Informações Turísticas

Curitiba é uma cidade encantadora, organizada e hospitaleira.

Conheça uma pouco mais da cidade que abrigará os participantes do 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e entre em contato com a Tribeca Turismo, agência de turismo oficial do evento , em caso de dúvidas e mais informações !!

Áreas Verdes
A preocupação com a qualidade deste ambiente reflete-se na adoção de uma política de áreas verdes para Curitiba, que busca a utilização máxima dos benefícios ecológicos, econômicos e sociais que a vegetação incorporada ao meio urbano pode proporcionar. Essa preocupação, observada desde o início da década de setenta, confere a Curitiba especial distinção no que se refere a áreas verdes urbanas e unidades de conservação, seja pela instituição de uma legislação municipal adequada,seja pelo planejamento de áreas naturais protegidas, ou ainda pela excepcional qualidade de arborização de seus logradouros. A preservação e a conservação do meio ambiente, em particular das áreas verdes, estão fixadas em farta legislação municipal. Contudo, cabe salientar a importância do poder transferido ao município, quanto à competência para legislar sobre as áreas verdes localizadas em seu território.
A preservação das áreas verdes é um dos instrumentos importantes da política municipal de meio ambiente e saneamento. Um dos aspectos fundamentais da política de áreas verdes urbanas de Curitiba é, justamente, a afirmação da recreação e do lazer como fatores indispensáveis ao equilíbrio físico e mental do ser humano e a seu desenvolvimento.
Mas o lazer, ainda que essencial aos desgastes da vida urbana, não é a finalidade primordial de boa parte das áreas verdes, tendo na preservação ambiental e no saneamento - com a manutenção da permeabilidade do solo junto aos rios, da mata ciliar, da fauna, da flora - e na despoluição hídrica, aérea e sonora, os principais objetivos, equilibrando as relações da cidade com seu meio ambiente.

Bosques de Preservação
Curitiba possui hoje mais de 77 milhões de metros quadrados de vegetação nativa de porte arbóreo, entre bosques públicos e em áreas particulares. Essa vegetação é regida pela Lei 9806/00 que institui o Código Florestal Municipal. Consideram-se Bosque Nativos Relevantes aqueles que possuam as características dos Bosques Nativos e que pela sua tipologia florestal, localização e porte sejam inscritos no cadastro do Setor Especial de áreas Verdes, junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA.

Bosque Alemão
Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach. Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.
Localização: Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer). Tel.: +55 (41) 3338-6012.
Horário: Bosque – diariamente, das 6h às 20h. Biblioteca – diariamente das 9:00 às 17:00/Hora do Conto – Sábados, domingos e feriados às 11:00, 14:00 e 16:00.

Parque Barigüi - Museu do Automóvel
No idioma dos índios que habitavam a região antes mesmo da fundação de Curitiba, Barigüi significava "Rio do Fruto Espinhoso". Hoje, com 1,4 milhão de metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais freqüentado. A antiga "sesmaria" pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme foi transformada em parque em 1972. Não são apenas os moradores da cidade e os turistas que procuram descanso no parque. Preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos fazem do Barigüi a sua morada. Dentre os equipamentos que o Parque possui constam: churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, parque de diversões, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Estação Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Localização: BR 277 - Rodovia do Café, km 0 - Santo Inácio. Pavilhão de Exposição - +55 (41) 3335-7592/Centro de Convenções (IMAP) - +55 (41) 3335-4874. Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Tel.: +55 (41) 3335-2112. Museu do Automóvel - Tel.: +55 (41) 3335-1440 - 3ª a 6ª das 14:00 às 17:00 / sáb a dom. 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. R$3,00 por pessoa.

Parque da Barreirinha
Criado em 1959, mas transformado em parque e entregue à população apenas em 1972, tem 275.380 metros quadrados de área. Considerado o mais belo parque da cidade, lá se pode apreciar araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate e outras espécies nativas. Sua área verde, que serve como importante regulador da qualidade do ar da região,é utilizada por estudantes e professores universitários em aulas práticas de Botânica. O Horto Municipal, anexo ao parque, desempenha função científica e educativa - é responsável pela pesquisa e produção de espécimes vegetais. Entre seus equipamentos estão os bosques com mais de 200 mil metros quadrados de vegetação típica, biblioteca infantil, playground, cabana rústica, lanchonete, churrasqueiras e estacionamento.
Localização: Avenida Anita Garibaldi, 6.010 - Barreirinha. Tel.: +55 (41) 3335-3171, 3585-5221. Horário: Horto Municipal: seg à sex das 07:00 às 17:00. Bosque: diariamente, das 8:00 às 18:00, até às 20h (horário de verão).

Parque Iberê de Matos - Bacacheri
Possui várias opções de lazer e recreação: canchas de futebol e de vôlei de areia, churrasqueiras, play-ground, lago artificial e bosque com espécies nativas. O portal de acesso é construído com base em pirâmides de concreto e arcos em tubo de ferro colorido, com o intuito de representar a entrada para o paraíso, através dos bons fluídos das pirâmides.
Localização: Rua Paulo Nadolny, s/n°. - Bacacheri. Tel.: +55 (41) 3356-1934. Horário: diariamente, das 7:00 às 18:00.


Bosque Gutierrez - Memorial Chico Mendes
No bosque foi implantado, em 22 de março de 1989, o Memorial Chico Mendes, em homenagem ao líder seringueiro amazônico, morto em Xapuri, Acre. São 18 mil m² de área verde, com trilhas e uma fonte natural que fornece 1.350 litros de água mineral por hora. Contém a Escola Amazônica e o Teatro de Bonecos Dadá.
Localização: Rua Albino Raschendorfer, s/nº - Vista Alegre. Tel.: +55 (41) 3240-1161 Horário: diariamente, das 8:00 às 18:00.


Bosque Papa João Paulo II - Memorial da Imigração Polonesa
Memorial da Imigração Polonesa, inaugurado em 13 de dezembro de 1980, no rastro da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em julho anterior. Sua área, de 46.337 metros quadrados, fez parte da desapropriação que envolveu a antiga fábrica de velas Estearina. As sete casas de troncos que compõem o memorial são lembranças vivas da fé e da luta dos imigrantes poloneses, com objetos como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa. Em Curitiba, a imigração polonesa começou em 1871.
Localização: Rua Wellington Oliveira Vianna, s/n°. – Centro Cívico. Tel.: +55 (41) 3313-7194 . Horário: Bosque - diariamente, das 6:00 às 20:00/Memorial – Segundas-feiras das 13:00 às 18:00. Terça à domingo e feriados, das 9:00 às 18:00.

Bosque Portugal
Homenagem aos laços luso-brasileiros, este espaço destaca-se por uma trilha, acompanhando um pequeno riacho, na qual encontram-se, estampados em azulejos, trechos de poetas ilustres da língua portuguesa, além de uma homenagem aos grandes navegantes lusitanos e às suas descobertas.
Localização: Rua Ozório Duque Estrada, s/n°. – Jardim Social. Horário: diariamente.





Casa Culpi
Quando Santa Felicidade fazia parte da rota que levava ao Norte Pioneiro do Paraná, o principal ponto de encontro dos caminhoneiros foi o Armazém Culpi, uma das primeiras casas construídas em Curitiba pelos imigrantes italianos, em 1897.
Localização: Avenida Manoel Ribas, 8450 – Santa Felicidade. Tel.: +55 (41) 3370-1573. Horário: Segunda à sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00. Sábados, domingos e feriados 9:00 às 15:00.

 

 

 

 

 


Farol do Saber
Bibliotecas municipais, situadas em escolas ou logradouros públicos, com acervo referencial de cinco mil livros - técnico-didáticos e literatura - inspiradas em dois marcos da antigüidade: a biblioteca e o farol de Alexandria. A construção modular, em estrutura metálica, tem 17 metros de altura e 98 m² de área construída. Sua divisão interna é simples: o andar térreo - onde estão os livros -, um mezanino e uma escada em caracol, que conduz ao topo da torre, onde fica uma guarita, coberta por abóbada metálica e em cima, um galo. O Farol das Cidades, único no seu gênero, diferencia-se dos demais pelo seu acervo, composto por vídeos e CD-roms, estando equipado com computadores e conectado à Internet e ao geoprocessamento da Prefeitura, com acesso livre e gratuito à população. Atualmente são 45 Faróis distribuídos nos diferentes bairros da cidade de Curitiba.
Localização: Rua João Gava, s/n° - Abranches. Tel.: +55 (41) 3255-1631. Horário: Segunda à sexta-feira, das 9:00 às 21:00. Sábados, das 9:00 às 13:00.

 


Bosque da Fazendinha
Possui 73.000 m² de área verde, onde estão instaladas canchas esportivas, playground, palco ao ar livre, churrasqueiras, trilhas ecológicas e estacionamento. No bosque, procurou-se resgatar a história da Fazendinha, por onde os viajantes se dirigiam entre São José dos Pinhais e os Campos Gerais, além da colonização do bairro pela família Klemtz, antiga proprietária de uma olaria no local, cuja chaminé permanece preservada, juntamente com a casa em estilo neoclássico, construída em 1896.
Localização: Rua Carlos Klemtz, s/n° - Fazendinha. Horário: diariamente, das 8:00 às 18:00.

Fonte Jerusalém
Inaugurada em dezembro de 1995, é uma homenagem aos 3.000 anos de Jerusalém. A construção em alvenaria e concreto armado tem 14,5 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli. No topo estão três anjos de bronze, com aproximadamente 600 quilos cada, esculpidos pela artista plástica Lys Áurea Buzzi e que representam as três principais religiões monoteístas do mundo, que crêem na existência de anjos e para as quais Jerusalém é uma cidade sagrada: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Localização: Avenida Sete de Setembro, esquina com Avenida Arthur Bernardes - Seminário. Horário: diariamente.

 

 

 

 

 



Fonte da Memória
De autoria de Ricardo Tod, a cabeça de cavalo em bronze que caracteriza a fonte homenageia os antigos colonos imigrantes, que com suas carroças vinham desde suas chácaras nos arrabaldes da cidade para vender seus produtos hortifrutigranjeiros no centro, utilizando-se do bebedouro para animais localizado no Largo da Ordem, nas proximidades de onde está a fonte.
Localização: Praça Garibaldi – São Francisco. Horário: diariamente.

Jardim Botânico
Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991. Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé. O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas deste artista e ambientalista.
Localização: Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. – Jardim Botânico. Tel.: +55 (41) 3364-6992 (administração) e +55 (41) 3362-1800 (museu). Horário: Estufa e Museu Botânico: diariamente das 6:00 às 20:00 (21:00, horário de verão). Espaço para exposições: Segunda à sexta-feira das 08:30 às 17:00 / Sábados, domingos e feriados das 09:00 às 18:00.

Fonte Maria da Lata d'água
Localizada nas proximidades do Museu Paranaense, em meio ao casario histórico, foi inaugurada em 15.05.96. Estruturada em concreto, ocupa área de aproximadamente 36 m2 e possui um espelho d’água de 60 centímetros de profundidade. O grande destaque da fonte é uma reprodução da escultura “Água pro Morro”, datada de início dos anos 40, de autoria de Erbo Stenzel, um dos mais importantes artistas plásticos do Paraná.
Localização: Praça Generoso Marques – Centro. Acesso: A pé, partindo da Praça Tiradentes pela Rua Cândido Lopes. Horário: diariamente.


 

 

 


Memorial Árabe
Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.
Localização: Praça Gibran Khalil Gibran – Centro. Tel. +55 (41) 3223-6016.


Memorial de Curitiba
O Largo da Ordem abriga uma permanente fonte de humanidade: o memorial de Curitiba. Um espaço para a arte e o folclore, a informação e a memória, o passado e o futuro. Construído num terreno irregular, seu projeto arquitetônico permite a criação de espaços e instalações funcionais e criativas. Sua cúpula, em forma de pintura, evidencia o papel de sementeira cultural da obra.
Passeio monitorado com guias gratuitos da Fundação Cultural de Curitiba pelo setor histórico, de terça à sexta-feira, através de pré-agendamento. Tel.: +55 (41) 3321-3366/3321-3263.
Localização: Rua Claudino dos Santos – São Francisco. Tel.: +55 (41) 3321-3263/ 3321-7500. Horário: Terça à sexta-feira das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00. Sábados e domingos das 9:00 às 15:00.

Mercado Municipal
Fundado em 02 de agosto de 1958, até hoje o Mercado Municipal é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros e nas lojas de delicatessens, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais.
Pode-se curtir momentos agradáveis nos restaurantes étnicos na praça da alimentação onde é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações.
Localização: R. Sete de Setembro x Pres. Afonso Camargo x R. da Paz x R. General Carneiro. Tel.: (41) 3218-2602. Horário: segunda das 7:00 às 14:00, terça a sábado das 7:00 às 18:00, e domingo das 7:00 às 13:00. Praça de alimentação almoço até às 15:00.


Fonte Mocinhas da Cidade
No cruzamento da Rua Cruz Machado e Alameda Cabral, homenageia o casal e dupla caipira Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. Com desenho de Fernando Canalli, possui colunas com pinhões nos capitéis que emolduram quadros de azulejos que mostram os versos da música “Mocinhas da Cidade’, imortalizada pela dupla e gravada pela primeira vez no início dos anos 50.
Localização: Rua Cruz Machado, esquina com Alameda Cabral – Centro.

 


Bosque Capão da Imbuia - Museu de História Natural
Ocupa uma área de 36.000 m², com exposição interna de dioramas, animais taxidermizados e vegetais desidratados. Na área externa está o “Caminho das Araucárias”, um bosque remanescente de Floresta Araucária, onde uma passarela elevada percorre uma trilha com 400 metros de comprimento, com 12 vitrines e painéis que mostram as inter-relações dos elementos naturais encontrados na Floresta Araucária e também os vários produtos desta formação vegetal, obtidos e utilizados pelo homem.
Localização: Rua Benedito Conceição, 407 / Rua Prof. Nivaldo Braga, 1225 - Capão da Imbuia. Tel.: +55 (41) 3366-3133. Horário: terça a domingo, das 9:00 às 17:30.

Ópera de Arame - Pedreira Paulo Leminski
Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.640 espectadores. Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos desde 1989, e pode abrigar, ao ar livre, 10 mil pessoas sentadas ou 50 mil em pé. O local foi palco, na noite mágica de 4 de abril de 1993, na festa dos 300 anos de Curitiba, do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Localização: Rua João Gava, s/n°. - Abranches. Tel.: +55 (41) 3355-6071/3355-6072. Tel./Fax: 3355-6070. Horário: terça a domingo, das 8:00 às 22:00.

Universidade Federal do Paraná - UFPR - Edifício Histórico
Palácio da Luz, na definição do historiador Alfredo Romário Martins. Primeira Universidade reconhecida do Brasil no verdadeiro sentido do termo: conjunto de cursos de nível superior. Foi criada em 1912, pelo empenho de ilustres paranaenses como Victor Ferreira do Amaral, Nilo Cairo, Alfredo Romário Martins e Dario Vellozo. Nasceu na Rua Comendador Araújo, mas ainda na década de 10 veio para o atual endereço, dominando a Praça Santos Andrade.
www.ufpr.br
Localização: Praça Santos Andrade s/nº. – Centro. Horário: Não há visitação interna.

Ordem Rosacruz
A Grande Loja do Brasil da Ordem Rosacruz implantada em 1956 no Rio de Janeiro, foi transferida para Curitiba em 1960. O templo faz parte de um conjunto arquitetônico de 06 edifícios em estilo egípcio em homenagem aos seus primeiros membros que se reuniam nas câmaras secretas da grande pirâmide. Nos outros edifícios funcionam a administração geral, o auditório “H. Spencer Lewis”, um memorial com pirâmide e a Loja Curitiba, onde funcionam a biblioteca e o museu com reproduções de peças egípcias de várias dinastias, inclusive papiros e múmias.
Localização: Rua Nicarágua, 2641 - Bacacheri. Tel.: +55 (41) 3351-3024. Horário: segunda a sexta, das 8:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30. Sábado das 14:30 às 17:00.

Parque Passaúna
Seus 6,5 milhões de metros quadrados se situam dentro da Bacia do Passaúna, a oeste de Curitiba. Quase 3,5 milhões de metros quadrados são do lago criado pela represa da Estação de Abastecimento de Água. Muita natureza que se pode olhar de cima do mirante, onde uma vista panorâmica surpreende pela grandiosidade e beleza. Trilhas ecológicas e a Estação Biológica, que já foi uma antiga olaria, valem ser visitadas.
Localização: Rua Eduardo Sprada, s/n°. - Augusta. (Divisa com Município Campo Largo). Horário: diariamente.



Parque Tanguá
Inaugurado em novembro de 1996, representa mais uma etapa do projeto de preservação do curso do rio Barigüi, juntamente com os parques Tingui e Barigüi. Com área total de 450 mil m2, destacam-se no parque duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros de extensão, que pode ser atravessado a pé, por uma passarela sobre a água. O parque conta ainda com pista de cooper, ciclovia, mirante , lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto.
Localização: Rua Dr. Bemben, s/n° - Pilarzinho. Tel.: +55 (41) 3352-7607 (Guarda municipal). Horário: diariamente.


Parque Tingüi - Memorial Ucraniano
Parte do maior parque ambiental linear do país, implantado às margens do rio Barigüi, recorda os indígenas que aqui habitavam, através da estátua do Cacique Tindiqüera. Abriga também o Memorial Ucraniano, homenagem aos imigrantes, na forma de réplica de uma igreja ortodoxa, originalmente construída no interior do estado, a qual abriga exposição de pêssankas e ícones.
Localização: Avenida Fredolin Wolf, s/n°. Rua José Casagrande, s/n° - São João. Tel.: +55 (41) 3240-1103 (Memorial)/+55 (41) 3338-2909 (Artesanato). Horário: Memorial: terça à domingo, das 10h às 18h. Parque – diariamente/Memorial - terça a domingo, das 9:00 às 18:00/Loja de Artesanato – terça a domingo, das 14:30 às 18:00.

Passeio Público
Primeiro parque público de Curitiba, foi inaugurado pelo presidente da Província do Paraná, Alfredo d’Escragnolle Taunay, em 2 de maio de 1886. Já se chamou Jardim Botânico. Foi a primeira grande obra de saneamento da cidade, transformando um charco num espaço de lazer, com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. Zoológico pioneiro de Curitiba, abriga até hoje pequenos animais. Seu portão é cópia do que existiu no Cemitério de Cães de Paris.
Localização: Rua Luiz Leão, s/ n° - Centro - Tel.: +55 (41) 3223-6574 / +55 (41) 3222-2742. Horário: Funciona de terça-feira a domingo, das 6:00 às 20:00.

Praça do Japão
Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá. Em 2008 a praça foi revitalizada.
Localização: Avenida Sete de Setembro, junção com Avenida República Argentina – Água Verde. Tel.: +55 (41) 3264-5474 (Sociedade Nipônica). Horário: Praça – diariamente/Casa da Cultura - terça a domingo, das 9:00 às 18:00/Cerimônia do Chá - sábados Às 10h. Casa da Cultura - terça a domingo, 09h às 17h.

Praça Tiradentes
É a principal de Curitiba, dominada pela Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, centenária em 1993. Nesta região, em 29 de março de 1693, foi fundada Curitiba. Antigamente conhecida como Largo da Matriz, a praça é o marco zero da cidade. Em 1880, em função da visita do Imperador Pedro II ao Paraná, o Largo passou a se chamar D. Pedro II. Nove anos mais tarde, na República, recebeu o nome atual de Praça Tiradentes. É importante terminal de transporte coletivo. É ponto de encontro permanente, de caras lembranças para a memória comum aos curitibanos.
Localização: Junção das ruas Cândido Lopes, José Bonifácio, Cruz Machado e Rosário – Centro. Horário: diariamente.

Bosque Reinhard Maack
Inaugurado em 1989, o bosque é uma homenagem da cidade ao geólogo e geógrafo pesquisador alemão radicado no Paraná, cujo trabalho em muito contribuiu para a preservação do meio ambiente em nosso Estado. O Bosque possui uma área de mata remanescente de araucária, com espécies únicas em toda a região; uma trilha de aventura com brinquedos educativos e ecológicos para crianças, equipamentos para recreação, casa de educação ambiental.
Localização: Rua Chanceler Oswaldo Aranha, s/nº. - Hauer. Tel.: +55 (41) 3275-6344. Horário: Finais de semana e feriados, das 8:00 às 17:00.

Rua 24 Horas (Fechada temporariamente para revitalização)
É síntese da cidade do futuro, que não dorme. Aqui não se espera a hora; faz-se acontecer. Tem 120 metros de extensão e 12 de largura. É formada por 32 arcos em estrutura metálica tubular, marca da moderna arquitetura curitibana. Abriga 34 lojas, do sanduíche da madrugada ao saque bancário, do florista, da leitura ao leite das crianças. Grande ponto de encontro de turistas e curitibanos que buscam lazer, diversão, boemia e boas opções gastronômicas. Na Rua 24 horas também é possível ter acesso à Internet, gratuitamente, dia e noite. Para isso basta o usuário agendar um horário.
Localização: Entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco – Centro.

 

 

 


Ruas da Cidadania
Criada para facilitar a vida de quem mora longe do centro, ela reúne serviços essenciais da prefeitura, lojas comerciais, espaços culturais e de lazer e sistema de transporte coletivo. São seis unidades espalhadas pela cidade: Rua da Cidadania da Boa Vista, Rua da Cidadania do Boqueirão, Rua da Cidadania da Fazendinha, Rua da Cidadania do Pinheirinho, Rua da Cidadania de Santa Felicidade e Rua da Cidadania da Matriz, situada na Praça Rui Barbosa e que concentra, além dos serviços essenciais da Prefeitura e espaços comerciais, pontos de venda de produtos artesanais e semi-industriais, frutas e verduras e um amplo estacionamento.
Localização: Matriz - Praça Rui Barbosa, s/nº. – Centro. Horário: Segunda a sexta das 8:00 ás 19:00. Sábado das 8:00 às 18:00.

 

 



Ruínas de São Francisco
Espaço cercado de lendas, na Praça João Cândido. As ruínas são de pedra, do que deveria ter sido a igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída. Em 1811 ficaram prontas a capela-mor e a sacristia, mas em 1860 as pedras que finalizariam a construção foram usadas na conclusão da torre da antiga Matriz, hoje Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz. Histórias de túneis e piratas povoam o local, hoje dotado de espaços de comércio e lazer, palco e arquibancada, formando as “Arcadas das Ruínas”.
Localização: Praça João Cândido entre as ruas Dr. Kellers e Jaime Reis – São Francisco. Horário: diariamente.

 

 

 

Santa Felicidade
Bairro onde se estabeleceram alguns dos primeiros imigrantes italianos chegados ao Paraná, onde se dedicaram à produção de hortigranjeiros, a plantação de erva, ao fabrico de vinho e queijo e ao trançado de vime. Quase em frente à igreja está situado o cemitério, com seu inédito panteão constituído por 18 capelas em estilo neoclássico e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Merece destaque pela sua arquitetura a Casa dos Gerânios, a Casa dos Painéis, Casa das Arcadas e Casa Culpi. A grande atração de Santa Felicidade é a de ser o bairro gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes que oferecem a comida típica e vinho da colônia. Existem ainda vinícolas e cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime.
Localização: Ao longo da Avenida Manoel Ribas – Santa Felicidade. Horário: diariamente. Contato: 3271-4605 (Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade - ACISF)

Bosque São Cristóvão - Bosque Italiano
Em Santa Felicidade, é também local para realização das festas típicas da colônia italiana do bairro, como a Festa da Uva, do Vinho e o 4 Giorni in Itália. Possui estrutura para a instalação de barracas para a venda de alimentos e bebidas, espaço para shows e apresentações folclóricas e uma polenteira.
Localização: Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, s/n°. – Santa Felicidade. Horário: segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.

 


Parque São Lourenço
A enchente de 1970 deu lugar ao mar de verde. Implantado em 1972, o parque nasceu da necessidade de reparar os estragos do estouro da represa do São Lourenço. Uma velha fábrica de cola e adubos teve seu uso reciclado para Centro de Criatividade de Curitiba, com cursos, oficinas, apresentações e exposições. Em maio de 1994 o centro implantou o Liceu de Artes, para preservar antigas técnicas e treinar aprendizes, visando a sua colocação no mercado de trabalho. Aqui, a criatividade flui em meio à paz do campo, onde plácidos carneiros se destacam na paisagem. Feira de artesanato aos sábados das 10 às 17h.
Localização: Rua Mateus Leme, esquina com Rua Nilo Brandão – São Lourenço. Tel.: +55 (41) 3313-7192 (Centro de Criatividade). Horário: diariamente, das 8:00 às 18:00. Feira de artesanato - aos sábados, das 09h às 12h.

Setor Histórico
Conjunto das mais antigas edificações da cidade, delimitado por decreto municipal de 1971. Entre essas construções estão a Casa Romário Martins, do século XVIII e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, além dos exemplares arquitetônicos de inspiração alemã, datados da segunda metade do século XIX. Nas manhãs de domingo, as velhas pedras do Largo da Ordem e o calçadão de acesso à Praça Garibaldi, com a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Società Giuseppe Garibaldi, formam o cenário da Feira de Artesanato, animado ponto de encontro com música ao vivo.
* Passeio monitorado com guias gratuitos da Fundação Cultural de Curitiba pelo setor histórico, de 3ª às 6ª, através de pré-agendamento.
Telefone: +55 (41) 3321-3366/3321-3263
Localização: Largo da Ordem, Praça Coronel Enéas, Praça Garibaldi, Rua Dr.Kellers – São Francisco.

Teatro Guaíra
Memória viva da cultura multifacetada dos curitibanos, é um dos maiores teatros da América Latina. Já foi Theatro São Theodoro, inaugurado em 1884 na Rua Dr. Muricy e rebatizado, em 1900, como Teatro Guaíra. Foi demolido em 1930 e sua reconstrução, em 1952, já no local atual, foi ligada às comemorações do Centenário da Emancipação Política do Paraná (19 de dezembro de 1953). Só ficou pronto na década de 70. Tem três auditórios, o maior deles com 2.173 lugares. www.pr.gov.br/teatroguaira
Localização: Rua XV de Novembro, s/nº. Praça Santos Andrade - Centro – Tel.: +55 (41) 3315-0979/3304-7982. Horário: Não há visitação interna.

Torre Panorâmica
Suporte da telefonia celular está no ponto mais alto de Curitiba, permitindo uma visão da cidade em 360 graus. Sua altura é de 109,5 metros ficando numa altitude 1.050 metros do nível do mar. Inaugurada em 17 de dezembro de 1991 e é administrada em conjunto pela Brasil Telecom e o Instituto Municipal de Turismo que ali promove sessões de vídeo e fornece orientações turísticas, abrigando também o Museu do Telefone.

Ingressos:
R$ 3,00 por pessoa
R$ 1,50 para crianças de 05 à 09 anos e idosos
Crianças menores de 5 anos não pagam a entrada
Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - MERCÊS. Tel: (41) 3339-7613. Horário: Terça a Domingo: das 10:00 às 19:00.

 


Parque dos Tropeiros
Aqui preserva-se a cultura gauchesca, trazida pelos tropeiros, que passavam próximo a Curitiba conduzindo as tropas rumo à Feira de Sorocaba e que deram origem a várias cidades do estado. O parque é equipado com instalações apropriadas à realização de rodeios e apresentações de danças típicas.
Localização: Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, 10.000 - Cidade Industrial. Tel.: (41) 3249-3583. Horário: Sábados, domingos e feriados, das 8:00 às 19:00.

 


Universidade Livre do Meio Ambiente
Em meio ao verde do Bosque Zaninelli, a Universidade Livre do Meio Ambiente fez de Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre o meio ambiente e a ecologia à população. O projeto arquitetônico, executado com materiais rústicos, repete na forma e nas cores os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Apesar da rara beleza, a principal finalidade do espaço é formar no cidadão a consciência ambiental como fator de sobrevivência. Foi criada em 5 de junho de 1991, ocupando o atual espaço - inaugurado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau - desde 1992.
Localização: Rua Victor Benato, 210. Pilharzinho. Tel.: (41) 3254-7657, 3254-5548, 3254-3734 (ULMA). Horário: diariamente, das 8 às 18 horas. Site oficial: www.unilivre.org.br.

 

 


Teatro Paiol
Símbolo da mudança cultural da Curitiba dos anos 70, inaugurou o processo de reciclagem de uso das edificações de valor para a memória coletiva da cidade. Construído em 1906, o velho paiol de pólvora foi restaurado e reciclado nos anos 70 deste século, transformando-se em teatro de arena. Sua inauguração, em 27 de dezembro de 1971, teve batismo a cargo do poeta Vinícius de Moraes, com uísque e com a música especialmente composta para a ocasião, “Paiol de Pólvora”. Do show inaugural participaram, além do “poetinha”, Toquinho e Marília Medalha.
Localização: Largo Professor Guido Viaro s/nº. Rua Chile esquina com Rua Reynaldo Machado – Prado Velho. Tel.: +55 (41) 3213-1340, 3213-1341. Horário: Segunda-feira das 15:00 às 19:00. Terça à sexta das 13:00 às 19:00. Sábados e domingos das 15:00 às 19:00.

Parque Iguaçu / Zoológico
Inaugurado em 1976, o zoológico está situado na região sul sudeste da cidade, no Parque Regional do Iguaçu, o maior parque urbano do Brasil, com seus 569 mil metros quadrados. No zoológico, você pode ver mais de mil animais: aves naturais de toda a América do Sul, répteis e mamíferos das mais variadas origens, preservados num ambiente mais próximo do seu habitat natural.
Observação: Não é permitido aos visitantes levar animais domésticos.
Localização: Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n - Alto Boqueirão. Tel.: (41) 3378-1221/3378-1515. Horário: terça à sexta, das 9:00 às 17:00 sábados, domingos e feriados das 9:00 às 18:00.

O material em questão foi extraído da Página do Convention Bureau de Curitiba .( http://www.curitibacvb.com.br/site/home/?pagSec=9)