Código: OCA0886
CRIANÇAS SURDAS: UMA PROPOSTA DE ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO EM GRUPO PARA PAIS
 
Autores: Gean Carlos Romão da Silva , Silvicleide Silva Barros , Marcos de Oliveira Morais , Konrado Galdino Bonfim , Simone Áurea Gomes Ferreira Pontes , Jorge Lima Nepomuceno Filho , Danielle Braga de Brito Hilton Justino da Silva, Cíntia Vasconcelos de Menezes, Luciana Pimentel Fernandes de Melo, Daniele Andrade da Cunha
Instituição: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE/FIR
 
Introdução: é na família o lugar ideal para se iniciar o atendimento de base para os surdos. Trata-se da primeira escola onde as capacidades das crianças são desenvolvidas. A família possui um importante papel na evolução do trabalho realizado com deficientes auditivos, pois, dentre os fatores que concorrem decisivamente para o sucesso da terapia aplicada à criança surda, está o núcleo familiar. Diante disso, percebe-se a importância em prestar assistência a estas famílias, no sentido de poder tê-las como parceiras efetivas no trabalho de intervenção fonoaudiológica de crianças surdas. Método: Foi proposto, um trabalho de orientação para dois grupos de pais de crianças surdas inscritas na lista de espera do setor de Audiologia Educacional em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Os encontros aconteciam semanalmente em sala específica para atendimento em grupo, com duração de 1 hora. Participavam do grupo uma fonoaudióloga, uma psicóloga e um aluno do curso de Fonoaudiologia, que traziam para o grupo questões pertinentes à intervenção fonoaudiológica de suas crianças. Estas, concomitantemente, participavam de um grupo de atendimento fonoaudiológico inicial. Todos os encontros foram registrados em fita k-7. Resultados: observou-se o quanto os pais evoluíram no sentido de conhecer a deficiência auditiva e suas conseqüências no desenvolvimento geral de seus filhos e entender o papel crucial que os mesmos possuem no processo de reabilitação fonoaudiológica. Os encontros serviram de lugar para troca de experiências e acolhimento, o que resultou numa visão mais realista e positiva das capacidades desenvolvidas pelos seus filhos e maior compreensão da importância de sua participação no processo terapêutico. Conclusão: os grupos demonstraram que são fundamentais enquanto prática na clínica fonoaudiológica, uma vez que os próprios pais ao compartilharem suas dificuldades e os problemas enfrentados, tornam-se motivados a participar da intervenção fonoaudiológica com seus filhos, compreendendo a importância de sua participação no processo terapêutico.
 
 
Contato: danyfono@fir.br
 

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