Código: TCS1439
FORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
 
Autores: Raquel Costa Di Clemente , Luiz Augusto De Paula Souza, Vera Lúcia Ferreira Mendes
Instituição: PUC-SP
 
Introdução: No Brasil, a formação para a atuação na saúde pública, em cursos universitários da área da saúde tem sido muito discutida pelas Universidades, pelos profissionais dos serviços de saúde, pelas |Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Segundo MENDES (2004), parece ser consensual a percepção da distância entre as esferas acadêmicas e os serviços de saúde, uma certa dissimetria entre o que acontece diariamente nos serviços de saúde e o que se faz nas Universidades. Objetivo: Correlacionar a construção do conhecimento das alunas de uma disciplina da graduação em grupos de puericultura, realizados em UBSs. Método: Foram realizadas observações de campo e das discussões de planejamento, atuação e avaliação da atividade durante a supervisão. A análise dos dados obtidos, partiu da própria Metodologia da Problematização (MP) como perspectiva de ensino e aprendizagem. Resultados: É possível perceber que a metodologia utilizada nas supervisões tem como eixo a base da MP, e que as alunas tem muita dificuldade em se dispor a essa nova forma de aprender, uma vez que, demanda autonomia e envolvimento nas atividades. Conclusões: A formação universitária de graduação deve ser pautada pela criação de um espaço para o pensar crítico e para a autonomia na busca de soluções aos desafios da atuação profissional em saúde, afirmando assim a relação entre teoria e prática e o compromisso social e ético com a população atendida. Para tanto, é necessária a criação de espaços de ensino comuns e compartilhados não só por diferentes áreas e cursos (fomento à interdisciplinaridade), mas também entre Universidades e Estado (SUS).
 
 
Contato: veralfm@uol.com.br
 

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