Voltar

Notícias

NOTÍCIAS

 

CNS publica recomendação com orientações para MS e MEC sobre residências em Saúde frente à crise do Coronavírus 1º SUPLENTE

Prezados(as),

CNS publica recomendação com orientações para MS e MEC sobre residências em Saúde frente à crise do Coronavírus

O documento tem o objetivo de proteger os futuros profissionais da Saúde em ambiente de trabalho e aprendizagem, além de dar orientações acadêmicas para
estudantes, professores e instiuições de ensino
 
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), subsidiado pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt), publicou na sexta (27/03), uma recomendação que traz parecer técnico com 31 pontos que orientam a atuação para as residências em Saúde. O documento, destinado ao Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de proteger os futuros profissionais da Saúde em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Dentre as orientações, a recomendação pede que sejam “suspensos, pelo período de tempo necessário, eventos acadêmicos, científicos, culturais”, dentre outros em âmbito universitário. O documento também fala sobre a necessidade de suspensão imediata de todas as aulas presenciais, “o que não impede a prudência em ofertar essas atividades sob as inúmeras modalidades pedagógicas de acesso remoto, estudos orientados à distância e uso de ambientes virtuais de aprendizagem”.

Um outro ponto imprescindível que a recomendação aborda é a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que devem ser disponibilizados a todos os residentes em Saúde. “Caso haja problemas com o abastecimento de EPI, o(a) preceptor(a) deverá reportar aos responsáveis pelo serviço e pela residência para tomar as providências cabíveis”.

Outro orientação feita pelo CNS é que “os residentes em saúde devem ser constantemente monitorados nos cenários em que estão prestando atendimento direto aos pacientes com suspeita de COVID-19 e devem receber, sistematicamente, orientações quanto à história epidemiológica, formas de contágio, plano de contingência local”, dentre outras informações.


Veja a recomendação na íntegra

Foto: Registro de manifestação de residentes em Saúde, no dia 3 de março, em frente ao Ministério da Saúde.  Na ocasião, o grupo reivindicava reajuste na bolsa-salário.

Ascom CNS

--

Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional de Saúde
(61) 3315-2560/3576

Atenciosamente

Conselho Nacional de Saúde 
http://conselho.saude.gov.br/
Telefone: +55 61 3315-2150
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B
CEP: 70058-900 - Brasília, DF

  • notícias