Código: OCL0944
ALTERNATIVAS EDUCACIONAIS PARA SURDOS: A OPINIÃO DOS PAIS DIANTE DAS PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO |
|
Autores: Eluza de Fátima Duarte, Giselle
Montarroyos, Manuella Wanderley, Maria da Conceição Silveira, Maria
Gina Braga, Patrícia Freitas |
Instituição: UNICAP |
|
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o relato de pais de crianças surdas sobre o desenvolvimento escolar de seus filhos no processo de alfabetização, visando identificar, no relato destes, aspectos considerados facilitadores para o processo de alfabetização de crianças surdas em escolas regulares e especiais. O interesse pelo tema surgiu a partir de um questionamento dos pais, na prática fonoaudiógica, a respeito de qual escola seus filhos podem apresentar um melhor desenvolvimento, já que a surdez causa dificuldade na aprendizagem da criança e limitações no processo de desenvolvimento escolar, além da divergência de opiniões encontrada na literatura sobre tal questão. Participaram deste estudo trinta pais de crianças surdas, que estão no processo de alfabetização, sem distinção de sexo e idade que assinaram os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido para que fossem realizadas as entrevistas semi-estruturadas, estas, gravadas e transcritas na íntegra para facilitar a análise dos dados obtidos. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da UNICAP Nº 100/2004. Os aspectos facilitadores mencionados na escola regular foram língua de sinais e sociabilidade os que mais facilitaram o aprendizado de seus filhos; a LOF apareceu como um forte recurso deste aprendizado; a comunicação total também foi citada, porém em menor proporção e, o fonoaudiólogo, não foi referido como um agente facilitador. Já na escola especial, foi unânime a referência à LIBRAS como principal meio de aprendizagem da criança. Grande parte dos pais citou a sociabilidade como sendo outro aspecto facilitador; a LOF foi mencionada em menor proporção, a comunicação total e o fonoaudiólogo não foram sequer citados pelos mesmos. Conclui-se, pois, que os pais de crianças surdas optaram pela escola regular como a primeira e relataram que seus filhos estão tendo bom desenvolvimento do aprendizado tanto na escola regular quanto na escola especial. |
|
|
|
Contato: mc.lins@bol.com.br |
|

Imprimir Trabalho |

Imprimir Certificado Colorido |

Imprimir Certificado em Preto e Branco |
|