Código: OSS0330
FONOAUDIOLOGIA, MULTIDEFICIêNCIA E ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL : O TRABALHO DIANTE DAS DIRETRIZES DO SUS |
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Autores: Ivone Panhoca, Ana Paula de Andrade, Camila Ferreira |
Instituição: PUC - CAMPINAS |
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Na Fonoaudiologia ainda são incipientes as ações voltadas ao sujeito multideficiente (cego-surdo; surdo-deficiente mental; cego-deficiente mental; surdo-cego-deficiente mental).
As diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde – devem ser consideradas no trabalho junto a tais sujeitos, tanto em programas desenvolvidos no “serviço público” quanto em ações que emerjam de universidades prestadoras de serviços à comunidade.
A “humanização” , como política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS e o “acolhimento”, como eixo norteador, ao mesmo tempo que conjugam-se perfeitamente com as possibilidades/necessidades das ações desenvolvidas junto a essa população demandam, no âmbito da Fonoaudiologia, concepções/conceitos coerentes com tais preceitos.
A abordagem histórico-cultural traz em seu arcabouço teórico conceitos que podem fundamentar esse trabalho voltado ao multideficiente.
Substituindo propostas e modelos que, no seu arcabouço teórico, enfatizam as dificuldades/deficiências (nesse caso já bem conhecidas e indiscutivelmente incapacitantes) e, dessa forma, “apontam para o passado”, os conceitos de “compensação”, “mediação” e “zonas de desenvolvimento”, são prospectivos, no sentido de apontarem para possibilidades futuras, mesmo diante de quadros tão graves..
E há que se orientar os trabalhos com base em conceitos de “linguagem” e de “sujeito” que se articulem com tal proposta.
Fala se então, aqui de um “sujeito” da “cultura” e não do “sujeito biológico” ou do “sujeito da cognição”. Fala-se aqui de um sujeito socialmente constituído, marcado tanto por suas possibilidades/limites individuais quanto pelas “condições do seu tempo”.
E fala-se de “linguagem” como produto de construção conjunta; como produto de trabalho histórico.
O trabalho desenvolvido pela fonoaudiologia junto a essa população, se norteado por tais concepções, contribuirá efetivamente com a inclusão social, com (mais) qualidade de vida.
A presente proposta destaca as possibilidades de conceitos-chave da perspectiva histórico-cultural nas ações fonoaudiologicas desenvolvidas (em todos os níveis de atenção) junto a sujeitos multideficientes, conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde. |
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Contato: ipanhoca@puc-campinas.edu.br |
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