Voltar

Notícias

NOTÍCIAS

 

A SBFa cria Grupo de Trabalho sobre a CIF

Durante o XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA III IBERO-AMERICANO E VI SUL-BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA, em Reunião do Departamento de Saúde Coletiva, os membros associados criaram propuseram a criação de um Grupo de trabalho para discutir a CIF. 

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) pertence ao grupo de classificações desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e permite codificar uma ampla gama de informações sobre saúde por meio de uma linguagem padronizada, favorecendo a comunicação entre várias disciplinas em todo o mundo. Enquanto esquema de codificação universal norteia-se por uma abordagem biopsicossocial, representando um modelo que integra as várias dimensões dos seres humanos (OMS, 2015). A utilização da CIF, portanto, permite uma abordagem ampla, multidisciplinar, integral e centrada no indivíduo. Promove a mudança de uma abordagem baseada na doença para uma abordagem que prioriza a funcionalidade como um componente da saúde.

A CIF traz em sua estrutura um domínio sobre Comunicação permitindo gerar indicadores que hoje o sistema de informação que temos não nos fornece, como: Quantas pessoas apresentam problemas de comunicação? Quantas pessoas como problemas auditivos? Quantas pessoas necessitam de assistência em fonoaudiologia? Quantas pessoas necessitam de acesso a AASI?  Avançar em indicadores de funcionalidade na Fonoaudiologia significa mostrar a efetividade da assistência fonoaudiológica, sua robustez por meio de evidências cientificas, assegurar acesso a assistência fonoaudiológica e intervenção clínica, tendo como perspectiva a atenção integral e humanizada.

A criação de um Grupo de Trabalho sobre a CIF dentro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia contribuirá sobremaneira para avançarmos nesses indicadores, ampliando a discussão sobre a CIF e seu modelo biopsicossocial na formação do fonoaudiólogo e na prática clínica.

Convidamos a todos associados interessados para fazerem parte desse grupo que será criado dentro do Departamento de Saúde Coletiva da SBFa. Se você tiver interesse em participar, mande um email para gtcif@sbfa.org.br

A criação do GT é um marco na construção de um modelo biopsicossocial na formação e trabalho do Fonoaudiólogo.

GT CIF - Depto de Saúde Coletiva - SBFa

  • notícias