiro@yahoo.com.br |
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