Código: OCV0158
ASPECTOS VOCAIS NA CARACTERIZAÇÃO DA RESPIRAÇÃO ORAL PELOS PAIS
 
Autores: Carla Aparecida Cielo, Viviane Michele Capellari
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 
A respiração oral é discutida por inúmeras especialidades e, dentro da fonoaudiologia, procura-se estabelecer relações entre suas causas e conseqüências, como base para condutas terapêuticas mais eficazes.
A partir de uma pesquisa realizada com crianças respiradoras orais e seus pais para verificar a relação entre alterações na qualidade vocal e a percepção dos pais sobre os aspectos vocais, foi possível o levantamento de diversos dados relacionados aos respiradores orais.
Foram avaliadas 19 crianças respiradoras orais quanto à qualidade vocal e aplicado questionário aos pais das mesmas, onde estes deveriam identificar características físicas e comportamentais de seus filhos. Para composição deste questionário foram selecionados 24 itens, a partir de estudos que descreviam as principais características dos respiradores orais, relacionadas ao sono, alimentação, comportamento diário, aspectos vocais, e aspectos da face.
Dentre todas as características, a baba noturna foi o item mais citado, em 50% dos 19 questionários; seguido pela agitação com 37,5% das citações; o ronco, a sede constante, e a redução de apetite com 25%; a ansiedade, o sono agitado, e a mastigação rápida com 20,83%; o mau hálito e as dificuldades de atenção com 16,66%; palidez, engasgos, cansaço, sono excessivo, olheiras, dores no pescoço, dificuldades de alimentação, e voz rouca com 8,33%; e os demais itens com 4,16%.
Quanto à avaliação da qualidade vocal, verificou-se que, dentre as 19 crianças, 36,84% apresentaram qualidade vocal alterada, porém apenas 28,57% dos pais dessas crianças perceberam a alteração e a referiram no questionário.
Desta forma, pôde-se concluir que os aspectos sobre respiração oral mais evidentes para os pais foram os que apresentavam relação com o comportamento geral de seus filhos, principalmente quanto ao sono e alimentação, sendo a voz um dos aspectos menos relacionados pelos pais à respiração oral, mesmo estando visivelmente alterada.
 
 
Contato: viviane.capellari@gmail.com
 

Imprimir Trabalho

Imprimir Certificado Colorido

Imprimir Certificado em Preto e Branco