Código: OCL0502
COMPARAÇÃO DAS HABILIDADES RECEPTIVAS DE VOCÁBULOS DE CLASSE ABERTA E CLASSE FECHADA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM |
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Autores: Debora Maria Befi-lopes, Cintia Preto Ferreira, Ana Carolina Paiva Bento, Marina L. Orsi Pinto, Ana Carulina Pereira Spinardi, Karina de Araujo |
Instituição: CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP |
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A aquisição lexical é um componente importante do desenvolvimento da linguagem. Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) apresentam dificuldades na aquisição lexical, embora pouco se saiba sobre quais são os problemas específicos enfrentados por elas e como estes podem ser identificados (Gray, 2004). Estas crianças apresentam déficits em habilidades receptivas e expressivas. Em tarefas que envolvem identificação, mostram desempenho inadequado tanto em palavras de classe aberta quanto fechada (Van der Lely, 2001). O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de crianças com DEL nas provas que avaliam habilidades receptivas de vocábulos pertencentes às classes aberta e fechada. Participaram desta pesquisa 19 sujeitos, sendo 13 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com média de idade de 6,4 anos.Todos apresentam diagnóstico de DEL e freqüentam terapia fonoaudiológica. Para coleta dos dados foram aplicadas as provas de vocabulário receptivo (Morselli, 2003), compreensão de preposição (Puglisi, Befi-Lopes, Takiuchi, 2004) e de adjetivos (Almeida, Befi-Lopes, 2004). Cada criança deveria apontar a figura correspondente conforme a ordem específica. Os dados foram tabulados e os resultados obtidos em cada prova foram analisados segundo os critérios: adequado ou inadequado segundo o valor de referência de normalidade.Os resultados obtidos mostram que 57,9 % dos sujeitos apresentam desempenho inadequado para a habilidade de identificação de substantivos concretos (Prova de Vocabulário). Na tarefa de identificação de adjetivos, 63,2 % dos sujeitos apresentaram desempenho abaixo do esperado e na prova de preposições 68,5 % não conseguiram identificar os estímulos adequadamente. Os dados sugerem que as crianças com DEL mantêm dificuldades no processo de aquisição lexical tanto para classe de palavras abertas quanto de fechadas, mesmo com o desenvolvimento da idade cronológica. Além disso, os resultados desse estudo apontam para a maior dificuldade com a classe de maior carga gramatical, que é uma das marcas clínicas desta patologia. |
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Contato: cintiapreto@yahoo.com.br |
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