Código: DCV0089
A FONOAUDIOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ESTUDO SOBRE A EXPRESSIVIDADE EM SALA DE AULA
 
Autores: Daniela Cais Chieppe, Léslie Piccolotto Ferreira
Instituição: PUC-SP
 
Pesquisar a expressividade entre pedagogos em formação é uma reflexão sobre a interlocução entre Fonoaudiologia e Educação. A expressividade valoriza diversos instrumentos comunicativos (entre eles a voz) que acompanham o discurso do professor. O período de formação é propício para discussão, por supor-se que os alunos conheçam o cotidiano do professor sem ter clara a relevância da boa comunicação para a docência. Investigou-se, por meio de um Grupo Focal, a expressividade para estudantes do último ano de Pedagogia. Ao buscar o referencial desses estudantes acerca da expressividade para suas futuras práticas, possibilitou-se ampliar o olhar fonoaudiológico sobre o professor, conhecer seu processo formacional e circunscrever a voz como parte do fenômeno da expressividade. O propósito deste estudo é conhecer e analisar os conceitos relativos à expressividade direcionada à docência presentes no discurso de estudantes do último ano de Pedagogia de uma universidade paulista pública. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou-se do GF como instrumento metodológico para que estudantes de Pedagogia discutissem evolutivamente suas narrativas sobre a expressividade direcionada à docência em três encontros de aproximadamente 90 minutos cada. Os enunciados do GF foram audiogravados e transcritos (Preti, 1999). A análise dos dados foi realizada baseada na proposta dialética de Minayo (2000) que visa a expansão da temática e a ampliação do conhecimento articulada aos aspectos sócio-culturais do estudo. O conceito de expressividade esteve presente no discurso das estudantes, entretanto, a percepção como um recurso valorativo para a prática docente, é restrita. Nos enunciados há mais menção às características negativas de expressividade. A Fonoaudiologia foi identificada pelo GF como porta-voz dos aspectos curativos e reabilitadores, com dificuldades de acesso aos aspectos de qualidade e coletividade. É oportuno que a sala de aula veja a expressividade como um recurso pertinente à interlocução entre professor e alunos e que, a parceria entre Fonoaudiologia e Educação veja-se em condições de transformar os conhecimentos fonoaudiológicos relacionados à saúde e bem estar do professor em reconhecidos, apreendidos e praticados pelo professor.
 
 
Contato: danycais@msn.com
 

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