Código: TCL1303
AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS-INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS PORTADORAS DE TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.
 
Autores: Renata R. Almeida, Laura Giotto Cavalheiro
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
 
Introdução: As manifestações do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são mais evidentes durante a fase escolar e, freqüentemente, interferem no processo de aprendizagem. Objetivo: Descrever e comparar os resultados pré e pós-intervenção fonoaudiológica em 20 crianças com diagnóstico neuropsiquiátrico de TDAH, do sexo masculino, na faixa etária de 5 à 14 anos, matriculadas no ensino fundamental em Salvador - BA. Método: Foi realizada avaliação fonoaudiológica pré e pós-intervenção, nas áreas de linguagem oral, leitura e escrita, e intervenção fundamentada em um processo de remediação das habilidades atencionais — seletiva e sustentada; vigilância; sondagem — com duração de 12 sessões terapêuticas. Os procedimentos englobaram a avaliação dos aspectos fonológicos (Prova de Consciência Fonológica, Velocidade de Nomeação Rápida e Avaliação Fonológica da Criança); nível de leitura e escrita; velocidade de leitura oral e silenciosa, Prova de Leitura e Escrita e Testes Complementares (Teste de Desempenho Escolar, Roteiro de Investigação da Atenção e Escala de Disgrafia). Resultados: Os resultados baseados nas análises estatística (teste “t” student) e qualitativa demonstraram que após a intervenção fonoaudiológica, baseada no programa de reabilitação das habilidades atencionais, foi observada melhora no desempenho de crianças com TDAH não apenas nas habilidades atencionais de seleção, sustentação, vigilância e sondagem das crianças, mas também, foi possível observar que o programa de remediação em atenção possibilitou a melhora no desempenho apresentado pelo pacientes em consciência fonológica, leitura e escrita de palavras reais e inventadas Conclusão: A comparação dos resultados da avaliação fonoaudiológica pré e pós-intervenção permitiu verificar a eficácia do programa terapêutico aplicado nessa população. Além disso, a análise dos resultados evidenciou que a melhora nos processos atencionais podem promover a melhora nas habilidades que envolvem o aprendizado da linguagem escrita.
 
 
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