Código: OSP0924
CARACTERIZAÇÃO DOS ENCAMINHAMENTOS REALIZADOS POR UM PROGRAMA DE FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR
 
Autores: Maria Silvia Cárnio, Diná Olivetti de Carvalho Hubig, Marília Barbieri Pereira, Vânia de Oliveira Gonzalez, Soraia Romano-soares, Taís Ciboto, Daniele Dos Santos, Seisse Gabriela G. Sanches
Instituição: PROGRAMA ESCOLA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FMUSP
 
Nosso programa de fonoaudiologia escolar com crianças de 1ª e 2ª séries de Ensino Fundamental de escola estadual da cidade de São Paulo segue o conceito de escola promotora de saúde (WHO, 1997) que envolve educadores, educandos e comunidade por meio de ações coletivas promotoras de saúde, ressaltando a parceria fonoaudiólogo-educador. Dentre as ações do nosso programa de Fonoaudiologia Escolar, são realizadas triagens, orientações, reuniões e discussões com famílias, professores, funcionários e alunos da escola. Em nossa realidade, a escola é o único espaço público freqüentado pela maioria das crianças, tornando-se importante elo com os serviços públicos de saúde. A concretização dessa união, ocorre por meio da realização dos encaminhamentos necessários para diversas especialidades. Daí a necessidade de, a partir da demanda da escola, o fonoaudiólogo utilizar sua formação nas áreas de saúde e educação para realizar esta ligação de maneira efetiva. Nesse estudo, objetiva-se caracterizar os encaminhamentos realizados por este Programa no ano de 2004. Observou-se a necessidade de realização total de 167 encaminhamentos: 42 para Ortodontia, 40 para Odontologia, 34 para Otorrinolaringologia, 26 para Audiologia, 13 para Fonoaudiologia, 8 para Psicologia, 2 para Oftalmologia e 2 para Psiquiatria. Destes encaminhamentos, somente 54 (32,33%) puderam ser efetivados nas reuniões de orientação realizadas com os pais, uma vez que a maioria dos pais não compareceu às reuniões. O restante dos encaminhamentos foi realizado por meio de correspondência pela direção da escola. De modo geral, os pais das crianças com mais necessidades de encaminhamentos, foram os que mais estiveram ausentes nas reuniões. Para a concretização da Promoção da Saúde nas Escolas, é necessário enfatizar a parceria Fonoaudiólogo-Escola possibilitando a participação efetiva dos pais nas reuniões com a equipe, de forma que entendam e valorizem a necessidade dos encaminhamentos, efetuando a procura do atendimento no Sistema de Saúde.
 
 
Contato: mscarnio@usp.br
 

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