Código: OCL1633
A RECONSTITUIÇÃO (DA LINGUAGEM) DE SUJEITOS AFÁSICOS NO GRUPO TERAPêUTICO-FONOAUDIOLÓGICO
 
Autores: Ivone Panhoca, Vanessa Caroline Marcucci, Joyce Alves da Costa
Instituição: UNIMEP/PIRACICABA
 
O ser humano, constituído socialmente, quando inserido em grupo terapêutico, envolve-se em processos/episódios nos quais a linguagem é (re)construída ao mesmo tempo em que ele (sujeito) mostra-se ao/pelo grupo através dessa mesma linguagem.

Os objetivos do presente trabalho foram : 1.) analisar de que maneira, no grupo terapêutico-fonoaudiológico, sujeitos afásicos, através de suas produções narrativas, passam a mostrar-se no/ao grupo e, assim, a (re) constituir-se enquanto sujeitos; 2.) investigar de que forma as configurações/construções narrativas dos sujeitos contribuem para a (re)construção da linguagem e da identidade deles, enquanto membros daquele grupo terapêutico; 3.)analisar o papel do(a) terapeuta, mediador(a) de fundamental importância no andamento do grupo.

O grupo terapêutico em foco era constituído por cinco sujeitos na faixa etária de 45 a 78 anos, sendo três homens e duas mulheres, que sofreram A.V.C. e apresentavam afasias, dispraxias e disartrofonias. O grupo foi atendido semanalmente em sessões de uma hora de duração.

Foi feita a análise minuciosa de “processos” de modo a se poder focar o desenvolvimento dos sujeitos dentro do grupo, com todas as conseqüências disso para o(s) próprio(s) sujeito(s) e para o grupo, dado que as transformações de um membro do grupo revertem em transformações de todos e, portanto, em transformações do/para o grupo. Na análise utilizou-se uma metodologia que considerou o individual, abrindo espaço para a consideração do coletivo; do grupal. Dessa forma, a abordagem microgenética, aqui utilizada, orientou-se para os detalhes das ações; para as interações e cenários socioculturais; para o estabelecimento de relações entre microeventos e condições macrossociais

Os resultados obtidos mostram que, na dinâmica grupal, ao mesmo tempo em que os sujeitos vão se reconstituindo no/pelo grupo eles mostram-se ao grupo, fornecendo aos outros membros e ao terapeuta mediador as ferramentas para atuar, considerados os objetivos a serem atingidos.
 
 
Contato: ipanhoca@unimep.br
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco