Voltar

Notícias

NOTÍCIAS

 

O Brasil é o quarto colocado na Produção Científica na Área de Disfagia

O BRASIL É O QUARTO COLOCADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE DISFAGIA, CONFORME DESTACADO POR IMPORTANTE ARTIGO CIENTIFICO DA REVISTA DYSPHAGIA (DOI 10.1007/s00455-012-9420-2).

Roberta Gonçalves da Silva e Leandro Pernanbuco Coordenadores do Departamento de Disfagia da SBFa Gestão 2012/2013

O esforço de fonoaudiólogos de diversos grupos de pesquisa brasileiros que estudam a disfagia foi destaque em um artigo publicado em recente edição da Revista Dysphagia, um dos periódicos internacionais mais respeitados e bem conceituados nessa área.

O artigo traz uma revisão de todos os resumos de trabalhos científicos apresentados entre 2001 e 2011, no Dysphagia Research Society (DSR),importante evento anual que congrega pesquisadores de todo o mundo para apresentar e discutir suas descobertas relacionadas à disfagia.

Segundo a pesquisa, o Brasil ficou em quarto lugar em número de trabalhos científicos apresentados no DRS, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e Europa (lembrando que neste último foram agrupados vários países e a diferença deste para o Brasil é de apenas três trabalhos).

Esse resultado ressalta o potencial dos grupos de pesquisa brasileiros que estudam a disfagia e colocam o país numa posição de notável visibilidade no cenário científico internacional.

O Departamento de Disfagia da SBFa, criado a partir do notório crescimento da área no país, parabeniza a todos os profissionais e pesquisadores envolvidos e comprometidos em produzir ciência com qualidade e compartilha o orgulho pelo lugar de destaque que a Fonoaudiologia brasileira já ocupa na comunidade científica mundial.

  • notícias