Voltar

Quem somos

Quem somos


A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é constituída por grupos de fonoaudiólogos interessados em estimular, debater e divulgar a produção científica e profissional da área, bem como discutir questões relacionadas à formação em Fonoaudiologia. Presidida por uma diretoria executiva e expandida composta por Departamentos, seus respectivos Comitês Científicos, e uma Comissão de Ensino, conta com apoio de um Conselho Administrativo e grupos de pesquisadores que reconhecem a importância do trabalho coletivo e de mobilização de estudantes e profissionais na construção científica de sua área.

Anualmente, promove o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e trienalmente o Congresso Internacional de Fonoaudiologia nos quais são apresentados trabalhos científicos e mostra de experiências, ambos avaliados por pares e divulgados em seus Anais. Além dos congressos realiza cursos, promove campanhas, estimula a constituição de grupos de pesquisa, organiza redes sociais entre seus sócios, procurando, por meio de suas ações e comunicação com seus associados e sociedade, colaborar com os sistemas de informação sobre os avanços da Ciência e da Profissão no campo da Fonoaudiologia e área afins.

Participa de atividades de cooperação técnica para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento científico de práticas profissionais por meio da inserção e atuação de seus associados representantes em Fóruns, Grupos de Trabalho, Câmaras técnicas de ministérios e secretarias.

Mantém a Revista CoDAS, indexada na SieLO, estimulando a publicação de pesquisa e estudos da área. Ainda no âmbito da publicação científica, até o presente, organizou três Tratados de Fonoaudiologia, volumes nos quais inúmeros pesquisadores nacionais veicularam pesquisas importantes da área.

Nos últimos anos diversas associações específicas da área da Fonoaudiologia foram criadas o que vem repercutindo de um lado no aprofundamento de pesquisas, por outro, na dispersão e fragmentação do conhecimento e dos recursos coletivos, o que é um processo natural na verticalização da especialidade. Por isso, a participação na SBFa que tem por objetivo viabilizar o debate científico entre as distintas especialidades da profissão, é de extrema importância para a potencialização da nossa profissão. Isso ocorre porque o caráter generalista da SBFa permite não só aos associados um acompanhamento panorâmico do que está ocorrendo nas várias áreas de suas especialidades, mas também proporciona intercâmbio entre elas, ampliando a visão na perspectiva intra e interdisciplinar.

Por fim, cabe destacar que a SBFa mantém parceria com outras associações científicas e ONGs buscando oportunizar e otimizar eventos e ações que contribuam para a transformações sociais.