ESCOLARIDADE E ESCRITA:O PROCESSO DA ESCRITA : CONCEITOS E OBJETIVOS |
Maria Helena Mourão
Coordenador(a) |
Instituição: INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS |
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A escrita é uma das formas de exteriorização do pensamento e tem como função registrar e transmitir informações e conhecimentos.É um processo altamente complexo, uma das formas mais elevadas de linguagem e a última a ser aprendida. A força direcionadora de todo e qualquer ato de leitura e escrita é o objetivo. Os escritores freqüentemente não estão conscientes dos objetivos de sua escrita, porém estes auxiliam e determinam a estrutura do texto. Assim como o objetivo, a audiência, ou seja o leitor pressuposto do texto, também orienta o escritor na organização do seu material. Bons escritores além de considerarem a audiência, escrevem para leitores específicos, analisando suas necessidades e propósitos de forma a construir um texto apropriado. Outra razão para a escrita é informar, é realizar a troca de informação com os outros. Este é um objetivo que se desenvolve a partir das atividades acadêmicas de avaliação, atendendo à necessidade de informar o conhecimento adquirido nas diversas áreas do currículo. A escrita que atende ao objetivo de instruir ou avisar descreve como fazer algo. Neste caso a escrita deve ser simples e clara, de fácil leitura, explicada adequadamente e estruturada de forma a garantir que a informação seja acessível a um leitor que necessite retornar ao texto para reler partes da instrução. Embora toda a escrita possa ser considerada persuasiva, o texto que visa convencer o leitor assume a forma de argumento. O escritor apresenta uma asserção, isto é, uma afirmação que é possível ou provável, mas passível de questionamento ou discussão, apoiando suas afirmações em evidências que garantem a validade e consistência destas. Pelo exposto depreende-se que o pleno domínio da escrita requer que o autor tenha determinado seu objetivo e motivo para realizar a escrita, para atingir o leitor e o próprio escritor, entendendo o ato da escrita como um ato de prazer, desejo e reflexão. Qualquer peça escrita, seja uma nota informal ou um complexo tratado, se inicia com uma idéia que se desenvolve como um processo simples, por vezes, ou complicado, exigindo constante interação entre a idéia do escritor e o texto que está sendo escrito.Uma das razões mais importantes para se realizar a escrita é descobrir que se tem algo para comunicar. O ato da escrita permite tornar presentes informações, sensações, impressões e emoções passadas. Permite também, explorar novos conceitos e formar novas conexões entre o conhecimento prévio e o recém adquirido.Uma das mais antigas e usuais razões para realizar a escrita, é reconstruir experiências em palavras. Nesta atividade, embora possa usar uma ou outra, a narração e a descrição ocorrem de forma combinada.Quase todos os discursos, seja o oral ou seja o escrito, de alguma forma, estão baseados na reconstrução da experiência anterior.O fato de escrevê-las propicia sua compreensão. O processo de aprendizagem da linguagem escrita, da aquisição até a produção dos diferentes tipos de textos, ocorre predominantemente no período escolar, embora se prolongue por toda a existência do sujeito. A produção do texto escrito requer o conhecimento das regras e normas que regem a linguagem escrita. Sob este ponto de vista, espera-se que a escola tenha como objetivo, além de propiciar ao estudante a aquisição de conteúdos acadêmicos, o de garantir a aquisição e domínio da produção dos diversos tipos de textos que serão posteriormente exigidos nas avaliações acadêmicas, nos exames vestibulares, no trabalho e na vida particular. Pode-se considerar que o texto escrito representa uma síntese do conhecimento adquirido em sala de aula e na experiência prática do cotidiano.Cabe aos professores disponibilizarem tempo e espaço para que os estudantes possam elaborar suas produções escritas e utilizá-las, com segurança, quando necessitarem ou desejarem.O texto na modalidade escrita, é definido como as emissões verbais envolvendo um conjunto de palavras e frases, organizadas em torno de um tema e obedecendo às regras específicas de uma determinada língua. A lingüística descritiva torna possível avaliar a estrutura dos textos e permite diferenciá-los qualitativamente, assim como os seus escritores. Compor um texto é comportar-se sob o comando de operantes verbais encobertos, tais como, pensamentos, idéias, produtos da história do sujeito que escreve, e que têm efeitos imediatos sobre o próprio escritor, que se torna, assim, seu primeiro leitor. O que constatam as pesquisas é que escritores habilidosos planejam, revêem e revisam seus textos. Este é um comportamento pouco utilizado pelos estudantes nos mais variados estágios de escolaridade. Uma estratégia que visa desenvolver este comportamento é garantir que, ao escrever, o estudante possa contar com um interlocutor/leitor para auxiliá-lo na exploração do conteúdo que pretende expor e na tarefa de redigi-lo com clareza. Outra forma é explorar o próprio processo de escrita, descrevendo-o detalhadamente, detalhando as percepções e definindo o tipo de escritor observado.A avaliação de problemas na área verbal visa identificar a relação entre aprendizagem e linguagem, oral e escrita, do ponto de vista cognitivo e lingüístico.A leitura e a escrita não podem estar separadas no currículo escolar, visto que as pesquisas relatam a existência de correlações entre as distintas destrezas de linguagem e evidenciam interdependência destas com a maturidade sintática. Existe alta correlação entre ler bem e com freqüência e escrever sem erros ortográficos. Assim os professores deveriam estimular de forma mais continuada tanto a leitura quanto a escrita, pois à medida que as crianças são estimuladas a usar sua linguagem com freqüência e com propósito, elas aprenderão a utilizar a correta ortografia das palavras. Ao ensinar e avaliar a ortografia, deve ser considerado o nível de inteligibilidade do texto, ou seja, se as palavras exigidas pertencem ou não ao vocabulário cotidiano, dado que 85% de qualquer texto é composto pelas palavras mais usadas na escrita. Isto garante a legibilidade do material, considerando extensão das linhas, tamanho dos caracteres, tipo de letra, espaço entre as letras e as linhas, cor das letras. Sob o título Escolaridade e Escrita, os conferencista que integram esta mesa atendem ao objetivo de discutir o processo de construção da escrita, relatando experiências que possibilitam preparar o estudante para as atividades de leitura e escrita que serão utilizadas não somente na escola, mas na profissão, como cidadão, como membros de uma família e de uma comunidade.
REFERÊNCIAS
FERNANDES,M.I.A. de O. 2000. Redação individual e em cooperação em sujeitos com dificuldades de aprendizagem escolar. Dissertação. PUC Campinas
HARRIS,J. & CUNNINGHAM,D.H. 1994. The Simon & Schuster guide to writing.New Jersey: Prentice Hall.
McCARTTHEY,S.J. 2001. Identity construction in elementary readers and writers.Reading Research Quarterly,36(2):122-151.
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Contato: marihelenamourao@uol.com.br |
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